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CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

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Luiz Flavio
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Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

Mensagem por Luiz Flavio em Qua 30 Mar - 16:45:02

Boa tarde a todos,

Trabalho na Kuir que fabrica eixos comando de válvulas. Temos recebidos a cada dia, mais consultas sobre o eixo comando do Ômega 4.1, que acredito ser aquele motor desenvolvido pela Lótus, na Inglaterra.

As dúvidas são as seguintes :

1) Estes eixos são intercambiáveis ?

2) Há nítida diferença de potência para o 250-S ou para o 260° ?

Agradeço muito a quem puder colaborar.

Obrigado,


Luiz Flavio
kuir@kuir.com.br
www.kuir.com.br


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Re: Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

Mensagem por FR1974 em Qui 31 Mar - 11:09:41

Sei que da pra usar o comando do omega 4.1 no motor do opala normal... só sendo necessário a adoção de bomba elétrica de combustível.
Em vista da dificuldade de achar o verdadeiro 250s o pessoal coloca o do omega para maior potência (o omega tem 168cv original).
Sobre o 260º não sei opinar.

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Re: Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

Mensagem por Pedrão B. em Qui 31 Mar - 11:31:50

Seria interessante a Kuir conseguir um comando de Omega novo ou em bom estado, para poder copiá-lo...
[]'s


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Re: Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

Mensagem por FR1974 em Qui 31 Mar - 11:45:42

Pedrão B. escreveu:Seria interessante a Kuir conseguir um comando de Omega novo ou em bom estado, para poder copiá-lo...
[]'s

Seria interessante. Poderiam até fazer uma versão com o acionamento da bomba de combustível mecânica, para opala.
Só uma idéia

Luiz Flavio
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Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S...

Mensagem por Luiz Flavio em Sex 1 Abr - 7:12:42

Agradecendo os posicionamentos e opiniões, registro que:

1) Impossível achar um eixo comando novo do Ômega 4.100 cc para termos como base e poder fabricar peças novas.

2) Mesmo encontrando a peça, teríamos que verificar se o 260º que já é fabricado não supera o 4.1 do ômega. Se trouxer ganhos maiores, não há por que fabricá-lo pois será uma peça intermediária entre o 250S e o 260º.

Estamos tentando achar uma peça em bom estado que nos permita verificar as medidas para poder fazer as devidas comparações.

Abraços

Pedrão B.
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Re: Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

Mensagem por Pedrão B. em Sex 1 Abr - 7:29:45

Luiz Flavio escreveu:Agradecendo os posicionamentos e opiniões, registro que:

1) Impossível achar um eixo comando novo do Ômega 4.100 cc para termos como base e poder fabricar peças novas.

2) Mesmo encontrando a peça, teríamos que verificar se o 260º que já é fabricado não supera o 4.1 do ômega. Se trouxer ganhos maiores, não há por que fabricá-lo pois será uma peça intermediária entre o 250S e o 260º.

Estamos tentando achar uma peça em bom estado que nos permita verificar as medidas para poder fazer as devidas comparações.

Abraços

Luiz:

1) Como pode ter certeza disso? Eu já achei muita peça nova, original, que nem imaginava ainda existir, então te garanto que não é impossível! É difícil, e pode ser caro...

2) A idéia é fazer um comando esportivo ou pra reposição do Omega?
Vou te ajudar aqui, no estudo do mercado:
O comando do Omega, é utilizado pelos Opaleiros por conta da melhor performance e do baixo custo dele, pois nos ferros velhos, o pessoal não costuma saber dessa diferença e vende os barato, pela escassez do 250/S que quando está bom, custa uma fábula.
Só que o comando do Omega, não tem o came de acionamento da bomba de combustível, daí tem que usar bomba elétrica, o que acaba se tornando um empecilho ao escolhê-lo.
Não creio que alguém irá escolher o comando do Omega, em detrimento à outro esportivo, tendo os dois o mesmo valor, entendeu?
Creio que pra reposição, o interesse seria maior, pois assim como os Opaleiros, tem muito Omegueiro querendo manter/deixar seu carro 100%!

[]'s


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Luiz Flavio
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Re: Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

Mensagem por Luiz Flavio em Sex 1 Abr - 11:02:04

Pedro, obrigado por sua colaborativa resposta. Esclareço alguns pontos das minhas colocações, ou seja:

1) A menor das nossas máquinas de retificar ressaltos pesa 4 toneladas. É, como a grande maioria das máquinas mais antigas do mercado, de altíssima precisão, mas desde que você a prepare para tal. Cada modelo de eixo comando tem um "padrão" com os perfis e ângulos dos "cames". Por sua vez, estes perfis são obtidos através de peças novas, ou melhor, absolutamente novas. Se gerarmos um padrão a partir de um ressalto minimamente gasto, as peças novas que viermos a produzir serão iguais à peça copiada, ou seja, usada.

2) Pelas mensagens recebidas e por contatos telefônicos que realizei junto a outros, como você, conhecedores dos Opalas, o eixo 260º que a Kuir produz é "mais forte" que o do ômega 4.100 e, obviamente, por ter tido como base uma peça original GM, tem o ressalto de acionamento da bomba de combustível.

3) Também faz parte da nossa linha de produção, o modelo 250-S que é, em termos dimensionais, absolutamente igual ao da General Motors, porém supera a peça original no que se refere à matéria-prima. Explico : na época em que os Opalas eram produzidos, usava-se a uma liga de ferro fundido cinzento como matéria-prima e hoje, 40 anos depois, nossos fundidos são de ferro fundido nodular, que está um degrau acima em termos de Qualidade.

Por favor, dê uma olhada na página deste "link" e veja algumas informações interessantes :
http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros.html

Um abraço,

Luiz Flavio

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Re: Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

Mensagem por Pedrão B. em Sex 1 Abr - 11:24:38

Disponha Luiz, estamos aqui pra isso!

1) Concordo, já sabia desse problema, por isso sugeri lá em cima, a aquisição de um novo.

2) Então, conforme eu já havia comentado, o comando do Omega é(era) uma alternativa barata e acessível de um comando de maior performance para os Opalas, já que os 250/S originais, são raros e caros.
Então, na minha humilde opinião, só é válida a produção dele, para reposição do Omega.

3) Os comandos Kuir, inclusive o 250/S é de conhecimento de vários Opaleiros, se pesquisar aqui no fórum, achará vários tópicos sobre eles, mas por falta de conhecimento dos revendedores, e de um marketing da própria Kuir, existia uma dúvida se o comando 250/S e o 4100 produzidos pela Kuir, eram mesmo diferentes.
Muitos acreditavam que mudava apenas a etiqueta da caixa, não sei se o código fundido na peça é diferente...se for o mesmo, pode ter sido um dos causadores desta confusão.
Mas, agora que está participando do maior fórum de Opala do mundo, creio que poderá mudar esses paradigmas!

Para finalizar, Opaleiro só usa comando de Omega, porque melhora performance, e é barato!
Se tiver dois comandos novos, um de Omega e um 250/S, a esmagadora maioria dos Opaleiros, vai de 250/S!

Seguimos conversando!

[]'s


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Re: Eixo comando 4.1 do Ômega no lugar do 250S

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