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Dúvida sobre brunimento.

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Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Dom 22 Maio - 10:12:29

Uma pequena dúvida: o procedimento de brunimento das camisas aumenta o diametro delas, ou somente cria as ranhuras?

Pedrão B.
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Dom 22 Maio - 11:25:22

Felipe/S escreveu:Uma pequena dúvida: o procedimento de brunimento das camisas aumenta o diametro delas, ou somente cria as ranhuras?

Tira material, mas em quantidade desprezível.
Agora, se abriu o motor e ele já está no limite da tolerância, e está pensando em brunir, e só trocar anéis, melhor fazer tudo...
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Dom 22 Maio - 12:07:03

Pedrão B. escreveu:
Felipe/S escreveu:Uma pequena dúvida: o procedimento de brunimento das camisas aumenta o diametro delas, ou somente cria as ranhuras?

Tira material, mas em quantidade desprezível.
Agora, se abriu o motor e ele já está no limite da tolerância, e está pensando em brunir, e só trocar anéis, melhor fazer tudo...
[]'s

Na verdade, o motor é o 4.1 do Omega. O motor esta com 105 mil km, mas rajou (só andar em modo soviético dá nisso rsrs). Este motor é todo std, nunca tinha sido aberto, não queima/consome oleo, não bate saia, enfim, nada. Só os problemas das bronzinas. As camisas ainda tem as marcas de brunimento de fabrica. Nem calos nos topos tem. Estou pensando em montar com os anéis originais mesmo, ou fazer um brunimento leve e colocar anéis novos std.

Me desculpem estar falando de Omega no forum de Opala, mas como o motor é 4.1, então compartilhamos algumas coisas com os motores "biela longa" dos 90-92. Sem falar do ótimo nivel técnico do pessoal...

Pedrão B.
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Dom 22 Maio - 12:29:19

Felipe/S escreveu:
Pedrão B. escreveu:

Tira material, mas em quantidade desprezível.
Agora, se abriu o motor e ele já está no limite da tolerância, e está pensando em brunir, e só trocar anéis, melhor fazer tudo...
[]'s

Na verdade, o motor é o 4.1 do Omega. O motor esta com 105 mil km, mas rajou (só andar em modo soviético dá nisso rsrs). Este motor é todo std, nunca tinha sido aberto, não queima/consome oleo, não bate saia, enfim, nada. Só os problemas das bronzinas. As camisas ainda tem as marcas de brunimento de fabrica. Nem calos nos topos tem. Estou pensando em montar com os anéis originais mesmo, ou fazer um brunimento leve e colocar anéis novos std.

Me desculpem estar falando de Omega no forum de Opala, mas como o motor é 4.1, então compartilhamos algumas coisas com os motores "biela longa" dos 90-92. Sem falar do ótimo nivel técnico do pessoal...

Felipe, esse fórum é democrático, não precisa se desculpar não...

Se não tirou os pistões das camisas, faça só a parte de baixo!
Se tirou os pistões fora, o ideal era trocar os anéis!

Eu fechei o motor do meu Diplomata, que quando comprei, estava com o motor aberto, pois tinha "comido" o mancal de encosto, aquele da última bronzina...estranho pois o carro era automático.

Agora, Opala pra bater parte debaixo, e por andar só na casca, empilhando marcha e com baixo giro...falta pressão de óleo e bate bronzina.
Eu comprei um motor de uma A20 que o cara usava ela pra vender gás na cidade...andava só na marcha lenta...o bloco continua STD, mas o vira passou de STD pra mais de 1mm...ou seja, virou sucata.
Ah, o corno também não trocava o óleo corretamente, pois estava uma graxa.

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Dom 22 Maio - 12:32:17

Em tempo: O motor do meu Diplomata, os pistões são STD, e tinha as marcas de brunimento...deixei eles quietos no lugar.
Esse Diplomata era usado por uma senhora, que só andava na casca e com certeza trocavam óleo por km, o que deve ter ajudado a dar esse problema.
Resumindo, carro de "véio" é problema...
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Dom 22 Maio - 12:48:53

Acho que vou fazer isso mesmo: mandar fazer o brunimento para dar acabamento nas camisas, e colocar anéis novos std. Trocar anéis sem fazer brunimento, mesmo que ainda esteja com o brunimento original, acho que dá zica rsrs

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Dom 22 Maio - 13:34:23

Mas você tirou os pistões fora?
Se não tirou, deixa eles lá...
Na nafil.com.br tem os anéis do Omega...
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Dom 22 Maio - 14:22:09

