Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

140 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 140 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
tabarbosa (16850)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
Rubão6cc (15319)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
BANDIT (13573)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
Xann (10394)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
j ricardo (9376)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
Jean Bida (9320)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_left6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Bar_right 

+10
adpachec
Paulo Corso
Diego Ribeiro de Oliveira
Rubão6cc
DanielSS76
Ayres@opala
Pedro Opala90
Coupe 76
Diplo87
AlissonMachado
14 participantes

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    AlissonMachado
    AlissonMachado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 32
    Localização : Torres/RS
    Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
    Harley Davidson Iron883 2015
    Cilindros : L6 + V2
    Data de inscrição : 16/01/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por AlissonMachado Qui 5 maio - 8:15:07

    Bom dia gurizada, antes que falem algo, já procurei em N tópicos sobre o assunto até no fórum 4x4 brasil que tem muito material sobre o motor do Opala, mas não encontrei respostas!

    Meu problema é o seguinte, meu Opala é 6 injetado com Pandoo, estava usando ele perfeito temperatura ok, uso termostática de 76ºC pois ando na gasolina até que um belo dia, ele simplesmente chega na temperatura que arma o eletroventilador que é 82ºC o módulo mandar ligar e dai pra frente vai indo.... 83, 84, 85, 86, até quase 100ºC, andando na cidade fica em torno de 95ºC.

    Descartei estar fora de ponto pois uso roda fônica acertada com pistola de ponto. E ele pega bem, leve, tudo perfeito. O aquecimento do radiador é parelho de cima a baixo, já fiz limpeza com aditivo de limpeza, pus aditivo novo e nada... Tampa é nova uso reservatório externo com tampa selada, igual ao do Gol.

    Não tem água no óleo pra ser junta queimada, ela até pode ter queimado de um cilindro para o outro, mas não vi alteração de desempenho e a sonda lambda acusa mistura ok. Estava trabalhando com 650 de sonda, achei que podia ser falta e dei uma engordada pra 750 e continua aquecendo.

    Alguém tem alguma dica para me passar?!?! Antes de tirar o cabeçote fora, ainda como ultimo recurso vou tirar o radiador e levar pra revisar, varetar e ver se não tem micro vazamentos...

    Caso eu vá tirar o cabeçote pra ver junta, já quero dar uma mexida nele que acredito ser stander.

    Posso fazer o que? Baixar em média quantos mm? Pensei numa troca de válvulas por válvulas maiores, tem alguma que seja Plug-and-Play só sendo necessário abrir o assentamento? Que trabalho mais posso fazer nele? Lembrando que na minha cidade ou perto daqui estamos anos luz de distancia de uma retifica com banca de fluxo e coisas mais modernas. E o mais importante, profissionais com vontade de fazer alguma coisa.

    Aguardo a ajuda de alguns amigos Opaleiros mais entendidos desse assunto!
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Diplo87 Qui 5 maio - 8:42:48

    Bom dia Alisson,

    Só uma dúvida, voce tá medindo a temperatura do motor com termômetro?
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Coupe 76 Qui 5 maio - 8:48:11

    Vc tem ctz.. que ele está quente mesmo!???
    Não pode ser algum sensor com defeito? A temperatuda vc está vendo pelo painel original certo?
    Já trocou o sensor de temperatura que fica no bloco do motor? Pode ser o sensor com defeito...

    Vá em alguma oficina que tenha um termometro a laser e veja a temperatura que a água entra e sai do radiador...

    Já vi um caso parecido que a temperatura estava normal e o problema era ou o painel ou o sensor...

    Quanto ao cabeçote.. Vc pode mandar ele por correios PAC (não fica caro não) para uma boa retifica em SP posso te recomendar uma que fiz e gostei muito...
    Oq fazer vai depender muito do que vc tem de resto no motor...
    Ex: Seu pistão é do gasolina ou do alcool?? Se for do gasolina pode baixar um pouco o cabeçote...
    Pode equalizar e polir as camararas...
    trocar as válvulas por por Manley (mais leves, desenho delas diferenciado e maior tamanho)...
    Ou colocar as tradicionais do Chevrolet Brasil ou Blaser V6
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Pedro Opala90 Qui 5 maio - 9:04:28

