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Manutenção do H34 - Passo a passo

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Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Sab 30 Jul - 23:23:35

Olá amigos,
Este tópico tem por objetivo demonstrar em detalhes o processo de desmontagem, limpeza e regulagem do carburador Solex H34. Ademais deixarei em anexo alguns materiais pertinentes.
OBS: algumas etapas não precisam ser necessariamente na mesma ordem. Não desmontei o carburador todo pois não havia necessidade.

1. DESMONTAGEM , LIMPEZA E REMONTAGEM

Antes de começar é bom desligar o cabo positivo da bateria por motivos de segurança.

1.1 Retire a tampa e o filtro de ar (no caso do meu não é original):







1.2. Desconecte a mangueira de injeção de gasolina pra partida à frio (carros à álcool):



1.3. Marque com uma canetinha a posição do cabo no suporte do afogador antes de soltá-lo:



1.4. Desconecte a mangueira do avanço à vácuo, a porca de aperto localizada no suporte do cabo do afogador (chave 8 ) e a porca de aperto que prende o cabo no alavanca de comando do mesmo (chave 7)



1.5. Solte a haste de acionamento da borboleta do afogador:



1.6. Solte os 6 parafusos da tampa do carburador:







1.7. Solte a abraçadeira da mangueira de alimentação que vai na tampa do carburador:



1.8. Solte as porcas de aperto do suporte do cabo do acelerador (chave 14) e a mangueirinha da cápsula Kickler:



1.9. Solte a mola de retorno e o cabo do acelerador:

pictures upload

1.10. Se quiser já pode retirar a bóia, só puxar pra cima a peça:



1.11. Já pode soltar as 4 porcas da base do carburador (chave L13):



1.12. Retire o carburador:





1.13. Pode retirar a junta da base:

photo hosting

Carburador já fora do carro:

photoupload

Materiais para limpeza (Car80 ou similar, spray desengripante, gasolina e um pincel pequeno):

adult picture hosting

OBS: O Car80 foi borrifado em todos os orifícios do carburador e o desengripante foi usado pra desengripar o eixo do primeiro corpo que não estava retornando todo. Após o processo ficou igual a uma manteiga  Cool

post img

image post

Reparos novos do carburador:



1.14. Pegue um recipiente pra usar na lavagem:



1.15. Essa foto ilustra a posição correta e errada da bóia no carburador. O lado correto é com o "X" pra cima. Se colocar invertido vai transbordar combustível pra fora do carburador. Atente pra esse detalhe:





1.16. Desmonte a válvula de máxima:





Estado geral do carburador:







1.17. Retire o parafuso de regulagem do ar:



1.18. Desmonte a bomba de aceleração:







1.19. Pode retirar os dois giclês de marcha lenta:



1.20. Pode jogar gasolina (ou algum outro produto que prefira) em cima do carburador pra começar a limpar com o pincel:





1.21. Se seu H34 possuir a cápsula Kickler (milagre) pode desmontar da carcaça também (chave 8  ):



OBS: desmonte a cápsula antes do banho na gasolina ou outro produto escolhido.

1.22. Pode retirar os giclês principais se quiser (deve-se passar a chave de fenda pelo orifício da válvula de máxima e desrosqueá-los):






1.23. É bom deixar o carburador e suas peças um tempo mergulhados na gasolina:





1.24. Como ficou a gasolina após a limpeza:

screen capture windows 7

1.25. Reparos velhos e novos:





OBS: Optei por não trocar o reparo da bomba de aceleração pois não era velho;

Agora vamos passar pelo processo de remontagem.

1.26. Dê uma limpada na tampa do coletor, elimine resquícios de junta e sujeira:



1.27. Coloque a junta nova:



1.28. Recoloque o H34 no lugar:



1.29. Reaperte as porcas:
OBS: tome muito cuidado nessa hora. Não aperte demais as porcas pois poderá empenar a base do carburador e faça o aperto em cruz como indicado na foto. Também não aperte feito moça que senão haverá entrada de ar pela base do carburador:



1.30. Coloque a junta da tampa:



1.31. Faça todo processo inverso ao da desmontagem:









1.32. Atenção especial na colocação da mola e na regulagem do cabo do acelerador. Dê bastantes voltas na mola pra que a mesma faça o retorno correto do came e regule corretamente o cabo no seu suporte pra que não corra o risco de não abrir todo o segundo estágio (deixe bem esticado):






2. MONTAGEM DA VÁLVULA DE MÁXIMA

Havia um empeno no assento da válvula de máxima no corpo do carburador. Isso fazia com que merejasse combustível da válvula pra fora. A solução é a mesma que se adota pra resolver empeno na base. Pegue alguma superfície plana e uma lixa:








