Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

68 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 68 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15315)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_leftvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Barvelocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Bar_right 

+16
bruno silverstar83
TUNISI
raivalorio
adpachec
Lucas Farah
diplomata1985
vicomodoro
Pedro Fagundes
Rubão6cc
Smarley
Pedro Palosqui
sezil
LucasPiologo
Marcos Adriano
BenKenobi
nego leo
20 participantes

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro


    Lucas Farah
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 21
    Data de inscrição : 05/01/2018

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Lucas Farah Dom 18 Fev - 17:35:49

    Rapaziada, na questão da engrenagem motriz, busquei ontem na oficina do meu amigo e ele cobrou cinquentão. Agora vou tirar o cambio e já aproveitar pra revisar. Posto resposta aqui.
    Obrigado a todos

    raivalorio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 167
    Data de inscrição : 24/12/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por raivalorio Seg 19 Fev - 7:41:56

    galera, vou aproveitar que desenterraram o tópico e tentar tirar uma duvida, meu opala era 4cil original e agora é 6, uso um dif. relação 2.73 e meu velocímetro marca a menos, o problema é que a única engrenagem que da certo é a do 4cil com 24 dentes, já testei com a de 21 dentes e a de 18 que seria a correta, porem o diâmetro da engrenagem é menor e parece não encostar na engrenagem motriz, alguém já teve esse problema e resolveu? de fazer funcionar o velocímetro nessa combinação, dif 2.73 e cambio varetado? alguma dica de pinhão de velocímetro de outro carro que possa dar certo?

    Obrigado!
    TUNISI
    TUNISI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Idade : 31
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Coupé 1971
    Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
    Data de inscrição : 27/12/2017

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por TUNISI Seg 19 Fev - 9:54:09

    raivalorio escreveu:galera, vou aproveitar que desenterraram o tópico e tentar tirar uma duvida, meu opala era 4cil original e agora é 6, uso um dif. relação 2.73 e meu velocímetro marca a menos, o problema é que a única engrenagem que da certo é a do 4cil com 24 dentes, já testei com a de 21 dentes e a de 18 que seria a correta, porem o diâmetro da engrenagem é menor e parece não encostar na engrenagem motriz, alguém já teve esse problema e resolveu? de fazer funcionar o velocímetro nessa combinação, dif 2.73 e cambio varetado? alguma dica de pinhão de velocímetro de outro carro que possa dar certo?

    Obrigado!

    To com o mesmo problema, acompanhando.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 19 Fev - 19:59:03

    raivalorio escreveu:galera, vou aproveitar que desenterraram o tópico e tentar tirar uma duvida, meu opala era 4cil original e agora é 6, uso um dif. relação 2.73 e meu velocímetro marca a menos, o problema é que a única engrenagem que da certo é a do 4cil com 24 dentes, já testei com a de 21 dentes e a de 18 que seria a correta, porem o diâmetro da engrenagem é menor e parece não encostar na engrenagem motriz, alguém já teve esse problema e resolveu? de fazer funcionar o velocímetro nessa combinação, dif 2.73 e cambio varetado? alguma dica de pinhão de velocímetro de outro carro que possa dar certo?

    Obrigado!



    realmente os pinhões de 21 e 18 dentes tem uma circunferencia menor...por motivos obvios....menos dentes!

    o correto é trocar a engrenagem motriz q fica dentro do cambio....com ctz seu cambio varetado ainda é do 4cil.....

    porem agora eu nao sei ao certo qual é ela....sei q nos varetados saiu uma verde...amarela e azul.....


    eu sei q os cambios modernos (trambulador em cima) pra esses pinhoes de 21 e 18 dentes usa-se uma engrenagem preta....o de 24 dentes como ja é o cambio 5m é usado uma engrenagem de aço totalmente diferente de todas as outras...entao nao vem ao caso....

    o problema dessa engrenagem preta é q o sentido da rosca dela é o contrario das engrenagens antigas (verde, amarela e azul) e isso pode inteferir no funcionamento do velocimetro....

