Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
buchas  EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
buchas  EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
buchas  EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
buchas  EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
buchas  EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
buchas  EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
buchas  EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
buchas  EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
buchas  EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

133 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 133 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
tabarbosa (16850)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
Rubão6cc (15319)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
BANDIT (13573)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
Xann (10394)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
j ricardo (9376)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
Jean Bida (9320)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
buchas  Bar_leftbuchas  Barbuchas  Bar_right 

+10
opala4cc
vicomodoro
gilmareu
LipCamaro
onivaldo.gm
Call
Tonho_RS
FR1974
Pedro Opala90
paulo ferreira
14 participantes

    buchas

    paulo ferreira
    paulo ferreira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13
    Idade : 38
    Localização : santa catarina
    Modelo do carro : diplomata coupe
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 17/05/2016

    buchas  Empty buchas

    Mensagem por paulo ferreira Seg 30 maio - 13:36:03

    entao galera, ta na hora de fazer embuchamento, essa tal de queiroz que tem ai no ML, o que vocês tem a dizer, alguem ja usou? abraço
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por Pedro Opala90 Seg 30 maio - 14:27:01

    AXIOS, o resto é perder tempo e dinheiro.
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por FR1974 Seg 30 maio - 15:32:51

    Consigo bastante buchas Axios num preço bem legal aqui onde eu moro...
    Qualquer coisa entra em contato por mp com a lista das buchas que vc precisa que eu faço um orçamento.
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 911
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por Tonho_RS Seg 30 maio - 16:39:43

    Se não for AXIOS nem compre.

    O detalhe é que nem tudo consegue AXIOS, algumas coisas vai precisar colocar paralelo (como calços), mas as principais e mais importantes buchas consegue AXIOS ainda.
    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1420
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por Call Seg 30 maio - 21:41:43

    Como os amigos já citaram acima, as mais duráveis e com melhor qualidade são as Monroe Axios, busque na internet pelo site canal da peça, encontrei a maioria das buchas da suspensão lá inclusive as bieletas Monroe Axios, o preço é bom e frete grátis.
    onivaldo.gm
    onivaldo.gm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 571
    Idade : 57
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
    Cilindros : 6Cil 4100cc
    Data de inscrição : 03/08/2012

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por onivaldo.gm Seg 30 maio - 21:54:12

    Pessoal as bieletas tem tamanho correto, a primeira vez q comprei era bem mais compridas...essas agora mais curtas...tem problema ?
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por LipCamaro Seg 30 maio - 22:08:59

    As bieletas pouco maiores não fazem diferença, desde que ambas sejam iguais.
    E quanto às buchas Axios, eles só fabricam buchas com metais. Calço do berço, por exemplo, que só tem borracha, eles não fabricam.
    As do motor eu nunca vi da axios, apesar de ter metal junto...


    Última edição por LipCamaro em Seg 30 maio - 22:11:57, editado 1 vez(es)
    onivaldo.gm
    onivaldo.gm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 571
    Idade : 57
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
    Cilindros : 6Cil 4100cc
    Data de inscrição : 03/08/2012

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por onivaldo.gm Seg 30 maio - 22:11:17

    e se forem menores ? vai ter que forçar mais pra baixo para poder parafusar...tem problema ?
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por LipCamaro Seg 30 maio - 22:15:12

    Também não, vc só precisaria forçar se uma fosse maior que a outra, aí vc estaria colocando uma torção na barra estabilizadora erradamente.
    A diferença no tamanho das bieletas só altera a posição que fica a barra.
    onivaldo.gm
    onivaldo.gm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 571
    Idade : 57
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
    Cilindros : 6Cil 4100cc
    Data de inscrição : 03/08/2012

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por onivaldo.gm Ter 31 maio - 7:11:32

    entendi...esta barra ? tem realmente alguma melhora "significativa" na suspensao ? tipo aquelas peças projetadas que o pessoal acaba tirando por nao representar pratica//e nada..já até vi alguns que nem possuem ...nem na traseira... ou ja arrancaram...e não sentem diferença alguma...
    gilmareu
    gilmareu
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 636
    Idade : 50
    Localização : Cosmopolis - SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
    4.1 12v
    Renault Fluence 2013 2.0 16v
    Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
    Astra 2006 2.0 8v (ex)
    Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
    Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
    Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
    Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
    Fusca 76 1.5 (ex)

    Cilindros : 6cil
    Data de inscrição : 10/06/2012

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por gilmareu Ter 31 maio - 7:52:52

    Eu penso que se algum engenheiro projetou é porque serve para alguma coisa, ainda mais em se tratando de suspensão, a GM não ia colocar peças à toa e encarecer a produção à toa.

