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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Gaxeta do capeta Empty Gaxeta do capeta

    Mensagem por gilmareu Qua 13 Jul - 8:41:54

    Pelo que pude ler nos tópicos sobre gaxeta, tenho 99% de certeza de o meu ser gaxeta, ele é 88/89.

    Vi também que o melhor é tirar o motor fora, soltar arvore de manivela, os casquilhos, "sucrilhos", etc.etc....

    Aí fui ler no Livro Conheça Seu Opala e vi que é possível trocar a junta do cárter e a parte inferior da gaxeta do "capeta" com o motor no lugar, retirando a suspensão e a barra da direção.

    Aí estou pensando, como vou ter que trocar aqueles pivôs da direção mesmo, talvez soltar a suspensão por baixo e trocar a junta do carter que no meu caso, está toda babada de oleo de ponta a ponta, aquelas borrachas vedadoras que vão na frente do motor e atrás, no carter e SOMENTE a parte inferior da gaxeta.

    Detalhe, o retentor da frente, que vai na polia harmônica eu já troquei, quando troquei a polia.


    Meu medo é pegar esta P......... empreitada e no final não adiantar nada e ter que pagar um mecânico que há 2 anos atrás queria 800,00 só de MOB, fora a troca das peças. O fato é que meu motor só bebe mas não fuma, rsrsrs e tá muito redondinho que dá dó de mexer no que está quieto.

    O fato é que não tenho espaço na garagem e nem uma girafa para tirar o motor por cima, senão faria com calma.

    Mas Minha dúvida é se alguém já tentou fazer isso de trocar só a gaxeta inferior e a junta do cárter? Será que resolve? Para mim se diminuir o vazamento já tá ótimo, tipo cair uma gotinha de vez em quando e não baixar o nível.
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    Gaxeta do capeta Empty Re: Gaxeta do capeta

    Mensagem por Tonho_RS Qua 13 Jul - 9:19:08

    Amigo, o ideal é trocar a gaxeta pelo retentor bi-partido, nunca mais terá vazamentos.

    Quanto a trocar só a parte inferior, acredito que não vá adiantar nada.

    Se tu tiver uma viga forte na garagem pode usar uma talha para remover o motor (já fiz isso várias vezes), ou então tenta alugar uma girafa, se não tiver uma empresa para isso, tentar ver com um mecânico.

    Se você tem um mínimo de conhecimento sobre mecânica e as ferramentas necessárias (se não tiver um torquímetro nem mexa) é fácil de trocar a gaxeta pelo retentor bi-partido, vai achar muitas informações sobre a instalação dele na internet.

    Esse é um vídeo que um amigo fez com a minha ajuda sobre o retentor bi-partido, caso queira saber mais:

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    Mensagem por Rubão6cc Qua 13 Jul - 10:27:30

    Tonho_RS escreveu:Amigo, o ideal é trocar a gaxeta pelo retentor bi-partido, nunca mais terá vazamentos.

    Pode estragar também e vazar..o meu é retentor e está vazando..mas é menos problemático que a gaxeta.


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    Mensagem por gilmareu Qua 13 Jul - 13:33:28

    O chato é que está vazando até que bastante, virou mexeu tem que repor.

    Quanto a marcar território eu nem esquento, rs

    Gaxeta do capeta!!!












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    Mensagem por frederico santos Qui 14 Jul - 16:57:50

    gilmareu escreveu:O chato é que está vazando até que bastante, virou mexeu tem que repor.

    Quanto a marcar território eu nem esquento, rs

    Gaxeta do capeta!!!
    Camarada .. com 800 $ vc ja compra uma girafa... Eu compraria uma girafa e tentava fazer o serviço eu mesmo.. Se der errado faz de novo..kkkk Pelo menos ja tem a girafa quando for precisar de outras manutenções.!Fora que é um investimento pessoal.











