Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

41 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 41 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15315)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_leftPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 BarPinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Bar_right 

+8
levizito
FABIANO ATHAIR
tcheco 8687
Glaucio Missioneiro
sezil
opala4cc
Marcos Adriano
Douglas TADS
12 participantes

    Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente


    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 661
    Data de inscrição : 28/05/2010

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por sezil Seg 7 Ago - 7:43:15

    Fiz o teste nesse fim de semana e o velocimetro marcou igual o GPS!! ficou tudo igual: barreira eletronica, velocimentro e GPS.

    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 4270
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por tcheco 8687 Seg 7 Ago - 8:30:01

    so para aprender.......
    nao tem perigo deste pinhao dentro do cambio
    sezil
    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 661
    Idade : 56
    Localização : anapolis
    Modelo do carro : Opala ss
    Cilindros : 6Cil
    Data de inscrição : 28/05/2010

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por sezil Seg 7 Ago - 10:04:22

    Me falaram que não e eu acreditei kkk, geralmente ele fica no fundo e pelo fato de ser de plastico as engrenagens devem moer o bicho!!
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por tcheco 8687 Seg 7 Ago - 10:09:41

    Tomara que seja isso.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Ago - 12:48:35

    sezil escreveu:Fiz o teste nesse fim de semana e o velocimetro marcou igual o GPS!!  ficou tudo igual: barreira eletronica, velocimentro e GPS.


    cara


    nao tem como.....teria q marcar a menos.....


    algo esta errado.....



    alias vendo a foto do seu perfil?

    qual e o aro e tamanho do roda do seu carro?? pode ser q diferença esta ali



    tudo o q eu disse sobre dentes do pinhao, velocidade e relacao de diferencial esta embasado no original 195/70/R14

    talvez a diferenca esteja ai.
    sezil
    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 661
    Idade : 56
    Localização : anapolis
    Modelo do carro : Opala ss
    Cilindros : 6Cil
    Data de inscrição : 28/05/2010

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por sezil Seg 7 Ago - 13:28:19

    E verdade Marcos, pode ser pelo tamanho das rodas, elas são 17.
    FABIANO ATHAIR
    FABIANO ATHAIR
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 160
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : opala 81(em reforma),
    Caravan 89,
    Diplomata 88 6cil 250s)
    Cilindros : 4 cil,
    6 cil
    Data de inscrição : 24/01/2010

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por FABIANO ATHAIR Seg 7 Ago - 14:16:18

    o meu opala 6 cil é 4 marchas re pra frente e o diferencial 3.54 tava com 18 dentes e marcava20 kma mais que o gps agora coloquei o de 24 dentes e parece que ta marcando certo
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Ago - 19:58:26

    FABIANO ATHAIR escreveu:o meu opala 6 cil é 4 marchas re pra frente e o diferencial 3.54 tava com 18 dentes e marcava20 kma mais que o gps agora coloquei o de 24 dentes e parece que ta marcando certo


    exatamente amigo!!!!


    eu tbem estava assim....porem era o contrario......meu dif é 2.73 e eu usei uns dias um pinhao de 24 dentes...marcava 20 a menos!


    agora comprei o pinhao de 21 dentes....esta marcando 10 a menos....quando colocar o 3.07 vai marcar certinho!!

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 505453 Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 505453 Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 505453 Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 505453
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Ago - 20:00:44

    sezil escreveu:E verdade Marcos, pode ser pelo tamanho das rodas, elas são 17.


    ahhh bom....

    entao assim ta explicado!
    Douglas TADS
    Douglas TADS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 26
    Idade : 35
    Localização : Januária
    Modelo do carro : OPALA COMODORO COUPÊ 1981/1981
    Cilindros : 4CC
    Data de inscrição : 03/09/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Douglas TADS Dom 20 Ago - 15:26:21

    Marcos Adriano escreveu:
    sezil escreveu:E verdade Marcos, pode ser pelo tamanho das rodas, elas são 17.


    ahhh bom....

    entao assim ta explicado!

    Então. Coloquei o bendito amarelo de 24 dentes. Fui dá uma volta e não marcava nada. Então soltei o cabo  do velocimetro atrás do painel. E tá girando o cabo no sentido ante horario. Ou seja a velocidade está negativa, tanto é que o odômetro esta voltando(Diminuindo ao invés de aumentar).

    Tudo indica que a motriz que está errada afinal o pinhão com os dentes contrários e mais curto é do automático. Se eu colocar do automático corre o risco dele cair dentro da caixa.
    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 JLyNOGwq7Gtr2Qs_FM4gRiAKAJdb7hXEvH-9dSPJhzMVcw_MLJfgsYK6OqHCmcR-jFKYbu-nP-NNmlgO9GkNOLsFJA2tGaVXPP6uAciGs6dTdvbBtBTK-eugHQQ3NP6vojogS9Lc6eXx4lqz5T_AkbfY55g_b5wjJ5GUp1ohmkwKdTonCYZoyiHikBdVRClX889cAc-12WNv6RyquODysQnd5b1rCD6mEBb-sFiepil3-piiBgLNTP63j7zBeMRLb0TqrHoHP98b-SsQavHh6NkZK4R-cMpk3BpknJIyM-6xfQUYaFau95Sh7YF10GEMPmrKIa2SIcXGC1n-BaMb6tfOoHbd8EOM8paXriINZGNx8paJlSQFZb9LaFIX9yaT2dPuWaMO0YdDc2jjICj7lqMxmuskl-P9cCIfm2tJUW2I4vVO2CAltfNvz9KvCiCoim2MPhIp_i8-I-bc_JJAftAJ-yE0h-bc52EgIhEyXWbnkvjlVwwyndUJgTq1Vftt8tl8Jai17isL-Me6RJ8PGn2u0qft8LteTTGAf68mc35pKw7V0zjRqvRhAMWohlDAk8bSMsfUKvwI-Tgn9cYN3KN1RcKaTlNagWtNaY7Q2hU3PRL-n3Mg=w933-h820-no


    E agora o quê fazer?

    Existe aquele alojamento do pinhão(uma especie de cachimbo) menos para que eu use o pinhão mais curto(Automático)? ou vou ter de trocar a engrenagem motriz?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 20 Ago - 15:38:27

    acho q vai ter q trocar a motriz


    ate pq essa parte mais curta no pinhao encosta na caracaça do cambio...pelo menos no manual é assim.....no automatico nao sei....

    o correto é trocar a motriz mesmo.
    Douglas TADS
    Douglas TADS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 26
    Idade : 35
    Localização : Januária
    Modelo do carro : OPALA COMODORO COUPÊ 1981/1981
    Cilindros : 4CC
    Data de inscrição : 03/09/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Douglas TADS Dom 20 Ago - 16:19:19

    Marcos Adriano escreveu:acho q vai ter q trocar a motriz


    ate pq essa parte mais curta no pinhao encosta na caracaça do cambio...pelo menos no manual é assim.....no automatico nao sei....

    o correto é trocar a motriz mesmo.

