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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

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10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Qua 11 Jan - 20:48:29

http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/10-verdades-sobre-o-opala-que-os-opaleiros-ignoram/

1. Opala sem ferrugem não é Opala
Bastava a TV anunciar que vinha chuva pela frente e a lataria começava a enferrujar – sem sair da garagem. Os pontos fracos eram as caixas de roda, para-lamas e na parede corta-fogo.

2. Coração partido
As longarinas pareciam ser subdimensionadas, pois surgiam trincas nos pontos de maior tensão, como no cofre do motor. O problema jamais seria solucionado enquanto o carro esteve em produção.

3. Novo, porém velho
Era uma maravilha motorizada em 1969, quando foi lançado. Mas, naquele ano, já utilizava um motor antigo. O propulsor de quatro cilindros era uma adaptação do bloco utilizado pela marca desde… 1929!

4. Acessório obrigatório, mas opcional
Para andar rápido em linha reta, o Opala precisava de um acessório não encontrado em concessionárias: sacos de areia. O truque dava mais tração e estabilidade ao eixo traseiro.

5. Vida própria
Poucos carros saem tanto de traseira como o Opala. Até as empilhadeiras equipadas com o motorzão do Chevrolet adotam o mesmo comportamento (estamos provocando, ok?).

6. Abre-te, Sésamo
As fechaduras do Opala eram bem ruins. Qualquer chave comum abria as portas, desde que quem tentasse fizesse com jeitinho. Também havia as que quebravam por dentro. E aí era o contrário: a porta não abria mais.

7. Pedágio urbano
Qualquer Opalão (mesmo os bem conservados) é parado em todas as blitze da polícia. Ponto.

8. Pronto para a festa
A versão SS de quatro cilindros era só uma maquiagem estética. De esportivo só tinha a aparência.

9. Gorducho
Não era um carro leve e as buchas da suspensão não davam conta. No caso do motor seis-cilindros, então, era bom ter um estoque da peça. As bandejas também mereciam cuidado extra.

10. Piscina olímpica
Ter um Opala significava acumular mais lavagens grátis do que o necessário. Isso porque o carro era beberrão como só ele. E dava para nadar no tanque: o Diplomata comportava 91 litros.



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Tudooo verdade Laughing


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Qua 11 Jan - 21:20:44

Concordo mas acho que isso se resumia a 99% dos carros nacionais nas décadas de 60, 70,80 infelizmente as melhores mudanças vieram a partir de 90
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Figueiredo em Qua 11 Jan - 21:50:01

Rindo pra cassete aqui!! KKKKKKKK
Só não consigo concordar  com os itens  4 e 5...nesse ponto estou com meus tios que corriam no autódromo e  Bob Sharp,que sempre disseram que sentiam o Opala sair era de frente!
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Daniel - Comodoro 1980 em Qui 12 Jan - 5:44:36

Só besteira...

Como que os caras não põe na lista: motor fervendo e trambulador que encavala? clown clown clown


Abre-te Sésamo foi foda kkkkkkkkkkkkk
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Bernard.Marx em Qui 12 Jan - 5:57:03

Muito bom, mas a parte "Abre-te, Sésamo" era meio, muito comum a época. O Fusca com qq chave ou pedaço de arrame tu abre.
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O SS quatro cilindros era só maquiagem, mas que maquiagem linda. Para mim o SS mais bonito, depois do quatro portas, é com certeza o SS quatro cilindros 1974.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Pedrão B. em Qui 12 Jan - 6:44:46

Daniel - Comodoro 1980 escreveu:Só besteira...

Como que os caras não põe na lista: motor fervendo e trambulador que encavala? clown clown clown


Abre-te Sésamo foi foda kkkkkkkkkkkkk

Opala não tem costume de ferver, isso é coisa do Maverick 302.
E trambulador que encavala é falta de manutenção.

E a matéria fala sobre os erros de nascença(projeto) do Opala.

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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Pedrão B. em Qui 12 Jan - 6:54:20

Em termos gerais concordo com a matéria, mas acho que tem muito clichê, pois o Opala é um carro que está em evidência nos últimos tempos, e com as redes sociais as lendas urbanas sobre o carro ganham eco, e a revista decadente se aproveita disso...

Por exemplo, meu Dodge Dart tem tanque de 107 litros, que ao que consta é o maior tanque dos nacionais de passeio, pois o do Galaxie tem 105.
Tanque grande antigamente era questão de se poder viajar de final de semana com a família e poder voltar, pois os postos fechavam...lembro do galão vermelho que meu Pai levava na Belina dele...

É como o Laércio bem falou, essa era a realidade de quase todos os carros, salvo as particularidades exclusivas do Opala, que como eu sempre falo, o Opala não nasceu pra ser 6 cilindros.

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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Qui 12 Jan - 7:50:39

Fiquei encucado com o item 7. Opala chama mesmo atenção da polícia (até porque os pms gostam muito porque já utilizaram)...até lembro de uma vez que parei num posto e tinha uma viatura lá, um dos Pms passou perto e fez algum comentário, não me lembro, então pousou a mão na tampa do porta-malas a abriu um sorriso, como  se demostrasse carinho pelo carro.
Não é bem assim que param em toda blitz, eu já passei várias vezes e não fui parado, eles ficam encarando sim..acho que depende do estado de conservação do carro e da cara do cidadão que está no volante.


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por francisco6>8 em Qui 12 Jan - 8:27:47

Já passei por situações em que se o item 7 fosse verídico, os PM's teriam descido da viatura com o fuzil apontado pra minha testa.
Acho que essa história de "carro de bandido" já foi... Hoje é só "mais um carro velho".
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por LucasPiologo em Qui 12 Jan - 8:28:54

O texto é bem legal !

Eu nunca fui parado de opala em blitz ou por qualquer policia, agora de gol já fui parado diversas vezes !.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Qui 12 Jan - 8:58:10

francisco6>8 escreveu:Já passei por situações em que se o item 7 fosse verídico, os PM's teriam descido da viatura com o fuzil apontado pra minha testa.
Acho que essa história de "carro de bandido" já foi... Hoje é só "mais um carro velho".

Já foi mas essa fama resiste ainda


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Tonho_RS em Qui 12 Jan - 13:45:11

Falaram os editores que nem carro devem ter, e se alguém lá for dono de carro, deve ser um milzão decadente.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Figueiredo em Qui 12 Jan - 19:44:51

Rubão6cc escreveu:Fiquei encucado com o item 7. Opala chama mesmo atenção da polícia (até porque os pms gostam muito porque já utilizaram)...até lembro de uma vez que parei num posto e tinha uma viatura lá, um dos Pms passou perto e fez algum comentário, não me lembro, então pousou a mão na tampa do porta-malas a abriu um sorriso, como  se demostrasse carinho pelo carro.
Não é bem assim que param em toda blitz, eu já passei várias vezes e não fui parado, eles ficam encarando sim..acho que depende do estado de conservação do carro e da cara do cidadão que está no volante.

História interessante,também não tinha concordado,mas como achei que fosse coisa de regionalismo,preferi não comentar,de qualquer forma,já aconteceu algo parecido comigo em um posto,os oficiais pediram para olhar o carro e ainda tiraram foto.rsrsrsrs
E uma única que um Sgt da PRF me parou especificamente para perguntar se eu não sabia de um para vender...rsrsrs
Agora,se sujeito aparecer com um Pálio,Gol,Corsa ou outra coisa parecida de qualquer ano rebaixado e pra priorar ,com película no vidro,pode separar uns bons 30 minutos ida e volta! KKKKKK E com razão!!KKKKK
Abração


Última edição por Figueiredo em Sex 13 Jan - 8:07:09, editado 1 vez(es)
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por morrison em Sex 13 Jan - 5:59:43

Rubão6cc escreveu:Fiquei encucado com o item 7. Opala chama mesmo atenção da polícia (até porque os pms gostam muito porque já utilizaram)...até lembro de uma vez que parei num posto e tinha uma viatura lá, um dos Pms passou perto e fez algum comentário, não me lembro, então pousou a mão na tampa do porta-malas a abriu um sorriso, como  se demostrasse carinho pelo carro.
Não é bem assim que param em toda blitz, eu já passei várias vezes e não fui parado, eles ficam encarando sim..acho que depende do estado de conservação do carro e da cara do cidadão que está no volante.



