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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por adonel Qua 21 Jun - 22:49:52

    E ae galera, blz? to ca precisando da ajuda de vocês.

    Vou tentar ser breve:

    Opalão encavalou na segunda marcha em dezembro, não teve santo pra desencavalar, primeira e unicas vez em 4 anos com o opala(nunca nem mexi nessa parte). Comprei um paralelo durou 4 meses, encavalando ao sair da marcha ré e ao parar o carro, so engatava a quarta marcha,  sem tirar o pé da embreagem engatar a primeira pra sair. Mecanico disso que o trambulador era um lixo. Procurei na net e achei um com boas recomendações. Instalei, inicialmente tudo normal, mas agora ja voltou a dar problema
    Ré normal, e saindo de primeira, as 4 funcionam bem, Mas se parar o carro, so engata a quarta, ai engata ela e volta pra primeira.

    Será mesmo trambulador ? ideias? so quero rodar em paz =/

    Ah, acho que em setembro do ano passado eu troquei o cabo da embreagem e eu mesmo regulei, não sei se pode ter influencia, mas na epoca tava bem de boa...
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Diplo87 Qui 22 Jun - 6:44:36

    Fala Adonel, quanto tempo, tudo blz?

    Rapaz, dá uma conferida também nas varetas veja se não tem alguma empenada...

    Veja esse vídeo do ONV https://www.youtube.com/watch?v=7BzRlO9Bb0k que pode te dar uma luz se tem algo errado no trambulador.

    Abraço.

    André.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Julio D Qui 22 Jun - 9:20:16

    No meu caso não chega a encavalar, mais a segunda tem uma "manha" para colocar, tem que levar um pouco para o meio em direção ao ponto morto, se não fizer dessa maneira n entra mesmo.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por lucasklaus Qui 22 Jun - 9:24:34

    Julio D escreveu:No meu caso não chega a encavalar, mais a segunda tem uma "manha" para colocar, tem que levar um pouco para o meio em direção ao ponto morto, se não fizer dessa maneira n entra mesmo.

    O meu acontece exatamente o mesmo Laughing Se trouxer a segunda puxando pro teu lado, ela fica travada e não tem cristo que faça ela entrar. Até pegar o jeito dessa manha eu cansei de puxar da primeira pra quarta...
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Qui 22 Jun - 9:38:22

    O Marcos Adriano manja de câmbio...aparece aí Marcão


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Mensagem por Julio D Qui 22 Jun - 9:58:01

    lucasklaus escreveu:
    Julio D escreveu:No meu caso não chega a encavalar, mais a segunda tem uma "manha" para colocar, tem que levar um pouco para o meio em direção ao ponto morto, se não fizer dessa maneira n entra mesmo.

    O meu acontece exatamente o mesmo Laughing Se trouxer a segunda puxando pro teu lado, ela fica travada e não tem cristo que faça ela entrar. Até pegar o jeito dessa manha eu cansei de puxar da primeira pra quarta...

    Quando comprei o carro passei maior vergonha, n conseguia colocar a segunda do carro kkk, todas as outras marchas entra tranquilo ate o ré que costuma ser chato nos carros antigos, entra fácil, já a segunda é chata, mais depois que me acostumei ficou tranquilo
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 22 Jun - 13:00:11

    Julio D escreveu:No meu caso não chega a encavalar, mais a segunda tem uma "manha" para colocar, tem que levar um pouco para o meio em direção ao ponto morto, se não fizer dessa maneira n entra mesmo.

    lucasklaus escreveu:
    Julio D escreveu:No meu caso não chega a encavalar, mais a segunda tem uma "manha" para colocar, tem que levar um pouco para o meio em direção ao ponto morto, se não fizer dessa maneira n entra mesmo.