Agora remontando a válvula de máxima. Existe uma forma correta de montá-la. Antes de apertar os parafusos da tampa você deve pressionar o diafragma dela com uma chave L pra que o mesmo não fique enrugado provocando passagem de combustível pra dentro do carburador. Se isso acontecer o carro vai afogar. Enquanto segura a chave L pressionando o diafragma vá apertando os parafusos da tampinha:



3. CONFERÊNCIA DE MEDIDAS

Esse processo deve ser feito quando o carburador estiver desmontado. O H34 possui medidas em todas as suas peças: giclês, venturis, difusores e até na carcaça. Confira tudo segundo as tabelas oficiais. Se for a primeira vez que você abre o carburador faça essa conferência pois é muito difícil que algum mecânico não tenha sabotado seu H34. Seguem as tabelas oficiais:







OBS: Se seu H34 possuir algum problema tal como folga no eixo do primeiro corpo ou haja ovalização no alojamento das borboletas por exemplo pode ser que as medidas segundo a tabela oficial não funcionem. Por isso alguns alteram as medidas originais dos giclês ou alteram a regulagem pra tentar "mascarar" os defeitos. Entretanto seu carburador sofrerá algumas consequências tais como aumento em consumo de combustível ou queda no desempenho. Se houver folga em algum eixo leve em alguma oficina especializada em carburador pra que se faça o embuchamento. Sinais de ovalização jogue fora o carburador. Venturis estourados é só trocar pois no H34 são removíveis. Sinais de corrosão severas ou buracos no corpo que provoquem entrada de ar também pode jogar no lixo o carburador. Em alguns casos pode-se recuperar. Em última instância opte pela troca por um novo original Solex.
Já que falei de venturi estourado. Aqui uma foto do que você pode encontrar em um de carburador à álcool:

20mb image hosting

Nesse caso como dito faça substituição pois um venturi nesse estado atrapalha a passagem correta de ar impactando negativamente no funcionamento do carburador de alguma forma.

4. REGULAGEM

Primeiramente funcione o carro e espere ele atingir a temperatura ideal de funcionamento. Depois proceda a regulagem. A regulagem do H34 é muito simples.

4.1. Regulagem do ar:

Feche todo o parafuso do ar (sentido horário). Depois volte o mesmo 2,5 voltas (sentido anti-horário). Já estará próximo da regulagem ideal. Pra afinar a regulagem faça este procedimento: Bombe o pedal de freio. Se você notar que a rotação subiu, feche um pouco o parafuso do ar (sentido horário) e se você notar que a rotação caiu, abra um pouco o parafuso do ar (sentido anti-horário). A regulagem ideal ocorre quando ao bombar o freio você notar que a rotação oscilou muito pouco.

image ru

4.2 Regulagem da marcha lenta:

Também é simples. Após regular o ar regule a marcha lenta através do parafuso em detalhe na foto:





Quanto mais apertar o parafuso maior a rotação da marcha lenta. Quanto menos apertado menor a rotação. Siga a regulagem ideal de fábrica:

Motor 4 cc à gasolina --> 750-800 rpm
Motor 4 cc à álcool --> 750-800 rpm
Motor 6 cc (manual) --> 600-650 rpm
Motor 6 cc (automático) --> 830-880 rpm

OBS: dados retirados do manual do proprietário de 88

4.3 Regulagem dos tubos injetores





Os tubos injetores são responsáveis pela injeção extra de combustível quando de súbita aceleração. Sem esse tubos ao pisar abruptamente no acelerador ou em retomadas de velocidade o carro vai dar uns "socos" pois sofrerá de falta de combustível. Também possuem regulagem. A medida ideal de regulagem consta na tabela de medidas oficial postada anteriormente.

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5. MANUAL DO H34

















6. H34 EXPLODIDO

free pic

1. CORPO
2. KIT DE BÓIA, EIXO E CALÇO
3. GICLÊ DA MARCHA LENTA DO 1° CORPO
4. GICLÊ DA MARCHA LENTA DO 2° CORPO
5. GICLÊ PRINCIPAL DO 1° CORPO
6. GICLÊ PRINCIPAL DO 2° CORPO
7. VÁLVULA DE MÁXIMA
8. CALIBRADOR DA VÁLVULA
9. KIT DO CAME DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
10. KIT DO BRAÇO DE FIXAÇÃO DO CABO DO AFOGADOR
11. KIT DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
12. MEMBRANA DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
13. KIT DE MOLA DA MEMBRANA DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
14. INTERRUPTOR DA MARCHA LENTA
15. GICLÊ DO INTERRUPTOR
16. KIT DO PARAFUSO E MOLA DE REGULAGEM DA MISTURA
17. KIT DO PARAFUSO E BUCHA DE REGULAGEM DA MARCHA LENTA
18. VENTURI DO 1° CORPO
19. VENTURI DO 2° CORPO
20. KIT DE ALAVANCA DO AFOGADOR
21. KIT DO CAME E ALAVANCA
22. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
22a. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
22b. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
23. KIT DA ALAVANCA INTERMEDIÁRIA DE COMANDO DO ACELERADOR
24. KIT DE HASTE DE LIGAÇÃO DO AFOGADOR
25. TUBO INJETOR
26. VÁLVULA DE AGULHA
27. TAMPA
28. KICKER

OBS: a bóia presente na vista explodida não é a correta pro Opala. A correta é a que aparece nas fotos da limpeza.