7. Pedágio urbano
Qualquer Opalão (mesmo os bem conservados) é parado em todas as blitze da polícia. Ponto.



acho essa a pior.


tenho opala ha dez anos, já tive original de tudo e até rebaixado e sem escape, só no 6x2 e NUNCA me pararam, e já passei por varios.
uma vez uma policial me deu um susto, me pegou fazendo um borrachão e puxou caneta e papel, achei que tinha me multado, já pensei que era por direção perigosa, aqueles 1900 mangos, mas só me deu um susto mesmo
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por diplomata1985 em Sex 13 Jan - 6:54:33

Pedrão B. escreveu:
Daniel - Comodoro 1980 escreveu:Só besteira...

Como que os caras não põe na lista: motor fervendo e trambulador que encavala? clown clown clown


Abre-te Sésamo foi foda kkkkkkkkkkkkk

Opala não tem costume de ferver, isso é coisa do Maverick 302.
E trambulador que encavala é falta de manutenção.

E a matéria fala sobre os erros de nascença(projeto) do Opala.

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Concordo com o Pedrão.
O 302 é que tem fama de ferver. Mas isso é fato. Ferve mesmo.

Apesar dos defeitos "crônicos" do opala que todos sabemos ninguém vai deixar de gostar.

Mas me parece que a matéria foi escrita por algum entusiasta de outra marca que não sabe respeitar outras marcas e modelos. Na minha opinião faltou um pouco de bom senso.

Também não acharia bacana falarem mal do Maverick, do Dodge ou de qualquer outro antigo.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por allantomazi em Sex 13 Jan - 7:14:42


Mesmo com essas falhas, opala é opala.
mas o texto é para divertir. desconheço algum carro sem erro de projeto (que tiveram uma vida tão longa quanto nossos classicos).

Abraço
Tomazi
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sex 13 Jan - 9:42:30

allantomazi escreveu:
Mesmo com essas falhas, opala é opala.
mas o texto é para divertir. desconheço algum carro sem erro de projeto (que tiveram uma vida tão longa quanto nossos classicos).

Abraço
Tomazi

Exato...apesar de alguns não terem gostado do texto ele foi feito pra ser sarcástico e passar alguns defeitos do Opala, alguns a gente pode até discordar mas no geral os defeitos apontados existem.


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Adriano 6cc em Sex 13 Jan - 10:24:18

Sim tudo o q foi falado acaba sendo verdade, mais faze o que se nos o amamos com todos os defeitos e qualidades dele. Mas isso nao era so problemas do opala quem conhece carro antigo sabe q todos tem esses probleminhas.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sex 13 Jan - 11:16:18

Adriano 6cc escreveu:Sim tudo o q foi falado acaba sendo verdade, mais faze o que se nos o amamos com todos os defeitos e qualidades dele. Mas isso nao era so problemas do opala quem conhece carro antigo sabe q todos tem esses probleminhas.

Sim, todo carro tem os seus defeitos..o Opala tem alguns crônicos que a GM nunca resolveu...pra mim o pior deles é o problema com as longarinas, mas amamos o carro mesmo assim,  tanto é que ele foi até 92 e vendendo bem!


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Adriano 6cc em Sex 13 Jan - 11:27:06

Eu acho q o problemas da longarinas é mais por falta de zelo do dono por nao usar e trocar os embuxamento do agregado. Mais tambem poderia ser melhorado pela GM na trajetoria do opala
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Black em Sex 13 Jan - 11:44:24

Concordo, inclusive com o 7º

Não por que no passado era carro de bandido e ainda tenham esse pensamento, mas é que a probabilidade do motorista ser um infrator ou estar com o carro adulterado é grande, a maioria dos que andam de Opala tem o motor modificado e tem o costume de escapar a embreagem entre outras manobras perigosas.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sex 13 Jan - 12:58:10

Adriano 6cc escreveu:Eu acho q o problemas da longarinas é mais por falta de zelo do dono por nao usar e trocar os embuxamento do agregado. Mais tambem poderia ser melhorado pela GM na trajetoria do opala

De maneira nenhuma, a carroceria do Opala (projeto europeu) não foi concebida pra usar um motor tão pesado como o 6 cc..até mesmo o 4 cc...então a GM deveria ter reforçado de alguma forma as longarinas desde o início do projeto para que as trincas fossem evitadas.
Mesmo em carros bem conservados e com manutenção adequada esse problema pode surgir..mesma coisa abrir o agregado, não tem jeito com o tempo ele abre mesmo por causa do peso do motor. Outro ponto que deveria ter sido pensado pela GM.


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Black em Sex 13 Jan - 13:07:31

Rubão6cc escreveu:
Adriano 6cc escreveu:Eu acho q o problemas da longarinas é mais por falta de zelo do dono por nao usar e trocar os embuxamento do agregado. Mais tambem poderia ser melhorado pela GM na trajetoria do opala

De maneira nenhuma, a carroceria do Opala (projeto europeu) não foi concebida pra usar um motor tão pesado como o 6 cc..até mesmo o 4 cc...então a GM deveria ter reforçado de alguma forma as longarinas desde o início do projeto para que as trincas fossem evitadas.
Mesmo em carros bem conservados e com manutenção adequada esse problema pode surgir..mesma coisa abrir o agregado, não tem jeito com o tempo ele abre mesmo por causa do peso do motor. Outro ponto que deveria ter sido pensado pela GM.


Tanto que o agregado do 4 cil é igual do 6 cil, alterando apenas o suporte.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Pedrão B. em Sex 13 Jan - 13:24:32

Rubão6cc escreveu:
Adriano 6cc escreveu:Eu acho q o problemas da longarinas é mais por falta de zelo do dono por nao usar e trocar os embuxamento do agregado. Mais tambem poderia ser melhorado pela GM na trajetoria do opala

De maneira nenhuma, a carroceria do Opala (projeto europeu) não foi concebida pra usar um motor tão pesado como o 6 cc..até mesmo o 4 cc...então a GM deveria ter reforçado de alguma forma as longarinas desde o início do projeto para que as trincas fossem evitadas.
Mesmo em carros bem conservados e com manutenção adequada esse problema pode surgir..mesma coisa abrir o agregado, não tem jeito com o tempo ele abre mesmo por causa do peso do motor. Outro ponto que deveria ter sido pensado pela GM.

Fato!

Meus dois Opalas que possuo atualmente, é o 74 4 cilindros e o 85 6 cilindros, ambos são carros de procedência.
O Diplomata que é 11 anos mais novo que o Especial, tem trinca na longarina.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Adriano 6cc em Sex 13 Jan - 13:30:26

Rubão6cc escreveu:
Adriano 6cc escreveu:Eu acho q o problemas da longarinas é mais por falta de zelo do dono por nao usar e trocar os embuxamento do agregado. Mais tambem poderia ser melhorado pela GM na trajetoria do opala

De maneira nenhuma, a carroceria do Opala (projeto europeu) não foi concebida pra usar um motor tão pesado como o 6 cc..até mesmo o 4 cc...então a GM deveria ter reforçado de alguma forma as longarinas desde o início do projeto para que as trincas fossem evitadas.
Mesmo em carros bem conservados e com manutenção adequada esse problema pode surgir..mesma coisa abrir o agregado, não tem jeito com o tempo ele abre mesmo por causa do peso do motor. Outro ponto que deveria ter sido pensado pela GM.
Sim ate pq o motor usado pelo opel  era diferente mais leve, os engenheiros deverian ter visto esse ponto fragil do opala, mas lembrando qye antigamente tinha pra vender as longarinas coisa q hj ja nao se encontra
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Adriano 6cc em Sex 13 Jan - 13:33:07

