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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) Empty Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido)

    Mensagem por marcao fb Ter 23 Ago - 21:53:31

    Olá amigos opaleiros, estou com problemas com meu alternador Arno de 42 amperes.
    Já li todos os tópicos sobre os procedimentos de teste e manutenção deste alternador e não consegui chegar a um diagnostico.
    Testei todos os componentes e nenhum apresentou defeito, mesmo assim troquei o regulador de tensão.
    O problema é que mesmo com todas as peças estando ok ele não passa de 11,5 volts testando com o multímetro e não apaga totalmente a lampada de teste.
    Quando coloco ele no carro e dou partida no motor ele morre se tiro um dos cabos da bateria.
    Já fiz de tudo que estava ao meu alcance e o lazarento não funciona.
    Estou desconfiado que as escovas estejam muito gastas mas não sei se elas podem interferir no valor de carga gerado.
    Se alguém puder me dar uma dica agradeço desde já.
    Obrigado.


    Última edição por marcao fb em Sáb 27 Ago - 14:26:31, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por adpachec Ter 23 Ago - 22:15:18

    No rotor, a parte central que gira, existe 2 pontas de fios soldados, eles podem estar rompidos.
    São perto das escovas, próximo ao eixo na parte inferior do alternador.
    Para soldar eles vai necessitar de muito calor, eu deixei a peça no fogão e apliquei estanho com o ferro de solda.
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    Mensagem por marcao fb Qua 24 Ago - 6:28:29

    Certo, mas dai testando continuidade entre os aneis cletores do rotor eles nao conduziriam entre um e outro. Ou estou enganado. É isso mesmo?
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    Mensagem por adpachec Qua 24 Ago - 10:24:56

    Entre os dois contatos eles conduzem e o valor é baixo.



    Última edição por adpachec em Qua 24 Ago - 12:02:02, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por marcao fb Qua 24 Ago - 11:45:42

    Obrigado Adpachec. Irei fazer esse teste aí quando chegar em casa.
    Valeu...
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    Mensagem por omalvadeza Qua 24 Ago - 15:07:22

    adpachec escreveu:Entre os dois contatos eles conduzem e o valor é baixo.


    --------------*

    Adpachec, sobre alternador, segue mp.
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    Mensagem por marcao fb Qua 24 Ago - 17:57:13

    Cara, nao sei mais oque fazer.
    Testei como o cara explica no vídeo e a resistencia fica entre 3 e 3,4 ohms.
    Acho que amanha vou levar para um eletricista dar uma olhada antes que eu pegue um martelo e taque nele.
    Ah, só uma pergunta: A placa retificadora onde tem os 3 diodos, eu testo entre a parte metalica e os parafusinhos ou entre a parte metalica e aquelas chapinhas que tem em cada parafusinho?
    Por que se for nos parafusinhos a minha placa ta fudida...
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    Mensagem por adpachec Qua 24 Ago - 18:45:14

    O diodo permite a passagem de tensão de um lado e bloqueia do outro, ele vai do parafuso positivo que o prende na carcaça (B+) para os diodos. O parafuso do lado oposto é negativo, se me lembro bem ele (diodo) tem que apresentar elevada resistência neste sentido (valor do multímetro elevado).
    São os dois parafusos laterais que prendem os diodos na carcaça do alternador.
    A ponte retificadora (escovas) tem um ou dois parafusos que tem uma isolação plástica, para não fechar curto com a carcaça.
    A uns dois anos eu uso um BOSCH tirado de um FIAT, se escrevi algo errado me corrijam.

    OKK
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    Mensagem por adpachec Qua 24 Ago - 18:59:28

    MP respondida.

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    Mensagem por adpachec Qua 24 Ago - 19:07:02

    http://www.opaleirosdoparana.com/t23060-tutorial-desmontando-alternador-65a

    Tem fotos.

    OKK
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    Mensagem por marcao fb Qua 24 Ago - 19:46:36

    Valeu pelas dicas.
    Vou dar mais uma fuçada...
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    Mensagem por adpachec Qua 24 Ago - 19:52:51

    Sobre o teste de diodo:

    Conduz de um lado (olhar os contatos do multímetro vermelho e preto):

    Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) Teste_ponte_ret_06

    Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) Teste_ponte_ret_01

    E não do outro.

    Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) Teste_ponte_ret_05

    Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) Teste_ponte_ret_00

    OKK
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    Mensagem por marcao fb Qua 24 Ago - 20:34:59

    Valeu Adpachec.
    Ja vi esse topico aí, mas amanha vou desmontar de novo e ver se acho algum defeito ou se fiz algum teste de forma errada.
    Mais uma vez, obrigado.
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    Mensagem por opala4cc Qua 24 Ago - 22:57:08

    marcao fb escreveu:Valeu Adpachec.
    Ja vi esse topico aí, mas amanha vou desmontar de novo e ver se acho algum defeito ou se fiz algum teste de forma errada.
    Mais uma vez, obrigado.

    Inspecione visualmente os enrolamentos do estator. Se estiverem muito enegrecidos, com os fios muito colados pelo derretimento do verniz, o alternador pode perder rendimento. Certifique-se que a superfície dos anéis deslizantes está lisa e livre de desníveis. O bom estado dos isolantes que circundam os parafusos que prendem algumas partes do regulador de voltagem e do porta-escovas também é importante.
    Inspecione e certifique-se de que o negativo do alternador está bem aterrado. Qual marca de regulador de voltagem você comprou?
    Já que vai desmontar de novo o alternador, coloque fotos nítidas e de boa resolução das peças.
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    Mensagem por marcao fb Qui 25 Ago - 19:09:22

    Olá Opala 4cc. obrigado pelas dicas.
    fiz os testes e inspeções como vc recomendou e deu uns resultados diferentes daqueles das fotos que o Adpachec postou nas mensagens anteriores.
    Também percebi que os anéis coletores estão bem gastos como vc falou.
    Os enrolamentos do estator aparentemente estão em bom estado. Fiz o teste com lâmpada e com multímetro e o mesmo não apresentou anormalidade.
    Estou quase certo que meu problema está sendo causado pelo mau estado dos anéis do rotor e também acredito que estou com problemas na placa retificadora, aquela que vai os 3 diodos e vai persa na carcaça e liga os fios positivo e negativo. Os valores de teste estão bem diferentes daquelas fotos postadas nas mensagens anteriores.
    Vou tentar postar as fotos de meus testes aqui.
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    Tá aí...
    Se depois de todas as ajudas que recebi aqui eu não conseguir arrumar, vou jogar esse fora e comprar outro pra parar de me incomodar kkk.
    Brincadeira. se não der certo vou levar para um eletricista...
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    Mensagem por marcao fb Qui 25 Ago - 19:11:05

    Aquela foto daquele carro não sei como veio parar aqui... scratch scratch scratch
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Ago - 22:02:29

    1) Os anéis deslizantes do rotor precisam de um passe. Não é passe espírita, é o passe no torno lol! . Especialmente o anel mais próximo dos enrolamentos. Você notou a diferença no desgaste comparando entre os anéis deslizantes? Dê passe até que suma o degrau na superfície. No outro anel, mande dar passe até que fique com o mesmo diâmetro do que estava mais desgastado. Esse não é o motivo do alternador não carregar. Vai apenas garantir o bom assentamento das escovas e o pleno desempenho do alternador. Troque as escovas e também as molas das escovas, já que o desgaste muito dispar entre os anéis significa que as molas estão exercendo força desigual nas escovas contra os anéis, acarretando desgaste maior em uma escova em relação à outra.

    2) Jogue fora esse regulador de voltagem da Gauss. Por aqui, os auto-eletricistas dizem que de cada 10 peças novas tiradas da caixa, pelo menos 8 estão defeituosas. Compre da IKRO, que é pouco durável (pelo menos nos alternadores mais potentes) mas costuma sair da caixa funcionando. Pra ser sincero, se o problema não está na ponte retificadora, eu aposto que a origem do problema é essa porra de regulador da Gauss.

