Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala do Pai - Comodoro Las Vegas 1979 4cilindros 3 marchas
Hoje à(s) 10:47:32 por Rodrigo N

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 10:42:58 por LucasPiologo

» Diplomata 89 6 cilindros Gasolina
Hoje à(s) 10:41:46 por Rodrigo N

» Alguém Conhece " Casa da Opala em Limeira - SP"
Hoje à(s) 9:49:00 por Pedrão B.

» Encarando o 88
Hoje à(s) 9:44:59 por FF Rodrigues

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Hoje à(s) 9:33:27 por FF Rodrigues

» Cabeçote caseiro
Hoje à(s) 9:32:28 por Felipe/S

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 9:14:50 por pacato

» Bob Sharp, já ouviram falar?
Hoje à(s) 9:12:20 por joaoc

Quem está conectado

48 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 47 Visitantes :: 2 Motores de busca

Paulo Opala 4cc

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

Dúvida é limpeza do 34-SEIE

Compartilhe

JhoniB
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 26
Modelo do carro : Diplomata 88 Alcool
Cilindros : 6

Dúvida é limpeza do 34-SEIE

Mensagem por JhoniB em Seg 6 Jun - 11:30:03

Bom dia opaleiros...

Abri o capô do opala hoje de manhã e vi um pequena poça branca em cima do coletor, fiz uma viagem para a praia é até lá tudo bem, estava cheia de buracos e me obriguei a ir à 20 km/h, então depois de um curto trajeto assim começou a falhar e perder rotação, pisei na embreagem e acelerei e voltou ao normal, mas voltando para casa na br precisei parar e logo quando parei de acelerar então ele morreu, desde então percebi que em rotação baixa até uns 1500 rpm ele falha, preciso arrancar de primeira com mais de 2000 rpm se não é certeza que morre, antes não acontecia isso, acredito que a poça tenha algo a ver com isso...

Gostaria de saber se realmente tem algo a ver com algum problema ou simplismente acontece as vezes. Gostaria também de saber tem algum tutorial para limpeza do 34-SEIE álcool, pois como podem ver sou leigo Crying or Very sad ainda... então precisaria de um tutorial bem completo pois seria minha primeira limpeza, apesar de técnico em mecânica nunca mechi em carros, ou melhor carburadores

Última edição por JhoniB em Seg 6 Jun - 11:33:47, editado 1 vez(es)

JhoniB
Opaleiro
Opaleiro

Re: Dúvida é limpeza do 34-SEIE

Mensagem por JhoniB em Seg 6 Jun - 11:31:48

Esqueci da foto se ajudar a esclarecer...

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7862
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Seg 6 Jun - 11:43:46

Esse poça aí é álcool que escorre da válvula de máxima...o meu tb vaza um pouco...mas não é nada grave..isso não influencia em falhação..o que vc realmente tem que fazer é tirar o carburador fora, limpar e revisá-lo inteiro. Já fiz esse serviço...mexer no H34 é facílimo...não tem segredo..solta o cabo do afogador, o do acelerador, filtro de ar...aí vai soltando os parafusos...da tampo do carburador..depois da base....tira ele fora, pega a tabela de medidas originais que vc encontra fácil na net...confere todas as medidas..no H34 vc encontra numeração em tudo...gicles, ventures, difusores...vc consegue conferir tudo....o que estiver errado vc acerta...encontra fácil as peças em casas de carburação...tem que ver tb se não está muito corroído o carburador ou se tem furo por causa da corrosão...se não tiver blz....pega um tacho e vai limpando o carburador com gasolina..pega um pincel....fica limpinho demais...depois põe de volta e regula...aí já é outra etapa...se precisar me chama que explico como faz OKK

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Seg 6 Jun - 11:45:31

Sobre a falhação..pode ser que não seja carburador...mas ai já é outra etapa..comece pelo carburador mesmo.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

JhoniB
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por JhoniB em Seg 6 Jun - 11:48:36

Rubão6cc escreveu:Sobre a falhação..pode ser que não seja carburador...mas ai já é outra etapa..comece pelo carburador mesmo.

Show, vou dar uma procurada, mas o medo de fazer cagada e grande kkk

Hora que der tempo vou fazer, muito obrigado OKK

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4992
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Seg 6 Jun - 12:25:08

Aí vai duas juntas entre a peça de plástico:

Quando envelhecem afinam e vazam.

Retire o carburador depois de um tempo ligado, se estiver combustível empoçado embaixo dele (na mesinha do coletor), é a junta da base que não está boa também.

São 04 parafusos have 13 mm, cuidado com a mola do acelerador.

OKK

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Seg 6 Jun - 12:26:52

JhoniB escreveu:
Rubão6cc escreveu:Sobre a falhação..pode ser que não seja carburador...mas ai já é outra etapa..comece pelo carburador mesmo.