Rubão6cc escreveu:
Adriano 6cc escreveu:Eu acho q o problemas da longarinas é mais por falta de zelo do dono por nao usar e trocar os embuxamento do agregado. Mais tambem poderia ser melhorado pela GM na trajetoria do opala

De maneira nenhuma, a carroceria do Opala (projeto europeu) não foi concebida pra usar um motor tão pesado como o 6 cc..até mesmo o 4 cc...então a GM deveria ter reforçado de alguma forma as longarinas desde o início do projeto para que as trincas fossem evitadas.
Mesmo em carros bem conservados e com manutenção adequada esse problema pode surgir..mesma coisa abrir o agregado, não tem jeito com o tempo ele abre mesmo por causa do peso do motor. Outro ponto que deveria ter sido pensado pela GM.
Sim ate pq o motor usado pelo opel  era diferente mais leve, os engenheiros deverian ter visto esse ponto fragil do opala, mas lembrando qye antigamente tinha pra vender as longarinas coisa q hj ja nao se encontra
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sex 13 Jan - 13:33:29

Pedrão B. escreveu:
Rubão6cc escreveu:

De maneira nenhuma, a carroceria do Opala (projeto europeu) não foi concebida pra usar um motor tão pesado como o 6 cc..até mesmo o 4 cc...então a GM deveria ter reforçado de alguma forma as longarinas desde o início do projeto para que as trincas fossem evitadas.
Mesmo em carros bem conservados e com manutenção adequada esse problema pode surgir..mesma coisa abrir o agregado, não tem jeito com o tempo ele abre mesmo por causa do peso do motor. Outro ponto que deveria ter sido pensado pela GM.

Fato!

Meus dois Opalas que possuo atualmente, é o 74 4 cilindros e o 85 6 cilindros, ambos são carros de procedência.
O Diplomata que é 11 anos mais novo que o Especial, tem trinca na longarina.
[]'s

Eu tive sorte com essa temática porque o meu está em ordem...já tive 1001 problemas com ele mas nada relativo á longarina.


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Adriano 6cc em Sex 13 Jan - 13:37:35

Quem tinha bastante problemas com longarinas eram os carros da policia,a maioria deles tinham a longarina quebrada por causa do uso constante ea falta de manutenção
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por diplomata1985 em Sex 13 Jan - 13:50:09

Esqueceram da péssima iluminação dos painéis de 81 a 87!!!

kkkkkkk.

Quanto a longarina no meu Coupe 86.. (esse aí da foto) a longarina não chegou a trincar mas aconteceu um fato curioso.

A longarina se descolou da lata na frente até mais ou menos perto do primeiro parafuso do banco dianteiro.
Tudo isso do lado da D.H.

Mandei refazer toda a solda de fora a fora.
Mas a longarina em si não tem uma trinca.
Como pode isso?
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Daniel - Comodoro 1980 em Sex 13 Jan - 14:14:09

Eu lembro de quando achei a trinca na longarina do meu, pensei, "trinquinha de 3cm deve ser coisa tranquila" e nessa se foram R$1.100,00 Shocked
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por BANDIT em Sex 13 Jan - 16:48:34

Rubão6cc escreveu:http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/10-verdades-sobre-o-opala-que-os-opaleiros-ignoram/

1. Opala sem ferrugem não é Opala
Bastava a TV anunciar que vinha chuva pela frente e a lataria começava a enferrujar – sem sair da garagem. Os pontos fracos eram as caixas de roda, para-lamas e na parede corta-fogo.

Isso é quase um fato mesmo....mas TODOS carros antigos apresentam esse problema crônico !!!!  Se o primeiro dono do opala quando tirou zero da concessionaria tivesse enchido as caixas de ar , partes internas das portas de óleo /graxa....90% desses problemas seriam evitados ....conheço vários opalas antigos quando muito bem cuidados ...que não apresentam problemas...mas no geral sim !!! pra quem não cuida zelosamente do opala ....apodrece sim ....

2. Coração partido
As longarinas pareciam ser subdimensionadas, pois surgiam trincas nos pontos de maior tensão, como no cofre do motor. O problema jamais seria solucionado enquanto o carro esteve em produção.
 Ai na verdade quem criou esse problema foi a própria GMB (B) quando modificou a carroceria do opala 74 para 75 ( lanternas redondas ) esse monobloco foi ate 92...
Opala de verdade são ate 74....com chopas mais grossas e reforço no para-lamas interno !!! Esses dificilmente quebram longarina !!!.....
e engana-se em pensar que só opala 6cil. que destroem longarinas....já vi vários opalas 4cil. com longarinas trincadas....inclusive aquele opala que eu trouxe de Pato Branco....original 4cil. provavelmente taxi....era todo trincado !!!!
A GM(B) phodeu o carro.....é claro que não vai concertar !!!!
é um FATO que os opalas de 74 a baixo são muito mais resistentes .

http://www.opaleirosdoparana.com/t40021-de-pato-branco-a-curitiba-de-opala-4cil
3. Novo, porém velho
Era uma maravilha motorizada em 1969, quando foi lançado. Mas, naquele ano, já utilizava um motor antigo. O propulsor de quatro cilindros era uma adaptação do bloco utilizado pela marca desde… 1929!

Aqui é Brasil....o pais mais avacalhado do mundo....oque tem de matérias antigas...é que já se tinha muitos impalas no Brasil ( rico tem que ter carro...) a maioria dos impalas vendidos aqui eram 6cil.  assim como outros Chevrolet mais antigos que também eram 6cil. ( mais de outra geração )....entende-se que os mecânicos já estavam mais familiarizados ao 6cil CM...do que digamos um V8 GM 350....( é oque se encontra de noticias da época , talvez besteira....) O fato é que um GM 6cil é mais fácil de mexer que num V8....quem é antigo ....(bem antigo!)  já ,ouviu a frase....carro usado só com motor original ....retificado NUNCA !!! pois os motores V8 requerem um balanceamento especializado....requerem maior cuidado na montagem ....(se montar de qualquer jeito VIBRA !!!.....em um determinado momento o motor V8 tem 4 pistões em cima se não tiver balanceado adequadamente vibra !!!!)
É TIPO ASNTIGAMENTE CARRO COM CAMBIO HIDRAMATICO , NINGUEM QUERIA ....é por ai

é fato o 6cil é velho antiquado mais funciona...eu acho muito melhor que o 3.0 do ômega

4. Acessório obrigatório, mas opcional
Para andar rápido em linha reta, o Opala precisava de um acessório não encontrado em concessionárias: sacos de areia. O truque dava mais tração e estabilidade ao eixo traseiro.

Isso é ACERTO !!!! mas do que provado....por carros de corrida antigos ( que não usavam saco ) opala é mole de mais SIM!!! sua maciez está nas molas ...se você quer andar rápido não pode andar com um opala original de fabrica....tem que dar uma rebaixadinha....fazer um alinhamento descente .....opala GRUDA sim !!!
mas tem que ter acerto !

acerto é tudo....a 7 anos atrás vejam no yotube categoria marcas ( Curitiba ) onde disputam a grande maioria gol...o carro mais rápido ( muito mais rápido !!!) é um Escort 89 !!!! Como se Escort  é um fracasso de estabilidade ????
Acerto....muito dinheiro investido e uma suspensão inteirinha importada da Inglaterra da Cosworth....

5. Vida própria
Poucos carros saem tanto de traseira como o Opala. Até as empilhadeiras equipadas com o motorzão do Chevrolet adotam o mesmo comportamento (estamos provocando, ok?).