    O meu acontece exatamente o mesmo Laughing Se trouxer a segunda puxando pro teu lado, ela fica travada e não tem cristo que faça ela entrar. Até pegar o jeito dessa manha eu cansei de puxar da primeira pra quarta...


    isso é desgaste no trambulador....creio q o cambio de vcs sao o moderno....se for....isso é ctz!!!


    acontece q na alavanca tem uma bola de plastico, e nos cambios 4m acima dessa bola tem tipo de uma aureola redonda de plastico tbem e q quando se posiciona a primeira e segunda ela encosta num batente do trambulador (um lugar reto)....e quando vc engata a ré vc tem q baixar a alavanca pra essa aureola passar por baixo desse batente e engatar....


    se a aureola ou o batente estiverem gastos quando vc puxa totalmente a alavanca pro seu lado na hora de engatar o pino seletor interno da haste sai fora do garfo q engrena a marcha e enrosca no garfo da terceira e quarta e nao empurra ele pra engatar a segunda.....meu ex-cambio 4m acontecia isso.....muitas vezes quando tava fazendo zerinho em primeira na hora de engatar a segunda rapido pra nao perder o embalo eu enroscava e nao tinha jeito.....tem q ser na manha!!


    troque esse trambulador e alavanca.....acho q custa 80 reais.
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    Mensagem por lucasklaus Qui 22 Jun - 13:08:10

    Mas já vou agora providenciar, obrigado mais uma vez Marcos!! cheers

    Só pra confirmar, seria essa peça?

    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Alavanca-cmbio-opala-caravan-83-5-marchas-nova--D_NQ_NP_19487-MLB20171279270_092014-F
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 22 Jun - 20:30:55

    exato!
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    Mensagem por Julio D Qui 22 Jun - 20:37:49

    lucasklaus escreveu:Mas já vou agora providenciar, obrigado mais uma vez Marcos!! cheers

    Só pra confirmar, seria essa peça?

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    Opa, se vc for fazer a troca da peça, se possível me passa o valor da peça e do serviço, se der certo vou fazer no meu kkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 22 Jun - 20:43:59

    vc vai pagar mais pelo servico do q pela peça....pois é necessario tirar o cambio....

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705604465-alavanca-completa-cambio-opala-caravan-moderno-4-marchas-_JM


    ou vc tbem pode trocar apenas isso:


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751900189-reparo-trambulador-alavanca-de-cmbio-opala-chevette-4-march-_JM


    esse é ate mais facil pq da pra fazer com o cambio no lugar apenas tirando o console e sacando a alavanca.....
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    Mensagem por Mirão Qui 22 Jun - 20:52:48

    Não creio que seja trambulador por que trata-se de um caso bastante recorrente e basta acostumar a achar posição que o problema tá resolvido, você só apanha quando quer cambiar rápido. Em uma arrancada por exemplo. O chevette 5 marchas apresenta esse mesmo problema. Mas vou acompanhar para ver o resultado, posso estar enganado.
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    Mensagem por lucasklaus Qui 22 Jun - 21:24:32

    Eu acho que vou comprar o trambulador inteiro pra ficar uma parada mais "nova", sempre que possível eu faço isso no carro. Mas vou aproveitar essa mão de obra pra trocar o retentor do vira e mandar o cambio pra análise, a terceira dele tá escapando...
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    Mensagem por lucasklaus Qui 22 Jun - 21:26:55

    Mirão escreveu: Não creio que seja trambulador por que trata-se de um caso bastante recorrente e basta acostumar a achar posição que o problema tá resolvido, você só apanha quando quer  cambiar rápido. Em uma arrancada por exemplo. O chevette 5 marchas apresenta esse mesmo problema. Mas vou acompanhar para ver o resultado, posso estar enganado.

    O problema é que mesmo acostumado e já sabendo a manha, não é uma "ciência exata". Tem vezes que mesmo fazendo todo processo certinho, a segunda não entra por nada (e isso é até bem recorrente). Aí você fica lá numa subida brigando com o cambio e tendo que voltar pra primeira e etc... É um pé no saco esse problema.
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    Mensagem por Mirão Qui 22 Jun - 21:43:00

    Verdade, por isso vou acompanhar. Tomara que com a aquisição do novo trambulador resolva, se bem, pelo pouco que entendo, me parece que aquela peça se trata de uma alavanca completa. Não abri o site, minha internet tá horrível.
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    Mensagem por Julio D Qui 22 Jun - 22:34:13

    vou esperar vc fazer pra saber se resolveu, como já falei em outro topic, a mão de obra no opala é sempre mais cara, eu tenho também um Voyage 1.6 2012 confortline, o custo do serviço nele é suave, no opala vishiiiii... kkk
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    Mensagem por Mirão Qui 22 Jun - 22:40:13

