Finalmente realizei meu sonho, agora tenho um Diplomata 83 coupe. Mas tenho uma dúvida. Qual o melhor câmbio para cada relação de diferencial? Isso influência muito? Meu carro tem um braseixos 273 e câmbio de 4M, só que esse câmbio esta muito ruim, nao engata, prende marcha, então tô pensando em colocar um de 5M do 6 cc mesmo muito novo que eu já tinha guardado. A questão é, nao vai ficar fraco ? , já ouvi falar que as relações do 4 e do 5 são bem parecidas, quero um carro tranquilo pra desfilar, mas tb gosto da música dos pneus.
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Pedrão B.
FR1974
Pedro Opala90
Vitor Sena
8 participantes
Câmbio e diferencial
Vitor Sena- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3
Localização : Goiânia
Data de inscrição : 04/02/2016
- Mensagem nº1
Câmbio e diferencial
E aí pessoal.
Finalmente realizei meu sonho, agora tenho um Diplomata 83 coupe. Mas tenho uma dúvida. Qual o melhor câmbio para cada relação de diferencial? Isso influência muito? Meu carro tem um braseixos 273 e câmbio de 4M, só que esse câmbio esta muito ruim, nao engata, prende marcha, então tô pensando em colocar um de 5M do 6 cc mesmo muito novo que eu já tinha guardado. A questão é, nao vai ficar fraco ? , já ouvi falar que as relações do 4 e do 5 são bem parecidas, quero um carro tranquilo pra desfilar, mas tb gosto da música dos pneus.
Finalmente realizei meu sonho, agora tenho um Diplomata 83 coupe. Mas tenho uma dúvida. Qual o melhor câmbio para cada relação de diferencial? Isso influência muito? Meu carro tem um braseixos 273 e câmbio de 4M, só que esse câmbio esta muito ruim, nao engata, prende marcha, então tô pensando em colocar um de 5M do 6 cc mesmo muito novo que eu já tinha guardado. A questão é, nao vai ficar fraco ? , já ouvi falar que as relações do 4 e do 5 são bem parecidas, quero um carro tranquilo pra desfilar, mas tb gosto da música dos pneus.
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº2
Re: Câmbio e diferencial
Pode colocar sem medo, somente a quinta é adicional,
as outras marchas são iguais.
as outras marchas são iguais.
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
Idade : 42
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012
- Mensagem nº3
Re: Câmbio e diferencial
Unico cambio 5 marchas do 6cil que eu conheço original do opala, é o Clark 2205B... se for esse pode colocar sossegado... se não, provavelmente é o 5 marchas do 4cil, que a resistência não é lá essas coisas...
Com diferencial 2.73 e cambio 5 marchas do 4 cil não sei não ehm... talvez essa música que vc gosta de ouvir nos pneus desafine... Esse diferencial que vc tem, é mais pra rodovia mesmo, passeio e tal... cautela, blz..?
Abraços, espero ter ajudado
Ah... é 6cil seu opala?
Com diferencial 2.73 e cambio 5 marchas do 4 cil não sei não ehm... talvez essa música que vc gosta de ouvir nos pneus desafine... Esse diferencial que vc tem, é mais pra rodovia mesmo, passeio e tal... cautela, blz..?
Abraços, espero ter ajudado
Ah... é 6cil seu opala?
Pedrão B.- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4495
Idade : 40
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
Ex-Coupé Standard 76
Ex-Sedan Diplomata 85
Sedan SL 88
Cilindros : 4
6
6
4
Data de inscrição : 15/09/2011
- Mensagem nº4
Re: Câmbio e diferencial
FR1974 escreveu:Unico cambio 5 marchas do 6cil que eu conheço original do opala, é o Clark 2205B... se for esse pode colocar sossegado... se não, provavelmente é o 5 marchas do 4cil, que a resistência não é lá essas coisas...
Com diferencial 2.73 e cambio 5 marchas do 4 cil não sei não ehm... talvez essa música que vc gosta de ouvir nos pneus desafine... Esse diferencial que vc tem, é mais pra rodovia mesmo, passeio e tal... cautela, blz..?
Abraços, espero ter ajudado
Ah... é 6cil seu opala?
Kkkkkkkk!
Gostei da parte da música!
Talvez o conjunto de transmissão mais frágil da linha Opala, seja o 5 marchas do 4 cilindros e o 2,73.
