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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por chevy250 Seg 24 Jul - 18:46:28

    Srs!

    Tenho um Opala 90 6cil, 4 marchas (ré para frente), o qual comprei há 3 anos já com um ronco marchas 1, 2 e 3. Quando engata a 4 marcha não tem ronco algum. Na 1 e 2 marchas, quando em baixa rotação, trepida um pouco se acelero bem forte.

    Apesar do descrito acima, o cambio funciona muito bem e tenho usado sem problemas.

    Pergunta: vale a pena ver o que é? Corro o risco de piorar e quebrar alguma coisa de maneira mais séria?

    Alguem poderia ouvir o som do video abaixo para ver se é muito grave ou se os de vocês também têm esse ronco?

    https://youtu.be/_pyMNdp_SA0

    Obrigado!
    denysfernandes
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    Mensagem por denysfernandes Seg 24 Jul - 19:04:33

    Amigo eu não sei se vou ajudar muito, mas meu opala estava com o mesmo barulho no cambio eu levei em um mecânico para arrumar ele abriu e viu que estava tudo certo e fecho.
    O bagulho persistiu eu levei lá para ele ver, dessa vez ele trocou as engrenagens e parou o bagulho e um pouco da trepidação.
    Mas algo ele fez de errado no meu cambio porque a 2ª marcha não entra mais puxando um pouco para o lado do motorista, ela entra só se puxar reto para trás.

    Eu fiquei com esse problema de engatar a 2ª que é bem ruim de acertar qnd está fazendo uma puxada mais forte, e a trepidação manteve um pouco pq o rolamento central do meu cardã está quebrado, ai ele balança fora do eixo.
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    Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas Empty Re: Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas

    Mensagem por chevy250 Seg 24 Jul - 19:16:27

    Uhm..Interessante e muito semelhante o seu caso.
    O meu engata super bem. Perder esse engate me deixaria bem triste.

    Vou olhar esse rolamento de centro, então (nem sabia dele). Esse não tenho tanto medo de mexer, pois é bem mais simples pelo que vi e não vai alterar o câmbio. Pelo menos deve melhorar a trepidação.

    Obrigado!
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    Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas Empty Re: Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 24 Jul - 19:40:30

    denysfernandes escreveu:Mas algo ele fez de errado no meu cambio porque a 2ª marcha não entra mais puxando um pouco para o lado do motorista, ela entra só se puxar reto para trás.


    eu aposto q seu problema é esse aqui:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t44494-problema-ao-engatar-marchas#722564


    de uma lida q vc vai ver....pode ser q seu mecanico montou o trambulador errado ou colocou uma outra peça q nao era a sua e essa estava com um alto nivel de desgaste q a sua.
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    Marcos Adriano
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    Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas Empty Re: Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 24 Jul - 20:00:56

    chevy250 escreveu:Srs!

    Tenho um Opala 90 6cil, 4 marchas (ré para frente), o qual comprei há 3 anos já com um ronco marchas 1, 2 e 3.  Quando engata a 4 marcha não tem ronco algum. Na 1 e 2 marchas, quando em baixa rotação, trepida um pouco se acelero bem forte.

    Apesar do descrito acima, o cambio funciona muito bem e tenho usado sem problemas.

    Pergunta: vale a pena ver o que é? Corro o risco de piorar e quebrar alguma coisa de maneira mais séria?

    Alguem poderia ouvir o som do video abaixo para ver se é muito grave ou se os de vocês também têm esse ronco?

    https://youtu.be/_pyMNdp_SA0

    Obrigado!


    cara....claro q vale a pena abrir pra ver....o cambio nao tem segredo....risco de piorar sempre tem!!! as vezes ate travar rolamento ai vc vai ver problema serio!!!

    vc pode estar com algum problema no rolamento do eixo piloto, problema nos roletes ou no rolamento traseiro do eixo entalhado, ou rolamentos do carretel. Ao entagar a 4ª marcha nao há barulho devido ela ser de prise direta entao nao se "exige" muito esforços axiais dos rolamentos e praticamente nem se usa o carretel......entao nao ha barulho....


