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Marcos Adriano
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Diferencial
Andre_SP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 358
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012
- Mensagem nº1
Diferencial
Meu Opala 4cc está com as rodas traseiras com folga, levantei o carro e quando puxa a rodas com a mão para fora elas apresentam folgas, nas 2 rodas. O que pode ser ?
Andre_SP
Andre_SP
Mirão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1617
Idade : 62
Localização : Brasília DF
Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 01/03/2017
- Mensagem nº2
Re: Diferencial
Deve ser o rolamento do semi eixo que já era. Faz um tuc-tuc quando você mexe.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº3
Re: Diferencial
depende do diferencial
braseixos pode ser folga nas travas "U" do semi eixo ou muita folga na planetaria.
o dana pode ser folga no rolamento ou o calço dele.
braseixos pode ser folga nas travas "U" do semi eixo ou muita folga na planetaria.
o dana pode ser folga no rolamento ou o calço dele.
Andre_SP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 358
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012
- Mensagem nº4
Re: Diferencial
Marcos Adriano escreveu:depende do diferencial
braseixos pode ser folga nas travas "U" do semi eixo ou muita folga na planetaria.
o dana pode ser folga no rolamento ou o calço dele.
É um braseixos, se for nas travas "U" é só trocar por uma nova ou tem tamanhos diferentes ?, se for folga na planetária ?.
Andre_SP
vicomodoro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 728
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010
- Mensagem nº5
Re: Diferencial
Sendo Dana algum risco de andar tendo esta folga?
Obs. No meu tem esta folga a um bom tempo já.
Mas não sei se corro algum risco ou não.
Um amigo meu tinha um coupe 75 caiu a roda traseira. Saiu roda tambor eixo. Só não sei se era Dana ou Braseixo
Obs. No meu tem esta folga a um bom tempo já.
Mas não sei se corro algum risco ou não.
Um amigo meu tinha um coupe 75 caiu a roda traseira. Saiu roda tambor eixo. Só não sei se era Dana ou Braseixo
Andre_SP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 358
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012
- Mensagem nº6
Re: Diferencial
Quando eu giro o cardã com as mão ( e as 2 rodas no chão) dá pra perceber uma grande folga, será que é folga nas planetárias ???
Andre_SP
Andre_SP
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7159
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº7
Re: Diferencial
vicomodoro escreveu:Sendo Dana algum risco de andar tendo esta folga?
Obs. No meu tem esta folga a um bom tempo já.
Mas não sei se corro algum risco ou não.
Um amigo meu tinha um coupe 75 caiu a roda traseira. Saiu roda tambor eixo. Só não sei se era Dana ou Braseixo
Com certeza era braseixos.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7159
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº8
Re: Diferencial
Andre_SP escreveu:Quando eu giro o cardã com as mão ( e as 2 rodas no chão) dá pra perceber uma grande folga, será que é folga nas planetárias ???
Andre_SP
Esse tipo de folga é entre a coroa e o pinhão, caso o cardã ainda seja o bi-partido e você esteja tentando girá-lo com a mão no segmento mais próximo do diferencial.
frederico santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3117
Idade : 47
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº9
Re: Diferencial
Os semi eixos tb podem apresentar folgas , ou faz enchimento ou compensa na espessura das travinhas em U.
vicomodoro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 728
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010
- Mensagem nº10
Re: Diferencial
Sendo Dana algum risco de andar tendo esta folga?
Obs. No meu tem esta folga a um bom tempo já.
Mas não sei se corro algum risco ou não.
ALGUÉM??
Obs. No meu tem esta folga a um bom tempo já.
Mas não sei se corro algum risco ou não.
ALGUÉM??
mInternauta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 217
Localização : Campinas, SP
Modelo do carro : Chevrolet Caravan Comodoro 4.1L 1986
Cilindros : 6CC 4100
Data de inscrição : 17/08/2013
- Mensagem nº11
Re: Diferencial
vicomodoro escreveu:Sendo Dana algum risco de andar tendo esta folga?
Obs. No meu tem esta folga a um bom tempo já.
Mas não sei se corro algum risco ou não.
ALGUÉM??
Sim, corre. Dependente do uso. Por exemplo se você goste de fritar. Isso geralmente força muito o diferencial e se ele já tiver folga. Essa folga lateral influencia muito na curvas. Faz com que a roda desloque por conta do peso que será colocado nos pneus.
Mas tudo depende do nível da folga. E se você anda pesado. Por exemplo andei muito tempo com a bandeja superior da minha caravan do lado esquerdo totalmente estourada. Corria risco. Sim muito. Mas não tive problemas. Agora que eu sei o problema vou reparar.