    3) O valor mostrado no multímetro durante o teste da placa retificadora de diodos não chega a ser tão relevante. O importante na placa retificadora é que ao inverter as pontas de prova, não haja condutividade. Esse valor pode variar de acordo com o modelo da ponte retificadora. Há modelos que podem ter aparência igual mas diodos de capacidades diferentes. Tudo depende da capacidade do alternador a que se destina. Há opalas com alternadores de 55A, 65A, 35A, 45A e sabe-se-lá quantos mais (eu teria de consultar o catálogo de peças). Esse de 35A eu sei que a placa retificadora é fisicamente bem diferente. Antes de comprar um regulador novo, repita os testes na placa retificadora conforme eu sugeri.

    4)Se você fez os testes de continuidade e curto-circuito no estator e ele passou, então o problema não é nele, já que os enrolamentos parecem não estar enegrecidos.

    5) Os isolantes dos parafusos realmente estão bons. Na verdade, perfeitos. Coisa rara de encontrar, já que eles ressecam. Se você montou-os nas posicões corretas, então o problema não é aí.

    6) O triodo passou nos testes?

    7) A despeito da foto das escovas ser de boa resolução e nítida, não consegui ver o estado das cordoalhas. De qualquer forma, o jogo precisa ser trocado (junto com as molinhas) por causa do desgaste dispar entre as escovas. Como você tem de trocar também as molinhas, acho que só vai encontrar o conjunto escovas+porta escovas+molinhas. Provavelmente da marflex ou da gauss. Se for dessas marcas, provavelmente o porta-escovas é de qualidade inferior ao que você já tem. Aproveite o seu porta-sescovas original nas peças novas.
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    Mensagem por diplomata1985 Sex 26 Ago - 11:11:10

    Comprei um regulador Gaus para o meu alternador Arno e pifou em 2 meses. Estava mandando 18Volts para a bateria sendo que o correto é mandar até 14.3 no máximo.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 26 Ago - 11:36:56

    o marcao blz...sabia q conhecia o seu opala kkkk ...ja vi rodar pela cidade....

    vc testou se esta carregando na bateria ou no alternador?ja verificou os cabos?

    ja trocou o regulador de voltagem?

    testou se tem aterramento no alternador?

    ja testou o estator?

    abç
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    Mensagem por marcao fb Sex 26 Ago - 21:01:12

    Caros amigos Adpachec, Opala 4cc, Diplomata 1985 e Eleandro Kalckmann, agradeço pelas dicas que me deram, foram muito úteis.
    Fiz todos os testes como foram recomendados, porem não obtive êxito.
    Passei os anéis do rotor no torno, troquei as escovas e testei tudo novamente e montei o alternador.
    Após montado liguei ele na bateria com a lâmpada e o multímetro e fiz girar com a furadeira.
    Aconteceu o seguinte: O alternador não gera mais de 11,7 volts. A lâmpada piloto ficou intermitente, ou seja, fica mais ou menos 3 segundos acesa e 3 apagada, e permanece assim enquanto o alternador está girando.
    Tudo o que podia fazer eu fiz, amanha levarei ele cedo para o meu eletricista de confiança mexer nele pra mim e resolver o problema.
    Já estou até achando que este alternador está condenado...
    Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos.
    Depois posto o resultado da encrenca aqui.
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    Mensagem por marcao fb Sáb 27 Ago - 14:24:33

    Conforme prometido estou postando a solução do problema do meu alternador.
    Depois de várias tentativas frustradas, resolvi levá-lo para meu eletricista testar.
    Chegando lá ele ligou o alternador na bancada de testes e advinhem... O desgraçado funcionou perfeitamente chegando a gerar 14,3 volts.
    O detalhe é que ele fez o alternador girar com um motor elétrico de 3 cv e eu estava fazendo ele girar com uma furadeira, conforme vi em uns vídeos no you toba kkkk, por isso que não dava certo. A furadeira não tem força suficiente pra fazer ele gerar com toda sua capacidade.
    O estranho é que naqueles vídeos que assisti, os alternadores que os caras testam com furadeira funcionam certinho, porem o meu não quis funcionar... Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742 Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742 Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742
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    Mensagem por adpachec Sáb 27 Ago - 22:10:01

