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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Manutenção do H34 - Passo a passo Empty Manutenção do H34 - Passo a passo

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 30 Jul - 23:23:35

    Olá amigos,
    Este tópico tem por objetivo demonstrar em detalhes o processo de desmontagem, limpeza e regulagem do carburador Solex H34. Ademais deixarei em anexo alguns materiais pertinentes.
    OBS: algumas etapas não precisam ser necessariamente na mesma ordem. Não desmontei o carburador todo pois não havia necessidade.

    1. DESMONTAGEM , LIMPEZA E REMONTAGEM

    Antes de começar é bom desligar o cabo positivo da bateria por motivos de segurança.

    1.1 Retire a tampa e o filtro de ar (no caso do meu não é original):

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01772_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01775_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01776_C_pia_C_pia

    1.2. Desconecte a mangueira de injeção de gasolina pra partida à frio (carros à álcool):

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01777_C_pia_C_pia

    1.3. Marque com uma canetinha a posição do cabo no suporte do afogador antes de soltá-lo:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01780_C_pia_C_pia

    1.4. Desconecte a mangueira do avanço à vácuo, a porca de aperto localizada no suporte do cabo do afogador (chave 8 ) e a porca de aperto que prende o cabo no alavanca de comando do mesmo (chave 7)

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01779_C_pia_C_pia

    1.5. Solte a haste de acionamento da borboleta do afogador:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01781_C_pia_C_pia

    1.6. Solte os 6 parafusos da tampa do carburador:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01782_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01784_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01783_C_pia_C_pia

    1.7. Solte a abraçadeira da mangueira de alimentação que vai na tampa do carburador:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01785_C_pia_C_pia

    1.8. Solte as porcas de aperto do suporte do cabo do acelerador (chave 14) e a mangueirinha da cápsula Kickler:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01786_C_pia_C_pia

    1.9. Solte a mola de retorno e o cabo do acelerador:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01841_C_pia_C_piapictures upload

    1.10. Se quiser já pode retirar a bóia, só puxar pra cima a peça:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01787_C_pia_C_pia

    1.11. Já pode soltar as 4 porcas da base do carburador (chave L13):

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01788_C_pia_C_pia

    1.12. Retire o carburador:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01789_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01791_C_pia_C_pia

    1.13. Pode retirar a junta da base:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01795_C_pia_C_piaphoto hosting

    Carburador já fora do carro:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01792_C_pia_C_piaphotoupload

    Materiais para limpeza (Car80 ou similar, spray desengripante, gasolina e um pincel pequeno):

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01794_C_pia_C_piaadult picture hosting

    OBS: O Car80 foi borrifado em todos os orifícios do carburador e o desengripante foi usado pra desengripar o eixo do primeiro corpo que não estava retornando todo. Após o processo ficou igual a uma manteiga  Cool

    Manutenção do H34 - Passo a passo Galao_de_Metal_para_Gasolina_20_L_bremen_66141post img

    Manutenção do H34 - Passo a passo Pincel_simples_p_latex_acrilico_cerda_natural_gimage post

    Reparos novos do carburador:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01793_C_pia_C_pia

    1.14. Pegue um recipiente pra usar na lavagem:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01796_C_pia_C_pia

    1.15. Essa foto ilustra a posição correta e errada da bóia no carburador. O lado correto é com o "X" pra cima. Se colocar invertido vai transbordar combustível pra fora do carburador. Atente pra esse detalhe:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01798_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01799_C_pia_C_pia

    1.16. Desmonte a válvula de máxima:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01801_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01802_C_pia_C_pia

    Estado geral do carburador:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01803_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01804_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01805_C_pia_C_pia

    1.17. Retire o parafuso de regulagem do ar:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01806_C_pia_C_pia

    1.18. Desmonte a bomba de aceleração:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01807_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01808_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01809_C_pia_C_pia

    1.19. Pode retirar os dois giclês de marcha lenta:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01811_C_pia_C_pia

    1.20. Pode jogar gasolina (ou algum outro produto que prefira) em cima do carburador pra começar a limpar com o pincel:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01812_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01813_C_pia_C_pia

    1.21. Se seu H34 possuir a cápsula Kickler (milagre) pode desmontar da carcaça também (chave 8  ):

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01814_C_pia_C_pia

    OBS: desmonte a cápsula antes do banho na gasolina ou outro produto escolhido.

    1.22. Pode retirar os giclês principais se quiser (deve-se passar a chave de fenda pelo orifício da válvula de máxima e desrosqueá-los):

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01820_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01822_C_pia_C_pia


    1.23. É bom deixar o carburador e suas peças um tempo mergulhados na gasolina:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01815_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01816_C_pia_C_pia

    1.24. Como ficou a gasolina após a limpeza:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01819_C_pia_C_piascreen capture windows 7

    1.25. Reparos velhos e novos:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01817_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01818_C_pia_C_pia

    OBS: Optei por não trocar o reparo da bomba de aceleração pois não era velho;

    Agora vamos passar pelo processo de remontagem.