Acerto....original realmente é complicado ...melhorado...você que faz o opala sair do jeito que quer em curva...depende de como você entra (inicia ) a curva....
6. Abre-te, Sésamo
As fechaduras do Opala eram bem ruins. Qualquer chave comum abria as portas, desde que quem tentasse fizesse com jeitinho. Também havia as que quebravam por dentro. E aí era o contrário: a porta não abria mais.
TODO carro antigo é assim ....quanto mais antigo mais fácil de entrar !!!!
já abri opala  com chave residencial....e por outro lado já desmontei um carburador Solecão (álcool ) com uma tesoura escolar sem pontas ....de noite  sob a luz de um poste apenas...

7. Pedágio urbano
Qualquer Opalão (mesmo os bem conservados) é parado em todas as blitze da polícia. Ponto.
RECENTEMENT E....é fui parado com o meu ....estava no posto entrou uma viatura ...olharam...eu vi e pensei...fu....entrei no carro...liguei dei pisca...os caras manobraram...sai do posto parei no sinaleiro...os guardas atrás....abriu o sinaleiro sai de boa ...a viatura acionou o giroflex....e sirene....eu tine 2 opções acelerar TUDO e abrir 30 carros ....ou parar....só que os caras estavam traz de mim e viram a minha placa...eu fujo...mas sabem onde estou....encostei ....esperei eles virem....me cumprimentaram( ???? NUNCA vi isso ) e começaram a perguntar do carro... do carro elogiar...eu falei algumas coisa .....no final o policia disse que sabia que a altura estava irregular....( traseira baixa ) ....que as rodas eram irregular (aros 18 )....que o motor não era original ( apesar que eu disse que era ) mas era um 5100...quadrijet ....com comando 298....
mas disseram que sabe o quanto que o cara investe ...que o carro é conservado ...,,o valor de um carro desse inteiro....e foram embora .....
NUNCA me aconteceu nada parecido....sorte que não fugi ....

ANTIGAMENTE opala era um carro bem potente , leve , muito usado em assaltos ...isso foi na década de 70/80...e ate década de 90....
Opala foi muito usado pelo crime sim !!!!

8. Pronto para a festa
A versão SS de quatro cilindros era só uma maquiagem estética. De esportivo só tinha a aparência.

Fato....
9. Gorducho
Não era um carro leve e as buchas da suspensão não davam conta. No caso do motor seis-cilindros, então, era bom ter um estoque da peça. As bandejas também mereciam cuidado extra.
É por ai ...se for analisar NÃO existe opala 6cil.
Oque existe é unicamente um opala 4cil. em que se foi adaptado um motor de 6 cilindros !!!
Muitas peças de suspensão são as mesmas de opala 4cil e opala 6cil !!!! caixa e diferencial são os mesmos (caixas antigas de mesma relação para ambos ....diferencial apenas com relação trocada mas mesmo material aço tamanho ...)´
freio .....como um opala com 170Cv....pode ter os mesmos discos de um Opala de 78 Cv ?????

a conclusão  NÃO  existe opala 6cil....apensa se adaptou um motor de 6cil. num opala de  4cil.
tanto que ....a C-10 com motor 6ciul ....usa a mesma caixa de cambio do Maverick e Dodge de 4M.  (mas com relação diferente ) e usa o mesmo diferencial do Maverick Dana 44 ( com relação diferente ) até os discos de freio da C10 são maiores ....

10. Piscina olímpica
Ter um Opala significava acumular mais lavagens grátis do que o necessário. Isso porque o carro era beberrão como só ele. E dava para nadar no tanque: o Diplomata comportava 91 litros.

91 litros só nos opala 90/92....tanque de "plástico" .....isso com os menores  duplos carburadores da linha !!!  e com aquecimento na admissão isso na gasolina !!!

esse tanques eram apenas para grande autonomia ....

Esse tanques grandes como Dodge a Galaxie ...serviam  além do peso e motor V8 ...a outros proposito....postos de gasolina NÃO abriam final de semana no inicio da década de 80 !!!!




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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Sex 13 Jan - 17:53:24

Pedrão B. escreveu:
Daniel - Comodoro 1980 escreveu:Só besteira...

Como que os caras não põe na lista: motor fervendo e trambulador que encavala? clown clown clown


Abre-te Sésamo foi foda kkkkkkkkkkkkk

Opala não tem costume de ferver, isso é coisa do Maverick 302.
E trambulador que encavala é falta de manutenção.

E a matéria fala sobre os erros de nascença(projeto) do Opala.

[]'s

Que eu saiba, o que fervia era o maverick com o motor 6 cilindros, herdado da willys Overland: bebia como motor V8 302 e andava como um 4 cilindros do maverick.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Sex 13 Jan - 17:55:30

Pedrão B. escreveu:Em termos gerais concordo com a matéria, mas acho que tem muito clichê, pois o Opala é um carro que está em evidência nos últimos tempos, e com as redes sociais as lendas urbanas sobre o carro ganham eco, e a revista decadente se aproveita disso...

Por exemplo, meu Dodge Dart tem tanque de 107 litros, que ao que consta é o maior tanque dos nacionais de passeio, pois o do Galaxie tem 105.
Tanque grande antigamente era questão de se poder viajar de final de semana com a família e poder voltar, pois os postos fechavam...lembro do galão vermelho que meu Pai levava na Belina dele...

É como o Laércio bem falou, essa era a realidade de quase todos os carros, salvo as particularidades exclusivas do Opala, que como eu sempre falo, o Opala não nasceu pra ser 6 cilindros.

[]'s
Não, o maior tanque entre os nacionais era do alfa romeo 2300, fabricado pela FNM. Se não me engano, tinha capacidade de 115 litros no tanque, por incrível que pareça.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sex 13 Jan - 22:11:45

BANDIT escreveu:
Rubão6cc escreveu:http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/10-verdades-sobre-o-opala-que-os-opaleiros-ignoram/

1. Opala sem ferrugem não é Opala
Bastava a TV anunciar que vinha chuva pela frente e a lataria começava a enferrujar – sem sair da garagem. Os pontos fracos eram as caixas de roda, para-lamas e na parede corta-fogo.

Isso é quase um fato mesmo....mas TODOS carros antigos apresentam esse problema crônico !!!!  Se o primeiro dono do opala quando tirou zero da concessionaria tivesse enchido as caixas de ar , partes internas das portas de óleo /graxa....90% desses problemas seriam evitados ....conheço vários opalas antigos quando muito bem cuidados ...que não apresentam problemas...mas no geral sim !!! pra quem não cuida zelosamente do opala ....apodrece sim ....

2. Coração partido
As longarinas pareciam ser subdimensionadas, pois surgiam trincas nos pontos de maior tensão, como no cofre do motor. O problema jamais seria solucionado enquanto o carro esteve em produção.
 Ai na verdade quem criou esse problema foi a própria GMB (B) quando modificou a carroceria do opala 74 para 75 ( lanternas redondas ) esse monobloco foi ate 92...
Opala de verdade são ate 74....com chopas mais grossas e reforço no para-lamas interno !!! Esses dificilmente quebram longarina !!!.....
e engana-se em pensar que só opala 6cil. que destroem longarinas....já vi vários opalas 4cil. com longarinas trincadas....inclusive aquele opala que eu trouxe de Pato Branco....original 4cil. provavelmente taxi....era todo trincado !!!!
A GM(B) phodeu o carro.....é claro que não vai concertar !!!!
é um FATO que os opalas de 74 a baixo são muito mais resistentes .

http://www.opaleirosdoparana.com/t40021-de-pato-branco-a-curitiba-de-opala-4cil
3. Novo, porém velho
Era uma maravilha motorizada em 1969, quando foi lançado. Mas, naquele ano, já utilizava um motor antigo. O propulsor de quatro cilindros era uma adaptação do bloco utilizado pela marca desde… 1929!

