Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Carro/Direção trepidando muito
Hoje à(s) 12:51:16 por marcoskle

» Sair do 228 para o 3E
Hoje à(s) 12:36:04 por marcoskle

» Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege
Hoje à(s) 12:19:56 por Alexandre Concatto

» RONCO DO 6 CILINDROS
Hoje à(s) 12:02:31 por DanielSS76

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 11:41:55 por opala4cc

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 11:36:14 por Allilobo

» Procuro Pivo/Eixo do limpador do opala diplomata 91/92
Hoje à(s) 10:25:58 por gimenez

» Ajuda com senha perdida
Hoje à(s) 9:31:41 por Laercio Tomaz Jr

» Problemas com o comando de valvula
Hoje à(s) 9:26:38 por paulo_bomber

Quem está conectado

72 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 67 Visitantes :: 2 Motores de busca

antiqueira79, dalalbarafa, ELTON LUIZ, Guilherme Leão, joaoc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7870)
 
100 (7771)
 

RADIADOR DE ÓLEO!!!

Compartilhe

Laercio Tomaz Jr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1352
Idade : 36
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011

RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Sab 2 Jul - 13:08:42

A algum tempo tenho pesquisado sobre radiadores, e vejo q vários carros com alta performance, tem radiador de óleo e vi também que da pra colocar no opala, agora, compensa qual é a sua real função.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2148
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por opala4cc em Sab 2 Jul - 15:18:00

Laercio Tomaz Jr escreveu:A algum tempo tenho pesquisado sobre radiadores, e vejo q vários carros com alta performance, tem radiador de óleo  e vi também que da pra colocar no opala, agora, compensa qual é a sua real função.

Saiu de fábrica opalas com radiador de óleo. Ele era destinado a refrigerar o óleo dos câmbios automáticos (mas acredito que os opalas automáticos mais antigos não tinham esse radiador). No carros de performance, a função do radiador de óleo é óbvia: refrigerar o óleo do motor envenenado.

GustavoBraga
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 463
Idade : 22
Localização : Canguçu RS
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
Data de inscrição : 11/12/2013

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por GustavoBraga em Sab 2 Jul - 17:34:04

Na pratica, como é instalado no motor do opala? Tem que usar uma bomba de oleo especial com saida e entrada remotas/externas? Ou tem que furar alguma galeria de oleo pra ligar por la p aproveitar a pressão pra mandar o oleo circular pelo radiador e voltar?

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2148
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por opala4cc em Sab 2 Jul - 20:23:48

GustavoBraga escreveu:Na pratica, como é instalado no motor do opala? Tem que usar uma bomba de oleo especial com saida e entrada remotas/externas? Ou tem que furar alguma galeria de oleo pra ligar por la p aproveitar a pressão pra mandar o oleo circular pelo radiador e voltar?

Aí eu não sei. Eu já vi instalarem em opalas de performance no mesmo lugar aonde ficava o radiador de óleo do câmbio dos automáticos. Também já vi instalado mais pro meio da saia dianteira, logo abaixo do radiador do líquido de arrefecimento. Mas onde fica a entrada e a saída, não sei. Acredito que uma das conexões seja no cárter, perto do pescador, fazendo um furo e abrindo uma rosca ali. A outra, não faço a menor ideia. Mas logo alguém entra no tópico aí e dá uma força!

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3844
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Pedrão B. em Dom 3 Jul - 9:03:36

Nos Opalas mais antigos o radiador de óleo fica embutido dentro do radiador de água.
Para colocar radiador de óleo no Opala, tem um adaptador que vai junto com o filtro de óleo.
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 3 Jul - 12:07:46

opala ja tem um serio problema de lubrificacao

colocar um radiador de oleo seria mais uma barreira galera

originalmente nao existe opala com radiador de oleo lubrificante do motor...apenas do oleo do cambio automatico...

entao nao ha necessidade disso num motor original e nem em um com alguma preparacao taaaaaao forte......


eu acredito muuuuito q nao compensa!!!!

Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1135
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Murilo R em Dom 3 Jul - 12:33:44

vou acompaanhar esse topico

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 3 Jul - 13:28:00


FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1052
Idade : 34
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por FR1974 em Seg 4 Jul - 6:58:07


Boa Marquinho... quando comecei a ler esse tópico já lembrei desse que vc colou aí... esse aí encerra as dúvidas.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 4 Jul - 16:53:12

FR1974 escreveu:

Boa Marquinho... quando comecei a ler esse tópico já lembrei desse que vc colou aí... esse aí encerra as dúvidas.

minhas palavras sairam de uma resposta do bandit


achei legal mencionar esse topico por causa do debate de gigantes q teve....e esclareceu muita coisa.....


só nao reparem na briga q deu Shocked Shocked Shocked Shocked

Laercio Tomaz Jr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1352
Idade : 36
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Seg 4 Jul - 21:02:11

Marcos Adriano escreveu:
FR1974 escreveu:

Boa Marquinho... quando comecei a ler esse tópico já lembrei desse que vc colou aí... esse aí encerra as dúvidas.

minhas palavras sairam de uma resposta do bandit


achei legal mencionar esse topico por causa do debate de gigantes q teve....e esclareceu muita coisa.....


só nao reparem na briga q deu Shocked Shocked Shocked Shocked

Cara fora o pau que rolou o tópico e show de bola mesmo, em relação ao MILITEC coloquei no diferencial e na caixa de cambio ficou muito macio e impressionante, desculpem a ignorância mas sera que poderia utiliza lo na caixa de direção hidráulica?

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2148
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por opala4cc em Seg 4 Jul - 23:33:05

Laercio Tomaz Jr escreveu:
Marcos Adriano escreveu:

minhas palavras sairam de uma resposta do bandit


achei legal mencionar esse topico por causa do debate de gigantes q teve....e esclareceu muita coisa.....


só nao reparem na briga q deu Shocked Shocked Shocked Shocked

Cara fora o pau que rolou o tópico e show de bola mesmo, em relação ao MILITEC coloquei no diferencial e na caixa de cambio ficou muito macio e impressionante, desculpem a ignorância mas sera que poderia utiliza lo na caixa de direção hidráulica?

Pode e deve.

cazecrazy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 382
Idade : 33
Localização : lençóis paulista
Modelo do carro : 78 coupe
[|O|------ss------|O|]
4.40+525-b+ms+ig.crower= 328hp
Cilindros : 6cil

Data de inscrição : 17/05/2013

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por cazecrazy em Ter 5 Jul - 2:45:11

se for para usar afim de melhorar lubrificação do motor cai fora disso. só mais um monte de lugar para vazar oleo, o oleo mais frio até que é bom fica um pouco mais viscoso q quente e ajuda a fazer a camada de proteção na peças. mas um oleo bom dispensa isso.

Gustavo Godoy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 102
Localização : votorantim-sp
Data de inscrição : 10/08/2014

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Gustavo Godoy em Ter 5 Jul - 3:12:21

Tive uma má experiencia com Radiador de óleo...foi com uma moto Honda CB400., ela fazia parte da primeira fase da CB que não tinha radiador de óleo, mais como as últimas tinham eu achei que seria uma boa idéia colocar um na minha..achei um radiador genérico, muito bonito, cromado, não tinha marca , porém estava escrito a palavra TURBO na comeia do mesmo ( só aí ja deveria ter visto que ia dar merda..)

Moral da história: um belo dia o radiador entupiu (provavelmente nao 100%, mais o suficiente para prejudicar muito a lubrificação)..e o motor fundiu!

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 5 Jul - 16:28:53

Laercio Tomaz Jr escreveu:
Marcos Adriano escreveu:

minhas palavras sairam de uma resposta do bandit


achei legal mencionar esse topico por causa do debate de gigantes q teve....e esclareceu muita coisa.....


só nao reparem na briga q deu Shocked Shocked Shocked Shocked

Cara fora o pau que rolou o tópico e show de bola mesmo, em relação ao MILITEC coloquei no diferencial e na caixa de cambio ficou muito macio e impressionante, desculpem a ignorância mas sera que poderia utiliza lo na caixa de direção hidráulica?

exatamente hoje um amigo meu disse q gastou uma grana preta no cambio da s10 dele.....ficou zerado

mas alguns dias pois colocou militec e apos isso o cambio comecou raspar nas trocas de marcha meio rapido...tem q levar alavanca meio devagar

segundo ele (e muitos outros comentarios de outras pessoas) o militec diminui atritos e o sincronizado precisa desse atrito pra freiar a engrenagem

ele disse q se arrependeu de ter colocado....e que vai esgotar e trocar o oleo varias vezes pra tentar tirar o militec do cambio....

ele usa no dif e na direcao hidraulica...e tbem..logico...no cambio!

eu coloquei semana passada no meu dif e ia colocar no cambio....vo mais nao!!!!

