Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» [COMPRO] Interruptor do limpador traseiro Caravan
Hoje à(s) 10:20 am por N474N

» Saudações! Novo Integrante do Grupo - Opala STD 1977
Hoje à(s) 10:17 am por Black

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 10:15 am por joaoc

» [VENDA] Rodas Ranger aro 15" com pneus
Hoje à(s) 10:11 am por N474N

» Restauração 76
Hoje à(s) 10:08 am por Black

» Bons negocios que achamos por aí...
Hoje à(s) 9:27 am por barnividal

» Problemas com o comando de valvula
Hoje à(s) 8:44 am por Iagobaggio

» me apresentando
Hoje à(s) 7:22 am por erpower2

» Lampada/Pistola de ponto
Hoje à(s) 6:53 am por super5

Quem está conectado

60 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 55 Visitantes :: 2 Motores de busca

barnividal, Black, N474N, Paulo Corso, Rafael Augusto


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua Dez 15, 2010 5:01 pm

Produtos 101 Racing Parts

Seg Abr 22, 2013 5:29 pm por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7883)
 
100 (7771)
 

UPGRADE de Transmissão...ou quase

Compartilhe

Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Idade : 29
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013

UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Qua Maio 25, 2016 9:05 am

De boas galera
Queria mostrar neste post as melhorias que fiz no meu Opalão
Após concluir o motor 6cil com o kit Comp280H passei para a transmissão:

Primeiramente, o adeus ao grande guerreiro Clark 4M...que durou bravamente 8 anos de borrachão, arrancadas, viagens


A preparação do meu digníssimo Saginaw 4M de origem argentina


Duas coisa que me animaram neste câmbio...tem as engrenagens muito fortes, até mais do que o 260F de Dodge e é varetado por fora!!!


o único problema é não casar com a capa seca...



Adaptando a capa seca de C10
Foi necessário cortar as orelhas da capa seca para não esbarrar no motor de arranque e 6x2


Aqui o Rafael do Galaxie aspirado...tinha acabado de instalar o câmbio Mazda de 5m no Galaxie e caiu de cabeça no Opalão...




Originalmente eu usaria o garfo de C10 porém, não seria possível devido ao 6x2 ocupar o lugar do varão...
tive de adaptar o garfo do opala, confeccionar suporte para o cabo e me render ao possível e quase certo derretimento do cabo de embreagem!!!



Finalmente revisando o Dana44 3,73:1 de S10 4.3v6




Técnicas sofisticadas para instalação de câmbio...


Confeccionada a travessa do câmbio...que nada mais é uma cantoneira e um coxim de varetado...



Retirado o Braseixo 3,54 "soldante" e instalado o Dana44



Aqui dá para ver como as rodas ficaram para fora...o Dana de S10 tem a bitola maior e os tambores são muito grandes
por enquanto está sem freio traseiro...algum dia eu coloco discos traseiros!!!


Um UPzinho com os agradecimentos ao Mestre BANDIT...melhorou muito a estabilidade em curvas!!!


A cereja do bolo...que todo mundo me zoua mas deve ser inveja...a alavanca 4inline feita em casa que é feia pra burro mas funciona!!!



Um tostão para vocês!!!


O quê não consta nas fotos é o cardã...proveniente de um Ford Granada (ganhei e até agora não sei como)
que é muito resistente, leve e tinha a flange pronta para a luva do Saginaw (padrão Ford, idem à F1000)
só encurtei uns 30mm e troquei a flange traseira por uma de S10
o cardã tem uma cruzeta de F1000 na frente e uma de S10 na traseira...

Estou com um problema na embreagem
o platô que comprei zero com embreagem de cerâmica veio MUUUUUUUUUUIIIITO pesado
tão pesado que entortou o garfo e fundiu 2 rolamentos  affraid
fui obrigado a usar um platô véio que estava largado em casa...
agora, se eu meto o pé de uma vez...patina  Mad
é alegria de pobre mesmo...quando o motor está TOP, câmbio, cardã, diferencial...tudo para não quebrar
a embreagem mia!!! Razz Razz Razz

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1169
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Call em Qua Maio 25, 2016 11:24 am

Legal, e as relações de marcha desse cambio são iguais ao do Opala ou mais longas, é impressão minha ou você esta utilizando duas barras estabilizadoras na traseira ?