    Opala é caro. Por isso alerto quando aparece um "boy" com sonhos na cabeça aqui no fórum. Procurando opiniões sobre trocar seu carro moderninho por um velho opala. Opala é pra quem gosta, não é pra quem sonha. Ele vira pesadelo rapidinho. É igual aquela frase de para choque, "Antes era um sonho, hoje nem durmo".
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    Mensagem por Julio D Qui 22 Jun - 23:03:18

    Mirão escreveu:Opala é caro. Por isso alerto quando aparece um "boy" com sonhos na cabeça aqui no fórum. Procurando opiniões sobre trocar seu carro moderninho por um velho opala. Opala é pra quem gosta, não é pra quem sonha. Ele vira pesadelo rapidinho. É igual aquela frase de para choque, "Antes era um sonho, hoje nem durmo".

    Sim é complicado mesmo, e no meu caso é pior ainda, pois moro em cidade pequena, não tem nada de peça p opala, muita coisa tive q mandar fazer, os torneiros mecânicos aqui são bons kkk, como tenho outro carro, eu fico tranquilo, posso encostar o carro por vários dias sem me preocupar em estar a pé, agora se fosse pra ser meu único meio de transporte, eu não conseguiria ficar só com ele, pra tu ter uma ideia, demorei + de 20 dias p encontrar um coletor de escape p usar o escapamento original, e quando encontrei foi na quinta feira de noite véspera do feriado da sexta feira Santa, e fui no feriado buscar o coletor que estava numa cidade a 280km de distancia, p não correr o risco de o cara vender a unica peça q encontrei, e detale só usei o escapamento por 2 semanas, fui obrigado a usar, e agora já esta com o dimensionado novamente.
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    Mensagem por Mirão Qui 22 Jun - 23:16:24

    O meu tá pendurado só por isso aí, um coletor de escape original para opala 92, quero o de fábrica, já vendi os cachos do dimensionado, esquentava demais o interior do carro e como aqui não é o sul, sentia o inferno no interior do carro, aqui é quente e seco. Por outro lado, aqui tem muita peça, porém, paralela.
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    Mensagem por lucasklaus Sex 23 Jun - 8:34:11

    Julio D escreveu:vou esperar vc fazer pra saber se resolveu, como já falei em outro topic, a mão de obra no opala é sempre mais cara, eu tenho também um Voyage 1.6 2012 confortline, o custo do serviço nele é suave, no opala vishiiiii... kkk

    Talvez eu faça isso mês que vem ou até mais, meus planos mais recentes ainda são reformar minhas rodas e instalar os 245/60... e, ainda encontrei um dana 30 aqui na cidade por 600 pratas, então vai ficando tudo pra mais adiante...

    Eu saí de um Passat TSI 2009 e vim pro Opala, eu ainda vejo lucro no meu caso Laughing Cada vez que o Passat ia pra mecanica era no mínimo R$1000, peças caras e mão de obra ainda mais cara pois só mecânicas de importados faziam serviço dele aqui na cidade (as outras mecanicas costumavam responder: "é, tem que ver se a mecanica é parecida com do jetta que daí a gente dá um jeito").

    Mas antes eu tinha um Coupe Especial 1972 de "estimação", comprei ele meio sucateado e fui montando, porém, acabei vendendo antes de terminar.

    Edit: O trambulador eu comprei ontem mesmo no mercado livre, paguei R$80 e mais R$18 de frete, mas como eu disse vou esperar agora terminar as outras "prioridades" primeiro.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 12:52:37

    Julio D escreveu:vou esperar vc fazer pra saber se resolveu, como já falei em outro topic, a mão de obra no opala é sempre mais cara, eu tenho também um Voyage 1.6 2012 confortline, o custo do serviço nele é suave, no opala vishiiiii... kkk


    é por isso q eu faço quase tudo no meu carro.....muitas vezes acerto e muitas vezes faço errado....hj em dia ja aprendi muita coisa....minha cidade tem 10mil habitantes.....por aqui nao acha nada de peças...somente em cidades vizinhas......

    m.o. tbem......
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 12:54:49

    experimentem trocar o reparo....40 reais e da pra fazer em casa!


    vou ver se amanha consigo tirar umas fotos dessa peça do trambulador gasta.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por adpachec Sex 23 Jun - 12:58:28

    "Óia o Óieo".

