Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

85 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 78 Visitantes :: 1 Motor de busca

Antônio Carlos Pereira, dartagnan, Diplo87, francisco6>8, Krasnoe, Marcos Adriano, opalagyn


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10395)
 
Rubão6cc (9485)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8503)
 
100 (7771)
 

DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Compartilhe
avatar
StarScream
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 227
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 06/08/2008

DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por StarScream em Qua 17 Maio - 16:29:43

Galera, preciso de uma ajudinha relâmpago.

Montei a Caixa de direção do Omega no meu Diplomata, tudo ok. Somente o braço pitman que não serviu.O meu é aquele com uma fenda e um parafuso na lateral.
Qual pitman se encaixa beleza? Tentei do Opala antigo, o que tem 2 furos e o pivô não entrou.

Muito obrigado!
avatar
diplomata1985
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 475
Idade : 43
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100

Data de inscrição : 31/10/2012

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por diplomata1985 em Qui 18 Maio - 9:57:19

StarScream escreveu:Galera, preciso de uma ajudinha relâmpago.

Montei a Caixa de direção do Omega no meu Diplomata, tudo ok. Somente o braço pitman que não serviu.O meu é aquele com uma fenda e um parafuso na lateral.
Qual pitman se encaixa beleza? Tentei do Opala antigo, o que tem 2 furos e o pivô não entrou.

Muito obrigado!

Foi tranquila a Adaptação? Seu carro é 6 cilindros? Se sim usou qual mangueira?
Já experimentou usar o pitman original do Omega?
avatar
StarScream
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 227
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 06/08/2008

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por StarScream em Qui 18 Maio - 21:46:39

Se fosse fazer a adaptação novamente seria tranquilo porque agora sei o "caminho das pedras", mas deu um trabalhinho pra fazer. Mas vou passar a "senha" para meu parceiros!
Meu carro é um Diplomata 1991.

Na desmontagem tive que retirar o hidrováculo e a capa na base da coluna de direção e os parafusos do setor, obviamente. Até aí tudo bem. Então começaram os problemas:

1 - A caixa de direção dos Opalas mais novos 88/92 têm a Entrada de pressão e retorno de tamanhos diferentes. 14mm e 16mm enquanto a do Omega são iguais de 16mm.
Solução: Mandei numa casa de mangueiras hidráulicas refazer a conexão de 14mm para 16mm. Tive que comprar o parafuso de 16mm também.

2 - O braço pitman do Opala mais novo 88/92 é diferente ele possue um parafuso de aperto, enquanto do Omega e do Opala mais antigo entram na pressão com uma porca por baixo. Com isso a estria do setor do Omega pega no parafuso de aperto do pitman do Opala moderno. Outro problema é que o pivô do pitman do Opala mais novo é grosso não entra no pitman do Omega/Opala mais antigo.

Solução 1(mais cara): Trocar a barra de direção pela do Opala 87 e usar o pitman do Omega/Opala mais antigo.
Solução 2 (mais barata): Usinar o parafuso de aperto do setor somente onde casa a estria do setor com o pitman do Opala mais novo.

Eu optei pela Solução 2, veja como eu fiz:





Funcionou beleza!

Bom, de imediato não notei a direção mais macia não. Diz meu mecânico que tem que dar uma amaciada. Será? Tomara que sim, pois me deu um trabalhinho viu...
avatar
diplomata1985
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 475
Idade : 43
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100

Data de inscrição : 31/10/2012

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por diplomata1985 em Sex 19 Maio - 10:37:06

Bem legal. Penso em fazer o mesmo no meu. Mas o meu é um 86. Terei menos trabalho.

Agora no quesito de amaciar creio que não terá diferença. Até pq com o passar do tempo ela não amacia e sim fica mais dura. Será que não é ajuste de pressão?

Agradeço as dicas!!!
avatar
StarScream
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 227
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 06/08/2008

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por StarScream em Sex 19 Maio - 12:07:34

Como faço esse ajuste?
Ou será que ela ficou travada numa posição mais dura...tipo o caso do servotronic?
E agora como vou saber...
avatar
diplomata1985
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 475
Idade : 43
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100

Data de inscrição : 31/10/2012

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por diplomata1985 em Sex 26 Maio - 10:54:14

StarScream escreveu:Como faço esse ajuste?
Ou será que ela ficou travada numa posição mais dura...tipo o caso do servotronic?
E agora como vou saber...

Desculpe a demora na resposta.

Esse modelo não tem o sistema Servotronic.
Veja o parafuso com fenda de ajuste que ela tem bem em cima. Tem uma porca envolta dele pra destravar. Se você apertar ele, além de controlar a folga a direção fica mais dura. Se soltar ela fica mais macia mas também pode aumentar alguma suposta folga na caixa.
Lembre-se que depois de ajustado é necessário travar com a porca de volta.
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3228
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 28 Maio - 9:36:14

StarScream escreveu:Bom, de imediato não notei a direção mais macia não. Diz meu mecânico que tem que dar uma amaciada. Será? Tomara que sim, pois me deu um trabalhinho viu...


eu troquei minha caixa do opala pela caixa do omega.....notei muita diferenca principalmente no quesito de esterçar a roda....a caixa do opala nao estercava muito.....

era horrivel pra fazer retornos, estacionar e etc......era necessaio manobrar alugmas vezes em alguns casos.....


com a do omega é muito mais facil fazer isso....nao é necessario manobrar muito...as nem manobrar.....realmente ela é otima!!!

quando ficar mais macia...eu achei ela um pouco mais macia sim.....mas nada tao significativo quanto o quesito de virar a roda!


eu tbem tive o problema dos niples de pressao q do opala é 14 na pressao e 16 no retorno....como eu peguei a caixa completa usei as mangueiras do omega mesmo.....entao foi bem de boa!


lembrando q minha caravan é 87...a caixa foi fabricada em 86....a minha caixa do omega foi fabricada em 93
avatar
StarScream
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 227
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 06/08/2008

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por StarScream em Seg 29 Maio - 12:16:16

Obrigado pelo relato Marcos!

diplomata1985 escreveu:
StarScream escreveu:Como faço esse ajuste?
Ou será que ela ficou travada numa posição mais dura...tipo o caso do servotronic?
E agora como vou saber...

Desculpe a demora na resposta.

Esse modelo não tem o sistema Servotronic.
Veja o parafuso com fenda de ajuste que ela tem bem em cima. Tem uma porca envolta dele pra destravar. Se você apertar ele, além de controlar a folga a direção fica mais dura. Se soltar ela fica mais macia mas também pode aumentar alguma suposta folga na caixa.
Lembre-se que depois de ajustado é necessário travar com a porca de volta.

Fiz isso. Realmente deu uma amaciada, pouco mas deu. Uma coisa que venho notando éque quando viro o volante totalmente para um dos lados a mangueira de pressão fica vibrando...sabem o que pode ser?
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3228
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 29 Maio - 12:33:59

é o fim do curso....deve ser normal.....


nao pode ficar forçando quando chega no fim do curso pode causa danos na caixa ou na bomba.

Conteúdo patrocinado

Re: DH Omega x Pitman direção Opalas modernos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 16 Out - 20:12:37