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Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Eu não sei se estou postando no lugar certo. Não encontrei nada sobre esse problema. O mecânico deixou cair uma arruela no carburador, que foi para um dos cilindros. Pensei em tirar as velas e acionar o motor sem combustível na esperança de que o ar expulsasse a arruela pelo furo da vela. O problema é que quando fui tirar a 4º vela ela tava presa no cabeçote. Estragou 2 chaves de vela novas. Nas tentativas de tirar, acabei quebrando a parte de cerâmica da vela. Vi que de todo jeito ia ter que tirar o cabeçote pra tirar a arruela, então removi ele. Agora não faço ideia de como tirar a vela presa. Adpachec, tá por aí amigo?
Última edição por ghbamorim em Sáb 1 Jul - 17:05:46, editado 1 vez(es)
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº2
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Um soquete de vela com um cabo para alavanca pode resolver ou tente aquecer a base um pouco.
Não ligue o motor, suba o pistão manualmente, existe uma vareta tipo antena de carro com um ímã na ponta, ele pode pegar a arruela.
Ou prenda uma mangueira fina na mangueira do aspirador de pó e tenta sugar ela.
Mas a arruela pode ainda estar no coletor.
Não ligue o motor, suba o pistão manualmente, existe uma vareta tipo antena de carro com um ímã na ponta, ele pode pegar a arruela.
Ou prenda uma mangueira fina na mangueira do aspirador de pó e tenta sugar ela.
Mas a arruela pode ainda estar no coletor.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº3
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Eu não sei se estou postando no lugar certo. Não encontrei nada sobre esse problema. O mecânico deixou cair uma arruela no carburador, que foi para um dos cilindros. Pensei em tirar as velas e acionar o motor sem combustível na esperança de que o ar expulsasse a arruela pelo furo da vela. O problema é que quando fui tirar a 4º vela ela tava presa no cabeçote. Estragou 2 chaves de vela novas. Nas tentativas de tirar, acabei quebrando a parte de cerâmica da vela. Vi que de todo jeito ia ter que tirar o cabeçote pra tirar a arruela, então removi ele. Agora não faço ideia de como tirar a vela presa. Adpachec, tá por aí amigo?
Já que você já tirou o cabeçote, leva em um torneiro mecânico que ele tira a vela para você.
Aqui tem uma técnica (não recomendo para cabeçotes que estejam colocados no bloco):
https://www.youtube.com/watch?v=oOe1y2VJ9xQ
O procedimento mais comum é, estando o cabeçote fora do bloco, furar o centro da vela caso ainda haja miolo dela no furo e colocar um macho para remover o resíduo de rosca da vela do buraco de vela do cabeçote. Deve ser feito com cuidado e com o macho de medida correta para não danificar a rosca do buraco de vela do cabeçote.
Sei que não foi você o culpado da quebra de vela, mas sim, do "cavalo" que apertou-a no cabeçote. Mas aqui tem um vídeo de uma dica de aperto de velas:
https://www.youtube.com/watch?v=0j2VCSBRgkw
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Não tinha visto a parte que já tinha retirado o cabeçote.
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº5
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº6
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço
Mete WD-40 ou fluido de freio nos dois lados do furo de vela e espera algumas horas antes de fazer força. Caso contrário, vai quebrar lá no miolo da vela, como nos vídeos que mostrei.
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
opala4cc escreveu:ghbamorim escreveu:adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço
Mete WD-40 ou fluido de freio nos dois lados do furo de vela e espera algumas horas antes de fazer força. Caso contrário, vai quebrar lá no miolo da vela, como nos vídeos que mostrei.
Boa opala4cc. Não tinha pensado nisso. Obrigado
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Aproveitando, a junta do cabeçote parece boa, mas acho que é melhor trocar não é? Eu nunca fiz esse tipo de serviço, mas eu imagino que é só limpar, colocar a junta nova na posição certa e apertar os parafusos com o torquímetro na sequência certa. Tem mais algum segredo ou conselho?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Troque a junta, o aperto é cruzado e o torque e sequência de aperto vem geralmente descrito na junta.
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº10
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Não precisa passar nenhum tipo de cola, nem tinta, nem graxa, não é?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº11
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Limpe bem as partes, raspe o excesso da junta velha.
Um pingo de super bonder só para deixar no lugar.
