Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Que peça é essa?
Hoje à(s) 9:43:14 por valds

» Painel ODG linha 80+
Hoje à(s) 9:25:17 por FF Rodrigues

» freio 305 mm
Hoje à(s) 9:15:21 por FR1974

» Ativação Alarme Original
Hoje à(s) 8:52:29 por Giovani Parra

» Opala comodoro 1990
Hoje à(s) 8:50:51 por Giovani Parra

» Fmm4100 - Apresentação
Hoje à(s) 8:49:48 por Giovani Parra

» O QUE VOÇÊ FEZ COM SEU OPALA OU CARAVAN HOJE ?
Hoje à(s) 8:45:53 por LucasPiologo

» Comodoro Coupê 1982 4 cil
Hoje à(s) 8:23:53 por Hainra

» Rodas originais de opala
Hoje à(s) 7:29:52 por alca182

Quem está conectado

71 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

antiqueira79, FF Rodrigues, matheuskbeca, Rgosilva, Rubão6cc, sezil, valds


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10394)
 
Rubão6cc (9364)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8502)
 
100 (7771)
 

Opaleiro cabaço!

Compartilhe
avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Ter 31 Jan - 7:55:33

Bom dia pessoal!

Como fã de Caravan e Opala acompanho a página a uns 2 anos mais ou menos, por conta de meu pai ter tido uma Caravan L 87, minha paixão na infância!

A pouco tempo, mais precisamente uns 20 dias, por influência da página e dessa Caravan que meu pai teve, consegui finalmente encontrar uma do jeito que eu queria!

Adquiri uma Caravan 1981, cinza chumbo, 4 cilindros, muuuuito conservada, de lata está inteira! Raros pontos de ferrugem a fazer, trocar as borrachas de portas, buchas e pivôs, as bandejas dianteiras por precaução pois ainda são originais de fábrica, nunca trocadas... Rolamentos... Tudo para deixar o carro filé, pronto para viajar sem ter novidade...

O motor veio lambusado de óleo por conta de uma fissura na vedação da tampa de válvulas, que troquei no mesmo dia que peguei ela, mas mesmo assim pedi pra dar uma olhada se tem mais algum outro vazamento, de gaixeta, cambio, diferencial, direção... colocar uma ignição eletrônica... O motor está filé, redondinho, lenta zeradinha, sem bater nem rajar nada...cara..foi um achado! Estava na rua a mais de um ano, por sorte do destino, passei e resolvi olhar, e ví uma placa de vende-se jogada no porta malas! Liguei, pedi pra ver, revirei ela de ponta cabeça e trouxe ela embora!

Ela veio com um câmbio de 4 marchas com ré pra trás, ao lado da segunda, e não achei muita informação sobre ele... Algum camarada podia me fornecer mais informações? Sei lá se compensa trocar por um 5 marchas, eu não sei a relação dele,  ela está com um diferencial Dana, creio que o 3:54... não consegui ver ainda, e como a barca está internada e só pego ela daqui 10 dias, ainda não matei a curiosidade... Rodei uns 200km com ela antes de encostar, não tirei média ainda, mas pelo que completei o tanque antes de encostar, rodando na cidade as médias eu creio que ficaram próximas de 5km/l.

Algum amigo do grupo poderia me fornecer mais informações sobre esse câmbio?

Desde já agradeço! Abraço a todos! Very Happy
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9364
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Rubão6cc em Ter 31 Jan - 8:19:11

Bem vindo Galano! Que bom que te influenciamos na decisão da compra da Caravan! rsrs


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 31 Jan - 8:21:28

é o cambio varetado....ou clek clek como dizem por ai



a 4ª marcha dele (assim todas as 4ª's marchas de cambios manuais) a relacao é 1:1

ou seja nao tem relacao....o giro do motor é o mesmo q vai para o carda...chama-se de marcha direta


a quinta marcha trabalha com multiplicacao (ao contrario da 1, 2 e 3 q sao de reducao). Ela tem relacao 0,86:1 se nao me engano.

eu tive um opala 82 e fiz essa mudanca, fica bom pra andar na pista...se vc só anda na cidade e seu 4m estiver tudo em ordem nao compensa....

eu troquei pq andava muito na pista e meu 4m estava pessimo...encavalva muitas marchas.


pra fazer a mudanca vc precisa trocar o console do cambio...cortar o tunel pra entrar a torre do trambulador "dentro" do carro....e tbem soldar os suportes da travassa do cambio novo q fica na rabeta dele.
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 31 Jan - 8:24:12

poste as fotos da caravan!
avatar
Black
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 680
Idade : 27
Localização : Araucária - PR
Modelo do carro : Diplomata SE 88
Cilindros : 6 CIL
Data de inscrição : 22/12/2008

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Black em Ter 31 Jan - 8:33:36

Seja Bem vindo, se o titulo cabaço for por causa de suas duvidas "Parabéns" pois só o fato de pegar a Caravan e já correr revisar suspensão, vazamentos e outros itens básicos já mostra que não é cabaço uheuheue, os cabaços comprariam o Opala e já iam querer saber como aspirar o 4 cil ou rebaixar, rodas maiores etc....

com relação a sua caixa deve ser original, essa caixa é a famosa caixa varetada que saiu até 81 se não me engano, a relação dela é a seguinte

1ª = 3,07:1
2ª = 2,02:1
3ª = 1,39:1
4ª = 1,00:1
Ré = 3,57:1

avatar
allantomazi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 164
Localização : Blumenau - SC
Modelo do carro : Opala 1980 coupe
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 19/06/2016

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por allantomazi em Ter 31 Jan - 9:36:29

Galano escreveu:Bom dia pessoal!