    1.26. Dê uma limpada na tampa do coletor, elimine resquícios de junta e sujeira:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01823_C_pia_C_pia

    1.27. Coloque a junta nova:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01824_C_pia_C_pia

    1.28. Recoloque o H34 no lugar:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01825_C_pia_C_pia

    1.29. Reaperte as porcas:
    OBS: tome muito cuidado nessa hora. Não aperte demais as porcas pois poderá empenar a base do carburador e faça o aperto em cruz como indicado na foto. Também não aperte feito moça que senão haverá entrada de ar pela base do carburador:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01826_C_pia_C_pia

    1.30. Coloque a junta da tampa:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01829_C_pia_C_pia

    1.31. Faça todo processo inverso ao da desmontagem:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01837_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01838_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01839_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01840_C_pia_C_pia

    1.32. Atenção especial na colocação da mola e na regulagem do cabo do acelerador. Dê bastantes voltas na mola pra que a mesma faça o retorno correto do came e regule corretamente o cabo no seu suporte pra que não corra o risco de não abrir todo o segundo estágio (deixe bem esticado):

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01841_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01842_C_pia_C_pia


    2. MONTAGEM DA VÁLVULA DE MÁXIMA

    Havia um empeno no assento da válvula de máxima no corpo do carburador. Isso fazia com que merejasse combustível da válvula pra fora. A solução é a mesma que se adota pra resolver empeno na base. Pegue alguma superfície plana e uma lixa:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01849_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01850_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01851_C_pia_C_pia


    Agora remontando a válvula de máxima. Existe uma forma correta de montá-la. Antes de apertar os parafusos da tampa você deve pressionar o diafragma dela com uma chave L pra que o mesmo não fique enrugado provocando passagem de combustível pra dentro do carburador. Se isso acontecer o carro vai afogar. Enquanto segura a chave L pressionando o diafragma vá apertando os parafusos da tampinha:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01847_C_pia_C_pia

    3. CONFERÊNCIA DE MEDIDAS

    Esse processo deve ser feito quando o carburador estiver desmontado. O H34 possui medidas em todas as suas peças: giclês, venturis, difusores e até na carcaça. Confira tudo segundo as tabelas oficiais. Se for a primeira vez que você abre o carburador faça essa conferência pois é muito difícil que algum mecânico não tenha sabotado seu H34. Seguem as tabelas oficiais:

    Manutenção do H34 - Passo a passo Tabela_1

    Manutenção do H34 - Passo a passo Tabela_2

    Manutenção do H34 - Passo a passo Tabela_3

    OBS: Se seu H34 possuir algum problema tal como folga no eixo do primeiro corpo ou haja ovalização no alojamento das borboletas por exemplo pode ser que as medidas segundo a tabela oficial não funcionem. Por isso alguns alteram as medidas originais dos giclês ou alteram a regulagem pra tentar "mascarar" os defeitos. Entretanto seu carburador sofrerá algumas consequências tais como aumento em consumo de combustível ou queda no desempenho. Se houver folga em algum eixo leve em alguma oficina especializada em carburador pra que se faça o embuchamento. Sinais de ovalização jogue fora o carburador. Venturis estourados é só trocar pois no H34 são removíveis. Sinais de corrosão severas ou buracos no corpo que provoquem entrada de ar também pode jogar no lixo o carburador. Em alguns casos pode-se recuperar. Em última instância opte pela troca por um novo original Solex.
    Já que falei de venturi estourado. Aqui uma foto do que você pode encontrar em um de carburador à álcool:

    Manutenção do H34 - Passo a passo IMG_20150411_WA001620mb image hosting

    Nesse caso como dito faça substituição pois um venturi nesse estado atrapalha a passagem correta de ar impactando negativamente no funcionamento do carburador de alguma forma.

    4. REGULAGEM

    Primeiramente funcione o carro e espere ele atingir a temperatura ideal de funcionamento. Depois proceda a regulagem. A regulagem do H34 é muito simples.

    4.1. Regulagem do ar:

    Feche todo o parafuso do ar (sentido horário). Depois volte o mesmo 2,5 voltas (sentido anti-horário). Já estará próximo da regulagem ideal. Pra afinar a regulagem faça este procedimento: Bombe o pedal de freio. Se você notar que a rotação subiu, feche um pouco o parafuso do ar (sentido horário) e se você notar que a rotação caiu, abra um pouco o parafuso do ar (sentido anti-horário). A regulagem ideal ocorre quando ao bombar o freio você notar que a rotação oscilou muito pouco.

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01852image ru

    4.2 Regulagem da marcha lenta:

    Também é simples. Após regular o ar regule a marcha lenta através do parafuso em detalhe na foto:

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01845_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01846_C_pia_C_pia

    Quanto mais apertar o parafuso maior a rotação da marcha lenta. Quanto menos apertado menor a rotação. Siga a regulagem ideal de fábrica:

    Motor 4 cc à gasolina --> 750-800 rpm
    Motor 4 cc à álcool --> 750-800 rpm
    Motor 6 cc (manual) --> 600-650 rpm
    Motor 6 cc (automático) --> 830-880 rpm

    OBS: dados retirados do manual do proprietário de 88

    4.3 Regulagem dos tubos injetores

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01828_C_pia_C_pia

    Manutenção do H34 - Passo a passo DSC01836_C_pia_C_pia

    Os tubos injetores são responsáveis pela injeção extra de combustível quando de súbita aceleração. Sem esse tubos ao pisar abruptamente no acelerador ou em retomadas de velocidade o carro vai dar uns "socos" pois sofrerá de falta de combustível. Também possuem regulagem. A medida ideal de regulagem consta na tabela de medidas oficial postada anteriormente.

