Já retirei a tampinha deles e removi o óleo, deixei de molho do tíner por 1 dia e tentei colocar WD40 mas sem sucesso, não saem de jeito nenhum.
Última edição por FelipeSebben em Qua 6 Abr - 14:43:34, editado 1 vez(es)
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FelipeSebben escreveu:Ola pessoal, retirei os tuchos do meu Omega 4.1 para uma limpeza mas não estou conseguindo desmontar o pistãozinho interno dos tuchos, todos estão travados e não saem de jeito nenhum, gostaria de saber se vc's tem alguma dica.
Já retirei a tampinha deles e removi o óleo, deixei de molho do tíner por 1 dia e tentei colocar WD40 mas sem sucesso, não saem de jeito nenhum.
FelipeSebben escreveu:Obrigado pessoal, vou tentar aqui com car 80 e depois posto o resultado, mas acho que o problema é a carbonização ou borra interna mesmo
FelipeSebben escreveu:Vou tentar achar aqui nas autopeças esse descarbonizante da Radnaq pq na loja do mecânico acabou o estoque.
Minha duvida é se essa limpeza vai resolver o meu problema, pois eu não consegui regular as válvulas com esses tuchos, ja estou quase comprando os 12 novos que custa 30 reais cada um, marca Delphi.
Qd eu tentava regular as válvulas em menos de 5 min ja dava pra girar novamente as varetas, aparentemente estavam todas desreguladas, com todos os balancins com folga, não sei como o carro andava.
Na sua opinião, se eu conseguir remover esse pistãozinho interno e os demais componentes do tucho estiverem bons... vc acha que após a limpeza eles vão funcionar bem no carro?
FelipeSebben escreveu:Obrigado pela sua resposta, eu ja assisti os videos do tonella, eu estava tentando regular as valvulas colocando o pistão do cilindro que eu ia regular em PMS, o problema é que meu carro não tem distribuidor e ficava meio dificil.
De qualquer forma acho que foi bom retirar estes tuchos, pois estão bem sujos.
Vou encomendar esse Radnaq e quando chegar eu tento deixar eles de molho nele, minha ultima tentativa, se não funcionar eu compro novos.
opala4cc escreveu:FelipeSebben escreveu:Obrigado pela sua resposta, eu ja assisti os videos do tonella, eu estava tentando regular as valvulas colocando o pistão do cilindro que eu ia regular em PMS, o problema é que meu carro não tem distribuidor e ficava meio dificil.
De qualquer forma acho que foi bom retirar estes tuchos, pois estão bem sujos.
Vou encomendar esse Radnaq e quando chegar eu tento deixar eles de molho nele, minha ultima tentativa, se não funcionar eu compro novos.
Meu opala, quando eu dava partida a frio, saía aquele som de metralhadora nos primeiros segundos, "ratá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá..." que sumia após os primeiros segundos. Retirei os tuchos, desmontei-os totalmente conforme a foto que já postei, usando o descarbonizante como auxiliar na desmontagem e limpeza. Quando os recoloquei e regulei, sumiu completamente o som. É claro, não permutei as peças internas dos tuchos nem mudei-os de posição no bloco...
Recomendo que você tente achar o PMS pela técnica de inserir alguma haste pelo buraco da vela e observando a posição dos balancins, mas cuidado para não danificar nada lá dentro da câmara de combustão caso a haste seja metálica.
FelipeSebben escreveu:Quando comprar o Radnaq eu vou deixar os tuchos de molho nele e passo aqui para postar os resultados.
Eu tinha feito um video sobre como eu estava tentando regular as válvulas, mas os pistões 6 e 1 sempre ficam na mesma posição e fica dificil saber qual esta em pms.
Como vc pode ver no video, todos os balancins estavam com folga e todas as varetas girando, meu carro em reduzidas dava uns estouros no escape e em certas situações umas falhadinhas, porem a ignção e injeção é toda nova(bicos, bomba, velas etc...) então acho que é as valvulas o problema.