Show, vou dar uma procurada, mas o medo de fazer cagada e grande kkk

Hora que der tempo vou fazer, muito obrigado OKK

Relaxa..não tem erro...só toma cuidado na hora de colocar de volta...aperta por igual os 4 parafusos da base e tb da tampa. Senão pode empenar. Esqueci de mencionar..já troca os reparos todos...tudo muito fácil de fazer e barato.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2104
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 6 Jun - 17:32:48

a valvula de maxima tem a ver sim com a falhacao

se o diafragma dela estiver ruim ele permite passagem de alcool direto pro segundo estagio debaixo da borboleta sem estar em alta rotacao....

quando as duas borboletas se abrem e o motor esta em alta rotacao a valvula de maxima se abre atravez do vacuo do coletor e permite passar alcool direto pra compensar....

é o mesmo esquema do 3E q tem aquele cano em cima de um dos estagios (nao me lembro qual)

passando alcool em baixa ele da excesso extremo e o carro nem para ligado em marcha lenta....

compre um kit de juntas q tenha essa valvula de maxima (nem todos tem)

nao precisa tirar o carburador.....porem seria legal tirar pra limpar ele inteiro....

monte o kit de juntas e ponha ele la de novo.

francisco6>8
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 42
Modelo do carro : Diplomata 83 Coupé
Cilindros : 4

Mensagem por francisco6>8 em Seg 6 Jun - 20:21:54

Preciso limpar o meu também, mas me falta tempo! E na verdade tenho medo de tirar e depois dar merda, hahaha. Carro antigo é foda.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 6 Jun - 20:35:21

perigo de tirar e recolocar sao os prisioneiros da base.....eles sao rosqueados no coletor q é de aluminio....alem disso bem no pe deles passa agua quente do aquecimento....ou seja tudo ajuda pra ele espanar e sair enferrujar e etc.

basta NAO fazer como eu....NAO tire sangue dos parafusos nem das porcas....infelizmente tenho esse costume!!!!

se for tirar pra limpar guarde bem onde saiu cada peça e preste bastante atencao de como estava montada a boia (aquele "X" é chato de por....encaixa de dois jeitos quase imperceptivel...porem um dos jeitos ele nao veda a agulha e sua cuba derrama) fotos com celular auxiliam.

cuidado pra nao mexer nos parafusos da regulagem se nao souber regular depois....isso tbem é um macete legal...

pra limpar tire ele fora.....tire a tampa e lave com algo do seu gosto...(eu uso thinner...alguns usam vinagre...car 80....e etc)

depois coloque a boia e troque a junta da tampa e se necessario (como o problema do amigo q criou o topico) a valvula de maxima....coloque a tampa e ponha no carro...ja era!!!!

troque tbem a junta da base.....

nao use 2, 3, 4 ou 10 juntas na base como muita gente faz com medo de dar entrada de ar ou isolar o carburador da caloria do coletor.....muitas juntas empenam a base (ainda mais o h34 q é o mais foda pra isso) e pra fazer o isolamento termico entre coletor e carburador existe o baquelite.

francisco6>8
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por francisco6>8 em Seg 6 Jun - 20:55:57

Marcos Adriano escreveu:perigo de tirar e recolocar sao os prisioneiros da base.....eles sao rosqueados no coletor q é de aluminio....alem disso bem no pe deles passa agua quente do aquecimento....ou seja tudo ajuda pra ele espanar e sair enferrujar e etc.

basta NAO fazer como eu....NAO tire sangue dos parafusos nem das porcas....infelizmente tenho esse costume!!!!

se for tirar pra limpar guarde bem onde saiu cada peça e preste bastante atencao de como estava montada a boia (aquele "X" é chato de por....encaixa de dois jeitos quase imperceptivel...porem um dos jeitos ele nao veda a agulha e sua cuba derrama) fotos com celular auxiliam.

cuidado pra nao mexer nos parafusos da regulagem se nao souber regular depois....isso tbem é um macete legal...

pra limpar tire ele fora.....tire a tampa e lave com algo do seu gosto...(eu uso thinner...alguns usam vinagre...car 80....e etc)

depois coloque a boia e troque a junta da tampa e se necessario (como o problema do amigo q criou o topico) a valvula de maxima....coloque a tampa e ponha no carro...ja era!!!!

troque tbem a junta da base.....

nao use 2, 3, 4 ou 10 juntas na base como muita gente faz com medo de dar entrada de ar ou isolar o carburador da caloria do coletor.....muitas juntas empenam a base (ainda mais o h34 q é o mais foda pra isso) e pra fazer o isolamento termico entre coletor e carburador existe o baquelite.

Marcos, perdão pela ignorância, mas nunca reparei se meu coletor é aquecido (e não tenho acesso ao carro neste momento). Era de série nos carros a álcool a partir de alguma ano de fabricação/modelo?

Sobre a limpeza, apenas desmontando a parte de cima do carburador e escovando o que eu ver pela frente já é suficiente para uma boa limpeza? Pelo que sei a regulagem é feita por alguns parafusos e/ou giclês, certo? Não mexendo neles e apenas dando um banho de gasolina já ajuda?