O bloco está na oficina, acho que os pistões já foram tirados. Caso tenham sido, só vou trocar os anéis e ok. Acho que não vou fazer brunimento não. Como trabalho em auto peças, tudo o que eu precisar eu consigo hehe..Até a junta do cabeçote, consegui uma original da Victor Reinz, a ultima do estoque...mosca branca rsrs

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedro Opala90 em Dom 22 Maio - 15:48:08

Eu precisei abrir um motor de corsa 1.6 com 60.000km,
trancou a válvula termostática. O mecânico não quis
retificar as camisas por não ter desgaste, só bruniu.
Depois de montado com anéis novos, consumia 2,5 lt
de óleo a cada 5.000km, parecia escape de DKW.
Resultado: como ele garantiu o serviço, comprei pistões
e anéis novos(de novo) e ele arcou com retífica e
mão-de-obra....

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por frederico santos em Dom 22 Maio - 19:24:05

Estou para fazer esse serviço todo aqui em casa depois posto o resultado. Rolling Eyes .kkkkk. Motor todo desmontado ,mas sem tempo para mexer. Será feito brunimento, troca de anéis, casquilhos moveis e fixos entre outros detalhes. Só não sei como trocar as buchas de comando.

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Dom 22 Maio - 21:01:15

Como no meu caso, o unico problema é que o motor motor bateu biela, acho que a troca de anéis pode ser feita, com ou sem brunimento, pois ele não queimava oleo nenhum. Seria só uma troca por precaução, já que o motor está aberto e os pistões estão fora.

O meu maior medo mesmo é mandar fazer o brunimento, trocar os anéis, e o motor começar a bater saia, fumar e etc...montar com os anéis antigos é muito arriscado...

bruno silverstar83
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 22 Maio - 21:34:26

Felipe/S escreveu:Como no meu caso, o unico problema é que o motor motor bateu biela, acho que a troca de anéis pode ser feita, com ou sem brunimento, pois ele não queimava oleo nenhum. Seria só uma troca por precaução, já que o motor está aberto e os pistões estão fora.

O meu maior medo mesmo é mandar fazer o brunimento, trocar os anéis, e o motor começar a bater saia, fumar e etc...montar com os anéis antigos é muito arriscado...

Por isso que tem que medir tudo,se necessário troca os pistões já,se não é perigoso dar B.O mesmo


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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 22 Maio - 21:40:56

Pedrão B. escreveu:
Felipe, esse fórum é democrático, não precisa se desculpar não...

Se não tirou os pistões das camisas, faça só a parte de baixo!
Se tirou os pistões fora, o ideal era trocar os anéis!

Eu fechei o motor do meu Diplomata, que quando comprei, estava com o motor aberto, pois tinha "comido" o mancal de encosto, aquele da última bronzina...estranho pois o carro era automático.

Agora, Opala pra bater parte debaixo, e por andar só na casca, empilhando marcha e com baixo giro...falta pressão de óleo e bate bronzina.
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Não sabia desse risco Pedrão...


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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Dom 22 Maio - 22:19:18

bruno silverstar83 escreveu:
Pedrão B. escreveu:
Felipe, esse fórum é democrático, não precisa se desculpar não...

Se não tirou os pistões das camisas, faça só a parte de baixo!
Se tirou os pistões fora, o ideal era trocar os anéis!

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 23 Maio - 0:01:29

Entendi Pedrão,então andar apanhando tambem não é aconselhável né...


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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Seg 23 Maio - 0:40:36

é uma tentação não dar aquela esticada no 4100 rsrsrs


o negocio é montar os anéis novos, brunimento, afinal, é só uma troca preventiva, e não corretiva, pois o carro não fuma, e ainda mais que o cabeçote vai receber um leve passe, então não é certo montar com os anéis velhos né (mas a ansiedade de ver o carro pronto, acaba comigo rsrs)...o que me assustou mesmo foi ver os pedaços de bronzina no carter kkkk.... e também a limpeza do mesmo, pois não tinha nenhuma borra, nada nada...com certeza, devido ao óleo semi-sintetico que sempre usei nesse motor...

continuarei mandado noticias do carro na oficina heheh

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por FR1974 em Seg 23 Maio - 10:10:15

A retirada de material no brunimento não é tão insignificante assim não...
Exemplo, qdo se vai abrir os cilindros, o retificador abre na medida do pistões e a folga é dada no brunimento... então tira aí cerca de 0,04 - 0,05 mm... pra dar o acabamento correto.
Se for feito brunimento e troca de anéis, que é uma espécie de "dar um jeitinho"... o motor não terá a mesma vida útil que teria fazendo ele por completo, visto que o pistão vai estar com folga entre 0,08 a o,10mm... pode fumar antes do tempo

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nada de brunimento

Mensagem por mauriciofadanelli em Seg 23 Maio - 10:21:04

nada de brunimento meu chapa.
Coloca anéis novos da mesma marca e medida dos pistões e bola pra frente.

