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Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
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www.marcelinhospecialparts.com.br
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Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Agora vai?
Achei que tivessem desistido...
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Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
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Mirão- Opaleiro
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- Mensagem nº2
Re: Agora vai?
Paguei 250 Temers pela troca da antiga placa pela atual, reflexiva, conforme a legislação. Agora lá se vai mais dinheiro pelas novas placas. Possivelmente um valor bem superior. Ô País que cobra caro pra manter um carro em dias. Também tá chegando o momento de vigorar a vistoria para os carros antigos. Por aqui ainda não tem mas já existe em alguns estados.
Giovani Parra- Moderadores
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- Mensagem nº3
Re: Agora vai?
quem vai é a gente, pra esses felas botarem mais uma naba na gente...
cada hora inventam uma moda diferente pra roubar mais nosso tão sofrido dinheirinho...
tá osso viu...
cada hora inventam uma moda diferente pra roubar mais nosso tão sofrido dinheirinho...
tá osso viu...
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http://www.opaleirosdoparana.com/t44789-a-lenda#728984
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: Agora vai?
Giovani Parra escreveu:quem vai é a gente, pra esses felas botarem mais uma naba na gente...
cada hora inventam uma moda diferente pra roubar mais nosso tão sofrido dinheirinho...
tá osso viu...
Pois é Giovani..parece que tudo que envolve regulamentação de trânsito fazem pra retirar dinheiro nosso...nunca me esqueço daquele adesivo (97) pra colocar no para-brisa, o estojinho de primeiros-socorros, a capa refletiva do cinto de segurança e mais recentemente extintores ABC.
_________________
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oXLS- Opaleiro
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- Mensagem nº5
Re: Agora vai?
E sera que vai poder escolher a nova combinação? 250HAHA
FabioM- Opaleiro
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- Mensagem nº6
Re: Agora vai?
oXLS escreveu:E sera que vai poder escolher a nova combinação? 250HAHA
Cara, a hora que li a reportagem no G1 pensei a mesma coisa, de repente fica igual nos EUA, que tu escolhe a sequência de letras e números, ficaria legal em.
Caberia bem certo OPALA76 aushduashd
oXLS- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Agora vai?
São 4 letras e 3 numeros Fabio, um A teria q ser um 4 ou o O um zero ... OP4LA76 por exemplo.
Seria legal, pelomenos seria "menos pior" pagar dnv pelas novas placas.
Seria legal, pelomenos seria "menos pior" pagar dnv pelas novas placas.
Giovani Parra- Moderadores
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- Mensagem nº8
Re: Agora vai?
Não se esqueça das próprias placas, não faz muito tempo passou a ser obrigatória a utilização de placas com material reflexivo e de maior tamanho (este só para motos)...Rubão6cc escreveu:
Pois é Giovani..parece que tudo que envolve regulamentação de trânsito fazem pra retirar dinheiro nosso...nunca me esqueço daquele adesivo (97) pra colocar no para-brisa, o estojinho de primeiros-socorros, a capa refletiva do cinto de segurança e mais recentemente extintores ABC.
A inspeção também passará a ser obrigatória, inclusive para antigos...
Poderia mesmo ser igual lá, onde a placa pertence ao proprietário e não ao carro em si... Você troca de carro, mas a placa continua contigo, só tem que atualizar os dados do veículo junto ao orgão competente... Aí seria vantagem...FabioM escreveu:
Cara, a hora que li a reportagem no G1 pensei a mesma coisa, de repente fica igual nos EUA, que tu escolhe a sequência de letras e números, ficaria legal em.
Caberia bem certo OPALA76 aushduashd
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Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Agora vai?
Giovani Parra escreveu:Não se esqueça das próprias placas, não faz muito tempo passou a ser obrigatória a utilização de placas com material reflexivo e de maior tamanho (este só para motos)...Rubão6cc escreveu:
Pois é Giovani..parece que tudo que envolve regulamentação de trânsito fazem pra retirar dinheiro nosso...nunca me esqueço daquele adesivo (97) pra colocar no para-brisa, o estojinho de primeiros-socorros, a capa refletiva do cinto de segurança e mais recentemente extintores ABC.
A inspeção também passará a ser obrigatória, inclusive para antigos...
