Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Curso x enquadramento EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Curso x enquadramento EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Curso x enquadramento EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Curso x enquadramento EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Curso x enquadramento EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Curso x enquadramento EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Curso x enquadramento EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Curso x enquadramento EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Curso x enquadramento EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

170 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 170 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
tabarbosa (16850)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
BANDIT (13573)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
Xann (10394)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
j ricardo (9376)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
Jean Bida (9320)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Curso x enquadramento Bar_leftCurso x enquadramento BarCurso x enquadramento Bar_right 

2 participantes

    Curso x enquadramento

    sigmarantonio
    sigmarantonio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 67
    Idade : 47
    Localização : Caçador S/C
    Modelo do carro : 4 portas 73 6 250s alcool
    2 portas 77/78 6cil alcool
    caravan 79/80 6 cil alcool
    4 portas 85 4 cil gas
    4 portas 89 6 cil gas
    4 portas 73 [p/reformar]
    4 portas 82 [ pra picar]
    Data de inscrição : 20/06/2015

    Curso x enquadramento Empty Curso x enquadramento

    Mensagem por sigmarantonio Dom 31 Jul - 19:47:59

    Boa noite , gostaria de ajuda quanto a uma duvida, de que maneira a mudança de curso de um virabrequim, para mais ou para menos,altera o enquadramento do comando de valvulas??Obrigado
    rafaelpd
    rafaelpd
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 149
    Idade : 32
    Localização : Sátira, SC
    Modelo do carro : '73, Especial coupe
    Data de inscrição : 16/07/2010

    Curso x enquadramento Empty Re: Curso x enquadramento

    Mensagem por rafaelpd Seg 1 Ago - 9:22:46

    Em nada. O enquadramento do comando (ou seja, a posição do comando em relação ao virabrequim) não muda por conta do novo curso.
    Segundo o livro do Leo Santucci, num motor de corrida a duração e posição de cada came em relação ao eixo centro do comando deveria ser diferente. Já li e reli várias vezes e essa é uma história longa que eu sinceramente não entendo. Retirado do livro ('Jim' é Jim Headrick, um cara genial que desenvolveu muito esses motores naquela época):

    "What Jim did and what was so unique for its time, was to change the timing events of the camshaft to take advantage of this “larger port.” In effect, each cam lobe was ground on a different centerline so as you went from #1 cylinder to #6 cylinder some lobes were advanced, some retarded."
    sigmarantonio
    sigmarantonio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 67
    Idade : 47
    Localização : Caçador S/C
    Modelo do carro : 4 portas 73 6 250s alcool
    2 portas 77/78 6cil alcool
    caravan 79/80 6 cil alcool
    4 portas 85 4 cil gas
    4 portas 89 6 cil gas
    4 portas 73 [p/reformar]
    4 portas 82 [ pra picar]
    Data de inscrição : 20/06/2015

    Curso x enquadramento Empty Re: Curso x enquadramento

    Mensagem por sigmarantonio Seg 1 Ago - 16:49:55

    Nem mesmo o R/L altera o enquadramento?Não me refiro ao posicionamento , mas em questao desempenho com um mesmo comando de valvulas?

    Pq percebi na pratica em motores 2.5 com vira 153 e a biela 6´´, eles quando montados no ponto de fabrica, ficam com desempenho menor do que os com enquadramento fora do original.
    Talves eu tenha feito a pergunta de maneira errada,por ex:Tendo por base um AP, que tem no mesmo bloco 2.0,1.8 e 1.6 .estes tem um comando pra cada motor.sendo eles intercambiáveis , mas,,, cada um com seu desempenho .Então, o R/L faz alteração no funcionamento do motor devido ao posicionamento do comando?
    rafaelpd
    rafaelpd
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 149
    Idade : 32
    Localização : Sátira, SC
    Modelo do carro : '73, Especial coupe
    Data de inscrição : 16/07/2010