    repare bem:

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171042
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171039
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171043
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171040
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171041


    uma coisa q tenho quase ctz é q essa verde é dos 4cil pra pinhao de 24 dentes....talvez dos 6cil é a amarela ou azul.
    raivalorio
    raivalorio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 167
    Localização : Porto Vitória - PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1978
    Cilindros : 6cil
    Data de inscrição : 24/12/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por raivalorio Ter 20 Fev - 7:02:20

    então, meu cambio foi desmontado na época da troca do motor pra fazer uma revisão, a engrenagem motriz é amarela, porem comparando com as outras de opalas e de outras cores que a gente tinha na oficina não havia diferença, a não ser com a preta que é invertida(nos modernos o cabo do velocímetro entra pelo outro lado da caixa).

    O pinhão de 18 dentes até da pra entender o porque não funciona, já que não teve essa combinação de cambio e diferencial, mais o de 20-21 dentes pra dif 3,07 teve, e nem esse da certo! só o que já estava no cambio, não lembro se é 24 ou 23 dentes.

    Ninguém tem ideia de algum pinhão de outro carro que seja maior e que de pra adaptar?se não, vou ser obrigado a andar com o velocímetro e o odometro marcando a menos pro resto da vida!!!
    TUNISI
    TUNISI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Idade : 31
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Coupé 1971
    Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
    Data de inscrição : 27/12/2017

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por TUNISI Ter 20 Fev - 10:07:13

    Ai ficou uma duvida pra mim, meu cambio é de cinco marchas, o que deve significar que minha engrenagem motriz é de aço, certo?!
    Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk

    Valeu!
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 20 Fev - 20:54:42

    TUNISI escreveu:Ai ficou uma duvida pra mim, meu cambio é de cinco marchas, o que deve significar que minha engrenagem motriz é de aço, certo?!
    Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk

    Valeu!

    Pro 5 marchas do 4 cil só tem pro pinhão de 24 pois só saiu com dif 3:54


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 14tyfko
    Lucas Farah
    Lucas Farah
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Caravan 250S 1988
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 05/01/2018

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Lucas Farah Qua 21 Fev - 7:56:30

    Marcos Adriano escreveu:
    Lucas Farah escreveu:Caramba, carinha hein?! Tenho um amigo preparador de Opala aqui em SP que me disse que tem uma caixa dessas engrenagens e tem bastante da preta. Vou ver com ele qual valor ele me faz. Mas se ele não tiver, vou acabar morrendo em uma dessas. VOU fazer a troca e posto o resultado aqui. Valeu pela força


    ele vai corar uns 50tao no maximo....se ele for seu amigo e tiver mesmo uma caixa vai te dar ela.....


    Chefe, me fala uma coisa, só estou achando pinhão do velocimebtro de 18 dentes da cor marrom. Dizem que ele é sentido horário. Sabe me dizer se serve?
    TUNISI
    TUNISI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Idade : 31
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Coupé 1971
    Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
    Data de inscrição : 27/12/2017

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por TUNISI Qua 21 Fev - 9:47:52

    bruno silverstar83 escreveu:
    TUNISI escreveu:Ai ficou uma duvida pra mim, meu cambio é de cinco marchas, o que deve significar que minha engrenagem motriz é de aço, certo?!
    Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk

    Valeu!

    Pro 5 marchas do 4 cil só tem pro pinhão de 24 pois só saiu com dif 3:54


    É isso que eu vou verificar bruno, tava pensando isso ontem.
    A questão que meu carro originalmente é 4 cilindros com cambio 4 marchas. Hoje ele é um 250S com cambio de 5 marchas, vou tentar descobrir qual é a relação do diferencial.
    Como o carro está bem solto acho que deve ser essa relação mesmo, mas ai só não sei porque o velocimetro não marca a velocidade (detalhe, to usando um cronomac ss series).