Aperte os parafusos até começar a endurecer (pré torque) e depois o aperto final.
http://www.opaleirosdoparana.com/t19404-cabecote-remocao-inspecao-limpeza-e-troca-da-junta
Um pingo de super bonder só para deixar no lugar.
Aperte os parafusos até começar a endurecer (pré torque) e depois o aperto final.
http://www.opaleirosdoparana.com/t19404-cabecote-remocao-inspecao-limpeza-e-troca-da-junta
Paulo Roberto B- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Existe um soquete alongado próprio p a troca de vela q encaixa nos soquetes de 1/2 e duvido q esse vc quebre e é desse q uso, se n me engano paguei 6,00. Referente junta de cabeçote,n aperte sem torquimetro
diplomata1985- Opaleiro
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Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
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- Mensagem nº13
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Essa chave de Vela que você usou deve ser aquelas chaves bem porcaria.
Use uma chave 21mm longa de marca boa que não vai quebrar e nem deformar conforme o amigo acima falou.
Use uma chave 21mm longa de marca boa que não vai quebrar e nem deformar conforme o amigo acima falou.
opala4cc- Moderador
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Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
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- Mensagem nº14
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Aproveitando, a junta do cabeçote parece boa, mas acho que é melhor trocar não é? Eu nunca fiz esse tipo de serviço, mas eu imagino que é só limpar, colocar a junta nova na posição certa e apertar os parafusos com o torquímetro na sequência certa. Tem mais algum segredo ou conselho?
SEMPRE que você tirar o cabeçote... a junta vai para o lixo. Não re-aproveite.
Sim, a colocação da nova junta - conforme já foi explicado pelo adpachec - é basicamente isso. Certifique-se de que a nova junta está bem posicionada e não obstruiu nenhuma passagem entre o bloco e cabeçote e nem saiu do lugar ao colocar o cabeçote em cima. Por isso foi sugerido o pinguinho de super bonder.
O torque e sequência de aperto é o segredo. Faça conforme já foi mencionado (em forma de caracol, partindo dos parafusos do centro do cabeçote.
Aproveite a oportunidade de estar com o cabeçote fora do bloco e veja se as galerias internas do cabeçote estão com muita ferrugem. Essa é uma EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA TROCA DOS SELOS DO CABEÇOTE.
Paulo Roberto B- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Arrume um soquete alongado,proprio p vela com soquete de 1/2 p uso na maioria das catracas,esse eu duvido q vc espane. Referente a junta,jamais aperte os parafusos sem Torquimetro
Rubão6cc- Opaleiro
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4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
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- Mensagem nº16
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Preste atenção onde posta os tópicos!! Seção ERRADA!! Corrigido..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
ghbamorim- Opaleiro
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ex Comodoro sedã 4.1 1988
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- Mensagem nº17
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Foi mal Rubão6cc. É que é muito raro eu postar um tópico, então não me atentei a isso. Onde foi que eu postei mesmo?Rubão6cc escreveu:Preste atenção onde posta os tópicos!! Seção ERRADA!! Corrigido..
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Levei o cabeçote num mecânico aqui perto e ele tirou a vela com uma chave dessas que Paulo Roberto B falou. Fui comprar uma igual, mas não encontrei alongada. Comprei uma chave de vela Gedore, disseram que era boa. Não conheço, vou testar. As que eu tava usando eram vagabundas mesmo.
Opala4cc, aproveitei pra trocar os selos. Na verdade não tinha selos no meu cabeçote, tamparam os furos com Durepoxi. Comprei 2 selos desses comuns e levei pra um torneiro fazer 2 réplicas de alumínio. Fica pronto segunda.
A junta do cabeçote, me ofereceram Brasmeck, mas como não conheço, comprei Sabó mesmo.
Estou agora atrás de um torquímetro, não consegui comprar hoje. Vou ver se compro durante a semana. Quando colocar o cabeçote no lugar, eu digo o resultado. Obrigado a todos pelos conselhos
Opala4cc, aproveitei pra trocar os selos. Na verdade não tinha selos no meu cabeçote, tamparam os furos com Durepoxi. Comprei 2 selos desses comuns e levei pra um torneiro fazer 2 réplicas de alumínio. Fica pronto segunda.
A junta do cabeçote, me ofereceram Brasmeck, mas como não conheço, comprei Sabó mesmo.