    Usa aditivo na água?
    Primeira suspeita é válvula termostática emperrada,
    se for trocar, teste a válvula antes de instalar(perdi um
    motor de corsa com 60.000km por isso).
    Segunda suspeita é bomba dágua, tive uma Pampa
    que aquecia, desmontei a bomba e o eixo não
    girava o rotor.
    AlissonMachado
    AlissonMachado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 32
    Localização : Torres/RS
    Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
    Harley Davidson Iron883 2015
    Cilindros : L6 + V2
    Data de inscrição : 16/01/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por AlissonMachado Qui 5 maio - 9:11:29

    Pedro Opala90 escreveu:Usa aditivo na água?
    Primeira suspeita é válvula termostática emperrada,
    se for trocar, teste a válvula antes de instalar(perdi um
    motor de corsa com 60.000km por isso).
    Segunda suspeita é bomba dágua, tive uma Pampa
    que aquecia, desmontei a bomba e o eixo não
    girava o rotor.

    Usa aditivo na água? Estou usando aditivo orgânico
    Primeira suspeita é válvula termostática emperrada,
    se for trocar, teste a válvula antes de instalar(perdi um
    motor de corsa com 60.000km por isso). Tirei ela e testei na panela, está abrindo, andei com o carro sem pra ver se não aquecia, ficou a mesma coisa
    Segunda suspeita é bomba dágua, tive uma Pampa
    que aquecia, desmontei a bomba e o eixo não
    girava o rotor Bomba de água foi a primeira coisa que troquei, está com uma zerada Indiza que era linha de montagem
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Pedro Opala90 Qui 5 maio - 12:46:17

    Se fosse junta queimada, baixaria o nível
    da água(para dentro do motor), ou teria
    estourado alguma mangueira (se tivesse compressão
    indo para o sistema).
    O sistema do opala não é selado (igual ao gol),
    o reservatório é apenas para expansão, aumenta ou
    diminui o nível conforme o aquecimento.
    Tente tirar a tampa do reservatório e veja o
    que acontece.
    AlissonMachado
    AlissonMachado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 32
    Localização : Torres/RS
    Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
    Harley Davidson Iron883 2015
    Cilindros : L6 + V2
    Data de inscrição : 16/01/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por AlissonMachado Qui 5 maio - 13:00:24

    Pedro Opala90 escreveu:Se fosse junta queimada, baixaria o nível
    da água(para dentro do motor), ou teria
    estourado alguma mangueira (se tivesse compressão
    indo para o sistema).
    O sistema do opala não é selado (igual ao gol),
    o reservatório é apenas para expansão, aumenta ou
    diminui o nível conforme o aquecimento.
    Tente tirar a tampa do reservatório e veja o
    que acontece.


    Poisé, mas o óleo está limpo sem sinal de água, a junta pode estourar de um cilindro para o outro sem pegar as galerias.... Fiz o sistema com reservatório como este http://www.opaleirosdoparana.com/t34439-adaptacao-do-reservatorio-da-agua-do-gol-no-opala

    Porém não vejo a água circular por ele e minha bomba d'água é zerada!
    Ayres@opala
    Ayres@opala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 57
    Localização : Candiota - RS
    Modelo do carro : 1976 SS-4 4P
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 21/03/2009

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Ayres@opala Qui 5 maio - 15:52:16

    Será que tem pressão suficiente no sistema?
    AlissonMachado
    AlissonMachado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 32
    Localização : Torres/RS
    Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
    Harley Davidson Iron883 2015
    Cilindros : L6 + V2
    Data de inscrição : 16/01/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por AlissonMachado Qui 5 maio - 16:05:56

    Ayres@opala escreveu:Será que tem pressão suficiente no sistema?


    Como verifico isso? Um teste bem tosco que fiz foi assoprar no bocal ali do reservatório, fiquei roxo fazendo força! confused confused confused

    Acho que pressão tem, claro que tem que se testar com algum aparelho imagino eu
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por DanielSS76 Qui 5 maio - 16:32:05

    Amigo, como vc não tá vendo a água circular no sistema, será que não tem ar no bloco, cabeçote ou na bomba d'água? Para eliminar essa possibilidade de ter um bolsão de ar no sistema, abra a mangueira de baixo do radiador e drene toda a água do sistema. Depois reconecte a mangueira e vá adicionando água aos poucos pelo bocal do radiador com o motor ligado até completar o nível. A água tem de circular por todo o sistema senão, não vai refrigerar mesmo.