    Valeu, abração
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 21 Fev - 18:14:44

    TUNISI escreveu:Ai ficou uma duvida pra mim, meu cambio é de cinco marchas, o que deve significar que minha engrenagem motriz é de aço, certo?!
    Será que tem vários tipos de engrenagem também? já não sei mais onde olhar kkk

    Valeu!


    5m do 4 ou do 6?


    sim....só vai existir a engrenagem de aço....impossivel montar a de plastico no lugar....a engrenagem da quinta iria esmagar ela....a nao ser q vc faça um embuxamento por dentro de aço pra proteger a coroa de plastico....ai da certo....
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 21 Fev - 20:32:31

    raivalorio escreveu:então, meu cambio foi desmontado na época da troca do motor pra fazer uma revisão, a engrenagem motriz é amarela, porem comparando com as outras de opalas e de outras cores que a gente tinha na oficina não havia diferença, a não ser com a preta que é invertida(nos modernos o cabo do velocímetro entra pelo outro lado da caixa).

    O pinhão de 18 dentes até da pra entender o porque não funciona, já que não teve essa combinação de cambio e diferencial, mais o de 20-21 dentes pra dif 3,07 teve, e nem esse da certo! só o que já estava no cambio, não lembro se é 24 ou 23 dentes.

    Ninguém tem ideia de algum pinhão de outro carro que seja maior e que de pra adaptar?se não, vou ser obrigado a andar com o velocímetro e o odometro marcando a menos pro resto da vida!!!


    a diferença entre a amarela verde e azul pode estar no tipo da rosca sem fim....tamanho realmente elas podem ser iguais....

    acontece q o pinhao de 24 dentes tem os dentes "mais juntos" e o pinhao de 18 dentes eles ficam mais "separados"


    esse é o pinhao de 18 dentes e a engrenagem verde do cambio varetado 4m do 4cil. repare q os dentes nao ficam exatamente certinho na rosca.

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171047


    esse é o mesmo pinhao de 18 dentes com a engrenagem preta do cambio moderno 4m do 6cil..repare q os dentes casam certinho com a rosca.

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171044

    esse é o pinhao de 24 dentes do 4cil com a engrenagem preta do cambio moderno do 6cil...repare q os dentes tbem nao ficam certinho
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171045
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171048


    esse é o mesmo pinhao de 24 dentes com a engrenagem verde do cambio varetado 4m do 4cil...os destes casam certinho.
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171049
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171046


    as vezes olhando assim nao da tanto essa impressao de diferença....mas essas poucas difrencas podem ser significativas quando essa motriz esta girando 1000, 2000 ou 3000 rpm.....

    a olho nu realmente ela nao aparenta ter tanta diferença mas usando algo comparativo se ve
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20171050


    comigo aconteceu o seguinte: eu montei meu cambio de c20 na minha caravan e coloquei um pinhao de 18 dentes pra girar junto com meu 2.73...ate uns 50kmh marcava certo...mas apos isso nao marcava mais...ele parava nisso.....

    foi quando coloquei esse pinhao da foto de 24 dentes...e comecou a marcar....20kmh a menos mas pelo menos marcava.....minha intencao era montar um 3.07 entao comprei o pinhao de 21 dentes e montei ainda com o 2.73 e marcou 10kmh a menos mas pelo menos tbem marcava......quando coloquei o dana 3.07 ficou marcando exato!!!

    acontece q a motriz do cambio da c20 é feita pra pinhao com maior quantidade de dentes devido seus respectivos diferenciais originais serem mais longos....seguindo a mesma linha do opala q o cambio 5m do 6cil nao existe originalmente com 2.73 entao a motriz nao foi desenhada pro pinhao de 18 dentes....entao só se pode usar pinhao de 20 dentes ou mais....creio eu q a motriz do cambio 5m do 6cil é identica a motriz do cambio da c20 assim como quase todas as outras peças internas.
    Lucas Farah
    Lucas Farah
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Caravan 250S 1988
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 05/01/2018

