Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Dúvida zerinho
Hoje à(s) 14:42:29 por oXLS

» Apresentação
Hoje à(s) 14:23:54 por LucasPiologo

» Comodoro 83 4 p
Hoje à(s) 14:22:06 por LucasPiologo

» Coletor de admissão e 6x2
Hoje à(s) 14:18:27 por fauzi

» Duvida! Caravan Automatic3 Qadrijet ou Weber40
Hoje à(s) 13:47:59 por Pedrão B.

» Ficha técnica dos comandos de válvulas Kuir especiais Opala 4 e 6
Hoje à(s) 12:16:22 por vitor luiz 022

» Apresentação
Hoje à(s) 11:07:32 por GustavoMichelin

» Bobina cilíndrica Bosch (prata) feita na China?
Hoje à(s) 10:36:15 por adpachec

» VENDO OPALA 1977 4CC 25.000,00
Hoje à(s) 10:04:28 por Binho smi

Quem está conectado

52 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 47 Visitantes :: 2 Motores de busca

bettosanches, Edison G. Martens, eduardoac, Fernandohluiz, vitor luiz 022

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13573)

Xann (10395)

Rubão6cc (9874)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8510)

100 (7771)

Duvidas - tuchos?

Compartilhe
Fred Roessler
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5

Duvidas - tuchos?

Mensagem por Fred Roessler em Qua 3 Jan - 19:26:01

Boa noite ... comprei um opala 91/92 e estou com as dúvidas ... sou novo no fórum e ainda não sei mexer direito aqui.
Bom, dentre muitas dúvidas, vou pe vingar dias aqui. A primeira, é que acho que o
Meu opala esta batendo válvula... tem
Um barulho fino, parecendo máquina de costura... meu pai que teve alguma opalas, falou que é assim mesmo, mas não estou gostando desse barulho não... a outra, é que quando ligo o carro frio, a luz do óleo fica uns 4 segundos acesa e faz um barulho, tipo toc toc toc, que para logo que a luz apaga... me disseram ser algum tucho ainda “aguardando” a lubrificação. Bom esse é meu primeiro opala, 91/92, e ainda tenho muitas dúvidas . Motor original , sem modificações... outra coisa ... os tuchos dele são hidráulicos ou mecânicos ? Nao tenho a mínima ideia ... poderia até mandar um vídeo do barulho, mas tb não sei colocar vídeo aqui.
Obrigado
José Pedro Alexandre
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 21
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991 4.1
Cilindros : 6 Cilindros em linha

Re: Duvidas - tuchos?

Mensagem por José Pedro Alexandre em Qua 3 Jan - 21:18:08

Fred Roessler escreveu:Boa noite ... comprei um opala 91/92 e estou com as dúvidas ... sou novo no fórum e ainda não sei mexer direito aqui.
Bom, dentre muitas dúvidas, vou pe vingar dias aqui. A primeira, é que acho que o
Um barulho fino, parecendo máquina de costura... meu pai que teve alguma opalas, falou que é assim mesmo, mas não estou gostando desse barulho não... a outra, é que quando ligo o carro frio, a luz do óleo fica uns 4 segundos acesa e faz um barulho, tipo toc toc toc, que para logo que a luz apaga... me disseram ser algum tucho ainda “aguardando” a lubrificação. Bom esse é meu primeiro opala, 91/92, e ainda tenho muitas dúvidas . Motor original , sem modificações... outra coisa ... os tuchos dele são hidráulicos ou mecânicos ? Nao tenho a mínima ideia ... poderia até mandar um vídeo do barulho, mas tb não sei colocar vídeo aqui.
Obrigado
Saudações amigo, seja muito bem vindo,
Bom pra começo de conversa, esse barulho semelhante a bater válvulas é porque os tuchos hidráulicos estão carregando o que leva pouco tempo, pela lógica depois de um tempo é para o barulho diminuir até sumir, ou simplesmente sumir, se o seu carro tá com o motor original é isso,porém, você relatou barulho de máquina de costura isso é característica do tucho mecânico, a melhor coisa a fazer é levar a um mecânico de confiança, ele com certeza lhe dará um diagnostico mais preciso. Como você é novo dá uma explorada no fórum, eu quando me cadastrei dei uma explorada e fui aprendendo a mexer aqui, não é nada tão difícil você apenas precisa procurar um pouco com o tempo você aprende. Para colocar imagens use este servidor:  http://postimages.org.
Abraços até breve,

Tópico do meu Diplomata: http://www.opaleirosdoparana.com/t45139-opala-diplomata-se-1991-fotos
Douglas Vaciliev
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 231
Modelo do carro : Opala Coupê 1979;
Civic LXL.
Cilindros : 4cc mudando para 6cc;
1.8 Flex.