Se for o Clark que o FR1974 citou, daí o fusível passa ser o diferencial...
[]'s
_________________
"In Torque We Trust!"
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 33
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
- Mensagem nº5
Re: Câmbio e diferencial
Amigos, bom dia !
Meu carro estragou o cambio, e estou pensando seriamente em deixar encostado e ir juntando $$ pra pegar um 5M do 6cil, sei que é raro e que eu posso acabar nem encontrando, mas caso eu encontre, posso usar ele com o diferencial 2.73? Não sou de dar fritões e talz, curto viajar com a nave, porém, na estrada costumo andar bem.
Abraço
Meu carro estragou o cambio, e estou pensando seriamente em deixar encostado e ir juntando $$ pra pegar um 5M do 6cil, sei que é raro e que eu posso acabar nem encontrando, mas caso eu encontre, posso usar ele com o diferencial 2.73? Não sou de dar fritões e talz, curto viajar com a nave, porém, na estrada costumo andar bem.
Abraço
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº6
Re: Câmbio e diferencial
Eu tenho 2,73, dá uma boa aliviada no motor
a quinta marcha.
a quinta marcha.
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
Idade : 42
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012
- Mensagem nº7
Re: Câmbio e diferencial
LucasPiologo escreveu:Amigos, bom dia !
Meu carro estragou o cambio, e estou pensando seriamente em deixar encostado e ir juntando $$ pra pegar um 5M do 6cil, sei que é raro e que eu posso acabar nem encontrando, mas caso eu encontre, posso usar ele com o diferencial 2.73? Não sou de dar fritões e talz, curto viajar com a nave, porém, na estrada costumo andar bem.
Abraço
Claro que pode... porém, como o Pedrão citou o fusível (parte mais fraca) vai ser o diferencial. Entretanto, com manutenção periódica e sem excessos, vai longe.
Goettens- Opaleiro
- Número de Mensagens : 161
Idade : 32
Localização : RS
Data de inscrição : 19/03/2016
- Mensagem nº8
Re: Câmbio e diferencial
O 5 marchas do 4 cilindros é tão frágil assim? A primeira Caravan de meu pai (81 eu acho) era 4 cilindros com 5 marchas, ele abusava dela e nunca quebrou nada.
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 33
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
- Mensagem nº9
Re: Câmbio e diferencial
.FR1974 escreveu:LucasPiologo escreveu:Amigos, bom dia !
Meu carro estragou o cambio, e estou pensando seriamente em deixar encostado e ir juntando $$ pra pegar um 5M do 6cil, sei que é raro e que eu posso acabar nem encontrando, mas caso eu encontre, posso usar ele com o diferencial 2.73? Não sou de dar fritões e talz, curto viajar com a nave, porém, na estrada costumo andar bem.
Abraço
Claro que pode... porém, como o Pedrão citou o fusível (parte mais fraca) vai ser o diferencial. Entretanto, com manutenção periódica e sem excessos, vai longe.
Essa Manutenção periódica que você diz é troca de óleo no tempo certo? Ou tem alguma peças no diferencial que tem que ser trocada de tantos em tantos kms?
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº10
Re: Câmbio e diferencial
Goettens escreveu:O 5 marchas do 4 cilindros é tão frágil assim? A primeira Caravan de meu pai (81 eu acho) era 4 cilindros com 5 marchas, ele abusava dela e nunca quebrou nada.
isso no 4cil ele vai bem......
mas no 6cil é problema....
q gente vive falando em 4cil e 6cil...
mas o correto é nos referirmos ao diferencial
o 5m do 4cil vai bem no diferencial 3.54 com ando civilizado independente do motor.....
0 5m do 4cil tem problemas com o 3.07 e principalmente com o 2.73 (q sao ambos do 6cil)
sao diferenciais mais longos...mais pesados entendeu??
dai a 5ª marcha nao aguenta...ela é muito pequena....muito mau projetada...
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº11
Re: Câmbio e diferencial
LucasPiologo escreveu:.FR1974 escreveu:
Claro que pode... porém, como o Pedrão citou o fusível (parte mais fraca) vai ser o diferencial. Entretanto, com manutenção periódica e sem excessos, vai longe.
