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Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

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Matheus Werneck
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Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por Matheus Werneck em Seg 22 Ago - 15:21:00

Pessoal, tenho um Opala Comodoro 1990 5 marchas, e esses tempos quebrou a cruzeta do Eixo Cardan bipartido dele. Eu ouvi dizer que o Cardan inteiriço é melhor pra quem quer torque, etc e que ele quebra menos... É verdade?
Então eu resolvi ir ao meu mecânico e falei pra ele que queria trocar meu Cardan bipartido por um Cardan inteiriço. E ele me disse que eu não devo fazer isso, pois se eu colocar um cardan inteiriço em um Opala 5 marchas, quando eu passar de uns 120 km/h o carro vai estar tremendo todo. Isso procede? porque ai eu fiquei pensando "como o pessoal que faz arrancadão usa o eixo cardan inteiriço e passa bastante dos citados 120 km/h"
Qual seria uma solução pra mim? Realmente será um problema eu colocar cardan inteiriço num Opala 5 marchas?

Falves
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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por Falves em Seg 22 Ago - 16:06:33

Boa tarde amigo!

Em meu Comodoro SL/E 1991 6 cilindros, fiz recentemente a troca do cardan bipartido pelo inteiriço. Infelizmente o bipartido começou a apresentar problemas, como desgaste do rolamento central e, após a troca do mesmo, uma forte trepidação em velocidades superiores à 100 km/h. A nova peça, inteiriça, foi feita do zero, na Cardan Leste, além de balanceada. Além de acabar completamente com meus problemas de vibração, a sensação que tenho é de que o torque é transmitido entre a caixa de velocidades e o diferencial de forma mais direta, dando a entender que o torque que chega na roda aumenta ligeiramente pela ausência de "emendas" na transmissão.

Matheus Werneck
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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por Matheus Werneck em Seg 22 Ago - 16:56:25

Falves escreveu:Boa tarde amigo!

Em meu Comodoro SL/E 1991 6 cilindros, fiz recentemente a troca do cardan bipartido pelo inteiriço. Infelizmente o bipartido começou a apresentar problemas, como desgaste do rolamento central e, após a troca do mesmo, uma forte trepidação em velocidades superiores à 100 km/h. A nova peça, inteiriça, foi feita do zero, na Cardan Leste, além de balanceada. Além de acabar completamente com meus problemas de vibração, a sensação que tenho é de que o torque é transmitido entre a caixa de velocidades e o diferencial de forma mais direta, dando a entender que o torque que chega na roda aumenta ligeiramente pela ausência de "emendas" na transmissão.

Então se eu colocar um cardan inteiriço no meu opala 5 marchas não vou ter problemas com vibrações?

OpaleiroJlle
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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por OpaleiroJlle em Seg 22 Ago - 17:56:56

Matheus Werneck escreveu:
Então se eu colocar um cardan inteiriço no meu opala 5 marchas não vou ter problemas com vibrações?

Se o cardan estiver balanceado certinho, Nao vai ter problemas

Goettens
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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por Goettens em Seg 22 Ago - 20:06:11

Acredite, você não vai querer um cardã vibrando, é um inferno ouvir e sentir aquilo roncando e tremendo em baixo do carro. Já aconteceu isso no Omega que meu pai teve.

Mas com certeza um cardã bem montado e balanceado não sofrerá com isso.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por opala4cc em Seg 22 Ago - 23:55:59

Matheus Werneck escreveu:Pessoal, tenho um Opala Comodoro 1990 5 marchas, e esses tempos quebrou a cruzeta do Eixo Cardan bipartido dele. Eu ouvi dizer que o Cardan inteiriço é melhor pra quem quer torque, etc e que ele quebra menos... É verdade?
Então eu resolvi ir ao meu mecânico e falei pra ele que queria trocar meu Cardan bipartido por um Cardan inteiriço. E ele me disse que eu não devo fazer isso, pois se eu colocar um cardan inteiriço em um Opala 5 marchas, quando eu passar de uns 120 km/h o carro vai estar tremendo todo. Isso procede? porque ai eu fiquei pensando "como o pessoal que faz arrancadão usa o eixo cardan inteiriço e passa bastante dos citados 120 km/h"
Qual seria uma solução pra mim? Realmente será um problema eu colocar cardan inteiriço num Opala 5 marchas?

