Na minha Diplo 86, fizeram umas bizarrices, uma delas... Trocaram o motor 6 por um 4, a questão é que a barra de direção manual (original devia ser Hidraulica) está raspando bem no buchão do carter, como trocavam o óleo não me perguntem... A barra é reta, mas entortaram a menina um pouco, visto que a roda direita esterça menos que a esquerda. Se eu colocar a barra de direção curva resolvo isso ?? E qual seria a barra correta ? Abraços
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- Mensagem nº1
Barra direção
Salve Opaleiros,
Na minha Diplo 86, fizeram umas bizarrices, uma delas... Trocaram o motor 6 por um 4, a questão é que a barra de direção manual (original devia ser Hidraulica) está raspando bem no buchão do carter, como trocavam o óleo não me perguntem... A barra é reta, mas entortaram a menina um pouco, visto que a roda direita esterça menos que a esquerda. Se eu colocar a barra de direção curva resolvo isso ?? E qual seria a barra correta ? Abraços
Na minha Diplo 86, fizeram umas bizarrices, uma delas... Trocaram o motor 6 por um 4, a questão é que a barra de direção manual (original devia ser Hidraulica) está raspando bem no buchão do carter, como trocavam o óleo não me perguntem... A barra é reta, mas entortaram a menina um pouco, visto que a roda direita esterça menos que a esquerda. Se eu colocar a barra de direção curva resolvo isso ?? E qual seria a barra correta ? Abraços
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº2
Re: Barra direção
Nunca vi barra de direção de opala reta, mesmo num 80 que tive com direção mecânica.
Acho que a sua deve ser adaptada.
Acho que a sua deve ser adaptada.
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº3
Re: Barra direção
Dei uma olhada em images no google e vi um braço de direção com 2 furos e uma barra reta.
Se isso existe, acho que pra colocar a barra curva, terá que trocar também o braço de direção e o pitman.
Se isso existe, acho que pra colocar a barra curva, terá que trocar também o braço de direção e o pitman.
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: Barra direção
O seu é com isso???
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Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº5
Re: Barra direção
Aff...to com um problema parecido no meu..a barra de direção raspa nos cantos no cárter...creio que esteja torta..
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- Mensagem nº6
Re: Barra direção
meu 78 tem barra reta. vc tem q ver q a reta é de um tipo e a curva é de outro tipo
ex: na curva tem um furo do lado do pivo fixo, na reta tem apenas o pivo. vc tera q trocar tudo ou....
como eu fiz, peguei a barra curva e cortei sendo q as duas tem a mesma medida de pivo a pivo a diferença é q no braço intermediario de direção são um furo e no outro 2.
o q tem 2 duros no braço intermediario vai barra reta, oq tem um furo vai barra curva ( q tem um furo)
corta este q da. fiz isso e garanto q da certo.
ex: na curva tem um furo do lado do pivo fixo, na reta tem apenas o pivo. vc tera q trocar tudo ou....
como eu fiz, peguei a barra curva e cortei sendo q as duas tem a mesma medida de pivo a pivo a diferença é q no braço intermediario de direção são um furo e no outro 2.
o q tem 2 duros no braço intermediario vai barra reta, oq tem um furo vai barra curva ( q tem um furo)
corta este q da. fiz isso e garanto q da certo.
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Barra direção
Rubão, só se a sua empenou aos poucos. Tive um opala que quando passei num buraco, tipo vala, com o carro cheio ( galera indo pro futebol) a barra empenou e o opala começou a cantar nas curvas....
Notei e quando voltei para casa, tive a certeza que tinha sido ela mesmo que empenou...
Notei e quando voltei para casa, tive a certeza que tinha sido ela mesmo que empenou...
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Barra direção
cazecrazy escreveu:meu 78 tem barra reta. vc tem q ver q a reta é de um tipo e a curva é de outro tipo
ex: na curva tem um furo do lado do pivo fixo, na reta tem apenas o pivo. vc tera q trocar tudo ou....
como eu fiz, peguei a barra curva e cortei sendo q as duas tem a mesma medida de pivo a pivo a diferença é q no braço intermediario de direção são um furo e no outro 2.
o q tem 2 duros no braço intermediario vai barra reta, oq tem um furo vai barra curva ( q tem um furo)
corta este q da. fiz isso e garanto q da certo.
Faz sentido!!!
