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Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

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GustavoBraga
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Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por GustavoBraga em Dom 11 Set - 1:20:28

Boa noite pessoal. Depois de muito o que pesquisar defini e iniciei meu projeto.

Injepro EFI Light V2 em mãos. 
ISD4 em mãos.
TBI de monza 2.0 mono em mãos.

Num primeiro momento montarei monoponto com um bico apenas. Ignição via distribuidor, sem hall.




TBI monza com sensores ainda montados.


Comparação visual entre tamanho de borboleta da 3E com TBI monza 2.0 mono.


-
Primeiro "problema". 


O coletor de 3E tem duas entradas, com aquela chapa dividindo o fluxo. Vou perder muita vazão e fluxo com isso, não? Aquilo tudo é fundido junto ao coletor? 
Como os amigos que já fizeram essa adaptação, fizeram a flange?

-
Segundo "problema".


Como os amigos fizeram a adaptação do cabo do acelerador?

-
Lembrando que todas as peças ainda estão sujas, que o cofre está uma zona, sujo e embolorado pois o carro está a quatro meses parado. E sim, está vazando óleo na tampa de válvulas  Embarassed

Marcos Adriano
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 11 Set - 7:57:58

gustavo eu acho q essa divisao dos dois estagios do 3e nao vai soh fazer vc perder fluxo como tbem podera impedir a abertura completa da borboleta da tbi.....ja pensou nisso??


e outra eu acho q essa base ai do 3e sai do coletor....é possiver tirar ela....pois ja vi delas a venda....

como ela é tirada eu nao sei....as vezes pode ser os proprios prisioneiros do bura q prendem ela no coletor....é uma ideia!!!


boa sorte!


GustavoBraga
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por GustavoBraga em Dom 11 Set - 12:20:36

Obrigado pelo comentário Marcos.
A ideia inicial era fazer uma flange de tecnil/PU alta justamente pra evitar que a borboleta pegasse ali ( caso aquela peça fique no lugar ), mas bem observado.

Tenho a impressão que ela sai mesmo, só não entendi como. Será que é por baixo do coletor? Alguém sabe como retirar ela?

Marcos Adriano
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 11 Set - 17:54:09

rapaiz eu ja vi uma peça dessa fora do carro....a base dela é totalmente lisa....nao tem nenhum furo pra parafuso.....a nao ser q a peça montada no coletor receba algum preparo....ela fora nao tem nao!!!

mas eu chutaria q ela seja colada no coletor kkkkkkkk


vi uma semana passada....o cara da mecanica nao quis me vender......coloquei um 3e hj na minha caravan com outra flange...eu ia usar uma identica essa ai.....só ia fazer os furos pra parafusar no coletor do h34 mas o cara nao me vendeu

diplomata1985
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por diplomata1985 em Seg 12 Set - 10:33:14


Na minha opinião seria mais sensato você retirar o coletor de admissão fora e leva-lo para um torneiro retirar toda a parte dos 2 furos do 3E, eliminando a divisão e depois fazer uma flange entre o coletor e a TBI do monza sendo que a borboleta da TBI fique centralizada na posíção dos 2 furos que tinha. Ou seja bem no meio da entrada do coletor. já aproveita e pede para fazer o suporte do acionamento do cabo do acelerador. Você pode usar a haste do próprio monza ou do Corsa EFI pra adaptar no coletor.

GustavoBraga
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por GustavoBraga em Ter 13 Set - 14:18:30

Queria evitar de tirar o coletor fora. Vou tentar tirar os prisioneiros e usar um pouco de "carinho" pra ver se aquela peça sai. Se não sair... ai terei de tirar o coletor mesmo.
Como ninguém que já fez essa adaptação quis comentar aqui como fizeram suas flanges, farei uma com tecnil/PU. O dificil vai ser fazer em casa só com uma furadeira de bancada, mas darei um jeito.