    Manutenção do H34 - Passo a passo Serrrrrrophoto sharing sites

    5. MANUAL DO H34

    Manutenção do H34 - Passo a passo Image

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    Manutenção do H34 - Passo a passo Image

    6. H34 EXPLODIDO

    Manutenção do H34 - Passo a passo H34_explodidofree pic

    1. CORPO
    2. KIT DE BÓIA, EIXO E CALÇO
    3. GICLÊ DA MARCHA LENTA DO 1° CORPO
    4. GICLÊ DA MARCHA LENTA DO 2° CORPO
    5. GICLÊ PRINCIPAL DO 1° CORPO
    6. GICLÊ PRINCIPAL DO 2° CORPO
    7. VÁLVULA DE MÁXIMA
    8. CALIBRADOR DA VÁLVULA
    9. KIT DO CAME DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
    10. KIT DO BRAÇO DE FIXAÇÃO DO CABO DO AFOGADOR
    11. KIT DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
    12. MEMBRANA DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
    13. KIT DE MOLA DA MEMBRANA DA BOMBA DE ACELERAÇÃO
    14. INTERRUPTOR DA MARCHA LENTA
    15. GICLÊ DO INTERRUPTOR
    16. KIT DO PARAFUSO E MOLA DE REGULAGEM DA MISTURA
    17. KIT DO PARAFUSO E BUCHA DE REGULAGEM DA MARCHA LENTA
    18. VENTURI DO 1° CORPO
    19. VENTURI DO 2° CORPO
    20. KIT DE ALAVANCA DO AFOGADOR
    21. KIT DO CAME E ALAVANCA
    22. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
    22a. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
    22b. KIT DE ALAVANCA DO ACELERADOR
    23. KIT DA ALAVANCA INTERMEDIÁRIA DE COMANDO DO ACELERADOR
    24. KIT DE HASTE DE LIGAÇÃO DO AFOGADOR
    25. TUBO INJETOR
    26. VÁLVULA DE AGULHA
    27. TAMPA
    28. KICKER

    OBS: a bóia presente na vista explodida não é a correta pro Opala. A correta é a que aparece nas fotos da limpeza.

    7. PEÇAS E REPAROS

    É fácil encontrar peças e reparos pro H34. Um dos lugares mais completos que achei foi a Casa do Carburador. Quando precisei comprei o kit do afogador. Segue site pra referência:

    http://www.casadocarburador.com/

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    É isso, espero que tenham gostado! Procurei ser o mais completo possível.

    Agradecimento especial ao Marcos Adriano que me ensinou muitas coisas sobre o H34. Muito do que foi passado aqui foi exatamente o que ele me ensinou.


    Última edição por Rubão6cc em Sex 19 Ago - 15:22:31, editado 29 vez(es)


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    Manutenção do H34 - Passo a passo Empty Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 30 Jul - 23:24:16

    Ainda farei algumas alterações...estou terminando umas coisas.


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    Manutenção do H34 - Passo a passo Empty Re: Manutenção do H34 - Passo a passo

    Mensagem por Juliano comodoro 81 Dom 31 Jul - 8:42:02

    muito bom Manutenção do H34 - Passo a passo 122938 e muito obrigado pela dedicação.
    sem querer abusar eu tenho um h34 no meu 4cil a gasolina e ele tem na base uma junta bem fina como essa e uma bem grosa de papel de uns 15mm e mais uma de metal de 10mm isso nao e muito?????
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 8:48:41

    Juliano comodoro 81 escreveu:muito bom Manutenção do H34 - Passo a passo 122938  e muito obrigado pela dedicação.
    sem querer abusar eu tenho um h34 no meu 4cil a gasolina e ele tem na base uma junta bem fina como essa e uma bem grosa de papel de uns 15mm e mais uma de metal de 10mm isso nao e muito?????

    Muito obrigado amigo.
    É muita junta. Provavelmente foram postas pra tentar "mascarar" um defeito: base empenada.


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    Mensagem por Juliano comodoro 81 Dom 31 Jul - 8:55:33

    Rubão6cc escreveu:
    Juliano comodoro 81 escreveu:muito bom Manutenção do H34 - Passo a passo 122938  e muito obrigado pela dedicação.
    sem querer abusar eu tenho um h34 no meu 4cil a gasolina e ele tem na base uma junta bem fina como essa e uma bem grosa de papel de uns 15mm e mais uma de metal de 10mm isso nao e muito?????

    Muito obrigado amigo.
    É muita junta. Provavelmente foram postas pra tentar "mascarar" um defeito: base empenada.


    Vale rubão amanha vou dar uma olhada nisso mais se não tiver vou deixar so uma
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 31 Jul - 8:57:26

    aprendeu certinho rubao kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    porem eu citaria algo interessante

    lavar o bura com THINNER!!!

    é muito melhor do q lavar com gasolina.....

    o thinner fica preto na hora em que vc mergulha o carburador dentro....é incrivel!!!!

    nao acho a gasolina mais eficiente em lavar o bura nao...ate pq um bura a gasolina suja mais do q um bura a alcool......mas foi apenas uma ideia!!! usem o q acharem melhor!!!!

    mas o topico ficou otimo rubao.....só faltou vc falar do respiro de marcha lenta e tbem sobre tirar os difusores e os ventures....q eu sempre tiro....eles sao o mais sujam...ainda mais se o cabeça de bagre andar sem o filtro de ar!!!!!


    um outro detalhe se montar a boia com o X pra baixo ela vai fechar a agulha...e ao inves de transbordar o combustivel a cuba vai ficar vazia!!!!