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Lucas Farah Ter 27 Fev - 20:25:59

    Legal Marcos. Desmontei o cambio e estava com a engrenagem verde. Comprei um pinhão de 18 dentes da cor marrom, parece que não casa legal na motriz da cor preta . Não achei o pinhao de 18 dentes da cor bege em lugar nenhum. Achei do Omega, mas o vendedor disse que não dá certo. Tem alguma sugestão?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 28 Fev - 12:31:32

    a principal diferença entre um pinhao de cambio automatico de opala de um pinhao de cambio manual é essa:

    o pinhao do cambio manual (q na foto é o pinhao meio "amarelo") tem uma parte maior enquanto o do cambio automatico (azul) tem essa parte menor...
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20170513velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20170514

    esse pinhao meio verde rodou muito tempo em um cambio manual...e o dono reclamava q o mesmo nao marcava direito a velocidade...eu mesmo tirei esse pinhao do cambio dele....e colocando o correto voltou a marcar certinho...o bege de 18 dentes!


    se vc reparar bem na foto o pinhao verde esta com os dentes meio desgastados devido ele nao encaixar certo e nao ficar certo na motriz.....


    vou procurar se tenho um de 18 dentes ainda aqui...se eu tiver te aviso.....vc nao achou nem no ML?
    Lucas Farah
    Lucas Farah
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Caravan 250S 1988
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 05/01/2018

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Lucas Farah Qua 28 Fev - 20:44:32

    SÓ achei do ômega e do chevette. Disseram nas perguntas que eu fiz que não serve. Aí não sei mais. Hahahaha
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 1 Mar - 17:12:43

    entendi


    vou ter q procurar aqui.....da ultima vez nao achei....eu lembro q tinha 2 mas um montei no lugar desse ai das fotos e outro eu dei pro cara q comprou meu dif 2.73 quando montei meu 3.07.
    Lucas Farah
    Lucas Farah
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 21
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Caravan 250S 1988
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 05/01/2018

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Lucas Farah Dom 29 Abr - 20:42:30

    Obrigado a todos que me ajudaram. Achei um pinhão de 20 dentes da cor azul. Carro marca 4km/h a mais. Está bom assim. Obrigado pessoal
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 30 Abr - 21:47:53

    cara.....ainda bem q vc chegou perto......realmente é bem estranho seu caso....mas blz!!!


    esses dias mesmo eu estava com o dif 273 na minha caravan com pinhao de 21 dentes e realmente marcava 10 a menos......voltei o 307 e voltou a marcar certinho.


    na vdd troquei o 273 num 307 com um amigo.....a caravan dele tava com o pinhao de 18 dentes e segundo ele (antes de eu perguntar algo) ele ja havia me falado q o velocimetro marcava 10 a menos.....

    tirei o pinhao do cambio dele e constatei o q eu ja havia falado pra ele: tinha 18 dentes!


    quando montou o 273 na caravan dele marcou exato! ate conferimos no gps!!!

    o 307 dele veio pra minha caravan...e ficou tudo certo!
    TUNISI
    TUNISI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Idade : 31
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Coupé 1971
    Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
    Data de inscrição : 27/12/2017

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por TUNISI Seg 14 maio - 16:57:18

    Marcos Adriano escreveu:cara.....ainda bem q vc chegou perto......realmente é bem estranho seu caso....mas blz!!!


    esses dias mesmo eu estava com o dif 273 na minha caravan com pinhao de 21 dentes e realmente marcava 10 a menos......voltei o 307 e voltou a marcar certinho.


    na vdd troquei o 273 num 307 com um amigo.....a caravan dele tava com o pinhao de 18 dentes e segundo ele (antes de eu perguntar algo) ele ja havia me falado q o velocimetro marcava 10 a menos.....

    tirei o pinhao do cambio dele e constatei o q eu ja havia falado pra ele: tinha 18 dentes!


    quando montou o 273 na caravan dele marcou exato! ate conferimos no gps!!!

    o 307 dele veio pra minha caravan...e ficou tudo certo!