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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 14 Jul - 17:52:20

    minha gaxeta tbem ta jorrando oleo....e eu comentei num grupo do zap sobre mexer na gaxeta com o carro no elevador e tirar a suspensao pra mexer por baixo com o motor no lugar.....

    quase me bateram Shocked Shocked Shocked Shocked

    disseram q eu ia trabalhar com uma peca de 30kg (virabrequim) contra minha cabeça bla bla bla

    q tirar o agregado era o mesmo trampo de tirar o motor bla bla bla

    mexer com o motor fora é melhor bla bla bla


    porem.....

    se eu tirasse o motor do mesmo jeito iria trabalhar com uma peça de 30kg forcando pra baixo pois nao iria virar meu motor de ponta cabeça pra montar o vira por cima até pq nao teria uma bancada ou uma ferramenta especifica pra deixar o motor de ponta de cabeça....iria mexer nele do jeito q saisse da girafa nela mesma!!!

    meu carro tem ar condicionado funcionando....ar quente ligado....direcao hidraulica....escape 6x2....soh de escrever isso aqui ja me deu canceira!!!! imagina tirar tudo isso pra sacar o motor?? agregado é muito mais facil de tirar......

    mexer com o motor fora é melhor sim...pois tem mais espaco em volta e etc e tal....porem o motor pendurado na girafa do jeito q eu ia fazer da na mesma....prefiro com ele firminho no la no cofre.....

    ainda pretendo mexer na minha gaxeta...e sera feito desse jeito: tiro o agregado, carter, vira e mexo nela ou ponho um retentor como citado ai em cima.....

    quanto tirar o motor...no meu caso e na minha opiniao pelas ferramentas e possibilidades minhas sem chance!!!!!
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 14 Jul - 21:13:08

    Gaxeta não adianta,tem que tirar o vira,porque ai mora o segredo
    A gaxeta tem que ficar um bom tempo no óleo de molho(se por seca ela queima),ai na instalação deve moldar ela no alojamento,tipo amassar pão,pra casar perfeitamente com o vira,fiz isso no meu e tá ai até hoje sequinha.

    E se for colocar a fel pro tem que tirar do mesmo jeito,não tem como ter acesso nela com o vira no lugar


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    Mensagem por leonel80 Qui 14 Jul - 21:52:48

    se seu carro 88/89 ja e retentor
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    Mensagem por Paulo Corso Sex 15 Jul - 9:01:11

    Gilmareu, não sei bem em que nível de vazamento esta o seu, mas quando comprei o diplomata, vazava pela gazeta, melecava tudo, o carter tb todo melejado, a capa seca estava nojenta de se ver, não sei como não contaminou a embreagem.

    Enfim, em casa mesmo, retirei o arranque, capa seca, e reapertei de leve, não mais que 1/2 volta os parafusos do carter, limpei bem tudo com estopa mesmo, montei e nunca mais desde então tive vazamentos por ali. As vezes seu caso pode ser resolvido assim. Não custa tentar.


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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 15 Jul - 13:21:00

    Paulo Corso escreveu:Gilmareu, não sei bem em que nível de vazamento esta o seu, mas quando comprei o diplomata, vazava pela gazeta, melecava tudo, o carter tb todo melejado, a capa seca estava nojenta de se ver, não sei como não contaminou a embreagem.

    Enfim, em casa mesmo, retirei o arranque, capa seca, e reapertei de leve, não mais que 1/2 volta os parafusos do carter, limpei bem tudo com estopa mesmo, montei e nunca mais desde então tive vazamentos por ali. As vezes seu caso pode ser resolvido assim. Não custa tentar.

    vc me deu essa dica paulo

    fiz isso e nao mudou....entao é a bendita mesmo!!!!

    o bruno quanto a tirar o vira isso é ctz....a questao é tirar o motor ou o agregado...

    o q vc fez? tirou motor ou agregado??
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    Mensagem por gilmareu Sex 15 Jul - 14:15:16

    Paulo Corso escreveu:Gilmareu, não sei bem em que nível de vazamento esta o seu, mas quando comprei o diplomata, vazava pela gazeta, melecava tudo, o carter tb todo melejado, a capa seca estava nojenta de se ver, não sei como não contaminou a embreagem.

    Enfim, em casa mesmo, retirei o arranque, capa seca, e reapertei de leve, não mais que 1/2 volta os parafusos do carter, limpei bem tudo com estopa mesmo, montei e nunca mais desde então tive vazamentos por ali. As vezes seu caso pode ser resolvido assim. Não custa tentar.

    Eu já apertei e reapertei ali tanto que acho que nem junta tem mais, talvez seja até ter exagerado na hora de apertar.

    O meu meleca tudo a capa seca, e tá vazando em tudo quanto é lugar.

    Na frente eu troquei retentor tempos atrás, mas vaza, acho eu por aquela borracha que junta com a junta do carter...

    Atrás achei um vazamento na tampa lateral tb, escorre pelo motor de arranque.