Estou agora atrás de um torquímetro, não consegui comprar hoje. Vou ver se compro durante a semana. Quando colocar o cabeçote no lugar, eu digo o resultado. Obrigado a todos pelos conselhos
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº19
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Levei o cabeçote num mecânico aqui perto e ele tirou a vela com uma chave dessas que Paulo Roberto B falou. Fui comprar uma igual, mas não encontrei alongada. Comprei uma chave de vela Gedore, disseram que era boa. Não conheço, vou testar. As que eu tava usando eram vagabundas mesmo.
Opala4cc, aproveitei pra trocar os selos. Na verdade não tinha selos no meu cabeçote, tamparam os furos com Durepoxi. Comprei 2 selos desses comuns e levei pra um torneiro fazer 2 réplicas de alumínio. Fica pronto segunda.
A junta do cabeçote, me ofereceram Brasmeck, mas como não conheço, comprei Sabó mesmo.
Estou agora atrás de um torquímetro, não consegui comprar hoje. Vou ver se compro durante a semana. Quando colocar o cabeçote no lugar, eu digo o resultado. Obrigado a todos pelos conselhos
Gedore é uma excelente marca. Foi uma boa compra. Você repetiu a boa compra comprando uma junta da Sabó.
Ainda bem que você resolveu olhar os selos do cabeçote. Melhor olhar também os selos do bloco, para ver se não há enjambrações estúpidas. Não confio em ex-dono que fez fechamento de furo de selo com durepoxi. É desagradável correr o risco de fundir o motor por causa dessas porquices feitas por outras pessoas.
Sobre o tosquímetro, compre o melhor tosquímetro que seu orçamento permitir. Não compre os tosquímetros de vareta mais baratinhos, de marcas desconhecidas. Já vi vários ainda dentro da embalagem com a haste torta - ou seja, descalibrados. Não compre tosquímetros usados, compre NOVOS.
O meu foi escolhido sopesando orçamento X bom senso. Tenho um tosquímetro de estalo waft, como esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780090535-torquimetro-de-estalo-12-_JM
Veio com um certificado de calibração que não me inspirou confiança, mas veio.
É claro que eu gostaria de ter comprado algo melhor e de marca renomada (gedore, etc...), mas os tosquímetros nacionais e de boa marca estavam (e são) caríssimos. Achei melhor não investir em ferramenta excessivamente profissional por causa do alto preço, conforme já disse.
Sobre as chaves de vela, as que tenho são as vagabundas mesmo. Investi em chave de vela longa e outra curta de marca fuleira mesmo, já que a chance de me deparar com uma vela presa no cabeçote é rara, pois só acontece na ocasião da compra de um carro usado quando as velas são retiradas pela primeira vez pelo novo dono (no caso, eu). Depois disso, dificilmente acontecerá de novo, já que as oficinas mecânicas em que mando o carro (quando mando) são selecionadas e quem costuma trocar as velas sou eu. Depois dessa situação que você acabou de passar com a vela, você provavelmente vai levar muitos anos até se deparar com isso de novo.
ghbamorim- Opaleiro
- Número de Mensagens : 148
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- Mensagem nº20
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Comprei o torquímetro ontem e hoje troquei a junta do cabeçote e dos coletores. Coloquei o cabeçote no lugar, apertei conforme manda a embalagem da junta. Coloquei tudo no lugar. Ante de desmontar, o carro estava funcionando muito bem, com a marcha lenta em pouco mais de 500 rpm, sem vibrar nem bater nada. Mas pra colocar as varetas eu tive que folgar os balancins e perdi a regulagem de válvula. O que aconteceu foi que o carro ficou muito ruim de pegar, vibrando muito e com a marcha oscilando. A última vez que ele ficou assim foi sujeira nos giclês de ar. Esse comportamento estranho pode estar relacionado às válvulas folgadas? Ou tá mais pra giclê sujo, já que faz quinze dias que o carburador estava fora do lugar?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Se apertou demais deixou as válvulas meio abertas, com isto o motor gira fácil e as vezes nem funciona.
Se apertou pouco, elas abrem pouco.
Tucho mecânico a folga do balancim a válvula é de 0,25 mm admissão e 0,35 mm escape.
Tem gente que padroniza em 0,10 mm no escape e admissão.
Tucho hidráulico é sem folga, mas aperte os balancins somente até eles ficarem firmes e com capacidade de mexer com a mão os balancins para os lados sem que desgrude do topo da válvula.
Após mil quilômetros reaperte o cabeçote.
Se apertou pouco, elas abrem pouco.