    Existe a possibilidade de se montar a motriz ao contrario, assim invertendo o sentido de rotação?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 22 Ago - 20:47:58

    pode montar ela de qualquer jeito sim....qualquer lado...


    porem isso nao interfere no sentido da rosca...

    é semelhante a uma porca: vc coloca ela no parafuso de qualquer lado....e qualquer lado vai rosquear....o parafuso tbem!!!

    o q vai mudar sentido da rotacao é a rosca q esta entalhada na engrenagem.
    avatar
    levizito
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 37
    Localização : Suzano - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1980
    Cilindros : 6-Cilindros
    Data de inscrição : 08/01/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por levizito Sex 25 Ago - 9:39:51

    Eu tenho o mesmo problema do cabo do velocímetro que gira ao contrário... eu fico pensando aonde o cara que montou o câmbio arrumou uma coroa e pinhão do automático pra montar lá??!! elas são bem raras, só pra me ferrar.... bom, só vou resolver quando for fazer a fusão dele com um de 5m do 4cc que eu vou comprar...
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 25 Ago - 22:11:41

    levizito escreveu:bom, só vou resolver quando for fazer a fusão dele com um de 5m do 4cc que eu vou comprar...



    vou comentar isso no seu outro topico....

    espero q vc entenda e pense bem.
    avatar
    levizito
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 37
    Localização : Suzano - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1980
    Cilindros : 6-Cilindros
    Data de inscrição : 08/01/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por levizito Seg 28 Ago - 15:33:31

    Marcos Adriano escreveu:
    levizito escreveu:bom, só vou resolver quando for fazer a fusão dele com um de 5m do 4cc que eu vou comprar...



    vou comentar isso no seu outro topico....

    espero q vc entenda e pense bem.


    Pq... vc acha que não vale a pena fazer a fusão dos câmbios?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 28 Ago - 21:17:50

    levizito escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:



    vou comentar isso no seu outro topico....

    espero q vc entenda e pense bem.


    Pq... vc acha que não vale a pena fazer a fusão dos câmbios?


    nao é algo garantido.


    com dif 3.54 ate vai de boa....mas partiu para uma relacao de 6cil ai complica.....


    ja vi esses cambios abertos.....5m do 4cil e 5m do 6cil a diferenca de estrutura das peças internas é impressionante.


    eu tenho alguns cambios de opala aqui...muita gente falava pra eu fazer essa tal fusao....nunka confiei e achei melhor nao arriscar...

    ate q consegui um cambio 2215a de c20 q é praticamente identico ao 2205b montei e to rodando faz tempo com 2.73 de boa.



    lembre-se: o cambio vai sentir muito mais um dif longo do q um motor forte.
    avatar
    levizito
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 37
    Localização : Suzano - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1980
    Cilindros : 6-Cilindros
    Data de inscrição : 08/01/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por levizito Qua 30 Ago - 7:10:50

    Marcos Adriano escreveu:
    levizito escreveu:


    Pq... vc acha que não vale a pena fazer a fusão dos câmbios?


    nao é algo garantido.


    com dif 3.54 ate vai de boa....mas partiu para uma relacao de 6cil ai complica.....


    ja vi esses cambios abertos.....5m do 4cil e 5m do 6cil a diferenca de estrutura das peças internas é impressionante.


    eu tenho alguns cambios de opala aqui...muita gente falava pra eu fazer essa tal fusao....nunka confiei e achei melhor nao arriscar...

    ate q consegui um cambio 2215a de c20 q é praticamente identico ao 2205b montei e to rodando faz tempo com 2.73 de boa.



    lembre-se: o cambio vai sentir muito mais um dif longo do q um motor forte.



    Entendi, mas meu caso é bem esse, estou colocando um motor 6cc ligeiramente aspirado e estou achando mais vantajoso colocar uma 5ª marcha no cambio que já tenho do que colocar um diferencial 3.07 que só acho Braseixos e muito caro....
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Rafael GTBS2 Qua 30 Ago - 8:10:29

    Marcos Adriano escreveu:
    levizito escreveu:


    Pq... vc acha que não vale a pena fazer a fusão dos câmbios?


    nao é algo garantido.


    com dif 3.54 ate vai de boa....mas partiu para uma relacao de 6cil ai complica.....


    ja vi esses cambios abertos.....5m do 4cil e 5m do 6cil a diferenca de estrutura das peças internas é impressionante.


    eu tenho alguns cambios de opala aqui...muita gente falava pra eu fazer essa tal fusao....nunka confiei e achei melhor nao arriscar...

    ate q consegui um cambio 2215a de c20 q é praticamente identico ao 2205b montei e to rodando faz tempo com 2.73 de boa.



    lembre-se: o cambio vai sentir muito mais um dif longo do q um motor forte.


    Olá Marcos,

    Conforme falei para o Marcos, fui eu quem postou lá no CAO sobre a fusão dos câmbios. Eu fiz na minha GTB S2, as fotos que estão lá (ou estavam..) são minhas, eu que tirei. OS dois câmbios abertos, lado a lado, engrenagens, eixos entalhados, tudo....

    Este tópico foi copiado prá cá, porém acho que as fotos se perderam. Vou tentar postar novamente.
    Mas pelo que eu vi e presenciei, não existem diferenças relevantes nas duas caixas. Inclusive a carcaça de ferro fundido é a mesma, mesmo número e tal. As engrenagens são idênticas, de um e de outro (material, espessura) só muda a relação. inclusive a caixa do 4cc tem um rolamento a mais na saída do eixo piloto (que vai para o cardã), que a caixa do 6cc não tem. Enfim, eu expliquei tudo no tópico, detalhe por detalhe.

    Cada um tem sua opinião, mas minha Puma está com esse câmbio a 8 anos. Preciso e muito confiável, engates perfeitos e macios.
    Deixo claro que não levo o carro ao Velopark para arrancadas, não ando em pista e tal. Mas também uma vez que outra dou uma brincada sim, e até agora tudo perfeito.

    Minha GTB S2:
    - Motor 250S, pistões 0,040" com dome, álcool. Carburador DFV446 niquelado, retirado de um caminhão Dodge V8 a álcool, chamados canavieiros.
    - Diferencial original da GTB, DANA 3,07.

