Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 13:05:53 por joaoc

» me apresentando
Hoje à(s) 12:36:07 por tcheco 8687

» Câmbio 6cc
Hoje à(s) 12:12:15 por opala4cc

» Caravan comodoro 1988
Hoje à(s) 12:04:18 por Caravan88

» Fabricando um Rotisserie
Hoje à(s) 10:38:00 por Heitor_Ruschmann

» Chevrolet Caravan 1979 2500 - Customização simples e de bom gosto
Hoje à(s) 10:31:29 por Lukaoneves

» RONCO DO 6 CILINDROS
Hoje à(s) 10:20:38 por oXLS

» Opala 1978 Diplomata
Hoje à(s) 8:05:25 por Caravan88

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 8:03:38 por Caravan88

Quem está conectado

70 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 67 Visitantes :: 2 Motores de busca

diplomata1985, joaoc, sezil

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7880)

100 (7771)

Decodificando o Radio AC Delco Andara

Compartilhe

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 17

Decodificando o Radio AC Delco Andara

Mensagem por almeidanewton em Sex 26 Ago - 8:43:48

Bom dia a todos, desculpem-me se estou repetindo um tópico mas não encontrei nada sobre o que vou perguntar. Tenho uma caravan 1990 quu era do meu sogro e ela tem um rádio AC Delco Andara e esse rádio precisa que se digite um código após ligá-lo para funcionar, ocorre que meu sogro não se lembra do código. Alguém sabe como resetar esse rádio?

upload pictures free

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 551
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc

Re: Decodificando o Radio AC Delco Andara

Mensagem por LipCamaro em Sex 26 Ago - 10:23:24

Verificou se tem alguma etiqueta ou escrita na carcaça do rádio? No diplomata 91 que peguei, veio uma etiqueta que alguém colocou com o código.

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Sex 26 Ago - 10:25:35

Não olhei, mas creio que el nunca foi retirado do lugar, o carro foi da família de minha esposa, mas vou dar uma olhada, não custa nada, valeu

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Sex 26 Ago - 12:41:11

Procure pelo código, se não achar e se é original do carro, ligue para o SAC Chevrolet, passe o modelo do rádio e n° do Chassis porque este código é individual.
Ou leve a autorizada Chevrolet.

Ou abrindo e trocando o Epron que são circuitos integrados codificados.

OKK

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Sab 27 Ago - 20:27:38

Eh original do carros, sim, vou tentar no SAC e concessionaria, se não der certo tento a troca da eprom, ma não seria uma e2prom pois imagino que a senha pode ser alterada e gravada novamente nela. E neste caso somente com a ajuda de um técnico especializado no assunto, eu acho.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Sab 27 Ago - 22:07:51

O epron pode ser apagado com luz violeta, mas para gravar é mais caro um gravador do que um epron gravado novo.

OKK

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2154
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por opala4cc em Sab 29 Out - 22:51:00

A eprom do andara é um chip da microwire do tipo 93c06 responsável pelo "locktronic code". O chip tem normalmente a marcação "6005L" impressa nele, mas pode ser "9313", "T46E" e "41AD SM16".
Já encontrei um andara com o chip "7002MN010", que tem um bit a mais. Porém esse andara estava com a eprom corrompida e tive que regravá-la em um 6005L. Se o display estiver piscando e mostrando "- - -", você só precisa dessoldá-lo da placa de C.I. do toca-fitas e colocá-lo no leitor conectado na porta COM1 ou USB. Com o ICprog ou o ponyprog no PC, você manda ler o chip e os três primeiros dígitos que aparecerem na janela são os três algarismos do locktronic code para desbloquear o toca-fitas.
Eu costumo aproveitar a ocasião para soldar um soquete na placa, permitindo a futura troca do código com facilidade, pois não é aconselhável ficar soldando/dessoldando o chip, sob risco de estragar o waffer do circuito da placa e até mesmo o próprio chip pelo excesso de calor, caso o cidadão não tenha perícia com soldas de estanho e ferro de solda.
O leitor não é caro, mas não sei se compensa comprá-lo para fazer essa operação em apenas um rádio.

Foto 1: O chip 93c06 com a inscrição "6005L".

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Qua 2 Nov - 19:15:06

Rapaz, vc está em todas e entende de tudo, valeu pela explicação!

Realmente meu rádio apresenta "- - -" na tela quando ligo.

