Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Quem está conectado

62 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

Chevy51, ismael01, maximoidemar, Rande, Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17462)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13552)
 
Xann (10386)
 
j ricardo (9354)
 
Jean Bida (9311)
 
Rubão6cc (8687)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8496)
 
100 (7771)
 

UPGRADE de Transmissão...ou quase

Compartilhe
avatar
Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Idade : 30
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013

UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Qua 25 Maio - 9:05:31

De boas galera
Queria mostrar neste post as melhorias que fiz no meu Opalão
Após concluir o motor 6cil com o kit Comp280H passei para a transmissão:

Primeiramente, o adeus ao grande guerreiro Clark 4M...que durou bravamente 8 anos de borrachão, arrancadas, viagens


A preparação do meu digníssimo Saginaw 4M de origem argentina


Duas coisa que me animaram neste câmbio...tem as engrenagens muito fortes, até mais do que o 260F de Dodge e é varetado por fora!!!


o único problema é não casar com a capa seca...



Adaptando a capa seca de C10
Foi necessário cortar as orelhas da capa seca para não esbarrar no motor de arranque e 6x2


Aqui o Rafael do Galaxie aspirado...tinha acabado de instalar o câmbio Mazda de 5m no Galaxie e caiu de cabeça no Opalão...




Originalmente eu usaria o garfo de C10 porém, não seria possível devido ao 6x2 ocupar o lugar do varão...
tive de adaptar o garfo do opala, confeccionar suporte para o cabo e me render ao possível e quase certo derretimento do cabo de embreagem!!!



Finalmente revisando o Dana44 3,73:1 de S10 4.3v6




Técnicas sofisticadas para instalação de câmbio...


Confeccionada a travessa do câmbio...que nada mais é uma cantoneira e um coxim de varetado...



Retirado o Braseixo 3,54 "soldante" e instalado o Dana44



Aqui dá para ver como as rodas ficaram para fora...o Dana de S10 tem a bitola maior e os tambores são muito grandes
por enquanto está sem freio traseiro...algum dia eu coloco discos traseiros!!!


Um UPzinho com os agradecimentos ao Mestre BANDIT...melhorou muito a estabilidade em curvas!!!


A cereja do bolo...que todo mundo me zoua mas deve ser inveja...a alavanca 4inline feita em casa que é feia pra burro mas funciona!!!



Um tostão para vocês!!!


O quê não consta nas fotos é o cardã...proveniente de um Ford Granada (ganhei e até agora não sei como)
que é muito resistente, leve e tinha a flange pronta para a luva do Saginaw (padrão Ford, idem à F1000)
só encurtei uns 30mm e troquei a flange traseira por uma de S10
o cardã tem uma cruzeta de F1000 na frente e uma de S10 na traseira...

Estou com um problema na embreagem
o platô que comprei zero com embreagem de cerâmica veio MUUUUUUUUUUIIIITO pesado
tão pesado que entortou o garfo e fundiu 2 rolamentos  affraid
fui obrigado a usar um platô véio que estava largado em casa...
agora, se eu meto o pé de uma vez...patina  Mad
é alegria de pobre mesmo...quando o motor está TOP, câmbio, cardã, diferencial...tudo para não quebrar
a embreagem mia!!! Razz Razz Razz
avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1271
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Call em Qua 25 Maio - 11:24:59

Legal, e as relações de marcha desse cambio são iguais ao do Opala ou mais longas, é impressão minha ou você esta utilizando duas barras estabilizadoras na traseira ?

Abraço
avatar
felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 605
Idade : 22
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por felipeleox em Qua 25 Maio - 11:49:04

bacana

E qual seria a exata funcionalidade em ter "2 alavancas" de câmbio? mudar só a entrada da ré mesmo?
avatar
SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por SevenFifty em Qui 26 Maio - 20:01:59

Fala Isael, sou fã das suas ideias e soluções! What a Face

O que você tem na suspensão dianteira além da barra mais grossa??? Qual modelo de bandeja você usa?

Abraço.
avatar
bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4589
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 26 Maio - 21:49:33

Bacana hein,são essas soluções que fazem a diferença

Acompanhando OKK OKK


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2700
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 28 Maio - 21:59:24

nossa.....tenho uma barra dessa sobrando....vou colocar tbem!!!!

q legal!!!
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2700
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 28 Maio - 23:25:25

Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi
avatar
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3953
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Dom 29 Maio - 10:03:44

Marcos Adriano escreveu:Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"
avatar
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3953
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Dom 29 Maio - 10:05:22

Isael, como fez para prender o pino do garfo na capa-seca?
Fez algum inserto? Soldou porca ou só furou e fez rosca?
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2700
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 29 Maio - 19:06:33

Pedrão B. escreveu:
Marcos Adriano escreveu:Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


nao me convenceu....o suporte do varetado fica la na frente.....achei estranho scratch scratch scratch
avatar
FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1098
Idade : 35
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por FR1974 em Seg 30 Maio - 10:10:34

Marcos Adriano escreveu:
Pedrão B. escreveu:

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


nao me convenceu....o suporte do varetado fica la na frente.....achei estranho scratch scratch scratch

Não to falando mal, aliás quem sou eu pra isso... mas fazendo uma crítica construtiva, acho que se tivesse perdido um pouco mais de tempo na elaboração da travessa do cambio, dava pra ter aproveitado os suportes originais deixando o acabamento bem superior. OKK
avatar
Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Idade : 30
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Seg 30 Maio - 12:47:52

Respondendo:

Call
As relações são:
1ª-2,85
2ª-2,01
3ª-1,35
4ª-1,00
Ré-2,65
Ví a partir da contagem dos dentes e uso 2 barras traseiras para equilibrar com a dianteira que é grossa!

Felipe:
Fiz 2 alavancas pois, é mais fácil de fabricar, não dá para pular de 4ª para 2ª...ficou igual de moto
E, como não tenho freio traseiro, paro, desligo e engato a 1ª e a Ré (fica em Parking)

Seven:
Na dianteira só a barra grossa e bandeja inferior do 79, todo o resto é de 88

Marcos:
Quando adaptei o 5M no 4cil, aumentaram o suporte e parafusaram no assoalho...ficou horrível
troquei para a mecânica 6cil e mantive o suporte
Agora fiz o certo, travessa presa na longarina

Pedrão:
Foi aberto rosca mas a parede era muito fina, então foi soldado um taruguinho redondo e passado a mesma rosca

FR:
o meu não tem os suportes por baixo
o meu original era varetado, preso nas longarinas
Esse Saginaw é mais comprido, tinha de fazer um suporte que ficasse firme
o quê vi na frente usei... Laughing
avatar
Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1271
Idade : 41
Localização : Guarulhos SP
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100
Data de inscrição : 11/01/2008

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Call em Seg 30 Maio - 12:53:49

Boa tarde Isael

Grato pelas informações.

Abraço
avatar
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3953
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Seg 30 Maio - 13:12:06

Isael, estou com o mesmo problema...
Comprei uma porca de aço e quero soldá-la.
Pois se for pedir pro torneiro fazer algo diferente, vai mais uns 30 dias.
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2700
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 30 Maio - 19:55:11

entendi.....achei estranho estar no local original do vareta


vc trocou para a mecanica 6 inteira neh? motor cambio e diferencial?
avatar
Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Idade : 30
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Seg 30 Maio - 21:19:06

Caraca Pedrão
Levei minha capa seca de manhã, fizeram o reforço e peguei depois do almoço!!!

Conteúdo patrocinado

Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom 28 Maio - 11:06:50