    Att,
    Rafael
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 6 Set - 21:51:26

    realmente nao existe diferenças de estrutura entre uma caixa 5m do 4cil e uma caixa 4m do 6cil...nao questionei o contrario em hipotese alguma...até pq tenho ambos os cambios abertos aqui em casa....posso fazer as comparacoes que quiser a qualquer hora.

    elas sao praticamente identicas!!! isso é justamente o apoio da minha tese sobre a fusao!!!

    o fato do rolamento a mais citado é justamente devido às engrenagens posicionadas na parte de traz do cambio (rabeta) esse rolamento é para q o eixo entalhado fique alinhado quando é exigido uma grande tensao axial engatada a marcha ré e principalmente a 5ª...isso nao ajuda em nada o cambio ser mais resistente....apenas para o apoio correto do eixo entalhado....

    o cambio 4m nao tem pq a ré (q tbem fica la atraz na rabeta) é uma engrenagem simples logo apos o rolamento da caixa central....e nao ha necessidade de um rolamento apos a mesma....pois ela sofre pouca tensao axial


    ao meu modo de pensar se a caixa 5m q saiu nos 4cil fossem boas para os 6cil a gm nao esperaria a clark fazer um novo projeto totalmente diferente de estrutura pra soltar o cambio 5m no 6cil......com ctz essa caixa 5m do 4cil nao passou nos testes da gm na epoca e foi necessario um novo cambio pra isso.

    sinceramente nao confio na fusao...pois pra mim o problema maior é justamente na 5ª marcha....as outras 3 primeiras sao de boa....pois como vc disse elas sao praticamente identicas....ao eu ver nao compensa trocar 6 por meia duzia....é uma opiniao pessoal.....e tbem podemos tirar a base pelo famoso e rarissimo cambio gama q tem a 4ª marcha (q na verdade é a terceira mudado apenas a forma do engate) com a relacao igual a 5ª dos cambios modernos...e é um exelente cambio para 6cil...a diferenca é q nao tem aquela minuscula engrenagem igual a engrenagem da 5ª dos cambios modernos....e nos cambios 5m de 6cil a engrenagem da 5ª tbem da uma baita diferenca pra engrenagem da 5ª do 4cil.

    outro fato: ha dois meses vendi o cambio q tirei da minha caravan para um rapaz vizinho da minha cidade....ele veio buscar o cambio de opala e disse q o opala 6cil esta com ele ha mais de 8 anos e ja comprou ele com a caixa 5m do 4cil....porem fizeram alguma coisa no trambulador e o cambio nao engata a 5ª....ele nunka andou 1 metro em 5 marcha....comprou o meu apenas pra voltar o carro original aproveitando q iria trocar o kit de embreagem......agora nao sabemos se foi feito essa tal "fusao" eu ate disse a ele trazer o cambio 5m aqui pra eu dar uma olhada...mas ele ate hj nao voltou....se alguem tivesse feito essa fusao nao iria fazer algo pra nao engatar a 5ª marcha nao acha?

    esse assunto é polemico de mais......ja ouvi falarem q o cambio nao durou nada, ja ouvi falarem q o cambio aguentou....é muito relativo.....creio eu q seja uma coisa de uso e sorte.....

    eu tenho uma caixa cl2215A aberta aqui em casa tbem...(sem falar a q esta montada no meu carro) essa caixa é identica ao cl2205B mudando apenas as relacoes de marcha e rabeta.....eu fiquei surpreendido com a diferenca de estrutura entre as partes internas dessa caixa com as outras caixas clark mais antigas....ate as caixas clark varetadas sao identicas as modernas.....mudando apenas o sitema de mudancas, travessa e algumas outras coisinhas.....


    a fusao realmente é opcao de cada um....eu nao faria ja tive oportunidade de fazer (e ainda tenho)...mas nao faço nao ate pq viajo muito com a minha caravan.....as vezes faço viagens de 500 km nao posso dar sopa pro azar e correr o risco de ter algum problema na caixa de cambio ha 250km 300km de distancia....

    é complicado quando se ve comentarios contraditórios sobre algo....a gente fica em duvida.....


    Última edição por Marcos Adriano em Qua 6 Set - 22:05:34, editado 2 vez(es)
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 6 Set - 21:56:19

    bom....

    o topico deu uma desviada do assunto kkkkkkk


    voltando....

    quarta feira passada fiz a subistituicao do meu braseixos 2.73 pelo meu braseixos 3.07 e juntamente com o pinhao azul escuro de 21 dentes 195/70/14 esta marcando a velocidade exatamente exata com o gps...

    assim q possivel eu faço um video....preciso de um cobaia pra filmar. Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 695742 Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 695742 Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 695742 Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 695742
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por opala4cc Qui 7 Set - 0:21:09

    A única fusão em que confio é aquela em que pegam a caixa do 6 cilindros 4 marchas e colocam a quinta marcha da caixa do 4 cilindros 5 marchas aproveitando a rabeta. Isso porque ainda não vi relatos de quebra desse câmbio fusionado em motor 6 cilindros original. A quinta marcha é a que está sujeita ao menor torque.
    Mas pegar o miolo do câmbio 6 cilindros 4 marchas e meter pra dentro da carcaça do câmbio 4 cilindros 5 marchas aproveitando a engrenagem da quinta marcha deste último... é temerário. Já vi fotos desta fusão que quebrou a carcaça do câmbio. Teve gente recentemente dizendo que ia fazer isso.
    Também já li relatos de que dá certo. É bom lembrar uma coisa: essas carcaças de câmbio são fundidas. O livro do Leo Santucci começa explicando como selecionar um bloco de 6 cilindros para preparação, mostrando as diferenças de bloco para bloco, oriundas do processo de fundição em molde de areia verde. Por causa dessas diferenças, alguns blocos não são aconselhados para preparação. A mesma coisa deve acontecer com as carcaças de caixa de câmbio: devem existir algumas carcaças com um pouco mais e um pouco menos de resistência. Mas eu penso como o Marcos Adriano: se a GM deu números diferentes para as carcaças, então tem algo diferente e pode não ser algo visível a olho nú.
    Outra coisa: comparar engrenagens pelo simples aspecto físico (diâmetro, número de dentes, espessura, etc...) é "perigoso". Só porque duas engrenagens são metálicas e tem mesmo número de dentes, diâmetro e espessura, não significa que sejam iguais. Só uma análise metalográfica pode dizer que são iguais. Pode haver um tratamento térmico ou mesmo serem de ligas diferentes ou com porcentagens de liga diferentes. Se a GMB deu números GM diferentes para engrenagens "idênticas", então... são diferentes!
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Rafael GTBS2 Seg 11 Set - 9:00:08

