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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por francisco6>8 Qui 29 Jun - 14:50:52

    Estou com meu Opala parado na rua a algumas semanas pois o mesmo não funciona. O motor gira mas não dá centelha na bobina. Testei outro módulo de ignição (vulgo caixinha) e o problema persistiu, insinuando ser distribuidor. Conheço um teste em que se liga um segundo distribuidor a ignição do carro, gira-se o mesmo observando se a bobina gerará centelha. Se gerar, o problema se confirma ser no distribuidor. Enfim, não possuo um distribuidor de ignição disponível para teste, mas tenho um a platinado. MINHA PERGUNTA: consigo adaptar o a platinado no meu Opala e efetuar o teste mencionado acima para confirmar se o problema é, de fato, no distribuidor?
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    Mensagem por matheuskbeca Qui 29 Jun - 16:13:47

    Falaa Francisco.

    Olha, não sou mestre mecanico, mas tem algumas coisas que dá para saber.
    Como você disse o motor vira com a partida mas não da a centelha né..isso já aconteceu comigo uma vez na caravan.
    Era a ponta do eixo do distribuidor que havia desgastado, só que para descobrir isso foi um demorado pois trocamos tudo primeiro..bobina,verificamos vela, platinado, condensador...e só na hora que havia trocado tudo que o mecanico sacou o distribuidor e viu o que havia ocorrido.

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    Mensagem por Mirão Qui 29 Jun - 16:29:45

    Seu carro quebrou a engrenagem de comando, aquela polia do comando, algumas de fibra, outras de metal. Pode ter certeza, já aconteceu comigo.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 29 Jun - 17:31:22

    pra ver se é essa engrenagem do comando ou o pinhao do eixo do distribuidor é só dar a partida com a tampa do distribuidor aberta....


    se o rotor nao girar vc ja sabe!!

    nao é problema eletrico...e sim mecanico!
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    Mensagem por Mirão Sex 30 Jun - 10:28:33

    Estava tentando me lembrar de como era o teste para checar esse problema,valeu Marcos Adriano. Tenho absoluta certeza que o problema do Francisco é esse.
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    Mensagem por ricardo347 Sex 30 Jun - 10:35:22

    Pode ser inclusive problema no rotor (antes de condenar o distribuidor ou até mesmo a engrenagem do comando)

    Pode a travinha do rotor estar boba e ele girar em falso... ou alguma trinca enfim.. veja se o distribuidor gira sem o rotor, se girar teste com outro rotor!

    De repente você não precisa desmontar tanta coisa (tirar o distribuidor e comando) antes de testar uma coisa simples assim.
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    Mensagem por francisco6>8 Sex 30 Jun - 13:31:41

    Esqueci de mencionar que o rotor gira; então não pode ser a engrenagem do comando. Tenho quase certeza de que é no distribuidor, visto que já testei outros dois módulos de ignição (caixinha) e não centelhou, mas eu gostaria de ter uma certeza absoluta pra não investir tempo e dinheiro à toa.
    Ninguém conhece o teste que mencionei no início do tópico?
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    Mensagem por ricardo347 Sex 30 Jun - 14:14:25

    O carvãozinho da tampa do distribuidor ta bom? ta enconstando direitinho no rotor? Será que esse rotor está bom?

    A tampa do distribuidor não tem nenhuma trinca??? Um Kadett esses dias aqui parou por isso, mesmo defeito, ficou na rua e era a tampa do distribuidor trincada.


    To tentando de repente levantar possibilidades né... as vezes a gente ataca uma coisa tem a maior mão de obra e é outra mais simples...


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    Mensagem por adpachec Sex 30 Jun - 14:36:17

    Multímetro.
    Teste os cabos, média de dois a nove quilohms.
    Teste a condutividade da tampa do rotor entre o contato interno e externo.
    Tem que estar sem resistência nenhuma na tampa.
    Teste o rotor, do contato central dele a ponta, média de zero a cinco quilohms.
    Desconecte os dois fios do distribuidor e teste os fios ligados ao distribuidor, média um quilohm de resistência.
    Se não apresentar nada a bobina impulsora do distribuidor se estragou.
    Bobina entre os dois terminais o valor médio é 1,6 ohms e de um terminal com o terminal do cabo do distribuidor o valor médio é de 7 quilohms.
    Teste de faísca, deixe o cabo da bobina que vai ao distribuidor perto do pólo negativo e peça para ligar a chave.
    Deve saltar uma faísca.
    Repita com cada cabo de vela.
    Existem tópicos de como usar o multímetro e testar bobinas no fórum e internet.

    Aparentemente é a bobina impulsora do distribuidor, ela que dispara a faísca, o teste da bobina já expliquei acima.