    Óleo muito grosso também dificulta o engate, melhora ao aquecer depois de um tempo rodando.
    Ou nível baixo.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 12:59:56

    adonel escreveu:E ae galera, blz? to ca precisando da ajuda de vocês.

    Vou tentar ser breve:

    Opalão encavalou na segunda marcha em dezembro, não teve santo pra desencavalar, primeira e unicas vez em 4 anos com o opala(nunca nem mexi nessa parte). Comprei um paralelo durou 4 meses, encavalando ao sair da marcha ré e ao parar o carro, so engatava a quarta marcha,  sem tirar o pé da embreagem engatar a primeira pra sair. Mecanico disso que o trambulador era um lixo. Procurei na net e achei um com boas recomendações. Instalei, inicialmente tudo normal, mas agora ja voltou a dar problema
    Ré normal, e saindo de primeira, as 4 funcionam bem, Mas se parar o carro, so engata a quarta, ai engata ela e volta pra primeira.

    Será mesmo trambulador ? ideias? so quero rodar em paz =/

    Ah, acho que em setembro do ano passado eu troquei o cabo da embreagem e eu mesmo regulei, não sei se pode ter influencia, mas na epoca tava bem de boa...


    rapaiz...eu ainda nao opinei sobre seu caso pq nao entendi muito bem.....tente nao ser tao "breve" talvez eu entenda melhor pra te ajudar.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por adonel Sex 23 Jun - 13:25:11

    Adpachec. Assim que sair do trabalho eu confiro isso do oleo.

    Marcos; eh como se ficasse desalinhado o engate das marchas, e ao por a 4 as outras alinham.
    Se eu ligar o carro ali agora, pé na embreagem, tento a primeira marcha e ela nao entra, entao eu tento a quarta e ela entra, sem tirar o pe da embreagem eu tento a primeira novamente e ela entra normal. Apos isso tudo transcorre bem. Se eu parar o carro (pé na embreagem e ponto morto) tem qe repetir o processo. Engata a quarta pra engatar a primeira
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    Mensagem por adpachec Sex 23 Jun - 14:07:13

    A quarta é direta 1:1.
    Se enrosca o resto pode ser o garfo muito justo contra a embreagem ou o eixo piloto sujo dificultando o movimento da embreagem.
    Quando desengatado o garfo tem que ficar mais ou menos um milímetro longe do rolamento.
    E aplica um desengripante no rolamento, eixo piloto e atrás da embreagem.
    Abaixo do painel tem um batente do pedal da embreagem, as vezes ele entorta e o pedal sobe, podem ter tencionado o cabo para descer o pedal deixando depois o garfo justo na embreagem.
    É uma chapa e no pedal tem um batente de borracha.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 19:19:19

    adonel escreveu:Adpachec. Assim que sair do trabalho eu confiro isso do oleo.

    Marcos; eh como se ficasse desalinhado o engate das marchas, e ao por a 4 as outras alinham.
    Se eu ligar o carro ali agora, pé na embreagem, tento a primeira marcha e ela nao entra, entao eu tento a quarta e ela entra, sem tirar o pe da embreagem eu tento a primeira novamente e ela entra normal. Apos isso tudo transcorre bem. Se eu parar o carro (pé na embreagem e ponto morto) tem qe repetir o processo. Engata a quarta pra engatar a primeira


    o problema é só pra sair com o carro?

    se ele tiver em movimento nao acontece nada de errado?
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por adonel Sex 23 Jun - 19:28:18

    Marcos Adriano escreveu:
    adonel escreveu:Adpachec. Assim que sair do trabalho eu confiro isso do oleo.

    Marcos; eh como se ficasse desalinhado o engate das marchas, e ao por a 4 as outras alinham.
    Se eu ligar o carro ali agora, pé na embreagem, tento a primeira marcha e ela nao entra, entao eu tento a quarta e ela entra, sem tirar o pe da embreagem eu tento a primeira novamente e ela entra normal. Apos isso tudo transcorre bem. Se eu parar o carro (pé na embreagem e ponto morto) tem qe repetir o processo. Engata a quarta pra engatar a primeira


    o problema é só pra sair com o carro?

    se ele tiver em movimento nao acontece nada de errado?