Tucho mecânico a folga do balancim a válvula é de 0,25 mm admissão e 0,35 mm escape.
Tem gente que padroniza em 0,10 mm no escape e admissão.
Tucho hidráulico é sem folga, mas aperte os balancins somente até eles ficarem firmes e com capacidade de mexer com a mão os balancins para os lados sem que desgrude do topo da válvula.
Após mil quilômetros reaperte o cabeçote.
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Eu tinha feito uma regulagem tabajara, marcando mais ou menos a posição da chave antes de folgar e voltando depois de encaixar a vareta. Mas fiquei com medo de apertar demais e acho que deixei folgado. Dei uma pesquisada e vou tentar fazer como tem no livro Conheça seu Opala, pois achei mais fácil fazer com o motor desligado. Sobre o método que tem lá, eu achei confuso só a questão de dar "meia e uma volta completa" depois que a vareta para de girar. Eu entendo que "meia e uma volta completa" seriam 180º + 360º. Fui olhar no fórum e vi que tem gente que dá uma volta de 270º, tem gente que dá só 90º e tem gente que não dá volta nenhuma. Qual seria o mais seguro?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Sempre fiz no zóio, dando uns toques na chave até às válvulas do mesmo pistão ficarem para cima, se faltar um pouco girava o motor na mão.
Desligue a ignição.
Desligue a ignição.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº24
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Eu tinha feito uma regulagem tabajara, marcando mais ou menos a posição da chave antes de folgar e voltando depois de encaixar a vareta. Mas fiquei com medo de apertar demais e acho que deixei folgado. Dei uma pesquisada e vou tentar fazer como tem no livro Conheça seu Opala, pois achei mais fácil fazer com o motor desligado. Sobre o método que tem lá, eu achei confuso só a questão de dar "meia e uma volta completa" depois que a vareta para de girar. Eu entendo que "meia e uma volta completa" seriam 180º + 360º. Fui olhar no fórum e vi que tem gente que dá uma volta de 270º, tem gente que dá só 90º e tem gente que não dá volta nenhuma. Qual seria o mais seguro?
Vai ño youtoba, no canal do tonella e assista a série sobre o opala 1978, lá no canal dele. Nada melhor do que um video explicativo.
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Eu me guiei pelo vídeo de Tonella, só que apertando menos. O barulho de válvulas desreguladas sumiu, mas o comportamento do motor ficou o mesmo. Vibrando muito, falhando e com a aceleração oscilando. Será que entrou sujeira no carburador enquanto ele tava fora do carro? Toda vez que eu tiro o carburador, quando vou colocar de volta fica ruim. Sempre tenho que pedir pra um mecânico ajeitar pra mim. Da última vez que mexi no carburador, a marcha lenta ficou oscilando e quando soltava o acelerador ele estancava. Na época, tirei os 2 giclês de cima (é um H-34 a gasolina), limpei com WD-40 e soprei, mas não fez diferença. Levei no mecânico, ele tirou os mesmos giclês e levou pra dentro da oficina. Depois trouxe, colocou de volta e o carro ficou bom.
Dessa vez eu tirei os dois giclês e deixei uma noite mergulhados em gasolina, mas quando coloquei de volta, não teve diferença
O carro tava funcionando muito bem antes de eu desmontar. Não mexi no ponto, coloquei velas novas, passei limpa contato nos cabos de velas. Também não mexi na regulagem da marcha lenta nem no parafuso da mistura do carburador. Estrangulei a mangueira do suspiro do cárter e a do hidrovácuo, mas também não fez diferença
Dessa vez eu tirei os dois giclês e deixei uma noite mergulhados em gasolina, mas quando coloquei de volta, não teve diferença
O carro tava funcionando muito bem antes de eu desmontar. Não mexi no ponto, coloquei velas novas, passei limpa contato nos cabos de velas. Também não mexi na regulagem da marcha lenta nem no parafuso da mistura do carburador. Estrangulei a mangueira do suspiro do cárter e a do hidrovácuo, mas também não fez diferença
Mirão- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim, verificou o pé desse bura? dá uma olhada com seu mecânico pois costumam dar um leve empeno, quase imperceptível e só é detectado com o passar do tempo, quando piora. Já passei por isso aí.
