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Comodoro 88/89 - Várias Dúvidas e Perguntas!!!

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Jhonatangsr
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Comodoro 88/89 - Várias Dúvidas e Perguntas!!!

Mensagem por Jhonatangsr em Sex 15 Jul - 17:34:47

Olá pessoal.

Me chamo Jhonatan, sou de Curitiba e também sou novo no fórum, já visitei algumas vezes para pesquisas mas não era registrado.

Bem, primeiramente aviso que não soube em que área fazer este tópico por que são alguns assuntos que se fosse separar, teria que fazer um tópico em cada área relacionada ao tema.

Tenho algumas dúvidas, indecisões, perguntas etc. Não manjo muito de mecânica, apenas o básico do básico.

Minha história com opalas vem desde que era criança. Desde que nasci meu pai sempre teve opala (desde o 73 até o atual comodoro 88 )e uns 2~3 dodges.

Atualmente, estou com o comodoro 88/89 preto que era de meu pai que infelizmente faleceu em fevereiro deste ano.
O carro estava em processo de reforma. O projeto inicial foi a troca do motor 4 cil para 6 cil.
Foi trocado o motor, feito algumas alterações necessárias, cardan, câmbio, direção, suspensão (aproveitamos e renovamos toda a suspensão também) etc. Tirando a parte elétrica que seria feito após terminar a parte do motor e a parte da lataria que está em boas condições e iríamos apenas dar pequeno reparo na parte da calha da porta traseira que está com sinais de ferrugem.
Porém, o motor ficou pronto no início de fevereiro. Meu pai o retirou da oficina e andou alguns poucos dias com o carro até que acabou adoecendo e faleceu no dia 28 e por razões maiores obviamente o projeto foi deixado de lado.

Agora eu gostaria de tentar levar adiante este projeto que era algo que meu pai queria fazer já a um bom tempo. Ou restaurar o comodoro ou adquirir um diplomata que é o modelo que ele não teve. Bem...já perceberam qual foi a escolha.

Aqui começa minhas questões.

O opala está com motor 6 cil a gasolina, porém com carburador simples álcool que foi colocado provisoriamente para testes até comprar outro.
O carro não está legal... está engasgando, as vezes dá uns estouros que parece tiros. Pensei que era escapamento. Colocamos o 6x2 terminando no eixo traseiro mas não é. A lenta está horrível. Se baixar muito a rotação o carro morre.
Conversando com um amigo que entende de mecânica, ele verificou e disse que o cilindro 3 e 5 não estão trabalhando como deviam e isso faz com que o carro perca potência. Entrei em contato com o mecânico que fez o motor para meu pai, ele está me enrolando... diz que o motor ta novo, não tem como ocorrer isso. Que é preciso trocar o carburador que resolve tudo (sqn).
Em poucas palavras, o ele está me enrolando faz tempo. Cansei de ficar ligando e pedindo para ele examinar o carro para resolvermos isso. Vou ver outra oficina. Essa é uma das indicações que preciso.

Eu gostaria de trocar o câmbio dele para automático. Pois, tenho uma deficiência de nascença e preciso que meu carro seja câmbio automático e adaptado. Tenho um Peugeot 307 2.0 automático e adaptado para eu poder conduzir.
Dúvida: Vale a pena fazer toda essa modificação para alterar a caixa? Qual processo para fazer isso? Alguém já fez ou pode indicar alguém que tenha feito? Ou até uma oficina confiável em Curitiba que faça isso? Quanto iria gastar + ou -?
Até cogitei a ideia de trocar o comodoro em um diplomata automático de fábrica. Mas estou com grande pesar pois o carro é uma das recordações que terei de meu pai. Pelo valor sentimental não tenho coragem. Além de que era nosso projeto/sonho. Terminar a restauração do "negão" como chamamos o opala. Lembro o dia que ele o comprou 23/11/1994, eu estava com uns 8 anos.

Gostaria da opinião/ponto de vista de vocês que em sua maioria tem um bom entendimento sobre opalas.
Alguém tem ideia de como posso resolver primeiro os problemas que o carro está apresentando? Indicam algum lugar?
Financeiramente, vale a pena trocar todo o conjunto para alterar para câmbio automático?
Gosto muito de opalas e sonho em ter o meu. Meu primeiro carro só não foi um  porque  a mãe não concordava kkkkk.

Se por outros motivos eu decidir trocar e pegar um diplomata, alguém tem interesse em negociar, comprar, trocar ou indicar quem queira?
Anúncios do olx, socarrao, mercadolivre, web clássicos, etc. Já sei decora quais tem.

Bem. Acredito que isso seja tudo, ao menos por enquanto. Caso eu tenha esquecido ou lembre de algo edito o post.
Peço desculpas pelo tamanho do texto. Tentei esclarecer maior quantidade de informações possíveis para compreensão de todos.