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 9:07:16

    Marcos Adriano escreveu:aprendeu certinho rubao kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    porem eu citaria algo interessante

    lavar o bura com THINNER!!!

    é muito melhor do q lavar com gasolina.....

    o thinner fica preto na hora em que vc mergulha o carburador dentro....é incrivel!!!!

    nao acho a gasolina mais eficiente em lavar o bura nao...ate pq um bura a gasolina suja mais do q um bura a alcool......mas foi apenas uma ideia!!! usem o q acharem melhor!!!!

    mas o topico ficou otimo rubao.....só faltou vc falar do respiro de marcha lenta e tbem sobre tirar os difusores e os ventures....q eu sempre tiro....eles sao o mais sujam...ainda mais se o cabeça de bagre andar sem o filtro de ar!!!!!


    um outro detalhe se montar a boia com o X pra baixo ela vai fechar a agulha...e ao inves de transbordar o combustivel a cuba vai ficar vazia!!!!

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    Opa, valeu Marquin, você sabe que muita coisa aí foi você quem me ensinou, tanto é que te dei os créditos!
    O líquido de limpeza é opcional, mas bom saber que o thinner tira mais sujeira..
    Então sobre os venturis e difusores eu não tirei porque não achei necessário...mas se ficam bem sujos é bom tirar então..bom saber.
    Esse lance que falei da bóia foi inverter o lado dela então, pois quando errei transbordou álcool pra fora. Vou editar depois pra explicar melhor.
    O que você acha que devo falar sobre o respiro da marcha lenta? bounce


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 31 Jul - 9:11:10

    Rubão6cc escreveu:
    Juliano comodoro 81 escreveu:muito bom Manutenção do H34 - Passo a passo 122938  e muito obrigado pela dedicação.
    sem querer abusar eu tenho um h34 no meu 4cil a gasolina e ele tem na base uma junta bem fina como essa e uma bem grosa de papel de uns 15mm e mais uma de metal de 10mm isso nao e muito?????

    Muito obrigado amigo.
    É muita junta. Provavelmente foram postas pra tentar "mascarar" um defeito: base empenada.

    nao nao

    amigo essa sua junta gorssa de papel é chamada baquelite.......pra isolar o bura do coletor para q ele nao aqueca em contato com o coletor de admissao....


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    alguns baquelites sao de pepel.....e alguns sao tipo de um maderite parecido com o de moveis....esse da foto é de maderite


    carburadores a gasolina quando mais frios melhor!!!!


    o baquelite é a peça propria pra isso....mas muitos usam varias juntas pra fazer o isolamento o q acaba empenando a base.....o proprio baquelite velho tbem empena a base se apertar de mais....

    a junta de metal na verdade nao é uma junta....é tipo de um "assento" para o bura.....
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 31 Jul - 9:57:44

    entao montar a boia errada errada ela fica pra cima e tampa a agulha...no meu ponto de vista.....pois nunka montei errado What a Face What a Face What a Face

    sobre o respiro de marcha lenta....ele fica no alojamento da valvula de maxima....é um giclesinho bem pequeno......só pra falar mesmo....pois nas tabelas de calibragens ele é mencionado....

    vc trocou os ventures faz pouco tempo...eu lembro...pois isso estao limpos.....mas eles sujam muito....e como dito ainda mais quando o cara usa sem o filtro kkkkkkkkkkkk

    da proxima vez espera sujar bastante o bura e use o thinner...dai vc ve a diferenca!!!

    vc acha q limpou bem pq o bura seu esta praticamente limpo.....

    olhe:

    antes
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    momento em que apenas JOGUEI o thinner na bacia....
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    olha como ficou apenas despejando o thinner em cima das peças
    Manutenção do H34 - Passo a passo 4j5gls

    depois:
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    Manutenção do H34 - Passo a passo Mbsvv7
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    lembrando q era um bura andando na gasolina!!!

    no meu ponto de vista usando apenas pincel e thinner ficou muito bom....com gasolina eu nao teria esse resultado nunca!!!
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 10:18:15

    Sim..dessa vez ele não estava tão sujo, pois fazia um ano só que não era limpo, mas da primeira vez estava bem sujo mesmo, limpando com gasolina mudou bastante.


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    Mensagem por Juliano comodoro 81 Dom 31 Jul - 11:18:42

    Marcos Adriano escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Muito obrigado amigo.
    É muita junta. Provavelmente foram postas pra tentar "mascarar" um defeito: base empenada.

    nao nao

    amigo essa sua junta gorssa de papel é chamada baquelite.......pra isolar o bura do coletor para q ele nao aqueca em contato com o coletor de admissao....


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    alguns baquelites sao de pepel.....e alguns sao tipo de um maderite parecido com o de moveis....esse da foto é de maderite


    carburadores a gasolina quando mais frios melhor!!!!


    o baquelite é a peça propria pra isso....mas muitos usam varias juntas pra fazer o isolamento o q acaba empenando a base.....o proprio baquelite velho tbem empena a base se apertar de mais....

    a junta de metal na verdade nao é uma junta....é tipo de um "assento" para o bura.....


