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Marcos Adriano
opala4cc
OPAUTIC
7 participantes
Tucho Opala - Retífica e Travamento
OPAUTIC- Opaleiro
- Número de Mensagens : 206
Localização : CAMPO GRANDE-MS
Modelo do carro : Caravan 88 Comodoro 4.1 w40 Aspro
Opala 80 6cyl turbo Pandoo Power Injetc Auto Avionics .70
Cilindros : 4.1 + 4.1
Data de inscrição : 01/12/2014
- Mensagem nº1
Tucho Opala - Retífica e Travamento
muitos nao sabem disso!!!
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7159
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº2
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
OPAUTIC escreveu:
muitos nao sabem disso!!!
É, eu achei bem interessante. Não sabia que havia máquina para retificar tucho. Mas é importante lembrar que o assento do tucho não é a única parte do tucho que sofre desgaste. Também há desgaste em outras partes internas do tucho:
A superfície interna "A", a superfície externa "B", a mola "C" cansa bem como a molinha dentro de "D" também. Aliás, são esses desgastes que fazem com que o tucho não envie mais óleo suficiente para a parte alta do motor, por dentro da vareta.
A retífica descrita apenas evita o desgaste prematuro nos cames do novo comando de válvulas.
OPAUTIC- Opaleiro
- Número de Mensagens : 206
Localização : CAMPO GRANDE-MS
Modelo do carro : Caravan 88 Comodoro 4.1 w40 Aspro
Opala 80 6cyl turbo Pandoo Power Injetc Auto Avionics .70
Cilindros : 4.1 + 4.1
Data de inscrição : 01/12/2014
- Mensagem nº3
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
opala4cc escreveu:OPAUTIC escreveu:
muitos nao sabem disso!!!
É, eu achei bem interessante. Não sabia que havia máquina para retificar tucho. Mas é importante lembrar que o assento do tucho não é a única parte do tucho que sofre desgaste. Também há desgaste em outras partes internas do tucho:
A superfície interna "A", a superfície externa "B", a mola "C" cansa bem como a molinha dentro de "D" também. Aliás, são esses desgastes que fazem com que o tucho não envie mais óleo suficiente para a parte alta do motor, por dentro da vareta.
A retífica descrita apenas evita o desgaste prematuro nos cames do novo comando de válvulas.
hum... interessante isso não sabia disso não
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº4
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
fiquei na espectativa de ver ele fazendo a retifica ou o travamento correto dos tuchos
mas foi interessante saber disso...eu quase travei meu tuchos uma vez...ia fazer com uma esfera.....talvez a pressao o oleo ia pro beleleu
mas foi interessante saber disso...eu quase travei meu tuchos uma vez...ia fazer com uma esfera.....talvez a pressao o oleo ia pro beleleu
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7159
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº5
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
Marcos Adriano escreveu:fiquei na espectativa de ver ele fazendo a retifica ou o travamento correto dos tuchos
mas foi interessante saber disso...eu quase travei meu tuchos uma vez...ia fazer com uma esfera.....talvez a pressao o oleo ia pro beleleu
Eu bem que gostaria que a retífica de tucho mostrada no vídeo fosse suficiente. Mas nem tudo é dinheiro perdido nos tuchos antigos: coloque uma argolinha com uma correntinha ligando ao topo do tucho e venda como um chaveirinho-tucho, por uns 25 reais cada. Já dá quase o preço de um tucho NOVO:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-818140313-tucho-motor-hidraulico-opala-1969-a-1992-thd00136-_JM
Tem algo errado aí, né? Porque tem chaveirinho no mercadolivre que custa isso... e tucho, quase isso!
fastback- Opaleiro
- Número de Mensagens : 394
Idade : 38
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº6
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
Pessoal, alguém tem idéia de como essa retífica é feita?
Falando exclusivamente da retífica, não seria apenas fazer esse "abaulamento" do tucho, removendo o desgaste?
Falando exclusivamente da retífica, não seria apenas fazer esse "abaulamento" do tucho, removendo o desgaste?
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº7
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
Pela amor de Deus .....
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
Idade : 42
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012
- Mensagem nº8
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
opala4cc escreveu:
Não sabia que havia máquina para retificar tucho.
Que eu saiba não existe... tem a gambiarra né... o cara é quebrado e não quer gastar com tucho daí se faz esse paliativo, que não dura muito...
Na época que eu trabalhava em retífica, quando não tinha acordo com o cliente, inclusive ele sabendo que a partir dali não tinha mais garantia, fazia-se na mão, no olho, utilizando-se a lateral do rebolo de retificar virabrequim.
fastback- Opaleiro
- Número de Mensagens : 394
Idade : 38
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº9
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
Parece que existe uma pedra específica pra esse tipo de serviço, tipo pedra de esmeril mesmo. Ai se coloca numa máquina semelhantea um torno, ou uma ferramenta acoplada ao torno que não vibre e ai o serviço é feito. Um amigo do meu pai fazia esse tipo de serviço. Eu particularmente nunca vi.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8146
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº10
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
Retificar significa arrumar, concertar, endireitar.
Retifica na retificadora eu conheço das pastilhas de tuchos do motor AP.
No Opala retifica deve significar limpeza, ajuste e montagem dos tuchos.
A retificação em máquinas se usa um REBOLO onde o debaste ou acabamento depende da granulação do rebolo, quanto mais fino a granulação melhor no acabamento.
Retifica na retificadora eu conheço das pastilhas de tuchos do motor AP.
No Opala retifica deve significar limpeza, ajuste e montagem dos tuchos.
A retificação em máquinas se usa um REBOLO onde o debaste ou acabamento depende da granulação do rebolo, quanto mais fino a granulação melhor no acabamento.
OPAUTIC- Opaleiro
- Número de Mensagens : 206
Localização : CAMPO GRANDE-MS
Modelo do carro : Caravan 88 Comodoro 4.1 w40 Aspro
Opala 80 6cyl turbo Pandoo Power Injetc Auto Avionics .70
Cilindros : 4.1 + 4.1
Data de inscrição : 01/12/2014
- Mensagem nº11
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
BANDIT escreveu:Pela amor de Deus .....
????
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
Idade : 42
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012
- Mensagem nº12
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
fastback escreveu:Parece que existe uma pedra específica pra esse tipo de serviço, tipo pedra de esmeril mesmo. Ai se coloca numa máquina semelhantea um torno, ou uma ferramenta acoplada ao torno que não vibre e ai o serviço é feito. Um amigo do meu pai fazia esse tipo de serviço. Eu particularmente nunca vi.
Pode ser a mesma máquina que faz o "pé" das válvulas... acho que feito na mão fica melhor kkkkkkkkkk
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
Idade : 42
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012
- Mensagem nº13
Re: Tucho Opala - Retífica e Travamento
adpachec escreveu:
Retifica na retificadora eu conheço das pastilhas de tuchos do motor AP.
Gambiarra! Pastilhas de AP não se retifica, se troca... elas variam a espessura de 0,05 em 0,05 mm
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Ontem à(s) 16:08:24 por opala4cc
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