Essa Manutenção periódica que você diz é troca de óleo no tempo certo? Ou tem alguma peças no diferencial que tem que ser trocada de tantos em tantos kms?
se vc gosta de dar umas puxadas....uns borrachao...e etc.....a manutencao periodica q se recomenda no braseixos é a cada um ou dois anos abrir o dif e olhar o pino...se ele estiver "marcado" (com alguns riscos - da pra perceber passando a unha) é recomendado trocar o pino e as satelites!
agora se vc anda beeem de boa....normalzinho.....esse tempo pode se estender.....
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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- Mensagem nº12
Re: Câmbio e diferencial
Pedro Opala90 escreveu:Eu tenho 2,73, dá uma boa aliviada no motor
a quinta marcha.
o seu é o 5ª do 6cil original?
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Câmbio e diferencial
Vitor Sena escreveu:E aí pessoal.
Finalmente realizei meu sonho, agora tenho um Diplomata 83 coupe. Mas tenho uma dúvida. Qual o melhor câmbio para cada relação de diferencial? Isso influência muito? Meu carro tem um braseixos 273 e câmbio de 4M, só que esse câmbio esta muito ruim, nao engata, prende marcha, então tô pensando em colocar um de 5M do 6 cc mesmo muito novo que eu já tinha guardado. A questão é, nao vai ficar fraco ? , já ouvi falar que as relações do 4 e do 5 são bem parecidas, quero um carro tranquilo pra desfilar, mas tb gosto da música dos pneus.
cara pode por tranquilo....tira um e poe o outro sem zica....sem cortar nada.....sem furar nada...ou soldar nada.....
isso se ele realmente for do 6cil 92!!!!!
as relacoes sao praticamente as mesmas do 4m e do 5m......vai ter o mesmo arranque.....e na pista 100 por hora vai estar a uns 1800 rpm!!!!
na minha caravan 2.73 4m 100 por hora eu estou em 2200 rpm
LucasPiologo- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Câmbio e diferencial
Marcos Adriano escreveu:LucasPiologo escreveu:
.
Essa Manutenção periódica que você diz é troca de óleo no tempo certo? Ou tem alguma peças no diferencial que tem que ser trocada de tantos em tantos kms?
se vc gosta de dar umas puxadas....uns borrachao...e etc.....a manutencao periodica q se recomenda no braseixos é a cada um ou dois anos abrir o dif e olhar o pino...se ele estiver "marcado" (com alguns riscos - da pra perceber passando a unha) é recomendado trocar o pino e as satelites!
agora se vc anda beeem de boa....normalzinho.....esse tempo pode se estender.....
Eu ando normal, não dou fritão e nem borrachão, no máximo uma saidinha mais forte pra uma cantadinha só de leve. hehehe
Marcos Adriano escreveu:Vitor Sena escreveu:E aí pessoal.
Finalmente realizei meu sonho, agora tenho um Diplomata 83 coupe. Mas tenho uma dúvida. Qual o melhor câmbio para cada relação de diferencial? Isso influência muito? Meu carro tem um braseixos 273 e câmbio de 4M, só que esse câmbio esta muito ruim, nao engata, prende marcha, então tô pensando em colocar um de 5M do 6 cc mesmo muito novo que eu já tinha guardado. A questão é, nao vai ficar fraco ? , já ouvi falar que as relações do 4 e do 5 são bem parecidas, quero um carro tranquilo pra desfilar, mas tb gosto da música dos pneus.
cara pode por tranquilo....tira um e poe o outro sem zica....sem cortar nada.....sem furar nada...ou soldar nada.....
isso se ele realmente for do 6cil 92!!!!!
as relacoes sao praticamente as mesmas do 4m e do 5m......vai ter o mesmo arranque.....e na pista 100 por hora vai estar a uns 1800 rpm!!!!
na minha caravan 2.73 4m 100 por hora eu estou em 2200 rpm
O meu fica exatamente igual, seria bom andar a 100 por hora a 1.800 rpm hehehhe
A minha missão agora é achar alguém em SP que mecha com cambio de opala e seja de confiança.
LucasPiologo- Opaleiro
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Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
- Mensagem nº15
Re: Câmbio e diferencial
Marcos Adriano escreveu:Vitor Sena escreveu:E aí pessoal.