    Mas acho eu que o principal vazamento é lá atrás mesmo, perto do volante do motor.
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    Mensagem por gilmareu Sex 15 Jul - 14:20:53

    Marcos Adriano escreveu:minha gaxeta tbem ta jorrando oleo....e eu comentei num grupo do zap sobre mexer na gaxeta com o carro no elevador e tirar a suspensao pra mexer por baixo com o motor no lugar.....

    quase me bateram Shocked  Shocked  Shocked  Shocked

    disseram q eu ia trabalhar com uma peca de 30kg (virabrequim) contra minha cabeça bla bla bla

    q tirar o agregado era o mesmo trampo de tirar o motor bla bla bla

    mexer com o motor fora é melhor bla bla bla


    porem.....

    se eu tirasse o motor do mesmo jeito iria trabalhar com uma peça de 30kg forcando pra baixo pois nao iria virar meu motor de ponta cabeça pra montar o vira por cima até pq nao teria uma bancada ou uma ferramenta especifica pra deixar o motor de ponta de cabeça....iria mexer nele do jeito q saisse da girafa nela mesma!!!

    meu carro tem ar condicionado funcionando....ar quente ligado....direcao hidraulica....escape 6x2....soh de escrever isso aqui ja me deu canceira!!!! imagina tirar tudo isso pra sacar o motor?? agregado é muito mais facil de tirar......

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    ainda pretendo mexer na minha gaxeta...e sera feito desse jeito: tiro o agregado, carter, vira e mexo nela ou ponho um retentor como citado ai em cima.....

    quanto tirar o motor...no meu caso e na minha opiniao pelas ferramentas e possibilidades minhas sem chance!!!!!


    É esta a conta que estou fazendo, o meu é completinho com tudo funcionando, só de soltar coletor, direção hidráulica, ar condicionado, radiador e tudo o mais. Fora que eu tb não tenho bancada, ou vou fazer isso na vaga do meu prédio (meus vizinhos me amam, rsrs) ou no quintal do meu pai que tb não tem muito espaço.

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    Mensagem por Douglas MRS Sex 15 Jul - 15:21:43

    Eu se fosse vc tirava o motor fora. E outra dica é se o seu motor realmente for gaxeta faça rosca esquerda nele. Isso ajuda de mais, mesmo quando a gaxeta está velha e gasta a rosca esquerda puxa o óleo de volta pra dentro do motor.
    (dica ONV)
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 15 Jul - 17:53:51

    se eu for fazer...

    vou fazer com o motor no lugar!

    ate pq tbem tenho elevador no jeito.....girafa ja é mais complicado.....nao teria tao facil assim
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    Mensagem por frederico santos Sex 15 Jul - 19:35:27

    Então desmonta o agregado ...tira pro baixo e cabou Maria.
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    Mensagem por gilmareu Seg 18 Jul - 9:11:44

    Marcos Adriano escreveu:se eu for fazer...

    vou fazer com o motor no lugar!

    ate pq tbem tenho elevador no jeito.....girafa ja é mais complicado.....nao teria tao facil assim

    Se eu fizer em casa, vou ter que fazer na base do cavalete mesmo
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    Mensagem por sezil Seg 18 Jul - 9:38:24

    Semana passada levei meu opala pra tirar o vazamento da gaxeta, mesmo com o escapamento 6x2 o mecanico preferiu tirar o motor fora.
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 18 Jul - 10:45:49

    O meu está com um vazamento no retentor...não é grave pois não chega a baixar o nível do óleo...mas a pocinha na garagem existe...sendo assim só vou mexer nisso quando eu for revisar o câmbio pois aí já será possível trocar o retentor. Já aproveita a m.o..


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    Mensagem por Rubão6cc Seg 18 Jul - 10:47:15

    Na minha opinião só compensa mexer se o vazamento for grave a ponto de baixar nível de óleo..pois é muita m.o. pra fazer esse serviço...sacar o motor fora...


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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 18 Jul - 14:18:49

    Rubão6cc escreveu:Na minha opinião só compensa mexer se o vazamento for grave a ponto de baixar nível de óleo..pois é muita m.o. pra fazer esse serviço...sacar o motor fora...

    bingo!
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    Mensagem por gilmareu Seg 18 Jul - 16:13:37

    Marcos Adriano escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Na minha opinião só compensa mexer se o vazamento for grave a ponto de baixar nível de óleo..pois é muita m.o. pra fazer esse serviço...sacar o motor fora...

    bingo!