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Seg 23 Maio - 17:27:32

mauriciofadanelli escreveu:nada de brunimento meu chapa.
Coloca anéis novos da mesma marca e medida dos pistões e bola pra frente.

Mas não corre o risco dos anéis se quebrarem, ou o motor fumar?

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por eleandro kalckmann em Seg 23 Maio - 18:29:06

[/quote]

Bruno, tudo na vida tem que ser equilibrado...
Se fizer o motor só trabalhar em giro alto, ferra e só em giro baixo, ferra também...
[]'s[/quote]

o pedrao agora tu me assusto kkkkkqual seria o rpm indicado na troca das marchas?....eu troco quase sempre em 2000 rpm as vezes em 1.8 ....1.9...as vezes em 2.5 ....2.3;;;;;;e as vezes 4.5...kkkkk

abç

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Seg 23 Maio - 20:04:19

Bruno, tudo na vida tem que ser equilibrado...
Se fizer o motor só trabalhar em giro alto, ferra e só em giro baixo, ferra também...
[]'s[/quote]

o pedrao agora tu me assusto kkkkkqual seria o rpm indicado na troca das marchas?....eu troco quase sempre em 2000 rpm as vezes em 1.8 ....1.9...as vezes em 2.5 ....2.3;;;;;;e   as vezes 4.5...kkkkk

abç[/quote]

Eleandro, daí você está nos mostrando equilíbrio...
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Seg 23 Maio - 22:08:10

rsrsr...No Omega, eu trocava entre 3000 e 4000...mas quando era pra ir no talo, chegava nos 5200...Tudo graças aos tuchos Sealed Power HT 817, hidráulicos, mas que não descarregam nem a pau rsrsr..os Delphi originais, eram duas puxadinhas e começava a batedeira kkk...Agora quando voltar da oficina, vou tomar mais juizo rsrs

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Ter 24 Maio - 6:49:41

Calma pessoal!
Acho que não me entenderam...não é pra tanto também!
Como eu disse o motor da A20 que comprei, o cara rodava o dia todo na marcha lenta...na banguela...
E não devia trocar o óleo...daí bateu a parte de baixo!
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Sr.Bianchi em Ter 24 Maio - 7:17:01

Nesse caso eu faria mais ou menos o que o Pedrão falou. Nem tirava os pistões. Só abria por baixo, tirava vira, retificava, bronzinas novas e deu pra bola.

E sim, andar apanhando judia bastante o motor. Aquela trepidação é um convite pra bater saias e bielas.
Também não precisa trocar marcha a 3.000 sempre num 6 cil. Pra ele isso já é média rotação. De na boa, da pra trocar de 1500 a 2000 rpm sem galho. Só cuidar pra não deixar apanhar.
Véio seguido tem mania de andar com carro apanhando...hahaha

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Ter 24 Maio - 18:11:49

É, no caso do Omegão não teve jeito. Mesmo se fosse fazer só a parte de baixo, uma das bielas estava fora da medida e teve de ser trocada. Não deu pra mandrilhar e ajustar as bronzinas. O motorzão vai ser feito inteiro. Tudo com peças Mahle/Metal Leve. Pelo menos, agora vai ficar zero. Ainda bem que deu pau agora. Se não fosse isso, eu ia mandar o cabeçote pra Paula Faria, para fazer uma leve preparação, um polimento nos dutos, angulos nas sedes e valvulas, e tirar 0,5mm na altura. Com certeza a parte de baixo não ia aguentar rsrs

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Ter 24 Maio - 18:37:30

Compre as peças na Auto Comercial Paulista, da capital.
Eles tem o preço bom!
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por eleandro kalckmann em Ter 24 Maio - 18:41:28

Pedrão B. escreveu:

Eleandro, daí você está nos mostrando equilíbrio...
O problema é usar sempre lá em cima, ou sempre lá embaixo...
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ainda bem kkkk valeu pedrao....

abç

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Ter 24 Maio - 19:24:17

Pedrão B. escreveu:Compre as peças na Auto Comercial Paulista, da capital.
Eles tem o preço bom!
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eu trabalho em uma auto peças aqui em Campinas rsrsr..só não sei se posso falar o nome, pq vai ficar parecendo propaganda kkkk Laughing