    opala4cc escreveu:A única fusão em que confio é aquela em que pegam a caixa do 6 cilindros 4 marchas e colocam a quinta marcha da caixa do 4 cilindros 5 marchas aproveitando a rabeta. Isso porque ainda não vi relatos de quebra desse câmbio fusionado em motor 6 cilindros original. A quinta marcha é a que está sujeita ao menor torque.
    Mas pegar o miolo do câmbio 6 cilindros 4 marchas e meter pra dentro da carcaça do câmbio 4 cilindros 5 marchas aproveitando a engrenagem da quinta marcha deste último... é temerário. Já vi fotos desta fusão que quebrou a carcaça do câmbio. Teve gente recentemente dizendo que ia fazer isso.
    Também já li relatos de que dá certo. É bom lembrar uma coisa: essas carcaças de câmbio são fundidas. O livro do Leo Santucci começa explicando como selecionar um bloco de 6 cilindros para preparação, mostrando as diferenças de bloco para bloco, oriundas do processo de fundição em molde de areia verde. Por causa dessas diferenças, alguns blocos não são aconselhados para preparação. A mesma coisa deve acontecer com as carcaças de caixa de câmbio: devem existir algumas carcaças com um pouco mais e um pouco menos de resistência. Mas eu penso como o Marcos Adriano: se a GM deu números diferentes para as carcaças, então tem algo diferente e pode não ser algo visível a olho nú.
    Outra coisa: comparar engrenagens pelo simples aspecto físico (diâmetro, número de dentes, espessura, etc...) é "perigoso". Só porque duas engrenagens são metálicas e tem mesmo número de dentes, diâmetro e espessura, não significa que sejam iguais. Só uma análise metalográfica pode dizer que são iguais. Pode haver um tratamento térmico ou mesmo serem de ligas diferentes ou com porcentagens de liga diferentes. Se a GMB deu números GM diferentes para engrenagens "idênticas", então... são diferentes!

    Olá,

    Não entendi a diferença, pois a carcaça é a mesma. Inclusive com o mesmo número GM gravado na lateral. A GM não mandaria fundir duas peças diferentes sob o mesmo número, acho. Por isso, colocar as 4 marchas do 6 na carcaça no cambio de 5, dá na mesma do que usar o cambio do 6 e colocar a 5 e a ré. Ou seja, as 4 primeiras marchas, não interessa de que cambio, ficam na carcaça de ferro fundido, que é rigorosamente a mesma para os dois cambios.

    Att,

    Rafael
    Rafael GTBS2
    Rafael GTBS2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : Porto Alegre
    Data de inscrição : 08/07/2015

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Rafael GTBS2 Seg 11 Set - 9:19:35

    Marcos Adriano escreveu:realmente nao existe diferenças de estrutura entre uma caixa 5m do 4cil e uma caixa 4m do 6cil...nao questionei o contrario em hipotese alguma...até pq tenho ambos os cambios abertos aqui em casa....posso fazer as comparacoes que quiser a qualquer hora.

    elas sao praticamente identicas!!! isso é justamente o apoio da minha tese sobre a fusao!!!

    o fato do rolamento a mais citado é justamente devido às engrenagens posicionadas na parte de traz do cambio (rabeta) esse rolamento é para q o eixo entalhado fique alinhado quando é exigido uma grande tensao axial engatada a marcha ré e principalmente a 5ª...isso nao ajuda em nada o cambio ser mais resistente....apenas para o apoio correto do eixo entalhado....

    o cambio 4m nao tem pq a ré (q tbem fica la atraz na rabeta) é uma engrenagem simples logo apos o rolamento da caixa central....e nao ha necessidade de um rolamento apos a mesma....pois ela sofre pouca tensao axial


    ao meu modo de pensar se a caixa 5m q saiu nos 4cil fossem boas para os 6cil a gm nao esperaria a clark fazer um novo projeto totalmente diferente de estrutura pra soltar o cambio 5m no 6cil......com ctz essa caixa 5m do 4cil nao passou nos testes da gm na epoca e foi necessario um novo cambio pra isso.

    sinceramente nao confio na fusao...pois pra mim o problema maior é justamente na 5ª marcha....as outras 3 primeiras sao de boa....pois como vc disse elas sao praticamente identicas....ao eu ver nao compensa trocar 6 por meia duzia....é uma opiniao pessoal.....e tbem podemos tirar a base pelo famoso e rarissimo cambio gama q tem a 4ª marcha (q na verdade é a terceira mudado apenas a forma do engate) com a relacao igual a 5ª dos cambios modernos...e é um exelente cambio para 6cil...a diferenca é q nao tem aquela minuscula engrenagem igual a engrenagem da 5ª dos cambios modernos....e nos cambios 5m de 6cil a engrenagem da 5ª tbem da uma baita diferenca pra engrenagem da 5ª do 4cil.

    outro fato: ha dois meses vendi o cambio q tirei da minha caravan para um rapaz vizinho da minha cidade....ele veio buscar o cambio de opala e disse q o opala 6cil esta com ele ha mais de 8 anos e ja comprou ele com a caixa 5m do 4cil....porem fizeram alguma coisa no trambulador e o cambio nao engata a 5ª....ele nunka andou 1 metro em 5 marcha....comprou o meu apenas pra voltar o carro original aproveitando q iria trocar o kit de embreagem......agora nao sabemos se foi feito essa tal "fusao" eu ate disse a ele trazer o cambio 5m aqui pra eu dar uma olhada...mas ele ate hj nao voltou....se alguem tivesse feito essa fusao nao iria fazer algo pra nao engatar a 5ª marcha nao acha?

    esse assunto é polemico de mais......ja ouvi falarem q o cambio nao durou nada, ja ouvi falarem q o cambio aguentou....é muito relativo.....creio eu q seja uma coisa de uso e sorte.....

    eu tenho uma caixa cl2215A aberta aqui em casa tbem...(sem falar a q esta montada no meu carro) essa caixa é identica ao cl2205B mudando apenas as relacoes de marcha e rabeta.....eu fiquei surpreendido com a diferenca de estrutura entre as partes internas dessa caixa com as outras caixas clark mais antigas....ate as caixas clark varetadas sao identicas as modernas.....mudando apenas o sitema de mudancas, travessa e algumas outras coisinhas.....


    a fusao realmente é opcao de cada um....eu nao faria ja tive oportunidade de fazer (e ainda tenho)...mas nao faço nao ate pq viajo muito com a minha caravan.....as vezes faço viagens de 500 km nao posso dar sopa pro azar e correr o risco de ter algum problema na caixa de cambio ha 250km 300km de distancia....

    é complicado quando se ve comentarios contraditórios sobre algo....a gente fica em duvida.....