Não procede o que o mecânico falou e não faz sentido o que você quer fazer. Seu carro é um 4 cilindros (acredito que sem veneno, pois você não mencionou). O cardã bi-partido que veio de fábrica com ele já foi dimensionado para o torque deste motor.
O cardã interiço é procurado por quem quer performance porque tem menos articulações. Quanto menos articulações, menos pontos para criar folgas. Porém, quanto mais longa é a peça do cardã, mais cedo (em menor rotação) poderá atingir a ressonância, exigindo um balanceamento mais preciso. A GM trocou o cardã inteiriço pelo bi-partido para propiciar melhor conforto. Porém esse conforto só advém de um diferencial com cruzetas e rolamento em bom estado. O cardã bi-partido tem mais cruzetas que o inteiriço e ainda tem um rolamento. Mas a regra do balanceamento serve para ambos os tipos de cardã.
Seu cardã está desbalanceado? Não? Então troque apenas a cruzeta ruim. Sai mais barato e o conjunto terá vida longa. Vai arriscar comprar um cardã inteiriço? Pode ter azar e comprar um cardã empenado ou desbalanceado. O cardã inteiriço empena com mais facilidade.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por Falves em Ter 23 Ago - 8:02:04

opala4cc escreveu:
Matheus Werneck escreveu:Pessoal, tenho um Opala Comodoro 1990 5 marchas, e esses tempos quebrou a cruzeta do Eixo Cardan bipartido dele. Eu ouvi dizer que o Cardan inteiriço é melhor pra quem quer torque, etc e que ele quebra menos... É verdade?
Então eu resolvi ir ao meu mecânico e falei pra ele que queria trocar meu Cardan bipartido por um Cardan inteiriço. E ele me disse que eu não devo fazer isso, pois se eu colocar um cardan inteiriço em um Opala 5 marchas, quando eu passar de uns 120 km/h o carro vai estar tremendo todo. Isso procede? porque ai eu fiquei pensando "como o pessoal que faz arrancadão usa o eixo cardan inteiriço e passa bastante dos citados 120 km/h"
Qual seria uma solução pra mim? Realmente será um problema eu colocar cardan inteiriço num Opala 5 marchas?

Não procede o que o mecânico falou e não faz sentido o que você quer fazer. Seu carro é um 4 cilindros (acredito que sem veneno, pois você não mencionou). O cardã bi-partido que veio de fábrica com ele já foi dimensionado para o torque deste motor.
O cardã interiço é procurado por quem quer performance porque tem menos articulações. Quanto menos articulações, menos pontos para criar folgas. Porém, quanto mais longa é a peça do cardã, mais cedo (em menor rotação) poderá atingir a ressonância, exigindo um balanceamento mais preciso. A GM trocou o cardã inteiriço pelo bi-partido para propiciar melhor conforto. Porém esse conforto só advém de um diferencial com cruzetas e rolamento em bom estado. O cardã bi-partido tem mais cruzetas que o inteiriço e ainda tem um rolamento. Mas a regra do balanceamento serve para ambos os tipos de cardã.
Seu cardã está desbalanceado? Não? Então troque apenas a cruzeta ruim. Sai mais barato e o conjunto terá vida longa. Vai arriscar comprar um cardã inteiriço? Pode ter azar e comprar um cardã empenado ou desbalanceado. O cardã inteiriço empena com mais facilidade.

Ou então faça uma peça do zero, como fiz no meu. Mais barato que muito cardan usado, e 100% eficaz.

matheuskbeca
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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por matheuskbeca em Ter 23 Ago - 10:22:03

Sempre ouço falar do cardan inteiriço que é melhor, que não vibra, que a GM fez cagada ao troca pelo bi-partido.
Pois bem, domingo assistindo a um programa de como é feito o Camaro 2016, eis que na hora da instalação do powertrain vejo o cardan do CAMARO 2016 e sim,ele bi-partido.

Agora faço a pergunta, a GM continua errada? Um carro com mais de 400cv com bi-partido é coisa de louco?Os engenheiros são tudo burros e os mecânicos é que manjam dos paranaue?
A verdade é que o cardan bi-partido tem mais peças e isso aumenta o risco de quebras, mas sem manutenção, até o inteiriço terá.
Ahh e antes de mais nada ARRANCADA é outro departamento.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por Pedro Opala90 em Ter 23 Ago - 10:32:12

"E ele me disse que eu não devo fazer isso, pois se eu colocar um cardan inteiriço em um Opala 5 marchas, quando eu passar de uns 120 km/h o carro vai estar tremendo todo[/font]".

Cada teoria de mecânico......
Qual a variação da rotação do cardã, se o carro
tiver 4 ou 5 marchas??(nenhuma).
Se o carro tiver 15 marchas, a rotação do cardã
é determinada pelo diferencial, o que vai mudar
é a rotação do câmbio e motor.

Outra questão intrigante:
a GM produziu o Opala por aproximadamente 25 anos,
viram somente nos últimos anos que o cardã em peça
única não servia??