Leva em consideração que a folga gera um certo impacto e desgaste acendeado no resto dos componentes do Diff. Sendo assim quando mais tempo fica assim, pior fica até você ter que trocar uma engrenagem ou acabar detonando o seu Diff. Se o problema for nas travas U por exemplo. Você vai ter as engrenagens do planetário aumentando e diminuído a folga entre os dentes conforma o carro anda. Já que o eixo que vai para a roda fica deslocando a engrenagem lá dentro.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº12
Re: Diferencial
Andre_SP escreveu:Marcos Adriano escreveu:depende do diferencial
braseixos pode ser folga nas travas "U" do semi eixo ou muita folga na planetaria.
o dana pode ser folga no rolamento ou o calço dele.
É um braseixos, se for nas travas "U" é só trocar por uma nova ou tem tamanhos diferentes ?, se for folga na planetária ?.
Andre_SP
sim elas tem 3 tamanhos diferentes.....
podem estar gastas tbem
pode ter gastado o semi eixo tbem
pode estar gasto a planetaria tbem.
o certo é levar numa oficina pra dar uma olhada com um profissional q saiba mexer....
braseixos nao pode dar sopa....com manutencao em dia ja da zica imagine sem
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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- Mensagem nº13
Re: Diferencial
vicomodoro escreveu:Sendo Dana algum risco de andar tendo esta folga?
Obs. No meu tem esta folga a um bom tempo já.
Mas não sei se corro algum risco ou não.
Um amigo meu tinha um coupe 75 caiu a roda traseira. Saiu roda tambor eixo. Só não sei se era Dana ou Braseixo
cara toda folga em excesso pode causar risco.
o correto é dar uma olhada talvez seu rolamento ja esta no fim da vida util...ai ja é hora de subistituicao....
Marcos Adriano- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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- Mensagem nº14
Re: Diferencial
Andre_SP escreveu:Quando eu giro o cardã com as mão ( e as 2 rodas no chão) dá pra perceber uma grande folga, será que é folga nas planetárias ???
Andre_SP
com ctz esta com folga nas satelites e planetarias, isso se ajusta com calcos atras das planetarias, ou comprando um kit novo de planetarias, saltelites e arruelas de encosto de satelites....
mexi esses dias no meu bras 3.07 consegui tirar bastante da folga q tinha fazendo esse teste q vc fez...só nao deixei menos pq nao tinha arruelas de ajuste bem finas pra deixar bem certinho....
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
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- Mensagem nº15
Re: Diferencial
opala4cc escreveu:Andre_SP escreveu:Quando eu giro o cardã com as mão ( e as 2 rodas no chão) dá pra perceber uma grande folga, será que é folga nas planetárias ???
Andre_SP
Esse tipo de folga é entre a coroa e o pinhão, caso o cardã ainda seja o bi-partido e você esteja tentando girá-lo com a mão no segmento mais próximo do diferencial.
ahhh ai ja vou discordar......
pra essa folga garnde suficiente de ser sentida no giro do carda com as maos e rodas no chao forem de coroa e pinhao só se ambos estiverem com os dentes muito gastos ou o ajuste do pinhao estiver muito recuado quase encostando na carcaça do dif (longe da coroa).
normalmente a folga entre coroa e pinhao é minima.....dificil ate de notar....basta travar a caixa satelite de alguma forma e mexer no pinhao ou carda...quase nao vai perceber a folga....
isso ai com ctz é folga do miolo de caixa satelite....planetarias, satelites e calços.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº16
Re: Diferencial
frederico santos escreveu:Os semi eixos tb podem apresentar folgas , ou faz enchimento ou compensa na espessura das travinhas em U.
entao....ai tem q ver realmente o q esta gasto....pois se for o semi eixo e vc tentar acertar com o tamanho da trava U pode ser q o pino das satelites nao passe pelo meio das duas semi eixos.
tem isso tbem.
Fredyopala gosta desta mensagem
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº17
Re: Diferencial
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
Esse tipo de folga é entre a coroa e o pinhão, caso o cardã ainda seja o bi-partido e você esteja tentando girá-lo com a mão no segmento mais próximo do diferencial.
ahhh ai ja vou discordar......
pra essa folga garnde suficiente de ser sentida no giro do carda com as maos e rodas no chao forem de coroa e pinhao só se ambos estiverem com os dentes muito gastos ou o ajuste do pinhao estiver muito recuado quase encostando na carcaça do dif (longe da coroa).
normalmente a folga entre coroa e pinhao é minima.....dificil ate de notar....basta travar a caixa satelite de alguma forma e mexer no pinhao ou carda...quase nao vai perceber a folga....
isso ai com ctz é folga do miolo de caixa satelite....planetarias, satelites e calços.
É um direito seu discordar.
Sim, é possível retirar essa folga colocando/retirando calços onde você disse, mas isso não garante que os dentes do pinhão tocarão na região correta dos dentes da coroa. Na verdade, vai deslocar essa região de contato. A folga entre os dentes do pinhão e da coroa que é sentida com o teste de giro do cardã com as mãos deve ser retirada corrigindo-se o calço de profundidade do pinhão E TAMBÉM os calços laterais. A correção tem de ser feita tanto no eixo X quanto no eixo Y. Claro, supondo que os rolamentos estão bons, o que eu duvido. As folgas excessivas normalmente são resultado do desgaste dos rolamentos.
