Pessoal vejo varios comentarios aqui e no zap sobre o sistema de arrefecimento do opala....tampa....radiador.....reservatorio de expansão....mangueira murchando e etc......
recentemente mexi no meu motor e quando montei (pintei o radiador e etc) percebi q ao aquecer comecou a pingar agua pelo reparo da bomba d´agua....pq o sistema estava criando muita pressao....e quando esfriava dava uma murchadinha na mangueira superior do radiador.....
troquei a tampa....
os problemas acabaram.....dai resolvi fazer esse video pra mostrar como realmente funciona a "comunicacao" da tampa e o reservatorio de expansao....no caso usei uma garrafa de coca pra ser possivel ver o q acontece la dentro....ja q meu reservatorio esta muito amarelado devido aos varios anos de servicos prestados.
notem q quando eu aperto a mangueira é como se eu estivesse criando PRESSÃO dentro do sistema (ou seja - quando o motor esquenta).
A tampa do radiador tem uma valvula q permite q a agua saia do sistema e vá para o reservatorio de expansão.....isso é pra evitar q crie pressao e danifique as peças componentes do sistema....ja q ele nao foi projetado pra isso....a minha quando deu defeito vazava pelo reparo da bomba....nem sei se estragou a bomba porem parou de vazar
quando eu solto a mangueira é como se eu tivesse criando um "VACUO" no sistema (ou seja - quando o motor esfria).
desta vez a força do vacuo dentro do sistema puxa a agua de volta do reservatorio de expansao para o interior do radiador.....quando a tampa esta com defeito costuma murchar as mangueiras - principalmente a superior - e para tapar o sol com a peneira usam aquelas mangueiras com molas por dentro....nunka tive mangueira com mola dentro...e meus sistemas sempre funcionaram muito bem.
bem vejam o video...qualquer comentario é bem vindo.
bom....é isso!!
recentemente mexi no meu motor e quando montei (pintei o radiador e etc) percebi q ao aquecer comecou a pingar agua pelo reparo da bomba d´agua....pq o sistema estava criando muita pressao....e quando esfriava dava uma murchadinha na mangueira superior do radiador.....
troquei a tampa....
os problemas acabaram.....dai resolvi fazer esse video pra mostrar como realmente funciona a "comunicacao" da tampa e o reservatorio de expansao....no caso usei uma garrafa de coca pra ser possivel ver o q acontece la dentro....ja q meu reservatorio esta muito amarelado devido aos varios anos de servicos prestados.
notem q quando eu aperto a mangueira é como se eu estivesse criando PRESSÃO dentro do sistema (ou seja - quando o motor esquenta).
A tampa do radiador tem uma valvula q permite q a agua saia do sistema e vá para o reservatorio de expansão.....isso é pra evitar q crie pressao e danifique as peças componentes do sistema....ja q ele nao foi projetado pra isso....a minha quando deu defeito vazava pelo reparo da bomba....nem sei se estragou a bomba porem parou de vazar
quando eu solto a mangueira é como se eu tivesse criando um "VACUO" no sistema (ou seja - quando o motor esfria).
desta vez a força do vacuo dentro do sistema puxa a agua de volta do reservatorio de expansao para o interior do radiador.....quando a tampa esta com defeito costuma murchar as mangueiras - principalmente a superior - e para tapar o sol com a peneira usam aquelas mangueiras com molas por dentro....nunka tive mangueira com mola dentro...e meus sistemas sempre funcionaram muito bem.
bem vejam o video...qualquer comentario é bem vindo.
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