    Melhor ter.
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por LipCamaro Qua 1 Jun - 0:33:35

    Concordo, se foi projetado para ter, é porque estabiliza mais o carro.
    Algumas pessoas acham que retirando a barra estabilizadora, principalmente a traseira que já vi vários opalas sem ela, o carro inclina mais nas curvas e devem achar que desta forma o pneu que recebe quase todo o peso do carro adere mais do que quando o carro faz a curva mais plano e a carga fica ainda bem distribuida nos dois lados do carro.
    Existe uma barra estabilizadora traseira auxiliar ( isso mesmo, 2 barras na traseira) que parece que saiu em algumas caravans antigas ( assim dizem). Um amigo meu colocou num coupê dele e disse que melhorou. Eu comprei 2 pra por nos meus mas eles ainda não estão andando, então não posso opinar sobre isso, mas acho que deve ficar melhor, mais colado no asfalto em vez de parecer uma barca no mar com ressaca ( sem as barras ) Shocked Rolling Eyes
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por LipCamaro Qua 1 Jun - 0:36:10

    Lembrei de um detalhe.
    As barras dianteiras dos opalas 85/ são mais grossas que nos antigos, isso provoca uma força maior para manter o opala plano. Sinal que é para ter a barra, senão eles teriam afinado ela para exercer menos essa função.
    A mesma coisa para as válvulas termostáticas, tem mecânico que adora tirar essa peça importante.
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por vicomodoro Qui 2 Jun - 7:43:21

    Buchas só uso AXIOS.
    paulo ferreira
    paulo ferreira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13
    Idade : 38
    Localização : santa catarina
    Modelo do carro : diplomata coupe
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 17/05/2016

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por paulo ferreira Qui 2 Jun - 13:32:48

    e as de MOPU, não as de PU, alguém já usou, porque estão praticamente no mesmo preço que axios, usei axios na ultima troca, e durou um ano e meio, minha cidade é praticamente toda paralepipido, e se estas queiroz durarem um ano ja sai mais barato que axios scratch scratch
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por opala4cc Qui 2 Jun - 18:14:50

    paulo ferreira escreveu:e as de MOPU, não as de PU, alguém já usou, porque estão praticamente no mesmo preço que axios, usei axios na ultima troca, e durou um ano e meio, minha cidade é praticamente toda paralepipido, e se estas queiroz durarem um ano ja sai mais barato que axios scratch scratch

    Se for rodar no paralelepípedo e usar as buchas de mopu, você terá maior durabilidade das buchas e menor durabilidade da carroceria. Não tem alternativa. Tem que usar axios.
    Uma solução, caso você more em local com garagem própria e privativa, é começar a comprar as ferramentas para fazer as trocas você mesmo. Isso é apenas medida para viabilizar financeiramente a baixa durabilidade das buchas. Eu já tive experiência com buchas paralelas (aquelas com miolo metálico) e elas não duraram nem 3 meses.
    Então, se está ruim com as buchas axios, pior será com as paralelas. E as de MOPU e PU são duras demais, provocando rachaduras a curto prazo na carroceira.
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por tcheco 8687 Qui 2 Jun - 19:13:31

    AXIOS COM CERTEZA.
    omalvadeza
    omalvadeza
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 228
    Idade : 55
    Localização : SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro/87
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 08/09/2010

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por omalvadeza Sex 3 Jun - 16:45:34

    FR1974 escreveu:Consigo bastante buchas Axios num preço bem legal aqui onde eu moro...
    Qualquer coisa entra em contato por mp com a lista das buchas que vc precisa que eu faço um orçamento.


    FR, segue MP.
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 3 Jun - 18:08:45

    aproveitando o topico....ouvi dizer q as TRW eram as q saiam originais nos opalas,,,,essa informaçao procede?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por opala4cc Sex 3 Jun - 20:50:32

    eleandro kalckmann escreveu:aproveitando o topico....ouvi dizer q as TRW  eram as q saiam originais  nos opalas,,,,essa informaçao procede?

    Acho que não. Até hoje, nos carros que saem de fábrica da GM com o símbolo GM são da axios. Ou pelo menos eram até pouco tempo atrás.
    Já os pivôs de suspensão e direção originais da GM eram feitos pela Nakata.
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por LipCamaro Sáb 4 Jun - 0:18:30

    opala4cc escreveu:
    eleandro kalckmann escreveu:aproveitando o topico....ouvi dizer q as TRW  eram as q saiam originais  nos opalas,,,,essa informaçao procede?

    Acho que não. Até hoje, nos carros que saem de fábrica da GM com o símbolo GM são da axios. Ou pelo menos eram até pouco tempo atrás.
    Já os pivôs de suspensão e direção originais da GM eram feitos pela Nakata.