Abraço

felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 437
Idade : 21
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por felipeleox em Qua Maio 25, 2016 11:49 am

bacana

E qual seria a exata funcionalidade em ter "2 alavancas" de câmbio? mudar só a entrada da ré mesmo?

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por SevenFifty em Qui Maio 26, 2016 8:01 pm

Fala Isael, sou fã das suas ideias e soluções! What a Face

O que você tem na suspensão dianteira além da barra mais grossa??? Qual modelo de bandeja você usa?

Abraço.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui Maio 26, 2016 9:49 pm

Bacana hein,são essas soluções que fazem a diferença

Acompanhando OKK OKK


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2121
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Sab Maio 28, 2016 9:59 pm

nossa.....tenho uma barra dessa sobrando....vou colocar tbem!!!!

q legal!!!

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2121
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Sab Maio 28, 2016 11:25 pm

Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3845
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Dom Maio 29, 2016 10:03 am

Marcos Adriano escreveu:Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3845
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Dom Maio 29, 2016 10:05 am

Isael, como fez para prender o pino do garfo na capa-seca?
Fez algum inserto? Soldou porca ou só furou e fez rosca?
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2121
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Dom Maio 29, 2016 7:06 pm

Pedrão B. escreveu:
Marcos Adriano escreveu:Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


nao me convenceu....o suporte do varetado fica la na frente.....achei estranho scratch scratch scratch

FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1053
Idade : 34
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por FR1974 em Seg Maio 30, 2016 10:10 am

Marcos Adriano escreveu:
Pedrão B. escreveu:

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


nao me convenceu....o suporte do varetado fica la na frente.....achei estranho scratch scratch scratch

Não to falando mal, aliás quem sou eu pra isso... mas fazendo uma crítica construtiva, acho que se tivesse perdido um pouco mais de tempo na elaboração da travessa do cambio, dava pra ter aproveitado os suportes originais deixando o acabamento bem superior. OKK

Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Idade : 29
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Seg Maio 30, 2016 12:47 pm

Respondendo:

Call
As relações são:
1ª-2,85
2ª-2,01
3ª-1,35
4ª-1,00
Ré-2,65
Ví a partir da contagem dos dentes e uso 2 barras traseiras para equilibrar com a dianteira que é grossa!

Felipe:
Fiz 2 alavancas pois, é mais fácil de fabricar, não dá para pular de 4ª para 2ª...ficou igual de moto
E, como não tenho freio traseiro, paro, desligo e engato a 1ª e a Ré (fica em Parking)

Seven:
Na dianteira só a barra grossa e bandeja inferior do 79, todo o resto é de 88

Marcos:
Quando adaptei o 5M no 4cil, aumentaram o suporte e parafusaram no assoalho...ficou horrível
troquei para a mecânica 6cil e mantive o suporte
Agora fiz o certo, travessa presa na longarina

Pedrão:
Foi aberto rosca mas a parede era muito fina, então foi soldado um taruguinho redondo e passado a mesma rosca

FR:
o meu não tem os suportes por baixo
o meu original era varetado, preso nas longarinas
Esse Saginaw é mais comprido, tinha de fazer um suporte que ficasse firme
o quê vi na frente usei... Laughing

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1169
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Call em Seg Maio 30, 2016 12:53 pm

Boa tarde Isael

Grato pelas informações.

Abraço

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3845
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Seg Maio 30, 2016 1:12 pm

Isael, estou com o mesmo problema...
Comprei uma porca de aço e quero soldá-la.
Pois se for pedir pro torneiro fazer algo diferente, vai mais uns 30 dias.
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2121
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Seg Maio 30, 2016 7:55 pm

entendi.....achei estranho estar no local original do vareta


vc trocou para a mecanica 6 inteira neh? motor cambio e diferencial?

Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Idade : 29
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Seg Maio 30, 2016 9:19 pm

Caraca Pedrão
Levei minha capa seca de manhã, fizeram o reforço e peguei depois do almoço!!!

Conteúdo patrocinado

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:28 am


    Data/hora atual: Sex Dez 09, 2016 10:28 am