Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

143 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 142 visitantes :: 3 motores de busca

geyson riguete


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
tabarbosa (16850)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
BANDIT (13573)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
Xann (10394)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
j ricardo (9376)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
Jean Bida (9320)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_leftEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! BarEixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Bar_right 

+7
Pedro Opala90
matheuskbeca
opala4cc
Goettens
OpaleiroJlle
Falves
Matheus Werneck
11 participantes

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Matheus Werneck
    Matheus Werneck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Idade : 26
    Localização : Foz do Iguaçu
    Modelo do carro : GM Opala Comodoro 1985
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 10/08/2016

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por Matheus Werneck Seg 22 Ago - 15:21:00

    Pessoal, tenho um Opala Comodoro 1990 5 marchas, e esses tempos quebrou a cruzeta do Eixo Cardan bipartido dele. Eu ouvi dizer que o Cardan inteiriço é melhor pra quem quer torque, etc e que ele quebra menos... É verdade?
    Então eu resolvi ir ao meu mecânico e falei pra ele que queria trocar meu Cardan bipartido por um Cardan inteiriço. E ele me disse que eu não devo fazer isso, pois se eu colocar um cardan inteiriço em um Opala 5 marchas, quando eu passar de uns 120 km/h o carro vai estar tremendo todo. Isso procede? porque ai eu fiquei pensando "como o pessoal que faz arrancadão usa o eixo cardan inteiriço e passa bastante dos citados 120 km/h"
    Qual seria uma solução pra mim? Realmente será um problema eu colocar cardan inteiriço num Opala 5 marchas?
    Falves
    Falves
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 600
    Idade : 38
    Localização : Francisco Morato - SP
    Modelo do carro : Chevrolet Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
    Citroën C4 Lounge S THP Flex 17/18 Branco Banquise
    Cilindros : 6 cil
    4 cil THP
    Data de inscrição : 22/03/2014

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por Falves Seg 22 Ago - 16:06:33

    Boa tarde amigo!

    Em meu Comodoro SL/E 1991 6 cilindros, fiz recentemente a troca do cardan bipartido pelo inteiriço. Infelizmente o bipartido começou a apresentar problemas, como desgaste do rolamento central e, após a troca do mesmo, uma forte trepidação em velocidades superiores à 100 km/h. A nova peça, inteiriça, foi feita do zero, na Cardan Leste, além de balanceada. Além de acabar completamente com meus problemas de vibração, a sensação que tenho é de que o torque é transmitido entre a caixa de velocidades e o diferencial de forma mais direta, dando a entender que o torque que chega na roda aumenta ligeiramente pela ausência de "emendas" na transmissão.
    Matheus Werneck
    Matheus Werneck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Idade : 26
    Localização : Foz do Iguaçu
    Modelo do carro : GM Opala Comodoro 1985
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 10/08/2016

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por Matheus Werneck Seg 22 Ago - 16:56:25

    Falves escreveu:Boa tarde amigo!

    Em meu Comodoro SL/E 1991 6 cilindros, fiz recentemente a troca do cardan bipartido pelo inteiriço. Infelizmente o bipartido começou a apresentar problemas, como desgaste do rolamento central e, após a troca do mesmo, uma forte trepidação em velocidades superiores à 100 km/h. A nova peça, inteiriça, foi feita do zero, na Cardan Leste, além de balanceada. Além de acabar completamente com meus problemas de vibração, a sensação que tenho é de que o torque é transmitido entre a caixa de velocidades e o diferencial de forma mais direta, dando a entender que o torque que chega na roda aumenta ligeiramente pela ausência de "emendas" na transmissão.

    Então se eu colocar um cardan inteiriço no meu opala 5 marchas não vou ter problemas com vibrações?
    OpaleiroJlle
    OpaleiroJlle
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 829
    Idade : 23
    Localização : Joinville-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1982
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 09/07/2014

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por OpaleiroJlle Seg 22 Ago - 17:56:56

    Matheus Werneck escreveu:
    Então se eu colocar um cardan inteiriço no meu opala 5 marchas não vou ter problemas com vibrações?

    Se o cardan estiver balanceado certinho, Nao vai ter problemas
    Goettens
    Goettens
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 153
    Idade : 32
    Localização : RS
    Data de inscrição : 19/03/2016

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por Goettens Seg 22 Ago - 20:06:11

    Acredite, você não vai querer um cardã vibrando, é um inferno ouvir e sentir aquilo roncando e tremendo em baixo do carro. Já aconteceu isso no Omega que meu pai teve.