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- Mensagem nº27
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Eu me guiei pelo vídeo de Tonella, só que apertando menos. O barulho de válvulas desreguladas sumiu, mas o comportamento do motor ficou o mesmo. Vibrando muito, falhando e com a aceleração oscilando. Será que entrou sujeira no carburador enquanto ele tava fora do carro? Toda vez que eu tiro o carburador, quando vou colocar de volta fica ruim. Sempre tenho que pedir pra um mecânico ajeitar pra mim. Da última vez que mexi no carburador, a marcha lenta ficou oscilando e quando soltava o acelerador ele estancava. Na época, tirei os 2 giclês de cima (é um H-34 a gasolina), limpei com WD-40 e soprei, mas não fez diferença. Levei no mecânico, ele tirou os mesmos giclês e levou pra dentro da oficina. Depois trouxe, colocou de volta e o carro ficou bom.
Dessa vez eu tirei os dois giclês e deixei uma noite mergulhados em gasolina, mas quando coloquei de volta, não teve diferença
O carro tava funcionando muito bem antes de eu desmontar. Não mexi no ponto, coloquei velas novas, passei limpa contato nos cabos de velas. Também não mexi na regulagem da marcha lenta nem no parafuso da mistura do carburador. Estrangulei a mangueira do suspiro do cárter e a do hidrovácuo, mas também não fez diferença
O sintoma é típico de entrada falsa de ar. Conforme já disseram, a base do H34 é propensa a empenar, principalmente quando se aperta demais os parafusos. Porém, apertar de menos, vira um ponto de entrada falsa de ar. O H34 também é propenso à corrosão na face inferior da base dele.
Estrangular a mangueira do hidrovácuo e constatar que nada mudou indica que a entrada falsa de ar não é no hidrovácuo.
Você está usando aquelas mangueirinhas lonadas no carburador? Caso positivo, elas são novas?
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Da última vez que tive problema com o carburador, eu até retirei ele e levei pra um rapaz daqui da cidade que é especialista em carburador. Ele disse que não tinha empeno nem folga. Inclusive o carburador é relativamente novo, comprei em 2014. Depois disso mostrei pra o mecânico e ele disse a mesma coisa. Foi quando ele fez uma mágica lá que eu não vi com os giclês (eu tinha dito giclês de ar, mas na verdade são os 2 giclês de marcha lenta). Ele colocou os giclês de volta e regulou o parafuso da mistura e o carro ficou bom. Eu monto e desmonto um bocado de coisa no carro, mas parece que não levo jeito com carburador. Falei com o mecânico e ele ficou de vir aqui pra ver o carro no sábado. Depois eu posto o resultado
Última edição por ghbamorim em Seg 29 maio - 18:26:12, editado 1 vez(es)
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Opala4cc, as mangueira são lonadas mesmo. Eu não troquei ainda pelas de injeção pq só achei de 8mm, mas vou trocar todas. Faz sentido achar que o problema seja as mangueiras soltando pedaços, mas o que é estranho é que o carro tava funcionando perfeitamente antes de eu tirar o carburador do lugar
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- Mensagem nº30
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Olhe se não encharcou alguma vela... aí o Opala fica oscilando...
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº31
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Opala4cc, as mangueira são lonadas mesmo. Eu não troquei ainda pelas de injeção pq só achei de 8mm, mas vou trocar todas. Faz sentido achar que o problema seja as mangueiras soltando pedaços, mas o que é estranho é que o carro tava funcionando perfeitamente antes de eu tirar o carburador do lugar
Isso não quer dizer nada. As manguerinhas de carburador lonadas, depois de 3 meses colocadas, até podem ainda estar flexíveis. Entretanto, as extremidades delas onde encaixam nos tubinhos do carburador, depois que você retira e recoloca após algum tempo de uso, podem não voltar a dar estanqueidade, porque as pontas delas esgaçam muito rápido. Então, se houver comprimento hábil nelas, é necessário cortar as pontas para reencaixá-las nos tubinhos caso ainda tenham flexibilidade aceitável.
Pelo menos as mangueirinhas vendidas por aqui são assim. Então, inspecione se a ponta da mangueirinha não está dilatada antes de reconectá-la.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº32
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Da última vez que tive problema com o carburador, eu até retirei ele e levei pra um rapaz daqui da cidade que é especialista em carburador. Ele disse que não tinha empeno nem folga. Inclusive o carburador é relativamente novo, comprei em 2014. Depois disso mostrei pra o mecânico e ele disse a mesma coisa. Foi quando ele fez uma mágica lá que eu não vi com os giclês (eu tinha dito giclês de ar, mas na verdade são os 2 giclês de marcha lenta). Ele colocou os giclês de volta e regulou o parafuso da mistura e o carro ficou bom. Eu monto e desmonto um bocado de coisa no carro, mas parece que não levo jeito com carburador. Falei com o mecânico e ele ficou de vir aqui pra ver o carro no sábado. Depois eu posto o resultado
Nessa ocasião, das duas, uma: ou ele bateu um jato de ar nos giclês que ele levou quando se afastou porque viu que estavam sujos, ou então ele foi pegar outros giclês de medida diferente e os instalou no seu carburador.