Aqui é Brasil....o pais mais avacalhado do mundo....oque tem de matérias antigas...é que já se tinha muitos impalas no Brasil ( rico tem que ter carro...) a maioria dos impalas vendidos aqui eram 6cil.  assim como outros Chevrolet mais antigos que também eram 6cil. ( mais de outra geração )....entende-se que os mecânicos já estavam mais familiarizados ao 6cil CM...do que digamos um V8 GM 350....( é oque se encontra de noticias da época , talvez besteira....) O fato é que um GM 6cil é mais fácil de mexer que num V8....quem é antigo ....(bem antigo!)  já ,ouviu a frase....carro usado só com motor original ....retificado NUNCA !!! pois os motores V8 requerem um balanceamento especializado....requerem maior cuidado na montagem ....(se montar de qualquer jeito VIBRA !!!.....em um determinado momento o motor V8 tem 4 pistões em cima se não tiver balanceado adequadamente vibra !!!!)
É TIPO ASNTIGAMENTE CARRO COM CAMBIO HIDRAMATICO , NINGUEM QUERIA ....é por ai

é fato o 6cil é velho antiquado mais funciona...eu acho muito melhor que o 3.0 do ômega

4. Acessório obrigatório, mas opcional
Para andar rápido em linha reta, o Opala precisava de um acessório não encontrado em concessionárias: sacos de areia. O truque dava mais tração e estabilidade ao eixo traseiro.

Isso é ACERTO !!!! mas do que provado....por carros de corrida antigos ( que não usavam saco ) opala é mole de mais SIM!!! sua maciez está nas molas ...se você quer andar rápido não pode andar com um opala original de fabrica....tem que dar uma rebaixadinha....fazer um alinhamento descente .....opala GRUDA sim !!!
mas tem que ter acerto !

acerto é tudo....a 7 anos atrás vejam no yotube categoria marcas ( Curitiba ) onde disputam a grande maioria gol...o carro mais rápido ( muito mais rápido !!!) é um Escort 89 !!!! Como se Escort  é um fracasso de estabilidade ????
Acerto....muito dinheiro investido e uma suspensão inteirinha importada da Inglaterra da Cosworth....

5. Vida própria
Poucos carros saem tanto de traseira como o Opala. Até as empilhadeiras equipadas com o motorzão do Chevrolet adotam o mesmo comportamento (estamos provocando, ok?).

Acerto....original realmente é complicado ...melhorado...você que faz o opala sair do jeito que quer em curva...depende de como você entra (inicia ) a curva....
6. Abre-te, Sésamo
As fechaduras do Opala eram bem ruins. Qualquer chave comum abria as portas, desde que quem tentasse fizesse com jeitinho. Também havia as que quebravam por dentro. E aí era o contrário: a porta não abria mais.
TODO carro antigo é assim ....quanto mais antigo mais fácil de entrar !!!!
já abri opala  com chave residencial....e por outro lado já desmontei um carburador Solecão (álcool ) com uma tesoura escolar sem pontas ....de noite  sob a luz de um poste apenas...

7. Pedágio urbano
Qualquer Opalão (mesmo os bem conservados) é parado em todas as blitze da polícia. Ponto.
RECENTEMENT E....é fui parado com o meu ....estava no posto entrou uma viatura ...olharam...eu vi e pensei...fu....entrei no carro...liguei dei pisca...os caras manobraram...sai do posto parei no sinaleiro...os guardas atrás....abriu o sinaleiro sai de boa ...a viatura acionou o giroflex....e sirene....eu tine 2 opções acelerar TUDO e abrir 30 carros ....ou parar....só que os caras estavam traz de mim e viram a minha placa...eu fujo...mas sabem onde estou....encostei ....esperei eles virem....me cumprimentaram( ???? NUNCA vi isso ) e começaram a perguntar do carro... do carro elogiar...eu falei algumas coisa .....no final o policia disse que sabia que a altura estava irregular....( traseira baixa ) ....que as rodas eram irregular (aros 18 )....que o motor não era original ( apesar que eu disse que era ) mas era um 5100...quadrijet ....com comando 298....
mas disseram que sabe o quanto que o cara investe ...que o carro é conservado ...,,o valor de um carro desse inteiro....e foram embora .....
NUNCA me aconteceu nada parecido....sorte que não fugi ....

ANTIGAMENTE opala era um carro bem potente , leve , muito usado em assaltos ...isso foi na década de 70/80...e ate década de 90....
Opala foi muito usado pelo crime sim !!!!

8. Pronto para a festa
A versão SS de quatro cilindros era só uma maquiagem estética. De esportivo só tinha a aparência.

Fato....
9. Gorducho
Não era um carro leve e as buchas da suspensão não davam conta. No caso do motor seis-cilindros, então, era bom ter um estoque da peça. As bandejas também mereciam cuidado extra.
É por ai ...se for analisar NÃO existe opala 6cil.
Oque existe é unicamente um opala 4cil. em que se foi adaptado um motor de 6 cilindros !!!
Muitas peças de suspensão são as mesmas de opala 4cil e opala 6cil !!!! caixa e diferencial são os mesmos (caixas antigas de mesma relação para ambos ....diferencial apenas com relação trocada mas mesmo material aço tamanho ...)´
freio .....como um opala com 170Cv....pode ter os mesmos discos de um Opala de 78 Cv ?????

a conclusão  NÃO  existe opala 6cil....apensa se adaptou um motor de 6cil. num opala de  4cil.
tanto que ....a C-10 com motor 6ciul ....usa a mesma caixa de cambio do Maverick e Dodge de 4M.  (mas com relação diferente ) e usa o mesmo diferencial do Maverick Dana 44 ( com relação diferente ) até os discos de freio da C10 são maiores ....

10. Piscina olímpica
Ter um Opala significava acumular mais lavagens grátis do que o necessário. Isso porque o carro era beberrão como só ele. E dava para nadar no tanque: o Diplomata comportava 91 litros.

91 litros só nos opala 90/92....tanque de "plástico" .....isso com os menores  duplos carburadores da linha !!!  e com aquecimento na admissão isso na gasolina !!!

esse tanques eram apenas para grande autonomia ....

Esse tanques grandes como Dodge a Galaxie ...serviam  além do peso e motor V8 ...a outros proposito....postos de gasolina NÃO abriam final de semana no inicio da década de 80 !!!!




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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sex 13 Jan - 22:13:08

opala4cc escreveu:
Pedrão B. escreveu:Em termos gerais concordo com a matéria, mas acho que tem muito clichê, pois o Opala é um carro que está em evidência nos últimos tempos, e com as redes sociais as lendas urbanas sobre o carro ganham eco, e a revista decadente se aproveita disso...

Por exemplo, meu Dodge Dart tem tanque de 107 litros, que ao que consta é o maior tanque dos nacionais de passeio, pois o do Galaxie tem 105.
Tanque grande antigamente era questão de se poder viajar de final de semana com a família e poder voltar, pois os postos fechavam...lembro do galão vermelho que meu Pai levava na Belina dele...

É como o Laércio bem falou, essa era a realidade de quase todos os carros, salvo as particularidades exclusivas do Opala, que como eu sempre falo, o Opala não nasceu pra ser 6 cilindros.

[]'s
Não, o maior tanque entre os nacionais era do alfa romeo 2300, fabricado pela FNM. Se não me engano, tinha capacidade de 115 litros no tanque, por incrível que pareça.

Não sei se vale picape mas as picapes da série 20 da GM da segunda geração tinham tanque pra 126 litros!


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sex 13 Jan - 22:22:54

Queria postar uma coisa. O Diretor Técnico do Clube do Opala de São Paulo enviou uma resposta à redação da revista 4 Rodas criticando a reportagem veiculada no site. Não estou defendendo a revista e também acho que algumas coisas que eles escreveram sobre as 10 verdades são um pouco relativas mas o cara pegou pesado na critica, chegando a ser rude a mal educado. Achei pura demostração de fanatismo e desnecessário isso.

