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Marcador de Combustível. & Troca da boia

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Thimoliveira
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Marcador de Combustível. & Troca da boia

Mensagem por Thimoliveira em Sex 29 Jul - 15:58:19

Pessoal,

Meu marcador de combustível esta marcando cheio mesmo pela metade ou vazio.
Comprei uma boia nova da VDO com a litragem correta do meu tanque (55L).

Minha duvida é a seguinte:
Preciso "calibrar" o ponteiro lá no painel depois da troca da boia? Meu mecânico nem quer se arriscar a mexer nisso, falou que é cheio de detalhes pra fica 100%.

Alguém já fez esse procedimento? Esses detalhes existem ou é só trocar a boia e ser feliz?

Abraçosss

Marcos Adriano
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Re: Marcador de Combustível. & Troca da boia

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 29 Jul - 16:22:57

se seu opala for abaixo de 88 o ponteiro marcar SEMPRE CHEIO é pq o fio q sai da boia (positivo) e vai ate o painel esta descascado e encostando em algum ponto de lata (negativo) e é por isso q o ponteiro sempre fica marcando cheio!

a solucao pra vc é rever o fio da boia todinho....pra ver se ele nao esta "carcaceando"

ooouuu desmontar o painel e ver se o ponteiro nao travou por algum fator (sujeira por exemplo).....

porem nao recomendo "calibrar" ele pois essa deve ser a ultima medida a ser tomada....


uma vez fui limpar o painel sem o acrilico e o pano enroscou nos ponteiros e tirou os dois (temperatura e tanque)

minha solucao:

a boia é uma resistencia......fato.....com o tanque vazio o positivo atravessa toda a resistencia ate chegar no final e ir pro fio q vai pro painel....porem atravessando a resistencia ele chega no painel uns 5volts (exemplo nao sei exato) e nao tem forca pra erguer o ponteiro....

logo temos a ideia q os 12v ergueria todo o ponteiro ate o cheio.

liguei o fio da boia direto num ponto da lata (negativo) e recoloquei o ponteiro marcado cheio....

mas esse processo foi dificil pois o pequeno induzido do marcador é muito sensivel na hora do encaixe do ponteiro....foram diversas tentativas ate deixar o ponteiro marcado cheio e sem encostar no pequeno pino do batente la em cima......pois se ele encostar vc nao sabera se ele ta na posicao correta...ele poderia estar passando do cheio.....entendeu?

tbem fiz um retrabalho na minha boia....eu entortei a haste da boia ate ela ficar igualada com a altura do pescador.....dai eu liguei ela fora do tanque e dei meia chave e ia mexendo ela pra cima e pra baixo e olhando o ponteiro pra ver como o ponteiro ia se comportar quando a boia chegasse na altura do pescador....e gravei bem a posicao do ponteiro na cabeça....

é uma caravan 87 6cil tanque de 84 litros e meu tanque marca exato!!! exatooo!!!
cada risco (sao 8 riscos) marcam exatos 10 litros!!! sempre quando vou abastecer com o tanque vazio eu acerto na casa dos 79 80 e 81 litros...eh batata!!


o ponteiro da temperatura é o mesmo esquema.....

sugiro a vc antes de tudo olhar a fiacao....depois olhar o ponteiro se nao esta preso...depoooois tenta calibrar ele

Thimoliveira
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Re: Marcador de Combustível. & Troca da boia

Mensagem por Thimoliveira em Sex 29 Jul - 16:43:29

Marco, realmente não pensei em dar uma "revisada" na fiação! Vou dar uma olhada se não ter nenhuma emenda estranha...
Sei que o ponteiro travado não é! Pois quando eu desligo a chave ou tiro o conector da boia o ponteiro desce...

Vou olha a fiação neste FDS. eu vou brincar de subir e descer a boia na mão com a meia chave..

Quanto a "calibrar" o ponteiro, o que seria esse procedimento? Tem que abrir o painel? como é feito?

Quanto ao pescador, eu notei que essa da VDO é menor que a instalada no tanque...fiquei meio cabreiro...

Mais alguma dica??

Vlw por enquanto

Marcos Adriano
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Re: Marcador de Combustível. & Troca da boia

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 29 Jul - 17:05:53

q ano é seu carro?

nao sei como é o esquema do marcador dos 69 - 80 (acho q é o seu).....mas deve ser muito parecido com esse meu q eu postei a foto.

se ele nao ta travado isso é legal!!! um b.o. a menos kkkkkkkk

porem nao acredito q ficar mexendo na boia sem rever a fiacao iria ajudar pois isso ja acontece la dentro com combustivel no tanque...mexer na boia q eu citei foi apenas pra ver a posicao do ponteiro quando o combusitivel chegasse no fim do pescador pra eu usar todo ele sem ficar na mao......


olha.....eu acredito muito q eu "calibrei" o meu assim do jeito q eu citei....kkkkkkk com certeza existe outro processo....porem esse me veio na cabeça no dia da limpeza e ficou 200% bom

o pescador menor vai ficar mais combustivel no tanque....e logo vai deixar de puxar mais cedo....pode acontecer de acabar o combustivel mais rapido....

a dica é ver a fiacao mesmo.....veja a cor do fio q esta na boia...procure ele atraz do painel.....e faça os teste la....corte ele se for preciso....cortar ele la é uma grande certeza de q nao existe mais algum ponto pegando na lata la atraz.....

as vezes pode ser tbem q seu marcador deu problema....ai ja é outro caso....

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Re: Marcador de Combustível. & Troca da boia

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