    Grande abraço e boa sorte OKK
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por DanielSS76 Qui 5 maio - 16:33:28

    Qual a tampa de radiador que está usando? Para o opala 6cil tem de ser a tampa espe´cífica com 15 a 16lbs... se não tiver essa especificação, o sistema não vai pressurizar o suficiente e vai esquentar OKK
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Rubão6cc Qui 5 maio - 16:53:06

    Tem um defeito muito raro que aconteceu com o Paulo Corso aqui do fórum que é defeito na ventoinha...pode ocorrer dela girar menos do que deveria e não refrigerar o suficiente. É uma hipótese remota.
    Esse sistema que vc bolou do reservatório não é o correto...não acho que seja isso mas era bom voltar o original que funciona perfeitamente e é adequado ao projeto do motor.
    Pode ser defeito no marcador do painel..pra ter certeza meça a temp. com um termômetro à laser.
    Como está o radiador? É o original?


    _________________
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    AlissonMachado
    AlissonMachado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 32
    Localização : Torres/RS
    Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
    Harley Davidson Iron883 2015
    Cilindros : L6 + V2
    Data de inscrição : 16/01/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por AlissonMachado Qui 5 maio - 17:10:29

    Rubão6cc escreveu:Tem um defeito muito raro que aconteceu com o Paulo Corso aqui do fórum que é defeito na ventoinha...pode ocorrer dela girar menos do que deveria e não refrigerar o suficiente. É uma hipótese remota.
    Esse sistema que vc bolou do reservatório não é o correto...não acho que seja isso mas era bom voltar o original que funciona perfeitamente e é adequado ao projeto do motor.
    Pode ser defeito no marcador do painel..pra ter certeza meça a temp. com um termômetro à laser.
    Como está o radiador? É o original?


    A ventoinha é elétrica, gira bem e faz muito vento, e ta puxando da rua pra dentro do cofre.

    Quanto ao sistema, fiz apenas pra ter mais quantidade de água no sistema, inclusive já esquentava antes de eu fazer isso, com o sistema original.

    A tampa do radiador coloquei uma selada, sem aquela válvula do opala para poder deixar a água circular para o reservatório que coloquei. Já no reservatório coloquei uma tampa de 1BAR que equivale a 14,5 Libras.

    A questão de ar no bloco também me preocupa embora eu tenha feito exatamente isso, encher com o carro ligado pra bomba puxar e preencher todos os espaços.

    Liguei hoje para uma casa de radiadores. Vou levar o meu que é zerado, colmeia nova grossa com 3 carreiras, pra dar uma revisada, se necessário varetar e já vou instalar uma arruela pra por o cebolão que o meu não tem por originalmente ser ventoinha mecânica de ferro (250S), ai ponho a ventoinha ligar por ele e não mais pelo módulo de injeção.
    Diego Ribeiro de Oliveira
    Diego Ribeiro de Oliveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 37
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 1977 coupe vermelho
    Cilindros : 4cc em transformação p/6cc
    Data de inscrição : 12/05/2014

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Diego Ribeiro de Oliveira Qui 5 maio - 17:51:47

    Alisson, verificou se por acaso, essa mangueirinha superior de retorno de água do reservatório ou até mesmo o caninho do reservatório não estão "obstruídos" impedindo assim a "circulação" do líquido de arrefecimento??


    já vi mto "mexânico" apanhar com esse defeitinho!! Wink
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Paulo Corso Sex 6 maio - 12:50:39

    Alisson, a minha tb aparentemente girava legal, mas não com toda sua força. Segundo o eletricista, no motor dela tem 4 enrolamentos, um dos meus estava com defeito, então a ventoinha girava sei lá com75% de sua capacidade total. Resolvi nem mexer nela, coloquei uma bosch modelo original novinha.


    _________________
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por adpachec Sex 6 maio - 17:00:38

    Teste simples; olhe as velas, se estiverem esbranquiçadas é mistura pobre, um outro jeito é dar uma "sprayzada"  na entrada de ar com um desengripante, fazer em um ângulo de 90°da entrada, se o motor acelerar é mistura pobre, se ratear a ponto de quase morrer é rica e se ratear e se estabilizar fácil a mistura está certa.