Essa inspeção que me dá medo...meu carro é rebaixado e o escapamento não é original..já pensou ter que trocar as molas e o escapamento só pra passar na inspeção?
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Giovani Parra- Moderadores
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- Mensagem nº10
Re: Agora vai?
Rubão6cc escreveu:
Essa inspeção que me dá medo...meu carro é rebaixado e o escapamento não é original..já pensou ter que trocar as molas e o escapamento só pra passar na inspeção?
Mas pode apostar que vai precisar Rubão...
Além de uma regulagem no motor, sabe Deus como, para atender aos limites de emissão de poluentes
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oXLS- Opaleiro
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- Mensagem nº11
Re: Agora vai?
A inspeção quando fiz, estava sem scape (cortado no coletor), e o kara me falou q n tinha problema, pq iriam olhar apenas os itens de segurança e a condição geral do carro.
Olharam as luzes, numerações, pneus, cintos de segurança, extintor e a estrutura no geral pra ver se n tinha gambiarras ou nada caindo aos pedaços.
E ainda tiveram que empurrar o carro pra pegar pq bateria era velha, eu falei q não tinha trocado ainda pq o carro ainda ficaria parado um tempo na funilaria e foi de boa.
Olharam as luzes, numerações, pneus, cintos de segurança, extintor e a estrutura no geral pra ver se n tinha gambiarras ou nada caindo aos pedaços.
E ainda tiveram que empurrar o carro pra pegar pq bateria era velha, eu falei q não tinha trocado ainda pq o carro ainda ficaria parado um tempo na funilaria e foi de boa.
Black- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Agora vai?
Pelo menos será dado um tempo considerável para o ajuste, até 2023 para efetuar a troca, acho justo.
Provavelmente quem for adquirir um usado já vai colocar a placa nova, mas o valor será o mesmo da antiga.
Eu baixei só a traseira pra ficar mais fácil de trocar, o coletor de escape original também guardei pensando nesta vistoria..
Se fizer a alteração nas molas e escape e passar eu ainda fico feliz, tenho medo da tal emissão de poluentes, aqui no PR nunca teve então não tenho nem ideia de como funciona e como é a medição disso.
Provavelmente quem for adquirir um usado já vai colocar a placa nova, mas o valor será o mesmo da antiga.
Eu baixei só a traseira pra ficar mais fácil de trocar, o coletor de escape original também guardei pensando nesta vistoria..
Se fizer a alteração nas molas e escape e passar eu ainda fico feliz, tenho medo da tal emissão de poluentes, aqui no PR nunca teve então não tenho nem ideia de como funciona e como é a medição disso.
Giovani Parra- Moderadores
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- Mensagem nº13
Re: Agora vai?
oXLS escreveu:A inspeção quando fiz, estava sem scape (cortado no coletor), e o kara me falou q n tinha problema, pq iriam olhar apenas os itens de segurança e a condição geral do carro.
Olharam as luzes, numerações, pneus, cintos de segurança, extintor e a estrutura no geral pra ver se n tinha gambiarras ou nada caindo aos pedaços.
E ainda tiveram que empurrar o carro pra pegar pq bateria era velha, eu falei q não tinha trocado ainda pq o carro ainda ficaria parado um tempo na funilaria e foi de boa.
Black escreveu:Pelo menos será dado um tempo considerável para o ajuste, até 2023 para efetuar a troca, acho justo.
Provavelmente quem for adquirir um usado já vai colocar a placa nova, mas o valor será o mesmo da antiga.
Eu baixei só a traseira pra ficar mais fácil de trocar, o coletor de escape original também guardei pensando nesta vistoria..
Se fizer a alteração nas molas e escape e passar eu ainda fico feliz, tenho medo da tal emissão de poluentes, aqui no PR nunca teve então não tenho nem ideia de como funciona e como é a medição disso.
Oxls, acho que você levou um boi na vistoria... kkkkkk
Um amigo da capital teve que levar o carro no mecânico umas 3x pra regular e deixar de acordo com a emissão... e olha que o carro dele é totalmente original, sem alteração nenhuma...
Black,
eu também me preocupo com essa questão das emissões, de resto a gente dá um jeito...
