Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Dúvida sobre brunimento. EmptyHoje à(s) 11:10:45 por bybecker

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Dúvida sobre brunimento. EmptyHoje à(s) 10:35:48 por Tonho_RS

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
Dúvida sobre brunimento. EmptyHoje à(s) 10:16:36 por Tonho_RS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Dúvida sobre brunimento. EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Dúvida sobre brunimento. EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Dúvida sobre brunimento. EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Dúvida sobre brunimento. EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
Dúvida sobre brunimento. EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Dúvida sobre brunimento. EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

130 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 130 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
tabarbosa (16850)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
Rubão6cc (15334)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
BANDIT (13573)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
Xann (10394)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
j ricardo (9376)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
Jean Bida (9320)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Dúvida sobre brunimento. Bar_leftDúvida sobre brunimento. BarDúvida sobre brunimento. Bar_right 

+6
FR1974
bruno silverstar83
frederico santos
Pedro Opala90
Pedrão B.
Felipe/S
10 participantes

    Dúvida sobre brunimento.

    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Dom 22 maio - 10:12:29

    Uma pequena dúvida: o procedimento de brunimento das camisas aumenta o diametro delas, ou somente cria as ranhuras?
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Dom 22 maio - 11:25:22

    Felipe/S escreveu:Uma pequena dúvida: o procedimento de brunimento das camisas aumenta o diametro delas, ou somente cria as ranhuras?

    Tira material, mas em quantidade desprezível.
    Agora, se abriu o motor e ele já está no limite da tolerância, e está pensando em brunir, e só trocar anéis, melhor fazer tudo...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Dom 22 maio - 12:07:03

    Pedrão B. escreveu:
    Felipe/S escreveu:Uma pequena dúvida: o procedimento de brunimento das camisas aumenta o diametro delas, ou somente cria as ranhuras?

    Tira material, mas em quantidade desprezível.
    Agora, se abriu o motor e ele já está no limite da tolerância, e está pensando em brunir, e só trocar anéis, melhor fazer tudo...
    []'s

    Na verdade, o motor é o 4.1 do Omega. O motor esta com 105 mil km, mas rajou (só andar em modo soviético dá nisso rsrs). Este motor é todo std, nunca tinha sido aberto, não queima/consome oleo, não bate saia, enfim, nada. Só os problemas das bronzinas. As camisas ainda tem as marcas de brunimento de fabrica. Nem calos nos topos tem. Estou pensando em montar com os anéis originais mesmo, ou fazer um brunimento leve e colocar anéis novos std.

    Me desculpem estar falando de Omega no forum de Opala, mas como o motor é 4.1, então compartilhamos algumas coisas com os motores "biela longa" dos 90-92. Sem falar do ótimo nivel técnico do pessoal...
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Dom 22 maio - 12:29:19

    Felipe/S escreveu:
    Pedrão B. escreveu:

    Tira material, mas em quantidade desprezível.
    Agora, se abriu o motor e ele já está no limite da tolerância, e está pensando em brunir, e só trocar anéis, melhor fazer tudo...
    []'s

    Na verdade, o motor é o 4.1 do Omega. O motor esta com 105 mil km, mas rajou (só andar em modo soviético dá nisso rsrs). Este motor é todo std, nunca tinha sido aberto, não queima/consome oleo, não bate saia, enfim, nada. Só os problemas das bronzinas. As camisas ainda tem as marcas de brunimento de fabrica. Nem calos nos topos tem. Estou pensando em montar com os anéis originais mesmo, ou fazer um brunimento leve e colocar anéis novos std.

    Me desculpem estar falando de Omega no forum de Opala, mas como o motor é 4.1, então compartilhamos algumas coisas com os motores "biela longa" dos 90-92. Sem falar do ótimo nivel técnico do pessoal...

    Felipe, esse fórum é democrático, não precisa se desculpar não...

    Se não tirou os pistões das camisas, faça só a parte de baixo!
    Se tirou os pistões fora, o ideal era trocar os anéis!

    Eu fechei o motor do meu Diplomata, que quando comprei, estava com o motor aberto, pois tinha "comido" o mancal de encosto, aquele da última bronzina...estranho pois o carro era automático.