    Marcos Adriano, boa noite meu velho!

    To vendo que vc entende do negócio, veja se consegue me ajudar.
    O meu caso é o mesmo exato do amigo RAIVALORIO, meu cambio é um 5 marchas do 4cc e uso um diferencial 2,73 pq ando na manha, sabe se colocar o pinhão de 18 dentes (que acredito ser o correto) ele toca na motriz do cambio?
    sabe se tem o que fazer aqui cara? A marcação da velocidade tá horrorosa de errado.

    Valeu, abraços!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 15 maio - 20:42:03

    mano.....

    uma coisa q pode dar certo é o q o kridao faz nos cambios fusados q ele vende: ele pega uma engrenagem preta (do cambio 4m 6cil) e faz tipo de um embuchamento de aço na parte de dentro dela....pois a engrenagem do cambio 5m tbem funciona como um calço para a engrenagem da 5ª pois mantendo ela de plastico ela seria esmagada....

    vc pode ate usar a propria engrenagem de aço do cambio 5m como base....apenas tirando o sem fim no torno e encaixando a engrenagem preta por fora e arrumando um jeito legal de prender ela....

    TUNISI
    TUNISI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Idade : 31
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Coupé 1971
    Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
    Data de inscrição : 27/12/2017

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por TUNISI Qui 17 maio - 10:36:05

    Marcos Adriano escreveu:mano.....

    uma coisa q pode dar certo é o q o kridao faz nos cambios fusados q ele vende: ele pega uma engrenagem preta (do cambio 4m 6cil) e faz tipo de um embuchamento de aço na parte de dentro dela....pois a engrenagem do cambio 5m tbem funciona como um calço para a engrenagem da 5ª pois mantendo ela de plastico ela seria esmagada....

    vc pode ate usar a propria engrenagem de aço do cambio 5m como base....apenas tirando o sem fim no torno e encaixando a engrenagem preta por fora e arrumando um jeito legal de prender ela....


    Boa cara, daqui um tempo vou abrir o cambio pra ver como está dentro e vejo se dá pra fazer isso.

    Valeu meu irmão!

    Abraços.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 19 maio - 18:59:30

    eu estou viajando....por onde eu estou tem varias daquelas lombadas de radar....maioria 40kmh algumas 50 e 60

    brinco com minha esposa quando vou passar eu acerto a velocidade q meu carro esta pelo ponteiro.....muitas vezes eu acerto ou passo beeem perto


    cambio 5m da c20 pinhao azul 21 dentes dana 307 e hankook 235/60/14

    marca perfeeeeitamente extata a velocidade!!!
    bsgbruno
    bsgbruno
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Idade : 38
    Localização : Mirassol-SP
    Modelo do carro : Caravan SS 1978
    Cilindros : 6 cilindros 250S

    Data de inscrição : 22/08/2012

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por bsgbruno Ter 3 Set - 14:35:28

    Pessoal achei esse tópico pois vi que algumas pessoas tiveram problemas parecidos com o meu.

    Eu tenho uma Caravan SS 78. Está impecável, e quando comprei tinha até placa preta. Não iria fazer isso, mas tomei coragem e tirei o 151S e montei um 250S todo nos padrões originais. Mantive o cambio varetado e o diferencial 3.54, por enquanto. Com o conjunto original, marca certinho, pois provavelmente foi mantida sempre como original (ela estava realmente muito bem conservada e foi totalmente restaurada no original antes de eu ter comprado ela)

    Quero colocar uma relação 2.73 nela, mas não queria ter problemas com o velocímetro. Sendo assim, estou quebrando a cabeça pra todo lado e aqui inclusive, para saber que coroa motriz e que pinhão utilizar pra marcar certo, ou o mais certo possível.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 3 Set - 18:31:36

    o pinhao é o de 18 dentes....isso nao tenho duvidas...para o 2.73 é ele mesmo.


