Este tópico tem por objetivo demonstrar em detalhes o processo de desmontagem, limpeza e regulagem do carburador Solex H34. Ademais deixarei em anexo alguns materiais pertinentes.
OBS: algumas etapas não precisam ser necessariamente na mesma ordem. Não desmontei o carburador todo pois não havia necessidade.
1. DESMONTAGEM , LIMPEZA E REMONTAGEM
Antes de começar é bom desligar o cabo positivo da bateria por motivos de segurança.
1.1 Retire a tampa e o filtro de ar (no caso do meu não é original):
1.2. Desconecte a mangueira de injeção de gasolina pra partida à frio (carros à álcool):
1.3. Marque com uma canetinha a posição do cabo no suporte do afogador antes de soltá-lo:
1.4. Desconecte a mangueira do avanço à vácuo, a porca de aperto localizada no suporte do cabo do afogador (chave 8 ) e a porca de aperto que prende o cabo no alavanca de comando do mesmo (chave 7)
1.5. Solte a haste de acionamento da borboleta do afogador:
1.6. Solte os 6 parafusos da tampa do carburador:
1.7. Solte a abraçadeira da mangueira de alimentação que vai na tampa do carburador:
1.8. Solte as porcas de aperto do suporte do cabo do acelerador (chave 14) e a mangueirinha da cápsula Kickler:
1.9. Solte a mola de retorno e o cabo do acelerador:
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1.10. Se quiser já pode retirar a bóia, só puxar pra cima a peça:
1.11. Já pode soltar as 4 porcas da base do carburador (chave L13):
1.12. Retire o carburador:
1.13. Pode retirar a junta da base:
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Carburador já fora do carro:
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Materiais para limpeza (Car80 ou similar, spray desengripante, gasolina e um pincel pequeno):
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OBS: O Car80 foi borrifado em todos os orifícios do carburador e o desengripante foi usado pra desengripar o eixo do primeiro corpo que não estava retornando todo. Após o processo ficou igual a uma manteiga
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Reparos novos do carburador:
1.14. Pegue um recipiente pra usar na lavagem:
1.15. Essa foto ilustra a posição correta e errada da bóia no carburador. O lado correto é com o "X" pra cima. Se colocar invertido vai transbordar combustível pra fora do carburador. Atente pra esse detalhe:
1.16. Desmonte a válvula de máxima:
Estado geral do carburador:
1.17. Retire o parafuso de regulagem do ar:
1.18. Desmonte a bomba de aceleração:
1.19. Pode retirar os dois giclês de marcha lenta:
1.20. Pode jogar gasolina (ou algum outro produto que prefira) em cima do carburador pra começar a limpar com o pincel:
1.21. Se seu H34 possuir a cápsula Kickler (milagre) pode desmontar da carcaça também (chave 8 ):
OBS: desmonte a cápsula antes do banho na gasolina ou outro produto escolhido.
1.22. Pode retirar os giclês principais se quiser (deve-se passar a chave de fenda pelo orifício da válvula de máxima e desrosqueá-los):
1.23. É bom deixar o carburador e suas peças um tempo mergulhados na gasolina:
1.24. Como ficou a gasolina após a limpeza:
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1.25. Reparos velhos e novos:
OBS: Optei por não trocar o reparo da bomba de aceleração pois não era velho;
Agora vamos passar pelo processo de remontagem.
1.26. Dê uma limpada na tampa do coletor, elimine resquícios de junta e sujeira:
1.27. Coloque a junta nova:
1.28. Recoloque o H34 no lugar:
1.29. Reaperte as porcas:
OBS: tome muito cuidado nessa hora. Não aperte demais as porcas pois poderá empenar a base do carburador e faça o aperto em cruz como indicado na foto. Também não aperte feito moça que senão haverá entrada de ar pela base do carburador:
1.30. Coloque a junta da tampa:
1.31. Faça todo processo inverso ao da desmontagem:
1.32. Atenção especial na colocação da mola e na regulagem do cabo do acelerador. Dê bastantes voltas na mola pra que a mesma faça o retorno correto do came e regule corretamente o cabo no seu suporte pra que não corra o risco de não abrir todo o segundo estágio (deixe bem esticado):
2. MONTAGEM DA VÁLVULA DE MÁXIMA
Havia um empeno no assento da válvula de máxima no corpo do carburador. Isso fazia com que merejasse combustível da válvula pra fora. A solução é a mesma que se adota pra resolver empeno na base. Pegue alguma superfície plana e uma lixa:
Agora remontando a válvula de máxima. Existe uma forma correta de montá-la. Antes de apertar os parafusos da tampa você deve pressionar o diafragma dela com uma chave L pra que o mesmo não fique enrugado provocando passagem de combustível pra dentro do carburador. Se isso acontecer o carro vai afogar. Enquanto segura a chave L pressionando o diafragma vá apertando os parafusos da tampinha:
3. CONFERÊNCIA DE MEDIDAS
Esse processo deve ser feito quando o carburador estiver desmontado. O H34 possui medidas em todas as suas peças: giclês, venturis, difusores e até na carcaça. Confira tudo segundo as tabelas oficiais. Se for a primeira vez que você abre o carburador faça essa conferência pois é muito difícil que algum mecânico não tenha sabotado seu H34. Seguem as tabelas oficiais:
OBS: Se seu H34 possuir algum problema tal como folga no eixo do primeiro corpo ou haja ovalização no alojamento das borboletas por exemplo pode ser que as medidas segundo a tabela oficial não funcionem. Por isso alguns alteram as medidas originais dos giclês ou alteram a regulagem pra tentar "mascarar" os defeitos. Entretanto seu carburador sofrerá algumas consequências tais como aumento em consumo de combustível ou queda no desempenho. Se houver folga em algum eixo leve em alguma oficina especializada em carburador pra que se faça o embuchamento. Sinais de ovalização jogue fora o carburador. Venturis estourados é só trocar pois no H34 são removíveis. Sinais de corrosão severas ou buracos no corpo que provoquem entrada de ar também pode jogar no lixo o carburador. Em alguns casos pode-se recuperar. Em última instância opte pela troca por um novo original Solex.
