por opala4cc Qui 25 Ago - 4:08:45
LipCamaro escreveu: opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.
Com certeza o cardan bi-partido é melhor. Eu li um artigo, que infelizmente não achei na internet, falando das vantagens desse cardan sobre o inteiro.
Que me lembre eram:
Menores ângulos sobre as cruzetas;
Menor diâmetro => Não lembro a vantagem
E o mais importante é que parte do cardan fica fixa próxima à linha de centro de gravidade, melhorando a estabilidade do carro.
A vantagem do menor diâmetro é que você tem uma peça mais leve. Outra vantagem é que diferenças de distribuição de massa estão mais próximas da linha de centro de giro do que no diâmetro maior, diminuindo seu efeito de desbalanceamento.
A principal vantagem do cardã bi-partido:
Quando se balanceia um corpo submetido à rotação, na verdade o que se faz é melhorar a distribuição de massa. Não existe balanceamento perfeito. Então, se um motor tem sua rotação máxima, digamos, nos 6000rpm, o que se faz é melhorar essa distribuição através da remoção ou adição de material em locais específicos de modo que a ressonância da peça seja atingida significantemente acima dos 6000 rpm (supondo que a última marcha seja 1:1). Assim, durante todas as marchas do câmbio e rotações do motor, o cardã nunca atingirá sua frequência de ressonância. Acontece que, para eixos (na verdade, "árvores de transmissão"), quanto mais comprido ele for e menor seu diâmetro, mais baixa a rotação em que aparece a ressonância. Logo, para contornar o problema, diminui-se o comprimento da peça, já que a redução de diâmetro é uma solução limitada pelo torque que o motor fornece, pois se o diâmetro for diminuido em excesso, o cardã pode sofrer torção que o deforme plasticamente. A redução no comprimento do cardã é obtida pelo seu particionamento por juntas universais (cruzetas).
É importante mencionar que a ressonância, caracterizada pela vibração excessiva e até catastrófica, não aparece apenas em uma rotação. Ela aparece em determinada rotação e seus múltiplos. Então, quando um corpo que sofre rotação é balanceado, o que se faz é jogar para rotações seguras a rotação em que é atingida a primeira ressonância (primeiro modo de vibração). Os modos de vibração seguintes apareceriam em rotações ainda maiores, mas como o corpo nunca atingirá o primeiro modo de vibração, os seguintes se tornam irrelevantes.
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