    O meu baixa óleo. Ele não fuma nada, mas se rodar parece que ele baixa mais rápido.

    Eu já deixo pouco pra cima do mínimo da vareta, pq me dá impressão que se encho, ele desce mais rápido
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    Mensagem por Douglas MRS Seg 18 Jul - 16:13:54

    Aqui em casa não tem girafa nem elevador, nos meu carros eu quem mexo.
    Quando vou instalar motor eu sempre instalo o bloco primeiro e depois coloco cabeçote.
    Pra tirar eu tiro o cabeçote primeiro depois o bloco.

    Assim é mais fácil pra num pegar tanto peso, é só vc escalar mais dois ou três pra te ajudar e boa...
    Dizem que bloco de 6 cilindros é pesado, mas quando vc retirar os acessórios, deixando só o parcial e divide o peso por três fica leve. aqui em casa é só eu e meu pai e uma talha
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 18 Jul - 17:43:40

    gilmareu escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:

    bingo!

    O meu baixa óleo. Ele não fuma nada, mas se rodar parece que ele baixa mais rápido.

    Eu já deixo pouco pra cima do mínimo da vareta, pq me dá impressão que se encho, ele desce mais rápido

    bingo outra vez!!!
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    Mensagem por gilmareu Ter 19 Jul - 21:34:56

    Seguindo algumas manchas de óleo descobri que tem vazamento bem escorrido e sujo ali perto do motor de arranque, como já troquei tempos atrás as juntas das tampas laterais, acho eu q tá vazando pela cebola do óleo.

    Não que não vaze la atras no lugar da gaxeta, mas ali no sensor parece que vaza muito mais.

    Vou trocar esta cebolinha e repor o óleo para testar, senão baixar muito vou adiar abrir o cárter do motor.
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    Mensagem por Black Sex 22 Jul - 11:01:42

    Pessoal , aproveitando o tópico alguém sabe me dizer como identificar se o motor tem gaxeta ou retentor, apenas olhando por fora, um mecânico me informou que tem como distinguir mas não falou como, quer que eu leve o carro até a oficina..

    Porém gaxeta terei um custo bem mais alto por ter que tirar o vira e nisso vai trocando outras coisas, gostaria de saber antes para ter noção do valor que vou gastar..

    O carro é 88, mas o motor foi trocado inteiro e veio com 3e e coletor original do 3E, por isso não posso ir pelo modelo do carro,, alguém manja do formato embaixo do carro que diferencie um do outro??
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    Mensagem por gilmareu Sex 22 Jul - 13:20:40

    Black escreveu:Pessoal , aproveitando o tópico alguém sabe me dizer como identificar se o motor tem gaxeta ou retentor, apenas olhando por fora, um mecânico me informou que tem como distinguir mas não falou como, quer que eu leve o carro até a oficina..

    Porém gaxeta terei um custo bem mais alto por ter que tirar o vira e nisso vai trocando outras coisas, gostaria de saber antes para ter noção do valor que vou gastar..

    O carro é 88, mas o motor foi trocado inteiro e veio com 3e e coletor original do 3E, por isso não posso ir pelo modelo do carro,, alguém manja do formato embaixo do carro que diferencie um do outro??

    Acho que vc mata a charada pelo formato do carter.

    Carter gaxeta
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-779998597-carter-opala-caravan-6c-novo-original-gm-raro-graxeta-ate-89-_JM#redirectedFromParent

    Carter Retentor (acho que é igual do ômega 4.1)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767393782-carter-original-gm-do-mega-6cc-41-93-com-bujo-_JM

    O que eu vi, que o carter do que tem retentor, tem um formato de X embaixo e a posição do bujão é diferente.


    A junta dos carters são diferentes também, a do que tem retentor é de borracha e inteiriça.

    A do Gaxeta é uma cortiça na lateral e borracha nas pontas.

    Mas pelo ano, até 88/89 como o meu é gaxeta, já 89/89 em diante é retentor.
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    Mensagem por Black Sex 22 Jul - 13:49:49

    gilmareu escreveu:
    Black escreveu:Pessoal , aproveitando o tópico alguém sabe me dizer como identificar se o motor tem gaxeta ou retentor, apenas olhando por fora, um mecânico me informou que tem como distinguir mas não falou como, quer que eu leve o carro até a oficina..