    Em outro tópico você escreveu que a água não circula:
    http://www.opaleirosdoparana.com/t34439p50-adaptacao-do-reservatorio-da-agua-do-gol-no-opala

    "Fiz o sistema no meu, porém não circula a água através dele! Coloquei a tampa selada sem mola, instalei a conexão T na mangueira inferior que entra na bomba d'água, liguei a mangueira fina no suspiro que fica logo abaixo da tampa do radiador no reservatório, a inferior liguei do reservatório para o T. Minha dúvida é se tem algo a ver com a distância do sistema ou a posição (nível), pois coloquei próximo ao motor do limpador de para brisa, foi o único lugar livre que encontrei com nível acima do radiador."

    Se o seu reservatório só tem 02 saídas, ligue uma no "T" e a outra na saída da termostática e volte a tampa do radiador com mola.
    Para a forma de ligação que fez necessita um reservatório com 03 saídas.

    OKK
    Jerffeson Quaresma
    Jerffeson Quaresma
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 151
    Idade : 36
    Localização : Parnamirim - Rio Grande do Norte
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1991/1992 (finado)
    Intruder 125 2009/2010
    NX 350 Sahara 1999
    Cilindros : 1 cilindro
    1 Cilindro
    Data de inscrição : 05/11/2014

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Jerffeson Quaresma Sex 6 maio - 18:20:04

    Um dúvida, melhor comprar o da visconde original ou um de alumínio?
    o meu já soldei, mas abriu vazamento em outra parte, vou continuar soldando até conseguir limite pra comprar um desses. (achei de quase 900)
    kelvisson
    kelvisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 472
    Idade : 32
    Modelo do carro : Opala Standart 1979 coupê
    Monza SL/E 87/88
    Pampa L 1988
    Toyota Bandeirante 1976
    F-1000 ss 1991
    Cilindros : 6+4+4+4+4
    Data de inscrição : 01/06/2009

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por kelvisson Sex 6 maio - 20:49:38

    Cara, vc aferiu se a temperatura do motor está igual ao q esta sendo mostrado na pandoo ?

    Faz o teste com uma pistola de temperatura, daquelas q tem o laser....vai q o modulo está interpretando a leitura errada do sensor, ou o sensor está com problemas e não está mandando a informação correta para a pandoo.


    Pelo menos eu acho q estando o conjunto do motor e arrefecimento em ordem possa ser isso q mencionei...


    Valeu e boa sorte!
    gilmareu
    gilmareu
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 636
    Idade : 50
    Localização : Cosmopolis - SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
    4.1 12v
    Renault Fluence 2013 2.0 16v
    Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
    Astra 2006 2.0 8v (ex)
    Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
    Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
    Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
    Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
    Fusca 76 1.5 (ex)

    Cilindros : 6cil
    Data de inscrição : 10/06/2012

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por gilmareu Seg 9 maio - 7:41:22

    Paulo Corso escreveu:Alisson, a minha tb aparentemente girava legal,  mas não com toda sua força. Segundo o eletricista, no motor dela tem 4 enrolamentos, um dos meus estava com defeito, então a ventoinha girava sei lá com75% de sua capacidade total. Resolvi nem mexer nela, coloquei uma bosch modelo original novinha.


    Já tive este problema também, no final de tudo, a ventuinha girava aparentemente bem, mas vi um outro diplo 89 com a ventuinha ligada aí pude comparar e ver que a minha tava fraca.

    Aliás tive de rever todo o sistema e a ventuinha era um dos problemas.

    AlissonMachado
    AlissonMachado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 32
    Localização : Torres/RS
    Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
    Harley Davidson Iron883 2015
    Cilindros : L6 + V2
    Data de inscrição : 16/01/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por AlissonMachado Ter 10 maio - 9:50:36

    Dando um parecer ao tópico.

    Final de semana testei ponto com pistola, estava um pouco fora, acertei, resultado? Mesma coisa... Aquecendo.

    O que fiz? Após testar tudo possível, arranquei o radiador fora e levei pra varetar, fica pronto na quinta feira, ai vou ver, se não resolver vou abrir o cabeçote.