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qui 4 Jan - 6:27:29

Seja bem vindo

Diagnosticar assim pelo seu relato não é fácil acertar, mas podemos chutar em algumas coisas.

O que mais você deve se preocupar ao meu ver é o barulho de “toc toc toc” ao ligar o carro e da luz ficar 4 segundos até apagar.

Muitos aqui vão dizer que é normal (como já foi tratado e discutido em outros tópicos), mas na minha opinião não acho normal.
Esse barulho é de falta de lubrificação e folga (desgaste) em algum lugar no motor, que pode ser nas buchas do comando de válvulas, nas bronzinas, etc... e para depois que a luz ascende porque ai deu pressão de óleo no sistema de lubrificação.
A bomba de óleo já não deve estar 100% e quando desligado, o óleo dentro da bomba pode estar retornando para o cárter, visto que é um carro ano 91 e sabe Deus quando foi retificado e se foi retificado esse motor e a retifica também já não deve estar tão justa como deve ser.

Porque não acho normal: Meu motor é praticamente novo ainda (bomba de óleo nova, retificado etc). Quando ligo, mesmo quando fica quase 1 mês parado, a luz não demora nem 2 segundos e apaga, e nesses 2 segundos não ouço toc toc toc.
Colocar Militec no motor pode amenizar esse desgaste por falta de lubrificação ao funcionar.

Já o barulho de “máquina de costura” pode ser válvulas desreguladas, Tucho hidráulicos ou seco?.. pode ser tuchos, se a engrenagem do comando for de alumínio faz um pouco também... tem que ver...

Aqui é o tutorial de como postar fotos: http://www.opaleirosdoparana.com/t37641-tutorial-atualizado-de-como-postar-fotos

Para postar o vídeo, primeiro você posta ele no Youtube, depois aqui no digitar a mensagem clica no ícone do youtube na barra acima.
José Pedro Alexandre
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por José Pedro Alexandre em Qui 4 Jan - 10:40:33

Douglas Vaciliev escreveu:Seja bem vindo

Diagnosticar assim pelo seu relato não é fácil acertar, mas podemos chutar em algumas coisas.

O que mais você deve se preocupar ao meu ver é o barulho de “toc toc toc” ao ligar o carro e da luz ficar 4 segundos até apagar.

Muitos aqui vão dizer que é normal (como já foi tratado e discutido em outros tópicos), mas na minha opinião não acho normal.
Esse barulho é de falta de lubrificação e folga (desgaste) em algum lugar no motor, que pode ser nas buchas do comando de válvulas, nas bronzinas, etc... e para depois que a luz ascende porque ai deu pressão de óleo no sistema de lubrificação.
A bomba de óleo já não deve estar 100% e quando desligado, o óleo dentro da bomba pode estar retornando para o cárter, visto que é um carro ano 91 e sabe Deus quando foi retificado e se foi retificado esse motor e a retifica também já não deve estar tão justa como deve ser.

Porque não acho normal: Meu motor é praticamente novo ainda (bomba de óleo nova, retificado etc). Quando ligo, mesmo quando fica quase 1 mês parado, a luz não demora nem 2 segundos e apaga, e nesses 2 segundos não ouço toc toc toc.
Colocar Militec no motor pode amenizar esse desgaste por falta de lubrificação ao funcionar.

Já o barulho de “máquina de costura” pode ser válvulas desreguladas, Tucho hidráulicos ou seco?.. pode ser tuchos, se a engrenagem do comando for de alumínio faz um pouco também... tem que ver...