Como fã de Caravan e Opala acompanho a página a uns 2 anos mais ou menos, por conta de meu pai ter tido uma Caravan L 87, minha paixão na infância!

A pouco tempo, mais precisamente uns 20 dias, por influência da página e dessa Caravan que meu pai teve, consegui finalmente encontrar uma do jeito que eu queria!

Adquiri uma Caravan 1981, cinza chumbo, 4 cilindros, muuuuito conservada, de lata está inteira! Raros pontos de ferrugem a fazer, trocar as borrachas de portas, buchas e pivôs, as bandejas dianteiras por precaução pois ainda são originais de fábrica, nunca trocadas... Rolamentos... Tudo para deixar o carro filé, pronto para viajar sem ter novidade...

O motor veio lambusado de óleo por conta de uma fissura na vedação da tampa de válvulas, que troquei no mesmo dia que peguei ela, mas mesmo assim pedi pra dar uma olhada se tem mais algum outro vazamento, de gaixeta, cambio, diferencial, direção... colocar uma ignição eletrônica... O motor está filé, redondinho, lenta zeradinha, sem bater nem rajar nada...cara..foi um achado! Estava na rua a mais de um ano, por sorte do destino, passei e resolvi olhar, e ví uma placa de vende-se jogada no porta malas! Liguei, pedi pra ver, revirei ela de ponta cabeça e trouxe ela embora!

Ela veio com um câmbio de 4 marchas com ré pra trás, ao lado da segunda, e não achei muita informação sobre ele... Algum camarada podia me fornecer mais informações? Sei lá se compensa trocar por um 5 marchas, eu não sei a relação dele,  ela está com um diferencial Dana, creio que o 3:54... não consegui ver ainda, e como a barca está internada e só pego ela daqui 10 dias, ainda não matei a curiosidade... Rodei uns 200km com ela antes de encostar, não tirei média ainda, mas pelo que completei o tanque antes de encostar, rodando na cidade as médias eu creio que ficaram próximas de 5km/l.

Algum amigo do grupo poderia me fornecer mais informações sobre esse câmbio?

Desde já agradeço! Abraço a todos! Very Happy

eu tenho um opala 1979/1980 bege, cambio igual ao seu.. cleck clek.. original do carro.. ré pra traz 4 marchas.
nunca tive problema de encavalar marcha nem nada assim.

Abraço
Tomazi
avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Ter 31 Jan - 9:52:45

Rubão6cc escreveu:Bem vindo Galano! Que bom que te influenciamos na decisão da compra da Caravan! rsrs

Opa! Vcs me ajudaram bastante na escolha de um carro de "homem"! Antes eu tinha um C3 e todos me perguntavam se era da minha noiva...... Evil or Very Mad
avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Ter 31 Jan - 9:54:59

Marcos Adriano escreveu:é o cambio varetado....ou clek clek como dizem por ai



a 4ª marcha dele (assim todas as 4ª's marchas de cambios manuais) a relacao é 1:1

ou seja nao tem relacao....o giro do motor é o mesmo q vai para o carda...chama-se de marcha direta


a quinta marcha trabalha com multiplicacao (ao contrario da 1, 2 e 3 q sao de reducao). Ela tem relacao 0,86:1 se nao me engano.

eu tive um opala 82 e fiz essa mudanca, fica bom pra andar na pista...se vc só anda na cidade e seu 4m estiver tudo em ordem nao compensa....

eu troquei pq andava muito na pista e meu 4m estava pessimo...encavalva muitas marchas.


pra fazer a mudanca vc precisa trocar o console do cambio...cortar o tunel pra entrar a torre do trambulador "dentro" do carro....e tbem soldar os suportes da travassa do cambio novo q fica na rabeta dele.

Valeu pela ajuda Marcão! Mas só de pensar em ter que fazer algo na estrutura da barca cara, até choro! Dá dó manolo... Prefiro viajar a 80...100km curtindo de leviz do que "judiar" da coitada!
avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Ter 31 Jan - 9:56:19

Marcos Adriano escreveu:poste as fotos da caravan!

Manolo! To sem ela! Quando peguei rodei só 2 dias e internei ela pra revisar! Assim que pegar a viatura posto fotos! Abraço!
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9364
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Rubão6cc em Ter 31 Jan - 9:58:26

Galano escreveu:
Rubão6cc escreveu:Bem vindo Galano! Que bom que te influenciamos na decisão da compra da Caravan! rsrs

Opa! Vcs me ajudaram bastante na escolha de um carro de "homem"!  Antes eu tinha um C3 e todos me perguntavam se era da minha noiva...... Evil or Very Mad

hehahehae


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Ter 31 Jan - 10:07:05

allantomazi escreveu:
Galano escreveu:Bom dia pessoal!

Como fã de Caravan e Opala acompanho a página a uns 2 anos mais ou menos, por conta de meu pai ter tido uma Caravan L 87, minha paixão na infância!

A pouco tempo, mais precisamente uns 20 dias, por influência da página e dessa Caravan que meu pai teve, consegui finalmente encontrar uma do jeito que eu queria!

Adquiri uma Caravan 1981, cinza chumbo, 4 cilindros, muuuuito conservada, de lata está inteira! Raros pontos de ferrugem a fazer, trocar as borrachas de portas, buchas e pivôs, as bandejas dianteiras por precaução pois ainda são originais de fábrica, nunca trocadas... Rolamentos... Tudo para deixar o carro filé, pronto para viajar sem ter novidade...