    Exato. Depois qe a primeira engata o carro fica normal. Reduzindo marcha tbm fica normal. O problema eh do ponto morto pra qualquer marcha que n seja a quarta. Inclusive,se eu fizer esse processo da quarta pra primeira, e nem sair com o carro e voltar pro ponto morto e tirar o pe da embreagem. N entra mais a primeira. Tem que ir na quarta de novo
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 19:39:13

    qual foi o processo exato feito pra desencavalar a segunda?
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    Mensagem por Mirão Sex 23 Jun - 20:07:11

    Bastava ir nas varetas do trambulador, no movimento de vai e vem você desencavala, muito simples. Isso nos cambios clec clec.
    adonel
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por adonel Sex 23 Jun - 20:16:09

    Encavalou em janeiro. E nao tem jeito de puxar as varetas. Li pela net como fazer a porra travou mermo. Ai ja levei outro trambulador e o mecanico trocou.
    Agora n tem encavalado. So ta com esssa dificuldade quando ta no ponto morto.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Mirão Sex 23 Jun - 20:31:45

    Sinal de que há complicações maiores nas engrenagens ou na alavanca de marchas. Pode ser desgaste natural devido ao tempo de uso, a caixa deve ser a original do carro.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 24 Jun - 18:17:52

    adonel escreveu:Encavalou em janeiro. E nao tem jeito de puxar as varetas.  Li pela net como fazer a porra travou mermo. Ai ja levei outro trambulador e o mecanico trocou.
    Agora n tem encavalado. So ta com esssa dificuldade quando ta no ponto morto.


    cara...se nao desencavalou nem mexendo nas varetas la em baixo isso é um grande sinal de quem encavalou sua marcha foi o macaquinho.


    acontece q as vezes ele sai um pouco do seu lugar correto e fica uma ponta erguida....na hora de desengatar a luva nao passa para o centro do sincronizador e a marcha nao sai!!!


    se vc tiver muita (massss muuuuita sorte) ele volta pra baixo e solta a marcha.....porem o mais comum é quebrar esse macaquinho no meio e a marcha soltar.

    normalmente quando ele quebra ele costuma quebrar o anel sincronizado....porem se andando nao raspa e engata normal acredito q ele nao tenha quebrado.


    o problema é q se ja tivesse faltando 1 macaquinho esse sincronizador agora com menos 1 ficou apenas 1....o q ficaria muito dificil pro sincronizado 'freiar" a engrenagem pro engate com o carro totalmente parado.....pois a luva esta parada....pois a luva gira na mesma velocidade q gira o cardã!!!

    ja q o kit do sincronizador da segunda é o mesmo da primeira....


    isso aconteceu comigo em 4ª marcha no meu cambio MODERNO...ele encavalou na pista..e nao saia nem a pau...quando entrei na cidade tive q forcar ate q saiu....quando cheguei na minha cidade esgotei o oleo e sairam os dois pedacos do macaquinho no oleo...porem nao ficou ruim de engatar pq os outros dois ainda estavam la.....quando mexi no meu motor ano passado eu abri o cambio e vi q estava realmente faltando um macaquinho no kit do sincronizador da 3ª e 4ª alem (para minha surpresa) no kit do sincronizador de 1ª e 2ª tbem...mas esse nao foi comigo..ja era coisa antiga.


    as vezes isso aliado a sua embreagem provavelmente nao muito bem regulada da esse problema com o carro parado

    porem pq em em quarta engata e depois engata a primeira???

    seguinte: seu anel sincronizado da 4ª marcha deve estar muito bom...quando vc engata 4ª o anel freia o eixo piloto (q por sua vez freia todo o restante de engrenagens do cambio ja q ele é quem "comanda" tudo la) dai é possivel engatar a 1ª pq la dentro ja esta tudo parado....se vc soltar o pé da embreagem tudo la dentro volta a girar dai nao engata mais.


    eu tenho quase certeza q seu problema é interno!!
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por adonel Sáb 24 Jun - 19:05:25

    Entendi.....
    Segunda vou tentar levar no mecanico, meus horarios do trabalho estão uma loucura, n consegui fazer nada hoje.

    Se for isso ai, será que eh facil achar as peças? eh caro esse tipo de coisa ?
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 28 Jun - 20:26:09

    adonel escreveu:Entendi.....
    Segunda vou tentar levar no mecanico, meus horarios do trabalho estão uma loucura, n consegui fazer nada hoje.