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Ter 24 Maio - 22:14:06

Felipe/S escreveu:
Pedrão B. escreveu:Compre as peças na Auto Comercial Paulista, da capital.
Eles tem o preço bom!
[]'s

eu trabalho em uma auto peças aqui em Campinas rsrsr..só não sei se posso falar o nome, pq vai ficar parecendo propaganda kkkk Laughing

Claro que pode!
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Ter 24 Maio - 23:23:07

Pedrão B. escreveu:
Felipe/S escreveu:

eu trabalho em uma auto peças aqui em Campinas rsrsr..só não sei se posso falar o nome, pq vai ficar parecendo propaganda kkkk Laughing

Claro que pode!
Inclusive pode dar descontos pros Opaleiros!
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Trabalho na Cacau auto peças, uma das mais conhecidas aqui de Campinas e do estado de SP. É só ligar lá e falar com o pessoal, pois o preço é muito bom. Como entrei lá a pouco tempo, ainda não estou na parte de vendas, então teria que ligar/ir na loja pra falar com os vendedores mesmo. Mas lá é só peças para motor. Não trabalhamos com amortecedor, freios e etc...Mas de motor, seja o carro que for, liga lá e conversa com o pessoal, pois tem algumas peças que o cliente roda pra caramba e não acha nem a pau, mas chega lá e o pessoal faz milagre pra conseguir rsrs...E tem também toda a linha de óleo Mobil e Mobil 1.

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Pedrão B. em Qua 25 Maio - 6:33:36

Muito bom!!!
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por mauriciofadanelli em Qua 25 Maio - 10:30:03

Felipe/S escreveu:
mauriciofadanelli escreveu:nada de brunimento meu chapa.
Coloca anéis novos da mesma marca e medida dos pistões e bola pra frente.

Mas não corre o risco dos anéis se quebrarem, ou o motor fumar?

Acredito que não.
Pois conforme vc disse acima as camisas não possuem marcar nem arranhões, meça o diâmetro das camisas e vê se estão na medida de tolerância e ponha anéis novos.
Agora de estiverem fora da medida, brunir não basta tem que retificar e eu sugiro reencamisar do que cortar.
abraço

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Qua 25 Maio - 19:01:46

mauriciofadanelli escreveu:
Felipe/S escreveu:

Mas não corre o risco dos anéis se quebrarem, ou o motor fumar?

Acredito que não.
Pois conforme vc disse acima as camisas não possuem marcar nem arranhões, meça o diâmetro das camisas e vê se estão na medida de tolerância e ponha anéis novos.
Agora de estiverem fora da medida, brunir não basta tem que retificar e eu sugiro reencamisar do que cortar.
abraço

O motor já está na retífica. Foi pra 0,50, e vai usar uns belos pistões e anéis da Mahle hehe

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Qua 25 Maio - 19:03:17

Pedrão B. escreveu:Muito bom!!!
Deixa os contatos pra gente...
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por frederico santos em Qui 26 Maio - 15:10:51

Galera é o seguinte.. vo fazer uma experiência aqui e posto o resultado. pretendo fazer o contrário .Vo brunir e colocar anéis e vamos ver o que dá .Vai ser risco pois os cilindros estão bem lisinhos.. Vai ser mais para experiência pois de inicio não era chegar a tanto. Postarei o passo a passo pelo menos serve de exemplo para quem pretende ir pelo meso caminho.

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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por FR1974 em Sex 27 Maio - 12:36:56

Felipe/S escreveu:

O motor já está na retífica. Foi pra 0,50, e vai usar uns belos pistões e anéis da Mahle hehe

Legal... melhor decisão.
Comprou onde? Qto o jogo?

Felipe/S
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Re: Dúvida sobre brunimento.

Mensagem por Felipe/S em Sab 28 Maio - 0:50:54

FR1974 escreveu:
Felipe/S escreveu:

O motor já está na retífica. Foi pra 0,50, e vai usar uns belos pistões e anéis da Mahle hehe

Legal... melhor decisão.
Comprou onde? Qto o jogo?

Comprei na loja onde trabalho. Mas o preço normal é em torno de R$1700, pistão com anel. Eles na verdade são vendidos em pares, então os 3 pares são esse valor. Mas eu já vi um kit com os 6 pistões e jogo de anéis por mais de 3 mil, também da mahle.

O bom é que o bloco e o cabeçote tiveram de ser plainados, e o cabeçote já estava um tanto quanto empenado. Tiraram 0,25mm do cabeçote e 0,15mm do bloco, tudo isso juntando com anéis novos e a junta do cabeçote da Victor Reinz, já vai ajudar a ganhar um pouquinho de taxa...quero só ver se vai ficar mais bruto pra andar heheh

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Re: Dúvida sobre brunimento.

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