Boa idéia que vc teve...
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Barra direção
LipCamaro escreveu:Rubão, só se a sua empenou aos poucos. Tive um opala que quando passei num buraco, tipo vala, com o carro cheio ( galera indo pro futebol) a barra empenou e o opala começou a cantar nas curvas....
Notei e quando voltei para casa, tive a certeza que tinha sido ela mesmo que empenou...
Não sei o que houve Filipe....o cárter está com marcas onde pega..mas o carro não tem problema nenhum com estabilidade..está perfeito.
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- Mensagem nº10
Re: Barra direção
Bom seria vc pegar outra para comparar a curvatura, Rubão.
Posso tentar tirar as medidas de um aqui... TRW novo no opala, mas que ainda não andou.
Posso tentar tirar as medidas de um aqui... TRW novo no opala, mas que ainda não andou.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº11
Re: Barra direção
LipCamaro escreveu:Bom seria vc pegar outra para comparar a curvatura, Rubão.
Posso tentar tirar as medidas de um aqui... TRW novo no opala, mas que ainda não andou.
Esquenta não Lip...não tá me incomodando..
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Freeman50- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Barra direção
Vou tentar tirar fotos e posto aqui como é que está. Hoje ainda...
Freeman50- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Barra direção
Tá ai... Espero que de para ver...
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adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Barra direção
Conheço 03 tipos de barras, de 69 a 79 são retas, ligeiramente curva de 80 a 87 e curvas de 88 a 92.
A pecinha no braço é o braço Pittman.
Pode ser o motor montado deslocado (coxins), o motor é original?
A pecinha no braço é o braço Pittman.
Pode ser o motor montado deslocado (coxins), o motor é original?
Freeman50- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Barra direção
adpachec escreveu:Conheço 03 tipos de barras, de 69 a 79 são retas, ligeiramente curva de 80 a 87 e curvas de 88 a 92.
A pecinha no braço é o braço Pittman.
Pode ser o motor montado deslocado (coxins), o motor é origina?
Não adpachec, originalmente era 6 cilindros, alcool, 5 marchas.
Está 4 cilindros, 4 marchas varetada, gasolina, só faltou passarem de 4 para 2 portas, hehe..
Abraços
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Barra direção
Então...do motor pensei o do rubão que escreveu que raspa
No seu caso pode ter sido a troca dos coxins e suportes que são diferentes do 4 e 6 cc.
Esterçar uma roda mais que a outra foi alinhamento, o braço Pittman não fica reto com as rodas retas, ele fica deslocado de lado.
No site já existiu troca de motor e jogaram o 4 cc muito para frente, dando problema no câmbio e radiador.
No seu caso pode ter sido a troca dos coxins e suportes que são diferentes do 4 e 6 cc.
Esterçar uma roda mais que a outra foi alinhamento, o braço Pittman não fica reto com as rodas retas, ele fica deslocado de lado.
No site já existiu troca de motor e jogaram o 4 cc muito para frente, dando problema no câmbio e radiador.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Barra direção
adpachec escreveu:Então...do motor pensei o do rubão que escreveu que raspa
No seu caso pode ter sido a troca dos coxins e suportes que são diferentes do 4 e 6 cc.
Esterçar uma roda mais que a outra foi alinhamento, o braço Pittman não fica reto com as rodas retas, ele fica deslocado de lado.
No site já existiu troca de motor e jogaram o 4 cc muito para frente, dando problema no câmbio e radiador.
Adpachec, o meu está com motor trocado...o bloco é de Silverado..será que tem a ver? A parte dos coxins se não me engano precisam ser adaptados nesse caso, acaba que não são iguais os originais..
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- Mensagem nº18
Re: Barra direção
Acredito que sim rubão, mas se não interfere deixe assim.
É correto descer no cofre o motor para marcar a correta posição dos suportes (as vezes escrevo coxins mas falo de todo o conjunto), tem gente que faz no "zóio" e não acho certo.
Se causar incômodo tente trocar a barra.
É correto descer no cofre o motor para marcar a correta posição dos suportes (as vezes escrevo coxins mas falo de todo o conjunto), tem gente que faz no "zóio" e não acho certo.
Se causar incômodo tente trocar a barra.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Barra direção
adpachec escreveu:Acredito que sim rubão, mas se não interfere deixe assim.