Segue:

http://tudoparaopala.com.br/blog/verdades-opala-direito-de-resposta-a-materia-da-quatro-rodas/

"O Tudo Para Opala abre espaço ao Diretor Técnico do Clube do Opala de São Paulo e também Diretor Regional da FBVA – Reynaldo Scalco Junior para Direito de Resposta enviada em 13/01/2017 para a Direção de Redação da Revista Quatro Rodas, relativo à matéria publicada no Site da Revista Quatro Rodas Digital em 11/01/2017 denominada “10 VERDADES SOBRE O OPALA QUE OS OPALEIROS IGNORAM”:

Prezado Sr. Repórter,

Permita-me chamá-lo assim, uma vez que não encontrei a sua identificação na matéria em tela.

Me apresentando, aprendi a dirigir num Chevrolet Opala Luxo quando tinha 10 anos e hoje, com 54 anos de idade e mais de 20 modelos da marca depois (alguns adquiridos zero km), sou um admirador deste que já foi eleito como o carro mais desejado do país (tanto que ainda o possuo), sem falar em alguma experiência com antigos, inclusive como restaurador.

Com estas qualificações e acreditando na responsabilidade exigida a um repórter e de um editor de um veículo de comunicação quando da idealização/realização/divulgação de uma matéria, peço que me permita, humildemente, fazer algumas observações sobre o referido tema jornalístico.

Começo elogiando o título pois não poderia ser mais adequado, uma vez que realmente os opaleiros ignoram o divulgado; e isto por não serem verdades ou por estarem inseridas de forma inexata.

Contudo, antes de comentar sobre estas “10 verdades”, informo que para realizar um trabalho como este é importante conhecer a indústria automobilística brasileira que comemora seus 60 anos de existência, os produtos fabricados por ela, as condições de mercado e realidade política/econômica do Brasil na época, fatores totalmente desprezados pelo senhor. Não vou comentar nada disso aqui mas, fica a dica.

Vamos ao que importa:

1)      O Opala enferrujava tanto quanto qualquer outro veículo da época como os Dodges e Fords e muito menos do que veículos mais modernos como VW Passat e Fiat 147. Temos que lembrar que os processos e produtos anti-corrosão usados na época eram muito inferiores aos de hoje, mas o Opala estava longe de ser um campeão de ferrugem como o afirmado, e a prova disto é o número de exemplares do começo de sua produção que ainda circulam em nossas ruas;

2)      Item interessante pois as trincas na longarina (no cofre do motor?) surgiam em carros utilizados de forma severa e fora das especificações de uso e ou quando eram rebaixados, principalmente com motores preparados, fatores que somados com as condições precárias do nosso piso provocavam tal problema (que nunca tive nos meus carros). O que dizer do VW Passat que rachavam o túnel e as torres dos amortecedores?

3)      Realmente o primeiro motor 6 cilindros foi introduzido pela GM em 1929, todavia, o motor 6 cilindros do Opala é originariamente um Stovebolt 230 de terceira geração (1961) utilizado normalmente no mercado americano até 1990! Era uma evolução e não adaptação! Extremante resistente, versátil e com manutenção barata só tinha qualidades, amplamente utilizado em competições ou serviços pesados foi utilizado no Brasil até 1998 numa versão desenvolvida pela Lotus para o Chevrolet Omega. Existem registros de um motor 4 cilindros que rodou 1 milhão de quilômetros sem ser aberto!  Onde está o demérito Sr. Repórter? Se for assim, como ficam os moderníssimos (na época) Fiat 147 e VW Passat, este último cujo motor tem origem na década de 50 pela Mercedes para o projeto W118? Conhecimento técnico e atualização de conceitos é fundamental para alguns trabalhos;

4)       Trata-se de uma lenda criada por motoristas inabilidosos e referia-se a sua tendência sobresterçante! Neste item, nem a aplicação da lenda está correta!

5)      De forma geral, todo veículo com tração traseira e principalmente com motor dianteiro tem tendência sobresterçante. Todos os veículos com esta configuração mecânica apresentavam esta tendência na época, destacando a linha Dodge (que não vingou em competições também por isto). O que deu esta fama ao Opala foi a extrema potência de seu motor nas mãos de pessoas pouco habilidosas, ou o senhor já viu algum Opala de competição com sacos de areia na mala? Nem se o piloto fosse pedreiro!

6)      Quase que o senhor conseguiu acertar desta vez! Modelos com algum uso apresentavam a característica de poderem ser abertos por outra chave mas desde que esta fosse de Opala. Não existem registros de que não era possível em alguma ocasião abrir o veículo por dentro (?). Mas podemos fazer comparativos mais uma vez e citar o Ford Corcel I, que bastava um leve “soco” na maçaneta externa para a porta se destravar;

7)      Talvez algumas aulas de sociologia resolvessem a questão mas prefiro não perder meu tempo com isto todavia, para encerrar o assunto, ando de Opala até hoje e nunca fui parado em blitz nenhuma, e o senhor? Aliás, os Fords V8 eram os preferidos por Al Capone e também devemos lembrar como surgiu a NASCAR, ou o senhor é daqueles que acham que até o bandido dos outros é melhor do que o nosso?

8 )      E qual esportivo da época era diferente disso? O Corcel GT? O Maverick GT? O Passat TS? Todos eles assim como o Opala utilizavam o seu motor mais potente, faixas, alguns relógios no painel e nada mais. Quer mais? Pesquise!

9)      O Problema aparece apenas na versão 6 cilindros porém, nada que uma manutenção de rotina não resolva. Por favor Sr. Repórter, cuidado com os exageros;

10)   Para encerrar com chave de ouro, numa época de escassez de combustíveis com postos que fechavam aos finais de semana, as montadoras procuravam aumentar a capacidade de seus tanques de combustível para conforto de seus clientes, o que também servia como um bom argumento de vendas. Era comum os proprietários de várias marcas adaptarem tanques maiores ou recorrerem ao velho bujão de plástico. Sem falar que uma das maiores qualidades do Opala era, com exceção do Ford Maverick, o único modelo a oferecer opções de motores, do valente e econômico (para a época) 4 cilindros ao potente 6 cilindros (o senhor já ouviu falar que sapato que anda gasta?). Mais uma vez, para a sua informação, a linha Ford Galaxie oferecia ao final de sua vida um tanque de 107 litros e o Alfa Romeo 2300 um tanque de 100 litros. Ah, na época não davam “vale ducha” para quem enchesse o tanque!

Na minha opinião, reportagem de respeito deve ser fiel a realidade e apresentar os pontos negativos e positivos daquilo que é o seu objeto. Não acredito em quem só vê o lado ruim de algo ou alguém.

Não o conheço mas a impressão é que o senhor é muito novo, talvez da geração Y (aquela que só conhece computadores e despreza a verdadeira arte de viver) e acredito na sua evolução e, para colaborar com o seu crescimento, convido-o a participar da Noite do Opala que acontece todos os anos no Sambódromo no mês de junho (veja a programação do Auto Show) para ver de perto quantas bobagem escreveu e talvez contar aquela da empilhadeira ao vivo para toda a comunidade opaleira!

Para encerrar, existe uma característica do Chevrolet Opala que é indescritível: acelerar o 6 cilindros e ouvindo o ronco do 6X2 e o bater dos seus tuchos mecânicos. Vamos dar uma volta já que o senhor nunca o fez pois tenho certeza que ficará com saudade do BOM E VELHO OPALA…

Apenas por curiosidade, qual carro o senhor tem?

Grande Abraço,"


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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por tcheco 8687 em Sex 13 Jan - 22:35:56

concordo, com os argumentos,pois vivi essa realdade.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Sab 14 Jan - 6:39:57

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:
Não, o maior tanque entre os nacionais era do alfa romeo 2300, fabricado pela FNM. Se não me engano, tinha capacidade de 115 litros no tanque, por incrível que pareça.

Não sei se vale picape mas as picapes da série 20 da GM da segunda geração tinham tanque pra 126 litros!

Não vale. Pickup é utilitário, não  sendo considerado como veículo de passageiros.


