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    Polia do virabrequim Empty Polia do virabrequim

    Mensagem por reimon Qui 22 Jun - 18:27:53

    Chegando em casa agora pouco senti que a direção endureceu achei que fosse problema na caixa.aí a temperatura subiu.parei Ak agora e a polia do virabrequim foi pro espaço.isso e normal em carro original?e agora compensa comprar uma damper.e só montar ou vou ter que fazer algo mais?vi que a polia vem sem o cubo.funciona usar o cubo dessa polia que estragou?tinha um casamento pra ir depois de amanhã agora já era kkkk.
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    Polia do virabrequim Empty Re: Polia do virabrequim

    Mensagem por Julio D Qui 22 Jun - 18:35:15

    minha polia também foi p espaço, to com o carro parado já a 10 dias, também gostaria de saber se a polia damper é só colocar ou se tem q adaptar alguma coisa
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    Polia do virabrequim Empty Re: Polia do virabrequim

    Mensagem por reimon Qui 22 Jun - 18:38:48

    Então eu também não sei se posso montar a damper no carro original.vou tirar o radiador amanhã e vou tentar sacar a polia.se eu achar original por aqui(o que acho dificil)vou montar.
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    Polia do virabrequim Empty Re: Polia do virabrequim

    Mensagem por IVAN4100 Qui 22 Jun - 19:34:22

    Boa noite.
    se os seus carros estão com motor original, podem usar polia original. Deve durar.
    procurem da marca CORCERAMA...parece ser a melhor...

    qto a usar dumper, tem umas manhas.mas nao sei dizer ao certo.
    tem gente que parafusa ela na ponta do virabrequim.

    Logo alguém os ajudará aqui.

    Verifiquem se as demais polias não estão empenadas.
    pois perdi duas polias de virabrequim por isso.
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    Polia do virabrequim Empty Re: Polia do virabrequim

    Mensagem por reimon Qui 22 Jun - 19:42:51

    IVAN4100 escreveu:Boa noite.
    se os seus carros estão com motor original, podem usar polia original. Deve durar.
    procurem da marca CORCERAMA...parece ser a melhor...

    qto a usar dumper, tem umas manhas.mas nao sei dizer ao certo.
    tem gente que parafusa ela na ponta do virabrequim.

    Logo alguém os ajudará aqui.

    Verifiquem se as demais polias não estão empenadas.
    pois perdi duas polias de virabrequim por isso.

    A sim.vou ver essa marca.
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    Polia do virabrequim Empty Re: Polia do virabrequim

    Mensagem por Mirão Qui 22 Jun - 20:19:51

    Ia fazer as observações do Ivan. Me parece que quando ocorre esse tipo de incidente sempre existe a possibilidade de outra polia estar empenada também. Vou acompanhar o tópico, não sei se vale a pena colocar uma dumper em motores originais mas eu também tenho vontade de colocar uma. Parecem bem mais robustas e confiáveis.
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    Polia do virabrequim Empty Re: Polia do virabrequim

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 22 Jun - 20:30:13

    a minha deu problema ano passado quando fui mexer no meu motor....lavei ela com oleo diesel e a polia soltou do cubo....

    entao comprei uma da marca vetore no ml.....ta la de boa funcionando

    a damper deve ter alguns macetes pra colocar....

    porem qualquer uma q seja na hora de colocar vai dar trabalho com o motor no cofre.
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    Mensagem por Julio D Qui 22 Jun - 20:48:26

    Marcos Adriano escreveu:a minha deu problema ano passado quando fui mexer no meu motor....lavei ela com oleo diesel e a polia soltou do cubo....

    entao comprei uma da marca vetore no ml.....ta la de boa funcionando

    a damper deve ter alguns macetes pra colocar....

    porem qualquer uma q seja na hora de colocar vai dar trabalho com o motor no cofre.

    tu lembra quanto custo a peça e o serviço?
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    Mensagem por BenKenobi Qui 22 Jun - 21:22:16

    O problema da damper é que ela é muito mais pesada que a polia original, o que vai fazer voce perder o balanceamento do virabrequim. O correto era tirar virabrequim, volante motor e com eles fora, colocar a damper e balancear. Vai perder potencia rendimento, e dependo do estado do motor, perigoso ate danificar o virabrequim.

    O pessoal faz uma rosca na ponta do vira pra parafusar a damper, e garantir que ela nao vai sair voando.

    Pra colocar ela, retirem seus parachoques, pois tem um furo atras do parachoque que permite voce colocar um tubo para ir batendo de forma uniforme na polia, pra encaixar na ponta do virabrequim. Vai precisar retirar o radiador de todo jeito, entao ja vai ter espaco pra fazer isso.
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    Mensagem por BenKenobi Qui 22 Jun - 21:26:30

    Pra facilitar a vida de voces, segue uma foto do furo que falei.