É correto descer no cofre o motor para marcar a correta posição dos suportes (as vezes escrevo coxins mas falo de todo o conjunto), tem gente que faz no "zóio" e não acho certo.
Se causar incômodo tente trocar a barra.
Incômodo não causa...meu receio era furar o cárter...mas acho difícil..
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- Mensagem nº20
Re: Barra direção
Boa tarde, senhores
Depois de um tempo sem mexer no opala, por problemas de saúde, voltei.
Desmontei o sistema de direção de direção e estou em dúvida em duas questões, a número 1 é que encontrei essa emenda entre o eixo que vem do volante e a caixa de direção, não devia vir direto numa só peça ? 2, se eu colocar a barra de direção curva vai dar certo ? Pois esta que está nele tem marcas de esmerilhamento justamente aonde está pegando no parafuso do carter, e parece que foi entortada a força.
Depois de um tempo sem mexer no opala, por problemas de saúde, voltei.
Desmontei o sistema de direção de direção e estou em dúvida em duas questões, a número 1 é que encontrei essa emenda entre o eixo que vem do volante e a caixa de direção, não devia vir direto numa só peça ? 2, se eu colocar a barra de direção curva vai dar certo ? Pois esta que está nele tem marcas de esmerilhamento justamente aonde está pegando no parafuso do carter, e parece que foi entortada a força.
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- Mensagem nº21
Re: Barra direção
Nos mais modernos a coluna de direção é telescópica para numa colisão ela não ir no peito do motorista.
A barra é curva, mas colocaram um 6cc, o motor pode ter se deslocado para trás, atritando com a barra.
A barra é curva, mas colocaram um 6cc, o motor pode ter se deslocado para trás, atritando com a barra.
Freeman50- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: Barra direção
adpachec escreveu:Nos mais modernos a coluna de direção é telescópica para numa colisão ela não ir no peito do motorista.
A barra é curva, mas colocaram um 6cc, o motor pode ter se deslocado para trás, atritando com a barra.
Então, quanto a isso, fico mais tranquilo...
Mas acho que a barra de direção correta é essa.. procede ?
https://cvadistribuidoradeautopeas.commercesuite.com.br/barra-de-direcao-do-opala-caravan-75-87-rosca-fina-10mm-nova-pr-272-335476.htm
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Barra direção
Pelo que sei o que muda nos modernos de 88 para cima é que são mais grossas e de maior rosca.
Acho que de porca 17 salta para 19 mm.
Acho que de porca 17 salta para 19 mm.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº24
Re: Barra direção
O setor de direção da foto é mecânico. Seu carro é um diplomata. Não tenho certeza se a direção mecânica podia vir de fábrica no diplomatas 1986, logo não sei se veio no carro quando saiu da fábrica. Mas sei que a barra de direção do 82 a 87 tem números GM diferentes para direção hidráulica e direção mecânica. E não sei se há diferença física entre as duas possibilidades de barra de direção. Uma das possibilidades da barra estar raspando é o que o adpachec disse sobre a troca de motor. Outra, é terem colocado a barra de direção dos 88 pra cima ou ainda terem colocado a barra para direção hidráulica dos 82 a 87.
Freeman50- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Barra direção
opala4cc escreveu:O setor de direção da foto é mecânico. Seu carro é um diplomata. Não tenho certeza se a direção mecânica podia vir de fábrica no diplomatas 1986, logo não sei se veio no carro quando saiu da fábrica. Mas sei que a barra de direção do 82 a 87 tem números GM diferentes para direção hidráulica e direção mecânica. E não sei se há diferença física entre as duas possibilidades de barra de direção. Uma das possibilidades da barra estar raspando é o que o adpachec disse sobre a troca de motor. Outra, é terem colocado a barra de direção dos 88 pra cima ou ainda terem colocado a barra para direção hidráulica dos 82 a 87.
Não é original a barra e sim uma adaptação, vou dar uma caçada nos desmanches da vida e vou ver se acho uma que de certo, estou aguardando o Caio, da ONV, me responder sobre a posição correta do motor. Obrigado
diplomata1985- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Barra direção
No caso do Rubão se for muito pouco que raspa da pra resolver com uma Arruela grande entre o coxim e a base. Uma arruela de 3 mm cada lado. Vai subir 3mm o motor sem comprometer em nada. Talvez pare de raspar.
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