Bem que podiam verificar só os itens de segurança nos antigos, assim como ocorreu com o oXLS. Acho que seria o mais correto e, neste ponto, até concordo com a inspeção.
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oXLS- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Agora vai?
Eu fiquei um tempo conversando com o kara, e ele me falou que nos antigos só olhavam isso msm, itens de segurança, numerações e estado geral.
E eu falei logo que cheguei que o carro estava sem scape e com a bateria zuada, pq ainda seria reformado. Fiz essa inspeção em 2016, foi quando tive q trocar as placas tbm e depois nunca mais tive q fazer.
E eu falei logo que cheguei que o carro estava sem scape e com a bateria zuada, pq ainda seria reformado. Fiz essa inspeção em 2016, foi quando tive q trocar as placas tbm e depois nunca mais tive q fazer.
Müller- Moderador
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Cilindros : 20 no total!!!!
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- Mensagem nº15
Re: Agora vai?
Com relação à emissão de poluentes, se mantiverem o padrão da Controlar, o carro estando bem regulado, passa com folga.
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Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
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LucasPiologo- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Agora vai?
Passei 1 fusca 2x na controlar de SP, levava pro cara que mexia no carbura e no ponto, já era passava facil, voltava la arrumava td e pronto !
JimMorrison- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Agora vai?
O melhor dessas reportagens do globo.com são os comentários abaixo hahahaha
Ex: Mike Schwelps
HÁ 16 HORAS
Coitado de quem pegar a placa "B1X00NA"
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Black- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Agora vai?
Giovani Parra escreveu:
Oxls, acho que você levou um boi na vistoria... kkkkkk
Um amigo da capital teve que levar o carro no mecânico umas 3x pra regular e deixar de acordo com a emissão... e olha que o carro dele é totalmente original, sem alteração nenhuma...
Black,
eu também me preocupo com essa questão das emissões, de resto a gente dá um jeito...
Bem que podiam verificar só os itens de segurança nos antigos, assim como ocorreu com o oXLS. Acho que seria o mais correto e, neste ponto, até concordo com a inspeção.
Deve variar de Estado pra estado, SP deve ser mais de boa, SP ainda regulariza Turbo certo? assim como SC
No paraná esta proibido a anos..
Aqui tudo é mais burocrático...
Fernandinho SP- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Agora vai?
Aqui em SP dá pra legalizar quase tudo e fugir desse palhaçada toda que os caras inventam a cada dia só para tirar dinheiro da gente. Basta enviar a documentação para um despachante bom que saiba explorar as "brechas" que a legislação e o DENATRAN deixam, fazer a vistoria obrigatória necessária e pronto. Exemplo: A legislação diz que você não pode colocar placa preta em um carro aalterado mesmo que legalizado mas por outro lado você pode colocar a placa preta e depois fazer as alterações e legalizar. Com isso você mata dois coelhos numa cajadada só, inspeção de emissões de gases (placa preta não é obrigatório) e blitz de fiscalização ( seu carro estará legalizado). tudo dentro da lei, sem cambalacho. Fiz no meu, gastei 2500 reais e digo, vale o investimento.
A verdade é que os Clubes não querem perder a "boquinha de ganhar dinheiro" deles por isso a polêmica de que placa preta virou comércio, blá blá blá, piriri, pororó, etc...
A vistoria deve ser feita por um órgão competente e credenciado, do tipo àqueles que fazem vistoria para GNV, NÂO necessariamente por um Clube.
E digo mais !
Se essas taxas, mensalidades, anuidades que os clubes cobram dos proprietários de carros antigos para adquirir e utilizar uma placa preta não é comércio, o que é então ??? Caridade ??? instituição beneficente ???
Faço o que for preciso para andar com meu opalão sossegado, dentro da lei e sem encheção de saco. Tudo pra não ficar dando dinheiro pro Governo e para essas instituições exploradoras.
Fod.....se
A verdade é que os Clubes não querem perder a "boquinha de ganhar dinheiro" deles por isso a polêmica de que placa preta virou comércio, blá blá blá, piriri, pororó, etc...
A vistoria deve ser feita por um órgão competente e credenciado, do tipo àqueles que fazem vistoria para GNV, NÂO necessariamente por um Clube.
