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CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

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fauzi
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CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por fauzi em Sex 10 Jun - 9:21:00

O carro é um diplomata SE automático, 6 cc, 89/90, original a alcool.
Comecei a pensar em converter pra gasolina, pelos seguintes motivos:

- demora muito pra esquentar, cerca de 4 minutos com o afogador puxado (tá enchendo a paciência e gastando um alcool veiáco);
- vazamento constante no reservatório de gasolina (borrachinha não aguenta muito tempo) e ai fica o cheiro de gasolina que incomoda.
- como é carro só pra voltinha fim de semana, tá judiando da bateria
- pelo mesmo motivo, o custo da gasolina não atrapalha tanto
- o carro tá fazendo 6 km/litro na estrada andando na casquinha

- Ai, tenho muitas dúvidas antes de decidir:

1) tenho mesmo que trocar o carburador?
   em caso positivo qual o carburador ideal e tem que ser novo ou pode ser recondicionado?

2) além do carburador, o que devo trocar?
   - válvula termostática, cebolinha, etc, etc ...

3) e essa história do cabeçote, precisa mexer?

4) se resolver mudar, posso deixar o conjunto reservatório mangueiras de gasolina no carro ou devo retirar tudo?

Sou leigo em mecânica e tudo vai ser feito por mecânicos experientes nesses tipos de carro.

Agradeço novamente a ajuda de todos.

Fauzi

marcusvb
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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por marcusvb em Sex 10 Jun - 10:01:29

fauzi escreveu:O carro é um diplomata SE automático, 6 cc, 89/90, original a alcool.
Comecei a pensar em converter pra gasolina, pelos seguintes motivos:

- demora muito pra esquentar, cerca de 4 minutos com o afogador puxado (tá enchendo a paciência e gastando um alcool veiáco);
- vazamento constante no reservatório de gasolina (borrachinha não aguenta muito tempo) e ai fica o cheiro de gasolina que incomoda.
- como é carro só pra voltinha fim de semana, tá judiando da bateria
- pelo mesmo motivo, o custo da gasolina não atrapalha tanto
- o carro tá fazendo 6 km/litro na estrada andando na casquinha

- Ai, tenho muitas dúvidas antes de decidir:

1) tenho mesmo que trocar o carburador?
   em caso positivo qual o carburador ideal e tem que ser novo ou pode ser recondicionado?

2) além do carburador, o que devo trocar?
   - válvula termostática, cebolinha, etc, etc ...

3) e essa história do cabeçote, precisa mexer?

4) se resolver mudar, posso deixar o conjunto reservatório mangueiras de gasolina no carro ou devo retirar tudo?

i

1) Primeiro diga para nós qual você tem, os carburadores a alcool possuem revestimento para não corroer (o chamado niquelado).

2) da pra tocar com a termo estática sim e demais, porém sim há uma sutil diferença

3) A taxa do alcool é maior, porem antes de tudo vá numa oficina e meça quanto você está de taxa com aquele manômetro que vai nas velas, na casa de 120 lb/inch você pode fazer numa boa, vai ser um motor a gasolina "taxadinho" até umas 130 libras, muito acima disso bate pino.

4) Pode deixar, mais vai ser de enfeite o meu 6 a gasolina pega sempre de primeira sem dar trabalho, isso que essa madrugada fez 5°C !!! duas bombadas no pé e liga de boa

4)

A Richetti
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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por A Richetti em Sex 10 Jun - 10:09:13

Bom dia. Não sou muito conhecedor do assunto a ponto de ajudar, mas o carro que eu comprei passou por esta conversão no passado. Quando levei para dar uma geral no motor, o mecânico me falou que o motor em si, embora rodando na gasolina, tem toda a configuração do à álcool. O carburador foi mantido, o H34, que o mecânico trocou os giclês. Quanto ao reservatório, eu tirei o meu, mas vc pode deixar lá desabilitado, vai que vc queira voltar pro álcool novamente. Dito isto, imagino que não seja tão complicado.