7. PEÇAS E REPAROS

É fácil encontrar peças e reparos pro H34. Um dos lugares mais completos que achei foi a Casa do Carburador. Quando precisei comprei o kit do afogador. Segue site pra referência:

http://www.casadocarburador.com/

---------------------------------------------------------------------------------------------

É isso, espero que tenham gostado! Procurei ser o mais completo possível.

Agradecimento especial ao Marcos Adriano que me ensinou muitas coisas sobre o H34. Muito do que foi passado aqui foi exatamente o que ele me ensinou.


Última edição por Rubão6cc em Sex 19 Ago - 15:22:31, editado 29 vez(es)


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Sab 30 Jul - 23:24:16

Ainda farei algumas alterações...estou terminando umas coisas.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Juliano comodoro 81 em Dom 31 Jul - 8:42:02

muito bom e muito obrigado pela dedicação.
sem querer abusar eu tenho um h34 no meu 4cil a gasolina e ele tem na base uma junta bem fina como essa e uma bem grosa de papel de uns 15mm e mais uma de metal de 10mm isso nao e muito?????

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 8:48:41

Juliano comodoro 81 escreveu:muito bom  e muito obrigado pela dedicação.
sem querer abusar eu tenho um h34 no meu 4cil a gasolina e ele tem na base uma junta bem fina como essa e uma bem grosa de papel de uns 15mm e mais uma de metal de 10mm isso nao e muito?????

Muito obrigado amigo.
É muita junta. Provavelmente foram postas pra tentar "mascarar" um defeito: base empenada.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Juliano comodoro 81 em Dom 31 Jul - 8:55:33

Rubão6cc escreveu:
Juliano comodoro 81 escreveu:muito bom  e muito obrigado pela dedicação.
sem querer abusar eu tenho um h34 no meu 4cil a gasolina e ele tem na base uma junta bem fina como essa e uma bem grosa de papel de uns 15mm e mais uma de metal de 10mm isso nao e muito?????

Muito obrigado amigo.
É muita junta. Provavelmente foram postas pra tentar "mascarar" um defeito: base empenada.


Vale rubão amanha vou dar uma olhada nisso mais se não tiver vou deixar so uma

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 31 Jul - 8:57:26

aprendeu certinho rubao kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


porem eu citaria algo interessante

lavar o bura com THINNER!!!

é muito melhor do q lavar com gasolina.....

o thinner fica preto na hora em que vc mergulha o carburador dentro....é incrivel!!!!

nao acho a gasolina mais eficiente em lavar o bura nao...ate pq um bura a gasolina suja mais do q um bura a alcool......mas foi apenas uma ideia!!! usem o q acharem melhor!!!!

mas o topico ficou otimo rubao.....só faltou vc falar do respiro de marcha lenta e tbem sobre tirar os difusores e os ventures....q eu sempre tiro....eles sao o mais sujam...ainda mais se o cabeça de bagre andar sem o filtro de ar!!!!!


um outro detalhe se montar a boia com o X pra baixo ela vai fechar a agulha...e ao inves de transbordar o combustivel a cuba vai ficar vazia!!!!


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 9:07:16

Marcos Adriano escreveu:aprendeu certinho rubao kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


porem eu citaria algo interessante

lavar o bura com THINNER!!!

é muito melhor do q lavar com gasolina.....

o thinner fica preto na hora em que vc mergulha o carburador dentro....é incrivel!!!!

nao acho a gasolina mais eficiente em lavar o bura nao...ate pq um bura a gasolina suja mais do q um bura a alcool......mas foi apenas uma ideia!!! usem o q acharem melhor!!!!

mas o topico ficou otimo rubao.....só faltou vc falar do respiro de marcha lenta e tbem sobre tirar os difusores e os ventures....q eu sempre tiro....eles sao o mais sujam...ainda mais se o cabeça de bagre andar sem o filtro de ar!!!!!


um outro detalhe se montar a boia com o X pra baixo ela vai fechar a agulha...e ao inves de transbordar o combustivel a cuba vai ficar vazia!!!!


Opa, valeu Marquin, você sabe que muita coisa aí foi você quem me ensinou, tanto é que te dei os créditos!
O líquido de limpeza é opcional, mas bom saber que o thinner tira mais sujeira..
Então sobre os venturis e difusores eu não tirei porque não achei necessário...mas se ficam bem sujos é bom tirar então..bom saber.
Esse lance que falei da bóia foi inverter o lado dela então, pois quando errei transbordou álcool pra fora. Vou editar depois pra explicar melhor.
O que você acha que devo falar sobre o respiro da marcha lenta? bounce


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 31 Jul - 9:11:10

Rubão6cc escreveu:
Juliano comodoro 81 escreveu:muito bom  e muito obrigado pela dedicação.
sem querer abusar eu tenho um h34 no meu 4cil a gasolina e ele tem na base uma junta bem fina como essa e uma bem grosa de papel de uns 15mm e mais uma de metal de 10mm isso nao e muito?????