    Olá Marcos,

    Concordo que se o cambio de 5 marchas do 4 cilindros comportasse o 6, a GM teria utilizado. Mas claro, nisso existem várias variáveis...tem a questão do coeficiente de segurança, da garantia, da imagem da marca caso o cambio ficasse "de vidro" ...enfim, várias coisas que, como você falou, fizeram com que o cambio não passasse na avaliação para uso no 6cc.

    Mas, para nós mortais, que estamos cientes do que estamos fazendo e que, se quebrar, saberemos que a escolha foi nossa, tudo certo. É uma escolha bem pessoal. Eu gostei e faria de novo, faz anos que tenho esse cambio no carro e me sinto muito tranquilo com ele. Na verdade eu queria uma 5ª marcha na GTB para melhorar viagens longas, consumo, ruído...etc. O carro anda solto...o motor tem torque sobrando, mas eu nunca ultrapasso em 5ª, sempre em 4ª....porque sei que é o melhor, e uso a 5ª apenas para velocidades de cruzeiro por longo tempo. Mas a GM não poderia dizer para o futuro dono de um Diplomata 6 "...olha, nunca ultrapasse em 5...vai quebrar a caixa..." kkk.

    Eu sei que este cambio que construímos não é o ideal, que é um frankenstein, e justamente por isso faço um uso "civilizado" da caixa. Das 4 primeiras marchas sim, dessas não tenho medo algum porque são as mesmas que eu já tinha. Mas também, não uso a GTB para corridas nem nada disso....Deus me livre. Adoro aquele carro, cuido muito mesmo dela....então com certeza para meu uso a caixa vai durar mais vários anos.
    avatar
    levizito
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 37
    Localização : Suzano - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1980
    Cilindros : 6-Cilindros
    Data de inscrição : 08/01/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por levizito Seg 11 Set - 10:09:48

    Comprei um câmbio moderno 5m/4cc para fazer a fusão com o meu 4m/6cc.... nesse fim de semana ou no próximo começo o trampo e colocarei as fotos no tópico correto quando terminar....

    No meu caso estou com um diferencial Braseixos 3,54 e vou mantê-lo até encontrar um Dana com preço acessível... Acredito que vou ter que trocar o diferencial em 2 etapas, a 1ª trocando por um Dana 30 3,54 que é mais fácil de encontrar e depois trocar a coroa e pinhão dele, pois dana 30 3,07 é quase impossível de achar...




    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por opala4cc Seg 11 Set - 11:15:19

    Rafael GTBS2 escreveu:
    opala4cc escreveu:A única fusão em que confio é aquela em que pegam a caixa do 6 cilindros 4 marchas e colocam a quinta marcha da caixa do 4 cilindros 5 marchas aproveitando a rabeta. Isso porque ainda não vi relatos de quebra desse câmbio fusionado em motor 6 cilindros original. A quinta marcha é a que está sujeita ao menor torque.
    Mas pegar o miolo do câmbio 6 cilindros 4 marchas e meter pra dentro da carcaça do câmbio 4 cilindros 5 marchas aproveitando a engrenagem da quinta marcha deste último... é temerário. Já vi fotos desta fusão que quebrou a carcaça do câmbio. Teve gente recentemente dizendo que ia fazer isso.
    Também já li relatos de que dá certo. É bom lembrar uma coisa: essas carcaças de câmbio são fundidas. O livro do Leo Santucci começa explicando como selecionar um bloco de 6 cilindros para preparação, mostrando as diferenças de bloco para bloco, oriundas do processo de fundição em molde de areia verde. Por causa dessas diferenças, alguns blocos não são aconselhados para preparação. A mesma coisa deve acontecer com as carcaças de caixa de câmbio: devem existir algumas carcaças com um pouco mais e um pouco menos de resistência. Mas eu penso como o Marcos Adriano: se a GM deu números diferentes para as carcaças, então tem algo diferente e pode não ser algo visível a olho nú.
    Outra coisa: comparar engrenagens pelo simples aspecto físico (diâmetro, número de dentes, espessura, etc...) é "perigoso". Só porque duas engrenagens são metálicas e tem mesmo número de dentes, diâmetro e espessura, não significa que sejam iguais. Só uma análise metalográfica pode dizer que são iguais. Pode haver um tratamento térmico ou mesmo serem de ligas diferentes ou com porcentagens de liga diferentes. Se a GMB deu números GM diferentes para engrenagens "idênticas", então... são diferentes!

    Olá,

    Não entendi a diferença, pois a carcaça é a mesma. Inclusive com o mesmo número GM gravado na lateral. A GM não mandaria fundir duas peças diferentes sob o mesmo número, acho. Por isso, colocar as 4 marchas do 6 na carcaça no cambio de 5, dá na mesma do que usar o cambio do 6 e colocar a 5 e a ré. Ou seja, as 4 primeiras marchas, não interessa de que cambio, ficam na carcaça de ferro fundido, que é rigorosamente a mesma para os dois cambios.

    Att,

    Rafael

    Sim, tem razão. Me confundi. Tava pensando na diferença de carcaças do 6 cilindros 5 marchas em relação à caixa do 4 cilindros 5 marchas. Os componentes internos (com exceção da quinta marcha) é não podem ser intercambiados. Até porque, conforme já expliquei, componentes internos da caixa com aspecto externo idêntico não significa que sejam "iguais". Tem que olhar o número GM. Não dá para fusionar componetes internos exceto a quinta marcha (porque já se sabe empiricamente que funciona). Há relatos de gente que pegou o câmbio 5m do 4 cil e colocou em carro 6 cil e diz que tá funcionando bem até hoje. Mas se o cara tirar do carro e botar à venda, eu jamais compraria um câmbio de 4 cilindros que rodou em um 6 cilindros...
    BeraxD
    BeraxD
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 35
    Idade : 30
    Localização : tiete sp
    Modelo do carro : Opala Diplomata 87
    Cilindros : 6 Caneco
    Data de inscrição : 08/06/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por BeraxD Seg 11 Set - 19:04:10

    meu cambio é 4 marchas ré pra frente tem como eu saber se é do 4cc ou do 6cc só olhando por fora ?
    E qual é o certo desse pinhões do cambio em relaçao com os difrencial 3,54 3,07 e 2,73 ? qual pinhao vai em qual diferencial ? vlw aí
    avatar
    levizito
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 37
    Localização : Suzano - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1980
    Cilindros : 6-Cilindros
    Data de inscrição : 08/01/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por levizito Seg 11 Set - 19:58:04

    BeraxD escreveu:meu cambio é 4 marchas ré pra frente tem como eu saber se é do 4cc ou do 6cc só olhando por fora ?
    E qual é o certo desse pinhões do cambio em relaçao com os difrencial 3,54 3,07 e 2,73 ? qual pinhao vai em qual diferencial ? vlw aí