Pedro Opala90
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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Pedro Opala90 em Sex 10 Jun - 10:18:49

Acerte giclagem da carburação, troque válvula termostática(do bloco e radiador), velas, regule ponto de ignição.
O ideal seria colocar o distribuidor do gasolina, mas se não vai andar muito deixe um pouco mais atrasado.
A taxa original do álcool é 10:1, anda de boa na gasolixo que temos.

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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por gilmareu em Sex 10 Jun - 10:38:16

Tem que ver a taxa de compressão, a cabeça do pistão do alcool é diferente e pode dar excesso de compressão na gasolina.
A cabeça do pistão do gasolina é reta, ou seja, cabeça chata e do alcool tem um calombo.

Tem que desligar o aquecimento do coletor, uma mangueira que sai de um T, próximo ao radiador e vai até o coletor de admissão para aquecer o alcool que vai para o motor.

Mudar toda a giclagem do carburador, 1o e 2o estágio, entradas de ar, etc, pegar a tabela na internet, se for 3E eu tenho, me chama MP

Mudar cebolão do radiador e válvula termostática, o cebolão do alcool liga a ventuinha com 92 senão me engano e a termostática tem que ser uma um pouco mais quente, eu uso 85 graus.

Isolar ou retirar o reservatório de partida a frio

Depois de acertado o carburador com a giclagem correta, acertar o ponto do distribuidor.

Falando parece complicado mas não é, acho que só é chato de acertar o carro.

O meu é a alcool e pegou hoje de manhã na boa, e olha que o meu é gasolina convertido para o alcool.
-x-x-x-x-

Coisas que sugiro a você antes de converter:

colocar um pouco de gasolina no tanque só na época do frio, tipo de 5 a 10%, num tanque de 80 litros, manda 10 litros de gasolina (10 litros tem 3 de alcool, são 7 litros de gasolina pura).

Verifica se a solenóide que tem no partida a frio tá funcionando, no meu caso, não funcionava e não deixava ir gasolina para o bura, mesmo injetando na mão pq tenho um botãozinho embaixo do painel, ai ele pegava só no alcool e era sofrência.

Verifica o Ponto se tá certo, entre 14 e 18 graus na régua da polia.

Verifica a tabela de giclagem do carburador e senão tá entupido, no alcool ele cria uma gosma, estilo água de coco e entope. Se tiver pouca sujeira, você usando gasolina misturada como eu falei acima, ele ajuda a limpar sozinho.




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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Rubão6cc em Sex 10 Jun - 10:54:15

Seu carburador deve ser o H34...ele não saiu original à gasolina no 6 cc...por isso não existem medidas oficiais dele pra gasolina no 6 cc...muda muita coisa..gicles principais, gicles de ar, canetas...é complicado passar ele pra gasolina e que fique 100%...vc terá dificuldade em achar mecânico pra fazer isso...nessa caso eu sugiro a vc trocar o carburador pelo 3E que existe original á gasolina..vc tb terá que trocar o cebolão do radiador e válvula termostática...com relação ao cabeçote o motor ficará bem taxado....mas como já disseram a nossa gasolina tem álcool misturado então provavelmente vc não terá problemas com isso..se for mudar mesmo deixa tudo no lugar pois se um dia quiser voltar pro álcool está fácil...
Ah..tem que mudar o ponto do carro tb..atrasar ele..


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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 10 Jun - 21:59:39

eu troco os gicles e faço o acerto do bura

desligo o aquecimento da base

atraso o ponto

e ponho gasolina no tanque

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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Rubão6cc em Sex 10 Jun - 22:13:49

Marcos Adriano escreveu:eu troco os gicles e faço o acerto do bura

desligo o aquecimento da base

atraso o ponto

e ponho gasolina no tanque

Ah homi..vc sempre reclama que o segundo estágio fica amarrado..


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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 10 Jun - 22:18:02

eu decobri o problema homi pouco antes de por a weber

era a caneta aberta na parte de baixo....tava ruim ate no alcool....

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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Rubão6cc em Sex 10 Jun - 22:47:16

Marcos Adriano escreveu:eu decobri o problema homi pouco antes de por a weber

era a caneta aberta na parte de baixo....tava ruim ate no alcool....

