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Instalação Cambio Clark 260F

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Pedrão B.
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Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Seg 10 Out - 21:31:15

Pessoal, como estou tirando o cambio automático do meu Diplomata e colocando um 260F nele, resolvi abrir esse tópico para ajudar os amigos que forem se enveredar por esses caminhos...

Bom, pra que não conhece esse é o Cambio Clark 260F:


Esse cambio equipou vários carros, tais como: C10/C20, F1000, Maverick, Dodge Dart e Charger.
Clark é o fabricante, hoje Eaton, 260 é o modelo e F é de Four ou seja quatro marchas.
Esse cambio existe também na versão 260T, que é o 3 marchas...

No meu caso, comprei um da C10/C20, pois além de ter o piloto certo pro motor do Opala, é mais acessível do que os usados na linha Dodge, sendo que o que os diferem é basicamente a relação das primeiras marchas.

- Capa Seca:


Ou usina o furo da moringa e re-fura a capa seca original do Opala e aproveita o sistema de embreagem original.



Ou usa uma capa seca da C20, porém tem que adaptar o garfo da embreagem, que é invertido do sistema do Opala.





No meu caso eu furei a capa seca da C20, soldei uma porca e usei o pino guia do Opala.

Outro detalhe é que tem que cortar as orelhas da capa seca, pois elas impedem a montagem do motor de partida do Opala.

- Suporte:


Talvez essa seja a parte mais complicada, que é acertar os suportes da carroceria com a travessa e com o coxim do cambio, e vou ficar devendo isso, pois por meu Opala ser automático, tanto os suportes de carroceria, quanto a travessa e o coxim, foram Plug&Play no 260F, tudo encaixou perfeitamente.

Conselho que dou: Quem quiser pegar um Opala para dar um Up na mecânica dele, usando um 260F, pegue um automático!

Isso me fez refletir, que os cambios usados pela GM na linha Opala foram sub-dimensionados para o carro, principalmente para os 6 cilindros.

- Alavanca do Cambio:


Este é outro ítem que demanda uma maior modificação no carro.
No caso do meu Diplomata que era automático, a alavanca do 260F ficou posicionada 80mm mais à frente do que a original.

O que vai fazer ela "sair" de dentro do porta objetos do console, que é algo que eu ainda não sei bem o que vou fazer com ele...


- Engate Rápido
Por se tratar de um cambio que tem um curso de alavanca muito grande, pedi para meu torneiro fazer algumas modificações a fim de diminuir o curso dela, igual esse sistema da foto, sendo que existe o mesmo pronto à venda no Mercado Livre.



- Embreagem:



Como o 260F tem 10 estrias no eixo piloto, e a maioria dos Opala possuem 14, resolvi usar o Disco de Embreagem da C10, que tem 10" e o Platô dos Opalas 89> que também possuem as 10".

- Cardan:


O 260F usa uma cruzeta maior do que a original do Opala, a 5-153X, que é usada nas C10, F1000, Jeep Willys, Kombi, etc.
Pode se fazer uma adaptação no cardan original do Opala, colocando um garfo compatível com essa cruzeta.
Mas como eu estou colocando um Dana 44(assunto para outro tópico, OK?) que usa a mesma cruzeta vou fazer um cardan inteiro novo.

- Velocimetro:


Apesar de a distância do pinhão do velocimetro do 260F ser igual a do TH180(Automatic3), a posição dele é bem diferente, ele fica apontado para o túnel, e isso torna praticamente impossível a montagem do cabo.
Ainda não resolvi esse abacaxi, mas creio que aquele redutores 90° resolvam isso.




Pistão aprovou o serviço!

Bom pessoal, espero pode ajudar a quem for fazer essa modificação no Opala/Caravan.

Fiquem à vontade para perguntar, criticar, elogiar, etc!

[]'s


Última edição por Pedrão B. em Qui 17 Nov - 5:49:24, editado 1 vez(es)


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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Rubão6cc em Seg 10 Out - 22:16:52

Muito bom Pedrão


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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Seg 10 Out - 22:18:13

Rubão6cc escreveu:Muito bom Pedrão

Obrigado Rubão!!!

[]'s


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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por marcusvb em Seg 10 Out - 23:39:59

Você tem ideia de até quanto em termos básicos esse câmbio consegue tocar? Tipo uso soviético, civilizado...

FabioM
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por FabioM em Ter 11 Out - 7:35:05

Show Pedrão, serviço de primeira em. Uma dúvida, porque tirou o automático? Por acaso você tem uma foto da ponta do vira, onde acopla o conversor? Dizem que é diferente do manual, queria conferir no meu, quero montar automático.

Pedrão B.
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Ter 11 Out - 12:17:17

marcusvb escreveu:Você tem ideia de até quanto em termos básicos esse câmbio consegue tocar? Tipo uso soviético, civilizado...

Marcus, se comenta em 300/400cv ele original.
Já um forjado Recuperg, por exemplo, suporta o dobro...
MAs em valores reais, não sei dizer.
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Pedrão B.
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Ter 11 Out - 12:33:52

FabioM escreveu:Show Pedrão, serviço de primeira em. Uma dúvida, porque tirou o automático? Por acaso você tem uma foto da ponta do vira, onde acopla o conversor? Dizem que é diferente do manual, queria conferir no meu, quero montar automático.