    4 marchas ré pra frente é do 6cc..... Já em relação a coroa
    e pinhão do diferencial o conjunto pode ser o 3,07 (Dana ou braseixos) ou 2,73 (braseixos).... 3,54 é exclusivo do 4cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Set - 19:19:54

    Rafael GTBS2 escreveu:
    opala4cc escreveu:A única fusão em que confio é aquela em que pegam a caixa do 6 cilindros 4 marchas e colocam a quinta marcha da caixa do 4 cilindros 5 marchas aproveitando a rabeta. Isso porque ainda não vi relatos de quebra desse câmbio fusionado em motor 6 cilindros original. A quinta marcha é a que está sujeita ao menor torque.
    Mas pegar o miolo do câmbio 6 cilindros 4 marchas e meter pra dentro da carcaça do câmbio 4 cilindros 5 marchas aproveitando a engrenagem da quinta marcha deste último... é temerário. Já vi fotos desta fusão que quebrou a carcaça do câmbio. Teve gente recentemente dizendo que ia fazer isso.
    Também já li relatos de que dá certo. É bom lembrar uma coisa: essas carcaças de câmbio são fundidas. O livro do Leo Santucci começa explicando como selecionar um bloco de 6 cilindros para preparação, mostrando as diferenças de bloco para bloco, oriundas do processo de fundição em molde de areia verde. Por causa dessas diferenças, alguns blocos não são aconselhados para preparação. A mesma coisa deve acontecer com as carcaças de caixa de câmbio: devem existir algumas carcaças com um pouco mais e um pouco menos de resistência. Mas eu penso como o Marcos Adriano: se a GM deu números diferentes para as carcaças, então tem algo diferente e pode não ser algo visível a olho nú.
    Outra coisa: comparar engrenagens pelo simples aspecto físico (diâmetro, número de dentes, espessura, etc...) é "perigoso". Só porque duas engrenagens são metálicas e tem mesmo número de dentes, diâmetro e espessura, não significa que sejam iguais. Só uma análise metalográfica pode dizer que são iguais. Pode haver um tratamento térmico ou mesmo serem de ligas diferentes ou com porcentagens de liga diferentes. Se a GMB deu números GM diferentes para engrenagens "idênticas", então... são diferentes!

    Olá,

    Não entendi a diferença, pois a carcaça é a mesma. Inclusive com o mesmo número GM gravado na lateral. A GM não mandaria fundir duas peças diferentes sob o mesmo número, acho. Por isso, colocar as 4 marchas do 6 na carcaça no cambio de 5, dá na mesma do que usar o cambio do 6 e colocar a 5 e a ré. Ou seja, as 4 primeiras marchas, não interessa de que cambio, ficam na carcaça de ferro fundido, que é rigorosamente a mesma para os dois cambios.

    Att,

    Rafael


    a diferença entre a carcaca do cambio 4m para a carcaça do cambio 5m é q: no 4m tem um furo onde vai a haste q puxa pra frente (pra engatar) e pra traz (desengatar) a engrenagem louca da ré ....ou seja ela se movimenta atravez do mecanismo de engate da ré. (isso é em todos os cambios 4m)

    no 5m esse furo é preso um pino FIXO onde a engrenagem louca da ré fica ali sem se movimentar horizontalmente.....fica apenas girando 100% do tempo em que o carro esta em movimento...independente da marcha q esta engatada...ela esta ali sempre pronta pra ser engatada pela luva....

    onde no 4m o engate é feito pela haste q puxa a engrenagem louca da ré no meio da engrengem da extencao do carretel e a engrenagem principal q fica presa no eixo entalhado.


    as carcaças sao praticamente as mesmas....porem no 5m colocam esse pino fixo q nao é no processo de fundicao.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Set - 19:30:19

    Rafael GTBS2 escreveu:Olá Marcos,

    Concordo que se o cambio de 5 marchas do 4 cilindros comportasse o 6, a GM teria utilizado. Mas claro, nisso existem várias variáveis...tem a questão do coeficiente de segurança, da garantia, da imagem da marca caso o cambio ficasse "de vidro" ...enfim, várias coisas que, como você falou, fizeram com que o cambio não passasse na avaliação para uso no 6cc.

    Mas, para nós mortais, que estamos cientes do que estamos fazendo e que, se quebrar, saberemos que a escolha foi nossa, tudo certo. É uma escolha bem pessoal. Eu gostei e faria de novo, faz anos que tenho esse cambio no carro e me sinto muito tranquilo com ele. Na verdade eu queria uma 5ª marcha na GTB para melhorar viagens longas, consumo, ruído...etc. O carro anda solto...o motor tem torque sobrando, mas eu nunca ultrapasso em 5ª, sempre em 4ª....porque sei que é o melhor, e uso a 5ª apenas para velocidades de cruzeiro por longo tempo. Mas a GM não poderia dizer para o futuro dono de um Diplomata 6 "...olha, nunca ultrapasse em 5...vai quebrar a caixa..." kkk.

    Eu sei que este cambio que construímos não é o ideal, que é um frankenstein, e justamente por isso faço um uso "civilizado" da caixa. Das 4 primeiras marchas sim, dessas não tenho medo algum porque são as mesmas que eu já tinha. Mas também, não uso a GTB para corridas nem nada disso....Deus me livre. Adoro aquele carro, cuido muito mesmo dela....então com certeza para meu uso a caixa vai durar mais vários anos.



    kkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei aqui....ja pensou vir escrito no manual?? Nao ultrapasse em quinta....kkkkkk


    entao cara...é um pensamento meu tbem....coisa pessoal...cada um cada um.....

    um amigo meu de prudente pegou o cambio 5m do 4cil original e colocou no opala dele mes passado eu acho....com 2.73......esse fds ele comentou no grupo q fez uma viagem de 500km e foi de boa.....ele nao mexeu nada no cambio.....acho q nem a alavanca ele inverteu pois o opala dele é 76 e de qualquer maneira ia ter q cortar o console pois o trabulador moderno nao entra no recorte do trambulador antigo....

    o dif 3.07 eu acredito q o 5m do 4cil ainda de conta....mas o 2.73 nao sei nao.....tomara q nao de problema.....

    mas se o cambio ta de boa....blz mano.....o q eu alerto é q nao é algo muito garantido.....

    eu nao arrisquei nao kkkkkkkkkk
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Set - 19:36:53

    levizito escreveu:Comprei um câmbio moderno 5m/4cc para fazer a fusão com o meu 4m/6cc.... nesse fim de semana ou no próximo começo o trampo e colocarei as fotos no tópico correto quando terminar....

