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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Pablo_Gm_Comodoro86 Ter 20 Mar - 20:30:31

    Ola opaleiros, gostaria de uma ajuda
    Tenho uma Caravan 86 comodoro 4cc
    Recentimente fiz a lavagem do radiador, mas foi simples apenas troquei a agua pois estava saindo muito suja, ate ai normal
    Mas depois de uns 2 ,3 dias ela comocou a sair agua pelo dreno do radiador quando o motor esquenta, e sai agua alaranjada tipo jorrando agua msm e sai fumaça quente tanbem... alguem poderia me ajudar o que pode ser ?
    Obs:(a tampa do radiador aparentimente esa ruim e enferrujada, vou trocar esta semana) sera pode ser isso , pois pode nao esta aguentando a pressao da agua ???

    Obg...
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    Mensagem por Fetex Qua 21 Mar - 7:16:38

    Bom dia Pablo,

    Você mesmo ja respondeu sua pergunta hahaha, sim troque a tampa do radiador quase sempre esse é o problema. Se couber no seu bolso compre uma da Stant, nunca mais você vai ter problemas.

    Abs,
    Tex
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    Mensagem por gilmareu Qua 21 Mar - 8:12:53

    Fetex escreveu:Bom dia Pablo,

    Você mesmo ja respondeu sua pergunta hahaha, sim troque a tampa do radiador quase sempre esse é o problema. Se couber no seu bolso compre uma da Stant, nunca mais você vai ter problemas.

    Abs,
    Tex

    Stant é vida cheers
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    Mensagem por Douglas Vaciliev Qua 21 Mar - 8:27:39

    E coloque um aditivo.
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    Mensagem por almeidanewton Qua 21 Mar - 9:15:09

    Pretendo comprar uma tampa dessa da stant, minha caravan é 4cc gasolina, qual vcs acham mais adequada? 13 ou 16 libras?
    Valeu!
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    Mensagem por Fetex Qua 21 Mar - 9:34:25

    Preciso olhar no meu carro, se não estou enganado a do 4 cilindros é de 13 lbs.
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    Mensagem por Paulo Roberto B Qua 21 Mar - 14:10:28

    Comprei um radiador novo e depois d montado acontecia de jogar a agua fora. Fiquei sismado de ser junta de cabeçote pois tinha trocado tmb...Já tinha ouvido falar dessa bendita tampa, troquei e acabou o problema
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    Mensagem por Mirão Qua 21 Mar - 14:26:24

    13 lbs, é o suficiente, antes de colocar qualquer produto no radiador, faça uma limpeza, verifique a bomba d'água e a válvula termostática. Essa convém trocar. Mande verificar bem o radiador, a ferrugem come as colmeias e ao limpar ou varetar, ele não suportará os aditivos, além dos selos do motor que também correm risco. Muita gente desaconselha mas limpei o meu com querosene, troquei a água, adicionei 500 ml de querosene, rodei normalmente, fui trocando a água todo final de semana, depois do sistema limpo ( as trocas vão clareando cada vez mais ), coloquei uma nova tampa, simples mesmo, uma nova válvula termostática e deixei a água limpa, sem aditivo algum. Pelo fato do radiador funcionar por embreagem eletromagnética e as colmeias serem de alumínio, não varetei. Pelo fato da bomba d'água funcionar em perfeitas condições, não apresentou vazamento e chupava a água quando acelerava, também não foi necessário mexer com essa peça. Ficou perfeito, melhor que antes, o marcador do aquecimento não sobe 1/4 e na estrada trabalha lá em baixo.
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    Mensagem por Mirão Qua 21 Mar - 14:33:03

    Sistemas antigos cujo funcionamento nunca viu aditivos e a água apresenta sinais de ferrugem não convém colocar aditivos. Pode estourar muita coisa. Mas se ainda assim for da sua vontade, use aqueles que não são concentrados na proporção de 1 litro para três de água. Só pra dar uma corzinha mesmo pois efeito, não terá nenhum, devido à pouca quantidade de etilenoglicol.
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    Mensagem por Fetex Qua 21 Mar - 14:39:51

    Concordo, uma boa limpeza e verificação do sistema completo tem que ser feita, a termostática é facil de trocar e barata, eu quando fiz o trabalho no meu troquei ela e a bomba d'agua.

    Agora o carro nunca pode funcionar abaixo da temperatura de trabalho, que no caso do gasolina fica em torno dos 86 graus, se o ponteiro do seu marcador fica baixo algum problema tem, inclusive pode ser no próprio mostrador. A função da termostática é justamente manter a temperatura em uma faixa saudável, muito baixo e o consumo aumenta e o desgaste por atrito do motor tambem, pois não trabalha na dilatação correta. Muito alta e seu motor trava.

    Resumindo, usem o bom senso e de preferência adtivo na agua, o bloco de ferro do opala enferruja muito e mais hora menos hora a sua agua fica parecendo lodo. No meu caso eu usei um daqueles limpa radiador da Radnaq rezando para nao abrir nenhum furo ou selo que estivessem fracos, deu certo e desde então mantenho agua DESMINERALIZADA e ADITIVO (50% cada) há uns dois anos, não apareceu mais ferrugem e a temperatura do meu carro é perfeitamente estável.

