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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar 2017 - 9:19 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

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Marcos Adriano
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TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 7 Set 2016 - 21:21

Pessoal hj instalei o rele duplo de farol na minha caravan. Um passo depois de instalar o alternador de 120Ah e um passo antes de instalar as lampadas de 100w visando melhor iluminacao noturna tanto nas rodovias quando na cidade.


Sobre o rele: é muito recomendado a instalacao do rele de farol mesmo para sistemas originais. O rele potencializa a acao do botao, fazendo os farois acender mais e melhor. Permitindo maior luminosidade a noite, ja q nossos farois nao sao muito bem projetados igual os de hj em dia do carros modernos.

Agora com essa lei do farol comprei esse rele no intuito de deixar o farol acender junto com o motor do carro, e nao junto da meia chave como muitos fazem, por que: farol ligando junto com a chave pode atrapalhar a partida, alguns servicos a serem feitos com a meia chave ligada vai ligar o farol tbem, e etc etc etc. O farol ligando junto com o motor é muito mais comodo e seguro alem de nao descarregar a bateria.

Porém nao fiz essa ligacao (ainda) devido a lei do farol aceso durante o dia ter sido vetada e ainda estar tramitando pra validacao ou nao. Se vigorar novamente essa lei eu faço a mudanca la e atualizo aqui o topico.

Bom vamos la.

Primeiro retirei o reservatorio de expancao pra ter um espaço a mais pra trabalhar no chicote.


No terminal de encaixe do chicote q vai para o farol ESQUERDO notem q tem dois fios AMARELOS e dois fios BRANCOS. Um fio amarelo e um fio branco vem do botao no painel, os outros dois (branco e amarelo) é a ramificação para o farol do lado DIREITO.



Siga esse chicote e faça um corte na fita isolante para ter acesso aos fios proximo de onde vc pretende instalar o rele



Antes de cortar faça um teste nos fios pra ver se realmente sao eles e tbem pra ver qual é qual. Ligue o farol baixo e veja qual passa corrente.
No meu caso (caravan diplomata 87) o fio amarelo é do farol baixo


Depois ligue o farol alto e veja se passa corrente.
o fio branco é do farol alto



Agora desconecte a bateria pra ter mais seguranca contra acidentes eletricos e depois de ter certeza q eles sao os dois fios do farol e q vc ja sabe qual é qual vc poderá cortar os fios.


O Relê q eu escolhi foi um rele duplo DNI de 500w. O q isso singnifica: isso significa q ele tem DOIS canais de 250w cada. Ou seja: daria pra vc ligar em 1 dos canais 4 lampadas de 55w. Por que? pq 4x55w daria 220w. Ou tbem ligar duas lampadas de 100w. Por que? pq 2x100w daria 200w. Nos dois canais é possivel ligar 8 lampadas de 55w ou 4 lampadas de 100w.

Mas tudo isso foi um exemplo e uma suposicao pra vcs entenderem como funciona o rele. E isso vai depender da potencia do seu rele, existem reles de 300, 400 e 500w por exemplo. Voce tem q fazer a soma dos wats das lampadas a serem ligadas por canal (normalmente sao duas por canal) e ver se essa soma nao ultrapassa a metade da potencia indicada no rele.


Aqui será o lugar onde pretendo instalar o rele. coloquei aqui pra fazer mais ou menos as medias do fios.


Aqui eu fiz a ligacao dos fios, onde:
Comando 2 (S2) é sensor vindo do farol ALTO - usei um fio vemelho e preto.
Bateria +12V (B) é o positivo com boa amperagem - usei um fio incolor.
Comando 1 (S1) é o sensor vindo do farol BAIXO - usei um fio vermelho.
Farol 2 (L2) é a saida para a ligacao pro fio q vai para o farol ALTO - usei um fio vermelho e preto.
Terra - (S) é o negativo colocado direto na lataria do carro - usei um fio incolor.
Farol 1 (L1) é a saida para a ligacao pro fio q vai para o farol BAIXO - usei um fio vermelho.