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por opala4cc em Ter 23 Ago - 12:19:54

Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por ZZ Top em Ter 23 Ago - 21:44:46

opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

Concordo, também prefiro o cardan bi-partido , no meu 92 ta até hoje o original, só fazer a manutenção preventiva que não vai dar problema, mas acontece que o pessoal pega uns em péssimo estado de conservação, daí o rolamento roncando, as cruzetas já indo pro vinagre e claro que assim vai ficar aquela tremedeira, agora se pega um bem conservado, coloca tudo novo e balanceia, fica mais liso que o cardan inteiriço, que a única vantagem é que da menos manutenção, pois tem uma cruzeta a menos e não tem o rolamento no meio, apenas por isso.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por opala4cc em Ter 23 Ago - 22:34:53

ZZ Top escreveu:
opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

Concordo, também prefiro o cardan bi-partido , no meu 92 ta até hoje o original, só fazer a manutenção preventiva que não vai dar problema, mas acontece que o pessoal pega uns em péssimo estado de conservação, daí o rolamento roncando, as cruzetas já indo pro vinagre e claro que assim vai ficar aquela tremedeira, agora se pega um bem conservado, coloca tudo novo e balanceia, fica mais liso que o cardan inteiriço, que a única vantagem é que da menos manutenção, pois tem uma cruzeta a menos e não tem o rolamento no meio, apenas por isso.

Exato. E o balanceamento é exceção. Só se faz necessário refazer quando o cardã leva uma pancada que remove os contra-pesos colocados na fábrica. Ou ainda, em casos excepcionais, quando uma cruzeta vem com algum defeito de fundição.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por dugato em Qua 24 Ago - 21:41:03

Meu opala esta vibrando muito quando chega aos 100km/h, demos uma olhada e percebemos que o cardã está empenado, liguei hoje no melhor lugar aqui da cidade que trabalha com cardãs, pediram para levar lá o carro pois eles vão alinhar e balancear o cardã e já irão fazer o teste no carro, pois disseram que em opala e omega costuma as vezes reincidir o problema, então, dessa maneira, o carro sai de lá em perfeito funcionamento.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por opala4cc em Qua 24 Ago - 22:36:41

dugato escreveu:Meu opala esta vibrando muito quando chega aos 100km/h, demos uma olhada e percebemos que o cardã está empenado, liguei hoje no melhor lugar aqui da cidade que trabalha com cardãs, pediram para levar lá o carro pois eles vão alinhar e balancear o cardã e já irão fazer o teste no carro, pois disseram que em opala e omega costuma as vezes reincidir o problema, então, dessa maneira, o carro sai de lá em perfeito funcionamento.

É, seu cardã deve ter levado uma pancada. Ela pode até não ter removido os pesos de balanceamento, mas quando entorta, o efeito é o mesmo. Daí, primeiro tem de desentortar.
Mas por curiosidade, como foi feita a constatação de que está empenado?

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por LipCamaro em Qui 25 Ago - 0:36:14

opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

Com certeza o cardan bi-partido é melhor. Eu li um artigo, que infelizmente não achei na internet, falando das vantagens desse cardan sobre o inteiro.
Que me lembre eram:
Menores ângulos sobre as cruzetas;
Menor diâmetro => Não lembro a vantagem
E o mais importante é que parte do cardan fica fixa próxima à linha de centro de gravidade, melhorando a estabilidade do carro.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por opala4cc em Qui 25 Ago - 4:08:45

LipCamaro escreveu:
opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

Com certeza o cardan bi-partido é melhor. Eu li um artigo, que infelizmente não achei na internet, falando das vantagens desse cardan sobre o inteiro.
Que me lembre eram:
Menores ângulos sobre as cruzetas;
Menor diâmetro => Não lembro a vantagem
E o mais importante é que parte do cardan fica fixa próxima à linha de centro de gravidade, melhorando a estabilidade do carro.