    Mas com certeza um cardã bem montado e balanceado não sofrerá com isso.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por opala4cc Seg 22 Ago - 23:55:59

    Matheus Werneck escreveu:Pessoal, tenho um Opala Comodoro 1990 5 marchas, e esses tempos quebrou a cruzeta do Eixo Cardan bipartido dele. Eu ouvi dizer que o Cardan inteiriço é melhor pra quem quer torque, etc e que ele quebra menos... É verdade?
    Então eu resolvi ir ao meu mecânico e falei pra ele que queria trocar meu Cardan bipartido por um Cardan inteiriço. E ele me disse que eu não devo fazer isso, pois se eu colocar um cardan inteiriço em um Opala 5 marchas, quando eu passar de uns 120 km/h o carro vai estar tremendo todo. Isso procede? porque ai eu fiquei pensando "como o pessoal que faz arrancadão usa o eixo cardan inteiriço e passa bastante dos citados 120 km/h"
    Qual seria uma solução pra mim? Realmente será um problema eu colocar cardan inteiriço num Opala 5 marchas?

    Não procede o que o mecânico falou e não faz sentido o que você quer fazer. Seu carro é um 4 cilindros (acredito que sem veneno, pois você não mencionou). O cardã bi-partido que veio de fábrica com ele já foi dimensionado para o torque deste motor.
    O cardã interiço é procurado por quem quer performance porque tem menos articulações. Quanto menos articulações, menos pontos para criar folgas. Porém, quanto mais longa é a peça do cardã, mais cedo (em menor rotação) poderá atingir a ressonância, exigindo um balanceamento mais preciso. A GM trocou o cardã inteiriço pelo bi-partido para propiciar melhor conforto. Porém esse conforto só advém de um diferencial com cruzetas e rolamento em bom estado. O cardã bi-partido tem mais cruzetas que o inteiriço e ainda tem um rolamento. Mas a regra do balanceamento serve para ambos os tipos de cardã.
    Seu cardã está desbalanceado? Não? Então troque apenas a cruzeta ruim. Sai mais barato e o conjunto terá vida longa. Vai arriscar comprar um cardã inteiriço? Pode ter azar e comprar um cardã empenado ou desbalanceado. O cardã inteiriço empena com mais facilidade.
    Falves
    Falves
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 600
    Idade : 38
    Localização : Francisco Morato - SP
    Modelo do carro : Chevrolet Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
    Citroën C4 Lounge S THP Flex 17/18 Branco Banquise
    Cilindros : 6 cil
    4 cil THP
    Data de inscrição : 22/03/2014

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por Falves Ter 23 Ago - 8:02:04

    opala4cc escreveu:
    Matheus Werneck escreveu:Pessoal, tenho um Opala Comodoro 1990 5 marchas, e esses tempos quebrou a cruzeta do Eixo Cardan bipartido dele. Eu ouvi dizer que o Cardan inteiriço é melhor pra quem quer torque, etc e que ele quebra menos... É verdade?
    Então eu resolvi ir ao meu mecânico e falei pra ele que queria trocar meu Cardan bipartido por um Cardan inteiriço. E ele me disse que eu não devo fazer isso, pois se eu colocar um cardan inteiriço em um Opala 5 marchas, quando eu passar de uns 120 km/h o carro vai estar tremendo todo. Isso procede? porque ai eu fiquei pensando "como o pessoal que faz arrancadão usa o eixo cardan inteiriço e passa bastante dos citados 120 km/h"
    Qual seria uma solução pra mim? Realmente será um problema eu colocar cardan inteiriço num Opala 5 marchas?