E digo mais !
Se essas taxas, mensalidades, anuidades que os clubes cobram dos proprietários de carros antigos para adquirir e utilizar uma placa preta não é comércio, o que é então ??? Caridade ??? instituição beneficente ???
Faço o que for preciso para andar com meu opalão sossegado, dentro da lei e sem encheção de saco. Tudo pra não ficar dando dinheiro pro Governo e para essas instituições exploradoras.
Fod.....se
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Agora vai?
Ainda bem que meu Opala é à álcool...o dano ao meio ambiente é nulo.
Quem sabe não façam vista grossa pra essa vistoria tipo fazem com as atuais...quando fui fazer a vistoria da minha Ranger os únicos ítens que verificaram realmente foi a numeração do chassi e motor...fizeram vista grossa pra todo o restante.
Quem sabe não façam vista grossa pra essa vistoria tipo fazem com as atuais...quando fui fazer a vistoria da minha Ranger os únicos ítens que verificaram realmente foi a numeração do chassi e motor...fizeram vista grossa pra todo o restante.
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Fernandohluiz- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Agora vai?
Galera, só para lembrar, todos temos até 5 anos para mudar as placas. E segundo eu ouvi hoje, os preços das placas não sofrerão aumentos. Só teremos que alterar antes se houver troca de município.
felipeleox- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: Agora vai?
Como eu não tenho pretensão de vender o carro, quero ver de já trocar logo no primeiro mês (desde que me permitam escolher os caracteres).
Agora só vai ficar meio confuso pra quem quer colocar a placa preta, meu caso por exemplo. Será que preciso primeiro fazer uma placa nova no padrão mercosul e depois fazer a placa de coleção do padrão Mercosul (letras prateadas), ou será que da placa cinza de hoje já é possível mudar direto pra de coleção padrão Mercosul?
Agora só vai ficar meio confuso pra quem quer colocar a placa preta, meu caso por exemplo. Será que preciso primeiro fazer uma placa nova no padrão mercosul e depois fazer a placa de coleção do padrão Mercosul (letras prateadas), ou será que da placa cinza de hoje já é possível mudar direto pra de coleção padrão Mercosul?
Fernandohluiz- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Agora vai?
Tudo é especulação. Mas na dúvida, já coloquei a minha. E vou lhe dizer uma coisa, eu ADORO a atual (preta) que se destaca das outras. Eu só trocarei a minha daqui a 5 anos, no limite. Eu estava louco para ver minha Caravan com a tradicional Placa Preta. Estou, e vou curtir muito ela até 2023!!!
Hammer Fall- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: Agora vai?
Gostaria de saber como vou por essas placas novas já que são mais largas, no meu Opala que é de 1974 não tem espaço ainda mais com as "picaretas".
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Agora vai?
Hammer Fall escreveu:Gostaria de saber como vou por essas placas novas já que são mais largas, no meu Opala que é de 1974 não tem espaço ainda mais com as "picaretas".
E você acha que o governo esta pensando em você?
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Fernandohluiz- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Agora vai?
As placas atuais você tem a opção de colocar as MINI placas. Para isso, basta você no momento do pedido delas, solicitar a pessoa que dê uma olhada antes de confeccionar. Creio que para as novas também devam fazer a mesma coisa.
Mirão- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Agora vai?
Rubão6cc escreveu:Hammer Fall escreveu:Gostaria de saber como vou por essas placas novas já que são mais largas, no meu Opala que é de 1974 não tem espaço ainda mais com as "picaretas".
E você acha que o governo esta pensando em você?
Kkk Rubão é f**a. É verdade, com a gente o Governo não se importa. Mas com o nosso bolso...
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº28
Re: Agora vai?
Acho que quem vai passar perrengue no mundo opalístico são os donos de opalas 91 a 92. Nestes carros, a GMB resolveu colocar o catalisador mantendo a carburação, uma clara forma de manter emergencialmente o opala em linha porque o projeto do ômega ainda não estava pronto.