A vantagem do menor diâmetro é que você tem uma peça mais leve. Outra vantagem é  que diferenças de distribuição de massa estão mais próximas da linha de centro de giro do que no diâmetro maior, diminuindo seu efeito de desbalanceamento.
A principal vantagem do cardã bi-partido:
Quando se balanceia um corpo submetido à rotação, na verdade o que se faz é melhorar a distribuição de massa. Não existe balanceamento perfeito. Então, se um motor tem sua rotação máxima, digamos, nos 6000rpm, o que se faz é melhorar essa distribuição através da remoção ou adição de material em locais específicos de modo que a ressonância da peça seja atingida significantemente acima dos 6000 rpm (supondo que a última marcha seja 1:1). Assim, durante todas as marchas do câmbio e rotações do motor, o cardã nunca atingirá sua frequência de ressonância. Acontece que, para eixos (na verdade, "árvores de transmissão"), quanto mais comprido ele for e menor seu diâmetro, mais baixa a rotação em que aparece a ressonância. Logo, para contornar o problema, diminui-se o comprimento da peça, já que a redução de diâmetro é uma solução limitada pelo torque que o motor fornece, pois se o diâmetro for diminuido em excesso, o cardã pode sofrer torção que o deforme plasticamente. A redução no comprimento do cardã é obtida pelo seu particionamento por juntas universais (cruzetas).
É importante mencionar que a ressonância, caracterizada pela vibração excessiva e até catastrófica, não aparece apenas em uma rotação. Ela aparece em determinada rotação e seus múltiplos. Então, quando um corpo que sofre rotação é balanceado, o que se faz é jogar para rotações seguras a rotação em que é atingida a primeira ressonância (primeiro modo de vibração). Os modos de vibração seguintes apareceriam em rotações ainda maiores, mas como o corpo nunca atingirá o primeiro modo de vibração, os seguintes se tornam irrelevantes.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por LipCamaro em Qui 25 Ago - 10:13:58

25.08.2016
Muito boa a explicação, essa da ressonância eu não sabia.
Eu li um artigo sobre estabilidade ou dirigibilidade dos veículos, não sei se falei errado, mas lembro que comentou do cardan preso, mas a sua explicação define muito bem as vantagens.
Você leu em algum livro ou artigo? Se foi, gostaria de ler mais sobre isso.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por opala4cc em Qui 25 Ago - 14:24:49

LipCamaro escreveu:   25.08.2016
Muito boa a explicação, essa da ressonância eu não sabia.
Eu li um artigo sobre estabilidade ou dirigibilidade dos veículos, não sei se falei errado, mas lembro que comentou do cardan preso, mas a sua explicação define muito bem as vantagens.
Você leu em algum livro ou artigo? Se foi, gostaria de ler mais sobre isso.

A mecânica vibratória está solucionada para o dia-a-dia através de máquinas que fazem o balanceamento, seja estático ou dinâmico, bastando colocar a peça na máquina que esta diz quanto de peso colocar e aonde (ou retirar).
Para projeto, reprojeto e soluções não-prontas (não obtíveis pelo descrito noparágrafo anterior), exigem nível mais avançado do que a mecânica de automóveis. Mas se você tiver coragem nesse assunto chatíssimo, recomendo que você escolha algo nessa lista, de preferência de nível mais técnico do que superior, e faça o download:

http://www.ebah.com.br/search?q=vibra%C3%A7%C3%B5es

LipCamaro
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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por LipCamaro em Sab 27 Ago - 1:33:13

Valeu!!

kdt_go
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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por kdt_go em Sab 27 Ago - 11:31:09

nao tem nada a ver, pode usar no 5 marchas
mesmo pq a propria GM usou de 83 a 87

o cara ta com preguiça de balancear ou com medo de nao dar conta

tenho os dois, um inteiriço e outro bi-partido. A tendencia é vibrar menos no bi partid, como queriam conforto acima de tudo fizeram a mudança, mas nao tem nada a ver usar um ou outro, desde que bem balanceados.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por dugato em Seg 29 Ago - 12:08:47

opala4cc escreveu:
É, seu cardã deve ter levado uma pancada. Ela pode até não ter removido os pesos de balanceamento, mas quando entorta, o efeito é o mesmo. Daí, primeiro tem de desentortar.
Mas por curiosidade, como foi feita a constatação de que está empenado?

Mecânico colocou o carro no elevador, ligou o carro, colocou em 4º, o carro a 60 km vibrava demais e era nítido o cardã empenado. Quando desligou o carro, o cabo de freio de mão estava esticado e encostrando no cardã, rodamos o cardã na mão, hora tocava no cabo hora não, comprovando o empeno.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

Mensagem por opala4cc em Seg 29 Ago - 13:43:19

dugato escreveu:
opala4cc escreveu:
É, seu cardã deve ter levado uma pancada. Ela pode até não ter removido os pesos de balanceamento, mas quando entorta, o efeito é o mesmo. Daí, primeiro tem de desentortar.
Mas por curiosidade, como foi feita a constatação de que está empenado?

Mecânico colocou o carro no elevador, ligou o carro, colocou em 4º, o carro a 60 km vibrava demais e era nítido o cardã empenado. Quando desligou o carro, o cabo de freio de mão estava esticado e encostrando no cardã, rodamos o cardã na mão, hora tocava no cabo hora não, comprovando o empeno.

É. Daí não tem jeito. Tem de mandar desempenar e rebalancear. De repente, sai mais barato pegar um cardã bi-partido em desmanche.

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Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

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