Notei tb bastante carbonização na sede e cabeça das valvulas e pistões que pretendo remover jogando car 80 ali
o video foi antes de retirar os tuchos.
https://m.youtube.com/watch?v=c7ZL9kK5CBM
A unica coisa que eu permutei dos tuchos foi as tampinhas deles, acho que não vai interferir em nada pois eu retirei todas as varetas e balancins para fazer uma limpeza.opala4cc escreveu:Quando comprar o Radnaq eu vou deixar os tuchos de molho nele e
É, você está no caminho. O ideal seria desmontar todos os tuchos completamente para a limpeza total com o radnaq, remontá-los, colocá-los no carro, fazer a regulagem e só então, caso não fique bom, condenar os tuchos. Mas agora que você permutou parte dos componentes internos, eu não sei se vale a pena comprar o radnaq para descarbonizá-los. Mas o lado bom é que o radnaq pode ser recolocado de volta na embalagem para ser reutilizado mais vezes. Então, é um produto versátil para ter em casa. Limpa com perfeição toda e qualquer borra, carbonização, etc... Normalmente, em coisa de 1 hora... É claro que chega um ponto em que ele satura e deve ser descartado.
Detalhe: o livro Conheça Seu Opala não diz que a porca do balancin deve ser apertada até que a vareta não GIRE mais. Ele diz que a porca deve ser apertada até que a vareta NÃO SE MOVA MAIS LATERALMENTE. É claro que a diferença de regulagem entre os dois métodos é mínima, sendo compensada pelo tucho hidráulico. É só para não ficar registrado errado, conforme foi dito no vídeo do Tonella, ok?
Que bom saber que vc fez e deu certo, assim fico mais animado heheDiplo87 escreveu:Cara eu desmontei os meus, seguindo as dicas do tonella e lembro que não foi complicado, graças a isso eu identifiquei um dos tuchos com defeito.
Troquei todos e regulei conforme diz no vídeo e ficou bom demais.
tcheco 8687 escreveu:Duvida para os com mais conhecimento de mecânica.
Se não apresentar defeito, precisa desmontar os tuchos?
Sinceramente nunca desmonte para limpar.
FelipeSebben escreveu:A unica coisa que eu permutei dos tuchos foi as tampinhas deles, acho que não vai interferir em nada pois eu retirei todas as varetas e balancins para fazer uma limpeza.opala4cc escreveu:Quando comprar o Radnaq eu vou deixar os tuchos de molho nele e
É, você está no caminho. O ideal seria desmontar todos os tuchos completamente para a limpeza total com o radnaq, remontá-los, colocá-los no carro, fazer a regulagem e só então, caso não fique bom, condenar os tuchos. Mas agora que você permutou parte dos componentes internos, eu não sei se vale a pena comprar o radnaq para descarbonizá-los. Mas o lado bom é que o radnaq pode ser recolocado de volta na embalagem para ser reutilizado mais vezes. Então, é um produto versátil para ter em casa. Limpa com perfeição toda e qualquer borra, carbonização, etc... Normalmente, em coisa de 1 hora... É claro que chega um ponto em que ele satura e deve ser descartado.
Detalhe: o livro Conheça Seu Opala não diz que a porca do balancin deve ser apertada até que a vareta não GIRE mais. Ele diz que a porca deve ser apertada até que a vareta NÃO SE MOVA MAIS LATERALMENTE. É claro que a diferença de regulagem entre os dois métodos é mínima, sendo compensada pelo tucho hidráulico. É só para não ficar registrado errado, conforme foi dito no vídeo do Tonella, ok?
Os tuchos ainda estão em ordem numérica de cilindro.
Até o momento não consegui desmontar nenhum pistãozinho interno com os recursos que tenho aqui, parece que alguém soldou eles hehe, peguei um e bati de cabeça para baixo em cima de um tijolo e o pistãozinho se moveu até a borda mas não consigo puxar mais que isso nem com reza braba.
Minha ultima esperança vai ser esse Radnaq, pois ja deixei de molho no Thiner, usei wd40 e car 80 e nada adiantou.
Por mim já teria comprado tudo novo, mas por azar estou com o meu carro de uso diário (Fiesta 1.0) também dando vários problemas (inclusive tucho batendo) e fica caro arrumar os dois ao mesmo tempo com essa situação do país.
Olhando por fora esses meus tuchos parecem estar bons, não tem nenhum aparente sinal de desgaste, acho que vale a limpeza.
Assim que eu mergulhar eles no Radnaq eu volto aqui para postar o resultado... muito bom esse forum, obrigado mesmo pela ajuda.Que bom saber que vc fez e deu certo, assim fico mais animado heheDiplo87 escreveu:Cara eu desmontei os meus, seguindo as dicas do tonella e lembro que não foi complicado, graças a isso eu identifiquei um dos tuchos com defeito.
