Pessoal esses dias vim mexendo no motor da minha caravela e resolvi fazer um tutorial de como colocar completamente o motor do opala no ponto com ignicao eletronica e ensinando fazer a marcação na polia se ela nao tiver. Utilizando umas dicas do Pedrao!
O q é ponto de ignicao?
Ponto de ignicao é quando o distribuidor avisa o modulo q manda a bobina soltar a faisca na vela em um momento certo (pra cada tipo de combustivel e motor) em q o pistao esta SUBINDO. Isso mesmo subindo, por isso sempre falamos em graus de avanço. Por isso um motor a alcool a partida pesa um pouco pois o pistao ainda esta mais em baixo na subida do q o da gasolina q ja esta quase em cima iniciando a descida (quaaase)
O processo é simples e rapido....porem ele dara melhores resultados se estiver sem a polia do vira......mas pq?
eu ja vi falarem muito sobre colocar o pistao em pms bla bla bla e bla bla bla.....porem isso sim é ctz q tem q ser feito. Mas como? olhando pelo buraco da vela? enfiando algo la dentro da camara pro pistao empurrar pra cima?? tomando cuidado pra nao riscar a camisa ou a cabeça do pistao?? colocando uma bola de papel no buraco da vela e quando ela pular pra fora ta no pms?
sinceramente no meu ponto de vista esse metodos nao sao muito eficazes devido uma pequena diferença nessa vizualizacao do pistao pelo buraco da vela e etc implica numa mudanca consideravel da marcacao do ponto....pois um pouquinho q o pistao nao subiu totalmente ou ja comecou a descer ja muda varios graus na marcação e ai nao vai ficar certo....esses metodos sao apenas pra ter uma ideia e uma nocao do pms....mas nao nos dá exatidao!
pra começar a acertar o ponto do zero se vc mexeu no comando de valvulas o principal passo é montar o comando no ponto correto em relacao ao virabrequim, isso é feito por duas marcações em suas respectivas engrenagens:
eu digo q o trabalho fica mais exato e mais eficaz sem a polia do vira pq o começo de tudo pra vc achar o pms com exatidao do primeiro cilindro (o cilindro q fica mais proximo do radiador) vc tem q deixar a chaveta da ponta do vira virada totalmente pra cima como na foto:
deixando a chaveta virada pra cima certinho seu primeiro cilindro esta em pms dai é só vc marcar a polia na posicao 0 grau:
com a polia marcada vc tem q dar 2 GIROS no virabrequim no sentido horario.....se vc prestar atencao vai perceber q na primeira volta sua marcação na polia vai passar pelas marcações dos graus na tampa de distribuicao....esquece...de mais um giro....esta correto....
mas pq dois giros? pq a marcação do ponto passa "a toa" uma vez pelos graus??
Isso é pq enquanto o virabrequim da duas voltas o comando de valvulas da apenas uma.....e o eixo do distribuidor vai dar apenas meia volta...duas voltas no virabrequim vao completar o ciclo.
o distribuidor sem a tampa vc vai perceber isso certinho o q eu estou falando...e vai te auxiliar a ver quando o rotor estiver chegando perto do local onde fica o borne do primeiro cilindro...isso te auxilia a vc nao passar do seu grau desejado.
com a polia marcada, e duas voltas no vira vc só precisa parar sua polia com a marcação perto do grau desejado na tampa de distibuicao. Lembrando q motores a alcool é recomendado estar de 18 a 22 graus e motores a gasolina é recomendado estar entre 8 a 12 graus se nao me engano...se tiver errado alguem me corrija!
a marcação 0 q vc usou pra marcar a polia sao 0 graus (a vá) dai cada risquinho pra cima significa 2 graus de avanco. a letra A esta em 10 graus e a letra B em 20 graus.
Meu motor esta na gasolina entao deixei bem proximo dos 12 graus.
o proximo e ultimo passo é alinhar o recorte da ponta do rotor com o recorte da caraça do distribuidor. a foto nao ficou muito legal....mas vc vai entender!
agora é só prender a base do distribuidor com o parafuso da presilha, montar todo o resto de coisa q vc desmontou e ta feito. Tente dar a partida....o carro tem q pegar!
como muitos motores ja estao rodados e com suas respectivas folgas e tal....o correto é deixar ele mais ou menos no ponto como descrito acima pra ter uma ideia inicial....a partir dai faça uma marcaçao no bloco e no pé do distribuidor pra nao se perder e continue o ajuste fazendo testes andando na rua....adiante e atrase (girando beeem pouco o distribuidor no sentido anti horario e horario respectivamente) conforme seu motor se comportar melhor do seu gosto....se der merda...volte pra posicao inicial q foi a q vc marcou depois de seguir os paços do marcola aqui.
Boa sorte!
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