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Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

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Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Heldane em Sex 12 Ago - 17:20:46

Boa tarde galera!

Ainda sou novo neste mundo, adquiri minha Caravan recentemente, mas venho aprendendo!

Então...tanto no Álcool como no GNV, se tento acelerar além dos 2.000 RPM, o carro começa a engasgar, o giro começa a cair e ele vai perdendo força. Se eu insistir e pisar mais fundo, ele morre.

Se eu mantiver o giro abaixo de 2.000 RPM e pacientemente for acelerando, consigo chegar na velocidade que quero. Porém, em casos em que preciso ganhar força rapidamente, seja para fazer alguma ultrapassagem por exemplo, acabo tendo dificuldades.

Parado, em ponto morto, consigo acelerar sem problemas, jogando o giro lá em cima. Conseguem me ajudar com o diagnóstico, por favor?

Caso precisem de alguma informação adicional, basta perguntar e responderei na melhor das minhas habilidades.

Abraço!

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Rubão6cc em Sex 12 Ago - 17:25:38

Se por exemplo você pegar alguma subida e pisar bem tentando desenvolver velocidade e trocando de marcha normalmente o que ocorre?


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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Heldane em Sex 12 Ago - 17:30:16

Esqueci de mencionar: o carro é automático, desculpe.

Mas acontece o mesmo...seja em subida ou no plano, acontece o que falei. Eu até consigo subir, mas tenho que ser paciente e acelerar devagar. Se deixo no Drive, as marchas vão trocando devagar e ele sobe. Se eu pisar fundo, não dá certo...começa a engasgar e se eu não tirar o pé, morre.

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Rubão6cc em Sex 12 Ago - 17:39:14

Assim falando fica difícil saber..podem ser N coisas..

Você vai ter que verificar umas coisas..eu começaria com o ponto...depois revisão no carburador..aproveita e dá uma revisada na ignição (velas, cabos, tampa do distribuidor..)


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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Rubão6cc em Sex 12 Ago - 17:39:42

Tudo isso você mesmo pode fazer.


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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por LipCamaro em Sex 12 Ago - 23:05:16

Eu acho que o giglê do segundo estágio deve estar entupido e talvez o bico injetor também.
Verifique também se o avanço do distribuidor está bom, basta retirar a mangueira onde engata no carburador e dar uma sugada. Se vier ar, avanço ou a mangueira furou. Se sentir que deu vácuo, então está ok.

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Heldane em Seg 15 Ago - 10:02:59

Beleza!

Vou fazer esses testes e posto os resultados. Fim de semana foi corrido, não consegui olhar o fórum.

Aproveitando o tópico, tive uma surpresa desagradável que não sei se é relacionado com este problema.

Estava andando normalmente, quando de repente, do nada mesmo, o giro caiu como se eu tivesse tirado o pé do acelerador. Pisar no acelerador não adiantava, o carro simplesmente não respondia. Se eu insistisse em bombar o acelerador, as vezes ele voltava a responder, outras vezes, morria.

O que me parece é que alguma coisa no sistema de alimentação está comprometido causando esses problemas, mas não sei dizer exatamente o que.

Se tiverem sugestões adicionais, já faço todos os testes de uma vez e coloco aqui os resultados.

Muito obrigado e abraços!

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Rubão6cc em Seg 15 Ago - 11:19:00

É amigo...todo carro antigo em geral assim que tu compra se faz necessária revisão geral da parte mecânica...às vezes tu tem um problema só, às vezes vários...sem contar que vai usando o carro e podem ir aparecendo mais problemas. Isso sempre está relacionado ao desleixo de antigos proprietários...muitos deixam o Opala como "segundo" carro só usando em algumas ocasiões, fds..,a maioria desses carros não sabe o que é pegar estrada fazem muitos anos..aí quando alguém compra e começa a usar o carro com certa ou bastante frequência começam aparecer alguns problemas...até o ponto que tu vai arrumando quase tudo...vai chegar um ponto que o carro não apresentará mais problemas.,,meu carro em cerca de 3 a 4 anos de uso frequente fiz quase tudo da parte mecânica e elétrica...só não mexi ainda na embreagem e no motor.


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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Rubão6cc em Seg 15 Ago - 11:21:11

Um indicativo que o carro foi bem cuidado (e que provavelmente não vai te dar muita dor de cabeça) pelos donos anteriores é você notar presença de aditivo no radiador, o que é raríssimooo de encontrar em um Opala atualmente.