    Tem certeza disso colega?? Porque eu achava que a TRW era fornecedora dos pivôs, ponteiras e barra de direção. Aliás, nunca nem vi uma barra de direção da marca Nakata. Inclusive na época anterior às porcas auto travantes, que era usado uma cupilha ( arame de aço ) que passava pela porca e pelo meio da rosca dos pivôs, as ponteiras e pivôs eram TRW.
    E eu considero TRW melhor que nakata, mas pode ser impressão minha...
    Também não posso falar pelos opalas antigos até os 79, porque só tive e mexi nos opalas 80/...
    sezil
    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 661
    Idade : 56
    Localização : anapolis
    Modelo do carro : Opala ss
    Cilindros : 6Cil
    Data de inscrição : 28/05/2010

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por sezil Sáb 4 Jun - 7:25:05

    Levei meu opala pra alinhar e tivemos que fazer a suspensao dianteira toda, o mecanico so fez o serviço com uma condicao: as buchas tinham que ser axios.!!!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por opala4cc Sáb 4 Jun - 10:05:09

    LipCamaro escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Acho que não. Até hoje, nos carros que saem de fábrica da GM com o símbolo GM são da axios. Ou pelo menos eram até pouco tempo atrás.
    Já os pivôs de suspensão e direção originais da GM eram feitos pela Nakata.



    Tem certeza disso colega?? Porque eu achava que a TRW era fornecedora dos pivôs, ponteiras e barra de direção. Aliás, nunca nem vi uma barra de direção da marca Nakata. Inclusive na época anterior às porcas auto travantes, que era usado uma cupilha ( arame de aço ) que passava pela porca e pelo meio da rosca dos pivôs, as ponteiras  e pivôs eram TRW.
    E eu considero TRW melhor que nakata, mas pode ser impressão minha...
    Também não posso falar pelos opalas antigos até os 79, porque só tive e mexi nos opalas 80/...

    A barra de direção era TRW (varga). Eu também nunca vi uma barra de direção nakata (pelo menos para opala eu tenho certeza de que não). E a TRW realmente é fornecedora de barras de direção, pivôs de suspensão, de direção, de pontas de eixo, setores de direção, etc... O que não significa que uma montadora adote exclusivamente e/ou na totalidade os produtos daquele fornecedor. Nos corsas, por exemplo, você pode encontrar sistema de direção da DHB ou da ZF. Nos opalas, dependendo da época de fabricação, você podia encontrar sistema de freios da ATE/TEVES ou VARGA e em alguns períodos a GM usou simultaneamente os dois sistemas, mas sem misturá-los em cada carro que saía da linha de montagem.
    Mas você tem parte da razão: a GM também usou pivôs da TRW na linha de montagem. As fotos abaixo confirmam o que você disse.
    buchas  11ul2dj
    buchas  2hzlax3
    buchas  348lh1v

    Infelizmente eu não tenho no momento como provar com fotos que a GM também colocava pivôs da NAKATA na linha de montagem dos opalas, pois no momento não tenho mais nenhum pivô original GM com o símbolo da nakata na peça, mas já instalei diversas vezes no passado pivôs que tirei de dentro da caixa original da GM e que tinham o símbolo da nakata impressos na peça. É claro que era para opala de 88 a 92. Os opalas anteriores a esse período eu realmente não posso afirmar.
    E a respeito da época pré-porcas auto-travantes, eu instalei vários pivôs em opala com essa coupilha com porca castelo. A nakata também fornecia pivôs com essa tecnologia coupilha + porca castelo. Veja o anúncio abaixo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711006922-piv-inferior-ranger-9497-nakata-n-2084-_JM

    E diga-se de passagem, eu prefiro muito mais a coupilha com a porca castelo. Sei lá... coisa de dinossauro. Mas com certeza você consegue montar e desmontar o sistema coupilha com porca castelo várias vezes antes de ter de substituir a coupilha. No sistema de porca auto-travante, via de regra, toda vez que a porca é removida, deve ser substituída por uma nova. Sei que nem todo mundo faz isso e muitas vezes a porca auto-travante ainda conserva sua característica de travamento, mas a rigor ela não deve voltar para o lugar depois de retirada. É claro que a coupilha também deve ser obrigatoriamente substituída toda vez que for retirada, mas se ela se quebrar na retirada e você não conseguir encontrar outra, dá pra substituí-la temporariamente até por um prego...
    Mas a principal vantagem do sistema porca com coupilha é que é à prova de tosqueira. Aperta-se a porca castelo até que ela permita que a coupilha seja inserida pelo furo travando na porca. Já no sistema porca auto-travante, já vi pivôs com a porca mal apertada e pivôs com a porca excessivamente apertada, além do que, na hora de remover a porca auto travante, o eixo do pivô costuma girar junto com a porca. É um pé no saco!
    Sei que você não estava defendendo uma tecnologia ou outra, mas acabei divagando...
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por LipCamaro Sáb 4 Jun - 18:58:04

    Sem dúvida a cupilha dá mais segurança!!

    Conteúdo patrocinado


    buchas  Empty Re: buchas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 17:16:13