    Porém gaxeta terei um custo bem mais alto por ter que tirar o vira e nisso vai trocando outras coisas, gostaria de saber antes para ter noção do valor que vou gastar..

    O carro é 88, mas o motor foi trocado inteiro e veio com 3e e coletor original do 3E, por isso não posso ir pelo modelo do carro,, alguém manja do formato embaixo do carro que diferencie um do outro??

    Acho que vc mata a charada pelo formato do carter.

    Carter gaxeta
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-779998597-carter-opala-caravan-6c-novo-original-gm-raro-graxeta-ate-89-_JM#redirectedFromParent

    Carter Retentor (acho que é igual do ômega 4.1)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767393782-carter-original-gm-do-mega-6cc-41-93-com-bujo-_JM

    O que eu vi, que o carter do que tem retentor, tem um formato de X embaixo e a posição do bujão é diferente.


    A junta dos carters são diferentes também, a do que tem retentor é de borracha e inteiriça.

    A do Gaxeta é uma cortiça na lateral e borracha nas pontas.

    Mas pelo ano, até 88/89 como o meu é gaxeta, já 89/89 em diante é retentor.


    Vlw boa ideia do ml, acredito que o "X" já mata a questão, achei no mesmo anuncio os dois
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775335107-carter-opala-6-cilindros-_JM
    embora só apareça a parte do interior da pra ver que tem o "X", então mas o meu o motor não é original do carro, o dono anterior só disse que colocou outro motor e era dos opalas modernos...
    Mas vai interpretar agora o que significa pra ele "Opalas modernos"
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    Mensagem por gilmareu Sex 22 Jul - 16:20:49

    Black escreveu:
    gilmareu escreveu:

    Acho que vc mata a charada pelo formato do carter.

    Carter gaxeta
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-779998597-carter-opala-caravan-6c-novo-original-gm-raro-graxeta-ate-89-_JM#redirectedFromParent

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    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767393782-carter-original-gm-do-mega-6cc-41-93-com-bujo-_JM

    O que eu vi, que o carter do que tem retentor, tem um formato de X embaixo e a posição do bujão é diferente.


    A junta dos carters são diferentes também, a do que tem retentor é de borracha e inteiriça.

    A do Gaxeta é uma cortiça na lateral e borracha nas pontas.

    Mas pelo ano, até 88/89 como o meu é gaxeta, já 89/89 em diante é retentor.


    Vlw boa ideia do ml, acredito que o "X" já mata a questão, achei no mesmo anuncio os dois
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775335107-carter-opala-6-cilindros-_JM
    embora só apareça a parte do interior da pra ver que tem o "X", então mas o meu o motor não é original do carro, o dono anterior só disse que colocou outro motor e era dos opalas modernos...
    Mas vai interpretar agora o que significa pra ele "Opalas modernos"

    Tem q ver o que é moderno para o cara, kkkk
    Certeza que o cárter com x não encaixa com motor de gaxeta, só olhar a meia lua na parte traseira do cárter, já da pra ver que são diferentes.

    O meu também o dono anterior tirou o h34 e colocou um bura 3e.

    Os nossos motores tem tucho hidráulico, quem sabe isso que o cara chamou de moderno, sei lá....
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 22 Jul - 16:30:16

    a maneira mais facil (porém nao tao eficaz) é verificando a vareta

    a vareta dos motor a retentor é alta e fica perto da tampa de valvulas

    a vareta dos motor a gaxeta fica perto do arranquee da cebolinha do oleo..é bem baxinha.....
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 22 Jul - 19:17:34

    gilmareu escreveu:
    Black escreveu:Pessoal , aproveitando o tópico alguém sabe me dizer como identificar se o motor tem gaxeta ou retentor, apenas olhando por fora, um mecânico me informou que tem como distinguir mas não falou como, quer que eu leve o carro até a oficina..

    Porém gaxeta terei um custo bem mais alto por ter que tirar o vira e nisso vai trocando outras coisas, gostaria de saber antes para ter noção do valor que vou gastar..

    O carro é 88, mas o motor foi trocado inteiro e veio com 3e e coletor original do 3E, por isso não posso ir pelo modelo do carro,, alguém manja do formato embaixo do carro que diferencie um do outro??

    Acho que vc mata a charada pelo formato do carter.

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    O que eu vi, que o carter do que tem retentor, tem um formato de X embaixo e a posição do bujão é diferente.


