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Teste da ponte retificadora

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Teste da ponte retificadora

Mensagem por opala4cc em Sab 2 Jul - 0:42:20

Este passo-a-passo é voltado àqueles que optaram por trocar o alternador ARNO original do opala pelo alternador de 120A do vectra, corsa, etc...
O objetivo é mostrar como devem ser testados os diodos presentes na placa retificadora deste alternador.


Resolvi fazer esta postagem porque já vi auto-elétricos dizendo que não é possível testar este tipo de placa. Bem, pelo menos os diodos presentes nela podem ser testados, sim.
Aqui serão mostrados dois modelos de conjunto retificador. Primeiro que será testado é o modelo mais antigo e subsequentemente o modelo mais novo.
1) O primeiro modelo de conjunto retificador mostrado é da marca GAUSS. Essa marca eu comprei como último recurso, pois o preço do conjunto retificador da marca bosch estava tão caro que as poucas lojas daqui que podiam me vender, só o fariam "sob encomenda".
Só achei da Gauss para pronta entrega. "Se só tem tu, vai tu mesmo...".
Comprada em setembro de 2015, estragou em junho de 2016, quando queimou um dos diodos retificadores. Durou menos de um ano. Sem comentários... não quero o pessoal da Gauss enchendo meu saco por denegrir a imagem do produto deles. Deixo essa tarefa para os auto-elétricos.


Foto 1: Vista do conjunto retificador no lado do parafuso B+.


Foto 2: Vista do lado oposto do mesmo conjunto retificador.

Conforme a foto 3, o conjunto em questão tem código Gauss GA1740. Seu equivalente IKRO é IK3740. Ele tem 6 diodos retificadores: 3 positivos e 3 negativos, e mais três diodos de excitação.


Foto 3: O conjunto em questão, código Gauss "GA1740".

Obviamente, a primeira coisa a se fazer seria desconectar um dos bornes da bateria. A segunda, seria retirar o alternador e desmontá-lo. A parte mais difícil costuma ser dessoldar o conjunto retificador para separá-lo do alternador. Separada o conjunto retificador, o multímetro deve ser colocado na função teste de diodos.
Observe que o conjunto retificador da Gauss tem as faces internas das placas positiva e negativa sem pintura. Esse fator - que é um dos indicativos da sua qualidade inferior em relação ao bosch - ironicamente facilitará os testes dos diodos.
Coloque o conjunto retificador com o parafuso B+ voltado para cima. Prenda a ponta de prova negativa do multímetro na placa negativa (a placa de baixo na foto 4) e a ponta de prova positiva primeiro no ponto A, depois no ponto B e por fim no C da foto 4. O multímetro deve acusar não-condutividade.


Foto 4: Testando os diodos da placa negativa.

Então, inverta a posição das pontas de prova: coloque a ponta vermelha na placa inferior (pegando sempre na parte não pintada) e a ponta preta nos pontos A, B e por último no C, na foto 5. O multímetro deve indicar condutividade (entre 0,4 a 0,8). Se indicar condutividade nas duas situações ou indicar resistência infinita nas duas situações, o diodo em questão está estragado. Descarte todo o conjunto retificador, mas antes anote seu código para a compra de um substituto novo.


Foto 5: testando os diodos da placa negativa.

Se o conjunto retificador passou nos testes até agora, vamos testar os outros três diodos, agora da placa positiva.
Vire o conjunto retificador de modo que a placa que estava embaixo agora fique em cima. Coloque a ponta de prova negativa na placa mostrada na foto 6 e a ponta de prova positiva nos pontos D, E e depois F indicados na mesma foto 6. O multímetro deve indicar condutividade, ficando com o valor entre 0,4 e 0,8. Note que a ponta de prova negativa precisa tocar em parte não-pintada da placa.


Foto 6: testando os diodos da placa positiva.

Agora inverta a posição das pontas de prova, colocando a positiva na placa e a negativa nos pontos D, E e por último F. O multímetro não deve acusar condutividade. Mais uma vez: se houver inconformidade com o que foi descrito, há diodos queimados. Descarte o conjunto retificador.
Se todos os testes até agora foram bem sucedidos, vamos testar os diodos de excitação.
A foto 8 mostra dois dos diodos de excitação. Eles são um pouco escondidos, ficando entre as duas placas. A foto 9 mostra o terceiro diodo de excitação.


