Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

140 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 140 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
tabarbosa (16850)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
BANDIT (13573)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
Xann (10394)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
j ricardo (9376)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
Jean Bida (9320)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_leftDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo BarDúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Bar_right 

+2
Falves
matheus.emanuel
6 participantes

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 40
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por matheus.emanuel Sex 16 Set - 13:05:42

    Falae rapaziada.
    Estou com uma dúvida: estou adquirindo instrumentos para colocar no meu opala, mas não sei quais comprarei (na verdade dois eu já sei quais serão rs).

    Colocarei 3 instrumentos na parte de cima do painel, fixado na lata (não no tabelier), na parte central onde tem aquelas ranhuras do falante original (vou passar os fios por ali).

    Como meu painel é dos SS/Comodoros (contagiro, velocimetro, comb. e temp) eu vou adquirir um voltímetro e um vacuometro, agora o terceiro eu vi várias opções mas não sei qual é mais importante.

    Minhas dúvidas:
    Manometro de pressão do combustível (acredito ser interessante quando se usa bomba elétrica, que não será o meu caso).
    Manometro de pressão do óleo
    Manometro de temperatura do óleo
    Hallmeter

    Qual das opções acima vocês considera mais importante para um carro original, ou nenhum desses, sei lá.

    Desde já eu agradeço pela força!

    Valeu!
    Falves
    Falves
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 600
    Idade : 38
    Localização : Francisco Morato - SP
    Modelo do carro : Chevrolet Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
    Citroën C4 Lounge S THP Flex 17/18 Branco Banquise
    Cilindros : 6 cil
    4 cil THP
    Data de inscrição : 22/03/2014

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por Falves Sex 16 Set - 13:32:35

    Boa tarde!
    Esta é uma questão mais pessoal, afinal, o que determina a necessidade ou não de determinada informação é o condutor do veículo, mas dentre estes que você elencou, creio que o manômetro de pressão de óleo seja o mais interessante.
    cazecrazy
    cazecrazy
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 382
    Idade : 40
    Localização : lençóis paulista
    Modelo do carro : 78 coupe
    [|O|------ss------|O|]
    4.40+525-b+ms+ig.crower= 328hp
    Cilindros : 6cil

    Data de inscrição : 17/05/2013

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por cazecrazy Sex 16 Set - 17:46:13

    concordo que seja pessoal esta opçao.
    o halmeter é interesante.
    pressão de oleo é util asim como temperatura da agua
    eu uso presão oleo
    temp. da agua
    vacuometro
    tenho amperimetro mas ñ sei igar e nem to muito afim
    rpm
    o resto é na mega (injetado)
    mas se fosse eu a escolher um halmeter.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 16 Set - 19:07:26

    pressao do oleo
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por Coupe 76 Sex 16 Set - 20:54:50

    Na ordem de importância:
    Vacuômetro
    Hallmeter
    Pressão do óleo

    Temperatura da água já tem no carro e cumpre bem o papel.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por adpachec Sex 16 Set - 21:13:35

    Pergunta besta......
    Você sabe interpretar o que vai mostrar nos medidores?
    Pressão do óleo do opala e sua variação (quente e frio).
    O vacuômetro, o motor "cheio" vai ser condizente com a escala?

    O hall meter pede misturas um pouco mais ricas em carburados, para não "pipocar" quando quente.
    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 40
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por matheus.emanuel Dom 18 Set - 22:06:49

    Falves escreveu:Boa tarde!
    Esta é uma questão mais pessoal, afinal, o que determina a necessidade ou não de determinada informação é o condutor do veículo, mas dentre estes que você elencou, creio que o manômetro de pressão de óleo seja o mais interessante.
    Valeu Falves, obrigado por opinar.

    cazecrazy escreveu:concordo que seja pessoal esta opçao.
    o halmeter é interesante.
    pressão de oleo é util asim como temperatura da agua
    eu uso presão oleo
    temp. da agua
    vacuometro
    tenho amperimetro mas ñ sei igar e nem to muito afim
    rpm
    o resto é na mega (injetado)
    mas se fosse eu a escolher um halmeter.
    Entendo. Temperatura de água e contagiro já existem no painel original, então não seria necessário um extra. O amperimetro eu não me recordo muito bem, mas sua utilização era comum antigamente. Posso estar errado, mas ele media a amperagem fornecida pelo alternador, pra ver se ele estava conseguindo suprir a demanda do veículo E carregar a bateria. Valeu cazecrazy por sua opinião.

