Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Bob Sharp, já ouviram falar?
Hoje à(s) 6:47:20 por joaoc

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 6:12:53 por joaoc

» buchas do tirante duvidas
Hoje à(s) 5:42:07 por evandro santana

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Ontem à(s) 21:38:27 por Hainra

» Farol de milha CIBIE
Ontem à(s) 21:26:47 por adpachec

» Opala Drift ?
Ontem à(s) 19:26:32 por Shadow90

» Tamanho das rodas - Afeta Desempenho ?
Ontem à(s) 19:03:36 por Shadow90

» Alguém Conhece " Casa da Opala em Limeira - SP"
Ontem à(s) 18:40:27 por Fabio9437

» Peças para Diplomata 91
Ontem à(s) 17:49:10 por joaoc

Quem está conectado

53 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 52 Visitantes :: 2 Motores de busca

rafaelopalaleiro


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Diferenças Cabeçote 151 e 153

Compartilhe

Public Enemy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4
Localização : Campinas-sp
Data de inscrição : 16/10/2016

Diferenças Cabeçote 151 e 153

Mensagem por Public Enemy em Qua 19 Out - 12:22:40

Boa Tarde!
Eu tenho lido bastante sobre preparação do 151 e até mesmo de elevar a cilindrada do 2.5 para o 3.0L
Porem, vi o Bandit, falar bastante sobre o cabeçote do 153" mas não achei em lugar nenhuma alguma explicativa de qual a diferença, oq é melhor/pior entre eles e como saber qual é!

Se puderem ajudar... cheers What a Face

Att

Tonho_RS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 825
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011

Re: Diferenças Cabeçote 151 e 153

Mensagem por Tonho_RS em Qua 19 Out - 14:34:38

Amigo, do pouco conhecimento que eu tenho, posso lhe dizer que a maior - e mais importante - diferença entre os cabeçotes do 151 e do 153 são os dutos de admissão siameses.

Mas o que são dutos siameses? O nome é auto explicativo, mas para exemplificar, duto de admissão siamês é quando um só duto alimenta dois cilindros distintos, ou seja, não há um duto para cada cilindro. Veja nas fotos.

Cabeçote 153, dutos de admissão siameses:



Cabeçote 151, dutos de admissão individuais:



O que eu imagino que o Bandit falou sobre a vantagem do cabeçote do 153 é que pela construção dos dutos siameses eles geram um maior CFM (maior espaço para o fluxo), ainda mais depois de um trabalho de preparação no cabeçote (polimento, equalização de dutos, lump ports, etc). Lembrando que todos os cabeçotes do motor 6 cilindros tem os dutos de admissão siâmeses.
A desvantagem desse cabeçote é que não se pode instalar injeção eletrônica multiponto com os bicos sobre as válvulas, pois assim - explicando a grosso modo - um cilindro iria roubar a mistura do outro, o motor funciona, mas não trabalha de modo ideal.

Exemplo de cabeçotes preparados com lump ports:

6 cilindros:



4 cilindros:



Apenas quero ressaltar que esse tipo de preocupação com ganhos de CFM no cabeçote 153 não importam tanto para carros de rua, até porque o que vale é todo o conjunto da obra, creio eu que um trabalho básico num cabeçote chegue fácil aos R$ 2.000,00 e um trabalho completo com lump ports deve ultrapassar os R$ 5.000,00.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4992
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Diferenças Cabeçote 151 e 153

Mensagem por adpachec em Qua 19 Out - 15:38:32


Public Enemy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4
Localização : Campinas-sp
Data de inscrição : 16/10/2016

Re: Diferenças Cabeçote 151 e 153

Mensagem por Public Enemy em Dom 23 Out - 20:10:53

Tonho_RS escreveu:Amigo, do pouco conhecimento que eu tenho, posso lhe dizer que a maior - e mais importante - diferença entre os cabeçotes do 151 e do 153 são os dutos de admissão siameses.

Mas o que são dutos siameses? O nome é auto explicativo, mas para exemplificar, duto de admissão siamês é quando um só duto alimenta dois cilindros distintos, ou seja, não há um duto para cada cilindro. Veja nas fotos.

Cabeçote 153, dutos de admissão siameses:



Cabeçote 151, dutos de admissão individuais:



O que eu imagino que o Bandit falou sobre a vantagem do cabeçote do 153 é que pela construção dos dutos siameses eles geram um maior CFM (maior espaço para o fluxo), ainda mais depois de um trabalho de preparação no cabeçote (polimento, equalização de dutos, lump ports, etc). Lembrando que todos os cabeçotes do motor 6 cilindros tem os dutos de admissão siâmeses.
A desvantagem desse cabeçote é que não se pode instalar injeção eletrônica multiponto com os bicos sobre as válvulas, pois assim - explicando a grosso modo - um cilindro iria roubar a mistura do outro, o motor funciona, mas não trabalha de modo ideal.

Exemplo de cabeçotes preparados com lump ports:

6 cilindros:



4 cilindros:



Apenas quero ressaltar que esse tipo de preocupação com ganhos de CFM no cabeçote 153 não importam tanto para carros de rua, até porque o que vale é todo o conjunto da obra, creio eu que um trabalho básico num cabeçote chegue fácil aos R$ 2.000,00 e um trabalho completo com lump ports deve ultrapassar os R$ 5.000,00.

Belesma, eu consegui um cabeçote 153 e comparei com o meu 151, e a olho é o duto individual no 151...
Valeu pela explicativa!
AbraX

Conteúdo patrocinado

Re: Diferenças Cabeçote 151 e 153

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:15:05


    Data/hora atual: Dom 4 Dez - 7:15:04