    [Polia do virabrequim Furo_f10
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    Mensagem por Mirão Qui 22 Jun - 21:46:02

    Então vou deixar quieto, não tenho motor mexido mesmo.
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    Mensagem por reimon Qui 22 Jun - 22:00:42

    voces sabem se a da marca triad e boa?
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    Mensagem por Julio D Qui 22 Jun - 22:30:30

    vishiiiii, aqui qualquer coisa que faço no opala a mão de obra é sempre absurda, ai vc me fala em balancear vira, volante do motor... Vou colocar uma comum mesmo, meu carro é original, no máximo vou por uma replica weber40 e anda suave.
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    Mensagem por opala4cc Sex 23 Jun - 0:47:24

    Vetore funciona de boa. A melhor marca é Caeté, mas não existe mais (acho que era a fornecedora da GMB). A melhor marca atualmente é a REI, que vem até um folhetinho explicando com desenhos como instalar.
    Cuidado com polias de virabrequim que não têm a remoção de material na periferia, pois a remoção de material é resultante do BALANCEAMENTO. É imprescindível comprar marcas que façam balanceamento. Tem várias marcas fundo-de-quintal no mercado e já vi polias sem balanceamento. Inclusive, há relatos aqui no fórum de gente que foi instalar polias de marcas fuleiras e o miolo da polia se fragmentou, resultado provável de defeito de fundição ou má qualidade nesse processo de fundição.
    A vida útil da polia em motores originais depende do correto procedimento de colocação, de terem sido balanceadas ainda na fábrica e da qualidade da borracha amortecedora que fica entre o miolo e a periferia. É claro que produtos químicos à base de anel benzeno, óleo de motor, etc... são prejudiciais para a borracha da polia, encurtando a sua vida útil.
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    Mensagem por IVAN4100 Sex 23 Jun - 9:30:14

    Marcos Adriano escreveu:a minha deu problema ano passado quando fui mexer no meu motor....lavei ela com oleo diesel e a polia soltou do cubo....

    entao comprei uma da marca vetore no ml.....ta la de boa funcionando

    a damper deve ter alguns macetes pra colocar....

    porem qualquer uma q seja na hora de colocar vai dar trabalho com o motor no cofre.





    O Marcos lembrou bem.
    a vetore é muio boa tb.
    eu já usei.

    comprei corcerama por não achar vetore.

    triade, pelo que dizem, não é boa.

    mas nunca usei pra saber.
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    Mensagem por reimon Sex 23 Jun - 10:34:37

    acabei de comprar uma cocerama,320 thaules😢😢,tirei radiador,ventoinha etals,agora to agarrado pra tirar o miolo da polia quebrada..
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    Mensagem por opala4cc Sex 23 Jun - 12:03:57

    reimon escreveu:acabei de comprar uma cocerama,320 thaules😢😢,tirei radiador,ventoinha etals,agora to agarrado pra tirar o miolo da polia quebrada..

    Só com o sacador!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 12:47:10

    Julio D escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:a minha deu problema ano passado quando fui mexer no meu motor....lavei ela com oleo diesel e a polia soltou do cubo....

    entao comprei uma da marca vetore no ml.....ta la de boa funcionando

    a damper deve ter alguns macetes pra colocar....

    porem qualquer uma q seja na hora de colocar vai dar trabalho com o motor no cofre.

    tu lembra quanto custo a peça e o serviço?


    a peça foi 230 no ml divida em 12x

    o servico foi meu mesmo...eu mesmo mexi no meu motor ano passado e ele estava fora quando coloquei a polia...foi mais facil pra colocar ela.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 12:57:55

    opala4cc escreveu:Vetore funciona de boa. A melhor marca é Caeté, mas não existe mais (acho que era a fornecedora da GMB). A melhor marca atualmente é a REI, que vem até um folhetinho explicando com desenhos como instalar.
    Cuidado com polias de virabrequim que não têm a remoção de material na periferia, pois a remoção de material é resultante do BALANCEAMENTO. É imprescindível comprar marcas que façam balanceamento. Tem várias marcas fundo-de-quintal no mercado e já vi polias sem balanceamento. Inclusive, há relatos aqui no fórum de gente que foi instalar polias de marcas fuleiras e o miolo da polia se fragmentou, resultado provável de defeito de fundição ou má qualidade nesse processo de fundição.
    A vida útil da polia em motores originais depende do correto procedimento de colocação, de terem sido balanceadas ainda na fábrica e da qualidade da borracha amortecedora que fica entre o miolo e a periferia. É claro que produtos químicos à base de anel benzeno, óleo de motor, etc... são prejudiciais para a borracha da polia, encurtando a sua vida útil.


    pior q a minha votore nao veio com sinais de balanceamento scratch scratch scratch

    achei estranho...mas montei assim
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 12:59:39

    reimon escreveu:voces sabem se a da marca triad e boa?


    a triad é ruim!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 13:01:01

    opala4cc escreveu:
    reimon escreveu:acabei de comprar uma cocerama,320 thaules😢😢,tirei radiador,ventoinha etals,agora to agarrado pra tirar o miolo da polia quebrada..