    agora a motriz do cambio antigo eu nao tenho tanto conhecimento.....


    o cambio antigo tem muitos tipos de engrenagem motriz...tem: azul, amarela, verde, vermelha....e nao sei se esqueci alguma.


    acho q uma coisa meio dificil de achar é o pinao de 18 dentes....eu pelo menos estou atraz de um faz tempo.....e a motriz preta tbem iria precisar....o moderno ja é mais facil: o 5m é uma de aço e o 4m é essa preta.


    pensar q um tempo atraz doei o pinhao para um cara q comprou um 2.73 q eu vendi....e tbem doei a motriz para um cara aqui do forum.....

    agora preciso dos dois....complicado.....kkkkkkkkk



    um outro jeito de resolver isso é colocar a relacao 3.07 pois a espiral sem fim da motriz do pinhao de 24 dentes (3.54) casa com a motriz do pinhao de 21 (q é o correto para usar com 3.07)
    RAFAEL_DARELA
    RAFAEL_DARELA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : TUBARÃO - SC
    Data de inscrição : 23/09/2022

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Leitura do diferencial

    Mensagem por RAFAEL_DARELA Sex 23 Set - 16:10:20

    Marcos Adriano escreveu:
    Pedro Palosqui escreveu:ESPERO QUE A IMAGEM ABAIXO AJUDE!velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 56741

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Coroa_10

    bounce bounce


    nao querendo ser chato amigo kkkk

    mas nao sigo muito essas tabelas nao.....


    sou prova viva e pessoal de q independente do cambio vc muda os dentes do pinhao de acordo com a relacao diferencial.....cor e etc ate pode ser pelo modelo do cambio....mas DENTES é pelo diferencial!

    na tabela diz q o pinhao é pra opala 6 cilindros...mas ele pode ter relacao 3.07 ou 2.73.....

    eu ja fiz inumeras mudancas de cambios e diferenciais na minha caravan.....muita gente é prova.....e sempre quando mudava o cambio o velcimentro nao mexia se eu mantivesse o mesmo pinhao...

    agora se eu mudasse a relacao do diferencial e mantivesse o pinhao do cambio...marcava errado


    pode seguir o q eu falei acima sobre as relacoes de diferenciais de olho fechado.

    pinhao do 2.73 é bege 18 dentes
    pinhao do 3.07 é azul 21 dentes
    pinhao do 3.54 é amarelo 24 dentes

    ja testei todos e deu tudo certinho!!!!!

    os diferenciais de 6cil foram testados com a engrenagem motriz do cambio na cor preta. e 4cil com a engrenagem de aço propria para ele (impossivel a troca). nao vou opinar sobre os cambios q tem a engrenagem motriz do cambio verde q tem o giro invertido ao sentido da preta...e é levemente menor de raio q a preta.


    a principal diferenca entre um pinhao do automatico e um pinhao do mecanico é aquele "tubo" de apoio apos a engrenagem com os dentes...no cambio mecanico ela é maior..e no cambio automatico ela é curtinha.

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20170511
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 20170510


    pinhao verde é de um cambio automatico pinhao amarelo é de um cambio mencanico.


    Boa tarde pessoal.
    Sou novo no fórum e novo no mundo dos Opalas. tenho uma Caravan 89 e estou no dilema do pinhão do velocimetro. Pra ser sincero não entendo quase nada de tudo, kkk. Gostaria de saber como faço a leitura do diferencial para saber qual pinhao usar? O diferencial citado é o das rodas ou existe um diferencial na caixa que trabalha junto com o tal pinhao? Desculpe a minha ignorancia !!
    Desde de já agradeço!
    Bruno Silveira
    Bruno Silveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : Novo Hamburgo
    Data de inscrição : 30/03/2023

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Bruno Silveira Qui 30 Mar - 7:32:42