O motor veio lambusado de óleo por conta de uma fissura na vedação da tampa de válvulas, que troquei no mesmo dia que peguei ela, mas mesmo assim pedi pra dar uma olhada se tem mais algum outro vazamento, de gaixeta, cambio, diferencial, direção... colocar uma ignição eletrônica... O motor está filé, redondinho, lenta zeradinha, sem bater nem rajar nada...cara..foi um achado! Estava na rua a mais de um ano, por sorte do destino, passei e resolvi olhar, e ví uma placa de vende-se jogada no porta malas! Liguei, pedi pra ver, revirei ela de ponta cabeça e trouxe ela embora!

Ela veio com um câmbio de 4 marchas com ré pra trás, ao lado da segunda, e não achei muita informação sobre ele... Algum camarada podia me fornecer mais informações? Sei lá se compensa trocar por um 5 marchas, eu não sei a relação dele,  ela está com um diferencial Dana, creio que o 3:54... não consegui ver ainda, e como a barca está internada e só pego ela daqui 10 dias, ainda não matei a curiosidade... Rodei uns 200km com ela antes de encostar, não tirei média ainda, mas pelo que completei o tanque antes de encostar, rodando na cidade as médias eu creio que ficaram próximas de 5km/l.

Algum amigo do grupo poderia me fornecer mais informações sobre esse câmbio?

Desde já agradeço! Abraço a todos! Very Happy

eu tenho um opala 1979/1980 bege, cambio igual ao seu.. cleck clek.. original do carro.. ré pra traz 4 marchas.
nunca tive problema de encavalar marcha nem nada assim.

Abraço
Tomazi

É então, eu até ví uns vídeos no Opala na Veia ensinando a ajustar o trambulador do varetado, agora só esperar chegar da oficina e fazer os ajustes!
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2980
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por opala4cc em Ter 31 Jan - 11:09:17

Galano escreveu:
Rubão6cc escreveu:Bem vindo Galano! Que bom que te influenciamos na decisão da compra da Caravan! rsrs

Opa! Vcs me ajudaram bastante na escolha de um carro de "homem"!  Antes eu tinha um C3 e todos me perguntavam se era da minha noiva...... Evil or Very Mad

Podia ser pior: podia ser um twingo.
avatar
Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 809
Idade : 33
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Caravan88 em Ter 31 Jan - 11:26:36

opala4cc escreveu:
Galano escreveu:

Opa! Vcs me ajudaram bastante na escolha de um carro de "homem"!  Antes eu tinha um C3 e todos me perguntavam se era da minha noiva...... Evil or Very Mad

Podia ser pior: podia ser um twingo.


hahahahahahahaah Um twingo roxo desbotado!!! Sacanagem com o carrinho, me disseram que é bom.

Bem vindo ao clube meu amigo, já pode deixar a barba crescer agora, se possível compre uma motosserra (gasolina não a quelas eletricas pelo amor) e coloque no porta malas do seu carro.
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9364
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Rubão6cc em Ter 31 Jan - 13:14:03

Caravan88 escreveu:
opala4cc escreveu:

Podia ser pior: podia ser um twingo.


hahahahahahahaah Um twingo roxo desbotado!!! Sacanagem com o carrinho, me disseram que é bom.

Bem vindo ao clube meu amigo, já pode deixar a barba crescer agora, se possível compre uma motosserra  (gasolina não a quelas eletricas pelo amor) e coloque no porta malas do seu carro.

Amarelo


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2980
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por opala4cc em Ter 31 Jan - 15:14:58

Rubão6cc escreveu:
Caravan88 escreveu:


hahahahahahahaah Um twingo roxo desbotado!!! Sacanagem com o carrinho, me disseram que é bom.

Bem vindo ao clube meu amigo, já pode deixar a barba crescer agora, se possível compre uma motosserra  (gasolina não a quelas eletricas pelo amor) e coloque no porta malas do seu carro.

Amarelo

Twingo rosa? Ui...
avatar
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4055
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 6
8
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Pedrão B. em Ter 31 Jan - 16:45:37

Seja bem vindo!
C3 é osso...biba car!
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"
avatar
tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4224
Idade : 57
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 31 Jan - 19:34:06

seja bem vindo.
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 31 Jan - 20:14:02

Galano escreveu:
Valeu pela ajuda Marcão! Mas só de pensar em ter que fazer algo na estrutura da barca cara, até choro! Dá dó manolo... Prefiro viajar a 80...100km curtindo de leviz do que "judiar" da coitada!


entao....o corte nao é muito grande nao....na afeta a estrutura do carro....ate pq vc poderia comprar em algum ferro velho o proprio acabamento do tunel original e deixar certinho.....


quanto a viajar entre 80 e 100 é de boa mesmo...mas nada q uma quinta marcha nao melhore isso....o giro do motor cai bastante e tem um consumo melhor.


eu gostei muito de ter trocado essa caixa...ate mesmo pelo preco q paguei....nao gastei 500 reais entre o cambio 5m e m.o. pro mecanico colocar
avatar
felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 675
Idade : 22
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por felipeleox em Qua 1 Fev - 7:04:38

Seja bem vindo.

Meu Opala tem esse cambio igual a da sua Caravan. É o que disseram, na estrada enche um pouco o saco porque o giro do motor fica muito alto para uma velocidade não tao alta assim, mas nada que chegue a ser ruim.