Última edição por opala4cc em Sab 14 Jan - 12:47:34, editado 1 vez(es)
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Pedrão B. em Sab 14 Jan - 7:53:57

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:
Não, o maior tanque entre os nacionais era do alfa romeo 2300, fabricado pela FNM. Se não me engano, tinha capacidade de 115 litros no tanque, por incrível que pareça.

Não sei se vale picape mas as picapes da série 20 da GM da segunda geração tinham tanque pra 126 litros!

Eu destaquei passeio, pois as picapes possuem tanques maiores.
Eu não sabia do tanque do Alfa.
O Apollo da VW, da década de 90 tinha um tanque de 85 litros.
Mas uma coisa eu falo: meu Dart só vai ver o seu tanque ser enchido, quando eu ganhar na loteria...kkkkkk!
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Pedrão B. em Sab 14 Jan - 8:05:04

Esse Reynaldo deu uma bela sapatada no cara da matéria!
Minha linha de pensamento é próxima a do dele, mas sem o fanatismo.
Agora o que eu concordo plenamente com ele, é sobre ser matéria escrita por o tal geração Y.
Sempre que eu assisto um vídeo sobre carros no Facebook ou YouTube, fico lendo os comentários...a rapaziada só "fala" asneira.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Sab 14 Jan - 12:51:52

Pedrão B. escreveu:Esse Reynaldo deu uma bela sapatada no cara da matéria!
Minha linha de pensamento é próxima a do dele, mas sem o fanatismo.
Agora o que eu concordo plenamente com ele, é sobre ser matéria escrita por o tal geração Y.
Sempre que eu assisto um vídeo sobre carros no Facebook ou YouTube, fico lendo os comentários...a rapaziada só "fala" asneira.
[]'s

Concordo plenamente em tudo. Acho que ficaria constrangedor se o "repórter" da 4 rodas comparecer ao encontro de opalas, pois o tom do Reynaldo foi meio desaforado.
Já o texto da 4 rodas é meio geração Y mesmo. A começar pelo título, não deveria ter sido usada a palavra "ignoram", já que pode significar "não sabem", pode significar "sabem, mas não ligam" ou mesmo "Não sabem e não ligam".
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Sab 14 Jan - 13:16:40

Pedrão B. escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Não sei se vale picape mas as picapes da série 20 da GM da segunda geração tinham tanque pra 126 litros!

Eu destaquei passeio, pois as picapes possuem tanques maiores.
Eu não sabia do tanque do Alfa.
O Apollo da VW, da década de 90 tinha um tanque de 85 litros.
Mas uma coisa eu falo: meu Dart só vai ver o seu tanque ser enchido, quando eu ganhar na loteria...kkkkkk!
[]'s

KKKKK!!! Meu opala também! Mas acredito que nem se ganhasse na loteria encheria o tanque, pois não gosto de andar com o opala 4 cilindros com tanque cheio. Acho ele mais manco pra acelerar.
Os alfafa romeo 2300 tiveram variadas capacidades no tanque de combustível. Iam desde os 60 litros nos primórdios, 108 litros lá por 1974 (já com a capacidade da reserva http://manualdomeucarro.blogspot.com.br/search/label/Fiat), chegando a pelo menos 110 litros (se bem me lembro, 115litros) lá por 1985, com os TI-4 (fonte: o que me lembro de matéria lida na revista 4 rodas da época - bons tempos dela).
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Sab 14 Jan - 14:57:20

Pedrão B. escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Não sei se vale picape mas as picapes da série 20 da GM da segunda geração tinham tanque pra 126 litros!

Eu destaquei passeio, pois as picapes possuem tanques maiores.
Eu não sabia do tanque do Alfa.
O Apollo da VW, da década de 90 tinha um tanque de 85 litros.
Mas uma coisa eu falo: meu Dart só vai ver o seu tanque ser enchido, quando eu ganhar na loteria...kkkkkk!
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kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk so de curiosidade quanto vai no tanque do Dart
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Sab 14 Jan - 14:59:47

também fico só sonhando em encher o tanque do opalao tá com o do diplomata 92 de 92 litros
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por chevy250 em Dom 15 Jan - 8:39:19

Quanto ao item que fala sobre o Opala ter nascido velho, essa foi uma das decisões mais inteligentes e exitosas da GM à época. Quem fez o contrário não teve tanto sucesso como, por exemplo, a Alfa Romeo e sua versão FNM JK inicialmente produzida no Brasil (um sofisticado 2.0 com duplo comando de válvula etc).

A fama do Opala foi de carro simples, forte, confiável e de manutencao barata - vendeu 1 milhão de unidades durante 24 anos.

Alfa Romeo, por exemplo, deve ter vendido bem menos e o comentário era sempre o mesmo: "o carro é bom, mas quando funciona né?". Meu pai teve um JK. Era ótimo, mas foi só dor de cabeça.

Lembrar que no fim de 1960, o Brasil era quase que rural. Não havia boa ferramentaria na indústria, mecânico qualificado, rede de concessionárias etc. Isso foi o que levou a GM a trazer o "burro de carga" 6cil para o Opala ao invés de um V6 todo sofisticado que seria de difícil fabricação e depois ninguem saberia dar manutenção.

E quanto ao 4cil, outro acerto na mosca, pois conseguiu atravessar as crises do petroleo sem nenhum problema - bastava produzir mais de um modelo do que do outro conforme a necessidade do mercado.

Sei que falo com o coração, mas a razão mostra que que Opala = Sucesso total Smile
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por tcheco 8687 em Dom 15 Jan - 9:53:28

FICAR FALANDO DE CERTO E ERRADO SEM INCLUIR O MOMENTO ECONOMICO OU HISTORICO LEVA SOMENTE A AUMENTAR A POLEMICA.

NOSSO REPORTER QUE ESCREVEU A MATERIA SO SE PREOCUPOU COM FALACIAS SEM O MENOR CONHECIMENTO DO PERIODO ANALISADO.

BASTA LEMBRAR AS OPCOES QUE HAVIAM PARA SE COMPRAR UM CARRO, E FICA CLARO A EVOLUCAO QUE FOI O LANCAMENTO DO OPALA E POSTRIORMENTE O CHEVETTE.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por BenKenobi em Dom 15 Jan - 16:45:49

O reporter levou algumas coisas na brincadeira, da pra ver que tem muitos termos que sao de gente leiga, sem nenhum fundamento, como por exemplo de sair de traseira, saco de areia, tanque combustivel etc.

Mas confesso que achei engraçado algumas coisas.

Eu incentivaria a todos, todos daqui compartilharem e dizerem que é verdade. Assim faz com que deflacione o mercado e sobre mais opalas para quem realmente gosta, hahaha. Vai que da certo né?
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por renelousada em Seg 16 Jan - 6:35:17

Pior que o reporter é apzeiro e tem um fusca também, a matéria denunciada e foi solicitada a retirada da mesma,além de ofender ele não divulgou seu nome,mas li em uma matéria que ele possui dos carros um fusca 63 e um gol 1.8 gts ,uma das maiores ofensas foi que ele disse que opala são parados pela policia, que na visão de algumas pessoas e advogados ele chama os donos de opala de bandidos,..kkk bom vamos ver o que vai dar, já existe um boicote no face para ninguém comprar a revista 4 rodas.
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por renelousada em Seg 16 Jan - 7:00:31

Tapa na cara do reporter e da revista, falou tudo que eu queria expressar,pior que o cara que escreveu essa matéria é fusqueiro e apzeiro..fazer oque né

Rubão6cc escreveu:Queria postar uma coisa. O Diretor Técnico do Clube do Opala de São Paulo enviou uma resposta à redação da revista 4 Rodas criticando a reportagem veiculada no site. Não estou defendendo a revista e também acho que algumas coisas que eles escreveram sobre as 10 verdades são um pouco relativas mas o cara pegou pesado na critica, chegando a ser rude a mal educado. Achei pura demostração de fanatismo e desnecessário isso.