    Parado na rua Images?q=tbn:ANd9GcTNE_KJ-6ZHazjWrpi3YjWYchUMCOPCGgMnWnAahJh1toy5WkfJ6daSCiHmZg


    Última edição por adpachec em Sex 30 Jun - 14:45:11, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por adpachec Sex 30 Jun - 14:41:58

    francisco6>8 escreveu:Estou com meu Opala parado na rua a algumas semanas pois o mesmo não funciona. O motor gira mas não dá centelha na bobina. Testei outro módulo de ignição (vulgo caixinha) e o problema persistiu, insinuando ser distribuidor. Conheço um teste em que se liga um segundo distribuidor a ignição do carro, gira-se o mesmo observando se a bobina gerará centelha. Se gerar, o problema se confirma ser no distribuidor. Enfim, não possuo um distribuidor de ignição disponível para teste, mas tenho um a platinado. MINHA PERGUNTA: consigo adaptar o a platinado no meu Opala e efetuar o teste mencionado acima para confirmar se o problema é, de fato, no distribuidor?

    O distribuidor se girar na mão já gera faísca com a chave virada.
    E se faíscar ele está teoricamente bom, necessita saber a intensidade da faísca.
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    Mensagem por Mirão Sex 30 Jun - 16:47:44

    Sou pitaqueiro e curioso, pode ser a bobina. Aquela peça, também "cansa".
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    Mensagem por francisco6>8 Seg 3 Jul - 9:52:22

    ricardo347 escreveu:O carvãozinho da tampa do distribuidor ta bom? ta enconstando direitinho no rotor? Será que esse rotor está bom?

    A tampa do distribuidor não tem nenhuma trinca??? Um Kadett esses dias aqui parou por isso, mesmo defeito, ficou na rua e era a tampa do distribuidor trincada.


    To tentando de repente levantar possibilidades né... as vezes a gente ataca uma coisa tem a maior mão de obra e é outra mais simples...

    Aparentemente está tudo certo, o carvãozinho está com um curso bacana, acredito que esteja encostando no rotor sim.
    Sem dúvidas, o ideal é ir eliminando as possíveis causas mais fáceis de serem solucionadas.

    adpachec escreveu:Multímetro.
    Teste os cabos, média de dois a nove quilohms.
    Teste a condutividade da tampa do rotor entre o contato interno e externo.
    Tem que estar sem resistência nenhuma na tampa.
    Teste o rotor, do contato central dele a ponta, média de zero a cinco quilohms.
    Desconecte os dois fios do distribuidor e teste os fios ligados ao distribuidor, média um quilohm de resistência.
    Se não apresentar nada a bobina impulsora do distribuidor se estragou.
    Bobina entre os dois terminais o valor médio é 1,6 ohms e de um terminal com o terminal do cabo do distribuidor o valor médio é de 7 quilohms.
    Teste de faísca, deixe o cabo da bobina que vai ao distribuidor perto do pólo negativo e peça para ligar a chave.
    Deve saltar uma faísca.
    Repita com cada cabo de vela.
    Existem tópicos de como usar o multímetro e testar bobinas no fórum e internet.

    Aparentemente é a bobina impulsora do distribuidor, ela que dispara a faísca, o teste da bobina já expliquei acima.

    Fiz os testes: na escala 20 ohms a tampa apresentou 6,1 ohms. É problema?
    O rotor apresentou 4,97 kohms. É um valor muito alto?
    Fiz o teste nos dois fios da bobina impulsora; o resultado foi de 1,04 kohms. Ainda que esteja dentro do recomendado ela pode estar com defeito?

    adpachec escreveu:O distribuidor se girar na mão já gera faísca com a chave virada.
    E se faíscar ele está teoricamente bom, necessita saber a intensidade da faísca.

    Mas pode ser um distribuidor a platinado??? Eu não possuo outro distribuidor de ignição, só a platinado.
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    Mensagem por adpachec Seg 3 Jul - 10:08:25

    Os valores estão aceitáveis.
    O platinado pode instalar, mas é mais difícil acertar.
    E a bobina, quando ligado, o contato entre os pólos é de 1,6 a 2,8 volts.
    Entre um pólo e o terra é de 12 volts.
    No módulo ele recebe 12 volts também.
    Meça agora a condutividade elétrica nos fios, se está chegando ao destino.
    Retire o distribuidor, marque a posição, vire a chave até acender o painel e gire o eixo do distribuidor na mão, com o cabo da bobina perto do negativo, perto uns meio centímetro, tem que sair faísca.
    E quanto mais rápido girar mais forte a faísca.

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    Mensagem por Wsantini Sáb 15 Jul - 11:56:06

    Estava com um problema parecido e no meu caso era a tampa do distribuidor. Visualmente estava boa, qdo fiz os testes dava faisca mas nao funcionava. Troquei por uma nova Bosch e resolveu.
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    Mensagem por Diplo87 Ter 18 Jul - 7:37:22

    Matou a pane?
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    Mensagem por Mirão Sex 28 Jul - 22:28:40

    Francisco, gostaria de um feed back sobre o seu problema, o tópico ficou no ar, como se não tivesse encontrado a solução. Identificou e resolveu o problema?

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