Muito obrigado amigo.
É muita junta. Provavelmente foram postas pra tentar "mascarar" um defeito: base empenada.

nao nao

amigo essa sua junta gorssa de papel é chamada baquelite.......pra isolar o bura do coletor para q ele nao aqueca em contato com o coletor de admissao....





alguns baquelites sao de pepel.....e alguns sao tipo de um maderite parecido com o de moveis....esse da foto é de maderite


carburadores a gasolina quando mais frios melhor!!!!


o baquelite é a peça propria pra isso....mas muitos usam varias juntas pra fazer o isolamento o q acaba empenando a base.....o proprio baquelite velho tbem empena a base se apertar de mais....

a junta de metal na verdade nao é uma junta....é tipo de um "assento" para o bura.....

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 31 Jul - 9:57:44

entao montar a boia errada errada ela fica pra cima e tampa a agulha...no meu ponto de vista.....pois nunka montei errado What a Face What a Face What a Face

sobre o respiro de marcha lenta....ele fica no alojamento da valvula de maxima....é um giclesinho bem pequeno......só pra falar mesmo....pois nas tabelas de calibragens ele é mencionado....

vc trocou os ventures faz pouco tempo...eu lembro...pois isso estao limpos.....mas eles sujam muito....e como dito ainda mais quando o cara usa sem o filtro kkkkkkkkkkkk

da proxima vez espera sujar bastante o bura e use o thinner...dai vc ve a diferenca!!!

vc acha q limpou bem pq o bura seu esta praticamente limpo.....

olhe:

antes






momento em que apenas JOGUEI o thinner na bacia....


olha como ficou apenas despejando o thinner em cima das peças


depois:





lembrando q era um bura andando na gasolina!!!

no meu ponto de vista usando apenas pincel e thinner ficou muito bom....com gasolina eu nao teria esse resultado nunca!!!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 10:18:15

Sim..dessa vez ele não estava tão sujo, pois fazia um ano só que não era limpo, mas da primeira vez estava bem sujo mesmo, limpando com gasolina mudou bastante.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Juliano comodoro 81 em Dom 31 Jul - 11:18:42

Marcos Adriano escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Muito obrigado amigo.
É muita junta. Provavelmente foram postas pra tentar "mascarar" um defeito: base empenada.

nao nao

amigo essa sua junta gorssa de papel é chamada baquelite.......pra isolar o bura do coletor para q ele nao aqueca em contato com o coletor de admissao....





alguns baquelites sao de pepel.....e alguns sao tipo de um maderite parecido com o de moveis....esse da foto é de maderite


carburadores a gasolina quando mais frios melhor!!!!


o baquelite é a peça propria pra isso....mas muitos usam varias juntas pra fazer o isolamento o q acaba empenando a base.....o proprio baquelite velho tbem empena a base se apertar de mais....

a junta de metal na verdade nao é uma junta....é tipo de um "assento" para o bura.....


Marcos mais a tampa do filtro pega no capo devo retirar o calco de metal??? desde já muito obrigado.

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 31 Jul - 12:11:09

tira umas fotos pra eu ver como é esse calço de metal

e tbem o baquelite dele....

dai fica mais facil

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Juliano comodoro 81 em Dom 31 Jul - 12:12:54

Marcos Adriano escreveu:tira umas fotos pra eu ver como é esse caço de metal

e tbem o baquelite dele....

dai fica mais facil

hoje não posso amanha eu tiro e posto valeu marcos muito obrigado

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 31 Jul - 12:13:51

a pressa é sua meu jovem!!


kkkkkkkkkkkkk

quando der tira la....sem zica!!!

vlww

Falves
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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Falves em Dom 31 Jul - 13:18:09

Parabéns pelo tópico, amigos!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por OpaleiroJlle em Dom 31 Jul - 13:21:07

Otimo topico hein Rubao!!

Nao era bom passar uma graxa na junta antes de colocar? Sempre uso e da certo Very Happy

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 13:33:30

Falves escreveu:Parabéns pelo tópico, amigos!

OpaleiroJlle escreveu:Otimo topico hein Rubao!!

Nao era bom passar uma graxa na junta antes de colocar? Sempre uso e da certo Very Happy

Obrigado amigos!