Natan.Araldi- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Pra evitar esses problemas nas velas teria que passar graxa anti seize na rosca... Só não sei o pq dessa graxa custar tão caro aqui, os gringo usam meio que direto ela.
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Natan.Araldi escreveu:Pra evitar esses problemas nas velas teria que passar graxa anti seize na rosca... Só não sei o pq dessa graxa custar tão caro aqui, os gringo usam meio que direto ela.
A principal função desta graxa é evitar corrosão galvânica por diferença de potencial elétrico em blocos de alumínio, o que ocorreu aqui foi excesso de torque.
Grafite na rosca ajudaria.
Natan.Araldi- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
adpachec escreveu:Natan.Araldi escreveu:Pra evitar esses problemas nas velas teria que passar graxa anti seize na rosca... Só não sei o pq dessa graxa custar tão caro aqui, os gringo usam meio que direto ela.
A principal função desta graxa é evitar corrosão galvânica por diferença de potencial elétrico em blocos de alumínio, o que ocorreu aqui foi excesso de torque.
Grafite na rosca ajudaria.
Boa!
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº36
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Natan.Araldi escreveu:Pra evitar esses problemas nas velas teria que passar graxa anti seize na rosca... Só não sei o pq dessa graxa custar tão caro aqui, os gringo usam meio que direto ela.
A melhor opção é ter dois torquímetros: um de estalo e outro de porrete. O de estalo, bem caro, usa-se para torquear corretamente porcas e parafusos. O de porrete... bem, o de porrete substitui a técnica do gato morto.
Mirão- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Pérolas do opala4cc, Kkkkkk, essa foi boa.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº38
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Mirão escreveu:Pérolas do opala4cc, Kkkkkk, essa foi boa.
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Adpachec, você acha que uma vela encharcada ou falhando poderia causar também oscilação de marcha lenta? Por eu ter colocado velas novas, pode ser preciso regular o ponto? E será que o ponto errado pode causar oscilação?
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Opala4cc, as mangueiras eu cortei pra reconectar, inclusive vou ter que que substituir a do retorno (meu h-34 tem retorno na própria tampa) por que tá ficando curta de tanto eu cortar. Eu nunca tive problemas com as mangueiras lonadas, exceto pelo ressecamento. Mas perdi minha confiança nelas depois de ver comentários no fórum, inclusive comentários seus em outros tópicos. Vou trocar todas elas por mangueiras de injeção em breve. O problema é que só tô encontrando por aqui as de injeção ou muito grossas ou muito finas. Acho que o ideal para a linha de combustível e para o retorno para o tanque seria de 6mm não é?
ghbamorim- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
O mecânico que vinha me ajudar não veio. Combinou comigo, mas sem me avisar foi fazer outro serviço e me deixou na mão. Vou continuar tentando resolver o problema eu mesmo.
Quando eu montei os coletores, eu coloquei uma junta nova e coloquei aquela junta líquida da Orbi apenas na face da junta que vai no coletor. Do lado do cabeçote não coloquei nada. Fiquei desconfiado que podia ser ali a entrada de ar.
Hoje eu removi o coletor e vi que a junta líquida continuava líquida, depois de uma semana. Então eu comprei aquela cola de junta da 3m. Removi toda a junta líquida dos coletores, do cabeçote e da junta e passei a cola da 3m nas duas faces da junta. Coloquei de volta no carro e quando liguei ele pegou e diminuiu um pouco a oscilação da marcha lenta. Mas continua muito ruim, muito diferente do que tava antes de eu desmontar. Eu tô investigando o problema por eliminação, partindo da ideia de que a marcha tá oscilando por conta de entrada de ar.
Acho que a entrada de ar pelo coletor, posso descartar. Vou continuar investigando por eliminação. Vou trocar a junta do carburador e se não der resultado, vou procurar por empenos e folgas.