    Agora, Opala pra bater parte debaixo, e por andar só na casca, empilhando marcha e com baixo giro...falta pressão de óleo e bate bronzina.
    Eu comprei um motor de uma A20 que o cara usava ela pra vender gás na cidade...andava só na marcha lenta...o bloco continua STD, mas o vira passou de STD pra mais de 1mm...ou seja, virou sucata.
    Ah, o corno também não trocava o óleo corretamente, pois estava uma graxa.

    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Dom 22 maio - 12:32:17

    Em tempo: O motor do meu Diplomata, os pistões são STD, e tinha as marcas de brunimento...deixei eles quietos no lugar.
    Esse Diplomata era usado por uma senhora, que só andava na casca e com certeza trocavam óleo por km, o que deve ter ajudado a dar esse problema.
    Resumindo, carro de "véio" é problema...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Dom 22 maio - 12:48:53

    Acho que vou fazer isso mesmo: mandar fazer o brunimento para dar acabamento nas camisas, e colocar anéis novos std. Trocar anéis sem fazer brunimento, mesmo que ainda esteja com o brunimento original, acho que dá zica rsrs
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Dom 22 maio - 13:34:23

    Mas você tirou os pistões fora?
    Se não tirou, deixa eles lá...
    Na nafil.com.br tem os anéis do Omega...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Dom 22 maio - 14:22:09

    O bloco está na oficina, acho que os pistões já foram tirados. Caso tenham sido, só vou trocar os anéis e ok. Acho que não vou fazer brunimento não. Como trabalho em auto peças, tudo o que eu precisar eu consigo hehe..Até a junta do cabeçote, consegui uma original da Victor Reinz, a ultima do estoque...mosca branca rsrs
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedro Opala90 Dom 22 maio - 15:48:08

    Eu precisei abrir um motor de corsa 1.6 com 60.000km,
    trancou a válvula termostática. O mecânico não quis
    retificar as camisas por não ter desgaste, só bruniu.
    Depois de montado com anéis novos, consumia 2,5 lt
    de óleo a cada 5.000km, parecia escape de DKW.
    Resultado: como ele garantiu o serviço, comprei pistões
    e anéis novos(de novo) e ele arcou com retífica e
    mão-de-obra....
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por frederico santos Dom 22 maio - 19:24:05

    Estou para fazer esse serviço todo aqui em casa depois posto o resultado. Rolling Eyes .kkkkk. Motor todo desmontado ,mas sem tempo para mexer. Será feito brunimento, troca de anéis, casquilhos moveis e fixos entre outros detalhes. Só não sei como trocar as buchas de comando.
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Dom 22 maio - 21:01:15

    Como no meu caso, o unico problema é que o motor motor bateu biela, acho que a troca de anéis pode ser feita, com ou sem brunimento, pois ele não queimava oleo nenhum. Seria só uma troca por precaução, já que o motor está aberto e os pistões estão fora.

    O meu maior medo mesmo é mandar fazer o brunimento, trocar os anéis, e o motor começar a bater saia, fumar e etc...montar com os anéis antigos é muito arriscado...
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 22 maio - 21:34:26

    Felipe/S escreveu:Como no meu caso, o unico problema é que o motor motor bateu biela, acho que a troca de anéis pode ser feita, com ou sem brunimento, pois ele não queimava oleo nenhum. Seria só uma troca por precaução, já que o motor está aberto e os pistões estão fora.

    O meu maior medo mesmo é mandar fazer o brunimento, trocar os anéis, e o motor começar a bater saia, fumar e etc...montar com os anéis antigos é muito arriscado...

    Por isso que tem que medir tudo,se necessário troca os pistões já,se não é perigoso dar B.O mesmo


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Dúvida sobre brunimento. 14tyfko
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 22 maio - 21:40:56

    Pedrão B. escreveu:
    Felipe, esse fórum é democrático, não precisa se desculpar não...

    Se não tirou os pistões das camisas, faça só a parte de baixo!
    Se tirou os pistões fora, o ideal era trocar os anéis!

    Eu fechei o motor do meu Diplomata, que quando comprei, estava com o motor aberto, pois tinha "comido" o mancal de encosto, aquele da última bronzina...estranho pois o carro era automático.

    Agora, Opala pra bater parte debaixo, e por andar só na casca, empilhando marcha e com baixo giro...falta pressão de óleo e bate bronzina.
    Eu comprei um motor de uma A20 que o cara usava ela pra vender gás na cidade...andava só na marcha lenta...o bloco continua STD, mas o vira passou de STD pra mais de 1mm...ou seja, virou sucata.
    Ah, o corno também não trocava o óleo corretamente, pois estava uma graxa.