Apenas para entender corretamente: retiro a eprom, coloco-a no leitor, depois, conecto este à porta USB do computador e utilizo os programas ICprog ou o ponyprog para ler o locktronic code. Qual tipo de leitor de CI vc recomenda? Talvez o preço compense...

Qua tal este:
http://www.dx.com/pt/p/ch341-usb-port-reader-writer-programmer-for-eeprom-24cxx-cyan-silver-336830?tc=BRL&gclid=CIXD7MWei9ACFUgHhgodu6oJAg#.WBp4fC0rLIU

Vc é técnico eletrônico, engenheiro ou autodidata?

A propósito, sabe onde encontro uma antena automática, aquela que sobe sozinha quando se liga o carro? No mercado livre tem, mas acho o preço salgado (~ R$ 500,00). A minha sobe até a metade, depois para e faz uns barulhos até parar de vez.

Mais uma vez, obrigado.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qua 2 Nov - 22:37:15

almeidanewton escreveu:Rapaz, vc está em todas e entende de tudo, valeu pela explicação!

Apenas para entender corretamente: retiro a eprom, coloco-a no leitor, depois, conecto este à porta USB do computador e utilizo os programas ICprog ou o ponyprog para ler o locktronic code. Qual tipo de leitor de CI vc recomenda? Talvez o preço compense...

Qua tal este:
http://www.dx.com/pt/p/ch341-usb-port-reader-writer-programmer-for-eeprom-24cxx-cyan-silver-336830?tc=BRL&gclid=CIXD7MWei9ACFUgHhgodu6oJAg#.WBp4fC0rLIU

A propósito, sabe onde encontro uma antena automática, aquela que sobe sozinha quando se liga o carro? No mercado livre tem, mas acho o preço salgado (~ R$ 500,00). A minha sobe até a metade, depois para e faz uns barulhos até parar de vez.

Mais uma vez, obrigado.

Você retira a eeprom (um 6005L, que é um chip padrão MICROWIRE, 93C06), coloca no leitor conectado na porta de barramento adequado do computador (USB, paralela ou serial), coloca a eeprom no leitor e manda o software corretamente configurado ler o chip. Você terá algo como o que é mostrado nas figuras 1, 2 e 3. Note que o locktronic code do andara é muito DUMB ASS. Os três primeiros algarismos (circulados em vermelho) são o código para destravar o rádio:

Figura 1: o ponyprog2000 revelando o conteúdo da eeprom com locktronic code "205".

Figura 2: o ponyprog2000 revelando o conteúdo da eeprom com locktronic code "264".

Figura 3: o ICprog revelando o conteúdo da mesma eeprom da figura 2.

Se o rádio em questão fosse um shedar ou outro de 4 dígitos no code, o código da figura 1 seria "2051", na figura 2 e 3, seria "2641".

Esse leitor que você mostrou o link, NÃO SERVE para esse rádio ANDARA. O leitor do link lê eeproms do tipo I2C. A eeprom do Andara é microwire. Se o rádio codificado fosse, por exemplo, um chevrolet DC431, serviria (pois usa a eeprom 24C02, I2C) e então, seria melhor comprar algo mais barato como esse : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753038424-gravador-de-eeprom-_JM. Veja que na seção de perguntas e respostas, ele ficou de ver se consegue montar um gravador/leitor de eeproms da microwire (93CXX).
O ponyprog2000 e o ICprog que tenho usam a porta serial ou paralela. Se você comprar um leitor de eeproms de porta USB, terá de ver se a versão mais recente desses programas lê pela porta USB ou então usar outro software de leitura.

Esse treco aqui lê os microwire, I2C e uma penca mais, por isso o preço mais alto:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783753220-gravador-de-eeprom-series-24-e-93-sp200-se-usb-_JM

De uma hora para outra, os leitores de baixo custo desapareceram do mercadolivre. O meu é esse aqui (porta serial), que custou uns R$15,00:

Como você pode ver, ele lê as séries I2C (24XX e 25XX, bem como os microwire).
Também pode ver na foto abaixo o quanto ele é um circuito simples:

Pretendo, no que vem, abrir um tópico contando tudo que aprendi sobre os andaras, os sirrahs e outros toca-fitas chevrolet.

Recomendo que você coloque um soquete na placa de CI do rádio ao invés de ressoldar o 93C06 de volta. Assim, você poderá trocar com facilidade o locktronic code no futuro, sem precisar do ferro de solda.

diplomata1985
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 277
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100

Mensagem por diplomata1985 em Qui 3 Nov - 8:34:06

opala4cc escreveu:
almeidanewton escreveu:Rapaz, vc está em todas e entende de tudo, valeu pela explicação!

Qua tal este:

Mais uma vez, obrigado.

Você retira a eeprom (um 6005L, que é um chip padrão MICROWIRE, 93C06), coloca no leitor conectado na porta de barramento adequado do computador (USB, paralela ou serial), coloca a eeprom no leitor e manda o software corretamente configurado ler o chip. Você terá algo como o que é mostrado nas figuras 1, 2 e 3. Note que o locktronic code do andara é muito DUMB ASS. Os três primeiros algarismos (circulados em vermelho) são o código para destravar o rádio:

Figura 1: o ponyprog2000 revelando o conteúdo da eeprom com locktronic code "205".

Figura 2: o ponyprog2000 revelando o conteúdo da eeprom com locktronic code "264".

Figura 3: o ICprog revelando o conteúdo da mesma eeprom da figura 2.

Se o rádio em questão fosse um shedar ou outro de 4 dígitos no code, o código da figura 1 seria "2051", na figura 2 e 3, seria "2641".

Esse leitor que você mostrou o link, NÃO SERVE para esse rádio ANDARA. O leitor do link lê eeproms do tipo I2C. A eeprom do Andara é microwire. Se o rádio codificado fosse, por exemplo, um chevrolet DC431, serviria (pois usa a eeprom 24C02, I2C) e então, seria melhor comprar algo mais barato como esse : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753038424-gravador-de-eeprom-_JM. Veja que na seção de perguntas e respostas, ele ficou de ver se consegue montar um gravador/leitor de eeproms da microwire (93CXX).
O ponyprog2000 e o ICprog que tenho usam a porta serial ou paralela. Se você comprar um leitor de eeproms de porta USB, terá de ver se a versão mais recente desses programas lê pela porta USB ou então usar outro software de leitura.

Esse treco aqui lê os microwire, I2C e uma penca mais, por isso o preço mais alto:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783753220-gravador-de-eeprom-series-24-e-93-sp200-se-usb-_JM

De uma hora para outra, os leitores de baixo custo desapareceram do mercadolivre. O  meu é esse aqui (porta serial), que custou uns R$15,00:

Como você pode ver, ele lê as séries I2C (24XX e 25XX, bem como os microwire).
Também pode ver na foto abaixo o quanto ele é um circuito simples:

Pretendo, no que vem, abrir um tópico contando tudo que aprendi sobre os andaras, os sirrahs e outros toca-fitas chevrolet.

Recomendo que você coloque um soquete na placa de CI do rádio ao invés de ressoldar o 93C06 de volta. Assim, você poderá trocar com facilidade o locktronic code no futuro, sem precisar do ferro de solda.

Sensacional Opala4cc.

Post extremamente técnico!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qui 3 Nov - 8:46:22

Vocês notaram? Não é necessário colocar novo código no rádio. Só precisa ler a eeprom para saber o código já existente. O novo código só se faz necessário quando o rádio trava por excesso de tentativas.

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Sab 5 Nov - 7:30:19

Opala4cc, abusando mais um pouco... abri meu rádio e a e2prom é um 7002MN010. O procedimento é o mesmo? Mesmo leitor de e2prom, mesmo programa?

Se o leitor/gravador for o mesmo, esse que vc recomendou do ML, ele funciona com ponyprog, como ele é concetado ao computador? Pregunto pq entrei em contato com o vendedor e parece que ele não quer vender, responde de forma muito sucinta, mais confundiu do que esclareceu:

"Olá, ele suporta eeprom série 93c06? Creio que sim pois vi no anúncio a série 93c46. Ele é conectado na porta serial? Vem com o cabo? Qual o programa de instalação? ICprog? ponyprog2000? São muitas perguntas mas faz muito tempo que não mexo com eletrônica. Grato pela atenção.

Ola! A conexão é USB. Serve para a 93c06 sim. Ele é o gravador sp200 da atmel"

A propósito, retirei tb a antena, que é automática e tb está com defeito. Ela sobe até um certo ponto e trava, verifiquei que o problema é no telescópico, ele parece que está emprerrado por algum motivo, apliquei WD-40 e não funcionou, como o carro ficava no tempo ele deve ter colado com sujeira e ferrugem.

Abs

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 5 Nov - 17:37:57

almeidanewton escreveu:Opala4cc, abusando mais um pouco... abri meu rádio e a e2prom é um 7002MN010. O procedimento é o mesmo? Mesmo leitor de e2prom, mesmo programa?

Se o leitor/gravador for o mesmo, esse que vc recomendou do ML, ele funciona com ponyprog, como ele é concetado ao computador? Pregunto pq entrei em contato com o vendedor e parece que ele não quer vender, responde de forma muito sucinta, mais confundiu do que esclareceu:

"Olá, ele suporta eeprom série 93c06? Creio que sim pois vi no anúncio a série 93c46. Ele é conectado na porta serial? Vem com o cabo? Qual o programa de instalação? ICprog? ponyprog2000? São muitas perguntas mas faz muito tempo que não mexo com eletrônica. Grato pela atenção.

Ola! A conexão é USB. Serve para a 93c06 sim. Ele é o gravador sp200 da atmel"

A propósito, retirei tb a antena, que é automática e tb está com defeito. Ela sobe até um certo ponto e trava, verifiquei que o problema é no telescópico, ele parece que está emprerrado por algum motivo, apliquei WD-40 e não funcionou, como o carro ficava no tempo ele deve ter colado com sujeira e ferrugem.

Abs

Foi bom você ter perguntado. A eeprom 7002MN010 é do tipo NMC9306EN, não sendo a mesma coisa que as 93C06. A 7002MN010, apesar de ter a mesma pinagem das 93C06, ela tem um bit a mais ("dummy bit").
Recentemente comprei dois andaras. Um deles veio com esse 7002MN010 e foi a primeira vez que vi essa droga. Tentei lê-lo e tentei escrever nele com o meu hardware, mas não deu certo. O leitor gravador que postei a foto não consegue operar com sucesso esse chip. A minha sorte é que eu tinha guardado um 93C46 virgem. Peguei o código de um outro rádio e coloquei nesse 93C46 e coloquei ele no rádio (se um hardware e software suporta a leitura/gravação dos 93C46, ele suporta os 93C06).
O procedimento seria o mesmo para esse 7002MN010, mas o software que tenho não conseguiu ter sucesso (ou eu não soube configurar para esse chip) ou talvez seja o hardware (leitor/gravador). Sempre lembrando que as versÕes que tenho de ponyprog2000 só operam na porta serial e na paralela, enquanto que a versão de ICprog que tenho só opera com porta serial! Não vão funcionar com conexão USB. Deve existir software mais recente para ler via barramento USB. Pergunte ao vendedor.
Eu postei o link deste anúncio do sp200 para você porque é atualmente o mais barato que lê os chips com o locktronic do andara. Eu nunca usei esse gravador, mas você vai precisar baixar um software que use a porta USB para poder gravar no chip, qualquer que ele seja. Se o software para ler através deste sp200 pela porta USB não tiver a opção NMC9306EN, então recomendo que você compre um 93C06 ou 93C46 novo em uma loja de eletrônica e grave novo código.

Sobre a antena elétrica, submerja o telescópio na água quente e espere alguns minutos. Então, tire-o do banho e borrife wd40 com o bico aplicador por dentro e por fota do telescópio. Então, tente expandir e recolher manualmente. Cuidado para não quebrar o telescópio ao tentar recolher, caso contrário vai ter de comprar a peça nova para reposição.

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Sab 5 Nov - 19:25:49

Creio, então, que o mais fácil será trocar por um 93c06 ou 93c36. Uma dúvida, nos exemplos de códigos que vc mostrou como o código pode ser 205 ou 264 se os botões de código do painel vão de 1 a 4? Posso estar comendo bola, mas nunca usei esse rádio e isso não entendi.

E os outros dados que aparecem nas telas dos programas (ponyprog)? Eu não precisarei programá-los tb?

Vou procurar o datasheet das duas memórias para verificar se a pinagem é idêntica.... afinal, eu tb tenho que fazer alguma coisa.

Qto ao travamento do rádio por excesso de tentativas, como fica a tela nessa situação? É que meu sogro (ex-proprietário) diz que só lembra que era uma senha fácil como 1 1 1 ou 1 2 3... se fosse assim eu já teria descoberto. Se desconectar a energia a quantidade de tentativas é resetada?

A antena está mergulhada em uma solução de água e limoneno, um desengraxante/desengordurante a base de limão, vamos ver amanhã cedo, se não der certo a próxima opção será água quente.
Valeu!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 5 Nov - 20:46:12

almeidanewton escreveu:Creio, então, que o mais fácil será trocar por um 93c06 ou 93c36. Uma dúvida, nos exemplos de códigos que vc mostrou como o código pode ser 205 ou 264 se os botões de código do painel vão de 1 a 4? Posso estar comendo bola, mas nunca usei esse rádio e isso não entendi.

E os outros dados que aparecem nas telas dos programas (ponyprog)? Eu não precisarei programá-los tb?

Vou procurar o datasheet das duas memórias para verificar se a pinagem é idêntica.... afinal, eu tb tenho que fazer alguma coisa.

Qto ao travamento do rádio por excesso de tentativas, como fica a tela nessa situação? É que meu sogro (ex-proprietário) diz que só lembra que era uma senha fácil como 1 1 1 ou 1 2 3... se fosse assim eu já teria descoberto. Se desconectar a energia a quantidade de tentativas é resetada?

A antena está mergulhada em uma solução de água e limoneno, um desengraxante/desengordurante a base de limão, vamos ver amanhã cedo, se não der certo a próxima opção será água quente.
Valeu!
93c36 não existe. O chip teria de ser 93C06 ou 93C46.
A entrada dos algarismos se faz pressionando a quantidade de vezes necessária na tecla "1", depois a "2", depois a "3" e, por fim, para a entrada do código, a tecla "4" uma vez.
Nenhum dado que aparece na tela deve ser mexido, a não ser que você entenda de programação. Eu nunca experimentei trocar nenhum dos três primeiros dígitos para ver se isso muda o código do rádio. O melhor é você pegar na internet algum arquivo .bin ou .hex de algum outro rádio qualquer que use o chip 93C06 ou 93C046 (não precisa ser andara nem ser da mesma marca).
O travamento da tela por excesso de tentativas faz com que o display exiba apenas "- - -" sem piscar (três hífens). O rádio aguardando a entrada do código exibe estes três hífens PISCANDO. Depois de inserido o código correto, existe uma combinação de teclas que pressionadas junto com o botão de liga/desliga que desativa o locktronic code, não sendo mais necessário re-inserir o código cada vez que é cortada a energia do rádio. O locktronic code pode ser reativado a qualquer tempo repetindo-se esse procedimento. Porém, eu não sei qual é esse combinação de teclas.
Este rádio andara aceita 10 tentativas consecutivas de entrada do código correto. Após três tentativas, é necessário esperar 30 minutos entre as novas tentativas, mantendo-se o rádio ligado. Após as dez tentativas, qualquer tentativa extra provoca um bloqueio permanente do rádio, "sendo necessário levá-lo a uma concessionária chevrolet". Em outras palavras, regravar novo código no chip, que é o que a maioria das pessoas faz quando não sabe o locktronic code.
Não, desconectá-lo da energia não reseta o número de tentativas. Apenas reseta o tempo de 30 minutos para o destravamento do rádio para inserção de nova tentativa de código.
O chip 7002MN010 que veio em um dos andaras que comprei, estava permanentemente travado por excessod e tentativas de alguém antes de mim. Por isso, não o reaproveitei, optando por substituí-lo pelo 93C46 virgem.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Dom 6 Nov - 0:10:06

Almeida Newton:

Se o código do seu andara nunca foi modificado e se o rádio não estiver travado, você pode descobrir o código original sem precisar do leitor de eeprom e sem retirar o chip do rádio. Baixe o programa do link <removido pelo postador>

Descompacte-o e execute o programa "bgcalc.exe". No campo "select type", selecione "FORD OLD". Entre com o número de série que consta na etiqueta nalateral do rádio, bem embaixo do símbolo "GM", com sete dígitos. Então, pressione o botão "calculate". Agora é só colocar este número de três dígitos que o rádio desbloqueará.
O link para o programa não ficará por muito tempo funcionando.
Obs.: veja que não posso garantir que o programa não esteja contaminado por vírus. Tudo que posso dizer é que funciona nos chevrolet andara e que há grande probabilidade de que um antivirus como o da symantec dê um alarme falso sobre suposta presença de vírus no programa. O melhor é rodar isso em uma virtual machine.

Última edição por opala4cc em Seg 7 Nov - 15:05:53, editado 1 vez(es)

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Seg 7 Nov - 5:59:34

Olá, infelizmente meu rádio está travado, eu o conectei novamente para testar e apareceram os três hifens sem piscar, na verdade, creio que ele já veio travado, pois não me lembro de ser diferente, não me lembro dos hifens piscando ou aparecendo algum número na tela qdo testava algum código.

Mas vou trocar a eeprom pela 93c06 ou 93c46, gravar nela o arquivo .bin ou .hex que vc mencionou e testar. Tb vou comprar o gravador que vc recomendou e instalar um soquete para o CI.

Não encontrei o datasheet do 7002MN010, mas creio que a pinagem é a mesma do 93c06, afinal, a AC Delco usou tanto um como outro.

Por via das dúvidas, vou baixar o programa que vc mencionou e testar, afinal, não custa nada tentar e aprender mais um pouco.

Quanto à antena, nada resolveu, apenas a haste mais fina, a interna se move, as demais parecem que nasceram presas na maior (exterior). A ponteira (bolinha) da ponta da haste mais fina é rosqueada?

Grato pela ajuda!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Seg 7 Nov - 8:03:09

almeidanewton escreveu:Olá, infelizmente meu rádio está travado, eu o conectei novamente para testar e apareceram os três hifens sem piscar, na verdade, creio que ele já veio travado, pois não me lembro de ser diferente, não me lembro dos hifens piscando ou aparecendo algum número na tela qdo testava algum código.

Mas vou trocar a eeprom pela 93c06 ou 93c46, gravar nela o arquivo .bin ou .hex que vc mencionou e testar. Tb vou comprar o gravador que vc recomendou e instalar um soquete para o CI.

Não encontrei o datasheet do 7002MN010, mas creio que a pinagem é a mesma do 93c06, afinal, a AC Delco usou tanto um como outro.

Por via das dúvidas, vou baixar o programa que vc mencionou e testar, afinal, não custa nada tentar e aprender mais um pouco.

Quanto à antena, nada resolveu, apenas a haste mais fina, a interna se move, as demais parecem que nasceram presas na maior (exterior). A ponteira (bolinha) da ponta da haste mais fina é rosqueada?

Grato pela ajuda!

É necessário deixá-lo ligado ininterruptamente por pelo menos uns 40 minutos para ter certeza de que já esgotaram todas as tentativas de inserção do código. Se depois deste período, os hífens continuarem sem piscar, está realmente travado. Neste caso, o porgrama do link é inútil, pois não é mais possível inserir o código.
Consegui ler o 7002MN010 que veio em um dos andaras, usando o ICprog ajustado para "nS7002". Mas não consegui gravar nele. Mas a simples leitura é inócua, pois o meu 7002MN010 está travado. Apenas consigo saber o código que ele tinha de fábrica.

Não, a ponteira não é rosqueada. Ela não foi feita para sair. Ela entra sob pressão (ajuste interferente). Bem, pelo menos as que já vi até agora. As que tem ponta plástica saem puxando com força, mas as que tem ponta metálica... melhor não tirar.
Deixe submerso na água por mais tempo, de repente, de um dia para outro.

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Seg 7 Nov - 14:24:06

Se depois de uns 40 minutos continuar travado resolve trocar a eeprom por uma 93c06 com outro código? Pelo que entendi, sim.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Seg 7 Nov - 14:34:43

almeidanewton escreveu:Se depois de uns 40 minutos continuar travado resolve trocar a eeprom por uma 93c06 com outro código? Pelo que entendi, sim.

É. Mas as eeproms vêm virgens. O código tem de pegar na internet para gravar na eeprom. O ideal é que os pangarés que ficassem tentando inserir o código errado no rádio gravassem a eeprom em um arquivo no computador ANTES de começar a inserir códigos incorretos, na tentativa-erro. Assim, esgotadas as tentativas e o rádio ficando bloqueado, basta regravar a eeprom com o arquivo guardado no PC e reseta-se o número de tentativas (teoricamente, né?). Mas isso é para o caso das eeproms cujo código não aparece escancarado como nas 93c06 do andara.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Seg 7 Nov - 14:52:40

Em virtude das diversas informações técnicas apresentadas nesse tópico achei prudente torná-lo fixo na seção Som.

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Ter 8 Nov - 5:07:54

Bem, então só me resta fazer. Vou tentar deixá-lo ligado por uns 40 minutos e ver se destrava, se não, vou trocar a eeprom por outra, instalar o soquete.

Encontrei alguns arquivos na página abaixo:
http://www.ustaf.cz/electro/radio/bins1/audio1.html

Tem alguma página que vc recomenda?

Daqui alguns dias conto o resultado. Obrigado pela ajuda!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 8 Nov - 8:34:51

almeidanewton escreveu:Bem, então só me resta fazer. Vou tentar deixá-lo ligado por uns 40 minutos e ver se destrava, se não, vou trocar a eeprom por outra, instalar o soquete.

Encontrei alguns arquivos na página abaixo:
http://www.ustaf.cz/electro/radio/bins1/audio1.html

Tem alguma página que vc recomenda?

Daqui alguns dias conto o resultado. Obrigado pela ajuda!

O único que serve no seu Andara é o da figura 4, pois se você abrir no ponyprogram2000 ou no ICprog os arquivos BIN que foram tirados de memórias 93C06 e 93C46, você verá que é o único deles que confere logo no ínicio do arquivo com o código declarado na página para o respectivo arquivo. Exemplo: se o código para destravar é "123", ao abrir no ICprog, os três primeiros dígitos devem ser "123", conforme mostrei nas figuras de uma postagem anterior.
Então, você deve gravar em uma eeprom 93C46 ou 93C06 o arquivo indicado:

Figura 4: o arquivo com código "181".

Curiosamente, é uma eeprom do tipo 7002MN010. Eu fiz um teste: peguei este arquivo de código 181 e gravei ele no meu chip 7002MN010 que veio no Andara mais recente que comprei e que tinha vindo travado, me obrigando a trocar seu código. O Andara funcionou perfeitamente com o código 181. Então, em princípio, você não precisa comprar um chip de eeprom novo. Basta usar o que está no seu Andara. No ICprog, eu selecionei "NS7002" e mandei abrir o arquivo FO2004-1.bin. Com o 7002MN010 colocado no gravador, mandei escrever. O ICprog avisou que a gravação foi bem-sucedida. Então foi só colocar no Andara e inserir o código no painel do rádio. Mas você pode gravar esse código tanto em um chip 7002MN010 quanto nos 93C06 e 93C46. Note que a diferença entre o 93C06 e o 93C046 é meramente o espaço disponível para gravação. O 93C46 é maior. Mas nesse caso é irrelevante, pois o espaço necessário é para memória menor (93C06) e o que sobra se for usada uma 93C46 não é lido pelo circuito do rádio e fica preenchido com "FF" (espaço vazio).
O que você não pode é tentar gravar um arquivo maior em um chip menor.

silvamsa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 125
Modelo do carro : CARAVAN COMODORO 90 4.1
Cilindros : 6

Mensagem por silvamsa em Ter 8 Nov - 14:15:55

opala4cc escreveu:Almeida Newton:

Se o código do seu andara nunca foi modificado e se o rádio não estiver travado, você pode descobrir o código original sem precisar do leitor de eeprom e sem retirar o chip do rádio. Baixe o programa do link <removido pelo postador>

Descompacte-o e execute o programa "bgcalc.exe". No campo "select type", selecione "FORD OLD". Entre com o número de série que consta na etiqueta nalateral do rádio, bem embaixo do símbolo "GM", com sete dígitos. Então, pressione o botão "calculate". Agora é só colocar este número de três dígitos que o rádio desbloqueará.
Obs.: veja que não posso garantir que o programa não esteja contaminado por vírus. Tudo que posso dizer é que funciona nos chevrolet andara e que há grande probabilidade de que um antivirus como o da symantec dê um alarme falso sobre suposta presença de vírus no programa. O melhor é rodar isso em uma virtual machine.

Rapaz, tentei diversas vezes e não baixava a criatura daquele site (internet explorer, Edge, Chrome, Opera). Agora aparece como removido. Existe a possibilidade do amigo postar novamente em outro canal, ou enviar para marcosasilva@hotmail.com. Antecipadamente agradeço.... Abraço

silvamsa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por silvamsa em Ter 8 Nov - 16:06:24

silvamsa escreveu:

Rapaz, tentei diversas vezes e não baixava a criatura daquele site (internet explorer, Edge, Chrome, Opera). Agora aparece como removido. Existe a possibilidade do amigo postar novamente em outro canal, ou enviar para marcosasilva@hotmail.com. Antecipadamente agradeço.... Abraço

Seguinte, depois de muita pesquisa, achei em um site na RU.... Quem precisar do BGCALC me passe um email que envio. Pra mim funcionou direitinho conforme as dicas do opala4cc. recuperei a senha perdida.... Valeu, mas valeu mesmo!!!!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 8 Nov - 17:33:15

silvamsa escreveu:
silvamsa escreveu:

Seguinte, depois de muita pesquisa, achei em um site na RU.... Quem precisar do BGCALC me passe um email que envio. Pra mim funcionou direitinho conforme as dicas do opala4cc. recuperei a senha perdida.... Valeu, mas valeu mesmo!!!!

OKK

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 8 Nov - 17:35:14

silvamsa escreveu:

Estes servidores bundões como o rapidgator, uploaded, keep2share, etc... são assim mesmo: os links nunca ficam muito tempo funcionando.

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Qua 9 Nov - 8:38:08

Desbloqueou!!!! Fiz como o opala4cc recomendou e com a ajuda do colega silvamsa foi possível resolver o problema.

Anotei o número de série de meu rádio e o deixei ligado por uns 40 minutos, após esse tempo os hifens da tela passaram a piscar. Tentei usar o bgcalc no meu computador mas minha máquina é de 63 bits e o programa é de 32, então o colega silvamsa executou o programa para mim e obteve o código de desbloqueio.

Eu o inseri no rádio: ex, se o código é 213, deve-se pressionar o 1º botão três vezes (pois aparecerá 0, 1 e finalmente dois), fiz o mesmo para os outros dois dígitos nos botões dois e três e por fim apartei o 4 (deve ser um confirma).

Obrigado mais uma vez a todos que me ajudaram, em especial opala4cc, que teve paciência e didática em suas explicações, e ao colega silvamsa que me ajudou com o programa bgcalc.

Deixo uma dúvida no ar: o código que obtive agora é o original do rádio ou é um coringa (novo) que funciona no rádio em função de algum algorítimo?

Abraços

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qua 9 Nov - 8:50:19

Muito bom hein!!!!

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qua 9 Nov - 9:02:04

almeidanewton escreveu:Desbloqueou!!!! Fiz como o opala4cc recomendou e com a ajuda do colega silvamsa foi possível resolver o problema.

Anotei o número de série de meu rádio e o deixei ligado por uns 40 minutos, após esse tempo os hifens da tela passaram a piscar. Tentei usar o bgcalc no meu computador mas minha máquina é de 63 bits e o programa é de 32, então o colega silvamsa executou o programa para mim e obteve o código de desbloqueio.

Eu o inseri no rádio: ex, se o código é 213, deve-se pressionar o 1º botão três vezes (pois aparecerá 0, 1 e finalmente dois), fiz o mesmo para os outros dois dígitos nos botões dois e três e por fim apartei o 4 (deve ser um confirma).

Obrigado mais uma vez a todos que me ajudaram, em especial opala4cc, que teve paciência e didática em suas explicações, e ao colega silvamsa que me ajudou com o programa bgcalc.

Deixo uma dúvida no ar: o código que obtive agora é o original do rádio ou é um coringa (novo) que funciona no rádio em função de algum algorítimo?

Abraços

O código que você obteve é o código original de fábrica. O fabricante vai produzindo os rádios e colocando o número de série sequencial nas unidades. Então, com um algoritmo matemático que é função do número de série, vai definindo o locktronic code para cada unidade.

silvamsa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por silvamsa em Qua 9 Nov - 10:26:43

O Meu está com o display fraco. Alguma Dica?

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qua 9 Nov - 11:07:52

silvamsa escreveu:O Meu está com o display fraco. Alguma Dica?

Claro. Troque a lâmpada do display.
Diferentemente dos sirrah e dos shedar, a lâmpada do display dos Andara é do tipo incandescente. É igual às lâmpadas menores do painel de instrumentos do opala, bem como seu soquete. Qualquer loja de auto-peças automotivas tem essas lâmpadas para venda. Mas você vai ter de romper o lacre de papel na parte traseira do rádio para remover sua tampa superior a fim de trocar a lâmpada do display.
Na foto abaixo, a lâmpada mais embaixo (de bulbo opaco) é a original de fábrica do Andara. A que está mais em cima é a de reposição.

silvamsa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por silvamsa em Qua 9 Nov - 11:13:02

Mas quanto vale um guri bom desses???? Resolvido..... Muitíssimo obrigado.....

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qua 9 Nov - 14:07:50

silvamsa escreveu:Mas quanto vale um guri bom desses???? Resolvido..... Muitíssimo obrigado.....
OKK

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 13:16:16

Data/hora atual: Qui 8 Dez - 13:16:16