    Abs,
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    Mensagem por Mirão Qua 21 Mar - 16:00:14

    Deve ser o marcador então. Ele marca 1/4 do total na cidade e a ventoinha dispara mantendo ele ali, naquele ponto. Na estrada, ando sempre entre 100 e 120 km/h, ele permanece mais abaixo.
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    Mensagem por Douglas Vaciliev Qui 22 Mar - 6:51:23

    Após a limpeza coloque sim aditivo sem etilenoglicol, põem um orgânico da koube por exemplo. Pois melhora muito e eficiência do sistema e a vida útil das peças e do motor, como por exemplo: da termostática travar fechada por ferrugem e superaquecer o motor.

    Qualquer limpeza que for feita e deixar sem aditivos, a ferrugem volta! É Fato.

    Se vazar nos selos, é mamão com açúcar para trocar eles.
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    Mensagem por Mirão Qui 22 Mar - 7:14:31

    Douglas Vaciliev escreveu:Após a limpeza coloque sim aditivo sem etilenoglicol, põem um orgânico da koube por exemplo. Pois melhora muito e eficiência do sistema e a vida útil das peças e do motor, como por exemplo: da termostática travar fechada por ferrugem e superaquecer o motor.

    Qualquer limpeza que for feita e deixar sem aditivos, a ferrugem volta! É Fato.

    Se vazar nos selos, é mamão com açúcar para trocar eles.

    É, com o tempo a ferrugem volta, não conhecia esse aditivo sem o etilenoglicol, de natureza orgânica, pensava que só existiam os sintéticos. Vou procurar no mercado e passar a utilizá-lo, é um investimento que vale a pena caso não ataque a bomba d'água, a válvula, os selos, e o principal, o radiador.
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    Mensagem por Fetex Qui 22 Mar - 8:36:40

    Mirão escreveu:
    Douglas Vaciliev escreveu:Após a limpeza coloque sim aditivo sem etilenoglicol, põem um orgânico da koube por exemplo. Pois melhora muito e eficiência do sistema e a vida útil das peças e do motor, como por exemplo: da termostática travar fechada por ferrugem e superaquecer o motor.

    Qualquer limpeza que for feita e deixar sem aditivos, a ferrugem volta! É Fato.

    Se vazar nos selos, é mamão com açúcar para trocar eles.

    É, com o tempo a ferrugem volta, não conhecia esse aditivo sem o etilenoglicol, de natureza orgânica, pensava que só existiam os sintéticos. Vou procurar no mercado  e passar a utilizá-lo, é um investimento que vale a pena caso não ataque a bomba d'água, a válvula, os selos, e o principal, o radiador.

    Bom dia Mirão,

    Na realidade o aditivo vai só fazer bem pras partes que vc citou, ele por exemplo ajuda a lubrificar a bomba d'agua e a termostatica, extendendo a vida util de ambas. Eu uso o organico também e é baratinho, aqui em SP no Mercadocar da pra encontrar os mais baratos por cerca de R$ 8,00 o litro!.

    Abs,
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    Mensagem por Douglas Vaciliev Qui 22 Mar - 9:04:46

    Não é que o aditivo ataca esses componentes, o que acontece por vazar nos selos em alguns casos quando o motor já bastante usado e apresenta muita ferrugem e cavitação, e ao colocar o aditivo a expectativa é de remover essa ferrugem/cavitação e se o selo já estiver muito corroído infelizmente vai ficar mais frágil e com a pressão do sistema de arrefecimento vai vazar.

    O selo é de boa trocar nos motores 4cc, tem bastante espaço, só dá mais trabalho se vazar naquele que vai atrás do motor entre o cambio. Ai tem que tirar o motor para trocar.

    Não sou especialista em aditivos e nem quero discutir sobre isso, mas se não estou enganado, a função do etilenoglicol é funcionar com anticongelamento e antifervura mais usado para regiões onde a temperatura chega abaixo de zero grau e também para regiões muito quentes. Ele em si não estragaria nenhum componente.
    Na minha opinião para o nosso clima o importante mesmo é o aditivo ter o anticorrosivo e anticavitação.

    Mirão, na revisão da Hilux trocamos a válvula termostática e o aditivo original dela é muito caro, quase R$ 800,00 reais na toyota os quase 9 litros, fiz a lavagem e coloquei o da Koube Long Life orgânico e aproveitei e troquei do opala também. R$ 20.00 reais o litro e utiliza 1 aditivo para cada 1 litro de água. Eu recomendo.
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    Mensagem por gilmareu Qui 22 Mar - 9:16:06

    Fetex escreveu:Preciso olhar no meu carro, se não estou enganado a do 4 cilindros é de 13 lbs.