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Idade : 37
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Paulo Corso em Qui 7 Jul - 8:35:44

O Motor do opala é de um projeto extremamente antigo, então imaginem a tecnologia aplicada aos óleos lubrificantes da época, no manual do 78 recomenda-se óleo SD ou SE, em 92 recomendava-se óleo SE ou SF, os lubrificantes de hoje estão muito mais avançados, isto é, na categoria SM ou mais.

Portanto se seu motor não necessita de uma lubrificação especial por ser altamente preparado, não vejo a menor necessidade de um sistema de refrigeração de óleo.


_________________

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 8 Jul - 17:50:06

Paulo Corso escreveu:O Motor do opala é de um projeto extremamente antigo, então imaginem a tecnologia aplicada aos óleos lubrificantes da época, no manual do 78 recomenda-se óleo SD ou SE, em 92 recomendava-se óleo SE ou SF, os lubrificantes de hoje estão muito mais avançados,  isto é, na categoria SM ou mais.

Portanto se seu motor não necessita de uma lubrificação especial por ser altamente preparado, não vejo a menor necessidade de um sistema de refrigeração de óleo.

levou meu positivo paulo

muito bem lembrando sobre o API dos oleos de hj em dia....

falando nisso ouvi dizer q em 2017 sera proibida a fabricacao de oleos com API SJ

ou seja sairam do mercado o famoso havoline 20w50 e o lubrax 20w50 alem de inumeras outras marcas....

ou eles mudam o API para SL como o promax da bardhal ou pra SM como o mobil original senao saem do mercado

ano passado ou retrasado foram proibidas as fabricacao e as vendas dos oleo com API SE SG SF e afins....agora a casa ta caindo pro lado ate do SJ

q coisa nao Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2148
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por opala4cc em Sex 8 Jul - 18:17:04

Marcos Adriano escreveu:
Paulo Corso escreveu:O Motor do opala é de um projeto extremamente antigo, então imaginem a tecnologia aplicada aos óleos lubrificantes da época, no manual do 78 recomenda-se óleo SD ou SE, em 92 recomendava-se óleo SE ou SF, os lubrificantes de hoje estão muito mais avançados,  isto é, na categoria SM ou mais.

Portanto se seu motor não necessita de uma lubrificação especial por ser altamente preparado, não vejo a menor necessidade de um sistema de refrigeração de óleo.

levou meu positivo paulo

muito bem lembrando sobre o API dos oleos de hj em dia....

falando nisso ouvi dizer q em 2017 sera proibida a fabricacao de oleos com API SJ

ou seja sairam do mercado o famoso havoline 20w50 e o lubrax 20w50 alem de inumeras outras marcas....

ou eles mudam o API para SL como o promax da bardhal ou pra SM como o mobil original senao saem do mercado

ano passado ou retrasado foram proibidas as fabricacao e as vendas dos oleo com API SE SG SF e afins....agora a casa ta caindo pro lado ate do SJ

q coisa nao Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Que estranho. Eu não fazia a menor ideia que uma classificação de óleo caía fora do mercado por causa de proibição. Sempre achei que era por obsolescência ou simples procura do mercado consumidor por óleos de classificações melhores.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 8 Jul - 21:36:48

eu sou frentista de posto e foi isso q aconteceu com os SE SF SG ano passado se nao me engano

tinhamos poucos em estoque...senao iamos ter q descartar junto com o oleo queimado das trocas

FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1052
Idade : 34
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por FR1974 em Sab 9 Jul - 5:52:11

opala4cc escreveu: Sempre achei que era por obsolescência ou simples procura do mercado consumidor por óleos de classificações melhores.

Acho que a grande maioria dos consumidores nem sabe da importância do API.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 9 Jul - 8:42:28

a maioria dos consumidores pedem o oleo mais barato

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 9 Jul - 8:43:37

eu ja vi colocarem oleo gl5 90 no motor!!!!!

Conteúdo patrocinado

Re: RADIADOR DE ÓLEO!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 13:26:43


    Data/hora atual: Qua 7 Dez - 13:26:43