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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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Vela presa no cabeçote

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Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim em Ter 16 Maio - 19:57:00

Eu não sei se estou postando no lugar certo. Não encontrei nada sobre esse problema. O mecânico deixou cair uma arruela no carburador, que foi para um dos cilindros. Pensei em tirar as velas e acionar o motor sem combustível na esperança de que o ar expulsasse a arruela pelo furo da vela. O problema é que quando fui tirar a 4º vela ela tava presa no cabeçote. Estragou 2 chaves de vela novas. Nas tentativas de tirar, acabei quebrando a parte de cerâmica da vela. Vi que de todo jeito ia ter que tirar o cabeçote pra tirar a arruela, então removi ele. Agora não faço ideia de como tirar a vela presa. Adpachec, tá por aí amigo?
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por adpachec em Ter 16 Maio - 21:05:25

Um soquete de vela com um cabo para alavanca pode resolver ou tente aquecer a base um pouco.
Não ligue o motor, suba o pistão manualmente, existe uma vareta tipo antena de carro com um ímã na ponta, ele pode pegar a arruela.
Ou prenda uma mangueira fina na mangueira do aspirador de pó e tenta sugar ela.
Mas a arruela pode ainda estar no coletor.

OKK
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por opala4cc em Ter 16 Maio - 21:13:40

ghbamorim escreveu:Eu não sei se estou postando no lugar certo. Não encontrei nada sobre esse problema. O mecânico deixou cair uma arruela no carburador, que foi para um dos cilindros. Pensei em tirar as velas e acionar o motor sem combustível na esperança de que o ar expulsasse a arruela pelo furo da vela. O problema é que quando fui tirar a 4º vela ela tava presa no cabeçote. Estragou 2 chaves de vela novas. Nas tentativas de tirar, acabei quebrando a parte de cerâmica da vela. Vi que de todo jeito ia ter que tirar o cabeçote pra tirar a arruela, então removi ele. Agora não faço ideia de como tirar a vela presa. Adpachec, tá por aí amigo?

Já que você já tirou o cabeçote, leva em  um torneiro mecânico que ele tira a vela para você.

Aqui tem uma técnica (não recomendo para cabeçotes que estejam colocados no bloco):
https://www.youtube.com/watch?v=oOe1y2VJ9xQ

O procedimento mais comum é, estando o cabeçote fora do bloco, furar o centro da vela caso ainda haja miolo dela no furo e colocar um macho para remover o resíduo de rosca da vela do buraco de vela do cabeçote. Deve ser feito com cuidado e com o macho de medida correta para não danificar a rosca do buraco de vela do cabeçote.

Sei que não foi você o culpado da quebra de vela, mas sim, do "cavalo" que apertou-a no cabeçote. Mas aqui tem um vídeo de uma dica de aperto de velas:
https://www.youtube.com/watch?v=0j2VCSBRgkw
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por adpachec em Ter 16 Maio - 21:28:19

Não tinha visto a parte que já tinha retirado o cabeçote.

OKK
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim em Qua 17 Maio - 11:52:31

adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por opala4cc em Qua 17 Maio - 12:07:29

ghbamorim escreveu:adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço

Mete WD-40 ou fluido de freio nos dois lados do furo de vela e espera algumas horas antes de fazer força. Caso contrário, vai quebrar lá no miolo da vela, como nos vídeos que mostrei.
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim em Qua 17 Maio - 12:09:21

opala4cc escreveu:
ghbamorim escreveu:adpachec e opala4cc, muito obrigado. Ontem a noite quando terminei de retirar o cabeçote tava tão cansado quem nem pensei direito em como retirar a vela. A parte onde ela quebrou foi na parte de cerâmica. A parte que é sextavada ainda tá presa à rosca. Com uma chave de vela muito boa e muita força acho que dá pra tirar. O problema é que as duas chaves de vela novas que eu comprei se deformaram e a vela não saiu. Tô pensando e dar um corte na parte sextavada e bater com uma chave de fenda pra ver se ela descola. Se não tiver jeito, vou levar pra o torneiro mesmo. Quando eu mexer de novo eu digo o resultado. Um abraço

Mete WD-40 ou fluido de freio nos dois lados do furo de vela e espera algumas horas antes de fazer força. Caso contrário, vai quebrar lá no miolo da vela, como nos vídeos que mostrei.

Boa opala4cc. Não tinha pensado nisso. Obrigado
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim em Qua 17 Maio - 12:11:38

Aproveitando, a junta do cabeçote parece boa, mas acho que é melhor trocar não é? Eu nunca fiz esse tipo de serviço, mas eu imagino que é só limpar, colocar a junta nova na posição certa e apertar os parafusos com o torquímetro na sequência certa. Tem mais algum segredo ou conselho?
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por adpachec em Qua 17 Maio - 12:18:39

Troque a junta, o aperto é cruzado e o torque e sequência de aperto vem geralmente descrito na junta.
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim em Qua 17 Maio - 12:47:32

Não precisa passar nenhum tipo de cola, nem tinta, nem graxa, não é?
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por adpachec em Qua 17 Maio - 13:02:25