Troquei todos e regulei conforme diz no vídeo e ficou bom demais.
opala4cc escreveu:
Colega:
Se você já conseguiu fazer o pistão chegar até a borda em cima, o resto você puxa o pistão para fora usando uma chave alen pequena para puxá-lo. Você põe a ponta da chave alen por dentro do pistão, dentor do furo lateral, prende a outra ponta no alicate e puxa forte que sai.
opala4cc escreveu:Sempre que tentar e não sair, submerja de novo o tucho com o pistão dentro no descarbonizante e, com ele submerso, use a vareta do tucho para empurrar para dentro sucessivas vezes o pistão. Isso fará com que o óleo vá sendo expulso do fundo do tucho e entre o descarbonizante. Mais cedo ou mais tarde, o pistão sai.
FelipeSebben escreveu:opala4cc escreveu:
Colega:
Se você já conseguiu fazer o pistão chegar até a borda em cima, o resto você puxa o pistão para fora usando uma chave alen pequena para puxá-lo. Você põe a ponta da chave alen por dentro do pistão, dentor do furo lateral, prende a outra ponta no alicate e puxa forte que sai.
Consegui desmontar um agora!!
Essa de usar a chave allen ou outra vareta que caiba no furinho do tucho eu ja tentei muito, mas sem sucesso, não saia de jeito nenhum, não se movia nem sequer 1mm
Vou contar como eu desmontei, segui sua dica no post acima onde vc disse:opala4cc escreveu:Sempre que tentar e não sair, submerja de novo o tucho com o pistão dentro no descarbonizante e, com ele submerso, use a vareta do tucho para empurrar para dentro sucessivas vezes o pistão. Isso fará com que o óleo vá sendo expulso do fundo do tucho e entre o descarbonizante. Mais cedo ou mais tarde, o pistão sai.
Dito e feito, eu bati o tucho virado de cabeça para baixo em uma superfície dura e quando o pistãozinho chegou ao topo eu peguei um parafuso exatamente do tamanho do pistãozinho e bati até ele voltar, fiz isso umas 3 vezes e saiu fácil fácil, o problema é que estava com borra e no momento que eu fiz isso a borra saiu, amanha vou desmontar os outros e agora é só esperar o Radnaq chegar para fazer uma limpeza, pois estão bem sujos. Agora estou pensando aqui como vou fazer para não misturar os componentes, talvez eu coloque cada tucho em potinhos de iogurte.
obrigado pela ajuda!
FelipeSebben escreveu:Estou pensando em jogar um pouco de radnaq com uma seringa sobre as valvulas e sobre os pistões, pq eu estou com os coletores desmontados para trocar a junta então tenho acesso ao buraco das valvulas também.
Estou preocupado pois olhei dentro com uma lanterninha e as válvulas estão todas encrostadas com carbonização, quando comprei o carro ele tinha GNV que eu já removi, acho que foi isso que causou essa carbonização execiva.
Ja usei 8 latas de Perfect Clean mas não adiantou nada, qual sua opinião sobre isso Opala? Antes de botar o carro funcionar vou trocar o oleo com certeza, mas meu medo é que fique residuos na camara de combustão e acabe danificando os anéis.
tcheco 8687 escreveu:Obrigado
Opala CC
FelipeSebben escreveu:Bom pessoal, só para atualizar o topico
Chegou ontem meu Radnaq mas está vencido a 4 anos, eu entrei em contato com a loja que me vendeu mas ainda não obtive resposta, talvez ele não tenha perdido a eficacia mas não quero abrir o lacre pois vou tentar trocar.
Aproveitando que os coletores estão desmontados eu estou trocando os selos do bloco e do cabeçote, olhem o estado deles:
FelipeSebben escreveu:Primeira vez na vida que troco selos, foi bem ruim de tirar mas consegui, pra colocar tb esta meio ruim pois o espaço é pequeno e não quero soltar o coletor de escape da tubagem, o martelo não entra, consegui colocar 4 selos hoje o resto deixarei para outro dia pois estou cansado. Apesar te ter batido o maximo possivel todos estão ficando com uma borda em relação ao bloco, pouquíssima coisa, menos que uma ponta de chave de fenda, mas não vai mais que isso.
Mas com calma esta andando o serviço, quando montar os outros dois selos ja consigo montar os coletores e os bicos e ai só vai faltar os tuchos pro carro andar.