    Marcos Adriano escreveu:pressao do oleo
    Obrigado Marcos por sua contribuição.

    Coupe 76 escreveu:Na ordem de importância:
    Vacuômetro
    Hallmeter
    Pressão do óleo
    Temperatura da água já tem no carro e cumpre bem o papel.
    Obrigado Coupe 76..

    adpachec escreveu:Pergunta besta......
    Você sabe interpretar o que vai mostrar nos medidores?
    Pressão do óleo do opala e sua variação (quente e frio).
    O vacuômetro, o motor "cheio" vai ser condizente com a escala?

    O hall meter pede misturas um pouco mais ricas em carburados, para não "pipocar" quando quente.
    Amigo adpachec, não faça esse tipo de comentário, como muitos já fizeram por aqui e hoje não participam mais. Toda dúvida (e toda resposta) é bem vinda, não se trata de ser simples(besta) ou complexa, são as dúvidas e respostas que fazem com que o fórum tenha vida. Criei o tópico porque não encontrei nenhum outro especificamente sobre o assunto.
    A minha dúvida é sobre o tipo de instrumentação, não sobre a leitura correta das informações.
    Se quiser opinar, ficarei agradecido por sua contribuição, mas se não quiser, apenas ignore, já que para você a dúvida não têm importância.
    Abraço e paz no coração!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por adpachec Dom 18 Set - 23:23:25

    Bem vamos lá....
    Vacuômetro, é um aparelho que determina a diferença de pressão no coletor em relação ao ambiente externo, muito usado antigamente para economia, mas pode ser influenciado fortemente pelo ambiente externo.
    Levando em consideração que hoje os motores usam pistões do tamanho de uma lata de extrato de tomate e o opala usa pistões do tamanho de latas de leite ninho corre o risco de o marcador chegar ao limite enquanto o motor ainda não encheu.
    Ou seja, falsa leitura.

    Hall meter, o perfeito ajuste depende da sonda lambda que precisa de ajuste no multímetro nas fases da lenta a aceleração total, não saber o ajuste correto do motor implica em falsa leitura.

    Pressão do óleo, o opala possui em média de  2,5 a 3,0 bar, os medidores apresentam valores em PSI, BAR, Quilogramas força e Libras por polegada quadrada, então se faz necessário saber LER o que diz....
    Ou seja, interpretar os mostradores e calibrar os mesmos.

    Portanto existem aqueles que desejam somente um monte de instrumento "balançando" no painel e existem aqueles que desejam funcionalidade, mas para isto necessita calibrar.
    E existem aqueles que pagam para alguém calibrar mas o dono não se preocupa em saber ler, aí mora o problema, e esta é a razão de minha pergunta besta.
    Se instalar um medidor de pressão do óleo e somente porque o ponteiro se mexe não significa que está certo pode estar com baixa ou alta pressão, e se não saber interpretar vai condenar o motor.
    E se o seu mecânico não saber ler pode causar um estrago gigante.
    Então saber o tipo de instrumentação sem a necessidade de saber ler é como o cara que vai a um tiroteio com uma faca.
    O que enriquece o fórum são debates e não de se utilizar de um placebo para poder apenas criar volume de tópicos.
    O site é muito usado em pesquisa, seja do opala ou não, o que é bom, mas ficar instalando instrumentos sem saber o porque (ou pelo menos informar a função), leva o site a se tornar um mero placebo virtual automotivo.
    Boa sorte na sua empreita.

    OKK
    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 40
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por matheus.emanuel Seg 19 Set - 6:36:49

    Bom dia pessoal. Obrigado pelas contribuições.
    Abraço!

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo Empty Re: Dúvida: Instrumentos mais importantes para OpalaCaravan antigo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 9:26:48