    Curso x enquadramento Empty Re: Curso x enquadramento

    Mensagem por rafaelpd Seg 1 Ago - 18:42:32

    Ah, agora entendi. A sua pergunta é se deve ser mudado o enquadramento ao mudar o curso, não se o enquadramento muda com a mudança de curso. Eu faria isso sim. Eu mudaria o enquadramento. Esse é um assunto grande. Se me alonguei demais, desculpe.
    Vamos por partes:
    1 - Com o curso maior, numa mesma rotação, o pistão acelera mais até o meio do curso (atinge velocidade máxima maior), o que altera o preenchimento do cilindro (eficiência volumétrica). É por isso que a maioria dos carros originais de fábrica aspirados dos últimos 15 anos têm mais curso que diâmetro. Os turbo atuais geralmente também tem mais curso (BMW, um bom exemplo de motor nota 10), para aproveitar melhor um efeito do motor turbo. (sobre esse assunto, pág 5 do livro 'Maximum Boost', do Corky Bell. Se quiser continuo nesse assunto)

    2 - Considerando, por exemplo, o 6 em linha 4.1 ou 250 que teve com o mesmo curso dois diferentes comprimentos de biela (5,7" e 6,0"). Vamos assumir todo o resto igual (taxa de compressão, comando, enquadramento...) Nesse caso, o motor de biela menor, teoricamente, tem pico de torque numa rotação mais baixa. O de maior biela, além de funcionamento mais suave por toda a faixa de rotação, consegue atingir uma rotação máxima mais alta (ou seja, possibilita pico de potência mais alto).

    3 - Sobre enquadramento, aprendi que 'adiantar' o comando, fazer as válvulas abrirem antes, resulta em deslocar a curva para rotação mais baixa, priorizando torque e funcionamento suave. O contrário, 'atrasar', faz o inverso jogando potência pra RPM um pouco mais alta. Voltando ao caso do motor 4,1 com os diferentes comprimentos de biela: é de se imaginar que enquadrando o comando do motor 'atrasado' com biela mais longa faz com que eles 'casem', ou seja, funcionem em harmonia na configuração escolhida (mais potência em alta). As bielas curtas com o comando 'adiantado' fariam um bom motor de caminhonete.

    E esse assunto vai e vai e vai... Eu, e aqui é uma questão minha, acredito que na hora de fazer um motor tem que ser pensado de forma global. Aonde o carro vai ser usado e pensar realisticamente dentro desse cenário.
    Falando do 151 com virabrequim do 153 (entendi que foi isso que você fez, resultando em 164), perdeu-se R/L porém continua muito bom. Usando o comando original como você citou, eu colocaria o comando 'atrasado' num carro de rua pois o original 151 já perde força em média rotação. Embora eu ache que o certo seria mesmo trocar o comando (considero pequeno pro 151 normal).
    Essa questão de R/L, curso e tal, no caso dos 6 cilindros (na minha opinião), passa a ser 'secundário' pela grande limitação do cabeçote, especialmente falando de carro de rua. Já o 4 cilindros eu acredito que há muito ainda a ser desenvolvido e discutido, especialmente se for pensar em colocar um cabeçote de chevy V8 small block e buscar alto RPM (corrida) ou eficiência em média rotação (carro de rua aspirado).

    Por curiosidade minha: quando você fez esse motor, eu imagino que tenha buscado ajustar a taxa de compressão. O cabeçote ficou com câmara grande ou o pistão que tem uma 'cava'? Eu, pessoalmente, sou a favor de câmara de combustão grande.

    Novamente desculpe se me alonguei, mas tendo lido o que li são nessas coisas que acredito.
    sigmarantonio
    sigmarantonio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 67
    Idade : 47
    Localização : Caçador S/C
    Modelo do carro : 4 portas 73 6 250s alcool
    2 portas 77/78 6cil alcool
    caravan 79/80 6 cil alcool
    4 portas 85 4 cil gas
    4 portas 89 6 cil gas
    4 portas 73 [p/reformar]
    4 portas 82 [ pra picar]
    Data de inscrição : 20/06/2015

    Curso x enquadramento Empty Re: Curso x enquadramento

    Mensagem por sigmarantonio Ter 2 Ago - 12:12:11

    Gostei muito da tua explicação Rafaelpd , quando monto esse motor procuro deixar os pistoes retos e montar o cabeçote do opala a gasolina {alto} se for pro alcool , ao invez de tirar material e deixar reto mandar fazer o Dome no pistao ou O´ring e cabeçote acertado pra taxa que se quer e pro uso que ira ter ,

    Conteúdo patrocinado


    Curso x enquadramento Empty Re: Curso x enquadramento

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 20:11:37