Aqui o fios dos Sensores ja ligados: S2 ligado no fio branco do farol alto e S1 ligado o fio amarelo do farol baixo.


Aqui os fios dos farois ligados: L2 ligado no fio branco do farol alto e L1 ligado no fio amarelo do farol baixo.


Aqui os 4 fios ja ligados: os dois sensores (que vem do botao do painel) e as duas saidas (que vao para o farol)


Aqui os fios quase todos ja ligados e isolados.


Aqui os furos onde será parafusado. Aproveitei e usei um dos parafusos com Terra - (S).



Aqui ele ja totalmente instalado.




Lembrando:
- A cor dos fios, o chicote e algumas outras coias podem mudar de ano pra ano e modelo ou ate mesmo por substituição dos fios originais. Sempre usei as citacoes das cores dos meus fios pra nao embananar as coisas.
- Vc pode usar qualquer farol (alto ou baixo) em qualquer um dos canais (L1 ou L2) tanto faz...fica a sua escolha....tbem sempre frisei os canais em cada farol pra nao confundir as coisas.
- O positivo (Bateria + 12v) tem q ser ligado em algum positivo de boa amperagem....coloquei ele no fio q sai do alternador do meu motor.

Acho q o processo mais dificil nisso é identificar os fios do farol alto e baixo dentro do chicote ou ate mesmo o proprio chicote dependendo do caso. A minha dica é olhar o plugue (terminal) onde encaixa no farol (caso dos cilibrins) ou no pequeno chicote q vai no farol dos modernos.

Uma dica minha pra quem nao tem alternador moderno e tem a/c e ventoinha eletrica é q nao deixe os farois ligados diretos, mesmo com o motor funcionando, pois alternador fraco nao vai carregar sua bateria. Qualquer consumidor ira puxar a carga q o alternador estara produzindo, o farol é um deles, ventoinha e a/c ligado entao é fatal!

Fiz uma pesquisa por aqui na minha cidade e vendem esse rele a 70 reais, a mao de obra sairia uns 50 reais ou seja: 120 reais. Eu paguei 33 reais no rele ja com frete no ML, os fios estavam jogados no quartinho de bagunca e mao de obra nao ha dinheiro q pague!

O servico pode nao ter ficado tao bonito, mas eu sou assim....sou impulsivo....me da na telha de fazer as coisas e eu corro fazer e quero ver funcionar...depois q funciona eu desmonto tudo e dou uma melhorada....talvez eu coloque alguns terminais nas pontas dos fios pra ficarem melhor parafusados e tal.

Um outra dica pra quem vai instalar lampadas de 100w (eu vou - mas depois faço isso) é dar uma ajeitada no chicote pós rele, pois as lampadas de 100w exigem muito da fiacao, dos plugues, soquetes e dos terminais. Importantíssimo logo de cara é trocar o plugue, o soquete da lampada e os todos terminais q podem estar velhos, ressecados, derretidos, oxidados e gastos. Ou ate mesmo passar um fio de bitola maior ate a lampada. Nao é recomendado deixar nada velho.

Bom espero q esse topico ajude muita gente!

Qualquer duvida da pergunte, porem nao sou auto eletrico...manjo quase nada de eletrica, apenas o basico do basico. Mas estamos ai!!!

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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Rubão6cc em Qua 7 Set 2016 - 22:24

Ô MARQUIN...muito bom hein!


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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Pedrão B. em Qua 7 Set 2016 - 22:48

Muito bom!
Só faltou usar terminal nas pontas dos fios...
Outra coisa que enfraquece os faróis é o aterramento ruim!
[]'s


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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 7 Set 2016 - 22:53

Pedrão B. escreveu:Muito bom!
Só faltou usar terminal nas pontas dos fios...
Outra coisa que enfraquece os faróis é o aterramento ruim!
[]'s


pois é pedrao....mas é aquela....feriado....sem nada pra fazer...fui bota esse rele ai.....nem os fios eu tinha...peguei uns q estavam jogados....


depois eu dou uma acertada em tudo.....ate nos aterramentos q foi muito bem lembrado!!!
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Pedrão B. em Qua 7 Set 2016 - 22:58

Desmontou o secador da patroa pra pegar os fios?