Mas mesmo assim...vc não consegue um resultado excelente sem as canetas apropriadas..


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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por fauzi em Sex 10 Jun - 23:00:00

Tô aprendendo ... hoje conversei com 3 mecânicos ... todos das antiga ... não se mostraram entusiasmados ... um foi categórico: "se os engenheiros projetaram para álcool, não adianta querer mudar, nunca vai ficar bom, etc, etc" .... pegou dois pistões de cada tipo ... um liso e um com o calombo pra eu ver ...
Um outro mecânico ficou traumatizado com as conversões de gasolina pra álcool nas pelos anos 80 ...
E o terceiro acha que se trocar os pistões, o carburador, a válvula termostática, cebolinha, etc ... pode funcionar direito, embora ele nunca tenha feito.

Semana que vem vou conversar com mais dois mecânicos ...

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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Andrew Xavier em Sab 11 Jun - 19:33:21

Bom o meu faz uns 5 meses que converti.meu diplomata é um 6 cil a alcool com pistoes cabeçudos e carbura 446,só mudei a giclagem e ponto,esta com valvula termostatica,cebolao e velas originais do alcool e mantive o reservatorio no mesmo lugar se algum dia mudar de ideia ja esta la hehe.detalhe uso gasolina v-power ainda na maioria das vezes

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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 12 Jun - 5:21:47

Rubão6cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:eu decobri o problema homi pouco antes de por a weber

era a caneta aberta na parte de baixo....tava ruim ate no alcool....

Mas mesmo assim...vc não consegue um resultado excelente sem as canetas apropriadas..

por isso eu troquei as canetas e acertei a q estava ruim.

Marcos Adriano
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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 12 Jun - 5:25:22

Andrew Xavier escreveu:Bom o meu faz uns 5 meses que converti.meu diplomata é um 6 cil a alcool com pistoes cabeçudos e carbura 446,só mudei a giclagem e ponto,esta com valvula termostatica,cebolao e velas originais do alcool e mantive o reservatorio no mesmo lugar se algum dia mudar de ideia ja esta la hehe.detalhe uso gasolina v-power ainda na maioria das vezes


é bem o q eu faço amigo....

alias é interessante instalar um desborbulhador pra funcionar como "retorno" ou um proprio retorno dito.

quando passei meu h34 pra gasolina com o motor quente e desligado dava ecxesso e a proxima partida ficava girando sem pegar.

Andrew Xavier
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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Andrew Xavier em Dom 12 Jun - 9:12:33

Outro detalhe que esqueci de citar,desliguei as mangueiras de aquecimento da admissao e só falta trocar o injetor do alcool pra gasolna,tem que pisar de maciota na hr de dar a partida hehe.

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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por adpachec em Dom 12 Jun - 10:45:28

Já deixei 100% gasolina e não gostei, voltei ao álcool.
No frio adiciono um pouco de gasolina no tanque junto ao álcool.

Se converter a gasolina troque a válvula do carburador, a de gasolina é de menor vazão.

No motor a álcool a panela do filtro é voltada para trás para ajudar a aquecer os gases.



Atrase o ponto, talvez velas mais frias que a de grau 6 do álcool para não bater pino.
Alterar a giclagem no carburador, no meu caso o melhor casamento foi a giclagem do Chevette, 132 e 112 se me lembro, e 85 e 65 no giclê de lenta.

Marcos Adriano
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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 12 Jun - 17:38:47

nossa 132? no 4 ou no 6??

na minha 6cil eu usei 135 e 160 no h34 para gasolina.

sobre a valvula do alcool é 222 gasolina é 151.

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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

Mensagem por adpachec em Dom 12 Jun - 18:19:18

Marcos Adriano escreveu:nossa 132? no 4 ou no 6??

na minha 6cil eu usei 135 e 160 no h34 para gasolina.

sobre a valvula do alcool é 222 gasolina é 151.

Um 4 cc a álcool.

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Re: CONVERSÃO ALCOOL PARA GASOLINA - 6 CC - MUITAS DÚVIDAS

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