Aqui é o tutorial de como postar fotos: http://www.opaleirosdoparana.com/t37641-tutorial-atualizado-de-como-postar-fotos

Para postar o vídeo, primeiro você posta ele no Youtube, depois aqui no digitar a mensagem clica no ícone do youtube na barra acima.
Então Douglas, meu carro é 1991 motor original sem retificação, quando eu o deixo parado por muito tempo hora que eu dou partida a luz do óleo se apaga de imediato, porém, o carro faz o barulho dos tuchos hidráulicos por segundos e some quando os mesmos se carregam, isso é o funcionamento normal desses motores dos 90>92 , mas como o amigo disse a luz permanece ligada por um tempo, isso já é uma anomalia, se levar a um bom mecânico ele poderá dizer melhor o que o carro tem.
Abraços
LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 868
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Mensagem por LucasPiologo em Qui 4 Jan - 11:12:43

José Pedro Alexandre escreveu:
Douglas Vaciliev escreveu:Seja bem vindo

Então Douglas, meu carro é 1991 motor original sem retificação, quando eu o deixo parado por muito tempo hora que eu dou partida a luz do óleo se apaga de imediato, porém, o carro faz o barulho dos tuchos hidráulicos por segundos e some quando os mesmos se carregam, isso é o funcionamento normal desses motores dos 90>92 , mas como o amigo disse a luz permanece ligada por um tempo, isso já é uma anomalia, se levar a um bom mecânico ele poderá dizer melhor o que o carro tem.
Abraços

Essa parte de fazer barulho de tucho descarregado é relativamente normal, desde que o carro fique por dias sem funcionar !

Tenho um Gol 1.0 16v que se ficar mais de 2 semanas sem funcionar, quando der a partida ele fica batendo tucho até esquentar um pouco e o óleo afinar, aí o barulho some e não volta mais.

Agora, se ficar batendo toda vez que o carro ficar frio aí tem algo errado !

Toc Toc pode ser muitas coisas, tipo folga de mancal.
José Pedro Alexandre
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por José Pedro Alexandre em Qui 4 Jan - 11:24:39

LucasPiologo escreveu:
José Pedro Alexandre escreveu:
Abraços

Essa parte de fazer barulho de tucho descarregado é relativamente normal, desde que o carro fique por dias sem funcionar !

Tenho um Gol 1.0 16v que se ficar mais de 2 semanas sem funcionar, quando der a partida ele fica batendo tucho até esquentar um pouco e o óleo afinar, aí o barulho some e não volta mais.

Agora, se ficar batendo toda vez que o carro ficar frio aí tem algo errado !

Toc Toc pode ser muitas coisas, tipo folga de mancal.
Realmente é anormal, além do mancal podem ser diversas outras coisas, mas o proprietário vê o que ele faz, na minha humilde opinião não é bom ficar funcionando o carro com esses barulhos no motor.
Abraços
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5799
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Qui 4 Jan - 12:45:55

Fred Roessler escreveu:Boa noite ... comprei um opala 91/92 e estou com as dúvidas ... sou novo no fórum e ainda não sei mexer direito aqui.
Obrigado

1° - postou na seção errada,vou corrigir.
2° - pode ser desleixo do antigo dono em não trocar o óleo corretamente, causando entupimentos.
3° - filtro de óleo sujo,eu troco o filtro de óleo uma troca sim e outra não.
4° - regulagem dos balancins.
5° - óleo muito grosso ou muito fino (qual óleo usa?).
6° - temperatura, motor trabalhando frio causa borra de óleo na tampa de válvulas e deixa o óleo espesso e pouco fluído.
Naka70
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12

Mensagem por Naka70 em Qui 4 Jan - 14:35:20

Obrigado

Luz ficar acesa 4s ? Com certeza e o conjunto da Bomba de óleo e bronzinas. Mas antes de fazer qualquer coisa troque o óleo ( coloque com a especificação correta) e troque o filtro tb, tem muita gente que não presta atenção e fica colocando óleo classificação API SN e acaba danificando alguma coisa no motor.
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3521
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 4 Jan - 18:00:49

Naka70 escreveu:Luz ficar acesa 4s ?  Com certeza e o conjunto da Bomba de óleo e bronzinas. Mas antes de fazer qualquer coisa troque o óleo ( coloque com a especificação correta) e troque o filtro tb, tem muita gente que não presta atenção e fica colocando óleo classificação API SN e acaba danificando alguma coisa no motor.