    A junta dos carters são diferentes também, a do que tem retentor é de borracha e inteiriça.

    A do Gaxeta é uma cortiça na lateral e borracha nas pontas.

    Mas pelo ano, até 88/89 como o meu é gaxeta, já 89/89 em diante é retentor.

    O meu é retentor pois está com bloco de Silverado mas o cárter é igual o do primeiro anúncio.


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    Mensagem por Black Sex 22 Jul - 20:23:51

    Acho que o meu caso fechou e para a minha alegriaaaaaaaaaaaaaa, é retentor, não por que ache gaxeta ruim, mas por causa do $$ que eu ia gastar para trocar..

    Primeira coisa quando cheguei do trabalho foi ir para debaixo do carro e lá estava o X , e agora com o comentário do Marcos constatei que a vareta do óleo esta na direção da tampa de válvula..

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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 22 Jul - 21:01:58

    motor cinza.....vareta alta 3E

    quase certeza q é retentor!

    estranho ele ser 88

    retentor sai de 90 pra cima
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    Mensagem por opala4cc Sex 22 Jul - 21:29:51

    Paulo Corso escreveu:Gilmareu, não sei bem em que nível de vazamento esta o seu, mas quando comprei o diplomata, vazava pela gazeta, melecava tudo, o carter tb todo melejado, a capa seca estava nojenta de se ver, não sei como não contaminou a embreagem.

    Enfim, em casa mesmo, retirei o arranque, capa seca, e reapertei de leve, não mais que 1/2 volta os parafusos do carter, limpei bem tudo com estopa mesmo, montei e nunca mais desde então tive vazamentos por ali. As vezes seu caso pode ser resolvido assim. Não custa tentar.


    Paulo:

    Provavelmente o dono anterior tenha feito algum serviço mecânico no motor pouco antes de vender o carro e que exigiu a troca da junta do carter e fez um pré-aperto. Ou ainda fez algum serviço mecânico no motor em que calçaram o motor pelo cárter, dando alguma esmagada na junta, que é de cortiça.
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    Mensagem por Black Sex 22 Jul - 21:49:56

    Marcos Adriano escreveu:motor cinza.....vareta alta 3E

    quase certeza q é retentor!

    estranho ele ser 88

    retentor sai de 90 pra cima


    Marcos quando estava avaliando o carro antes da compra questionei o dono por que da 3E com coletor original do 3E mesmo, e o mesmo disse mesmo que tinha trocado o motor..

    Disse que o original dele foi pro espaço e preferiu comprar outro inteiro com distribuidor, coletor, bura do que fazer o original... por isso pedi ajuda para identificar visualmente... pois sabia que o motor não era original do veiculo..

    Obrigado pela contribuição de vocês hehe

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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 22 Jul - 21:55:24

    otimo!!!

    entao vc tem um otimo motor!!!

    deu sorte!!!!


    só toma cuidado com a numeracao...se ainda nao foi transferido!
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    Mensagem por opala4cc Sex 22 Jul - 22:01:42

    Black escreveu:Pessoal , aproveitando o tópico alguém sabe me dizer como identificar se o motor tem gaxeta ou retentor, apenas olhando por fora, um mecânico me informou que tem como distinguir mas não falou como, quer que eu leve o carro até a oficina..

    Porém gaxeta terei um custo bem mais alto por ter que tirar o vira e nisso vai trocando outras coisas, gostaria de saber antes para ter noção do valor que vou gastar..

    O carro é 88, mas o motor foi trocado inteiro e veio com 3e e coletor original do 3E, por isso não posso ir pelo modelo do carro,, alguém manja do formato embaixo do carro que diferencie um do outro??


    Pelo número do motor. Nos 4 cilindros, até o número 9JC013FB é gaxeta. A partir do motor número 9JC014FB é retentor labial.
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    Mensagem por opala4cc Sex 22 Jul - 22:08:54

    Marcos Adriano escreveu:motor cinza.....vareta alta 3E

    quase certeza q é retentor!

    estranho ele ser 88

    retentor sai de 90 pra cima


    Outubro ou novembro de 1989 em diante, pra ser mais exato. Não me lembro agora.
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 22 Jul - 22:42:22

    Black escreveu:


    Disse que o original dele foi pro espaço e preferiu comprar outro inteiro com distribuidor, coletor, bura do que fazer o original...  por isso pedi ajuda para identificar visualmente... pois sabia que o motor não era original do veiculo..