    Aproveitando a empreitada e a ausência do radiador, arranquei toda a elétrica da Pandoo e to refazendo o chicote decentemente, pois eu tinha montado pra funcionar... Mad

    Minha meta é tirar o carro da garagem do meu sogro até sábado, senão vão me correr com Opala funcionando ou não! E ainda vou ter que ir empurrando! lol!

    Se tudo der certo dia 22 agora irei a Farroupilha/RS em um encontro de antigos!
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Rubão6cc Ter 10 maio - 11:00:27

    Posta fotos do carro..terminou de restaurar?


    _________________
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    AlissonMachado
    AlissonMachado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 32
    Localização : Torres/RS
    Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
    Harley Davidson Iron883 2015
    Cilindros : L6 + V2
    Data de inscrição : 16/01/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por AlissonMachado Ter 10 maio - 13:30:19

    Rubão6cc escreveu:Posta fotos do carro..terminou de restaurar?


    Opa, cara, acabo esquecendo de bater fotos dele! What a Face mas segue umas que tenho, quanto a terminar... Ta tipo pronto, só que sempre to inventando alguma coisa, ai não fica pronto nunca! lol!

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 1zxm9hy
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 2mc7j3r
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 2j5cv3r
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 30xe62q

    Essas rodas que vieram nele que to usando por que tão com pneus bons mas são horríveis... 6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 44737 6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 44737 6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 44737
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 2zsqozs


    Aqui na mecânica a uns meses atrás quando fiz toda suspensão, jateei e pintei todas as peças, embuchamento novo de MOPU, molas novas na medida original, amortecedores novos Turbo Gás, borrachas novas, calços, discos dianteiros novos, pastilhas novas... Enfim, tudo novo!
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! 124gg11
    AlissonMachado
    AlissonMachado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 32
    Localização : Torres/RS
    Modelo do carro : Diplomata 250s 4p Automatic3 1984
    Harley Davidson Iron883 2015
    Cilindros : L6 + V2
    Data de inscrição : 16/01/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por AlissonMachado Ter 17 maio - 7:42:48

    Acredito que resolvi o problema... Ao sair pra testar o carro após trocar quase tudo do sistema de refrigeração, apenas não troquei a junta do cabeçote. Explodiu meu regulador de pressão interno da TBI que está desativado, apenas está no lugar... Ao explodir ele foi rasgando aos poucos e largando mais gasolina direto dentro da tbi, e a temperatura foi baixando.... Sonda marcando 1000Mv mistura muuuito gorda. Acredito que era falta de combustível, ai vem minha dúvida, qual a mistura ideal pra se trabalhar no opala?! Sei que a ideal em carros novos chega a ser 450Mv mas em motores novos e ocm alta taxa de compressão. O opala estava pensando em trabalhar com 650, 700mv. Mas acaba aquecendo! scratch Alguém me sugere alguma coisa? Estou trabalhando nisso a tempo já... Não comprei uma parte de cima do ômega com cabeçote e coletor ainda por falta de dinheiro... Senão ia meter 6 bicos no cabeçote do ômega é claro...
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Rubão6cc Ter 17 maio - 9:30:20

    Pergunta pro Ivo Filho isso aí


    _________________
    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Sr.Bianchi Ter 17 maio - 9:57:05

    Cara, não existe uma mistura certa para cada carro e sim um mistura certa pra cada motor, mas não varia muito.

    Em lenta, baixa carga, é interessante ficar perto de lambda 1:00 ou 14,7:1, ou seja, mistura estequiométrica.
    Deve enriquecer gradativamente conforme aumenta a carga do acelerador e a rotação.
    Com 100% de carga no acelerador, seria interessante ter lambda 0,84-0,87.

    Agora em Mv fica muito complicado. Sonda narrow pra usar em acerto é praticamente inútil pela maneira como ela opera e mostra as informações.

    Dê uma olhada nesse site que vai te mostrar as conversões Lambda x AFR x Mv:

    http://www.buckeyetriumphs.org/technical/Carbs/UsingAFMonitor/UsingAFMonitor.htm

    Até mais.



    Conteúdo patrocinado


    6 cilindros não refrigera de jeito nehum! Empty Re: 6 cilindros não refrigera de jeito nehum!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 22:40:15