    Marcos mais a tampa do filtro pega no capo devo retirar o calco de metal??? desde já muito obrigado.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 31 Jul - 12:11:09

    tira umas fotos pra eu ver como é esse calço de metal

    e tbem o baquelite dele....

    dai fica mais facil
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    Mensagem por Juliano comodoro 81 Dom 31 Jul - 12:12:54

    Marcos Adriano escreveu:tira umas fotos pra eu ver como é esse caço de metal

    e tbem o baquelite dele....

    dai fica mais facil

    hoje não posso amanha eu tiro e posto valeu marcos muito obrigado
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 31 Jul - 12:13:51

    a pressa é sua meu jovem!!


    kkkkkkkkkkkkk

    quando der tira la....sem zica!!!

    vlww
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    Mensagem por Falves Dom 31 Jul - 13:18:09

    Parabéns pelo tópico, amigos!
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    Mensagem por OpaleiroJlle Dom 31 Jul - 13:21:07

    Otimo topico hein Rubao!!

    Nao era bom passar uma graxa na junta antes de colocar? Sempre uso e da certo Very Happy Manutenção do H34 - Passo a passo 56741
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 13:33:30

    Falves escreveu:Parabéns pelo tópico, amigos!

    OpaleiroJlle escreveu:Otimo topico hein Rubao!!

    Nao era bom passar uma graxa na junta antes de colocar? Sempre uso e da certo Very Happy Manutenção do H34 - Passo a passo 56741

    Obrigado amigos!

    JLLE, nunca vi ninguém colocar graxa...acho que não tem necessidade.


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    Mensagem por Juliano comodoro 81 Dom 31 Jul - 14:26:39

    Marcos Adriano escreveu:a pressa é sua meu jovem!!


    kkkkkkkkkkkkk

    quando der tira la....sem zica!!!

    vlww


    e que hoje estou trabalhando e o opala esta na reforma não posso sair ate as 08:00 de amanha por isso não posso tirar as fotos
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 31 Jul - 15:06:51

    já q o tópico é sobre manutencao do h34 vamos contribuir com algumas coisas:

    troca dos gicles de ar:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t39410-gicle-de-ar-solex-h34


    troca das canetas do h34:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t42138-trocando-as-canetas-do-solex-h34

    Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 16:24:26

    Marcos Adriano escreveu:já q o tópico é sobre manutencao do h34 vamos contribuir com algumas coisas:

    troca dos gicles de ar:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t39410-gicle-de-ar-solex-h34


    troca das canetas do h34:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t42138-trocando-as-canetas-do-solex-h34

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    Valeu Marquin! Só dos últimos comentários já surgiram coisas interessantes...tomara que o tópico se enriqueça cada vez mais


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    Mensagem por Douglas MRS Dom 31 Jul - 16:35:29

    Muito interessante obrigador pelo tópico eu estou com um H34 SEIE Álcool e o segundo estagio está desativado, ainda não conheço bem de carburadores de corpo duplo...

    Bom vou fazer essa limpeza, mas acho que vai funcionar só com o estagio primário....

    Obrigado!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 31 Jul - 16:54:41

    Douglas MRS escreveu:Muito interessante obrigador pelo tópico eu estou com um H34 SEIE Álcool e o segundo estagio está desativado, ainda não conheço bem de carburadores de corpo duplo...  

    Bom vou fazer essa limpeza, mas acho que vai funcionar só com o estagio primário....

    Obrigado!!!

    dependendo do tempo e de como ele esta desativado o eixo pode estar eperrado nas buchas ou ate mesmo na carcaça....

    as vezes dependendo do estado vc consegue livrar ele com a mao limpando bem usando desengripante.....mas as vezes só em oficina especializada pra refazer o embuxamento!!!

    eu tenho a peça q faz o acionamento do segundo estagio do h34 se quiser eu te arrumo ela.....veja se o seu nao tem!

    qualquer coisa posta uma foto da parte onde ficam os acionamentos do seu bura e eu vejo se tem!!
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 17:40:43

    Douglas MRS escreveu:Muito interessante obrigador pelo tópico eu estou com um H34 SEIE Álcool e o segundo estagio está desativado, ainda não conheço bem de carburadores de corpo duplo...  

    Bom vou fazer essa limpeza, mas acho que vai funcionar só com o estagio primário....

    Obrigado!!!

    Valeu amigo! Pode mexer no H34 que é facílimo de lidar com ele...mas como o Marcos disse às vezes precisamos recorrer à alguma oficina especializada em carburadores pra resolver determinados problemas, mas mesmo assim o custo é muito baixo...quando precisei trocar um venturi e embuchar um dos eixos gastei na oficina tudo 70 conto.


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    Mensagem por Goettens Dom 31 Jul - 19:55:16

    Rubão, muito obrigado mesmo pelas imagens e dicas, já salvei aqui no PC, será muito útil pra mim aprender a fuçar no meu H34. Very Happy

    Pra fazer uma limpeza preciso apenas deste kit? http://loja.banner-link.com.br/loja.asp?loja_id=1469&Pedido_Id=&produto_id=66481
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 20:01:28

    Goettens escreveu:Rubão, muito obrigado mesmo pelas imagens e dicas, já salvei aqui no PC, será muito útil pra mim aprender a fuçar no meu H34. Very Happy

    Pra fazer uma limpeza preciso apenas deste kit? http://loja.banner-link.com.br/loja.asp?loja_id=1469&Pedido_Id=&produto_id=66481

    Fico feliz que gostou amigo.
    Esse kit tem muita coisa..pra uma limpeza de rotina não precisa de tudo isso...vai precisar de basicamente as juntas da base e tampa e reparos da válvula de máxima e da bomba de aceleração.
    Obs: aquela bóia do kit não serve no Opala, é de Corcel se não me engano. A correta é a minha das fotos.