Segue:

http://tudoparaopala.com.br/blog/verdades-opala-direito-de-resposta-a-materia-da-quatro-rodas/

"O Tudo Para Opala abre espaço ao Diretor Técnico do Clube do Opala de São Paulo e também Diretor Regional da FBVA – Reynaldo Scalco Junior para Direito de Resposta enviada em 13/01/2017 para a Direção de Redação da Revista Quatro Rodas, relativo à matéria publicada no Site da Revista Quatro Rodas Digital em 11/01/2017 denominada “10 VERDADES SOBRE O OPALA QUE OS OPALEIROS IGNORAM”:

Prezado Sr. Repórter,

Permita-me chamá-lo assim, uma vez que não encontrei a sua identificação na matéria em tela.

Me apresentando, aprendi a dirigir num Chevrolet Opala Luxo quando tinha 10 anos e hoje, com 54 anos de idade e mais de 20 modelos da marca depois (alguns adquiridos zero km), sou um admirador deste que já foi eleito como o carro mais desejado do país (tanto que ainda o possuo), sem falar em alguma experiência com antigos, inclusive como restaurador.

Com estas qualificações e acreditando na responsabilidade exigida a um repórter e de um editor de um veículo de comunicação quando da idealização/realização/divulgação de uma matéria, peço que me permita, humildemente, fazer algumas observações sobre o referido tema jornalístico.

Começo elogiando o título pois não poderia ser mais adequado, uma vez que realmente os opaleiros ignoram o divulgado; e isto por não serem verdades ou por estarem inseridas de forma inexata.

Contudo, antes de comentar sobre estas “10 verdades”, informo que para realizar um trabalho como este é importante conhecer a indústria automobilística brasileira que comemora seus 60 anos de existência, os produtos fabricados por ela, as condições de mercado e realidade política/econômica do Brasil na época, fatores totalmente desprezados pelo senhor. Não vou comentar nada disso aqui mas, fica a dica.

Vamos ao que importa:

1)      O Opala enferrujava tanto quanto qualquer outro veículo da época como os Dodges e Fords e muito menos do que veículos mais modernos como VW Passat e Fiat 147. Temos que lembrar que os processos e produtos anti-corrosão usados na época eram muito inferiores aos de hoje, mas o Opala estava longe de ser um campeão de ferrugem como o afirmado, e a prova disto é o número de exemplares do começo de sua produção que ainda circulam em nossas ruas;

2)      Item interessante pois as trincas na longarina (no cofre do motor?) surgiam em carros utilizados de forma severa e fora das especificações de uso e ou quando eram rebaixados, principalmente com motores preparados, fatores que somados com as condições precárias do nosso piso provocavam tal problema (que nunca tive nos meus carros). O que dizer do VW Passat que rachavam o túnel e as torres dos amortecedores?

3)      Realmente o primeiro motor 6 cilindros foi introduzido pela GM em 1929, todavia, o motor 6 cilindros do Opala é originariamente um Stovebolt 230 de terceira geração (1961) utilizado normalmente no mercado americano até 1990! Era uma evolução e não adaptação! Extremante resistente, versátil e com manutenção barata só tinha qualidades, amplamente utilizado em competições ou serviços pesados foi utilizado no Brasil até 1998 numa versão desenvolvida pela Lotus para o Chevrolet Omega. Existem registros de um motor 4 cilindros que rodou 1 milhão de quilômetros sem ser aberto!  Onde está o demérito Sr. Repórter? Se for assim, como ficam os moderníssimos (na época) Fiat 147 e VW Passat, este último cujo motor tem origem na década de 50 pela Mercedes para o projeto W118? Conhecimento técnico e atualização de conceitos é fundamental para alguns trabalhos;

4)       Trata-se de uma lenda criada por motoristas inabilidosos e referia-se a sua tendência sobresterçante! Neste item, nem a aplicação da lenda está correta!

5)      De forma geral, todo veículo com tração traseira e principalmente com motor dianteiro tem tendência sobresterçante. Todos os veículos com esta configuração mecânica apresentavam esta tendência na época, destacando a linha Dodge (que não vingou em competições também por isto). O que deu esta fama ao Opala foi a extrema potência de seu motor nas mãos de pessoas pouco habilidosas, ou o senhor já viu algum Opala de competição com sacos de areia na mala? Nem se o piloto fosse pedreiro!

6)      Quase que o senhor conseguiu acertar desta vez! Modelos com algum uso apresentavam a característica de poderem ser abertos por outra chave mas desde que esta fosse de Opala. Não existem registros de que não era possível em alguma ocasião abrir o veículo por dentro (?). Mas podemos fazer comparativos mais uma vez e citar o Ford Corcel I, que bastava um leve “soco” na maçaneta externa para a porta se destravar;

7)      Talvez algumas aulas de sociologia resolvessem a questão mas prefiro não perder meu tempo com isto todavia, para encerrar o assunto, ando de Opala até hoje e nunca fui parado em blitz nenhuma, e o senhor? Aliás, os Fords V8 eram os preferidos por Al Capone e também devemos lembrar como surgiu a NASCAR, ou o senhor é daqueles que acham que até o bandido dos outros é melhor do que o nosso?

8 )      E qual esportivo da época era diferente disso? O Corcel GT? O Maverick GT? O Passat TS? Todos eles assim como o Opala utilizavam o seu motor mais potente, faixas, alguns relógios no painel e nada mais. Quer mais? Pesquise!

9)      O Problema aparece apenas na versão 6 cilindros porém, nada que uma manutenção de rotina não resolva. Por favor Sr. Repórter, cuidado com os exageros;

10)   Para encerrar com chave de ouro, numa época de escassez de combustíveis com postos que fechavam aos finais de semana, as montadoras procuravam aumentar a capacidade de seus tanques de combustível para conforto de seus clientes, o que também servia como um bom argumento de vendas. Era comum os proprietários de várias marcas adaptarem tanques maiores ou recorrerem ao velho bujão de plástico. Sem falar que uma das maiores qualidades do Opala era, com exceção do Ford Maverick, o único modelo a oferecer opções de motores, do valente e econômico (para a época) 4 cilindros ao potente 6 cilindros (o senhor já ouviu falar que sapato que anda gasta?). Mais uma vez, para a sua informação, a linha Ford Galaxie oferecia ao final de sua vida um tanque de 107 litros e o Alfa Romeo 2300 um tanque de 100 litros. Ah, na época não davam “vale ducha” para quem enchesse o tanque!

Na minha opinião, reportagem de respeito deve ser fiel a realidade e apresentar os pontos negativos e positivos daquilo que é o seu objeto. Não acredito em quem só vê o lado ruim de algo ou alguém.

Não o conheço mas a impressão é que o senhor é muito novo, talvez da geração Y (aquela que só conhece computadores e despreza a verdadeira arte de viver) e acredito na sua evolução e, para colaborar com o seu crescimento, convido-o a participar da Noite do Opala que acontece todos os anos no Sambódromo no mês de junho (veja a programação do Auto Show) para ver de perto quantas bobagem escreveu e talvez contar aquela da empilhadeira ao vivo para toda a comunidade opaleira!

Para encerrar, existe uma característica do Chevrolet Opala que é indescritível: acelerar o 6 cilindros e ouvindo o ronco do 6X2 e o bater dos seus tuchos mecânicos. Vamos dar uma volta já que o senhor nunca o fez pois tenho certeza que ficará com saudade do BOM E VELHO OPALA…

Apenas por curiosidade, qual carro o senhor tem?

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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Lumbra em Seg 16 Jan - 7:59:10

Sabem quando o anão não consegue alcançar a fruta na arvore, e por isso fala que ela está podre?
Quem escreveu a materia está de gozação, ao não mencionar:
- que o DF vaza sim e bastante
- o calor do inferno dentro dos opalas coupê sem ar condicionado;
- a roda dianteira que literalmente cai quando o pivô inferior se solta da capa;
- paralamas estufados, polia harmonica que sai sozinha pra dar um passeio e braseixo quebrador
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Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

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