Limpe bem as partes, raspe o excesso da junta velha.
Um pingo de super bonder só para deixar no lugar.
Aperte os parafusos até começar a endurecer (pré torque) e depois o aperto final.

http://www.opaleirosdoparana.com/t19404-cabecote-remocao-inspecao-limpeza-e-troca-da-junta
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por Paulo Roberto B em Qua 17 Maio - 13:26:21

Existe um soquete alongado próprio p a troca de vela q encaixa nos soquetes de 1/2 e duvido q esse vc quebre e é desse q uso, se n me engano paguei 6,00. Referente junta de cabeçote,n aperte sem torquimetro
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por diplomata1985 em Qua 17 Maio - 14:25:36

Essa chave de Vela que você usou deve ser aquelas chaves bem porcaria.
Use uma chave 21mm longa de marca boa que não vai quebrar e nem deformar conforme o amigo acima falou.
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por opala4cc em Qua 17 Maio - 14:26:21

ghbamorim escreveu:Aproveitando, a junta do cabeçote parece boa, mas acho que é melhor trocar não é? Eu nunca fiz esse tipo de serviço, mas eu imagino que é só limpar, colocar a junta nova na posição certa e apertar os parafusos com o torquímetro na sequência certa. Tem mais algum segredo ou conselho?

SEMPRE que você tirar o cabeçote... a junta vai para o lixo. Não re-aproveite.
Sim, a colocação da nova junta - conforme já foi explicado pelo adpachec - é basicamente isso. Certifique-se de que a nova junta está bem posicionada e não obstruiu nenhuma passagem entre o bloco e cabeçote e nem saiu do lugar ao colocar o cabeçote em cima. Por isso foi sugerido o pinguinho de super bonder.
O torque e sequência de aperto é o segredo. Faça conforme já foi mencionado (em forma de caracol, partindo dos parafusos do centro do cabeçote.
Aproveite a oportunidade de estar com o cabeçote fora do bloco e veja se as galerias internas do cabeçote estão com muita ferrugem. Essa é uma EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA TROCA DOS SELOS DO CABEÇOTE.
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por Paulo Roberto B em Qua 17 Maio - 16:11:47

Arrume um soquete alongado,proprio p vela com soquete de 1/2 p uso na maioria das catracas,esse eu duvido q vc espane. Referente a junta,jamais aperte os parafusos sem Torquimetro
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por Rubão6cc em Qui 18 Maio - 9:52:05

Preste atenção onde posta os tópicos!! Seção ERRADA!! Corrigido..


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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim em Sex 19 Maio - 19:12:53

Rubão6cc escreveu:Preste atenção onde posta os tópicos!! Seção ERRADA!! Corrigido..
Foi mal Rubão6cc. É que é muito raro eu postar um tópico, então não me atentei a isso. Onde foi que eu postei mesmo?
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim em Sab 20 Maio - 19:45:14

Levei o cabeçote num mecânico aqui perto e ele tirou a vela com uma chave dessas que Paulo Roberto B falou. Fui comprar uma igual, mas não encontrei alongada. Comprei uma chave de vela Gedore, disseram que era boa. Não conheço, vou testar. As que eu tava usando eram vagabundas mesmo.
Opala4cc, aproveitei pra trocar os selos. Na verdade não tinha selos no meu cabeçote, tamparam os furos com Durepoxi. Comprei 2 selos desses comuns e levei pra um torneiro fazer 2 réplicas de alumínio. Fica pronto segunda.
A junta do cabeçote, me ofereceram Brasmeck, mas como não conheço, comprei Sabó mesmo.
Estou agora atrás de um torquímetro, não consegui comprar hoje. Vou ver se compro durante a semana. Quando colocar o cabeçote no lugar, eu digo o resultado. Obrigado a todos pelos conselhos
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por opala4cc em Dom 21 Maio - 0:02:33

ghbamorim escreveu:Levei o cabeçote num mecânico aqui perto e ele tirou a vela com uma chave dessas que Paulo Roberto B falou. Fui comprar uma igual, mas não encontrei alongada. Comprei uma chave de vela Gedore, disseram que era boa. Não conheço, vou testar. As que eu tava usando eram vagabundas mesmo.
Opala4cc, aproveitei pra trocar os selos. Na verdade não tinha selos no meu cabeçote, tamparam os furos com Durepoxi. Comprei 2 selos desses comuns e levei pra um torneiro fazer 2 réplicas de alumínio. Fica pronto segunda.
A junta do cabeçote, me ofereceram Brasmeck, mas como não conheço, comprei Sabó mesmo.
Estou agora atrás de um torquímetro, não consegui comprar hoje. Vou ver se compro durante a semana. Quando colocar o cabeçote no lugar, eu digo o resultado. Obrigado a todos pelos conselhos