    No meu caso estou com um diferencial Braseixos 3,54 e vou mantê-lo até encontrar um Dana com preço acessível... Acredito que vou ter que trocar o diferencial em 2 etapas, a 1ª trocando por um Dana 30 3,54 que é mais fácil de encontrar e depois trocar a coroa e pinhão dele, pois dana 30 3,07 é quase impossível de achar...






    a fusao é facil fazer...o trampo maior é desmontar e montar os cambios......


    acho q o mais chato é refazer o furo na haste pra prender aquela ponta onde encaixa o garfo da alavanca...


    o problema maior é o angulo desse furo....ele fica levemente diferente com a angulacao da haste do cambio 4m....se fizer errado pode ser q nao engate corretamente as marchas...


    eu passei por isso no meu cambio 2215A porem ao invez de furar a haste q seria impossivel pois ja havia o furo do 4m eu furei essa peça q entra na haste...


    pode ser uma opcao pra vc....POREM é mais dificil de saber o angulo correto.....pois refurar a haste vc pode comparar a haste do 4m e do 5m...agora a peça mais dificil.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Set - 19:46:18

    BeraxD escreveu:meu cambio é 4 marchas ré pra frente tem como eu saber se é do 4cc ou do 6cc só olhando por fora ?
    E qual é o certo desse pinhões do cambio em relaçao com os difrencial 3,54 3,07 e 2,73 ? qual pinhao vai em qual diferencial ? vlw aí

    levizito escreveu:
    BeraxD escreveu:meu cambio é 4 marchas ré pra frente tem como eu saber se é do 4cc ou do 6cc só olhando por fora ?
    E qual é o certo desse pinhões do cambio em relaçao com os difrencial 3,54 3,07 e 2,73 ? qual pinhao vai em qual diferencial ? vlw aí

    4 marchas ré pra frente é do 6cc..... Já em relação a coroa
    e pinhão do diferencial o conjunto pode ser o 3,07 (Dana ou braseixos) ou 2,73 (braseixos).... 3,54 é exclusivo do 4cc



    existem relatos q logo no inicio da modernizacao da transmissao (extincao do cambio varetado em 83 84) sairam alguns opalas 4cil a alcool com cambio 4m moderno re pra frente e dif 3.07


    mas de um modo geral:

    é exatamente o q levizito disse.


    porem acho q a sua pergunta foi mal interpretada pelo levizito kkkkkk


    o pinhao do velocimetro do cambio para o:

    3.54 é 24 dentes
    3.07 é 21 dentes
    2.73 é 18 dentes

    lembrando q para marcaçao exata da velocidade vc tem q estar com pneus originais 195/70/14

    a diferença entre a velocidade real de cada um dos diferenciais é de aproximadamente 10km/h

    ou seja:
    se vc tiver com um dif 2.73 e pinhao 24 dentes (do 3.54) seu velocimetro vai marcar 20km/h a menos.
    se vc tiver com um dif 3.07 e pinhao 18 dentes (do 2.73) seu velocimetro vai marcar 10km/h a mais.
    se vc tiver com um dif 3.54 e pinhao 18 dentes (do 2.73) seu velocimetro vai marcar 20km/h a mais.

    e assim por diante.
    avatar
    levizito
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 37
    Localização : Suzano - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1980
    Cilindros : 6-Cilindros
    Data de inscrição : 08/01/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por levizito Ter 12 Set - 20:14:08

    Marcos Adriano escreveu:
    BeraxD escreveu:meu cambio é 4 marchas ré pra frente tem como eu saber se é do 4cc ou do 6cc só olhando por fora ?
    E qual é o certo desse pinhões do cambio em relaçao com os difrencial 3,54 3,07 e 2,73 ? qual pinhao vai em qual diferencial ? vlw aí

    levizito escreveu:

    4 marchas ré pra frente é do 6cc..... Já em relação a coroa
    e pinhão do diferencial o conjunto pode ser o 3,07 (Dana ou braseixos) ou 2,73 (braseixos).... 3,54 é exclusivo do 4cc



    existem relatos q logo no inicio da modernizacao da transmissao (extincao do cambio varetado em 83 84) sairam alguns opalas 4cil a alcool com cambio 4m moderno re pra frente e dif 3.07


    mas de um modo geral:

    é exatamente o q levizito disse.


    porem acho q a sua pergunta foi mal interpretada pelo levizito kkkkkk


    o pinhao do velocimetro do cambio para o:

    3.54 é 24 dentes
    3.07 é 21 dentes
    2.73 é 18 dentes

    lembrando q para marcaçao exata da velocidade vc tem q estar com pneus originais 195/70/14

    a diferença entre a velocidade real de cada um dos diferenciais é de aproximadamente 10km/h

    ou seja:
    se vc tiver com um dif 2.73 e pinhao 24 dentes (do 3.54) seu velocimetro vai marcar 20km/h a menos.
    se vc tiver com um dif 3.07 e pinhao 18 dentes (do 2.73) seu velocimetro vai marcar 10km/h a mais.
    se vc tiver com um dif 3.54 e pinhao 18 dentes (do 2.73) seu velocimetro vai marcar 20km/h a mais.

    e assim por diante.

    Kkkkkk... Interpretei errado mesmo.... Mas pra me redimir vou dar uma dica, verifique ao comprar o pinhão se estão te vendendo do câmbio manual mesmo... No meu câmbio montaram o conjunto motriz e pinhão do automático e o odômetro diminui a quilometragem e o velocímetro tenta ficar negativo, ou seja, gira ao contrário... Vou corrigir isso na fusão
    avatar
    levizito
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 37
    Localização : Suzano - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1980
    Cilindros : 6-Cilindros
    Data de inscrição : 08/01/2016

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por levizito Qua 13 Set - 7:07:30

    Marcos Adriano escreveu:
    levizito escreveu:Comprei um câmbio moderno 5m/4cc para fazer a fusão com o meu 4m/6cc.... nesse fim de semana ou no próximo começo o trampo e colocarei as fotos no tópico correto quando terminar....

    No meu caso estou com um diferencial Braseixos 3,54 e vou mantê-lo até encontrar um Dana com preço acessível... Acredito que vou ter que trocar o diferencial em 2 etapas, a 1ª trocando por um Dana 30 3,54 que é mais fácil de encontrar e depois trocar a coroa e pinhão dele, pois dana 30 3,07 é quase impossível de achar...






    a fusao é facil fazer...o trampo maior é desmontar e montar os cambios......


    acho q o mais chato é refazer o furo na haste pra prender aquela ponta onde encaixa o garfo da alavanca...


    o problema maior é o angulo desse furo....ele fica levemente diferente com a angulacao da haste do cambio 4m....se fizer errado pode ser q nao engate corretamente as marchas...


    eu passei por isso no meu cambio 2215A porem ao invez de furar a haste q seria impossivel pois ja havia o furo do 4m eu furei essa peça q entra na haste...


    pode ser uma opcao pra vc....POREM é mais dificil de saber o angulo correto.....pois refurar a haste vc pode comparar a haste do 4m e do 5m...agora a peça mais dificil.