Já que esse tópico é sobre vela presa no cabeçote, seria melhor eu colocar ele como resolvido e continuar pedindo ajuda a vocês em outro tópico sobre marcha lenta oscilando que já exista?
Quando eu montei os coletores, eu coloquei uma junta nova e coloquei aquela junta líquida da Orbi apenas na face da junta que vai no coletor. Do lado do cabeçote não coloquei nada. Fiquei desconfiado que podia ser ali a entrada de ar.
Hoje eu removi o coletor e vi que a junta líquida continuava líquida, depois de uma semana. Então eu comprei aquela cola de junta da 3m. Removi toda a junta líquida dos coletores, do cabeçote e da junta e passei a cola da 3m nas duas faces da junta. Coloquei de volta no carro e quando liguei ele pegou e diminuiu um pouco a oscilação da marcha lenta. Mas continua muito ruim, muito diferente do que tava antes de eu desmontar. Eu tô investigando o problema por eliminação, partindo da ideia de que a marcha tá oscilando por conta de entrada de ar.
Acho que a entrada de ar pelo coletor, posso descartar. Vou continuar investigando por eliminação. Vou trocar a junta do carburador e se não der resultado, vou procurar por empenos e folgas.
Já que esse tópico é sobre vela presa no cabeçote, seria melhor eu colocar ele como resolvido e continuar pedindo ajuda a vocês em outro tópico sobre marcha lenta oscilando que já exista?
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- Mensagem nº42
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
A troca de velas não influencia no ponto, mas necessita regular o Gap da vela para 1,0 mm mais ou menos no quarto cilindros.
Velas encharcadas influenciam na faísca.
Se estiverem encharcadas tem que se descobrir o defeito.
Pode ser o carburador ou a ignição, tente voltar às velas antigas.
Velas encharcadas influenciam na faísca.
Se estiverem encharcadas tem que se descobrir o defeito.
Pode ser o carburador ou a ignição, tente voltar às velas antigas.
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- Mensagem nº43
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Aplicando um desengripante em volta do coletor pode identificar se é ar falso, com o motor ligado.
E se estiver encharcadas talvez deixar o motor ligado para queimar o excesso pode resolver.
E se estiver encharcadas talvez deixar o motor ligado para queimar o excesso pode resolver.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº44
Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Opala4cc, as mangueiras eu cortei pra reconectar, inclusive vou ter que que substituir a do retorno (meu h-34 tem retorno na própria tampa) por que tá ficando curta de tanto eu cortar. Eu nunca tive problemas com as mangueiras lonadas, exceto pelo ressecamento. Mas perdi minha confiança nelas depois de ver comentários no fórum, inclusive comentários seus em outros tópicos. Vou trocar todas elas por mangueiras de injeção em breve. O problema é que só tô encontrando por aqui as de injeção ou muito grossas ou muito finas. Acho que o ideal para a linha de combustível e para o retorno para o tanque seria de 6mm não é?
O ideal é comprar mangueira para injeção que mantenha o diâmetro interno da mangueira original. Se não encontrar, compre a medida imediatamente acima. Normalmente não fica com folga nas conexões, mas é sempre bom usar braçadeiras. Se o diâmetro da mangueira é muito pequeno, use braçadeira elástica pequena (igual àquela que é usada na mangueirinha do vaso de expansão do radiador.
ghbamorim- Opaleiro
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Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Passei esses dias sem mexer no carro, mas o problema continua. Eu tenho um outro opala que tá parado até eu decidir o que fazer com ele. Ele estava rodando bem com um h-40. Então arranquei os coletores com carburador, mangueiras e tudo pra colocar no outro. Inclusive o desborbulhador. Comprei uma junta de admissão nova Sabó, aquela de metal que tem uma junta de papel no lugar onde pega a admissão. Coloquei sem cola. Liguei o retorno e coloquei o carro pra funcionar. Ficou do mesmo jeito. Eu refiz a regulagem de válvulas deixando elas mais folgadas e melhorou um pouco. Mas ainda não dá pra andar com o carro.
Na primeira vez ele ligou bem. Mas depois foi oscilando até morrer. Daí não pega mais. Já tive esse problema quando tava com excesso de combustível por causa da boia. Isso não faz muito tempo. Minha dúvida é: excesso de combustível também pode fazer o carro oscilar a rotação? Pq caso sim, vou me concentrar nessa linha de investigação.