    Se for isso ai, será que eh facil achar as peças? eh caro esse tipo de coisa ?


    se for o cambio varetado acha facil.....

    porem acredito q as peças defeituosas sao universais pra todos os cambios de opala manuais....


    se vc nao achar facil por ai...eu te arrumo algumas coisas.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Mirão Qua 28 Jun - 20:36:51

    Parabéns Marcos Adriano Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 122938 Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 122938, verdadeiro comportamento de irmão opaleiro.
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    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) Empty Re: Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO)

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 28 Jun - 21:20:41

    lucasklaus escreveu:
    Julio D escreveu:No meu caso não chega a encavalar, mais a segunda tem uma "manha" para colocar, tem que levar um pouco para o meio em direção ao ponto morto, se não fizer dessa maneira n entra mesmo.

    O meu acontece exatamente o mesmo Laughing Se trouxer a segunda puxando pro teu lado, ela fica travada e não tem cristo que faça ela entrar. Até pegar o jeito dessa manha eu cansei de puxar da primeira pra quarta...

    galera eu ia tirar umas fotos do problema....porem achei mais convincente fazer um video sobre esse problema de nao engatar a segunda e as vezes a primeira tbem!




    aqui algumas fotos do tal batente gasto pra ver melhor

    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 20170611

    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 20170610

    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 20170612
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 28 Jun - 21:27:00

    Mirão escreveu:Parabéns Marcos Adriano Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 122938 Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 122938, verdadeiro comportamento de irmão opaleiro.



    kkkkkk vlw
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    Mensagem por Julio D Qua 28 Jun - 22:15:19

    Agora entendi, no meu caso ate pode ser que seja só isso, e o problema é só com o engate da segunda, a 1 por exemplo, é mais fácil de colocar com o carro em movimento, do que a 1 do meu voyage G5 kkk, vou procurar na net esse kit e vou comprar ele, se for só isso, nossa... seria um alivio. Obrigado pela ajuda irmão.
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    Mensagem por adonel Qui 29 Jun - 11:18:51

    Opa, bem interessante mesmo, eh possivel !
    Levei ontem no outro mecanico, ate me empolguei, um senhor ded uns 60, bigodão, 2 opalas, opaleiro raiz haha
    Passei umas 2h conversando com ele que nem vi o tempo passar.
    Ele olhou e disse que o problema eh interno por que o trambulador ta funcionando normalmente. Mas ontem nao poderia fazer o serviço de baixar a caixa, vou levar segunda ou terça. Comentou de uma peça chamada chaveta e sobre o garfo. Qualquer novidade la eu posto aqui. Obrigado a todo mundo ai que tentou ajudar.
    Vlw marcos !
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 29 Jun - 12:36:56

    como eu disse acima......chaveta sao os macaquinhos!!

    eu falo macaquinhos!!! alguns falam chaveta ou cachorretes....ontem conversando no grupo do zap um cara usou o termo reténs!!!

    o garfo puxa e leva a luva....se a luva travar na chaveta (macaquinhos) o garfo tbem trava!


    talvez seja apenas os macaquinhos!!! ai é facil.
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    Mensagem por adonel Qui 29 Jun - 13:23:22

    Blz, ainda pensei de perguntar a ele se era a mesma coisa , mas enfim, tomara que seja mesmo !
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 29 Jun - 17:44:42

    eu acredito q sim viu


    acho q vai gastar mais em mao de obra do q em peças


    alias NAO recomendo macaquinhos q tenham uma saliencia em baixo.....eles sao pretos e sao vendidos hj em dia....procure um prateado usado original.....

    a parte de baixo do prateado é lisa...ele é muito bom...esses pretos novos nao valem nada!!!!

    ilustrando:

    esses aqui sao os originais....sao otimos!!!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-870266254-reparo-cachorrete-macaquinho-trava-sincronizado-cambio-opala-_JM


    cuidado com qualquer um q seja novo!!!
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    Mensagem por adonel Qui 27 Jul - 15:28:47

    Opa!
    So resolvi o problema hoje!
    Era eu sem tempo, depois mecanico enrolando etc...
    Problema 1 : Ao tocar na embreagem começava um chiado
    Problema 2 : Engate ruim das marchas com o carro em ponto morto.