    Marcos, nesse vídeo do ONV detalha bem essa parte da furação da haste que vc comentou ser o problema. Vou fazer dessa forma.
    (acho que essas últimas conversas nossas deveriam ser mudadas para o outro tópico, está um pouco fora do contexto desse aqui)

    André L Gava
    André L Gava
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Idade : 30
    Localização : Pilar do Sul-SP
    Modelo do carro : Chevrolet Caravan Comodoro SL/E 1986/1987 e Chevrolet Opala Diplomata Coupe 1982/1982
    Cilindros : ambos 4 cilindros
    Data de inscrição : 30/10/2017

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por André L Gava Qui 11 Jan - 14:28:28

    Galerinha revivendo o assunto... minha caravan é uma comodoro sl e 4 cilindros, cambio motor e diferencial originais... ja revisei piao, engrenagem, cabo, e velocimetro... todos funcionam perfeitamente... mas é andar com o carro e para de marcar... o que fazer ?
    eu ja cheguei a engatar 1ª, 2ª e ai derepente para... agora nao sei se escapa em cima ou embaixo... (foi trocado o cabo tambem e continua com o mesmo problema) alguem tem uma luz ?
    frmello
    frmello
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 41
    Localização : Ribeirão Preto
    Modelo do carro : Opala Especial 1977
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 24/05/2017

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por frmello Qui 11 Jan - 14:40:29

    Vo acompanhar pq o meu ta do mesmo jeito.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Jan - 17:40:07

    vamos la:

    - revisou piao (ou pinhao)? como? trocou? olhou se tem? olhou se nao esta gasto os dentes e se é o correto? tem q ter 24 destes! tire o pinhao fora e poste uma foto dele aqui....uma chave 10mm da conta do recado é facim!

    - engrenagem (deve ser a engrenagem motriz q fica dentro do cambio) por fora sem o cachimbo da pra ver ela la dentro (pelo ano deve ser a verde)....olhou se ela esta la? se esta bem presa? pelo ano seu cambio deve ser 4m varetado....a travinha da motriz é bem delicada...pode ter escapado....olhou se a rosca sem fim da engrenagem nao esta gasta??

    - cabo se foi trocado verifique se no caminho ele nao faz muitas "curvas fechadas" tipo quase "dobrando" o cabo as curvas devem ser bem abertas e suaves pra nao prender o cabo dentro do conduite....verifique e encaixe atraz do velocimetro.

    - velocimetro revisou como? tirou fora? levou numa oficina? ou testou com uma furadeira?? nao é zueira!! tbem da certo testar com uma furadeira....se forem aquelas com o gatilho progressivo melhor ainda...vc fecha o mandril no pininho onde encaixa o cabo ou no proprio cabo e liga a furadeira....vai apertando aos poucos o gatilho se for esse de progressao....isso com ctz vai fazer funcionar....se funcionar o problema é pinhao ou motriz....se nao é o cabo ou velocimetro.

    - ele funciona um pouco e para?

    repare se nao esta muito proximo ao escape....talvez o escape aqueca de mais o cabo e ele emperra dai nao tem marcacao e isso pode ocasionar defeito na motriz e/ou pinhao
    André L Gava
    André L Gava
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Idade : 30
    Localização : Pilar do Sul-SP
    Modelo do carro : Chevrolet Caravan Comodoro SL/E 1986/1987 e Chevrolet Opala Diplomata Coupe 1982/1982
    Cilindros : ambos 4 cilindros
    Data de inscrição : 30/10/2017

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por André L Gava Sex 12 Jan - 5:58:17

    Marcos Adriano escreveu:vamos la:

    - revisou piao (ou pinhao)? como? trocou? olhou se tem? olhou se nao esta gasto os dentes e se é o correto? tem q ter 24 destes! tire o pinhao fora e poste uma foto dele aqui....uma chave 10mm da conta do recado é facim!

    - engrenagem (deve ser a engrenagem motriz q fica dentro do cambio) por fora sem o cachimbo da pra ver ela la dentro (pelo ano deve ser a verde)....olhou se ela esta la? se esta bem presa? pelo ano seu cambio deve ser 4m varetado....a travinha da motriz é bem delicada...pode ter escapado....olhou se a rosca sem fim da engrenagem nao esta gasta??

    - cabo se foi trocado verifique se no caminho ele nao faz muitas "curvas fechadas" tipo quase "dobrando" o cabo as curvas devem ser bem abertas e suaves pra nao prender o cabo dentro do conduite....verifique e encaixe atraz do velocimetro.

    - velocimetro revisou como? tirou fora? levou numa oficina? ou testou com uma furadeira?? nao é zueira!! tbem da certo testar com uma furadeira....se forem aquelas com o gatilho progressivo melhor ainda...vc fecha o mandril no pininho onde encaixa o cabo ou no proprio cabo e liga a furadeira....vai apertando aos poucos o gatilho se for esse de progressao....isso com ctz vai fazer funcionar....se funcionar o problema é pinhao ou motriz....se nao é o cabo ou velocimetro.

    - ele funciona um pouco e para?

    repare se nao esta muito proximo ao escape....talvez o escape aqueca de mais o cabo e ele emperra dai nao tem marcacao e isso pode ocasionar defeito na motriz e/ou pinhao

    Então, revisei todo o sistema.... coloquei o cabo numa furadeira e marca certinho n velocimetro, ai eu coloco o piao(pinhao) no cabo com a peciha rosqueio bem e tento girar na mao e meche la certinho, ai encaixo no cambio e saiu com o carro ele funciona nos primeiros 200mtrs e de repente para... nao sei mais o que fazer... da daté impressao de que o cabo é curto e deve escapar em cima ou embaixo...
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 12 Jan - 17:16:51

    caraca vei....

    é estranho quando uma coisa funciona hora sim e hora nao.....muito dificil de resolver o problema....

    tenta testar mais um pouco com a furadeira...alguns minutos.....se correr tudo bem o problema tem q ser a motriz do cambio ue....

    faz assim: quando ele parar de marcar tira fora com o cachimbo e tudo e gira o pinhao com a mao pra ver.....

    tenta ver se o furo q fica dentro o pinhao q tem q ser quadrado nao esta "arredondado" isso faria com q o pinhao giraria em falso em relacao ao cabo q ficaria parado.

    Conteúdo patrocinado


    Pinhão /  Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente - Página 2 Empty Re: Pinhão / Velocimetro Câmbio 4M Ré pra frente

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 2:57:48