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 6 Jun - 21:16:48

olha....

todos os motores a alcool ja sairam com o coletor aquecido....

isso é feito pelas mangueiras q saem de alguns pontos especificos do sistema de arrefecimento ....normalmente sai da camara da valvula termostatica e retorna na mangueira da entrada de agua da bomba d´agua....

sem isso ligado e funcionando bem...o carro a alcool q ja é uma merda fica pior ainda.

duro de vc limpar ele no lugar é cair o produto q vc vai usar dentro do coletor de admissao....ou tbem alguma sujeira q eventualmente tiver por ali.....eu acho q a gasolina nao é muito boa pra limpar o bura nao.....ela é mais eficiente e eficaz em oleo diesel graxa oleo de motor e etc.

na verdade os gicles fazerm a "calibragem" do carburador....a regulagem é feita pelo parafuso do ar e da marcha lenta....nao mexendo neles ja ta blz....quando aos outros gicles pode tirar de boa....só tomar cuidado pra nao torcar eles de lugar depois na hora de montar.

francisco6>8
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por francisco6>8 em Seg 6 Jun - 21:29:46

Marcos Adriano escreveu:olha....

todos os motores a alcool ja sairam com o coletor aquecido....

isso é feito pelas mangueiras q saem de alguns pontos especificos do sistema de arrefecimento ....normalmente sai da camara da valvula termostatica e retorna na mangueira da entrada de agua da bomba d´agua....

sem isso ligado e funcionando bem...o carro a alcool q ja é uma merda fica pior ainda.

duro de vc limpar ele no lugar é cair o produto q vc vai usar dentro do coletor de admissao....ou tbem alguma sujeira q eventualmente tiver por ali.....eu acho q a gasolina nao é muito boa pra limpar o bura nao.....ela é mais eficiente e eficaz em oleo diesel graxa oleo de motor e etc.

na verdade os gicles fazerm a "calibragem" do carburador....a regulagem é feita pelo parafuso do ar e da marcha lenta....nao mexendo neles ja ta blz....quando aos outros gicles pode tirar de boa....só tomar cuidado pra nao torcar eles de lugar depois na hora de montar.

Sem querer abusar, mas aproveitando a oportunidade... Se o coletor utiliza o calor da água para melhorar a partida, esse sistema só funciona depois que o carro já está na temperatura ideal de trabalho, certo? Até então, com o motor parado por uma madrugada, por exemplo, na primeira partida do dia o sistema não funciona... Ou estou errado?

Em relação a limpeza, me expressei mal! Estou ciente de que a limpeza do carburador deve ser feita com ele fora do carro. Se não vai tudo pro coletor mesmo! Mas beleza, vou desmontar e dar uma geral. E na pior das hipóteses abro um tópico salva-vidas aqui no fórum hahahaha

Muito obrigado!!

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 6 Jun - 21:35:15

isso mesmo o coletor aquece com a agua do radiador q passa "dentro" dele

isso nao ajuda nada na partida.....apenas no funcionamento do carro apos alguns minutos do motor ligado....conforme a agua for esquentando ela ja vai aquecendo o coletor.....pros carros a alcool isso é uma maravilha.

a valvula termostatica é fundamental nesse processo.

francisco6>8
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por francisco6>8 em Seg 6 Jun - 21:38:06

Ah, entendi!
Mais uma coisa para ficar atento scratch

Novamente, muito obrigado, Marcos!

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 6 Jun - 21:39:10

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Seg 6 Jun - 21:41:17

Marcos Adriano escreveu:a valvula de maxima tem a ver sim com a falhacao

se o diafragma dela estiver ruim ele permite passagem de alcool direto pro segundo estagio debaixo da borboleta sem estar em alta rotacao....

quando as duas borboletas se abrem e o motor esta em alta rotacao a valvula de maxima se abre atravez do vacuo do coletor e permite passar alcool direto pra compensar....

é o mesmo esquema do 3E q tem aquele cano em cima de um dos estagios (nao me lembro qual)

passando alcool em baixa ele da excesso extremo e o carro nem para ligado em marcha lenta....

compre um kit de juntas q tenha essa valvula de maxima (nem todos tem)

nao precisa tirar o carburador.....porem seria legal tirar pra limpar ele inteiro....

monte o kit de juntas e ponha ele la de novo.

Mas ai é se tiver bem ruim mesmo né...o fato de vazar um pouco de álcool por causa de junta estragada não impacta na falhação.....bom o meu tb está assim (gotejando um pouco de álcool) e não falha.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 6 Jun - 22:26:07

o seu pode ser só a junta.....o dele pode ser o diafragma!

dai pode vazar pra dentro (falha)

pra fora (pinga)

ou pra dentro e pra fora (falha e pinga)

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:20:58

Data/hora atual: Dom 4 Dez - 11:20:58