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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por felipeleox em Seg 15 Ago - 11:54:00

é isso ai mesmo que o Rubão falou, as vezes pode ser só tirar um pelinho o problema, mas pra achar esse pelo você vai ter que raspar tudo kkk

o bom nesse tipo de situação é que já revisando todos os sistemas possíveis, você já fica com um carro bem mais confiável.

Eu arriscaria carburação, mas se você diz que com ele em ponto morto você consegue subir o giro, eu começaria pelo ponto de ignição, velas, bobina, distribuidor, e colocar um combustível que tenha certeza de que é de qualidade (pros padrões do Brasil ao menos rs)


Rubão6cc escreveu:Um indicativo que o carro foi bem cuidado (e que provavelmente não vai te dar muita dor de cabeça) pelos donos anteriores é você notar presença de aditivo no radiador, o que é raríssimooo de encontrar em um Opala atualmente.

Realmente difícil mesmo, embora o meu fosse de procedência, único carro do segundo dono desde o fim dos anos 80, (comprei ele e rodei 120km sem problemas até minha casa) quando abri o radiador, só aquela água de barro

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por adpachec em Seg 15 Ago - 12:21:17

Algum cilindro falhando, eu aposto no sexto, olhe as velas.
É o óleo vda transmissão, está no níve

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por diplomata1985 em Seg 15 Ago - 13:11:25

Ta usando H34 ou DFV 446? Se o nível de boia estiver extremamente baixo pode acontecer isso aí. Giclagem errada também. E verificar a parte de ignição e ponto como os amigos falaram. Cabo de vela com fuga. Faz o teste do cabo de vela a noite sem iluminação nenhuma no escuro. Se tiver com fuga você vai ver as faíscas saindo pra tudo que é lado. rsrrsrs.

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Heldane em Qui 18 Ago - 16:55:12

Boa tarde amigos!

Realmente, o radiador não estava bem cuidado. Na época, haviam vazamentos e entupimentos, infelizmente não consegui resolver sozinho e tive que levar na oficina. A temperatura estava colando o ponteiro no vermelho. Após varetado, melhorou muito. Fica estável um pouco acima do meio. Estou usando aditivo agora.

Do que eu consegui verificar até agora, cabos e velas estão ok, o teste no escuro foi normal, mesmo pq troquei eles assim que peguei o carro. Já o ponto e parte de carburação, m eu conhecimento é muito pouco. Vou tentar ver no fim de semana, com mais calma.

Abraços!

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Heldane em Qui 18 Ago - 17:18:59

Ah, esqueci de mencionar que o carro pega muito mais fácil no gnv do que no álcool. Não sei se tem a ver, mas segue como informação adicional.

Diego Borba
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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Diego Borba em Qui 18 Ago - 23:47:08

estava com problema parecido, mo meu caso era, bobina impulsora do distribuidor, troquei o distribuidor, foi plug play.

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Rubão6cc em Sex 19 Ago - 7:12:41

Diego Borba escreveu:estava com problema parecido, mo meu caso era, bobina impulsora do distribuidor, troquei o distribuidor, foi plug play.

Quem é vivo sempre aparece!!


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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por adpachec em Sex 19 Ago - 11:42:31

Heldane escreveu:Ah, esqueci de mencionar que o carro pega muito mais fácil no gnv do que no álcool. Não sei se tem a ver, mas segue como informação adicional.

Pode ser excesso de álcool.

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por gilmareu em Sex 19 Ago - 13:10:32

no meu 3E se vc pisar com tudo tudo mesmo, ele dá uma engasgada mesmo, pois é carburado, é diferente de um carro com injeção que vc acelera e ele corrige.

mas senão conseguir sair rapidamente assim, pode ser ponto, excesso de combustível, giclagem do 2o estágio errado, avanço com defeito, bobina, cabo de vela, vela com abertura errada, só para começar....

klunker
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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por klunker em Sex 19 Ago - 16:20:36

Parece eu quando comprei o meu, rs...

Mas como a rapaziada falou, tem N possibilidades. A meu ver, provavelmente é coisa boba que voce mesmo, tendo noçao de como funciona a bagaça, pode resolver.

Além dessas coisas de ponto, vela e etc, precisa ver como está o seu carbura. O meu teve um comportamento bem parecido com isso ja.

Certa vez resolvi desmontar o carbura pra limpar, e depenei ele. Montei tudo, beleza... só que regulei totalmente errado (3e alcool). Resultado: o carro não passava de 80 por hora, lenta quadrada e bebendo feito a peste.