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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por diplomata1985 em Qua 14 Set - 11:14:48

GustavoBraga escreveu:Queria evitar de tirar o coletor fora. Vou tentar tirar os prisioneiros e usar um pouco de "carinho" pra ver se aquela peça sai. Se não sair... ai terei de tirar o coletor mesmo.
Como ninguém que já fez essa adaptação quis comentar aqui como fizeram suas flanges, farei uma com tecnil/PU. O dificil vai ser fazer em casa só com uma furadeira de bancada, mas darei um jeito.

Gustavo.

Tome muito cuidado ao mexer nos prisioneiros do coletor pra não cair nenhuma limalha de ferro dentro dos dutos pois poderá comprometer seu motor.

Uma junta de coletor de opala é muito barato e você terá maior liberdade em trabalhar com a peça fora obtendo um melhor resultado.

Boa sorte.

GustavoBraga
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por GustavoBraga em Qua 14 Set - 15:26:13

diplomata1985 escreveu:
GustavoBraga escreveu:Queria evitar de tirar o coletor fora. Vou tentar tirar os prisioneiros e usar um pouco de "carinho" pra ver se aquela peça sai. Se não sair... ai terei de tirar o coletor mesmo.
Como ninguém que já fez essa adaptação quis comentar aqui como fizeram suas flanges, farei uma com tecnil/PU. O dificil vai ser fazer em casa só com uma furadeira de bancada, mas darei um jeito.

Gustavo.

Tome muito cuidado ao mexer nos prisioneiros do coletor pra não cair nenhuma limalha de ferro dentro dos dutos pois poderá comprometer seu motor.

Uma junta de coletor de opala é muito barato e você terá maior liberdade em trabalhar com a peça fora obtendo um melhor resultado.

Boa sorte.

Não era nem pelo custo, mas por todo o trabalho que da. Mas realmente, é mais sensato tirar ele.
Obrigado pelo comentário.

-

Alguém sabe se eu posso usar o sensor de temperatura original ( novo ) ? Ou necessariamente preciso por um segundo sensor?

Bruno Catrambi
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por Bruno Catrambi em Qui 15 Set - 9:24:26

amigo montei, estou montando no meu carro bem parecido, meu coletor era de 446 , fiz uma flange em alumino de 1 polegada de altura onde ela encaixa nos prisoneiros originais do coletor e fiz rosca na própria flange para prender os prisoneiros do tbi, o sensor de água vai no corpo da válvula termostática e o de temperatura do ar pode ser preso no filtro de ar que vai colocar no tbi!

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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por Edu Tsuzuki em Sex 16 Set - 8:12:53

Essa base do coletor do 3e ,uma vez eu tirei do coletor,pelo menos no meu era encaixado com iuns pinos,tirei a base batendo com uma talhadeira bem de leve.Da uma limpada em volta da base e cheque se é em duas partes.Essa chapa que tem dentro,acho que no tópico sobre injeção o A Galvão fez uns ensaios e faz diferença nas emissões de gases.
Quanto ao sensor de temperatura,precisa instalar um pra injeção,normalmente o pessoal usa o de Palio, no meu montei ele na carcaça da válvula termostática usando um tampão desses que tem em casas de conexões e fiz a rosca do sensor no centro.

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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por diplomata1985 em Sex 16 Set - 9:30:45


É sempre bom consultar o manual ou suporte técnico da empresa que projetou a central para ver os sensores compatíveis com o modelo adquirido. A dica de instalação do local do sensor de temperatura que o Edu citou acima é bem usada nas conversões por ser de fácil acesso e leitura precisa.
Também seria de suma importância a instalação de uma sonda lambda para a leitura da mistura e correção da mesma.

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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por cabesanto77 em Sex 16 Set - 15:02:11

Gustavo,,,

Sem querer me entrometer no seu projeto mas ja dando um palpite.....kkkk

Existe uma flange para colocar carburador 2e e 3e em monza.