    Depende da potência da furadeira, 1/4 ou 3/4 de cavalo...
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    Mensagem por opala4cc Sáb 27 Ago - 23:04:47

    A primeira coisa a se fazer é ver quantos rpm teria sua furadeira. A segunda coisa - mais difícil - seria saber a quantos rpm sua furadeira giraria o rotor do alterador, já que a massa do rotor representa uma carga no esforço de giro da furadeira. Logo, é esperado uma boa queda nos giros quando acoplada ao rotor. Furadeira hobby, nem pensar... Deixe isso para bricolagens.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 29 Ago - 11:40:50

    marcao fb escreveu:Conforme prometido estou postando a solução do problema do meu alternador.
    Depois de várias tentativas frustradas, resolvi levá-lo para meu eletricista testar.
    Chegando lá ele ligou o alternador na bancada de testes e advinhem... O desgraçado funcionou perfeitamente chegando a gerar 14,3 volts.
    O detalhe é que ele fez o alternador girar com um motor elétrico de 3 cv e eu estava fazendo ele girar com uma furadeira, conforme vi em uns vídeos no you toba kkkk, por isso que não dava certo. A furadeira não tem força suficiente pra fazer ele gerar com toda sua capacidade.
    O estranho é que naqueles vídeos que assisti, os alternadores que os caras testam com furadeira funcionam certinho, porem o meu não quis funcionar... Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742 Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742 Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742

    nao acredito nisso kkkkk quem diria q a furadeira nao iria dar conta ,,,,sempre achei q vc testava no carro,nem me toquei disso kk....mas é isso ai,agora é só montar no carro e pau na maquina kkk

    em q autoeletrica levou?
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    Mensagem por opala4cc Seg 29 Ago - 13:40:03

    eleandro kalckmann escreveu:
    marcao fb escreveu:Conforme prometido estou postando a solução do problema do meu alternador.
    Depois de várias tentativas frustradas, resolvi levá-lo para meu eletricista testar.
    Chegando lá ele ligou o alternador na bancada de testes e advinhem... O desgraçado funcionou perfeitamente chegando a gerar 14,3 volts.
    O detalhe é que ele fez o alternador girar com um motor elétrico de 3 cv e eu estava fazendo ele girar com uma furadeira, conforme vi em uns vídeos no you toba kkkk, por isso que não dava certo. A furadeira não tem força suficiente pra fazer ele gerar com toda sua capacidade.
    O estranho é que naqueles vídeos que assisti, os alternadores que os caras testam com furadeira funcionam certinho, porem o meu não quis funcionar... Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742 Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742 Ajuda com alternador. Por favor.( resolvido) 695742

    nao  acredito nisso kkkkk  quem diria q a furadeira nao   iria dar conta ,,,,sempre achei q vc testava no carro,nem me toquei disso kk....mas é isso ai,agora é só montar no carro e pau na maquina kkk

    em q autoeletrica levou?

    É. Eu também achei que estava testando no veículo.
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    Mensagem por adpachec Seg 29 Ago - 13:41:39

    opala4cc escreveu:
    eleandro kalckmann escreveu:

    nao  acredito nisso kkkkk  quem diria q a furadeira nao   iria dar conta ,,,,sempre achei q vc testava no carro,nem me toquei disso kk....mas é isso ai,agora é só montar no carro e pau na maquina kkk

    em q autoeletrica levou?

    É. Eu também achei que estava testando no veículo.

    Também achei.
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    Mensagem por diplomata1985 Seg 29 Ago - 14:16:06

    kkkkk! Acho que todos nós pensamos a mesma coisa. O mais importante é que está tudo funcionando.
    E o eletricista cobrou o teste?
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    Mensagem por gilmareu Sáb 3 Set - 9:05:38

    opala4cc escreveu:
    eleandro kalckmann escreveu:

    nao  acredito nisso kkkkk  quem diria q a furadeira nao   iria dar conta ,,,,sempre achei q vc testava no carro,nem me toquei disso kk....mas é isso ai,agora é só montar no carro e pau na maquina kkk

    em q autoeletrica levou?




    É. Eu também achei que estava testando no veículo.

    Como diria padre Quevedo, isso nooon ecsiste, kkkkkkk

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