Fazer isso em casa não tem preço, pela experiencia, pelo cuidado e pela diversão hehe
O nome da loja é Becar Auto Peças, de Camaqua, pior que aqui em Caxias não se acha nada, nem a junta dos tuchos eu achei.
bruno silverstar83 escreveu:A partir dos 2:53
Sim, uma merda, se eu tivesse economicamente melhor eu iria dar uma geral em tudo, desmontar o motor inteiro e calculando por cima iria uns 5 mil entre ferramentas e peças.opala4cc escreveu:Pois é. O jeito certo de fazer a colocação dos novos selos é puncionando-os nos alojamentos, com um punção de ponta plana, cujo diâmetro seja igual ao diâmetro da parte interna do selo. Não sei o jeito que dá mais trabalho trocar: o jeito certo tirando o motor do cofre ou fazer com ele dentro do cofre, desmontando um monte de agregados na periferia, para dar curso para o martelo... é um inferno.
Concordo: fazer em casa agrega conhecimento.
É estranho que em Caxias não se ache nada, principalmente no tocante a opalas, já que na década passada, Caxias do Sul era considerada no RS a "terra dos opalas". Pelo menos foi o que me disseram naquela época. Vai saber, né?
FelipeSebben escreveu:bruno silverstar83 escreveu:A partir dos 2:53
Muito bom esses videos da instrução programada do omega, ali mostra o jeito correto de regular as válvulas, quando chegar nessa etapa o video vai ser bastante util.
Não lembro de um outro carro que tenha videos tão detalhados feito pela Gm quanto o Omega 4.1, mas ali é tudo novo o cara retira o pistãozinho do tucho com uma leve puxada hehe, quem me dera se o meu tivesse saido tão fácilSim, uma merda, se eu tivesse economicamente melhor eu iria dar uma geral em tudo, desmontar o motor inteiro e calculando por cima iria uns 5 mil entre ferramentas e peças.opala4cc escreveu:Pois é. O jeito certo de fazer a colocação dos novos selos é puncionando-os nos alojamentos, com um punção de ponta plana, cujo diâmetro seja igual ao diâmetro da parte interna do selo. Não sei o jeito que dá mais trabalho trocar: o jeito certo tirando o motor do cofre ou fazer com ele dentro do cofre, desmontando um monte de agregados na periferia, para dar curso para o martelo... é um inferno.
Concordo: fazer em casa agrega conhecimento.
É estranho que em Caxias não se ache nada, principalmente no tocante a opalas, já que na década passada, Caxias do Sul era considerada no RS a "terra dos opalas". Pelo menos foi o que me disseram naquela época. Vai saber, né?
O pior de tudo é que mesmo trocando esses 6 selos laterais existem mais 2 que ficam atrás do motor, esses só tirando o motor ou o cambio fora.
Os selos maiores eu consegui montar mas os menores apenas 1 deles eu consegui, os outros 2 eu deformei de tanto bater em um só lado do selo por falta de espaço, não há espaço nem pro martelo lá.
Minha idéia é comprar novamente os selos encaixar eles ali e parafusar os coletores para que façam pressão e empurrem os selos já que eles ficam exatamente atrás dos coletores, após isso eu retiro novamente e termino de bater algum selo que eventualmente ficou um pouco pra fora.
Não dá pra desistir! Faltam apenas 2 agora!
FelipeSebben escreveu:Sim, os videos ajudam bastante mas na vida real muda um pouco hehe.
Eu tomei uma decisão em relação ao Omega, até mudei o titulo do tópico, depois de muita preocupação para fazer tudo da melhor maneira possível eu resolvi que vou retirar o cabeçote e enviar para a retifica para ser conferido as medidas, vedações etc e principalmente para remover toda aquela carbonização.
Esta bem ruim mesmo, muito carvão grudado nas válvulas e pistão, quando eu retirar eu posto uma foto aqui do estado dele.
Por hora gostaria de alguma dica para remover a correia do carro, o esticador é uma automático igual ao da foto e forçando ele pra baixo ja se move, mas precisa ter muita força, queria saber posso colocar algum cabo ou ferramenta ali e mexer ele, mas meu medo é quebrar fazendo isso.
Modelo do esticador
FelipeSebben escreveu:Na instrução programa do omega nesse video abaixo, ele usa uma chave biela para destencionar, mas no meu esticador tem uma especie de quadrado no lugar o qual não faço ideia oque usar ali:
Eu estava pensando em usar uma chave de boca grande e fazer pressão no corpo do esticador pra baixo e remover a correia, mas ja vi videos de esticadores quebrados por causa disso.