Você pode utilizar esta flange ao contrario simples de tudo...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715091413-carburador-kits-flange-adaptadora-injeco-2e-3e-monza-kadet-_JM

Tem essa ai acima,  eu tenho uma sem uso em casa, se te interessar te faço um preço de amigo para você utilizar no seu projeto...

Abraço !

GustavoBraga
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por GustavoBraga em Sex 16 Set - 19:42:13

Obrigado pelos comentários pessoal!

Voltei a mexer hoje, retirei a flange do coletor, no meu caso, ela estava colada, foi só forçar um pouco com uma faca e uma chave de fenda e ela saiu igual manteiga.



A chapa interna de divisão, realmente, vou seguir os testes do a galvão e manter ela. Como eu estava sem paquímetro, a principio 15 milimetros de altura da flange ja é o suficiente pra borboleta da tbi nao esbarrar nela, mas pretendo fazer maior, coisa de uns 30mm, espero que não pegue no capô depois...

Só pra ilustrar o tópico, segue medições porcas com a trena ( estava sem o paquímetro no momento )
Diâmetro da maior abertura da flange 3E:

Medida borboleta TBI monza:

E outra medida aleatória:


O sensor de temperatura da agua... acho que vou instalar outro mesmo, pelo que vi com o pessoal do suporte tecnico da injepro, usar em conjunto com o original/painel pode dar interferencia e erro na leitura.
A carcaça da minha válvula termoestática ja tem uma saida com rosca, com um cano que vai pra trás do motor eu acho, não consegui ver isso direito ainda, seria o ar quente? Aquecimento do coletor? Já tinha escurecido ai não consegui identificar.

Sobre o sensor de temperatura do ar, a injepro recomenda o MTE 5053, alguém sabe de qual carro é? Palio?
Pensei em usar o filtro do proprio monza, que vai encaixar direitinho na TBI, vamos ver...

Gostei da adaptação do cabo do acelerador da terceira foto que tu postou Bruno. Sabe se teve que encurtar o cabo? E como foi feito a nova "ponta" dele?

cabesanto77, vou tentar fazer a minha flange em tecnil, se não der certo com certeza a que você tem vai me ser muito útil! Obrigado cara!

 diplomata1985, irei usar a sonda sim, 4 fios como recomendado pela injepro, mas pra não precisar retirar o escapamento e levar pra alguem soldar a porca, a ideia é fazer o carro funcionar mais ou menos e levar ele andando até a loja de escapamentos.

Por enquanto é isso aí pessoal, agora é sair no feriadão, relaxar um pouco e voltar com força total. 
Abraços!

diplomata1985
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Acompanhando!

Mensagem por diplomata1985 em Seg 19 Set - 9:17:27

GustavoBraga escreveu:Obrigado pelos comentários pessoal!

Voltei a mexer hoje, retirei a flange do coletor, no meu caso, ela estava colada, foi só forçar um pouco com uma faca e uma chave de fenda e ela saiu igual manteiga.



A chapa interna de divisão, realmente, vou seguir os testes do a galvão e manter ela. Como eu estava sem paquímetro, a principio 15 milimetros de altura da flange ja é o suficiente pra borboleta da tbi nao esbarrar nela, mas pretendo fazer maior, coisa de uns 30mm, espero que não pegue no capô depois...

Só pra ilustrar o tópico, segue medições porcas com a trena ( estava sem o paquímetro no momento )
Diâmetro da maior abertura da flange 3E:

Medida borboleta TBI monza:

Bacana.

Estou acompanhando a evolução!

E outra medida aleatória:


O sensor de temperatura da agua... acho que vou instalar outro mesmo, pelo que vi com o pessoal do suporte tecnico da injepro, usar em conjunto com o original/painel pode dar interferencia e erro na leitura.
A carcaça da minha válvula termoestática ja tem uma saida com rosca, com um cano que vai pra trás do motor eu acho, não consegui ver isso direito ainda, seria o ar quente? Aquecimento do coletor? Já tinha escurecido ai não consegui identificar.