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 20:03:40

    O kit correto é esse, com a bóia azul:

    http://loja.banner-link.com.br/loja.asp?loja_id=1469&Pedido_Id=&produto_id=66482

    Eles colocam tudo no kit...talvez compense você procurar em alguma loja na sua cidade só as peças que eu falei. Mas se comprar esse kit todo também não será ruim, já troca tudo ou guarda peças de reserva.


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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 20:07:50

    Desminto o que eu disse..parece que essa bóia preta é para os 4 cc de 78 a 84 segundo a descrição no site...não sei confirmar isso..


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 31 Jul - 21:28:59

    eu ja usei essa boia

    e ela nao travou minha agulha

    dava excesso......acho q ela nao aguenta a pressao da bomba do opala


    recomendo a boia quadrada mesmo!!!
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 22:13:29

    Marcos Adriano escreveu:eu ja usei essa boia

    e ela nao travou minha agulha

    dava excesso......acho q ela nao aguenta a pressao da bomba do opala


    recomendo a boia quadrada mesmo!!!

    Então..boa informação study


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    Mensagem por omalvadeza Seg 1 Ago - 9:11:00

    Ótimo tópico. Reuniu tudo em uma só página.


    Não conhecia essa regulagem fina descrita no tópico 4.1 - (4.1. Regulagem do ar). O meu faz isso.  Quando tiver tempo e paciência vou melhorar essa regulagem fina.

    Assim que comprei o meu, tentei manter o RPM na casa dos 800-850, mas não deu certo. Parado na garagem ele até ficava nessa faixa, bem estável, porém na rua parado no semáforo ou após acelerar e frear de forma mais brusca o motor trepidava e a luz do alternador oscilava. Daí analisei: entre manter os 800 RPM e ficar com a sensação de que o carro vai morrer às 18.00 horas em pleno horário de pico ou aumentar a lenta e ficar de boa, optei pela segunda opção. Deixei o ponteiro colado nos 950-1000. Às vezes ultrapassa esse limite, mas o motor fica bem estável.

    Dica: alguns colegas reclamam que o segundo estágio H34 trava. As soluções dadas são na sua maioria limpeza ou embuchamento com a troca do eixo e borboleta. Depende. No meu caso a borboleta de latão formou um pequeno degrau no corpo e não acionava. A haste mexia mas a borboleta ficava travada. Daí eu destravava na mão e funcionava bem o dia todo. No dia seguinte travava de novo. Cheguei a emprestar um torquímetro para apertar os parafusos de fixação no coletor, mas não deu certo.
    Carburador trocado, problema resolvido.
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 1 Ago - 9:47:19

    omalvadeza escreveu:Ótimo tópico. Reuniu tudo em uma só página.


    Não conhecia essa regulagem fina descrita no tópico 4.1 - (4.1. Regulagem do ar). O meu faz isso.  Quando tiver tempo e paciência vou melhorar essa regulagem fina.

    Assim que comprei o meu, tentei manter o RPM na casa dos 800-850, mas não deu certo. Parado na garagem ele até ficava nessa faixa, bem estável, porém na rua parado no semáforo ou após acelerar e frear de forma mais brusca o motor trepidava e a luz do alternador oscilava. Daí analisei: entre manter os 800 RPM e ficar com a sensação de que o carro vai morrer às 18.00 horas em pleno horário de pico ou aumentar a lenta e ficar de boa, optei pela segunda opção. Deixei o ponteiro colado nos 950-1000. Às vezes ultrapassa esse limite, mas o motor fica bem estável.

    Dica: alguns colegas reclamam que o segundo estágio H34 trava. As soluções dadas são na sua maioria limpeza ou embuchamento com a troca do eixo e borboleta. Depende. No meu caso a borboleta de latão formou um pequeno degrau no corpo e não acionava. A haste mexia mas a borboleta ficava travada. Daí eu destravava na mão e funcionava bem o dia todo. No dia seguinte travava de novo. Cheguei a emprestar um torquímetro para apertar os parafusos de fixação no coletor, mas não deu certo.
    Carburador trocado, problema resolvido.

    Valeu amigo, a intenção era essa, reunir tudo numa coisa só...lógico que tem muita coisa a ser explorada no tocante a possíveis problemas do H34. Aos poucos podemos ir debatendo e apresentando possíveis problemas e soluções por aqui. Estou querendo explicar e detalhar com umas fotos um problema que apareceu pra mim. Assim que resolver eu posto.


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    Mensagem por sezil Seg 1 Ago - 14:08:04

    Parabens por este topico, muito bem explicado, gostei muito da maneira de fazer a regulagem do carburador!!
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 1 Ago - 15:42:36

    sezil escreveu:Parabens por este topico, muito bem explicado, gostei muito da maneira de fazer a regulagem  do carburador!!

    OKK OKK OKK
    Fiz pensando em ajudar vcs!