    O meu é 6c e está com um de 13lbs
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    Mensagem por Fetex Qui 22 Mar - 9:25:50

    gilmareu escreveu:
    Fetex escreveu:Preciso olhar no meu carro, se não estou enganado a do 4 cilindros é de 13 lbs.

    O meu é 6c e está com um de 13lbs


    Olhei ontem, o meu 4 cilindros gasolina está com a tampa de 13 lbs tbm.
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    Mensagem por Pedro Fagundes Qui 22 Mar - 9:45:26

    Se a agua estava muito suja de ferrugem, parecendo barro, nao é indicado colocar aditivo pois pode causar problema graves..

    Nesse caso colocaria apenas agua mesmo misturada com oleo soluvel (oleo de corte)..
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 22 Mar - 10:26:50

    gilmareu escreveu:
    Fetex escreveu:Preciso olhar no meu carro, se não estou enganado a do 4 cilindros é de 13 lbs.

    O meu é 6c e está com um de 13lbs

    No 6 cc é 15 libras.


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    Mensagem por almeidanewton Qui 22 Mar - 11:35:20

    Fetex escreveu:
    gilmareu escreveu:

    O meu é 6c e está com um de 13lbs


    Olhei ontem, o meu 4 cilindros gasolina está com a tampa de 13 lbs tbm.

    Valeu! Bora mercadolivre!
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    Mensagem por Paulo Roberto B Qui 22 Mar - 13:50:00

    No meu opala eu troquei os selos do cabeçote e do bloco, troquei bomba dágua e radiador. O bloco estava muito sujo e levou horas p limpar. Coloquei água desmineralizada e aditivo e uma tampinha pequena de óleo solúvel. Fiquei com receio de furar aquele selo q vai entre o volante e a caixa,mas até hoje t bom.
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    Mensagem por Mirão Qui 22 Mar - 15:26:35

    Paulo Roberto B escreveu:No meu opala eu troquei os selos do cabeçote e do bloco, troquei bomba dágua e radiador. O bloco estava muito sujo e levou horas p limpar. Coloquei água desmineralizada e aditivo e uma tampinha pequena de óleo solúvel. Fiquei com receio de furar aquele selo q vai entre o volante e a caixa,mas até hoje t bom.

    Pelo descrito fizeste um bom trabalho, só faltou mesmo trocar o selo mais difícil. Que aditivo você colocou após o término do serviço de limpeza?
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    Mensagem por Paulo Roberto B Sex 23 Mar - 14:15:16

    Usei Radiex concentrado.
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    Mensagem por Mirão Sex 23 Mar - 19:34:00

    Era o que eu usava costumeiramente.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 24 Mar - 0:01:09

    Rubão6cc escreveu:
    gilmareu escreveu:

    O meu é 6c e está com um de 13lbs

    No 6 cc é 15 libras.

    Exato. No 6 cilindros com AC dos mais modernos, a tampa é 15Lbf/pol2. Já no 4 cilindros moderno (85 em diante), depende. Aqueles com AC a tampa é 17Lbf/pol2.
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    Mensagem por chevy250 Sáb 24 Mar - 18:50:51

    Pablo_Gm_Comodoro86 escreveu:Ola opaleiros, gostaria de uma ajuda
    Tenho uma Caravan 86 comodoro 4cc
    Recentimente fiz a lavagem do radiador, mas foi simples apenas troquei a agua pois estava saindo muito suja, ate ai normal
    Mas depois de uns 2 ,3 dias ela comocou a sair agua pelo dreno do radiador quando o motor esquenta, e sai agua alaranjada tipo jorrando agua msm e sai fumaça quente tanbem... alguem poderia me ajudar o que pode ser ?
    Obs:(a tampa do radiador aparentimente esa ruim e enferrujada, vou trocar esta semana) sera pode ser isso , pois pode nao esta aguentando a pressao da agua ???

    Obg...

    Lembrando que se lavar motor de ferro e cabeçote de ferro (caso do Opala) com água e depois colocar água sem nenhum anticorrosivo, é como enxugar gelo. Vai passar a vida toda colocando água limpa para depois de 1 ou 2 dias sair agua com ferrugem.

    Água de torneira ou mesmo água pura destilada reage com o ferro formando o óxido de ferro (que dá a cor alaranjada da água).

    É importante colocar um aditivo com anticorrosivo. Nos aditivos de radiador estão presentes dois componentes - o anticorrosivo e o anticongelante (etilenoglicol normalmente). O anticongelante é o de menos, pois no Brasil são raríssimas as cidades que podem precisar disso (Sao Joaquim, Urubici etc são exemplos onde pode ser necessário). A parte da fervura é influenciada principalmente pela pressão no sistema, a qual é controlada pela tampa do radiador.

    A questão de aparecerem furos no radiador ou selos, normalmente é ocasionada pela ação da lavagem, que faz abrir algum ponto que já estava enferrujado. A questão é que sempre que se lava, coloca-se água com aditivo e ai parece que é o aditivo que causou o furo - mas nao é.

    Veja o tópico abaixo onde se discutiu bastante esse assunto.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t38518-testes-de-corrosao-agua-x-aditivo

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