Na primeira vez ele ligou bem. Mas depois foi oscilando até morrer. Daí não pega mais. Já tive esse problema quando tava com excesso de combustível por causa da boia. Isso não faz muito tempo. Minha dúvida é: excesso de combustível também pode fazer o carro oscilar a rotação? Pq caso sim, vou me concentrar nessa linha de investigação.
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Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Passei esses dias sem mexer no carro, mas o problema continua. Eu tenho um outro opala que tá parado até eu decidir o que fazer com ele. Ele estava rodando bem com um h-40. Então arranquei os coletores com carburador, mangueiras e tudo pra colocar no outro. Inclusive o desborbulhador. Comprei uma junta de admissão nova Sabó, aquela de metal que tem uma junta de papel no lugar onde pega a admissão. Coloquei sem cola. Liguei o retorno e coloquei o carro pra funcionar. Ficou do mesmo jeito. Eu refiz a regulagem de válvulas deixando elas mais folgadas e melhorou um pouco. Mas ainda não dá pra andar com o carro.
Na primeira vez ele ligou bem. Mas depois foi oscilando até morrer. Daí não pega mais. Já tive esse problema quando tava com excesso de combustível por causa da boia. Isso não faz muito tempo. Minha dúvida é: excesso de combustível também pode fazer o carro oscilar a rotação? Pq caso sim, vou me concentrar nessa linha de investigação.
O excesso de combustível faz trepidar a rotação. Se ela fica subindo e descendo, tem jeito de entrada falsa de ar. Excesso de combustível preteia as velas. Por falar em velas... elas estão com as folgas nos eletrodos corretamente calibradas? E IGUALMENTE calibradas? Se deixa cair no chão, normalmente o eletrodo descalibra.
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Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Excesso, velas pretas, cheiro forte no escape e demora no aquecimento.
Pode ser um pistão falhando também por problemas de ignição, alguma vela ruim.
Um duto da marcha lenta parcialmente entupido.
Pode ser um pistão falhando também por problemas de ignição, alguma vela ruim.
Um duto da marcha lenta parcialmente entupido.
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Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Hoje eu coloquei o carro no reboque e levei pra um cara que é especialista em carburador. Ele mexeu no eixo do segundo estágio e o carro pegou. Depois ele regulou a marcha lenta e o carro ficou bom como estava antes. Ele não quis me dizer o que era. Talvez eu tenha sem querer afastado a bucha que prende o parafuso de regulagem do segundo estágio e ele ficou um pouco aberto. Acho que essa era a falsa entrada de ar. Tenho muita coisa pra fazer ainda no carro e vou fazer eu mesmo o máximo que puder. Se precisar de ajuda, marco vocês em algum tópico já existente relacionado ao assunto. Muito obrigado. Um abraço a todos
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Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
ghbamorim escreveu:Hoje eu coloquei o carro no reboque e levei pra um cara que é especialista em carburador. Ele mexeu no eixo do segundo estágio e o carro pegou. Depois ele regulou a marcha lenta e o carro ficou bom como estava antes. Ele não quis me dizer o que era. Talvez eu tenha sem querer afastado a bucha que prende o parafuso de regulagem do segundo estágio e ele ficou um pouco aberto. Acho que essa era a falsa entrada de ar. Tenho muita coisa pra fazer ainda no carro e vou fazer eu mesmo o máximo que puder. Se precisar de ajuda, marco vocês em algum tópico já existente relacionado ao assunto. Muito obrigado. Um abraço a todos
Em uma limpeza de rotina de um carburador, nem todas as regulagens devem ser mexidas. Principalmente em broxol 3E.
ghbamorim- Opaleiro
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Re: Vela presa no cabeçote [RESOLVIDO]
Pior que eu nem fiz a limpeza. Se foi isso mesmo que eu tô pensando, deve ter acontecido quando eu tirei ou coloquei de volta os coletores. Agora, já que eu tava na oficina, pedi pra o cara desmontar e limpar o carburador.
Opala4cc, eu tava vendo seu tópico sobre o 3E e notei uma peça parecida com uma bomba fixada no coletor de admissão. Eu tinha visto alguns coletores com a base pra essa peça, mas nunca tinha visto um com a peça. Pra que serve ela?
Opala4cc, eu tava vendo seu tópico sobre o 3E e notei uma peça parecida com uma bomba fixada no coletor de admissão. Eu tinha visto alguns coletores com a base pra essa peça, mas nunca tinha visto um com a peça. Pra que serve ela?
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