Nesse câmbio, na estradam se afundar o pé, chega até uns 145km/h (mas pelo barulho você vai pensar que esta a 375 km/h  Laughing)

Como não tenho muito "tempo $$$" pra viajar, só pego estrada de vez em quando, portanto não penso em trocar por um 5 marchas. Até porque o meu carro tinha um cambio 3 marchas na coluna original, e pretendo este ano voltar pra esse padrão.

Quanto a encavalar, aconteceu comigo só uma vez, mas por cabaçada no jeito de trocar a marcha.

Recomendo você fazer essa regulagem que o canal Opala Na Veia ensina, e que já veja o procedimento de como desencavalar, caso ocorra na rua.
avatar
allantomazi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 164
Localização : Blumenau - SC
Modelo do carro : Opala 1980 coupe
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 19/06/2016

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por allantomazi em Qua 1 Fev - 7:48:18

felipeleox escreveu:Seja bem vindo.

Meu Opala tem esse cambio igual a da sua Caravan. É o que disseram, na estrada enche um pouco o saco porque o giro do motor fica muito alto para uma velocidade não tao alta assim, mas nada que chegue a ser ruim.

Nesse câmbio, na estradam se afundar o pé, chega até uns 145km/h (mas pelo barulho você vai pensar que esta a 375 km/h  Laughing)

Como não tenho muito "tempo $$$" pra viajar, só pego estrada de vez em quando, portanto não penso em trocar por um 5 marchas. Até porque o meu carro tinha um cambio 3 marchas na coluna original, e pretendo este ano voltar pra esse padrão.

Quanto a encavalar, aconteceu comigo só uma vez, mas por cabaçada no jeito de trocar a marcha.

Recomendo você fazer essa regulagem que o canal Opala Na Veia ensina, e que já veja o procedimento de como desencavalar, caso ocorra na rua.

Eu também só ando dentro da cidade praticamente, peguei a estrada duas vezes.. a 70 ou 80 é tranquilao né?!
Mas esse giro alto não se deve também ao diferencial?

Abraço
Tomazi
avatar
diplomata1985
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 475
Idade : 43
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100

Data de inscrição : 31/10/2012

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por diplomata1985 em Qua 1 Fev - 8:44:08

Bem vindo!

Quando a Caravan chegar posta as fotos pra nós!

Boa sorte.
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 1 Fev - 10:23:44

allantomazi escreveu:

Mas esse giro alto não se deve também ao diferencial?

Abraço
Tomazi



sim e nao....


sim pq o dif do 4cil é bem curto mesmo.....entao o giro fica um pouco alto.


e nao pq o unico dif de 4cil é o 3.54 entao nao tem como fugir disso sem montar um 5m
avatar
felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 675
Idade : 22
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por felipeleox em Qua 1 Fev - 11:02:02

Marcos Adriano escreveu:
allantomazi escreveu:

Mas esse giro alto não se deve também ao diferencial?

Abraço
Tomazi


sim e nao....

sim pq o dif do 4cil é bem curto mesmo.....entao o giro fica um pouco alto.

e nao pq o unico dif de 4cil é o 3.54 entao nao tem como fugir disso sem montar um 5m

Nunca dirigi um, mas tem gente que adapta o diferecial 3,07 no 4cilindros. Diz que resolve esse problema do alto giro mais do que o câmbio 5 marchas. Só perde um pouco de torque em baixa rotação.
avatar
Douglas MRS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1580
Idade : 25
Localização : Contagem - MG
Modelo do carro : Comodoro Coupé 1983
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/07/2013

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Douglas MRS em Qua 1 Fev - 16:12:22

Bem vindo, boa sorte com a Caravan!
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 1 Fev - 18:57:02

felipeleox escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


sim e nao....

sim pq o dif do 4cil é bem curto mesmo.....entao o giro fica um pouco alto.

e nao pq o unico dif de 4cil é o 3.54 entao nao tem como fugir disso sem montar um 5m

Nunca dirigi um, mas tem gente que adapta o diferecial 3,07 no 4cilindros. Diz que resolve esse problema do alto giro mais do que o câmbio 5 marchas. Só perde um pouco de torque em baixa rotação.


com um motor 4cil original creio eu perder muito (mas muito mesmo) torque em saida.

avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Qui 2 Fev - 5:34:34

Marcos Adriano escreveu:
felipeleox escreveu:

Nunca dirigi um, mas tem gente que adapta o diferecial 3,07 no 4cilindros. Diz que resolve esse problema do alto giro mais do que o câmbio 5 marchas. Só perde um pouco de torque em baixa rotação.


com um motor 4cil original creio eu perder muito (mas muito mesmo) torque em saida.