    []'s

    Não sabia desse risco Pedrão...


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Dúvida sobre brunimento. 14tyfko
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Dom 22 maio - 22:19:18

    bruno silverstar83 escreveu:
    Pedrão B. escreveu:
    Felipe, esse fórum é democrático, não precisa se desculpar não...

    Se não tirou os pistões das camisas, faça só a parte de baixo!
    Se tirou os pistões fora, o ideal era trocar os anéis!

    Eu fechei o motor do meu Diplomata, que quando comprei, estava com o motor aberto, pois tinha "comido" o mancal de encosto, aquele da última bronzina...estranho pois o carro era automático.

    Agora, Opala pra bater parte debaixo, e por andar só na casca, empilhando marcha e com baixo giro...falta pressão de óleo e bate bronzina.
    Eu comprei um motor de uma A20 que o cara usava ela pra vender gás na cidade...andava só na marcha lenta...o bloco continua STD, mas o vira passou de STD pra mais de 1mm...ou seja, virou sucata.
    Ah, o corno também não trocava o óleo corretamente, pois estava uma graxa.

    []'s

    Não sabia desse risco Pedrão...

    Bruno, tudo na vida tem que ser equilibrado...
    Se fizer o motor só trabalhar em giro alto, ferra e só em giro baixo, ferra também...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 23 maio - 0:01:29

    Entendi Pedrão,então andar apanhando tambem não é aconselhável né...


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Dúvida sobre brunimento. 14tyfko
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Seg 23 maio - 0:40:36

    é uma tentação não dar aquela esticada no 4100 rsrsrs


    o negocio é montar os anéis novos, brunimento, afinal, é só uma troca preventiva, e não corretiva, pois o carro não fuma, e ainda mais que o cabeçote vai receber um leve passe, então não é certo montar com os anéis velhos né (mas a ansiedade de ver o carro pronto, acaba comigo rsrs)...o que me assustou mesmo foi ver os pedaços de bronzina no carter kkkk.... e também a limpeza do mesmo, pois não tinha nenhuma borra, nada nada...com certeza, devido ao óleo semi-sintetico que sempre usei nesse motor...

    continuarei mandado noticias do carro na oficina heheh
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por FR1974 Seg 23 maio - 10:10:15

    A retirada de material no brunimento não é tão insignificante assim não...
    Exemplo, qdo se vai abrir os cilindros, o retificador abre na medida do pistões e a folga é dada no brunimento... então tira aí cerca de 0,04 - 0,05 mm... pra dar o acabamento correto.
    Se for feito brunimento e troca de anéis, que é uma espécie de "dar um jeitinho"... o motor não terá a mesma vida útil que teria fazendo ele por completo, visto que o pistão vai estar com folga entre 0,08 a o,10mm... pode fumar antes do tempo
    mauriciofadanelli
    mauriciofadanelli
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 69
    Localização : brasilia df
    Modelo do carro : Caravan 1976/77
    Cilindros : quatro cilindros 2500cc
    Data de inscrição : 14/10/2014

    Dúvida sobre brunimento. Empty nada de brunimento

    Mensagem por mauriciofadanelli Seg 23 maio - 10:21:04

    nada de brunimento meu chapa.
    Coloca anéis novos da mesma marca e medida dos pistões e bola pra frente.
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Seg 23 maio - 17:27:32

    mauriciofadanelli escreveu:nada de brunimento meu chapa.
    Coloca anéis novos da mesma marca e medida dos pistões e bola pra frente.

    Mas não corre o risco dos anéis se quebrarem, ou o motor fumar?
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 23 maio - 18:29:06

    [/quote]

    Bruno, tudo na vida tem que ser equilibrado...
    Se fizer o motor só trabalhar em giro alto, ferra e só em giro baixo, ferra também...
    []'s[/quote]

    o pedrao agora tu me assusto kkkkkqual seria o rpm indicado na troca das marchas?....eu troco quase sempre em 2000 rpm as vezes em 1.8 ....1.9...as vezes em 2.5 ....2.3;;;;;;e as vezes 4.5...kkkkk

    abç
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Seg 23 maio - 20:04:19

    Bruno, tudo na vida tem que ser equilibrado...
    Se fizer o motor só trabalhar em giro alto, ferra e só em giro baixo, ferra também...
    []'s[/quote]

    o pedrao agora tu me assusto kkkkkqual seria o rpm indicado na troca das marchas?....eu troco quase sempre em 2000 rpm as vezes em 1.8 ....1.9...as vezes em 2.5 ....2.3;;;;;;e   as vezes 4.5...kkkkk

    abç[/quote]