[]'s


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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 7 Set 2016 - 22:59

Rubão6cc escreveu:Ô MARQUIN...muito bom hein!


vlw rrrrrrrruu rrrrrrruuuuuu rrrrrrruuuuuuubens barrichelo é do brasil!!!!
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 7 Set 2016 - 23:00

Pedrão B. escreveu:Desmontou o secador da patroa pra pegar os fios?


[]'s


Deus me livre de eu bota a mao naquilo..... Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked


muié fica sem comida em casa mas nao fica sem seca o cabelo
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Murilo R em Qui 8 Set 2016 - 8:06

blz de trampo adriano to mandando uma mp pravc
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por diplomata1985 em Qui 8 Set 2016 - 9:16


Muito bom Marcos.

A haste que segura a tampa do motor não pegou no relé?
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por tcheco 8687 em Qui 8 Set 2016 - 9:33

Valeu Marcos.
nota 10 pelo tutorial
e
nota 1.000 por fugir do secador de cabelo da esposa.

KKKKKKKKKKKKK
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Rubão6cc em Qui 8 Set 2016 - 11:06

Acho que tá valendo um fixo


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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por adpachec em Qui 8 Set 2016 - 11:30

Rubão6cc escreveu:Acho que tá valendo um fixo

Eu iria fixar mas foram mais rápido.
Bom tópico.
Como o Pedrão escreveu faltou os terminais.
Eu corto a fita isolante no meio (sentido comprimento), melhora o acabamento da isolação, fica mais justo.

OKK
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 8 Set 2016 - 12:51

quando instalo este tipo de rele costumo usar terminal olhal 3/16  estanhar e termoretratil....da um visu bem melhor na instalaçao .....semana passada fiz umaa geral na eletrica de um cheva e coloquei reles de farol...mas foi colocado na caixa de fusivel com os porta rele original do cheva....um rele pra baixa e outro pra alta,,....melhorou muito a luz e nao mudou nada a fiaçao do cofre...sem contar q ficou tudo parecendo original debaixo do volante....

mais um detalhe; costumo fazer a emenda dos fios dentro do chicote,usar fios da mesma cor e usar fita sem cola pra fazer o chicote(igual o original)...

abç

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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 8 Set 2016 - 23:18

Murilo R escreveu:blz de trampo adriano to mandando uma mp pravc

blz murilo

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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 8 Set 2016 - 23:22

diplomata1985 escreveu:
Muito bom Marcos.

A haste que segura a tampa do motor não pegou no relé?

pq pariu vei.....olhos de lince........kkkkk

ficou encostando sim mano.....mas ta longe do polo....e na haste tem tipo de uma mangueira cortada eu deixei ela posicionada onde esta o rele pra evitar curto....foi uma cagada minha q eu percebi depois na hora de fechar o capo......porem esta sem risco de acontecer algum problema....

pior de tudo é q o rele deu um reforco na haste na hora de encaixar kkkkkkk

depois eu mudo a furacao e coloco ele mais pra baixo.
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 8 Set 2016 - 23:22

tcheco 8687 escreveu:Valeu Marcos.
nota 10 pelo tutorial
e
nota 1.000 por fugir do secador de cabelo da esposa.

KKKKKKKKKKKKK


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



vlw!!!
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 8 Set 2016 - 23:29

adpachec escreveu:
Rubão6cc escreveu:Acho que tá valendo um fixo

Eu iria fixar mas foram mais rápido.
Bom tópico.
Como o Pedrão escreveu faltou os terminais.
Eu corto a fita isolante no meio (sentido comprimento), melhora o acabamento da isolação, fica mais justo.