sempre tive esse problema da luz ficar acesa alguns segundos.....fiz ate topico aqui e tiveram muitas opinioes divergentes.....

porem o mais concreto q foi dito la é q a bomba de oleo esta indo pro saco.....

ano passado troquei a bomba de oleo e as bronzinas de mancal e biela.....

e o problema da luz ta la firme e forte!

minha opiniao sempre foi q seria a valvula q impede o retorno do oleo q esta no filtro de oleo e na parte de cima para o carter....isso permite uma açao imediata do oleo ja q ele nao precisa "subir" na hora da partida.

o prolema é q essa valvula no motor do opala fica no bloco é muito chato de trocar ela (eu nem sei como)....eu tentei ao menos tirar pra ver quando meu motor estava fora do carro...mas tive medo de na hora de tirar estragar ela e nao achei outra pra comprar...acabei deixando queto. Pra mim o unico motor q tem isso dessa maneira é do opala.....nao sei se mais algum motor é assim.....Quase todos os outros motores linha leve essa valvula fica dentro do filtro de oleo...sempre quando se troca o filtro uma valvula nova vem junto....

essa valvula nossa ja tem mais de 30 anos de uso.....a mola de pressao ja esta cansada....a tampinha q a mola empurra pra vedar ja deve estar desgastada.....e esse conjunto defeituoso permite retorno de oleo pro carter....q implica nisso....

o lance do motor fazer um barulho diferente quando a luz esta acesa é absolutamente normal...pois o motor esta sem pressao do oleo.....sou frentista de posto ha 4 anos...troco oleo quase todo dia...quase todos os carros quando se troca o filtro de oleo escorre todo o oleo q esta na parte de cima e dentro do proprio filtro....a primeira partida ate encher o filtro e todas as galerias quase q 100% dos carros ha um ruido um pouco diferente....nada de algo raspando ou moendo tbem....é um barulho caracteristico...baixo.....ate apagar a luz do oleo......nao é recomendado acelerar o motor nesse intervalo.....
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 4 Jan - 18:05:06

Obrigado

meus tuchos tbem faziam um barulho meio parecido com esse.....mas nao ao ponto de ser parecido com uma maquina de costura.....

no quarto e quinto cilindros haviam alguns tuchos q nao davam regulagem de valvulas...sempre ficava um tec tec tec tec por la.....

ou seja: eles ja estavam cansados...gastos...e vazando pressao de oleo.

quando mexi no meu motor troquei por novos da delphi e acabou o problema....ja fez um ano q mexi no meu motor montei ele e regulei as valvulas...nunka mais deu trabalho.

tuchos hidraulicos sao caracterizados por ter uma travinha em cima segurando uma base concava onde se apoia a vareta.....o tucho mecanico nao tem essa travinha....tirando uma das tampas laterais do motor da pra ver isso.
Fabio9437
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 47
Modelo do carro : GM/Opala Standard Coupe 1976 6CC 250S

GM/Caravan Comodoro 88 6CC

GM/Astra GLS 2.0

GM/Chevette 76 1.4 (EX)

Mensagem por Fabio9437 em Sex 5 Jan - 15:58:55

Bom pelo que eu ouvi essa válvula é só um bypass pro filtro não explodir com sobre pressão de óleo. Trocando ela o problema deve persistir. O meu carro tb demora a apagar a luz de óleo no acionamento, uns 3 a 4 segundos por ai. Levei num colega experiente em Opalas e ele disse que era folga no mancal mesmo. Era pra eu tentar colocar um óleo mais grosso pra ver se resolve e caso negativo só retifica mesmo.
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 7 Jan - 8:51:47

Fabio9437 escreveu:Bom pelo que eu ouvi essa válvula é só um bypass pro filtro não explodir com sobre pressão de óleo.

essa eu nunka tinha ouvido falar...primeira vez..

Fabio9437 escreveu:Trocando ela o problema deve persistir. O meu carro tb demora a apagar a luz de óleo no acionamento, uns 3 a 4 segundos por ai. Levei num colega experiente em Opalas e ele disse que era folga no mancal mesmo. Era pra eu tentar colocar um óleo mais grosso pra ver se resolve e caso negativo só retifica mesmo.

qual mancal?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 17 Jan - 15:07:21