Olá pessoal,
Esta semana comecei a dar um trato nas portas do meu Opala e acabei terminando com um reparo nos retrovisores elétricos que não estavam funcionando.
Algum dos antigos donos resolveu por bem que seria interessante cortar os dois conectores e deixar os fios jogados por lá...
Bom, utilizando o ótimo tópico do user marcel.minatto consegui desmontar tudo e remontar novamente trazendo o retrovisor do lado do motorista a vida =)
Segue o tópico para que tiver interesse: http://www.opaleirosdoparana.com/t36798-retrovisor-eletrico-restaurando
Porém me durante o reparo me deparei com um problema, segundo o esquema elétrico do Opala 88 (Disponibilizado aqui no forum pelo excelente tópico do Call: http://www.opaleirosdoparana.com/t44973-diagramas-eletricos-linha-opala-1988-a-1990) os fios deveriam ser das cores preto, branco, marrom e preto com listra branca.
No lado do chicote do carro ok, essas eram as cores . Já do lado do retrovisor as cores do fios eram azul, branco, marrom e preto.
Bom consegui refazer os conectores e venho deixar aqui a solução para quem passar por problema semelhante de ter que refazer os conectores:
Outra informação importante sobre o funcionamento: Dos 4 fios, 2 deles servem para movimentar o retrovisor para a esquerda ou direita dependendo do sentido da corrente (Fios preto e Azul do retrovisor). Para o movimento para cima ou para baixo os 4 fios são energizados, sendo que o Marrom e Branco acionam o bobina que muda o acoplamento dos engrenagem (Estes dos não tem polaridade, é indiferente quem recebe o sinal + ou -) enquanto novamente os fios Preto e Azul movimentam o motor em um sentido ou em outro dependendo do sentido da corrente elétrica.
Em resumo: Fios Marrom e Branco acionam a bobina e só são usados para movimentar para cima e para baixo, ja os fios Azul e Preto acionam o motor para um sentido ou para outro.
Esta semana comecei a dar um trato nas portas do meu Opala e acabei terminando com um reparo nos retrovisores elétricos que não estavam funcionando.
Algum dos antigos donos resolveu por bem que seria interessante cortar os dois conectores e deixar os fios jogados por lá...
Bom, utilizando o ótimo tópico do user marcel.minatto consegui desmontar tudo e remontar novamente trazendo o retrovisor do lado do motorista a vida =)
Segue o tópico para que tiver interesse: http://www.opaleirosdoparana.com/t36798-retrovisor-eletrico-restaurando
Porém me durante o reparo me deparei com um problema, segundo o esquema elétrico do Opala 88 (Disponibilizado aqui no forum pelo excelente tópico do Call: http://www.opaleirosdoparana.com/t44973-diagramas-eletricos-linha-opala-1988-a-1990) os fios deveriam ser das cores preto, branco, marrom e preto com listra branca.
No lado do chicote do carro ok, essas eram as cores . Já do lado do retrovisor as cores do fios eram azul, branco, marrom e preto.
Bom consegui refazer os conectores e venho deixar aqui a solução para quem passar por problema semelhante de ter que refazer os conectores:
Conector carro | Conector retrovisor |
Preto | Preto |
Preto com listra branca | Azul |
Branco | Branco |
Marrom | Marrom |
Em resumo: Fios Marrom e Branco acionam a bobina e só são usados para movimentar para cima e para baixo, ja os fios Azul e Preto acionam o motor para um sentido ou para outro.
Hoje à(s) 19:05:49 por RHCESPECIAL1974
» Embreagem 250mm
Sex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Sex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Qui 16 maio - 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Qui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R