Obrigado a todos.

Marcos Adriano
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Re: Comodoro 88/89 - Várias Dúvidas e Perguntas!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 15 Jul - 18:11:58

triste historia amigo...sinto muito pelo seu pai!!!

porem o motor tenta fazer uma regulagens nas valvulas....e troque urgente o bura.....qual modelo ele é?? vc sabe o nome dele?? tem fotos??

estouros no bura é ponto errado!! tem q conferir.

sobre o cambio...o problema é achar um cambio desse bom e completo....tem q trocar as pedaleiras, console, e ligar as mangueiras do oleo q passa dentro do radiador de agua pra resfirar o oleo.....cortar o tunel.....sao varias coisinhas amigo...nada impossivel...porem acredito q vc ira gastar um bom dinheiro nisso.....chuto uns 4mil..porem nao faco ideia!!! to chutando mesmo

boa sorte ai..qualquer coisa a gente tenta te ajudar!!!

flww!!

Jhonatangsr
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Re: Comodoro 88/89 - Várias Dúvidas e Perguntas!!!

Mensagem por Jhonatangsr em Dom 17 Jul - 23:35:12

Marcos Adriano escreveu:triste historia amigo...sinto muito pelo seu pai!!!

Obrigado!

Marcos Adriano escreveu:porem o motor tenta fazer uma regulagens nas valvulas....e troque urgente o bura.....qual modelo ele é?? vc sabe o nome dele?? tem fotos??

estouros no bura é ponto errado!! tem q conferir.

Levei em um conhecido para ele dar uma olhada, trocou uma vela e deu uma leve melhorada. Porém ele comentou que os cilindros 3 e 5 não estão trabalhando de forma correta e que pode ser os tuchos (que são hidráulicos). Essa parte não entendi muito bem... Só que para ter certeza só abrindo o motor em uma retífica.
Quando ao carburador, é um solex simples. Esse foi feito literalmente uma gambiarra, pois era temporário. Está meio álcool e meio gasolina. Sendo o motor a álcool. Após resolver o primeiro problema quero trocar o carburador. Alguma indicação? Conheço weber, o dfv  e o h34.

Marcos Adriano escreveu:sobre o cambio...o problema é achar um cambio desse bom e completo....tem q trocar as pedaleiras, console, e ligar as mangueiras do oleo q passa dentro do radiador de agua pra resfirar o oleo.....cortar o tunel.....sao varias coisinhas amigo...nada impossivel...porem acredito q vc ira gastar um bom dinheiro nisso.....chuto uns 4mil..porem nao faco ideia!!! to chutando mesmo

boa sorte ai..qualquer coisa a gente tenta te ajudar!!!

flww!!

Pois é, de câmbio não conheço quase que nada.... conheço um pouco do peugeot pois o utilizo.

Uma leve pesquisada, achei alguns por 3~4 mil. Porém descobri que o ideal é eu encontrar o conjunto completo, montado e funcionando!

Nessa parte gostaria da ajuda do pessoal.
Antes de sair comprando tudo loucamente preciso saber o que e quanto vou gastar, achar as peças, algum lugar confiável para fazer o serviço e tudo mais envolvido.

Obrigado Marcos por se dispor a ler todo esse texto que enviei e me auxiliar.

Abraço.
Jhonatan

LipCamaro
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Re: Comodoro 88/89 - Várias Dúvidas e Perguntas!!!

Mensagem por LipCamaro em Seg 18 Jul - 0:56:22

Jhonatan bem vindo e parabéns pela iniciativa em seguir a reforma que o seu pai começou, tenho certeza que ele estaria orgulhoso.
Em relação aos pistões falhando, além dos tuchos como falaram para você, pode ser cabos de vela ou até mesmo a tampa do distribuidor. Tuchos hidráulicos trabalham com óleo dentro deles e se estiverem sem esse óleo, devem estar fazendo barulhos de batidas que podem ser ouvidas vindo da tampa do motor próximo aos pistões que estão com problema. Caso não tenha barulho, pode ser que o mecânico tenha regulado errado e as válvulas não fechem completamente, provocando falhas nesses pistões.
Realmente teria que comprar um carburador, mas antes de escolher o modelo, seria inderessante saber qual o coletor que está no seu motor, para então decidir melhor.
Como o Marcos falou, tem que trocar miitas coisas para passar para automático, mas com certeza deve ter algum tópico falando sobre isso e alguém deve postar o link aqui.

Marcos Adriano
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Re: Comodoro 88/89 - Várias Dúvidas e Perguntas!!!

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 18 Jul - 14:21:05

indico o h34

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Re: Comodoro 88/89 - Várias Dúvidas e Perguntas!!!

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