    Não procede o que o mecânico falou e não faz sentido o que você quer fazer. Seu carro é um 4 cilindros (acredito que sem veneno, pois você não mencionou). O cardã bi-partido que veio de fábrica com ele já foi dimensionado para o torque deste motor.
    O cardã interiço é procurado por quem quer performance porque tem menos articulações. Quanto menos articulações, menos pontos para criar folgas. Porém, quanto mais longa é a peça do cardã, mais cedo (em menor rotação) poderá atingir a ressonância, exigindo um balanceamento mais preciso. A GM trocou o cardã inteiriço pelo bi-partido para propiciar melhor conforto. Porém esse conforto só advém de um diferencial com cruzetas e rolamento em bom estado. O cardã bi-partido tem mais cruzetas que o inteiriço e ainda tem um rolamento. Mas a regra do balanceamento serve para ambos os tipos de cardã.
    Seu cardã está desbalanceado? Não? Então troque apenas a cruzeta ruim. Sai mais barato e o conjunto terá vida longa. Vai arriscar comprar um cardã inteiriço? Pode ter azar e comprar um cardã empenado ou desbalanceado. O cardã inteiriço empena com mais facilidade.

    Ou então faça uma peça do zero, como fiz no meu. Mais barato que muito cardan usado, e 100% eficaz.
    matheuskbeca
    matheuskbeca
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 571
    Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89/89 SL/E 4.1/S
    Cilindros : 6 cilindros - 4.1
    Data de inscrição : 20/10/2014

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por matheuskbeca Ter 23 Ago - 10:22:03

    Sempre ouço falar do cardan inteiriço que é melhor, que não vibra, que a GM fez cagada ao troca pelo bi-partido.
    Pois bem, domingo assistindo a um programa de como é feito o Camaro 2016, eis que na hora da instalação do powertrain vejo o cardan do CAMARO 2016 e sim,ele bi-partido.

    Agora faço a pergunta, a GM continua errada? Um carro com mais de 400cv com bi-partido é coisa de louco?Os engenheiros são tudo burros e os mecânicos é que manjam dos paranaue?
    A verdade é que o cardan bi-partido tem mais peças e isso aumenta o risco de quebras, mas sem manutenção, até o inteiriço terá.
    Ahh e antes de mais nada ARRANCADA é outro departamento.
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por Pedro Opala90 Ter 23 Ago - 10:32:12

    "E ele me disse que eu não devo fazer isso, pois se eu colocar um cardan inteiriço em um Opala 5 marchas, quando eu passar de uns 120 km/h o carro vai estar tremendo todo[/font]".

    Cada teoria de mecânico......
    Qual a variação da rotação do cardã, se o carro
    tiver 4 ou 5 marchas??(nenhuma).
    Se o carro tiver 15 marchas, a rotação do cardã
    é determinada pelo diferencial, o que vai mudar
    é a rotação do câmbio e motor.

    Outra questão intrigante:
    a GM produziu o Opala por aproximadamente 25 anos,
    viram somente nos últimos anos que o cardã em peça
    única não servia??
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por opala4cc Ter 23 Ago - 12:19:54

    Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.
    ZZ Top
    ZZ Top
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 242
    Idade : 50
    Localização : SP Interior
    Modelo do carro : Diplomata 92
    Diplomata 86 coupê
    Opala 79 coupê
    Cilindros : Tudo 6cil
    Data de inscrição : 05/09/2013

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por ZZ Top Ter 23 Ago - 21:44:46

    opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

    Concordo, também prefiro o cardan bi-partido , no meu 92 ta até hoje o original, só fazer a manutenção preventiva que não vai dar problema, mas acontece que o pessoal pega uns em péssimo estado de conservação, daí o rolamento roncando, as cruzetas já indo pro vinagre e claro que assim vai ficar aquela tremedeira, agora se pega um bem conservado, coloca tudo novo e balanceia, fica mais liso que o cardan inteiriço, que a única vantagem é que da menos manutenção, pois tem uma cruzeta a menos e não tem o rolamento no meio, apenas por isso.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por opala4cc Ter 23 Ago - 22:34:53

    ZZ Top escreveu:
    opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

    Concordo, também prefiro o cardan bi-partido , no meu 92 ta até hoje o original, só fazer a manutenção preventiva que não vai dar problema, mas acontece que o pessoal pega uns em péssimo estado de conservação, daí o rolamento roncando, as cruzetas já indo pro vinagre e claro que assim vai ficar aquela tremedeira, agora se pega um bem conservado, coloca tudo novo e balanceia, fica mais liso que o cardan inteiriço, que a única vantagem é que da menos manutenção, pois tem uma cruzeta a menos e não tem o rolamento no meio, apenas por isso.