    Olá senhores, gostaria de reviver o tópico pois estou com um problema similar no meu Chevette 79 e como as mecânicas são similares acredito que alguém possa me ajudar.
    No meu caso a caixa original é de 4 marchas. Há alguns anos coloquei a de 5 marchas e o velocímetro continuou funcionando perfeitamente, porém como a caixa já estava péssima acabei trocando agora por outra de 5 marchas em bom estado. O porém é que essa acabou vindo sem pinhão do velocímetro e, para não me estender muito, já coloquei vários que não deram certo. O de 18 dentes (segundo um especialista seria o ideal) não encosta na motriz e desgasta os dentes, e um de 23 dentes acaba mostrando 20 km/h a menos no painel. Seguem fotos dos dois modelos (18 e 23):
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Img_2010

    Alguém saberia se existe algum modelo que possa dar certo? Ou então só trocando a motriz ou mesmo o diferencial?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8146
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por adpachec Qui 30 Mar - 8:42:42

    Bruno Silveira escreveu:Olá senhores, gostaria de reviver o tópico pois estou com um problema similar no meu Chevette 79 e como as mecânicas são similares acredito que alguém possa me ajudar.
    No meu caso a caixa original é de 4 marchas. Há alguns anos coloquei a de 5 marchas e o velocímetro continuou funcionando perfeitamente, porém como a caixa já estava péssima acabei trocando agora por outra de 5 marchas em bom estado. O porém é que essa acabou vindo sem pinhão do velocímetro e, para não me estender muito, já coloquei vários que não deram certo. O de 18 dentes (segundo um especialista seria o ideal) não encosta na motriz e desgasta os dentes, e um de 23 dentes acaba mostrando 20 km/h a menos no painel. Seguem fotos dos dois modelos (18 e 23):
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Img_2010

    Alguém saberia se existe algum modelo que possa dar certo? Ou então só trocando a motriz ou mesmo o diferencial?

    Ou o problema está no velocímetro, experimente soltar o ponteiro e colocar de novo.

    E as vezes o problema está no cabo do velocímetro.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por opala4cc Qui 30 Mar - 9:34:42

    Bruno Silveira escreveu:Olá senhores, gostaria de reviver o tópico pois estou com um problema similar no meu Chevette 79 e como as mecânicas são similares acredito que alguém possa me ajudar.
    No meu caso a caixa original é de 4 marchas. Há alguns anos coloquei a de 5 marchas e o velocímetro continuou funcionando perfeitamente, porém como a caixa já estava péssima acabei trocando agora por outra de 5 marchas em bom estado. O porém é que essa acabou vindo sem pinhão do velocímetro e, para não me estender muito, já coloquei vários que não deram certo. O de 18 dentes (segundo um especialista seria o ideal) não encosta na motriz e desgasta os dentes, e um de 23 dentes acaba mostrando 20 km/h a menos no painel. Seguem fotos dos dois modelos (18 e 23):
    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Img_2010

    Alguém saberia se existe algum modelo que possa dar certo? Ou então só trocando a motriz ou mesmo o diferencial?

    Existe uma plaqueta na carcaça da caixa de marchas que você instalou? Existe algum número GMB? Se não tiver nenhuma identificação, você vai ter que abrir a caixa e olhar a numeração da engrenagem motriz (de plástico), que move essa engrenagem que você mostrou (que é a movida). Com base na numeração da engrenagem motriz, você compra a engrenagem movida que faz par com ela segundo o catálogo de peças, aí testa no carro. Haverá a possibilidade de que o casal de engrenagens ainda assim meça incorretamente a velocidade.
    Então, a segunda possibilidade seria abrir a caixa e já colocar as engrenagens movida e motora corretas olhando o catálogo de peças. Não se esqueça de que esse par de engrenagens (movida e motora) tem que combinar também com a relação do diferencial que está no carro.

    Conteúdo patrocinado


    velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro - Página 2 Empty Re: velocidade do meu opala marcando a mais no velocimetro

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 6:50:26