OKK

entao pachec....sou impulsivo.....to com o rele em casa faz tempo e nada de instalar e nem ir atras das coisas....minha intencao era ja colocar as lampadas de 100w....mas nem isso.....

dai no feriado me deu vontade de instalar....fui la e coloquei.....mas depois eu acerto tudo....igual o alternador: coloquei ele e depois de varios dias instalei o fio auxiliar e acertei os detalhes kkkkkk

esse lance da fita é legal kkkkkkkk

vlww em!!!
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 8 Set 2016 - 23:41

eleandro kalckmann escreveu:quando instalo este tipo de rele costumo usar terminal olhal 3/16  estanhar e termoretratil....da um visu bem melhor na instalaçao .....semana passada fiz umaa geral na eletrica de um cheva e coloquei reles de farol...mas foi colocado na caixa de fusivel com os porta rele original do cheva....um rele pra baixa e outro pra alta,,....melhorou muito a luz e nao mudou nada a fiaçao do cofre...sem contar q ficou tudo parecendo original debaixo do volante....

mais um detalhe; costumo fazer a emenda dos fios dentro do chicote,usar fios da mesma cor e usar fita sem cola pra fazer o chicote(igual o original)...

abç


kkkkkkkkkkkkkkkkkk


ahhh sim.....

mas entao.....meu trampo foi bastante amador mesmo.....creio q muitos daqui q forem fazer isso tbem fariam assim ou muito parecido.....


da proxima vez q eu instalar um desse provavelmente irei fazer um trampo melhor....

quem tem mais experiencia e mais conhecimento faz umas coisas q nós nao pensamos na hora em fazer.....

exemplo foi aquilo la q o diplomata1985 observou: o rele pegou na vareta do capo!!!! e eu nem lembrei dela...pois ela nao estava la na hora.....mas depois eu percebi e ja tinha feito!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por adpachec em Qui 8 Set 2016 - 23:42

Marcos Adriano escreveu:
adpachec escreveu:

Eu iria fixar mas foram mais rápido.
Bom tópico.
Como o Pedrão escreveu faltou os terminais.
Eu corto a fita isolante no meio (sentido comprimento), melhora o acabamento da isolação, fica mais justo.

OKK

entao pachec....sou impulsivo.....to com o rele em casa faz tempo e nada de instalar e nem ir atras das coisas....minha intencao era ja colocar as lampadas de 100w....mas nem isso.....

dai no feriado me deu vontade de instalar....fui la e coloquei.....mas depois eu acerto tudo....igual o alternador: coloquei ele e depois de varios dias instalei o fio auxiliar e acertei os detalhes kkkkkk

esse lance da fita é legal kkkkkkkk

vlww em!!!

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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 9 Set 2016 - 12:05

Marcos Adriano escreveu:
eleandro kalckmann escreveu:quando instalo este tipo de rele costumo usar terminal olhal 3/16  estanhar e termoretratil....da um visu bem melhor na instalaçao .....semana passada fiz umaa geral na eletrica de um cheva e coloquei reles de farol...mas foi colocado na caixa de fusivel com os porta rele original do cheva....um rele pra baixa e outro pra alta,,....melhorou muito a luz e nao mudou nada a fiaçao do cofre...sem contar q ficou tudo parecendo original debaixo do volante....

mais um detalhe; costumo fazer a emenda dos fios dentro do chicote,usar fios da mesma cor e usar fita sem cola pra fazer o chicote(igual o original)...

abç




kkkkkkkkkkkkkkkkkk


ahhh sim.....

mas entao.....meu trampo foi bastante amador mesmo.....creio q muitos daqui q forem fazer isso tbem fariam assim ou muito parecido.....


da proxima vez q eu instalar um desse provavelmente irei fazer um trampo melhor....