    manda alguem dar uma revisada nesse cambio...troque os rolamentos, aneis sincronizados (pra aproveitar a mao de obra dele aberto) e veja o kit de reparos dos sincronizados, pois acredito q essa trepidacao pode ser 1 ou 2 dos 3 macaquinhos faltando dai no giro alto acaba desbalanceando o conjunto e vibra....a 1 e 2 fazem parte do mesmo kit do sincronizador e luva.

    experimente trocar o oleo...se ja nao fez isso! e tbem olhe a especificacao correta: API GL 5 W90! oleo muito fino causa barulho....recomendo usar o bardhal G-A com o oleo novo....ajuda muito!!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 24 Jul - 20:15:06

    chevy250 escreveu:Uhm..Interessante e muito semelhante o seu caso.
    O meu engata super bem. Perder esse engate me deixaria bem triste.

    Vou olhar esse rolamento de centro, então (nem sabia dele). Esse não tenho tanto medo de mexer, pois é bem mais simples pelo que vi e não vai alterar o câmbio. Pelo menos deve melhorar a trepidação.

    Obrigado!


    rolamento ao meu ver nao tem nada a ver com trepidacao!


    nao entendi o q vc quis dizer com rolamento do centro....vc diz o rolamento do eixo piloto??


    nao é dificil mexer nesse cambio.....pode levar em algum mecanico bom q ele resolve...dai vc ja revisa ele todo....o engate de marchas nao vai ser alterado se o cara montar tudo certinho o q nao é dificil de acontecer....é facil montar esse cambio....


    o video eu fiquei esperando o engate da 4ª marcha pra realmente escutar a diferença entre as 3 primeiras e 4ª.....assim é dificil distinguir....pois embaralha com o som do escape e os ruidos tipicos do carro em movimento.
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    Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas Empty Re: Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas

    Mensagem por chevy250 Seg 24 Jul - 20:48:06

    Entendi Marcos. Obrigado pelos comentários.

    O rolamento do centro que o Denys falou é o rolamento do eixo cardã, depois do câmbio. Faz sentido se estiver gasto e com folga pode trepidar, justamente na 1 e 2 marchas quando o torque é bem grande. Estava vendo uns videos de cardã de Omega e acontece isso também.

    Quanto à 4 marcha, eu nem engatei no video pois fica praticamente sem barulho algum - limpa completamente. E se for na estrada então, o barulho do vento e rolagem vão se sobrepor.

    O óleo eu troquei semana passada e fez muita diferença, estava bem pior o barulho. Quando o cara escorreu o oleo parecia uma água suja (pouca viscosidade). Coloquei o que o manual indicava. Deveria ter trocado logo quando comprei. Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas 787251

    Preciso achar algum mecanico bom de cambio de Opala aqui em SP que nao fique fuçando no resto nem "testando" o carro. É duro deixar esses carros na oficina sem ficar junto.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 24 Jul - 21:02:17

    ah tah...é q eu nao vi ele comentando sobre esse rolamento no post dele......estranho.

    nao acredito q seja rolamento do carda...se fosse vibrava em todas as marchas.....principalmente em alta velocidade.....


    com ctz seu problema é no cambio.

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    Mensagem por chevy250 Seg 24 Jul - 21:25:54

    Sim o ronco certamente é no cambio.

    Mas a trepidação só em baixa rotação e quando acelero mais fortemente talvez possa ser esse rolamento do cardã. Tipo aquela saida em 2 marcha quando tá em 700-1000RPM. Passando de 2000RPM, em 2 marcha, já não trepida mais mesmo pisando forte. Fica só o ronco mesmo.

    Em alta velocidade (acima de 100/120km/h) em 4 marcha não há ronco e nem vibração.

    Aliás, vi seu video sobre o engate. Muito bom!!!
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    Mensagem por Mirão Seg 24 Jul - 21:45:06

    Com certeza a trepidação é no eixo cardã e além do rolamento, é bom verificar se não há empeno no eixo. Não sabia, mas alguns após empenar, requerem um balanceamento.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 25 Jul - 8:37:06

    Mirão escreveu:Com certeza a trepidação é no eixo cardã e além do rolamento, é bom verificar se não há empeno no eixo. Não sabia, mas alguns após empenar, requerem um balanceamento.


    entao....quando troquei o cambio tive q encurtar o carda, porem decidi nao cortar o original q estava la com o cambio 4m resolvi fazer esse trampo num outro q tinha aqui....


    mandei fazer o servico de encurtar no torneiro e nao fiz balanceamento pois aqui nao tem oficina q faz balanceamento de carda.....


    quando passava de 110 e 120km/h o carro vibrava muito e se soltasse em banguela vibrava ate nos 70 80 ou 90.....


    tive um tempo semana passada e levei na cidade vizinha....o carda estava torto, emepnado dai teve q acertar....

    pensa numas pancadas violentas q o carda levou affraid affraid affraid affraid affraid affraid

    apos isso foi feito o balanceamento.....agora ficou file!!!