Já que falei de venturi estourado. Aqui uma foto do que você pode encontrar em um de carburador à álcool:
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Nesse caso como dito faça substituição pois um venturi nesse estado atrapalha a passagem correta de ar impactando negativamente no funcionamento do carburador de alguma forma.
4. REGULAGEM
Primeiramente funcione o carro e espere ele atingir a temperatura ideal de funcionamento. Depois proceda a regulagem. A regulagem do H34 é muito simples.
4.1. Regulagem do ar:
Feche todo o parafuso do ar (sentido horário). Depois volte o mesmo 2,5 voltas (sentido anti-horário). Já estará próximo da regulagem ideal. Pra afinar a regulagem faça este procedimento: Bombe o pedal de freio. Se você notar que a rotação subiu, feche um pouco o parafuso do ar (sentido horário) e se você notar que a rotação caiu, abra um pouco o parafuso do ar (sentido anti-horário). A regulagem ideal ocorre quando ao bombar o freio você notar que a rotação oscilou muito pouco.
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4.2 Regulagem da marcha lenta:
Também é simples. Após regular o ar regule a marcha lenta através do parafuso em detalhe na foto:
Quanto mais apertar o parafuso maior a rotação da marcha lenta. Quanto menos apertado menor a rotação. Siga a regulagem ideal de fábrica:
Motor 4 cc à gasolina --> 750-800 rpm
Motor 4 cc à álcool --> 750-800 rpm
Motor 6 cc (manual) --> 600-650 rpm
Motor 6 cc (automático) --> 830-880 rpm
OBS: dados retirados do manual do proprietário de 88
4.3 Regulagem dos tubos injetores
Os tubos injetores são responsáveis pela injeção extra de combustível quando de súbita aceleração. Sem esse tubos ao pisar abruptamente no acelerador ou em retomadas de velocidade o carro vai dar uns "socos" pois sofrerá de falta de combustível. Também possuem regulagem. A medida ideal de regulagem consta na tabela de medidas oficial postada anteriormente.
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5. MANUAL DO H34
6. H34 EXPLODIDO
free pic
1. CORPO
2. KIT DE BÓIA, EIXO E CALÇO
3. GICLÊ DA MARCHA LENTA DO 1° CORPO
4. GICLÊ DA MARCHA LENTA DO 2° CORPO
5. GICLÊ PRINCIPAL DO 1° CORPO
6. GICLÊ PRINCIPAL DO 2° CORPO
7. VÁLVULA DE MÁXIMA
8. CALIBRADOR DA VÁLVULA
9. KIT DO CAME DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
10. KIT DO BRAÇO DE FIXAÇÃO DO CABO DO AFOGADOR
11. KIT DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
12. MEMBRANA DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
13. KIT DE MOLA DA MEMBRANA DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
14. INTERRUPTOR DA MARCHA LENTA
15. GICLÊ DO INTERRUPTOR
16. KIT DO PARAFUSO E MOLA DE REGULAGEM DA MISTURA
17. KIT DO PARAFUSO E BUCHA DE REGULAGEM DA MARCHA LENTA
18. VENTURI DO 1° CORPO
19. VENTURI DO 2° CORPO
20. KIT DE ALAVANCA DO AFOGADOR
21. KIT DO CAME E ALAVANCA
22. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
22a. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
22b. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
23. KIT DA ALAVANCA INTERMEDIÁRIA DE COMANDO DO ACELERADOR
24. KIT DE HASTE DE LIGAÇÃO DO AFOGADOR
25. TUBO INJETOR
26. VÁLVULA DE AGULHA
27. TAMPA
28. KICKER
OBS: a bóia presente na vista explodida não é a correta pro Opala. A correta é a que aparece nas fotos da limpeza.
7. PEÇAS E REPAROS
É fácil encontrar peças e reparos pro H34. Um dos lugares mais completos que achei foi a Casa do Carburador. Quando precisei comprei o kit do afogador. Segue site pra referência:
http://www.casadocarburador.com/
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É isso, espero que tenham gostado! Procurei ser o mais completo possível.
Agradecimento especial ao Marcos Adriano que me ensinou muitas coisas sobre o H34. Muito do que foi passado aqui foi exatamente o que ele me ensinou.
Última edição por Rubão6cc em Sex 19 Ago - 15:22:31, editado 29 vez(es)
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