    Exato. E o balanceamento é exceção. Só se faz necessário refazer quando o cardã leva uma pancada que remove os contra-pesos colocados na fábrica. Ou ainda, em casos excepcionais, quando uma cruzeta vem com algum defeito de fundição.
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por dugato Qua 24 Ago - 21:41:03

    Meu opala esta vibrando muito quando chega aos 100km/h, demos uma olhada e percebemos que o cardã está empenado, liguei hoje no melhor lugar aqui da cidade que trabalha com cardãs, pediram para levar lá o carro pois eles vão alinhar e balancear o cardã e já irão fazer o teste no carro, pois disseram que em opala e omega costuma as vezes reincidir o problema, então, dessa maneira, o carro sai de lá em perfeito funcionamento.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por opala4cc Qua 24 Ago - 22:36:41

    dugato escreveu:Meu opala esta vibrando muito quando chega aos 100km/h, demos uma olhada e percebemos que o cardã está empenado, liguei hoje no melhor lugar aqui da cidade que trabalha com cardãs, pediram para levar lá o carro pois eles vão alinhar e balancear o cardã e já irão fazer o teste no carro, pois disseram que em opala e omega costuma as vezes reincidir o problema, então, dessa maneira, o carro sai de lá em perfeito funcionamento.

    É, seu cardã deve ter levado uma pancada. Ela pode até não ter removido os pesos de balanceamento, mas quando entorta, o efeito é o mesmo. Daí, primeiro tem de desentortar.
    Mas por curiosidade, como foi feita a constatação de que está empenado?
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por LipCamaro Qui 25 Ago - 0:36:14

    opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

    Com certeza o cardan bi-partido é melhor. Eu li um artigo, que infelizmente não achei na internet, falando das vantagens desse cardan sobre o inteiro.
    Que me lembre eram:
    Menores ângulos sobre as cruzetas;
    Menor diâmetro => Não lembro a vantagem
    E o mais importante é que parte do cardan fica fixa próxima à linha de centro de gravidade, melhorando a estabilidade do carro.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por opala4cc Qui 25 Ago - 4:08:45

    LipCamaro escreveu:
    opala4cc escreveu:Já cansei. Há anos que digo que o cardã bi-partido é melhor. Poderia até provar matematicamente isso. Mas vira e mexe esse assunto vem à baila e sempre apareceu gente contando que o carro da irmã do primo do cunhado da tia do vizinho que era filho do pai que morreu de aids tinha cardã bi-partido e tava vibrando, fez de tudo e só solucionou o problema quando colocou o cardã inteiriço. Pessoal incompetente diz que balanceia e leva seu dinheiro, mas o problema continua. E cardã empenado não dá balanceamento. Fim.

    Com certeza o cardan bi-partido é melhor. Eu li um artigo, que infelizmente não achei na internet, falando das vantagens desse cardan sobre o inteiro.
    Que me lembre eram:
    Menores ângulos sobre as cruzetas;
    Menor diâmetro => Não lembro a vantagem
    E o mais importante é que parte do cardan fica fixa próxima à linha de centro de gravidade, melhorando a estabilidade do carro.

    A vantagem do menor diâmetro é que você tem uma peça mais leve. Outra vantagem é  que diferenças de distribuição de massa estão mais próximas da linha de centro de giro do que no diâmetro maior, diminuindo seu efeito de desbalanceamento.
    A principal vantagem do cardã bi-partido:
    Quando se balanceia um corpo submetido à rotação, na verdade o que se faz é melhorar a distribuição de massa. Não existe balanceamento perfeito. Então, se um motor tem sua rotação máxima, digamos, nos 6000rpm, o que se faz é melhorar essa distribuição através da remoção ou adição de material em locais específicos de modo que a ressonância da peça seja atingida significantemente acima dos 6000 rpm (supondo que a última marcha seja 1:1). Assim, durante todas as marchas do câmbio e rotações do motor, o cardã nunca atingirá sua frequência de ressonância. Acontece que, para eixos (na verdade, "árvores de transmissão"), quanto mais comprido ele for e menor seu diâmetro, mais baixa a rotação em que aparece a ressonância. Logo, para contornar o problema, diminui-se o comprimento da peça, já que a redução de diâmetro é uma solução limitada pelo torque que o motor fornece, pois se o diâmetro for diminuido em excesso, o cardã pode sofrer torção que o deforme plasticamente. A redução no comprimento do cardã é obtida pelo seu particionamento por juntas universais (cruzetas).
    É importante mencionar que a ressonância, caracterizada pela vibração excessiva e até catastrófica, não aparece apenas em uma rotação. Ela aparece em determinada rotação e seus múltiplos. Então, quando um corpo que sofre rotação é balanceado, o que se faz é jogar para rotações seguras a rotação em que é atingida a primeira ressonância (primeiro modo de vibração). Os modos de vibração seguintes apareceriam em rotações ainda maiores, mas como o corpo nunca atingirá o primeiro modo de vibração, os seguintes se tornam irrelevantes.
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por LipCamaro Qui 25 Ago - 10:13:58