Obrigado Fabio!

Então, tirei o automático porque o conserto ia ficar mais do que paguei no carro, e como já tinha planos de "mexer" no motor dele, parti pra um sistema de transmissão robusto.

Vou tirar fotos do vira, pois na verdade o vira que eu montei não era o dele.
O original dele, comeu aquele mancal de encosto, que trabalha com a última bronzina.
Um fato muito estranho para um carro automático e com motor STD.

[]'s


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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Paulo Corso em Ter 11 Out - 14:33:43

Parabéns Pedrão. Ficou bom hein. Uma pena que saiu o automatic.


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Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Ter 11 Out - 15:18:51

Paulo Corso escreveu:Parabéns Pedrão. Ficou bom hein. Uma pena que saiu o automatic.

Obrigado Paulo!

O emblema vai continuar na tampa traseira para pegar os desavisados desprevenidos!
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 11 Out - 16:01:59

Beleza de trampo.
Parabéns.

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Ter 11 Out - 17:35:20

tcheco 8687 escreveu:Beleza de trampo.
Parabéns.

Obrigado Tcheco!!!
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por tagliaferro em Ter 11 Out - 19:54:22

Parabéns Pedrão, show de bola!

Ficou bem clara a explicação para a troca.

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Ter 11 Out - 20:06:53

tagliaferro escreveu:Parabéns Pedrão, show de bola!

Ficou bem clara a explicação para a troca.

Obrigado tagliaferro!
Que bom que ficou claro!

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 11 Out - 20:20:31

Pedrão B. escreveu:
Paulo Corso escreveu:Parabéns Pedrão. Ficou bom hein. Uma pena que saiu o automatic.

Obrigado Paulo!

O emblema vai continuar na tampa traseira para pegar os desavisados desprevenidos!
[]'s


mizeraaaavi!!!!!!



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcos Adriano
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 11 Out - 20:21:29

otimo topico pedronis!!

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Ter 11 Out - 22:05:30

Marcos Adriano escreveu:
Pedrão B. escreveu:

Obrigado Paulo!

O emblema vai continuar na tampa traseira para pegar os desavisados desprevenidos!
[]'s


mizeraaaavi!!!!!!






kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
[]'s


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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Ter 11 Out - 22:06:10

Marcos Adriano escreveu:otimo topico pedronis!!

Obrigado Marquinho!
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Diplo87 em Qua 12 Out - 7:30:34

Belo serviço Pedrão, mas e o cabo do velocímetro como voce fez?

Marcos Adriano
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 12 Out - 7:40:19

Diplo87 escreveu:Belo serviço Pedrão, mas e o cabo do velocímetro como voce fez?


acho q ele ainda nao resolveu....

porem creio q daria pra fazer um buraco no tunel e passar o cabo por dentro e levar ele ate o painel por debaixo do carpete

é uma ideia



outra coisa:

o pinhao e a coroa q vao no 260f sao iguais do opala? se ambos tiver mais ou menos dentes vai marcar errado nao é?

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Qua 12 Out - 7:49:36

Obrigado Diplo87!

Como o Marcos disse, eu ainda não resolvi.
Mas pretendo usar um redutor 90º dos 91/92.

Marcos, realmente o pinhão e a engrenagem são diferentes, pois são acertadas pra relação de diferencial da pickup.
Mas isso eu vou corrigir posteriormente!

[]'s


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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Diplo87 em Qui 13 Out - 17:58:26

Fala Pedrão,

Legal, depois coloca as fotos de como ficou com o redutor.

Abraço.

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Qui 13 Out - 18:09:33

Diplo87 escreveu:Fala Pedrão,

Legal, depois coloca as fotos de como ficou com o redutor.

Abraço.

Opa, colocarei sim!
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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por diplomata1985 em Sex 14 Out - 9:29:54

Parabéns Pedrão! Ficou show!
Já é uma ideia do que poderei fazer cado o meu Diplo 85 automático (TH180) venha a encher o saco.

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por leonardo opaleiro em Sex 14 Out - 13:48:22

Show de bola Pedrão, mas pq vc não foi atras de um 5 marchas?

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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Sex 14 Out - 17:27:23

diplomata1985 escreveu: Parabéns Pedrão! Ficou show!
Já é uma ideia do que poderei fazer cado o meu Diplo 85 automático (TH180) venha a encher o saco.

Obrigado!

Sai TH180, entra 260F!
Fácil, fácil!

[]'s


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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Pedrão B. em Sex 14 Out - 17:28:11

leonardo opaleiro escreveu:Show de bola Pedrão, mas pq vc não foi atras de um 5 marchas?

Obrigado!!!

Mas de qual 5 marchas fala?

[]'s


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Re: Instalação Cambio Clark 260F

Mensagem por Rubão6cc em Sex 14 Out - 18:15:33

Pedrão B. escreveu:
leonardo opaleiro escreveu:Show de bola Pedrão, mas pq vc não foi atras de um 5 marchas?

Obrigado!!!

Mas de qual 5 marchas fala?

[]'s

O léo é piradinho, um cadelo....liga não..


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