JLLE, nunca vi ninguém colocar graxa...acho que não tem necessidade.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Juliano comodoro 81 em Dom 31 Jul - 14:26:39

Marcos Adriano escreveu:a pressa é sua meu jovem!!


kkkkkkkkkkkkk

quando der tira la....sem zica!!!

vlww


e que hoje estou trabalhando e o opala esta na reforma não posso sair ate as 08:00 de amanha por isso não posso tirar as fotos

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 31 Jul - 15:06:51

já q o tópico é sobre manutencao do h34 vamos contribuir com algumas coisas:

troca dos gicles de ar:

http://www.opaleirosdoparana.com/t39410-gicle-de-ar-solex-h34


troca das canetas do h34:

http://www.opaleirosdoparana.com/t42138-trocando-as-canetas-do-solex-h34

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 16:24:26

Marcos Adriano escreveu:já q o tópico é sobre manutencao do h34 vamos contribuir com algumas coisas:

troca dos gicles de ar:

http://www.opaleirosdoparana.com/t39410-gicle-de-ar-solex-h34


troca das canetas do h34:

http://www.opaleirosdoparana.com/t42138-trocando-as-canetas-do-solex-h34

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Valeu Marquin! Só dos últimos comentários já surgiram coisas interessantes...tomara que o tópico se enriqueça cada vez mais


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Douglas MRS em Dom 31 Jul - 16:35:29

Muito interessante obrigador pelo tópico eu estou com um H34 SEIE Álcool e o segundo estagio está desativado, ainda não conheço bem de carburadores de corpo duplo...

Bom vou fazer essa limpeza, mas acho que vai funcionar só com o estagio primário....

Obrigado!!!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 31 Jul - 16:54:41

Douglas MRS escreveu:Muito interessante obrigador pelo tópico eu estou com um H34 SEIE Álcool e o segundo estagio está desativado, ainda não conheço bem de carburadores de corpo duplo...  

Bom vou fazer essa limpeza, mas acho que vai funcionar só com o estagio primário....

Obrigado!!!

dependendo do tempo e de como ele esta desativado o eixo pode estar eperrado nas buchas ou ate mesmo na carcaça....

as vezes dependendo do estado vc consegue livrar ele com a mao limpando bem usando desengripante.....mas as vezes só em oficina especializada pra refazer o embuxamento!!!

eu tenho a peça q faz o acionamento do segundo estagio do h34 se quiser eu te arrumo ela.....veja se o seu nao tem!

qualquer coisa posta uma foto da parte onde ficam os acionamentos do seu bura e eu vejo se tem!!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 17:40:43

Douglas MRS escreveu:Muito interessante obrigador pelo tópico eu estou com um H34 SEIE Álcool e o segundo estagio está desativado, ainda não conheço bem de carburadores de corpo duplo...  

Bom vou fazer essa limpeza, mas acho que vai funcionar só com o estagio primário....

Obrigado!!!

Valeu amigo! Pode mexer no H34 que é facílimo de lidar com ele...mas como o Marcos disse às vezes precisamos recorrer à alguma oficina especializada em carburadores pra resolver determinados problemas, mas mesmo assim o custo é muito baixo...quando precisei trocar um venturi e embuchar um dos eixos gastei na oficina tudo 70 conto.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Goettens em Dom 31 Jul - 19:55:16

Rubão, muito obrigado mesmo pelas imagens e dicas, já salvei aqui no PC, será muito útil pra mim aprender a fuçar no meu H34. Very Happy

Pra fazer uma limpeza preciso apenas deste kit? http://loja.banner-link.com.br/loja.asp?loja_id=1469&Pedido_Id=&produto_id=66481

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 20:01:28

Goettens escreveu:Rubão, muito obrigado mesmo pelas imagens e dicas, já salvei aqui no PC, será muito útil pra mim aprender a fuçar no meu H34. Very Happy

Pra fazer uma limpeza preciso apenas deste kit? http://loja.banner-link.com.br/loja.asp?loja_id=1469&Pedido_Id=&produto_id=66481

Fico feliz que gostou amigo.
Esse kit tem muita coisa..pra uma limpeza de rotina não precisa de tudo isso...vai precisar de basicamente as juntas da base e tampa e reparos da válvula de máxima e da bomba de aceleração.
Obs: aquela bóia do kit não serve no Opala, é de Corcel se não me engano. A correta é a minha das fotos.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 20:03:40

O kit correto é esse, com a bóia azul:

http://loja.banner-link.com.br/loja.asp?loja_id=1469&Pedido_Id=&produto_id=66482

Eles colocam tudo no kit...talvez compense você procurar em alguma loja na sua cidade só as peças que eu falei. Mas se comprar esse kit todo também não será ruim, já troca tudo ou guarda peças de reserva.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 20:07:50

Desminto o que eu disse..parece que essa bóia preta é para os 4 cc de 78 a 84 segundo a descrição no site...não sei confirmar isso..