Então, eu pensei a mesma coisa sobre o diferencial, trocar por um 3.07 ou até o 2.73... Torque não seria problema, eu não tenho costume de dar uma benga em carro...como disse, venho de um C3 1.4... Meu problema é que giro alto demais me da até câncer! Tenho mania de colocar 5m a 40km/h... Mas vou esperar ele voltar da enfermaria e pensar o que vou aprontar nela! Twisted Evil
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 2 Fev - 6:40:13

problema nao é dar benga no carro....problema é o sofrimento da sua embreagem ao sair com o carro parado....se seu carro tiver numa subida parado pra sair vc vai derreter sua embreagem....

ele vai demorar a desenvolver velocidade.....

bom....estou dizendo relatos q deduzo e alguns q ja ouvi....pois faz 10 anos q tenho opala e uns 9 q participo de forum.....nunka vi ou ouvi alguem falar q usou dif do 6cil no 4cil.....SEMPRE foi o contratio colocar o dif do 4cil no 6cil....


tenho uma caravan 6cil com 2.73 eu ja acho q ele pesa um pouco pra ela na saida....na pista vai bem...
avatar
Lucas Bzunek
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Lapa-pr
Modelo do carro : OPALA SL 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Lucas Bzunek em Qui 2 Fev - 6:53:21

Bom dia Jovens, sou novo por aqui, morador da lapa, cidade do EX opalapa, mas vamos ao que interessa , diferencial 2.73 em 4cc? acho que não rola não... tenho esse dif no meu 6cc 4 marchas ré pra frente, e para ele ja sente que é um diferencial para estradas mesmo assim "pesa" um pouco em arrancadas etc.... no máximo 3.07 e olha lá Amigo ... scratch
avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Qui 2 Fev - 8:18:02

Marcos Adriano escreveu:problema nao é dar benga no carro....problema é o sofrimento da sua embreagem ao sair com o carro parado....se seu carro tiver numa subida parado pra sair vc vai derreter sua embreagem....

ele vai demorar a desenvolver velocidade.....

bom....estou dizendo relatos q deduzo e alguns q ja ouvi....pois faz 10 anos q tenho opala e uns 9 q participo de forum.....nunka vi ou ouvi alguem falar q usou dif do 6cil no 4cil.....SEMPRE foi o contratio colocar o dif do 4cil no 6cil....


tenho uma caravan 6cil com 2.73 eu ja acho q ele pesa um pouco pra ela na saida....na pista vai bem...

Lucas Bzunek escreveu:Bom dia Jovens, sou novo por aqui, morador da lapa, cidade do EX opalapa, mas vamos ao que interessa , diferencial 2.73 em 4cc?  acho que não rola não... tenho esse dif no meu 6cc 4 marchas ré pra frente, e para ele ja sente que é um diferencial para estradas mesmo assim "pesa" um pouco em arrancadas etc.... no máximo 3.07 e olha lá Amigo ... scratch

É então...to ligado que vai dar uma zuada... Eu estou pensando daqui um tempo rebaixar o cabeçote, trocar comando por um 272, tucho seco... isso é pra bemmm mais pra frente... ae dependendo do resultado eu vejo a relação entre um cambio 5m e um diferencial se for o caso, andei fuçando um pouco e parece que tem uma empresa em sampa que faz a caixa de marchas sob medida, com a relação que o cliente precisar, é o caso de ver isso mais pra frente tbm...
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 2 Fev - 8:21:10

nao tenho ctz mas parece q o ferverick tem um dana 3.3

acho q é a relacao do ferverick 6cil.....essa acho q seria legal no opala 4cil.
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2980
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por opala4cc em Qui 2 Fev - 9:59:39

Galano escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


com um motor 4cil original creio eu perder muito (mas muito mesmo) torque em saida.


Então, eu pensei a mesma coisa sobre o diferencial, trocar por um 3.07 ou até o 2.73... Torque não seria problema, eu não tenho costume de dar uma benga em carro...como disse, venho de um C3 1.4... Meu problema é que giro alto demais me da até câncer! Tenho mania de colocar 5m a 40km/h... Mas vou esperar ele voltar da enfermaria e pensar o que vou aprontar nela! Twisted Evil

Bem, quinta marcha a 40Km/h vai forçar o motor. Dá uma P......... economia de combustível se mantido o pé totalmente mandrake no acelerador. Mas que força, força. Não deve ser feito.
avatar
Lucas Bzunek
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Lapa-pr
Modelo do carro : OPALA SL 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Lucas Bzunek em Qui 2 Fev - 10:08:03

Galano escreveu:
Marcos Adriano escreveu:problema nao é dar benga no carro....problema é o sofrimento da sua embreagem ao sair com o carro parado....se seu carro tiver numa subida parado pra sair vc vai derreter sua embreagem....

ele vai demorar a desenvolver velocidade.....

bom....estou dizendo relatos q deduzo e alguns q ja ouvi....pois faz 10 anos q tenho opala e uns 9 q participo de forum.....nunka vi ou ouvi alguem falar q usou dif do 6cil no 4cil.....SEMPRE foi o contratio colocar o dif do 4cil no 6cil....


tenho uma caravan 6cil com 2.73 eu ja acho q ele pesa um pouco pra ela na saida....na pista vai bem...

Lucas Bzunek escreveu:Bom dia Jovens, sou novo por aqui, morador da lapa, cidade do EX opalapa, mas vamos ao que interessa , diferencial 2.73 em 4cc?  acho que não rola não... tenho esse dif no meu 6cc 4 marchas ré pra frente, e para ele ja sente que é um diferencial para estradas mesmo assim "pesa" um pouco em arrancadas etc.... no máximo 3.07 e olha lá Amigo ... scratch

É então...to ligado que vai dar uma zuada... Eu estou pensando daqui um tempo rebaixar o cabeçote, trocar comando por um 272, tucho seco... isso é pra bemmm mais pra frente... ae dependendo do resultado eu vejo a relação entre um cambio 5m e um diferencial se for o caso, andei fuçando um pouco e parece que tem uma empresa em sampa que faz a caixa de marchas sob medida, com a relação que o cliente precisar, é o caso de ver isso mais pra frente tbm...