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    Mensagem por sezil Seg 1 Ago - 15:46:43

    E com certeza ajudou muito!!
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    Mensagem por Douglas MRS Seg 1 Ago - 16:10:37

    Marcos Adriano agradeço pelas dicas e por oferecer me a peça que faz o acionamento do segundo estagio.
    Agradeço a vc também Rubão6cc estou estudando a melhor opção manter e arrumar o H34 ou pegar um 446...

    Bom tirei umas fotos realmente está sem o acionamento e com um furo que indica que funcionava no Gás.

    Meu interesse era num 446 depois de ver que o 2° estava desativado, vou manter o motor 6cc e carburador a Álcool  

    Ta ai avalie o estrago

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    Mensagem por Rubão6cc Seg 1 Ago - 17:19:21

    Douglas, aparentemente seu H34 está muito bom. Esse buraco dá pra tapar com alguma coisa e as peças faltantes acha fácil e barato. Abra a tampa e veja como está o estado dele por dentro, especialmente da cuba, veja se não há sinais severos de corrosão ou buracos em algum lugar. Desmonte ele todo pra avaliar. Se decidir usar ele Já aproveita e confere as medidas.


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    Mensagem por cazecrazy Seg 1 Ago - 17:34:49

    ja ta fixo? esse merece.
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 1 Ago - 17:42:06

    cazecrazy escreveu:ja ta fixo? esse merece.

    Opa, obrigado amigo, já está na seção técnica!


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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 2 Ago - 8:51:14

    omalvadeza escreveu:Ótimo tópico. Reuniu tudo em uma só página.


    Não conhecia essa regulagem fina descrita no tópico 4.1 - (4.1. Regulagem do ar). O meu faz isso.  Quando tiver tempo e paciência vou melhorar essa regulagem fina.

    Assim que comprei o meu, tentei manter o RPM na casa dos 800-850, mas não deu certo. Parado na garagem ele até ficava nessa faixa, bem estável, porém na rua parado no semáforo ou após acelerar e frear de forma mais brusca o motor trepidava e a luz do alternador oscilava. Daí analisei: entre manter os 800 RPM e ficar com a sensação de que o carro vai morrer às 18.00 horas em pleno horário de pico ou aumentar a lenta e ficar de boa, optei pela segunda opção. Deixei o ponteiro colado nos 950-1000. Às vezes ultrapassa esse limite, mas o motor fica bem estável.

    Dica: alguns colegas reclamam que o segundo estágio H34 trava. As soluções dadas são na sua maioria limpeza ou embuchamento com a troca do eixo e borboleta. Depende. No meu caso a borboleta de latão formou um pequeno degrau no corpo e não acionava. A haste mexia mas a borboleta ficava travada. Daí eu destravava na mão e funcionava bem o dia todo. No dia seguinte travava de novo. Cheguei a emprestar um torquímetro para apertar os parafusos de fixação no coletor, mas não deu certo.
    Carburador trocado, problema resolvido.


    esse problema da ocilacao com certeza era entrada falsa de ar......a desaceleracao + momento de freada mexe muito com o sistema da marcha lenta do bura....q por sua vez se tiver ar falso a mistura desequilibrada vai fazer o carro morrer mesmo.....

    eu tenho um video do meu h34 regulado em marcha lenta a uns 200 rpm...perto do zero do marcador.....logico q nao estava andando normal...estava parado na garagem.....mas um bura com entrada falsa de ar ou com problemas NUNCA manteria um motor funcionando nessa faixa de rotacao.

    quando vc nao consegue regular uma marcha lenta com rpm baixo é barata! Entrada de ar falso!!! pq dai vc tem q compensar esse ar falso na borboleta de aceleracao regulando o parafuso.

    esse problema da borboleta do 2° estagio ainda nao presenciei. no h34 existe um parafuso allen q limita o fachamento da borboleta do 2° estagio justamente pra isso...pra q borboleta de latao nao fique "machucando" o corpo ja q ela é mecanica e tem uma mola de retorno forte...e quando vc desacelera ela volta um tanto quanto rapido pra sua posicao de fechada....e isso pode ir abrindo esse degrau citado....

    nessa foto do amigo douglas da pra ver esse parafuso q eu citei.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 2 Ago - 9:11:22

    Douglas MRS escreveu:Marcos Adriano agradeço pelas dicas e por oferecer me a peça que faz o acionamento do segundo estagio.
    Agradeço a vc também Rubão6cc estou estudando a melhor opção manter e arrumar o H34 ou pegar um 446...

    Bom tirei umas fotos realmente está sem o acionamento e com um furo que indica que funcionava no Gás.

    Meu interesse era num 446 depois de ver que o 2° estava desativado, vou manter o motor 6cc e carburador a Álcool


    douglas

    realmente impossivel vc reativar o segundo estagio!!!

    somente com embuxamento numa oficina especializada.....eles vao trocar o eixo e as buchas de latao e se der sorte terao as peças do acionamento q estao faltando!!


    esse furo tem q fechar com certeza!!!


    sobre o 446 vc terá q trocar o coletor de admissao, ou colcar uma flange ou abrir os furos do prisioneiros da base do bura

    tipo isso:

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    Mensagem por Douglas MRS Ter 2 Ago - 10:11:36

    Marcos Adriano escreveu:
    Douglas MRS escreveu:Marcos Adriano agradeço pelas dicas e por oferecer me a peça que faz o acionamento do segundo estagio.
    Agradeço a vc também Rubão6cc estou estudando a melhor opção manter e arrumar o H34 ou pegar um 446...