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 31 Jul - 21:28:59

eu ja usei essa boia

e ela nao travou minha agulha

dava excesso......acho q ela nao aguenta a pressao da bomba do opala


recomendo a boia quadrada mesmo!!!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Dom 31 Jul - 22:13:29

Marcos Adriano escreveu:eu ja usei essa boia

e ela nao travou minha agulha

dava excesso......acho q ela nao aguenta a pressao da bomba do opala


recomendo a boia quadrada mesmo!!!

Então..boa informação study


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por omalvadeza em Seg 1 Ago - 9:11:00

Ótimo tópico. Reuniu tudo em uma só página.


Não conhecia essa regulagem fina descrita no tópico 4.1 - (4.1. Regulagem do ar). O meu faz isso.  Quando tiver tempo e paciência vou melhorar essa regulagem fina.

Assim que comprei o meu, tentei manter o RPM na casa dos 800-850, mas não deu certo. Parado na garagem ele até ficava nessa faixa, bem estável, porém na rua parado no semáforo ou após acelerar e frear de forma mais brusca o motor trepidava e a luz do alternador oscilava. Daí analisei: entre manter os 800 RPM e ficar com a sensação de que o carro vai morrer às 18.00 horas em pleno horário de pico ou aumentar a lenta e ficar de boa, optei pela segunda opção. Deixei o ponteiro colado nos 950-1000. Às vezes ultrapassa esse limite, mas o motor fica bem estável.

Dica: alguns colegas reclamam que o segundo estágio H34 trava. As soluções dadas são na sua maioria limpeza ou embuchamento com a troca do eixo e borboleta. Depende. No meu caso a borboleta de latão formou um pequeno degrau no corpo e não acionava. A haste mexia mas a borboleta ficava travada. Daí eu destravava na mão e funcionava bem o dia todo. No dia seguinte travava de novo. Cheguei a emprestar um torquímetro para apertar os parafusos de fixação no coletor, mas não deu certo.
Carburador trocado, problema resolvido.

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Seg 1 Ago - 9:47:19

omalvadeza escreveu:Ótimo tópico. Reuniu tudo em uma só página.


Não conhecia essa regulagem fina descrita no tópico 4.1 - (4.1. Regulagem do ar). O meu faz isso.  Quando tiver tempo e paciência vou melhorar essa regulagem fina.

Assim que comprei o meu, tentei manter o RPM na casa dos 800-850, mas não deu certo. Parado na garagem ele até ficava nessa faixa, bem estável, porém na rua parado no semáforo ou após acelerar e frear de forma mais brusca o motor trepidava e a luz do alternador oscilava. Daí analisei: entre manter os 800 RPM e ficar com a sensação de que o carro vai morrer às 18.00 horas em pleno horário de pico ou aumentar a lenta e ficar de boa, optei pela segunda opção. Deixei o ponteiro colado nos 950-1000. Às vezes ultrapassa esse limite, mas o motor fica bem estável.

Dica: alguns colegas reclamam que o segundo estágio H34 trava. As soluções dadas são na sua maioria limpeza ou embuchamento com a troca do eixo e borboleta. Depende. No meu caso a borboleta de latão formou um pequeno degrau no corpo e não acionava. A haste mexia mas a borboleta ficava travada. Daí eu destravava na mão e funcionava bem o dia todo. No dia seguinte travava de novo. Cheguei a emprestar um torquímetro para apertar os parafusos de fixação no coletor, mas não deu certo.
Carburador trocado, problema resolvido.

Valeu amigo, a intenção era essa, reunir tudo numa coisa só...lógico que tem muita coisa a ser explorada no tocante a possíveis problemas do H34. Aos poucos podemos ir debatendo e apresentando possíveis problemas e soluções por aqui. Estou querendo explicar e detalhar com umas fotos um problema que apareceu pra mim. Assim que resolver eu posto.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por sezil em Seg 1 Ago - 14:08:04

Parabens por este topico, muito bem explicado, gostei muito da maneira de fazer a regulagem do carburador!!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Seg 1 Ago - 15:42:36

sezil escreveu:Parabens por este topico, muito bem explicado, gostei muito da maneira de fazer a regulagem  do carburador!!

OKK OKK OKK
Fiz pensando em ajudar vcs!


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por sezil em Seg 1 Ago - 15:46:43

E com certeza ajudou muito!!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Douglas MRS em Seg 1 Ago - 16:10:37

Marcos Adriano agradeço pelas dicas e por oferecer me a peça que faz o acionamento do segundo estagio.
Agradeço a vc também Rubão6cc estou estudando a melhor opção manter e arrumar o H34 ou pegar um 446...

Bom tirei umas fotos realmente está sem o acionamento e com um furo que indica que funcionava no Gás.