Finalmente realizei meu sonho, agora tenho um Diplomata 83 coupe. Mas tenho uma dúvida. Qual o melhor câmbio para cada relação de diferencial? Isso influência muito? Meu carro tem um braseixos 273 e câmbio de 4M, só que esse câmbio esta muito ruim, nao engata, prende marcha, então tô pensando em colocar um de 5M do 6 cc mesmo muito novo que eu já tinha guardado. A questão é, nao vai ficar fraco ? , já ouvi falar que as relações do 4 e do 5 são bem parecidas, quero um carro tranquilo pra desfilar, mas tb gosto da música dos pneus.
cara pode por tranquilo....tira um e poe o outro sem zica....sem cortar nada.....sem furar nada...ou soldar nada.....
isso se ele realmente for do 6cil 92!!!!!
as relacoes sao praticamente as mesmas do 4m e do 5m......vai ter o mesmo arranque.....e na pista 100 por hora vai estar a uns 1800 rpm!!!!
na minha caravan 2.73 4m 100 por hora eu estou em 2200 rpm
Ai marcão, eu e um amigo tiramos o cambio hoje aqui em casa, agr só falta arrumar alguem q faça o trampo bem feito sem querer um rim.
Fotos:
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Câmbio e diferencial
cara as fotos nao abriram....
mas entao....fiz um video de desmontagem completa desse cambio.....
sexta vou tentar montar e fazer um video da montagem.....
espera ate semana q vem e faz vc mesmo!!!!
nao é tao dificil quanto parece...
aahhhhh nao ser q seu cambio esta com uma zica grande......
o q vc acha q estragou nele??? o q fazia?? ou melhor o q nao fazia? kkkkk
mas entao....fiz um video de desmontagem completa desse cambio.....
sexta vou tentar montar e fazer um video da montagem.....
espera ate semana q vem e faz vc mesmo!!!!
nao é tao dificil quanto parece...
aahhhhh nao ser q seu cambio esta com uma zica grande......
o q vc acha q estragou nele??? o q fazia?? ou melhor o q nao fazia? kkkkk
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 33
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
- Mensagem nº17
Re: Câmbio e diferencial
Marcos Adriano escreveu:cara as fotos nao abriram....
mas entao....fiz um video de desmontagem completa desse cambio.....
sexta vou tentar montar e fazer um video da montagem.....
espera ate semana q vem e faz vc mesmo!!!!
nao é tao dificil quanto parece...
aahhhhh nao ser q seu cambio esta com uma zica grande......
o q vc acha q estragou nele??? o q fazia?? ou melhor o q nao fazia? kkkkk
Vou mandar de novo já já !
Beleza, vou esperar então !
Então, ele deu um estalo ai roncou um tempo, coloquei na garagem e fiquei umas 2 semanas sem mexer, ai levantei pra olhar o diferencial e não era ele, ai fui dar outra volto não roncou, mas quando fui por na garagem outro estralo, ai não mexi mais, mas engata todas as marchas !
diplomata1985- Opaleiro
- Número de Mensagens : 487
Idade : 49
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/10/2012
- Mensagem nº18
Re: Câmbio e diferencial
Se for o original do 6 ano 92 ficará tranquilo na parte de cambio.
É por e esquecer.
Hoje pra achar esse cambio pedem uma fortuna.
É por e esquecer.
Hoje pra achar esse cambio pedem uma fortuna.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº19
Re: Câmbio e diferencial
LucasPiologo escreveu:Marcos Adriano escreveu:cara as fotos nao abriram....
mas entao....fiz um video de desmontagem completa desse cambio.....
sexta vou tentar montar e fazer um video da montagem.....
espera ate semana q vem e faz vc mesmo!!!!
nao é tao dificil quanto parece...
aahhhhh nao ser q seu cambio esta com uma zica grande......
o q vc acha q estragou nele??? o q fazia?? ou melhor o q nao fazia? kkkkk
Vou mandar de novo já já !
Beleza, vou esperar então !
Então, ele deu um estalo ai roncou um tempo, coloquei na garagem e fiquei umas 2 semanas sem mexer, ai levantei pra olhar o diferencial e não era ele, ai fui dar outra volto não roncou, mas quando fui por na garagem outro estralo, ai não mexi mais, mas engata todas as marchas !
uma hipotese para esses estalos é ter escapado algum macaquinho e o pedaco dele passou entre alguma engrenagem.....
mas nao é coisa seria nao....acredito q seja facil arrumar...
nao consegui fazer o video da montagem hj...tive q ir atraz de algumas coisas....vou fazer semana q vem...segunda talvez!!!
mas se tiver oportunidade de colocar o 2205b manda bala..perde tempo nao!!!
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