Li recentemente no site do denatran (se não me engano foi lá) as regras que serão impostas no novo programa nacional de emissão de poluentes. E pelo que me lembro, não haverá colher de chá para os carros deste período 91 a 96, mais ou menos, que ainda saíram carburados. Serão exigidos os índices máximos de emissão de poluentes daquele período, regulamentados pelo PROCONVE. O que mudará com relação aos programas anteriores é que desta vez o Governo Federal vai entrar com tudo pressionando os Estados. E mais: a implantação do programa de emissões veiculares será mais ardilosa do que a tentativa anterior. Não haverá exigência repentina de toda a frota nos Estados. A técnica de implantação será análoga à técnica de implantação do comunismo moderno: ao estilo Gramscista.
Na primeira etapa, vão olhar os índices de emissão de poluentes apenas de veículos com mais de dois anos de uso e menos de quatro. Em uma segunda etapa, passarão também a inspecionar quanto à emissão de poluentes os carros com mais e 4 anos e menos de 10, enquanto que os carros com mais de 2 e menos de 4 terão também inspeção dos itens de segurança, como cintos, airbag, etc... Em um terceiro momento, os carros com mais de 2 e menos de 4 anos terão inspecionados a emissão de poluentes, os itens de segurança e também o estado dos pneus e rodas, o funcionamento das lâmpadas, freio, vazamentos de fluidos, funcionamentos de itens como vidros, fechaduras, espelhos, etc... A segunda categoria de veículos (com mais de 4 anos e menos de 10) passará a sofrer as exigências da categoria anterior na etapa anterior e subsequentemente o mesmo acontecendo com a categoria de automóveis com mais de 10 anos, até que TODA a frota de veículos passe a ser inspecionada de forma rigorosamente igual. Só o que mudará são os índices de emissão de poluentes, mas a inspeção será a mesma para todos na etapa final da implantação do programa.
Em outras palavras, a inspeção será paulatina, ano a ano abrangendo uma gama maior de veículos e maior quantidade de itens, já que a implantação repentina tenderia a ser rejeitada pela população devido ao alto índice de carros abruptamente reprovados.
Existe um ditado que diz: "No primeiro dia, Eles vieram lá na minha rua e levaram o meu vizinho, porque ele era judeu. No segundo dia, voltaram lá e levaram embora a minha vizinha, porque ela era católica. Depois, levaram outro vizinho porque ele era negro. No outro dia, levaram outro porque era branco. Depois levaram mais um porque era mulher. Levaram mais outro porque era evangélico. Por fim, vieram na minha casa e me levaram embora. De fato, não havia motivo nenhum para me levarem e nem precisavam: Eles me levaram simplesmente porque podiam, já que não havia ninguém para protestar."
Então, voltando aos opalas 91 a 92, para piorar a situação, nenhum fabricante de escapamentos faz, hoje, um tubo primário ou intermediário para opalas que usam catalisador. Abaixo, a imagem mostra um comparativo do sistema de escapamento dos opalas 4 cilindros, tirada de um antigo catálogo MASTRA:
Como podem ver, a última imagem é o sistema de escape dos 4 cilindros com catalisador. Quem tem um 4 cilindros ano 92 dê uma olhadinha debaixo do seu opala e veja se encontra instalado ali os itens "GM2009D" e "GM2004M". Isso saiu de fabricação faz mais de 10 anos. Só restando a nós soldar um catalisador novo no tubo de escape feito para opalas até 90 ou 91. O que me aflige é que os catalisadores não duram muito em carros carburados. Se esse pesadelo da inspeção veicular que o governo pretende implantar for colocado em prática exatamente como está planejado, eu pretendo comprar um catalisador de ômega ou chevette e montar um tubo de escapamento para opala até 91 com o catalisador soldado só para passar na inspeção. Ao chegar em casa, tirarei todo o tubo (e guardarei para a inspeção do ano seguinte), colocando de volta todo o sistema de escape dos opalas sem catalisador.
Mas pena mesmo eu tenho dos donos de fiat Uno daquele período em que a FIAT enviou carros com a regulagem toda adulterada para a inspeção veicular, enganando o governo para permitir manutenção do veiculo no mercado brasileiro de carros zero quilômetro enquadrando-se nas normas de restrição de emissões veiculares.