Mexi 500X, cheguei a mexer em tucho, regulei valvula... nada... tava decepcionado... Até um camarada meu me sugerir levar o carro num mecanico conhecido dele em Guarulhos, só pra dar uma olhada. E eu até então achava que tinha noção de carburador... hehehehehe... SQN

Pois bem levei no dito cujo. Liguei o carro, o cara escutou, pegou uma chave de fenda, cutucou pra lá, pra cá a mistura, em seguida a lenta. Resultado: carro liso; acelerei pra testar na Fernão Dias... Parecia que troquei de motor. Nem quis me cobrar...

De lá pra cá, muito aprendi e faço muita coisa no meu carro.

Resumo da ópera: estude a mecanica, devore os fóruns, veja vídeos no youtube (tonella, opala na veia, etc) e troque idéia. Isso claro, se voce GOSTA de meter a mao na graxa.

Enquanto não tiver noção pra se virar, mesmo que precise encostar o carro por um tempo, pague a alguem competente pra mexer, e que mexa uma só vez.

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Diego Borba em Sab 20 Ago - 23:51:27

Rubão6cc escreveu:
Diego Borba escreveu:estava com problema parecido, mo meu caso era, bobina impulsora do distribuidor, troquei o distribuidor, foi plug play.

Quem é vivo sempre aparece!!



Fala Rubão, to sempre de zóio no forum, so que entro geralmente na madruga.

abraço!.

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Heldane em Seg 17 Out - 23:38:50

Desculpem o sumiço.

Passei por uma série de problemas pessoais que me impossibilitaram de postar aqui, ou até mexer no carro...mas graças a Deus se resolveu tudo e estou de volta.

Então, eu acompanho esses canais do youtube e fico doido sim para meter a mão na massa e mexer no carro, mas meu conhecimento a habilidade no negócio ainda são bem limitados. Fico com medo de fazer besteira. Algumas pequenas coisas consegui fazer, como alguns vazamentos, limpei os bicos usando o Perfect Clean da Koube (o que ajudou um pouco por sinal, o carro está respondendo melhor). Também consertei a máquina do vidro do carona, que estava mal encaixada e não subia o vidro todo...agora, coisas mais importantes como ponto, tirar o caburador pra ver e etc eu já fico boiando mesmo. Segue um pequeno checklist do que já fiz, em relação a motor e afins:

- Troquei velas (inclusive fiz os testes no escuro sugeridos neste tópico, que deu normal)
- Fiz limpeza de bicos injetores (usando o Perfect Clean)
- Fiz manutenção no kit GNV, trocando peças como o relógio e a fiação que estava velha, com fios quase partindo
- Varetei o radiador, o que ajudou a melhorar a temperatura, apesar que ele ainda roda quente (não sei se tem a ver com isso, mas estou enumerando de qualquer forma)
- Trocado o estator, que fica dentro do alternador, que estava torrado e fazia o carro morrer/arrear bateria (Estranhamente, as luzes do carro continuam oscilando/falhando, especialmente quando pisa no acelerador ou liga o ar condicionado. Ligar o ar frequentemnete faz o carro morrer)

Por hora, consigo lembrar apenas disso...vale ressaltar que uso o carro frequentemente, pelo menos umas três por semana, ou dependendo da semana, todo dia. Não tem me deixado na mão, mas além de ficar preocupado de acabar acontecendo, quero deixar ele redondo. Smile

Ah, uma pergunta que não respondi é que o carburador é um Solex H34, carro é a álcool e tem GNV.

Vou retormar o estudo destes pontos que vocês sugeriram e torno a postar aqui  os resultados.

Abraços!

-

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Rubão6cc em Ter 18 Out - 5:43:40



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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

Mensagem por Heldane em Ter 8 Nov - 15:29:28

Problema resolvido!

Cheguei a me aventurar a mexer no carburador, mas não fui muito longe. Não cheguei a tirar ele do lugar. Fui recomendado pelo mecânico a levar o carro na Atenção Auto Peças, em São Cristóvão. Lá, desmontaram, limparam e trataram o carburador todo. Pareciam saber o que estavam fazendo. Viram que a parte de cima do carburador era de 4cc...tampa, bóia...não sei se isso é comum mudarem isso, mas achei bizarro. Eles tinham outros carburadores iguais e peças de reposição, fizeram a troca pelas de 6cc sem custo adicional. Também ajustaram o ponto e os giglês. Enfim, após feita a manutenção, o carro parou de embolar, tanto no gás como no álcool. Se eu colar o acelerador no assoalho, chega a quase empinar a dianteira! Laughing

Obrigado pelo apoio e dicas!

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Re: Carro engasga e o giro desce se acelerar além de 2.000 RPM

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