Então, minha opinião seria de um caixa 5 marchas , ai manteria o diferencial 3.54 , sei muito bem o que você ta passando rsrs, rodei a um tempo com esse diferencial na 4 marchas, e no 6 cilindros ainda .. era um sufoco andar com motor gritando a 100 km/h  Shocked
avatar
LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 699
Idade : 27
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por LucasPiologo em Qui 2 Fev - 10:31:59

O meu é 2,73 4M ré pra frente, não sinto pesar não, o bicho é até arisco de saída !!
Mas eu não arrisco sair no pau sempre pq o diferencial é de vidro ta ligado !
avatar
Lucas Bzunek
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Lapa-pr
Modelo do carro : OPALA SL 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Lucas Bzunek em Qui 2 Fev - 11:22:04

LucasPiologo escreveu:O meu é 2,73 4M ré pra frente, não sinto pesar não, o bicho é até arisco de saída !!
Mas eu não arrisco sair no pau sempre pq o diferencial é de vidro ta ligado !

Então amigo, acho que expliquei errado rsrs , e essa "ariscada" que eu falo que meu tem também, mas também depois de andando meu amigo, não tem quem pegue rsrsrsrs
muito bem falado, diferencial é de vidro haha, ainda mais o 2.73 ! o gostoso desse diferencial é andar e pegar a estrada, mas volto a repetir , para 4 cilindros acho um diferencial "pesado"
avatar
LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 699
Idade : 27
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por LucasPiologo em Qui 2 Fev - 11:48:47

Lucas Bzunek escreveu:
LucasPiologo escreveu:O meu é 2,73 4M ré pra frente, não sinto pesar não, o bicho é até arisco de saída !!
Mas eu não arrisco sair no pau sempre pq o diferencial é de vidro ta ligado !

Então amigo, acho que expliquei errado rsrs , e essa "ariscada" que eu falo que meu tem também, mas também depois de andando meu amigo, não tem quem pegue rsrsrsrs
muito bem falado, diferencial é de vidro haha, ainda mais o 2.73 ! o gostoso desse diferencial é andar e pegar a estrada, mas volto a repetir , para 4 cilindros acho um diferencial "pesado"

Haha no meu caso é 6cil, pro 4cil não rola por 2,73 não, vai perder pra fusca na subida !


O 2,73 na estrada n tem igual 2.000 rpm a 90km/h, na maior tranquilidade !
avatar
FF Rodrigues
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 189
Idade : 28
Localização : São João del-Rei - MG
Modelo do carro : Caravan 1982 Básica
Cilindros : 4 Motor 151
Data de inscrição : 28/03/2016

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por FF Rodrigues em Qui 2 Fev - 19:30:10

Seja bem vindo Galano.
Gostaria de ver fotos do seu carro.
Quanto ao câmbio eu teria dó de trocar. Acho bonito o som do câmbio clek clek.
Minha Caravan é 1982, já com cambio moderno 4 marchas. Vou manter pois não pego mita rodovia e já apliquei verniz nela.
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 2 Fev - 19:36:10

LucasPiologo escreveu:O meu é 2,73 4M ré pra frente, não sinto pesar não, o bicho é até arisco de saída !!
Mas eu não arrisco sair no pau sempre pq o diferencial é de vidro ta ligado !


eu ja andei na minha caravan com 3.07 quando estourou o 2.73 e percebi q ele ficou bem mais esperto na cidade....quando voltei o 2.73 sentia ela mais "pesadona" nas saidas.....


quando vc anda com uma relacao mais curta vc ve o tanto q a 2.73 pesa.


nao é atoa q hj em dia os carros estao saindo com 6m/m e 7, 8 ou 9m/aut


eles devem ter uma relacao curta de diferencial pra nao pesar tanto usando na cidade...e esse diferencial curto é compensado pelas marchas adicionais.


pegue um 6cil original com 2.73 e cambio 3m ave maria...deve ser bem pesado pra sair....
avatar
LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 699
Idade : 27
Localização : Guarulhos - SP
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Data de inscrição : 15/12/2014

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por LucasPiologo em Sex 3 Fev - 6:29:21

Marcos Adriano escreveu:
LucasPiologo escreveu:O meu é 2,73 4M ré pra frente, não sinto pesar não, o bicho é até arisco de saída !!
Mas eu não arrisco sair no pau sempre pq o diferencial é de vidro ta ligado !


eu ja andei na minha caravan com 3.07 quando estourou o 2.73 e percebi q ele ficou bem mais esperto na cidade....quando voltei o 2.73 sentia ela mais "pesadona" nas saidas.....


quando vc anda com uma relacao mais curta vc ve o tanto q a 2.73 pesa.


nao é atoa q hj em dia os carros estao saindo com 6m/m e 7, 8 ou 9m/aut


eles devem ter uma relacao curta de diferencial pra nao pesar tanto usando na cidade...e esse diferencial curto é compensado pelas marchas adicionais.


pegue um 6cil original com 2.73 e cambio 3m ave maria...deve ser bem pesado pra sair....