Meu interesse era num 446 depois de ver que o 2° estava desativado, vou manter o motor 6cc e carburador a Álcool  

Ta ai avalie o estrago








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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Seg 1 Ago - 17:19:21

Douglas, aparentemente seu H34 está muito bom. Esse buraco dá pra tapar com alguma coisa e as peças faltantes acha fácil e barato. Abra a tampa e veja como está o estado dele por dentro, especialmente da cuba, veja se não há sinais severos de corrosão ou buracos em algum lugar. Desmonte ele todo pra avaliar. Se decidir usar ele Já aproveita e confere as medidas.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por cazecrazy em Seg 1 Ago - 17:34:49

ja ta fixo? esse merece.

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Seg 1 Ago - 17:42:06

cazecrazy escreveu:ja ta fixo? esse merece.

Opa, obrigado amigo, já está na seção técnica!


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 2 Ago - 8:51:14

omalvadeza escreveu:Ótimo tópico. Reuniu tudo em uma só página.


Não conhecia essa regulagem fina descrita no tópico 4.1 - (4.1. Regulagem do ar). O meu faz isso.  Quando tiver tempo e paciência vou melhorar essa regulagem fina.

Assim que comprei o meu, tentei manter o RPM na casa dos 800-850, mas não deu certo. Parado na garagem ele até ficava nessa faixa, bem estável, porém na rua parado no semáforo ou após acelerar e frear de forma mais brusca o motor trepidava e a luz do alternador oscilava. Daí analisei: entre manter os 800 RPM e ficar com a sensação de que o carro vai morrer às 18.00 horas em pleno horário de pico ou aumentar a lenta e ficar de boa, optei pela segunda opção. Deixei o ponteiro colado nos 950-1000. Às vezes ultrapassa esse limite, mas o motor fica bem estável.

Dica: alguns colegas reclamam que o segundo estágio H34 trava. As soluções dadas são na sua maioria limpeza ou embuchamento com a troca do eixo e borboleta. Depende. No meu caso a borboleta de latão formou um pequeno degrau no corpo e não acionava. A haste mexia mas a borboleta ficava travada. Daí eu destravava na mão e funcionava bem o dia todo. No dia seguinte travava de novo. Cheguei a emprestar um torquímetro para apertar os parafusos de fixação no coletor, mas não deu certo.
Carburador trocado, problema resolvido.


esse problema da ocilacao com certeza era entrada falsa de ar......a desaceleracao + momento de freada mexe muito com o sistema da marcha lenta do bura....q por sua vez se tiver ar falso a mistura desequilibrada vai fazer o carro morrer mesmo.....

eu tenho um video do meu h34 regulado em marcha lenta a uns 200 rpm...perto do zero do marcador.....logico q nao estava andando normal...estava parado na garagem.....mas um bura com entrada falsa de ar ou com problemas NUNCA manteria um motor funcionando nessa faixa de rotacao.

quando vc nao consegue regular uma marcha lenta com rpm baixo é barata! Entrada de ar falso!!! pq dai vc tem q compensar esse ar falso na borboleta de aceleracao regulando o parafuso.

esse problema da borboleta do 2° estagio ainda nao presenciei. no h34 existe um parafuso allen q limita o fachamento da borboleta do 2° estagio justamente pra isso...pra q borboleta de latao nao fique "machucando" o corpo ja q ela é mecanica e tem uma mola de retorno forte...e quando vc desacelera ela volta um tanto quanto rapido pra sua posicao de fechada....e isso pode ir abrindo esse degrau citado....

nessa foto do amigo douglas da pra ver esse parafuso q eu citei.

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 2 Ago - 9:11:22

Douglas MRS escreveu:Marcos Adriano agradeço pelas dicas e por oferecer me a peça que faz o acionamento do segundo estagio.
Agradeço a vc também Rubão6cc estou estudando a melhor opção manter e arrumar o H34 ou pegar um 446...

Bom tirei umas fotos realmente está sem o acionamento e com um furo que indica que funcionava no Gás.

Meu interesse era num 446 depois de ver que o 2° estava desativado, vou manter o motor 6cc e carburador a Álcool


douglas

realmente impossivel vc reativar o segundo estagio!!!

somente com embuxamento numa oficina especializada.....eles vao trocar o eixo e as buchas de latao e se der sorte terao as peças do acionamento q estao faltando!!


esse furo tem q fechar com certeza!!!


sobre o 446 vc terá q trocar o coletor de admissao, ou colcar uma flange ou abrir os furos do prisioneiros da base do bura

tipo isso:




Douglas MRS
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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Douglas MRS em Ter 2 Ago - 10:11:36

Marcos Adriano escreveu:
Douglas MRS escreveu:Marcos Adriano agradeço pelas dicas e por oferecer me a peça que faz o acionamento do segundo estagio.
Agradeço a vc também Rubão6cc estou estudando a melhor opção manter e arrumar o H34 ou pegar um 446...

Bom tirei umas fotos realmente está sem o acionamento e com um furo que indica que funcionava no Gás.