    Eleandro, daí você está nos mostrando equilíbrio...
    O problema é usar sempre lá em cima, ou sempre lá embaixo...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Seg 23 maio - 22:08:10

    rsrsr...No Omega, eu trocava entre 3000 e 4000...mas quando era pra ir no talo, chegava nos 5200...Tudo graças aos tuchos Sealed Power HT 817, hidráulicos, mas que não descarregam nem a pau rsrsr..os Delphi originais, eram duas puxadinhas e começava a batedeira kkk...Agora quando voltar da oficina, vou tomar mais juizo rsrs
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Ter 24 maio - 6:49:41

    Calma pessoal!
    Acho que não me entenderam...não é pra tanto também!
    Como eu disse o motor da A20 que comprei, o cara rodava o dia todo na marcha lenta...na banguela...
    E não devia trocar o óleo...daí bateu a parte de baixo!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Sr.Bianchi Ter 24 maio - 7:17:01

    Nesse caso eu faria mais ou menos o que o Pedrão falou. Nem tirava os pistões. Só abria por baixo, tirava vira, retificava, bronzinas novas e deu pra bola.

    E sim, andar apanhando judia bastante o motor. Aquela trepidação é um convite pra bater saias e bielas.
    Também não precisa trocar marcha a 3.000 sempre num 6 cil. Pra ele isso já é média rotação. De na boa, da pra trocar de 1500 a 2000 rpm sem galho. Só cuidar pra não deixar apanhar.
    Véio seguido tem mania de andar com carro apanhando...hahaha
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Ter 24 maio - 18:11:49

    É, no caso do Omegão não teve jeito. Mesmo se fosse fazer só a parte de baixo, uma das bielas estava fora da medida e teve de ser trocada. Não deu pra mandrilhar e ajustar as bronzinas. O motorzão vai ser feito inteiro. Tudo com peças Mahle/Metal Leve. Pelo menos, agora vai ficar zero. Ainda bem que deu pau agora. Se não fosse isso, eu ia mandar o cabeçote pra Paula Faria, para fazer uma leve preparação, um polimento nos dutos, angulos nas sedes e valvulas, e tirar 0,5mm na altura. Com certeza a parte de baixo não ia aguentar rsrs
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Ter 24 maio - 18:37:30

    Compre as peças na Auto Comercial Paulista, da capital.
    Eles tem o preço bom!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por eleandro kalckmann Ter 24 maio - 18:41:28

    Pedrão B. escreveu:

    Eleandro, daí você está nos mostrando equilíbrio...
    O problema é usar sempre lá em cima, ou sempre lá embaixo...
    []'s

    ainda bem kkkk valeu pedrao....

    abç
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Ter 24 maio - 19:24:17

    Pedrão B. escreveu:Compre as peças na Auto Comercial Paulista, da capital.
    Eles tem o preço bom!
    []'s

    eu trabalho em uma auto peças aqui em Campinas rsrsr..só não sei se posso falar o nome, pq vai ficar parecendo propaganda kkkk Laughing
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Ter 24 maio - 22:14:06

    Felipe/S escreveu:
    Pedrão B. escreveu:Compre as peças na Auto Comercial Paulista, da capital.
    Eles tem o preço bom!
    []'s

    eu trabalho em uma auto peças aqui em Campinas rsrsr..só não sei se posso falar o nome, pq vai ficar parecendo propaganda kkkk Laughing

    Claro que pode!
    Inclusive pode dar descontos pros Opaleiros!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Ter 24 maio - 23:23:07

    Pedrão B. escreveu:
    Felipe/S escreveu:

    eu trabalho em uma auto peças aqui em Campinas rsrsr..só não sei se posso falar o nome, pq vai ficar parecendo propaganda kkkk Laughing