Gedore é uma excelente marca. Foi uma boa compra. Você repetiu a boa compra comprando uma junta da Sabó.
Ainda bem que você resolveu olhar os selos do cabeçote. Melhor olhar também os selos do bloco, para ver se não há enjambrações estúpidas. Não confio em ex-dono que fez fechamento de furo de selo com durepoxi. É desagradável correr o risco de fundir o motor por causa dessas porquices feitas por outras pessoas.
Sobre o tosquímetro, compre o melhor tosquímetro que seu orçamento permitir. Não compre os tosquímetros de vareta mais baratinhos, de marcas desconhecidas. Já vi vários ainda dentro da embalagem com a haste torta - ou seja, descalibrados. Não compre tosquímetros usados, compre NOVOS.
O meu foi escolhido sopesando orçamento X bom senso. Tenho um tosquímetro de estalo waft, como esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780090535-torquimetro-de-estalo-12-_JM

Veio com um certificado de calibração que não me inspirou confiança, mas veio.
É claro que eu gostaria de ter comprado algo melhor e de marca renomada (gedore, etc...), mas os tosquímetros nacionais e de boa marca estavam (e são) caríssimos. Achei melhor não investir em ferramenta excessivamente profissional por causa do alto preço, conforme já disse.

Sobre as chaves de vela, as que tenho são as vagabundas mesmo. Investi em chave de vela longa e outra curta de marca fuleira mesmo, já que a chance de me deparar com uma vela presa no cabeçote é rara, pois só acontece na ocasião da compra de um carro usado quando as velas são retiradas pela primeira vez pelo novo dono (no caso, eu). Depois disso, dificilmente acontecerá de novo, já que as oficinas mecânicas em que mando o carro (quando mando) são selecionadas e quem costuma trocar as velas sou eu. Depois dessa situação que você acabou de passar com a vela, você provavelmente vai levar muitos anos até se deparar com isso de novo.
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim Ontem à(s) 16:38:07

Comprei o torquímetro ontem e hoje troquei a junta do cabeçote e dos coletores. Coloquei o cabeçote no lugar, apertei conforme manda a embalagem da junta. Coloquei tudo no lugar. Ante de desmontar, o carro estava funcionando muito bem, com a marcha lenta em pouco mais de 500 rpm, sem vibrar nem bater nada. Mas pra colocar as varetas eu tive que folgar os balancins e perdi a regulagem de válvula. O que aconteceu foi que o carro ficou muito ruim de pegar, vibrando muito e com a marcha oscilando. A última vez que ele ficou assim foi sujeira nos giclês de ar. Esse comportamento estranho pode estar relacionado às válvulas folgadas? Ou tá mais pra giclê sujo, já que faz quinze dias que o carburador estava fora do lugar?
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por adpachec Ontem à(s) 17:14:43

Se apertou demais deixou as válvulas meio abertas, com isto o motor gira fácil e as vezes nem funciona.
Se apertou pouco, elas abrem pouco.
Tucho mecânico a folga do balancim a válvula é de 0,25 mm admissão e 0,35 mm escape.
Tem gente que padroniza em 0,10 mm no escape e admissão.
Tucho hidráulico é sem folga, mas aperte os balancins somente até eles ficarem firmes e com capacidade de mexer com a mão os balancins para os lados sem que desgrude do topo da válvula.
Após mil quilômetros reaperte o cabeçote.
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por ghbamorim Ontem à(s) 17:32:06

Eu tinha feito uma regulagem tabajara, marcando mais ou menos a posição da chave antes de folgar e voltando depois de encaixar a vareta. Mas fiquei com medo de apertar demais e acho que deixei folgado. Dei uma pesquisada e vou tentar fazer como tem no livro Conheça seu Opala, pois achei mais fácil fazer com o motor desligado. Sobre o método que tem lá, eu achei confuso só a questão de dar "meia e uma volta completa" depois que a vareta para de girar. Eu entendo que "meia e uma volta completa" seriam 180º + 360º. Fui olhar no fórum e vi que tem gente que dá uma volta de 270º, tem gente que dá só 90º e tem gente que não dá volta nenhuma. Qual seria o mais seguro?
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por adpachec Ontem à(s) 18:33:25

Sempre fiz no zóio, dando uns toques na chave até às válvulas do mesmo pistão ficarem para cima, se faltar um pouco girava o motor na mão.
Desligue a ignição.
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Re: Vela presa no cabeçote

Mensagem por opala4cc Ontem à(s) 20:32:29

ghbamorim escreveu:Eu tinha feito uma regulagem tabajara, marcando mais ou menos a posição da chave antes de folgar e voltando depois de encaixar a vareta. Mas fiquei com medo de apertar demais e acho que deixei folgado. Dei uma pesquisada e vou tentar fazer como tem no livro Conheça seu Opala, pois achei mais fácil fazer com o motor desligado. Sobre o método que tem lá, eu achei confuso só a questão de dar "meia e uma volta completa" depois que a vareta para de girar. Eu entendo que "meia e uma volta completa" seriam 180º + 360º. Fui olhar no fórum e vi que tem gente que dá uma volta de 270º, tem gente que dá só 90º e tem gente que não dá volta nenhuma. Qual seria o mais seguro?

Vai ño youtoba, no canal do tonella e assista a série sobre o opala 1978, lá no canal dele. Nada melhor do que um video explicativo.

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Re: Vela presa no cabeçote

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