Marcão, opala 3 marchas deve ser um terror pra sair e um terror na estrada pelo tanto que deve berrar !!!!
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9364
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Rubão6cc em Sex 3 Fev - 7:51:33

Eu não me incomodo com a relação 2.73, pelo contrário como viajo com o carro acho perfeita...junto com o câmbio 4 marchas ré pra frente casa perfeito. Deixa o carro com desempenho adequado e se engana quem pensa que não anda também, soca o pé e sai de lado pra ver...lógico se comparada com a relação 3.54 tem menos arrancada.
2.73 no 4 cc não vira, nunca vi ninguém colocar, o carro não deve nem sair do lugar.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
allantomazi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 164
Localização : Blumenau - SC
Modelo do carro : Opala 1980 coupe
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 19/06/2016

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por allantomazi em Sex 3 Fev - 10:06:10

Rubão6cc escreveu:Eu não me incomodo com a relação 2.73, pelo contrário como viajo com o carro acho perfeita...junto com o câmbio 4 marchas ré pra frente casa perfeito. Deixa o carro com desempenho adequado e se engana quem pensa que não anda também, soca o pé e sai de lado pra ver...lógico se comparada com a relação 3.54 tem menos arrancada.
2.73 no 4 cc não vira, nunca vi ninguém colocar, o carro não deve nem sair do lugar.

torque do 3,54 mesmo no 4cc é uma delicia. ehhehe
avatar
felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 675
Idade : 22
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por felipeleox em Sex 3 Fev - 11:17:19

LucasPiologo escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


eu ja andei na minha caravan com 3.07 quando estourou o 2.73 e percebi q ele ficou bem mais esperto na cidade....quando voltei o 2.73 sentia ela mais "pesadona" nas saidas.....


quando vc anda com uma relacao mais curta vc ve o tanto q a 2.73 pesa.


nao é atoa q hj em dia os carros estao saindo com 6m/m e 7, 8 ou 9m/aut


eles devem ter uma relacao curta de diferencial pra nao pesar tanto usando na cidade...e esse diferencial curto é compensado pelas marchas adicionais.


pegue um 6cil original com 2.73 e cambio 3m ave maria...deve ser bem pesado pra sair....

Marcão, opala 3 marchas deve ser um terror pra sair e um terror na estrada pelo tanto que deve berrar !!!!

Se não me engano, a 3° marcha do câmbio 3 marchas na coluna é a mesma relação da 4° marcha do cambio 4 marchas cleck cleck (pelo menos no 4c), e acho que a 1° também.

A diferença é a 2° que é bem mais longa, pra poder fazer o papel de 2° e 3° do câmbio de 4marchas.

No caso desse 6cil com 2,73 e câmbbio na coluna, o "problema" deve existir só na saída mesmo.
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 3 Fev - 19:57:15

LucasPiologo escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


eu ja andei na minha caravan com 3.07 quando estourou o 2.73 e percebi q ele ficou bem mais esperto na cidade....quando voltei o 2.73 sentia ela mais "pesadona" nas saidas.....


quando vc anda com uma relacao mais curta vc ve o tanto q a 2.73 pesa.


nao é atoa q hj em dia os carros estao saindo com 6m/m e 7, 8 ou 9m/aut


eles devem ter uma relacao curta de diferencial pra nao pesar tanto usando na cidade...e esse diferencial curto é compensado pelas marchas adicionais.


pegue um 6cil original com 2.73 e cambio 3m ave maria...deve ser bem pesado pra sair....


Marcão, opala 3 marchas deve ser um terror pra sair e um terror na estrada pelo tanto que deve berrar !!!!


mano....vc acertou 50%....pra sair é um terror devido ao escalonamento das marchas ser menor devido ter apenas duas marchas q antecedem a marcha direta.....ou seja primeira e segunda sao mais longas.

os outrs 50% na pista vc ta enganado....pq a 3ª marcha do cambio 3 marchas e a 4ª do cambio 4 marchas tem a mesma relacao 1:1 ou seja...a marcha direta....entao na pista engatou a 3ª do 3m e a 4ª do 4m vai ser igual....


ele berra na pista igual a todos os cambios 4 marchas manuais (exceto o cambio gama)....com dif 2.73 nem chega a tanto...mas um 4m 6cil e 3.54 ai vai ser muito alto o giro.
avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Sex 17 Fev - 12:19:06

Boa tarde camaradas!

Fiquei meio na correria por esses dias e por isso não postei mais nada aqui! Bom, como disse anteriormente, assim que peguei a vtr, já coloquei na enfermaria pra fazer as revisões e o que mais tinha a ser feito na parte mecânica, pois bem...

Os mecânicos aonde levei, ficaram bestas! Abriram o motor pra tirar as medidas, e está standard! No painel está marcando 57000 e uns quebrados, e sugeriram que possivelmente só tem isso mesmo pelo estado de conservação!

Esses dias eu dei o azar de ferrar o que estava redondo...não ferrar no sentido de eu foder a parada, mas quebrou um parafuso segura a tubagem de admissão e escape do cabeçote... Começou a entrar ar... manolo... ficou uma buesta!

Fui lá e tirei o carburador, e pra surpresa, a tubagem toda estava presa por apenas 2 parafusos!

Cara! Que bosta...

Mó trampo pra desmontar tudo, lixar a lateral do cabeçote pra tirar os resíduos, deixar limpo pra colocar as juntas novas, tanto a do cabeçote quando aquela junta que fica entre os coletores, que praticamente não existia mais... Comprei os parafusos e coloquei apenas 3 mesmo, pois o quebrado não consegui tirar, e fiquei com medo de meter uma broca e ferrar com a rosca do cabeçote...

Mas bem, montei tudo e ficou bala! passei entre a junta dos coletores uma cola da Loctite cinza lá pra alta temperatura pra juntas mesmo, porem depois de montado, percebi que a junta do escapamento com o coletor de escape está com um único parafuso!

E frouxo ainda!...