    O meu também deve ser esse caso..estouraram o motor original e arrumaram um bloco de Silverado e tacaram o cabeçote e o resto original em cima.


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    Mensagem por opala4cc Sex 22 Jul - 22:47:55

    Rubão6cc escreveu:
    Black escreveu:


    Disse que o original dele foi pro espaço e preferiu comprar outro inteiro com distribuidor, coletor, bura do que fazer o original...  por isso pedi ajuda para identificar visualmente... pois sabia que o motor não era original do veiculo..



    O meu também deve ser esse caso..estouraram o motor original e arrumaram um bloco de Silverado e tacaram o cabeçote e o resto original em cima.

    Pena que não veio o cabeçote, a injeção eletrônica chipada, etc... Gaxeta do capeta 986324
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 22 Jul - 22:50:42

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    O meu também deve ser esse caso..estouraram o motor original e arrumaram um bloco de Silverado e tacaram o cabeçote e o resto original em cima.

    Pena que não veio o cabeçote, a injeção eletrônica chipada, etc... Gaxeta do capeta 986324

    Pois é..mas também se tivesse vindo acho que eu já não ia conseguir comprar o carro $$$$
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    Mas se eu quiser injetar é um pulo...o bloco é o mais complicado e eu já tenho..


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    Mensagem por Black Sáb 23 Jul - 11:12:02

    opala4cc escreveu:
    Black escreveu:Pessoal , aproveitando o tópico alguém sabe me dizer como identificar se o motor tem gaxeta ou retentor, apenas olhando por fora, um mecânico me informou que tem como distinguir mas não falou como, quer que eu leve o carro até a oficina..

    Porém gaxeta terei um custo bem mais alto por ter que tirar o vira e nisso vai trocando outras coisas, gostaria de saber antes para ter noção do valor que vou gastar..

    O carro é 88, mas o motor foi trocado inteiro e veio com 3e e coletor original do 3E, por isso não posso ir pelo modelo do carro,, alguém manja do formato embaixo do carro que diferencie um do outro??


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    Nos 6 cilindros, até o número 9JC015AS é gaxeta. A partir do número 9JC016AC é retentor labial.

    Conferi e começa com 9jg então 100% retentor, porém descobri que o ex dono mentiu, pois disse que tinham levado o número original para o motor novo, tinham pinado a numeração no bloco, mas não fizeram por que até o número é dos 89 em diante, mas já transferi mesmo então boa...
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    Mensagem por opala4cc Sáb 23 Jul - 14:11:45

    Black escreveu:
    opala4cc escreveu:


    Pelo número do motor. Nos 4 cilindros, até o número 9JC013FB é gaxeta. A partir do motor número 9JC014FB é retentor labial.
    Nos 6 cilindros, até o número 9JC015AS é gaxeta. A partir do número 9JC016AC é retentor labial.

    Conferi e começa com 9jg então 100% retentor, porém descobri que o ex dono mentiu, pois disse que tinham levado o número original para o motor novo, tinham pinado a numeração no bloco, mas não fizeram por que até o número é dos 89 em diante, mas já transferi mesmo então boa...

    Que história mais estapafúrdia que o dono anterior contou. Quando se coloca outro motor no carro, não existe isso de transferir a numeração antiga para o seguinte. Só o detran faz isso de pinar o número do motor e sob condições bem específicas. E a nova numeração pinada do novo motor não teria nada a ver com o número do motor que estava no carro antes. Se bem me lembro, segue critério específico e condições diferentes dessa que ele narrou.
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    Mensagem por Black Sáb 23 Jul - 23:06:39

    O pior é que eu cai aushauhsuash, 1º por que não sabia como era o processo de gravar numeração, se era possível mesmo ou não, 2º por que não duvido da capacidade das pessoas kkkkk

    Provavelmente achou que eu ia desfazer negocio quando falasse que trocou motor e que tinha que correr atras de documentar o motor, por que pertence a outro carro. etc...

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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 23 Jul - 23:51:19

    Black escreveu:O pior é que eu cai aushauhsuash, 1º por que não sabia como era o processo de gravar numeração, se era possível mesmo ou não, 2º por que não duvido da capacidade das pessoas kkkkk

    Provavelmente achou que eu ia desfazer negocio quando falasse que trocou motor e que tinha que correr atras de documentar o motor, por que pertence a outro carro. etc...