    Só com o sacador!


    miolo quebrado na ponta do vira acho q ate com sacador deve dar tabalho em Polia do virabrequim 695742 Polia do virabrequim 695742 Polia do virabrequim 695742 Polia do virabrequim 695742
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    Mensagem por opala4cc Sex 23 Jun - 16:51:32

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Só com o sacador!


    miolo quebrado na ponta do vira acho q ate com sacador deve dar tabalho em Polia do virabrequim 695742 Polia do virabrequim 695742 Polia do virabrequim 695742 Polia do virabrequim 695742

    Sim! Não há como colocar o sacador quando quebra o miolo. O cara teve de serrar o miolo para tirar. Se me lembro, deixou uma leve marca da serrinha na ponta do virabrequim.
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    Mensagem por opala4cc Sex 23 Jun - 16:53:06

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Vetore funciona de boa. A melhor marca é Caeté, mas não existe mais (acho que era a fornecedora da GMB). A melhor marca atualmente é a REI, que vem até um folhetinho explicando com desenhos como instalar.
    Cuidado com polias de virabrequim que não têm a remoção de material na periferia, pois a remoção de material é resultante do BALANCEAMENTO. É imprescindível comprar marcas que façam balanceamento. Tem várias marcas fundo-de-quintal no mercado e já vi polias sem balanceamento. Inclusive, há relatos aqui no fórum de gente que foi instalar polias de marcas fuleiras e o miolo da polia se fragmentou, resultado provável de defeito de fundição ou má qualidade nesse processo de fundição.
    A vida útil da polia em motores originais depende do correto procedimento de colocação, de terem sido balanceadas ainda na fábrica e da qualidade da borracha amortecedora que fica entre o miolo e a periferia. É claro que produtos químicos à base de anel benzeno, óleo de motor, etc... são prejudiciais para a borracha da polia, encurtando a sua vida útil.


    pior q a minha votore nao veio com sinais de balanceamento scratch scratch scratch

    achei estranho...mas montei assim

    Em algumas unidades, dá uma coincidência e não é necessário balancear. Mas acredito que a vetore não balanceia, pois já vi outras vetore sem as marcas de balanceamento.
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    Mensagem por reimon Sex 23 Jun - 17:47:04

    A cocerama também veio sem marcas de balanceamento.poça mais e um grampo chato,rodeia numas oficinas e arrumei um saca mais o carro chega a andar pra frente e a polia não meche,parei por hoje,amanha de manha couto a pelejar com ela.
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    Mensagem por opala4cc Sex 23 Jun - 18:49:36

    reimon escreveu:A cocerama também veio sem marcas de balanceamento.poça mais e um grampo chato,rodeia numas oficinas e arrumei um saca mais o carro chega a andar pra frente e a polia não meche,parei por hoje,amanha de manha couto a pelejar com ela.

    Você tem de calçar os pneus do carro. E não pode usar sacadores de duas ou três garras universais para polias. Tem de ser o sacador específico. Os sacadores universais você pode até dar sorte e lograr sucesso, mas corre o risco de quebrar o miolo da polia que ficou atrelado ao virabrequim.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 23 Jun - 19:15:04

    reimon escreveu:A cocerama também veio sem marcas de balanceamento.poça mais e um grampo chato,rodeia numas oficinas e arrumei um saca mais o carro chega a andar pra frente e a polia não meche,parei por hoje,amanha de manha couto a pelejar com ela.


    tira o motor de arranque e uma das canoinhas q prende o escape no cabeçote

    prenda canoinha com um parafuso no furo do arranque q fica mais perto da cremalheira....

    ela vai ficar posicionada atraz do volante q tem uma saliencia original...quando essa saliencia chegar na canoinha vai travar o volante e, logo, tbem trava o vira!
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    Mensagem por Julio D Sex 23 Jun - 23:13:55

    a minha polia soltou, tava soltinha, o trabalho maior foi ter q tirar o radiador, ai os cara usaram um sacador n demorou muito pra tirar
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    Mensagem por opala4cc Sáb 24 Jun - 1:17:16

