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UPGRADE de Transmissão...ou quase

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Isael
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UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Qua 25 Maio - 9:05:31

De boas galera
Queria mostrar neste post as melhorias que fiz no meu Opalão
Após concluir o motor 6cil com o kit Comp280H passei para a transmissão:

Primeiramente, o adeus ao grande guerreiro Clark 4M...que durou bravamente 8 anos de borrachão, arrancadas, viagens


A preparação do meu digníssimo Saginaw 4M de origem argentina


Duas coisa que me animaram neste câmbio...tem as engrenagens muito fortes, até mais do que o 260F de Dodge e é varetado por fora!!!


o único problema é não casar com a capa seca...



Adaptando a capa seca de C10
Foi necessário cortar as orelhas da capa seca para não esbarrar no motor de arranque e 6x2


Aqui o Rafael do Galaxie aspirado...tinha acabado de instalar o câmbio Mazda de 5m no Galaxie e caiu de cabeça no Opalão...




Originalmente eu usaria o garfo de C10 porém, não seria possível devido ao 6x2 ocupar o lugar do varão...
tive de adaptar o garfo do opala, confeccionar suporte para o cabo e me render ao possível e quase certo derretimento do cabo de embreagem!!!



Finalmente revisando o Dana44 3,73:1 de S10 4.3v6




Técnicas sofisticadas para instalação de câmbio...


Confeccionada a travessa do câmbio...que nada mais é uma cantoneira e um coxim de varetado...



Retirado o Braseixo 3,54 "soldante" e instalado o Dana44



Aqui dá para ver como as rodas ficaram para fora...o Dana de S10 tem a bitola maior e os tambores são muito grandes
por enquanto está sem freio traseiro...algum dia eu coloco discos traseiros!!!


Um UPzinho com os agradecimentos ao Mestre BANDIT...melhorou muito a estabilidade em curvas!!!


A cereja do bolo...que todo mundo me zoua mas deve ser inveja...a alavanca 4inline feita em casa que é feia pra burro mas funciona!!!



Um tostão para vocês!!!


O quê não consta nas fotos é o cardã...proveniente de um Ford Granada (ganhei e até agora não sei como)
que é muito resistente, leve e tinha a flange pronta para a luva do Saginaw (padrão Ford, idem à F1000)
só encurtei uns 30mm e troquei a flange traseira por uma de S10
o cardã tem uma cruzeta de F1000 na frente e uma de S10 na traseira...

Estou com um problema na embreagem
o platô que comprei zero com embreagem de cerâmica veio MUUUUUUUUUUIIIITO pesado
tão pesado que entortou o garfo e fundiu 2 rolamentos  affraid
fui obrigado a usar um platô véio que estava largado em casa...
agora, se eu meto o pé de uma vez...patina  Mad
é alegria de pobre mesmo...quando o motor está TOP, câmbio, cardã, diferencial...tudo para não quebrar
a embreagem mia!!! Razz Razz Razz

Call
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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Call em Qua 25 Maio - 11:24:59

Legal, e as relações de marcha desse cambio são iguais ao do Opala ou mais longas, é impressão minha ou você esta utilizando duas barras estabilizadoras na traseira ?

Abraço

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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por felipeleox em Qua 25 Maio - 11:49:04

bacana

E qual seria a exata funcionalidade em ter "2 alavancas" de câmbio? mudar só a entrada da ré mesmo?

SevenFifty
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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por SevenFifty em Qui 26 Maio - 20:01:59

Fala Isael, sou fã das suas ideias e soluções! What a Face

O que você tem na suspensão dianteira além da barra mais grossa??? Qual modelo de bandeja você usa?

Abraço.

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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 26 Maio - 21:49:33

Bacana hein,são essas soluções que fazem a diferença

Acompanhando OKK OKK


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Refazendo o motor do silver...


Marcos Adriano
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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 28 Maio - 21:59:24

nossa.....tenho uma barra dessa sobrando....vou colocar tbem!!!!

q legal!!!

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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 28 Maio - 23:25:25

Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi

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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Dom 29 Maio - 10:03:44

Marcos Adriano escreveu:Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Dom 29 Maio - 10:05:22

Isael, como fez para prender o pino do garfo na capa-seca?
Fez algum inserto? Soldou porca ou só furou e fez rosca?
[]'s


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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 29 Maio - 19:06:33

Pedrão B. escreveu:
Marcos Adriano escreveu:Isael

a primeira foto.....

explica pra mim o motivo daquela parte de uma travessa estar soldada na travessa normal

nao entendi

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


nao me convenceu....o suporte do varetado fica la na frente.....achei estranho scratch scratch scratch

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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por FR1974 em Seg 30 Maio - 10:10:34

Marcos Adriano escreveu:
Pedrão B. escreveu:

Marcos, acho que ele fez isso na "asa delta" pra aproveitar os suportes do cambio varetado na carroceria, que são mais pra frente...
[]'s


nao me convenceu....o suporte do varetado fica la na frente.....achei estranho scratch scratch scratch

Não to falando mal, aliás quem sou eu pra isso... mas fazendo uma crítica construtiva, acho que se tivesse perdido um pouco mais de tempo na elaboração da travessa do cambio, dava pra ter aproveitado os suportes originais deixando o acabamento bem superior. OKK

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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Seg 30 Maio - 12:47:52

Respondendo:

Call
As relações são:
1ª-2,85
2ª-2,01
3ª-1,35
4ª-1,00
Ré-2,65
Ví a partir da contagem dos dentes e uso 2 barras traseiras para equilibrar com a dianteira que é grossa!

Felipe:
Fiz 2 alavancas pois, é mais fácil de fabricar, não dá para pular de 4ª para 2ª...ficou igual de moto
E, como não tenho freio traseiro, paro, desligo e engato a 1ª e a Ré (fica em Parking)

Seven:
Na dianteira só a barra grossa e bandeja inferior do 79, todo o resto é de 88

Marcos:
Quando adaptei o 5M no 4cil, aumentaram o suporte e parafusaram no assoalho...ficou horrível
troquei para a mecânica 6cil e mantive o suporte
Agora fiz o certo, travessa presa na longarina

Pedrão:
Foi aberto rosca mas a parede era muito fina, então foi soldado um taruguinho redondo e passado a mesma rosca

FR:
o meu não tem os suportes por baixo
o meu original era varetado, preso nas longarinas
Esse Saginaw é mais comprido, tinha de fazer um suporte que ficasse firme
o quê vi na frente usei... Laughing

Call
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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Call em Seg 30 Maio - 12:53:49

Boa tarde Isael

Grato pelas informações.

Abraço

Pedrão B.
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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Pedrão B. em Seg 30 Maio - 13:12:06

Isael, estou com o mesmo problema...
Comprei uma porca de aço e quero soldá-la.
Pois se for pedir pro torneiro fazer algo diferente, vai mais uns 30 dias.
[]'s


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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 30 Maio - 19:55:11

entendi.....achei estranho estar no local original do vareta


vc trocou para a mecanica 6 inteira neh? motor cambio e diferencial?

Isael
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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

Mensagem por Isael em Seg 30 Maio - 21:19:06

Caraca Pedrão
Levei minha capa seca de manhã, fizeram o reforço e peguei depois do almoço!!!

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Re: UPGRADE de Transmissão...ou quase

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