Meu interesse era num 446 depois de ver que o 2° estava desativado, vou manter o motor 6cc e carburador a Álcool


douglas

realmente impossivel vc reativar o segundo estagio!!!

somente com embuxamento numa oficina especializada.....eles vao trocar o eixo e as buchas de latao e se der sorte terao as peças do acionamento q estao faltando!!


esse furo tem q fechar com certeza!!!


sobre o 446 vc terá q trocar o coletor de admissao, ou colcar uma flange ou abrir os furos do prisioneiros da base do bura

tipo isso:





O bom do 446 é que o fluxo de ar é bem maior do que o H34, como dizem: motor que respira melhor, anda melhor... Eu não me preocupo com correria ou fazer um motor de mais de 130cv, meu foco sempre foi no bem estar do motor.

Quando tive um SS 74 6 cilindros ele usava h34 do chevette, o motor dava falta de combustível na alta a aceleração murchava, comprei um 446 e fiz uma flange pra adaptar no coletor do H34 só que pelo o que estou vendo nessa imagem da base do 446 esse corte é bem melhor, fica feio esteticamente, mas adianta e muito horas de serviço pra fazer uma flange.

Obrigado!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Paulo Corso em Ter 2 Ago - 13:02:12

Parabéns Rubéns, belo tópico.

Essa do diafragma da máxima foi novidade pra mim, rss.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Ter 2 Ago - 13:29:14

Paulo Corso escreveu:Parabéns Rubéns, belo tópico.

Essa do diafragma da máxima foi novidade pra mim, rss.

Pois é Paulo, pra mim também era, até o Marcos me ensinar..e realmente procede porque da primeira vez que montei o reparo novo eu não tinha adotado o procedimento explicado e eu dava partida no carro e ele funcionava até acabar a gasolina injetada na partida a frio e depois afogava. Foi fazer o descrito que funcionou.


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 2 Ago - 21:34:18

Douglas MRS escreveu:
O bom do 446 é que o fluxo de ar é bem maior do que o H34, como dizem: motor que respira melhor, anda melhor...  Eu não me preocupo com correria ou fazer um motor de mais de 130cv, meu foco sempre foi no bem estar do motor.

Quando tive um SS 74 6 cilindros ele usava h34 do chevette, o motor dava falta de combustível na alta a aceleração murchava, comprei um 446 e fiz uma flange pra adaptar no coletor do H34 só que pelo o que estou vendo nessa imagem da base do 446 esse corte é bem melhor, fica feio esteticamente, mas adianta e muito horas de serviço pra fazer uma flange.

Obrigado!


eu mesmo fiz isso douglas.....foi um ex 446 q eu tive.....muito facil.....e ficou otimo!!!

alguns torcem o nariz....mas nao teve problema nao!!!

porem o h34 tbem vai dar a mesma respiracao q o 446...porem o h34 é gradativo.....um estagio depois do outro...o 446 eles sao simultaneos.....


alias vou te falar: acho q um h34 com os dois estagios abertos alimenta mais o motor do q um 446

h34 tem um venture de 24 e um de 27.... gicle de 160 e 215

o 446 tem ventures iguais q eu nao sei as medias......mas nao sao maiores q do h34 e os gicles sao 165 ambos

isso medidas do alcool!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por vicomodoro em Ter 2 Ago - 22:22:13

Até me deu vontade de abrir um H34 que tenho aqui.
Dúvida: Aqui no fórum já foi comentado sobre a válvula de máxima
retirar ou isolar porque atrapalha mais do que ajuda. Isto é verídico?
Quando surgem estes comentários a primeira idéia que me vem é de que vários engenheiros e testes foram usados no desenvolvimento então como pode não funcionar ou ter função?

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 2 Ago - 22:24:00

quando ta com defeito

reparo velho e junta velha

mau montada


da problema mesmo!!!!

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por vicomodoro em Ter 2 Ago - 22:25:43

Qual a função desta válvula Marcos?

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Ter 2 Ago - 22:27:39

vicomodoro escreveu:Até me deu vontade de abrir um H34 que tenho aqui.
Dúvida: Aqui no fórum já foi comentado sobre a válvula de máxima
retirar ou isolar porque atrapalha mais do que ajuda. Isto é verídico?
Quando surgem estes comentários a primeira idéia que me vem é de que vários engenheiros e testes foram usados no desenvolvimento então como pode não funcionar ou ter função?

Está confundindo com a bomba de aceleração que aciona os tubos injetores. Pode desativar se quiser porém terá falta de combustível em acelerações abruptas. E o engenheiro estudou muito e bolou isso justamente pra não ter esse problema. Agora tem gente que não concorda Rolling Eyes
Não é isso?


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por vicomodoro em Ter 2 Ago - 22:32:28

Aquela que tem um triangulo com o diafragma e mola atras.

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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

Mensagem por Rubão6cc em Ter 2 Ago - 22:33:38

vicomodoro escreveu:Aquela que tem um triangulo com o diafragma e mola atras.

Então é a de máxima mesmo..nunca ouvi falar em desativá-la


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Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

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