    Claro que pode!
    Inclusive pode dar descontos pros Opaleiros!
    []'s

    Trabalho na Cacau auto peças, uma das mais conhecidas aqui de Campinas e do estado de SP. É só ligar lá e falar com o pessoal, pois o preço é muito bom. Como entrei lá a pouco tempo, ainda não estou na parte de vendas, então teria que ligar/ir na loja pra falar com os vendedores mesmo. Mas lá é só peças para motor. Não trabalhamos com amortecedor, freios e etc...Mas de motor, seja o carro que for, liga lá e conversa com o pessoal, pois tem algumas peças que o cliente roda pra caramba e não acha nem a pau, mas chega lá e o pessoal faz milagre pra conseguir rsrs...E tem também toda a linha de óleo Mobil e Mobil 1.
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Pedrão B. Qua 25 maio - 6:33:36

    Muito bom!!!
    Deixa os contatos pra gente...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    mauriciofadanelli
    mauriciofadanelli
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 69
    Localização : brasilia df
    Modelo do carro : Caravan 1976/77
    Cilindros : quatro cilindros 2500cc
    Data de inscrição : 14/10/2014

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por mauriciofadanelli Qua 25 maio - 10:30:03

    Felipe/S escreveu:
    mauriciofadanelli escreveu:nada de brunimento meu chapa.
    Coloca anéis novos da mesma marca e medida dos pistões e bola pra frente.

    Mas não corre o risco dos anéis se quebrarem, ou o motor fumar?

    Acredito que não.
    Pois conforme vc disse acima as camisas não possuem marcar nem arranhões, meça o diâmetro das camisas e vê se estão na medida de tolerância e ponha anéis novos.
    Agora de estiverem fora da medida, brunir não basta tem que retificar e eu sugiro reencamisar do que cortar.
    abraço
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Qua 25 maio - 19:01:46

    mauriciofadanelli escreveu:
    Felipe/S escreveu:

    Mas não corre o risco dos anéis se quebrarem, ou o motor fumar?

    Acredito que não.
    Pois conforme vc disse acima as camisas não possuem marcar nem arranhões, meça o diâmetro das camisas e vê se estão na medida de tolerância e ponha anéis novos.
    Agora de estiverem fora da medida, brunir não basta tem que retificar e eu sugiro reencamisar do que cortar.
    abraço

    O motor já está na retífica. Foi pra 0,50, e vai usar uns belos pistões e anéis da Mahle hehe
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Qua 25 maio - 19:03:17

    Pedrão B. escreveu:Muito bom!!!
    Deixa os contatos pra gente...
    []'s

    (19) 3231-2400
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por frederico santos Qui 26 maio - 15:10:51

    Galera é o seguinte.. vo fazer uma experiência aqui e posto o resultado. pretendo fazer o contrário .Vo brunir e colocar anéis e vamos ver o que dá .Vai ser risco pois os cilindros estão bem lisinhos.. Vai ser mais para experiência pois de inicio não era chegar a tanto. Postarei o passo a passo pelo menos serve de exemplo para quem pretende ir pelo meso caminho.
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por FR1974 Sex 27 maio - 12:36:56

    Felipe/S escreveu:

    O motor já está na retífica. Foi pra 0,50, e vai usar uns belos pistões e anéis da Mahle hehe

    Legal... melhor decisão.
    Comprou onde? Qto o jogo?
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Felipe/S Sáb 28 maio - 0:50:54

    FR1974 escreveu:
    Felipe/S escreveu:

    O motor já está na retífica. Foi pra 0,50, e vai usar uns belos pistões e anéis da Mahle hehe

    Legal... melhor decisão.
    Comprou onde? Qto o jogo?

    Comprei na loja onde trabalho. Mas o preço normal é em torno de R$1700, pistão com anel. Eles na verdade são vendidos em pares, então os 3 pares são esse valor. Mas eu já vi um kit com os 6 pistões e jogo de anéis por mais de 3 mil, também da mahle.

    O bom é que o bloco e o cabeçote tiveram de ser plainados, e o cabeçote já estava um tanto quanto empenado. Tiraram 0,25mm do cabeçote e 0,15mm do bloco, tudo isso juntando com anéis novos e a junta do cabeçote da Victor Reinz, já vai ajudar a ganhar um pouquinho de taxa...quero só ver se vai ficar mais bruto pra andar heheh
    diplomado
    diplomado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Idade : 39
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Diplomata SE 1988
    Cilindros : GM 250-S ( 6 Cilindros)
    Data de inscrição : 03/05/2021

    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por diplomado Qui 18 Nov - 21:49:46

    Queria saber o resultado do cara que só fez o brunimento e trocou os anéis...

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida sobre brunimento. Empty Re: Dúvida sobre brunimento.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 13:12:13