    Quando trata-se de vender Opala qualquer tática ou mentira ou supressão de informação é válida para eles.


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    Mensagem por opala4cc Sáb 23 Jul - 23:59:56

    Black escreveu:O pior é que eu cai aushauhsuash, 1º por que não sabia como era o processo de gravar numeração, se era possível mesmo ou não, 2º por que não duvido da capacidade das pessoas kkkkk

    Provavelmente achou que eu ia desfazer negocio quando falasse que trocou motor e que tinha que correr atras de documentar o motor, por que pertence a outro carro. etc...


    Não, até que não é uma coisa óbvia. Pouquíssima gente sabe que o DETRAN permite pinar número de motor sob determinadas circunstâncias.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 24 Jul - 9:22:44

    opala4cc escreveu:
    Black escreveu:O pior é que eu cai aushauhsuash, 1º por que não sabia como era o processo de gravar numeração, se era possível mesmo ou não, 2º por que não duvido da capacidade das pessoas kkkkk

    Provavelmente achou que eu ia desfazer negocio quando falasse que trocou motor e que tinha que correr atras de documentar o motor, por que pertence a outro carro. etc...


    Não, até que não é uma coisa óbvia. Pouquíssima gente sabe que o DETRAN permite pinar número de motor sob determinadas circunstâncias.
    O que o detran não permite é transferir número de motor. É como número de chassis: não pode transferir de um carro para outro.

    ou a placa
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    Mensagem por opala4cc Dom 24 Jul - 10:30:40

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Não, até que não é uma coisa óbvia. Pouquíssima gente sabe que o DETRAN permite pinar número de motor sob determinadas circunstâncias.
    O que o detran não permite é transferir número de motor. É como número de chassis: não pode transferir de um carro para outro.

    ou a placa

    Isso! A despeito de ser possível trocar legalmente a placa de um veículo sob circunstâncias específicas, um veículo jamais receberá pelo detran nova placa que já foi ou está sendo usada por outro.
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    Mensagem por Black Dom 24 Jul - 11:23:58

    opala4cc escreveu:
    Black escreveu:O pior é que eu cai aushauhsuash, 1º por que não sabia como era o processo de gravar numeração, se era possível mesmo ou não, 2º por que não duvido da capacidade das pessoas kkkkk

    Provavelmente achou que eu ia desfazer negocio quando falasse que trocou motor e que tinha que correr atras de documentar o motor, por que pertence a outro carro. etc...


    Não, até que não é uma coisa óbvia. Pouquíssima gente sabe que o DETRAN permite pinar número de motor sob determinadas circunstâncias.
    O que o detran não permite é transferir número de motor. É como número de chassis: não pode transferir de um carro para outro.

    Vishiii me preocupei agora, pois pensava que Detran/despachante legaliza o número do motor no doc , vi alguns tópicos onde o motor era cadastrado em vários carros e o cara conseguiu regularizar... Embora este eu pretendo nunca vender, fica aquela neura..
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    Mensagem por opala4cc Dom 24 Jul - 11:35:08

    Black escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Não, até que não é uma coisa óbvia. Pouquíssima gente sabe que o DETRAN permite pinar número de motor sob determinadas circunstâncias.
    O que o detran não permite é transferir número de motor. É como número de chassis: não pode transferir de um carro para outro.

    Vishiii me preocupei agora, pois pensava que Detran/despachante legaliza o número do motor no doc , vi alguns tópicos onde o motor era cadastrado  em vários carros e o cara conseguiu regularizar... Embora este eu pretendo nunca vender, fica aquela neura..

    Parece que o problema é quando um destes carros em que o motor foi cadastrado acaba sendo roubado/furtado. Mas deve haver algum mecanismo administrativo para dar segurança jurídica à pessoa que comprou legalmente o motor ANTES que um dos carros fosse roubado. Isso é coisa para advogado...
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 24 Jul - 18:41:59

    ja ouvi e vi muitos relatos sobre numeracao de motor duplicada mesmo na propria gm antigamente parece q nao tinham muito controle sobre isso...e muitos motores sairam com numeros iguais

    o dono do meu primeiro opala passou por isso com um diplo 89 q ele comprou na hora de transferir a numeracao constava legalmente em outros dois opalas se nao me engano....

    ele teve q correr muito para passar o opala dele pro nome dele....a numeracao nao foi mudada....no entanto hj estao rodando 3 opalas com o mesmo numero de motor.

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