Video:
https://youtu.be/t1Z9j_veupk?t=8m31s
FelipeSebben escreveu:Consegui remover a correia, coloquei uma chave Allen no buraco e um pano em cima dela pra não machucar a mão então forcei para baixo o esticador e removi a correia.
A minha chave catraca possui a ponta maior e não encaixou ali.
Já removi todos os 14 parafusos do cabeçote, o parafuso que segura o alternador e a carcaça da válvula termostática, mas como estou na vida real o cabeçote não quer sair, está colado.
Vi uma dica na internet de dar umas batidinhas com martelo de borracha, não adiantou, vi outra de pegar um cabo de madeira e colocar nos buracos do cabeçote para fazer uma alavanca.
Começei com o cabo de dois martelos e nem se mexeu.
Apelei para uma enxada conforme a foto abaixo hahaha, o cabo ja estava estralando e diferentemente do vídeo da instrução programada que o cara remove o cabeçote com uma leve puxada o meu nem se mexeu.
No final depois de tanto tentar eu consegui remover, logo mais posto umas fotos do estado das peças
FelipeSebben escreveu:O GNV eu já removi, pois não é a proposta desse carro.
Quando eu comprei o carro ele estava afogando na gasolina, tinha 4 bicos gotejando direto, bomba de combustível ruim, oque deve ter contribuído para a carbonização e indica que possivelmente o dono anterior não andava muito com o carro na gasolina.
Apesar da sujeira o motor esta bom, não bate nada e nem fuma, só uma leve batida de válvulas quando o carro esquentava por conta de estarem desreguladas.
O carro estava com um funcionamento meio quadrado, luz de injeção acendendo sempre na lenta e pipocos pelos escape somente em reduzidas, porem andava muito bem.
Vou tentar achar uma retifica boa aqui e quando tiver novidades posto aqui, não sei ao certo quanto tempo vai levar pra montar tudo, estou pensando até em retirar a gasolina do tanque que ja vai completar 3 meses la, será que é uma boa?
FelipeSebben escreveu:Atualizando:
Cabeçote:
Foi para a retifica, creio que no máximo segunda fique pronto, já comprei a junta Sabó e um torquimetro que estou esperando chegar
Bloco:
Uma foto após a limpeza dos pistões e retirado os restos da junta antiga, nem parece que é o mesmo bloco da imagem que eu postei acima
Selos:
Com certeza a parte mais chata e difícil de todas, nunca mais quero mexer em selos com o motor montado.
Após a instalação, todos estavam vazando pelas bordas, eu montei o primeiro selo com Araldite (epóxi transparente) mas o tubinho quebrou e eu montei os outros sem, e adivinhem... só o que eu montei com Araldite que não vazou.
Então retirei todos eles novamente (pensa numa coisa chata) e comprei outro tubo de cola e ficou 100%
Os selos entraram bem justos, sendo bem difícil de encaixar, não sei porque vazaram.
Depois eu fui ler no manual de reparações que após a montagem do motor era para adicionar 2 pastilhas selantes no radiador, acredito que na linha de montagem eles faziam isso.
Tuchos:
A empresa não responde meus e-mails sobre o Radnaq vencido, abri uma disputa no PagSeguro mas me informaram que o prazo é de 45 dias
Resolvi então usar o produto vencido mesmo, deixei os tuchos de molho nele, parece que está fazendo efeito.
FelipeSebben escreveu:Também achei estranho, meu medo é quanto a vazamentos
A junta que eu comprei é esta abaixo, ela não tem os buracos do bloco assim como a antiga não tinha.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711962530-junta-do-cabecote-opala-omega-41-6cc-original-sabo-_JM
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
» diferencial braseixo
Qui 9 maio - 10:36:46 por junoccj
» Compro Diferencial braseixos 2.73
Qui 9 maio - 10:32:34 por junoccj
» Compro cardã opala 89
Qui 9 maio - 10:30:07 por junoccj
» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Qui 9 maio - 10:27:25 por junoccj
» Compro Diferencial 6cc
Qui 9 maio - 10:15:42 por junoccj
» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Qui 9 maio - 10:12:31 por junoccj
» Enchentes no Rio Grande do Sul
Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM