Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 20:48:26 por Allilobo

» Retentor Câmbio Varetado
Hoje à(s) 20:25:00 por paulo_bomber

» Comando Isky 278
Hoje à(s) 20:13:49 por ZZ Top

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 19:07:06 por Rubão6cc

» [VENDO] Botão Buzina Almofada Diplomata 88/92 NOVA!
Hoje à(s) 18:41:32 por Pedrão B.

» Ligação elétrica do ar condicionado diplomata 1991
Hoje à(s) 18:34:16 por Paulo Opala 4cc

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 16:30:20 por gabriel.acosta

» Ajuda com senha perdida
Hoje à(s) 16:24:52 por Rubão6cc

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 15:37:54 por ^Marcos^

Quem está conectado

56 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 55 Visitantes :: 2 Motores de busca

OPALA_BSB


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7877)
 
100 (7771)
 

Sobre buchas de PU

Compartilhe

vicomodoro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 561
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010

Sobre buchas de PU

Mensagem por vicomodoro em Qui 1 Set - 6:51:30

Esta semana estava em visita a uma empresa que produz peças de poliuretano.Então perguntei a ele se é possível variar a dureza das peças. Ele falou que sim inclusive me mostrou uma amostra com várias peças iguais com dureza diferente. Fiz esta pergunta baseado na observação que fazem aqui referente ao uso destas buchas no opala, dizendo serem muito duras. Segundo ele podem ser produzidas com a dureza que quiser. Mas aí pergunto as que tem no mercado são produzidas baseado em qual dureza?

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7877
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por Rubão6cc em Qui 1 Set - 20:50:44

Acho difícil achar resposta pra isso scratch

Alguém aí?


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

vicomodoro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 561
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por vicomodoro em Sex 2 Set - 6:43:22

hehehe também acho. Queria abrir o assunto para discussão.
Na minha opinião, são feitas sem controle nenhum. Mas teria que pegar uma e medir a dureza. Escala de dureza em shore A se não me engano. Pegar uma peça de reposição boa ou se conseguisse uma original e medir para se comparar. A pessoa que falei disse que seria 85 shore a dureza(sendo que no passado ja fez algumas)
Até pensei em fazer algumas mas teria que fazer as ferragens e a matriz. E agora o momento não é propício. A grana mal da para sobreviver.

oXLS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 2500 Twin Turbo (1JZGTE)
Data de inscrição : 01/10/2015

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por oXLS em Sex 2 Set - 9:19:05

Eu acho q essa resposta só os fabricantes vão poder te responder, e olhe lá ... Tbm acho q são feitas sem nenhum teste, ou controle ... mas, usando como base dados e material de outros fabricantes, e buchas ja testadas em outros carros por exemplo.

Eu tenho 2 kits diferentes que ainda não coloquei no carro, um kit de buchas do agregado em PU (vermelho) e um kit para o resto da suspensão em MoPU (preto) ... na mão quase não da para perceber a diferença de dureza, o PU é levemente mais rigido que o MoPU.

Nesse video o kara fala: "eles fazem as buchas de acordo com a preferencia do cliente, e o cliente pode escolher a cor e a dureza, dependendo do uso".

Primeiro mundo é outra coisa Very Happy



Como eu sempre suspeitei, as cores não querem dizer nada, é só uma cor. Sempre vi discução sobre PU amarelo, PU vermelho .... no final a cor n muda em nada, e sim a dureza que foram fabricados.

Diplo87
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 743
Idade : 43
Localização : Volta Redonda - RJ
Modelo do carro : Diplomata 87/87 coupe

http://www.opaleirosdoparana.com/t32817-diplomata-87-87-coupe-6-cil
http://www.opaleirosdoparana.com/t41576-opala-do-mes-dezembro-2015


Cilindros : 6 cilindros a álcool
Data de inscrição : 05/10/2010

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por Diplo87 em Qui 8 Set - 7:50:48

Pois é moçada,
Aqui no Brasil é uma bagunça mesmo, a impressão que tenho é que eles pegam as peças, fazem uma cópia com materiais menos resistentes e colocam no mercado, sem seguir alguma especificação técnica, pois é esta a impressão que tenho tido quando compro peças disponíveis hoje no mercado, por exemplo comprei uma tampa de radiador, ela era idêntica a original AC Delco no desenho, mas na operação é uma bosta, a água saía do radiador pro reservatório de expansão mas não retornava para o motor, fui descobrir que a mola interna que permite o retorno simplesmente não funcionava era dura demais a pesar de estar escrito na tampa 15 lbs, ela deveria ter umas 30 lbs.
Peguei a tampa velha Ac Delco que guardei, cortei uma camara de ar de pneu pra fazer a junta e coloquei de volta e acabou o problema.
Tive uma experiencia ruim também com calços de motor, que apesar de estar especificado para 6 cil não aguentou nem 5 meses no trampo e olha que nem rodo todos os dias com o carro.
Enfim temos que ter muito cuidado na hora de comprar peças pois o preço é de original, mas a qualidade de muitas é zero.

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3676
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por tcheco 8687 em Qui 8 Set - 8:44:21

mais um problema para quem quer manter a suspenção em dia.

eu tenho buchas de PU no meu, por não aguentar mais trocar as de borracha, espero que aguente, será que existe uma tabela de dureza/resistência destas buchas?

oXLS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 2500 Twin Turbo (1JZGTE)
Data de inscrição : 01/10/2015

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por oXLS em Qui 8 Set - 10:09:21

A tabela existe sim, mas provavelmente os fabricantes aqui, não vão fabricar as buchas de acordo com a especificação do cliente, ou vão cobrar muito caro.

Tabela da POWERFLEX USA. Site
Lembrando que a cor (yellow, purple ou black) é um controle deles para diferenciar um produto do outro.


tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3676
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por tcheco 8687 em Qui 8 Set - 10:57:29

obrigado oXLS

vicomodoro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 561
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por vicomodoro em Seg 12 Set - 7:13:01

O pessoal da empresa que trabalha com PU que falei diz que já fez buchas para opala na dureza de 85 Shore A. Se é a dureza correta não sei, não sei nem se eles sabem.

leonardo opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 190
Idade : 25
Localização : são josé do rio preto
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 07/07/2012

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por leonardo opaleiro em Seg 12 Set - 15:57:57

Pessoal trabalho em uma empresa de usinagem e é essa questão da dureza é relativa, vai de cliente pra cliente, temos dois clientes que seguem a risca essa parte, uma delas é a caterpillar. Usinamos as peças e vai pro durometro. Agora outros clientes não exigem e nem ligam

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2150
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por opala4cc em Ter 13 Set - 1:22:53

vicomodoro escreveu:Esta semana estava em visita a uma empresa que produz peças de poliuretano.Então perguntei a ele se é possível variar a dureza das peças. Ele falou que sim inclusive me mostrou uma amostra com várias peças iguais com dureza diferente. Fiz esta pergunta baseado na observação que fazem aqui referente ao uso destas buchas no opala, dizendo serem muito duras. Segundo ele podem ser produzidas com a dureza que quiser. Mas aí pergunto as que tem no mercado são produzidas baseado em qual dureza?

Vicomodoro:

Eu entendi aonde você quer chegar. Você pensa em fazer buchas de poliuretano com menor dureza. Veja que a borracha tem uma característica: ela sofre deformação elástica instantânea e com o tempo (de curto a longo prazo, dependendo da qualidade da borracha nitrílica), deformação plástica. A deformação elástica é aquela em que o material volta a sua geometria original quando cessado o esforço de carregamento e a deformação plástica é aquela que é permanente na mudança de geometria do material, mesmo quando cessado o carregamento. Se você fizer buchas de poliuretano menos duras, é bem provável que a curto prazo fiquem bem piores do que as de borracha nitrílica, ovalizando rapidamente ou ficando com aparência de "derretidas" na parte polimérica.
Em relação à dureza das buchas de poliuretano que estão no mercado, você pode facilmente descobrir. Basta comprar apenas uma destas buchas e levar até um durômetro, que é uma máquina com uma ponta aguda que penetra no material com determinada força e mede a distância que penetrou no material. Daí, se tira a dureza. Claro que existe a possibilidade de que alguns fabricantes estejam fabricando, dentro do jogo de buchas, peças com mais dureza do que outras, dependendo de onde são aplicadas no carro.

vicomodoro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 561
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por vicomodoro em Ter 13 Set - 9:33:43

hehehe sim estava pensando nisto. Mas explorando o assunto lembrei que tem que ter matriz para produzir. Então teria um custo alto. E até isto se pagar. . . E outro problema é justamente o que citou. A elasticidade do poliuretano não é igual a da borracha. Seria melhor produzir peças com borracha de boa qualidade. Conheço durometro para borracha utilizei muito quando fui supervisor de qualidade de uma multinacional alemã. Infelizmente foi embora do Brasil por desfalques causados pelo diretor daqui. Obrigado pelo comentário.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2150
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por opala4cc em Ter 13 Set - 13:43:46

vicomodoro escreveu:hehehe sim estava pensando nisto. Mas explorando o assunto lembrei que tem que ter matriz para produzir. Então teria um custo alto. E até isto se pagar. . . E outro problema é justamente o que citou. A elasticidade do poliuretano não é igual a da borracha. Seria melhor produzir peças com borracha de boa qualidade. Conheço durometro para borracha utilizei muito quando fui supervisor de qualidade de uma multinacional alemã. Infelizmente foi embora do Brasil por desfalques causados pelo diretor daqui. Obrigado pelo comentário.

O problema de buchas de borracha nitrílica de baixa qualidade está no Brasil desde que surgiu a indústrial automotiva nacional, lá na década de 60. As buchas de borracha nitrílica de baixa qualidade sempre foram maioria no mercado nacional. O problema se repete também em maquinário industrial.

tagliaferro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 52
Idade : 28
Localização : Mogi Mirim
Modelo do carro : GM Opala Diplomata SE 1990
Cilindros : 6cc - 4100
Data de inscrição : 15/03/2015

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por tagliaferro em Sab 8 Out - 14:10:28

Boa tarde amigos,

O uso de buchas de PU sempre me deixou em dúvida, exatamente por causa de sua dureza.
Creio que uma das funções das buchas de borracha seja absorver um pouco do impacto sofrido
pela suspensão e diminuir a transmissão do mesmo para outros componentes do conjunto.

Usar uma bucha de material mais duro, para uma maior durabilidade da bucha ou para melhora
da estabilidade como alguns dizem, não vai fazer com que a suspensão perca seu componente
atenuador de impactos?

É o mesmo que acontece com carros muito rebaixados, com o tempo aparecem trincas por todos
os lados...

Conteúdo patrocinado

Re: Sobre buchas de PU

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:11:29


    Data/hora atual: Qua 7 Dez - 21:11:29