    Eu faço assim: antes de instalar a nova polia, eu limpo com um pano levemente embebido em rás a parte metálica da polia. Então, eu passo silicone vermelho de alta temperatura vedando o interstício da polia onde a borracha amortecedora fica exposta. Depois que o silicone secou, eu pinto com tinta em spray a polia toda e instalo. Passo o silicone para imunizar a borracha contra futuros vazamentos de óleo do motor ou mesmo produtos químicos que possam ser usados em lavagens de motor.
    A polia da figura 1 e 2 é uma vetore em que fiz esse procedimento (como pode ser visto, não tem marcas de balanceamento). Essa polia está inutilizada porque o rasgo de chaveta esgaçou-se, pois a chaveta que estava no virabrequim quando fui trocar a polia era "feita-em-casa" quando o carro ainda estava na mão do antigo dono, estando fora de medida, o que causou danos ao rasgo de chaveta e na própria chaveta, que sofreu esmagamento.
    Os pés-de-galinha na tinta são posteriores, quando eu já tinha retirado a polia. Lavei-a e, ao repintar, a tinta enrrugou porque nõa encontrei a mesma tinta que usara na ocasião anterior.

    Polia do virabrequim Polia110
    Figura 1: A polia do virabrequim, de frente.

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    Figura 2:A polia do virabrequim, vista por trás.
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    Mensagem por reimon Sáb 24 Jun - 7:35:41

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    Mensagem por reimon Sáb 24 Jun - 7:37:21

    Consegui tirar a bendita. Very Happy Very Happy Very Happy
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    Mensagem por vicomodoro Sáb 24 Jun - 15:03:55

    Tenho destas polias aí desde 2013. Nunca tive problemas.
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    Mensagem por Julio D Sáb 24 Jun - 17:13:55

    Quebrar a polia é igual consorcio, cedo ou tarde vc é contemplado kkkkk
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    Mensagem por opala4cc Sáb 24 Jun - 17:28:30

    Julio D escreveu:Quebrar a polia é igual consorcio, cedo ou tarde vc é contemplado kkkkk

    VERDADE!
    KKKKK!!! Essa foi boa!!!
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    Mensagem por Paulo Corso Seg 26 Jun - 10:23:09

    Eu já mandei duas pro lixo com meu motor original, a original GM em 2009 e um da bosta Triade em 2012. Desde então uso uma da REI sem problemas. A tríade mesmo nova se subisse o giro ela virava as correias.


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    Mensagem por thiago6boca Seg 24 Jul - 13:38:44

    Olá, estou tentando usar um saca-polia mas não descubro que rosca que é daqueles 3 parafusos que prendem o saca-polia... por favor alguém sabe que parafuso que é?

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    Mensagem por Müller Seg 24 Jul - 13:53:23

    thiago6boca escreveu:Olá, estou tentando usar um saca-polia mas não descubro que rosca que é daqueles 3 parafusos que prendem o saca-polia... por favor alguém sabe que parafuso que é?

    Polia do virabrequim Polia210

    Vc tem q usar um saca polias de garras.


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    Mensagem por adpachec Seg 24 Jul - 14:32:31

    thiago6boca escreveu:Olá, estou tentando usar um saca-polia mas não descubro que rosca que é daqueles 3 parafusos que prendem o saca-polia... por favor alguém sabe que parafuso que é?

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    Se você precisa prender o saca polia na furação é só usar um parafuso de diâmetro menor que a furação e com porca.
    Passe o parafuso e prenda a porca atrás......
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    Mensagem por opala4cc Seg 24 Jul - 14:42:39

    Müller escreveu:
    thiago6boca escreveu:Olá, estou tentando usar um saca-polia mas não descubro que rosca que é daqueles 3 parafusos que prendem o saca-polia... por favor alguém sabe que parafuso que é?

    Polia do virabrequim Polia210

    Vc tem q usar um saca polias de garras.

    Sem chance, muller. Só se for para sacar uma polia que ficou só o miolo. Se for para sacar uma polia que vai ser recolocada, tem que usar o saca- polia com parafusos.
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    Mensagem por thiago6boca Seg 24 Jul - 15:31:04

    pois é eu já tenho um saca polia de parafusos... mas não achei nenhum parafuso com a rosca certa... como mostra nesse video nos 11:03s https://www.youtube.com/watch?v=ykQ7m3K40VY
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 24 Jul - 19:41:27

    sao roscas de milimetros....os parafusos sao chatos mesmo de achar....

    uma dica: os parafusos q prendem a junta elastica da coluna de direcao na caixa de direcao servem!
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    Mensagem por thiago6boca Ter 25 Jul - 9:07:00

    Opa boa dica valeu Marcos Adriano!

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