    Bom tirei umas fotos realmente está sem o acionamento e com um furo que indica que funcionava no Gás.

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    douglas

    realmente impossivel vc reativar o segundo estagio!!!

    somente com embuxamento numa oficina especializada.....eles vao trocar o eixo e as buchas de latao e se der sorte terao as peças do acionamento q estao faltando!!


    esse furo tem q fechar com certeza!!!


    sobre o 446 vc terá q trocar o coletor de admissao, ou colcar uma flange ou abrir os furos do prisioneiros da base do bura

    tipo isso:

    Manutenção do H34 - Passo a passo X2v2n8



    O bom do 446 é que o fluxo de ar é bem maior do que o H34, como dizem: motor que respira melhor, anda melhor... Eu não me preocupo com correria ou fazer um motor de mais de 130cv, meu foco sempre foi no bem estar do motor.

    Quando tive um SS 74 6 cilindros ele usava h34 do chevette, o motor dava falta de combustível na alta a aceleração murchava, comprei um 446 e fiz uma flange pra adaptar no coletor do H34 só que pelo o que estou vendo nessa imagem da base do 446 esse corte é bem melhor, fica feio esteticamente, mas adianta e muito horas de serviço pra fazer uma flange.

    Obrigado!
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 2 Ago - 13:02:12

    Parabéns Rubéns, belo tópico.

    Essa do diafragma da máxima foi novidade pra mim, rss.


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    Mensagem por Rubão6cc Ter 2 Ago - 13:29:14

    Paulo Corso escreveu:Parabéns Rubéns, belo tópico.

    Essa do diafragma da máxima foi novidade pra mim, rss.

    Pois é Paulo, pra mim também era, até o Marcos me ensinar..e realmente procede porque da primeira vez que montei o reparo novo eu não tinha adotado o procedimento explicado e eu dava partida no carro e ele funcionava até acabar a gasolina injetada na partida a frio e depois afogava. Foi fazer o descrito que funcionou.


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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 2 Ago - 21:34:18

    Douglas MRS escreveu:
    O bom do 446 é que o fluxo de ar é bem maior do que o H34, como dizem: motor que respira melhor, anda melhor...  Eu não me preocupo com correria ou fazer um motor de mais de 130cv, meu foco sempre foi no bem estar do motor.

    Quando tive um SS 74 6 cilindros ele usava h34 do chevette, o motor dava falta de combustível na alta a aceleração murchava, comprei um 446 e fiz uma flange pra adaptar no coletor do H34 só que pelo o que estou vendo nessa imagem da base do 446 esse corte é bem melhor, fica feio esteticamente, mas adianta e muito horas de serviço pra fazer uma flange.

    Obrigado!


    eu mesmo fiz isso douglas.....foi um ex 446 q eu tive.....muito facil.....e ficou otimo!!!

    alguns torcem o nariz....mas nao teve problema nao!!!

    porem o h34 tbem vai dar a mesma respiracao q o 446...porem o h34 é gradativo.....um estagio depois do outro...o 446 eles sao simultaneos.....


    alias vou te falar: acho q um h34 com os dois estagios abertos alimenta mais o motor do q um 446

    h34 tem um venture de 24 e um de 27.... gicle de 160 e 215

    o 446 tem ventures iguais q eu nao sei as medias......mas nao sao maiores q do h34 e os gicles sao 165 ambos

    isso medidas do alcool!
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    Mensagem por vicomodoro Ter 2 Ago - 22:22:13

    Até me deu vontade de abrir um H34 que tenho aqui.
    Dúvida: Aqui no fórum já foi comentado sobre a válvula de máxima
    retirar ou isolar porque atrapalha mais do que ajuda. Isto é verídico?
    Quando surgem estes comentários a primeira idéia que me vem é de que vários engenheiros e testes foram usados no desenvolvimento então como pode não funcionar ou ter função?
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 2 Ago - 22:24:00

    quando ta com defeito

    reparo velho e junta velha

    mau montada


    da problema mesmo!!!!
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    Mensagem por vicomodoro Ter 2 Ago - 22:25:43

    Qual a função desta válvula Marcos?
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 2 Ago - 22:27:39

    vicomodoro escreveu:Até me deu vontade de abrir um H34 que tenho aqui.
    Dúvida: Aqui no fórum já foi comentado sobre a válvula de máxima
    retirar ou isolar porque atrapalha mais do que ajuda. Isto é verídico?
    Quando surgem estes comentários a primeira idéia que me vem é de que vários engenheiros e testes foram usados no desenvolvimento então como pode não funcionar ou ter função?

    Está confundindo com a bomba de aceleração que aciona os tubos injetores. Pode desativar se quiser porém terá falta de combustível em acelerações abruptas. E o engenheiro estudou muito e bolou isso justamente pra não ter esse problema. Agora tem gente que não concorda Rolling Eyes
    Não é isso?


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    Mensagem por vicomodoro Ter 2 Ago - 22:32:28

    Aquela que tem um triangulo com o diafragma e mola atras.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 2 Ago - 22:33:38

    vicomodoro escreveu:Aquela que tem um triangulo com o diafragma e mola atras.

    Então é a de máxima mesmo..nunca ouvi falar em desativá-la


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