Foto 8: dois dos três diodos de excitação.


Foto 9: o terceiro e último diodo de excitação.

Com o multímetro sempre no modo teste de diodos, coloque a ponta de prova positiva em G e a ponta de prova negativa em I e depois em H, conforme é indicado na foto 10. O multímetro deve acusar não-condutividade. Coloque a ponta de prova negativa em G e a positiva I e depois em H da foto 10. O multímetro agora deve indicar condutividade e deve ficar entre 0,4 e 0,8.
Por fim, testando o último diodo de excitação, coloque a ponta de prova positiva em J e a negativa em K, indicado na foto 10. O multímetro deve indicar não-condutividade. Inverta as posições das pontas de prova. O multímetro de indicar condutividade entre 0,4 e 0,8. Se houver alguma não conformidade em relação ao descrito, o diodo de excitação está danificado. Troque o conjunto retificador.


Foto 10: testando os diodos de excitação.

É irônico, mas o conjunto retificador originald a bosch, por ter uma construção melhor, tem toda sua superfície revestida com uma tinta espessa que parece epóxi. Isso impossibilita o teste com o multímetro sem que se faça uma raspagem em pontos específicos para expor o metal. O conjunto retificador da foto 11 é o mesmo modelo do Gauss anterior, porém original bosch e foi descartado por estar com diodo queimado. Mas este durou uns 11 anos. Coloquei-o em removedor para decapar a tinta e facilitar os testes, já sabedor de que estava defeituoso. Por isso ele tem grandes áreas com a superfície metálica exposta, mas vem de fábrica todo pintado de preto.


Foto 11: O conjunto retificador da bosch.

Caso o seu conunto retificador seja um desses, bosch original, é necessário previamente raspar a tinta nos pontos circulados da foto 11 bem como em alguma região da placa positiva e da negativa, para que as pontas de prova do  multímetro tenham contato elétrico apropriado.
O procedimento para teste dos diodos nesse conjunto retificador é rigorosamente o mesmo.


2) O segundo modelo de conjunto retificador é mostrado na foto 12. Bem mais fácil de ser testado, inclusive se original da bosch, ele também possui 6 diodos retificadores. Os diodos de excitação não estão presentes nesse conjunto retificador.


Foto 12: O segundo modelo de conjunto retificador.

Os testes deste conjunto são análogos ao modelo de conjunto retificador mostrado no caso 1. Coloque a ponta de prova negativa na placa negativa e a ponta positiva nos pontos circulados na foto 13, um por vez. O multímetro deve acusar não-condutividade. Faça de novo o teste, com as pontas de prova invertidas, conforme a foto 14, e o multímetro deve acusar entre 0,4 e 0,8.


Foto 13: testando os diodos da placa negativa.


Foto 14: testando os diodos da placa negativa.

Agora, vamos testar os diodos da placa positiva. Coloque a ponta positiva do multímetro em algum ponto metálico da placa positiva e a ponta de prova negativa nos pontos circulados em vermelho na foto 15, um por vez. O multímetro não deve acusar condutividade.


Foto 15: testando os diodos da placa positiva.

Agora coloque a ponta de prova negativa na placa positiva e a ponta de prova nos pontos circulados em vermelho na foto 16, um de cada vez. O multímetro deve acusar condutividade, com valores entre 0,4 e 0,8.


Foto 16: teatando os diodos da placa positiva.

Se os testes neese conjunto retificador ocorreram como descrito, ele está bom. Se algum dos diodos apresentou inconformidade com os testes, descarte o conunto retificador e compre um novo.


Última edição por opala4cc em Sab 2 Jul - 0:59:15, editado 1 vez(es)

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Re: Teste da ponte retificadora

Mensagem por LipCamaro em Sab 2 Jul - 0:58:19

Valeu a dica, já salvei a aula... Nunca se sabe...

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Re: Teste da ponte retificadora

Mensagem por tcheco 8687 em Sab 2 Jul - 9:44:14

Boa postagem.
Valeu;

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Re: Teste da ponte retificadora

Mensagem por opala4cc em Sab 2 Jul - 12:10:51

OKK

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Re: Teste da ponte retificadora

Mensagem por Rubão6cc em Sab 2 Jul - 23:41:12

Excelente!!


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Re: Teste da ponte retificadora

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