Uma zika atrás da outra nesse inicio com o carro... E como só mexo depois que chego do trabalho, entre as 18 e 20 horas, fica meio complicado dar um talento em tudo...

Amanhã espeeeeero conseguir acertar tudo, pois depois que montei o conjunto de novo ficou meio estranho, pipocando quando está numa média de 4000 rpm... comprei jogo de velas de 3 eletrodos, cabos de vela novos, bobina nova, e não resolveu muito... atrasei um pouco o ponto do distribuidor e deu uma melhorada, mas amanhã vou desmontar o carburador tbm pra dar uma limpada, trocar as juntas e os caramba a 4...

Assim que montar tudo dou um berro em vcs!

Abraço a todos!
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3083
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 17 Fev - 20:37:07

putzzz

isso ai faz parte kkkkkkk

quanto aos parafusos q prendem o coletor de escape e admissao se atente ao dois das extremidades q sao pinos guias....eles nao tem aquela cabeça igual aos parafusos....

tome cuidado pra ver se nao achou q quebrou um pino guia!
avatar
Galano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 30
Localização : Campinas
Modelo do carro : Caravan 1981
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 31/01/2017

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Galano em Sab 18 Fev - 6:13:45

Marcos Adriano escreveu:putzzz

isso ai faz parte kkkkkkk

quanto aos parafusos q prendem o coletor de escape e admissao se atente ao dois das extremidades q sao pinos guias....eles nao tem aquela cabeça igual aos parafusos....

tome cuidado pra ver se nao achou q quebrou um pino guia!

Opa!

To ligado mestre! Eles estão ok, o que quebrou foi o primeiro da esquerda, e era só ele e o próximo que seguravam o conjunto todo, depois que quebrou, ficou apenas um... Ae já troquei ele tbm, coloquei os outros dois que faltavam e nem mexi no que quebrou... Ontem arrumei o escapamento, e cara... ficou redondinho!

Mas como o azar na minha vida é uma constante, fui dar um role com o carrão zero... Alguma merda na fiação da coluna de direção fodeu, disparou a buzina, tá dando uma fuga de corrente loca lá, o alternador parou de carregar a bateria.... rodei 12km na sorte! A bateria segurando o conjunto todo... 11 da noite e eu rodando com todas as luzes apagadas pra dar tempo de chegar em casa! Foda! Laughing

Mas vamos que vamos! Agora de tarde vou arrumar mais essa pica , não pode desanimar né!  
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2980
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por opala4cc em Sab 18 Fev - 8:39:51

Galano escreveu:
Marcos Adriano escreveu:putzzz

isso ai faz parte kkkkkkk

quanto aos parafusos q prendem o coletor de escape e admissao se atente ao dois das extremidades q sao pinos guias....eles nao tem aquela cabeça igual aos parafusos....

tome cuidado pra ver se nao achou q quebrou um pino guia!

Opa!

To ligado mestre! Eles estão ok, o que quebrou foi o primeiro da esquerda, e era só ele e o próximo que seguravam o conjunto todo, depois que quebrou, ficou apenas um... Ae já troquei ele tbm, coloquei os outros dois que faltavam e nem mexi no que quebrou... Ontem arrumei o escapamento, e cara... ficou redondinho!

Mas como o azar na minha vida é uma constante, fui dar um role com o carrão zero... Alguma merda na fiação da coluna de direção fodeu, disparou a buzina, tá dando uma fuga de corrente loca lá, o alternador parou de carregar a bateria.... rodei 12km na sorte! A bateria segurando o conjunto todo... 11 da noite e eu rodando com todas as luzes apagadas pra dar tempo de chegar em casa! Foda! Laughing

Mas vamos que vamos! Agora de tarde vou arrumar mais essa pica , não pode desanimar né!  


Quando a buzina dispara sem a pressão no botão da buzina, normalmente é a molinha da chave seta que quebrou e seus fragmentos provocam curto-circuito, mantendo a buzina acionada. NORMALMENTE, é isso.
avatar
felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 675
Idade : 22
Localização : GUARULHOS - SP
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por felipeleox em Sab 18 Fev - 17:20:00

isso de buzina acionada sem parar já aconteceu comigo quando tinha um Chevette 87. Foi engraçado porque ele começou dando só algumas buzinadas de leve quando virava o volante, em toda esquina, e as mulheres achavam que eu estava buzinando pra elas kkk

até que ele começou a buzinar sem parar, estacionei o carro, arranquei a capa do volante e isolei os fios pra chegar em casa de boa sem buzina rs

E o meu Opala, essa semana está com o contrário, quando aciono só buzina de vez em quando... quase nunca...
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2980
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por opala4cc em Sab 18 Fev - 21:55:15

felipeleox escreveu:isso de buzina acionada sem parar já aconteceu comigo quando tinha um Chevette 87. Foi engraçado porque ele começou dando só algumas buzinadas de leve quando virava o volante, em toda esquina, e as mulheres achavam que eu estava buzinando pra elas kkk

até que ele começou a buzinar sem parar, estacionei o carro, arranquei a capa do volante e isolei os fios pra chegar em casa de boa sem buzina rs

E o meu Opala, essa semana está com o contrário, quando aciono só buzina de vez em quando... quase nunca...

As buzinas dos opalas quadrados ficam debaixo dos paralamas dianteiros. É um local extremamente propenso a oxidar os contatos elétricos. Verifique o aterramento das buzinas e também o terminal de alimentação, ali debaixo do paralamas.

Conteúdo patrocinado

Re: Opaleiro cabaço!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Ter 19 Set - 9:43:18