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    Mensagem por Mirão Ter 25 Jul - 15:27:14

    Eles descem a marreta? pensava que alinhavam torneando e depois balanceavam. Como se faz com as rodas.
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    Mensagem por adpachec Ter 25 Jul - 18:38:15

    Já drenou o óleo?
    Eu já vi câmbio e diferencial ruim, estava seco ou pela mania de só completar.
    E no parafuso do dreno tem um imã, se estiver com algo sendo comido vai ter limalhas presas.
    Quando estalar segure a alavanca na posição da marcha, pode ser trambulador.
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    Mensagem por chevy250 Ter 25 Jul - 20:07:07

    Sim drenei o óleo e voce acertou, tinha um pouco de limalha no parafuso. O óleo parecia uma água. Troquei o oleo pelo recomendado no manual. Só não vi o diferencial. No final de semana vou lá trocar o oleo do diferencial também.
    adpachec
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    Mensagem por adpachec Ter 25 Jul - 20:36:52

    Eu acho que é 1,5 litros no câmbio.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 28 Jul - 18:58:48

    Mirão escreveu:Eles descem a marreta? pensava que alinhavam torneando e depois balanceavam. Como se faz com as rodas.


    isso....descem a marreta pra acertar....

    no torno eles giram o carda pra ver onde esta o problema...o cara usa um giz pra ver onde esta a "curva".....depois tira do torno e vai pra bancada e leva marretada.....

    dai volta pro torno e ve se ficou bom.....


    da ate dó kkkkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 28 Jul - 19:09:51

    adpachec escreveu:Eu acho que é 1,5 litros no câmbio.

    o cambio 4m moderno é 2.4 litros

    o diferencial é 0.9 litros
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 28 Jul - 19:13:35

    chevy250 escreveu:Sim drenei o óleo e voce acertou, tinha um pouco de limalha no parafuso. O óleo parecia uma água. Troquei o oleo pelo recomendado no manual. Só não vi o diferencial. No final de semana vou lá trocar o oleo do diferencial também.


    cara limalha sempre vai ter......o cambio e diferencial tem muito desgaste......

    o q nao pode é ter muuuuita limalha...e pequenas lascas de metal....
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    Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas Empty Re: Ronco nas marchas 1, 2 e 3 - Opala 6cil 4 marchas

    Mensagem por chevy250 Dom 10 Dez - 8:23:13

    Só para fechar o tópico.

    Nesta semana levei o Opalão para revisão o câmbio (Allen Mecanica de Osasco). pois o ronco começou a aumentar e um barulho proporcional à velocidade do carro começou a aparecer, independentemente de qual marcha fosse engatada. A uns 10km/h ficava um nhom, nhom, nhom (um "nhom" por segundo +/-) vindo do câmbio.

    Resultado: trocaram os dois rolamentos que estavam bem ruins e ficou ótimo! Apenas restou aquele ronquinho de câmbio que é meio característico de Opala.
    Com iam tirar o câmbio, pedi para trocar a embreagem (Sachs) que completou o serviço deixando o carro muito bom de dirigir. Nunca tinha dirigido um Opala com embreagem nova. É outra coisa!

    Abs e obrigado a todos pelos comentários!
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 10 Dez - 8:32:39

    q bom cara!!! muito bem!!


    quanto ficou o servico do cambio??
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    Mensagem por chevy250 Qui 14 Dez - 20:37:49

    Olá! Então todo o serviço com as peças ficou em 2600 (troca da embreagem + conserto do cambio).
    A embreagem da Sachs é um pouco cara mas dizem ser a mais macia. Como uso para passeio, optei por ela.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 15 Dez - 18:15:12

    caramba mano....achei meio salgado.....

    mas importante q resolveu seu problema....

    agora é só curtir OKK OKK

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