    Retirou a caixa, que estava imunda, cheia de terra. Foi feita a limpeza
    Estava com pouco oleo(adpachec me disse isso 132x)
    Troquei 2 retentores( eixo piloto e flange traseira)
    O colar da embreagem(tava ruim)
    DIsco da embreagem(era pra trocar tudo por que estava com desgaste no plato e no disco, mas faltou $)
    O resto foi regulagem, segundo o mecanico.

    Carro ficou muito bom, todas as marchas entram de boa, embreagem leve. Ficou bom, mas so rodei uns 10 km, Vou testando pra ver se ta tudo certo mesmo
    Agradecido a todos que tentaram ajudar, marcão, adpachec e bandit que ajudaram muito !!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 28 Jul - 19:33:18

    putz.....q bom mano....

    o cambio do opala é muito simples...e facil de mexer....as vezes a gente pensa q foi pro saco e a solucao é bem simples e barata....mao de obra fica mais caro q as peças...


    terca feira eu estava viajando em outra cidade (100km da minha) e escapou o pino elastico do seletor da haste de mudanças (onde encaixa o garfo da alavanca).....e com isso a alavanca ficou boba!!!

    minha sorte é q estava engatado em segunda marcha....e a 2° é uma otima marcha pra andar dentro da cidade e consegui chegar no estacionamento de um shooping tirei o console coifa e alavanca e consegui arrumar....

    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 20170711


    Problema ao engatar Marchas (RESOLVIDO) 20170710


    problema é q o pino elastico caiu dentro do cambio...deve estar la alojado na rabeta (onde fica a 5ª e a ré)....a viagem de volta foi tranquila porem vou ter tirar o cambio fora pra tirar a rabeta e tirar aquele bendito pino de la de dentro pra evitar q ele entre no meio das engrenagens com o cambio em funcionamento...o prejuizo pode ser muito grande....

    no lugar desse pino elastico usei a trava do pino do diferencial braseixos kkkkkkkkk da certinho no furo!!!
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    Mensagem por adpachec Sex 28 Jul - 23:59:55

    OKK
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    Mensagem por Bruno Medeiros Ter 8 Ago - 18:36:04

    O meu tem câmbio 5 marchas e a primeira coisa que percebi foi que a 2a. tem todo um esquema para engatar.

    Mas acho que tem algo errado

    - de primeira para a segunda entra mas tem que puxar bem.
    - com o carro desligado todas as trocas são perfeitamente iguais.
    - reduzir para a segunda é quase impossível (as vezes funciona bombando a embreagem, tirando o pé no momento do ponto morto) Isso acontece em outros opalas??????

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    Mensagem por Mirão Ter 8 Ago - 18:53:28

    Acontece. A solução está no tópico acima. Eu também pensava que era só manha quando o câmbio se desgastava.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 8 Ago - 20:23:44

    Bruno Medeiros escreveu:O meu tem câmbio 5 marchas e a primeira coisa que percebi foi que a 2a. tem todo um esquema para engatar.

    Mas acho que tem algo errado

    - de primeira para a segunda entra mas tem que puxar bem.
    - com o carro desligado todas as trocas são perfeitamente iguais.
    - reduzir para a segunda é quase impossível (as vezes funciona bombando a embreagem, tirando o pé no momento do ponto morto) Isso acontece em outros opalas??????



    vc pode estar com problema no anel sincronizado da segunda marcha...ele pode estar no seu fim de vida util


    ou com a embreagem desregulada....mas se isso só acontece em segunda grande provavel ser ela mesmo.
    Bruno Medeiros
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    Mensagem por Bruno Medeiros Qua 9 Ago - 10:05:34

    [/quote]


    vc pode estar com problema no anel sincronizado da segunda marcha...ele pode estar no seu fim de vida util


    ou com a embreagem desregulada....mas se isso só acontece em segunda grande provavel ser ela mesmo.[/quote]

    Suspeito de algo assim, porque é só na segunda, e especialmente na hora de reduzir, se fosse o trambulador deveria ser um problema de engate independente de estar reduzindo ou subindo marcha não seria?

    Mas vou pelas etapas mais baratas e que eu mesmo possa fazer, vou trocar o óleo do câmbio (quando está frio fica pesado, deve estar com a viscosidade ruim) e ver o lance do trambulador.

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