quem tem mais experiencia e mais conhecimento faz umas coisas q nós nao pensamos na hora em fazer.....

exemplo foi aquilo la q o diplomata1985 observou: o rele pegou na vareta do capo!!!! e eu nem lembrei dela...pois ela nao estava la na hora.....mas depois eu percebi e ja tinha feito!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

desculpe dar a impressao de ser um serviço amador....nao foi a minha intencao ,,,....eu só queria dar umas dicas a mais ....alem de que o seu serviço ficou muito bom,melhor q muitos eletricistas ´´proficionais`` aqui da minha city....ja vi intalaçoes muitoooo....mas muitooooo pior kkkkk....desculpe ai mano....

o modo com q ficou o chicote e o tamanho dos fios ficaram muito bom...da pra ver de longe q foi um serviço pensado e nao feito de qualquer jeito....

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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 10 Set 2016 - 10:40

eleandro kalckmann escreveu:
Marcos Adriano escreveu:



kkkkkkkkkkkkkkkkkk


ahhh sim.....

mas entao.....meu trampo foi bastante amador mesmo.....creio q muitos daqui q forem fazer isso tbem fariam assim ou muito parecido.....


da proxima vez q eu instalar um desse provavelmente irei fazer um trampo melhor....

quem tem mais experiencia e mais conhecimento faz umas coisas q nós nao pensamos na hora em fazer.....

exemplo foi aquilo la q o diplomata1985 observou: o rele pegou na vareta do capo!!!! e eu nem lembrei dela...pois ela nao estava la na hora.....mas depois eu percebi e ja tinha feito!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

desculpe dar a impressao de ser um serviço amador....nao foi a minha intencao  ,,,....eu só queria dar umas dicas a mais ....alem de que o seu serviço ficou muito bom,melhor q muitos eletricistas ´´proficionais`` aqui da minha city....ja vi intalaçoes muitoooo....mas muitooooo pior kkkkk....desculpe ai mano....

o modo com q ficou o chicote e o tamanho dos fios ficaram muito bom...da pra ver de longe q foi um serviço pensado e nao feito de qualquer jeito....

abç


kkkkkkkkkkkkkk capaz q eu ia ficar chateado com seu comentario mano.....precisa desculpas nao....quem disse sobre o servico amador foi eu mesmo....nao foi vc!!!

eu entendi sua colocao......estamos aqui pra dar ideias e sujestoes mesmo......

igual o pedrao e o pachec q me cornetaram sobre os terminais!!! kkkkkkkkkkk

mas eu juro q vou colocar!!!

mas nao sei quando

qualquer outra dica pode falar de boa ai....pra quem for querer instalar ja ve tudo certinho e ja monta bem da hora!!!

logo logo eu mexo de novo.....vou por as lampadas de 100w ai eu mexo!!!

OKK OKK OKK OKK
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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 10 Set 2016 - 11:12

Marcos Adriano escreveu:
diplomata1985 escreveu:
Muito bom Marcos.

A haste que segura a tampa do motor não pegou no relé?

pq pariu vei.....olhos de lince........kkkkk

ficou encostando sim mano.....mas ta longe do polo....e na haste tem tipo de uma mangueira cortada eu deixei ela posicionada onde esta o rele pra evitar curto....foi uma cagada minha q eu percebi depois na hora de fechar o capo......porem esta sem risco de acontecer algum problema....

pior de tudo é q o rele deu um reforco na haste na hora de encaixar kkkkkkk

depois eu mudo a furacao e coloco ele mais pra baixo.

agora complementando com foto:




na hora de travar a vareta ela raspa um pouco no rele mesmo....mas ela travada nao encosta nao....dai deixei essa mangueira (q ja estava na vareta) pra proteger o polo q esta ali.....

por enquanto da de boa!!!

mas logo eu mexo pra dar uma acertada nos fios e nos polos e ja reposiciono ele tbem!!!!

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Re: TUTORIAL de Instalação do Relê Duplo do Farol

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