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! 122938 Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! 255810 25.08.2016
    Muito boa a explicação, essa da ressonância eu não sabia.
    Eu li um artigo sobre estabilidade ou dirigibilidade dos veículos, não sei se falei errado, mas lembro que comentou do cardan preso, mas a sua explicação define muito bem as vantagens.
    Você leu em algum livro ou artigo? Se foi, gostaria de ler mais sobre isso.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por opala4cc Qui 25 Ago - 14:24:49

    LipCamaro escreveu: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! 122938  Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! 255810 25.08.2016
    Muito boa a explicação, essa da ressonância eu não sabia.
    Eu li um artigo sobre estabilidade ou dirigibilidade dos veículos, não sei se falei errado, mas lembro que comentou do cardan preso, mas a sua explicação define muito bem as vantagens.
    Você leu em algum livro ou artigo? Se foi, gostaria de ler mais sobre isso.

    A mecânica vibratória está solucionada para o dia-a-dia através de máquinas que fazem o balanceamento, seja estático ou dinâmico, bastando colocar a peça na máquina que esta diz quanto de peso colocar e aonde (ou retirar).
    Para projeto, reprojeto e soluções não-prontas (não obtíveis pelo descrito noparágrafo anterior), exigem nível mais avançado do que a mecânica de automóveis. Mas se você tiver coragem nesse assunto chatíssimo, recomendo que você escolha algo nessa lista, de preferência de nível mais técnico do que superior, e faça o download:

    http://www.ebah.com.br/search?q=vibra%C3%A7%C3%B5es
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por LipCamaro Sáb 27 Ago - 1:33:13

    Valeu!!
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por kdt_go Sáb 27 Ago - 11:31:09

    nao tem nada a ver, pode usar no 5 marchas
    mesmo pq a propria GM usou de 83 a 87

    o cara ta com preguiça de balancear ou com medo de nao dar conta

    tenho os dois, um inteiriço e outro bi-partido. A tendencia é vibrar menos no bi partid, como queriam conforto acima de tudo fizeram a mudança, mas nao tem nada a ver usar um ou outro, desde que bem balanceados.
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por dugato Seg 29 Ago - 12:08:47

    opala4cc escreveu:
    É, seu cardã deve ter levado uma pancada. Ela pode até não ter removido os pesos de balanceamento, mas quando entorta, o efeito é o mesmo. Daí, primeiro tem de desentortar.
    Mas por curiosidade, como foi feita a constatação de que está empenado?

    Mecânico colocou o carro no elevador, ligou o carro, colocou em 4º, o carro a 60 km vibrava demais e era nítido o cardã empenado. Quando desligou o carro, o cabo de freio de mão estava esticado e encostrando no cardã, rodamos o cardã na mão, hora tocava no cabo hora não, comprovando o empeno.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por opala4cc Seg 29 Ago - 13:43:19

    dugato escreveu:
    opala4cc escreveu:
    É, seu cardã deve ter levado uma pancada. Ela pode até não ter removido os pesos de balanceamento, mas quando entorta, o efeito é o mesmo. Daí, primeiro tem de desentortar.
    Mas por curiosidade, como foi feita a constatação de que está empenado?

    Mecânico colocou o carro no elevador, ligou o carro, colocou em 4º, o carro a 60 km vibrava demais e era nítido o cardã empenado. Quando desligou o carro, o cabo de freio de mão estava esticado e encostrando no cardã, rodamos o cardã na mão, hora tocava no cabo hora não, comprovando o empeno.

    É. Daí não tem jeito. Tem de mandar desempenar e rebalancear. De repente, sai mais barato pegar um cardã bi-partido em desmanche.

    Conteúdo patrocinado


    Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?! Empty Re: Eixo Cardan inteiriço em Opala 5 marchas?!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 13:12:42