Sobre o sensor de temperatura do ar, a injepro recomenda o MTE 5053, alguém sabe de qual carro é? Palio?
Pensei em usar o filtro do proprio monza, que vai encaixar direitinho na TBI, vamos ver...

Gostei da adaptação do cabo do acelerador da terceira foto que tu postou Bruno. Sabe se teve que encurtar o cabo? E como foi feito a nova "ponta" dele?

cabesanto77, vou tentar fazer a minha flange em tecnil, se não der certo com certeza a que você tem vai me ser muito útil! Obrigado cara!

 diplomata1985, irei usar a sonda sim, 4 fios como recomendado pela injepro, mas pra não precisar retirar o escapamento e levar pra alguem soldar a porca, a ideia é fazer o carro funcionar mais ou menos e levar ele andando até a loja de escapamentos.

Por enquanto é isso aí pessoal, agora é sair no feriadão, relaxar um pouco e voltar com força total. 
Abraços!

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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por GustavoBraga em Qui 29 Set - 17:26:21

Retomando o projeto, comprei uma flange usada em conversão de monzas injetados para carburados. ( Vlw Cristiano! )
Terei de fazer uma pequena adaptação nela apenas. Assim que chegar, mostro pra vocês.

Pergunta:
O pescador original do tanque, vai conseguir puxar o combustível quando estiver com por exemplo 1/4 de tanque? Em curvas, freias, acelerações brusca nao vai dar falta?
Pensei em fazer um catch externo, la no cofre, assim usava a bomba original pra puxar do tanque até o catch, e a elétrica pra pressurizar a linha do catch pra frente.
Quebrei um pouco a cabeça, e nao achei uma forma barata de fazer isso. Se eu usasse um extintor velho, como eu colocaria conexoes nele? Tem alguma que nao precise de outra, ou uma porca ou seila por dentro? Realmente nao sei quais conexoes usar.
Pensei em furar e soldar canos nas medidas das mangueiras, e ai usar abraçadeiras. Fica seguro assim?
Mas, com a bomba externa ( monza ), nao vai fazer muito barulho? A ponto de ouvir ela de dentro do carro?

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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por zequimseiscaneco em Qua 19 Out - 9:25:31

No meu coloquei a bomba externa do omega/mercedes, vista a bomba com um pedaço de mangueira de radiador( não lembro o que usei no meu) e prenda no lado do tanque próximo ao pescador.
IMPORTANTE: Tenha cuidado onde vai furar para não pegar na marcação do chassi pois quase me fo......
Usei tecalon para passar embaixo do carro e em curvas usei manguei de injeção 3/8"
Recomendo: Compre em casas de conexão/mangueiras conexão para unir o tecalon com mangueira pois se encaixar o tecalon na mangueira com o tempo vaza.

GustavoBraga
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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

Mensagem por GustavoBraga em Qui 20 Out - 18:46:36

Tive um problema com a flange, os furos da 3e nao sao simétricos, ou seja, não da pra usar aquela flange virada. Terei de fabricar a bendita flange, mas nao encontrei aqui na cidade nylon/tecnyl do tamanho que preciso, vou tentar procurar em outra cidade.
Desisti da ideia do catch tanque, por hora, vou montar a bomba lá atras mesmo. Boa a ideia da mangueira "zequimseiscaneco".

Ainda sigo sem saber qual tipo de conexão comprar, aqui na cidade nao encontrei nenhuma. Como saber se o "niple" da tbi é metrico ou conico? Me indicaram o site da Metal Horse pra compra das conexões, o valor é salgado assim mesmo, ou é pela marca?
Pensando em como adaptar o cabo do acelerador também, veremos...

Semana que vem devo trazer mais fotos e novidades do projeto.

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Re: Injetando o Diplomata 1990 6 cilindros

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