Se há folga excessiva dentro da gaiola do diferencial, com certeza tem folga excessiva onde mencionei.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº18
Re: Diferencial
ahh entao....é q eu nunka vi uma folga entre coroa e pinhao ser sentida tanto assim no giro do carda.....é muito dificil....
esse 3.07 q eu montei esses dias ficou com uma folga ate consideravel quando montei o miolo da caixa satelite.....porem quando tinha apenas coroa e pinhao segurando a caixa satelite a folga do pinhao é minima.....sempre reparei isso.....
quando se monta a caixa satelite completa com as semi eixos vc percebe uma folga muito maior....
q alem de ser as planetarias satelites e calços pode ser tbem nas estrias da semi eixo dentro das planetarias....tudo isso junto resulta numa folga grande q se sente no giro do carda com as rodas no chao.
consegui dar uma acertada nessa folga no meu 3,07 (assim como fiz ano passado no 2.73) com os calços atras das planetarias....ficou um pouco mais justo...porem nao o ideal pq nao tinha arroelas mais finas aqui no momento...e como meu 2.73 tava vendido precisava montar o 3.07 logo....
esse 3.07 q eu montei esses dias ficou com uma folga ate consideravel quando montei o miolo da caixa satelite.....porem quando tinha apenas coroa e pinhao segurando a caixa satelite a folga do pinhao é minima.....sempre reparei isso.....
quando se monta a caixa satelite completa com as semi eixos vc percebe uma folga muito maior....
q alem de ser as planetarias satelites e calços pode ser tbem nas estrias da semi eixo dentro das planetarias....tudo isso junto resulta numa folga grande q se sente no giro do carda com as rodas no chao.
consegui dar uma acertada nessa folga no meu 3,07 (assim como fiz ano passado no 2.73) com os calços atras das planetarias....ficou um pouco mais justo...porem nao o ideal pq nao tinha arroelas mais finas aqui no momento...e como meu 2.73 tava vendido precisava montar o 3.07 logo....
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7159
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº19
Re: Diferencial
Marcos Adriano escreveu:ahh entao....é q eu nunka vi uma folga entre coroa e pinhao ser sentida tanto assim no giro do carda.....é muito dificil....
esse 3.07 q eu montei esses dias ficou com uma folga ate consideravel quando montei o miolo da caixa satelite.....porem quando tinha apenas coroa e pinhao segurando a caixa satelite a folga do pinhao é minima.....sempre reparei isso.....
quando se monta a caixa satelite completa com as semi eixos vc percebe uma folga muito maior....
q alem de ser as planetarias satelites e calços pode ser tbem nas estrias da semi eixo dentro das planetarias....tudo isso junto resulta numa folga grande q se sente no giro do carda com as rodas no chao.
consegui dar uma acertada nessa folga no meu 3,07 (assim como fiz ano passado no 2.73) com os calços atras das planetarias....ficou um pouco mais justo...porem nao o ideal pq nao tinha arroelas mais finas aqui no momento...e como meu 2.73 tava vendido precisava montar o 3.07 logo....
Sim, as folgas se somam, isso é fato. Quando a folga é dentro da caixa das satélites, normalmente é nesse pino da foto abaixo:
Mas você tem de considerar que algum dono anterior possa ter dado uma de curioso e ter mexido principalmente nos calços laterais da caixa satélite... principalmente nos DANA, onde o cara nunca vai conseguir recolocar os calços laterais sem o dilatador de carcaça.
Andre_SP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 358
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
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Data de inscrição : 28/09/2012
- Mensagem nº20
Re: Diferencial
Troquei o meu diferencial por outro numa casa de cambio, agora a folga das rodas são mínimas, no cardã também. A parte mecânica ficou boa, mas faltou uma pintura pra ficar perfeito. Gostaria de saber se precisa de alguma ferramenta especial (como torquimetro ) para retirar o diferencial pintar e colocar de volta no lugar ?, E a tinta pode ser preto fosco vinílico ?
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº21
Re: Diferencial
ferramenta especial nenhuma
só é chato tirar o cabo do freio de mao.....
ou a tinta é fosco ou vinilico as duas coisas acho q nao em
só é chato tirar o cabo do freio de mao.....
ou a tinta é fosco ou vinilico as duas coisas acho q nao em
frederico santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3117
Idade : 47
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº22
Re: Diferencial
Preto fosco vinilico é para chapas desprotegidas e base para primer, NÃO É TINTA, apesar de poder usar como tinta não terá a mesma durabilidade. Tem tintas adequadas , no meu caso usaria a preto fosco P.U.Andre_SP escreveu:Troquei o meu diferencial por outro numa casa de cambio, agora a folga das rodas são mínimas, no cardã também. A parte mecânica ficou boa, mas faltou uma pintura pra ficar perfeito. Gostaria de saber se precisa de alguma ferramenta especial (como torquimetro ) para retirar o diferencial pintar e colocar de volta no lugar ?, E a tinta pode ser preto fosco vinílico ?
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