Li recentemente no site do denatran (se não me engano foi lá) as regras que serão impostas no novo programa nacional de emissão de poluentes. E pelo que me lembro, não haverá colher de chá para os carros deste período 91 a 96, mais ou menos, que ainda saíram carburados. Serão exigidos os índices máximos de emissão de poluentes daquele período, regulamentados pelo PROCONVE. O que mudará com relação aos programas anteriores é que desta vez o Governo Federal vai entrar com tudo pressionando os Estados. E mais: a implantação do programa de emissões veiculares será mais ardilosa do que a tentativa anterior. Não haverá exigência repentina de toda a frota nos Estados. A técnica de implantação será análoga à técnica de implantação do comunismo moderno: ao estilo Gramscista.
Na primeira etapa, vão olhar os índices de emissão de poluentes apenas de veículos com mais de dois anos de uso e menos de quatro. Em uma segunda etapa, passarão também a inspecionar quanto à emissão de poluentes os carros com mais e 4 anos e menos de 10, enquanto que os carros com mais de 2 e menos de 4 terão também inspeção dos itens de segurança, como cintos, airbag, etc... Em um terceiro momento, os carros com mais de 2 e menos de 4 anos terão inspecionados a emissão de poluentes, os itens de segurança e também o estado dos pneus e rodas, o funcionamento das lâmpadas, freio, vazamentos de fluidos, funcionamentos de itens como vidros, fechaduras, espelhos, etc... A segunda categoria de veículos (com mais de 4 anos e menos de 10) passará a sofrer as exigências da categoria anterior na etapa anterior e subsequentemente o mesmo acontecendo com a categoria de automóveis com mais de 10 anos, até que TODA a frota de veículos passe a ser inspecionada de forma rigorosamente igual. Só o que mudará são os índices de emissão de poluentes, mas a inspeção será a mesma para todos na etapa final da implantação do programa.
Em outras palavras, a inspeção será paulatina, ano a ano abrangendo uma gama maior de veículos e maior quantidade de itens, já que a implantação repentina tenderia a ser rejeitada pela população devido ao alto índice de carros abruptamente reprovados.
Existe um ditado que diz: "No primeiro dia, Eles vieram lá na minha rua e levaram o meu vizinho, porque ele era judeu. No segundo dia, voltaram lá e levaram embora a minha vizinha, porque ela era católica. Depois, levaram outro vizinho porque ele era negro. No outro dia, levaram outro porque era branco. Depois levaram mais um porque era mulher. Levaram mais outro porque era evangélico. Por fim, vieram na minha casa e me levaram embora. De fato, não havia motivo nenhum para me levarem e nem precisavam: Eles me levaram simplesmente porque podiam, já que não havia ninguém para protestar."
Então, voltando aos opalas 91 a 92, para piorar a situação, nenhum fabricante de escapamentos faz, hoje, um tubo primário ou intermediário para opalas que usam catalisador. Abaixo, a imagem mostra um comparativo do sistema de escapamento dos opalas 4 cilindros, tirada de um antigo catálogo MASTRA:
Como podem ver, a última imagem é o sistema de escape dos 4 cilindros com catalisador. Quem tem um 4 cilindros ano 92 dê uma olhadinha debaixo do seu opala e veja se encontra instalado ali os itens "GM2009D" e "GM2004M". Isso saiu de fabricação faz mais de 10 anos. Só restando a nós soldar um catalisador novo no tubo de escape feito para opalas até 90 ou 91. O que me aflige é que os catalisadores não duram muito em carros carburados. Se esse pesadelo da inspeção veicular que o governo pretende implantar for colocado em prática exatamente como está planejado, eu pretendo comprar um catalisador de ômega ou chevette e montar um tubo de escapamento para opala até 91 com o catalisador soldado só para passar na inspeção. Ao chegar em casa, tirarei todo o tubo (e guardarei para a inspeção do ano seguinte), colocando de volta todo o sistema de escape dos opalas sem catalisador.
Mas pena mesmo eu tenho dos donos de fiat Uno daquele período em que a FIAT enviou carros com a regulagem toda adulterada para a inspeção veicular, enganando o governo para permitir manutenção do veiculo no mercado brasileiro de carros zero quilômetro enquadrando-se nas normas de restrição de emissões veiculares.
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