Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
Problema com elétrica/partida. EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Problema com elétrica/partida. EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Problema com elétrica/partida. EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Problema com elétrica/partida. EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
Problema com elétrica/partida. EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Problema com elétrica/partida. EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Problema com elétrica/partida. EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Problema com elétrica/partida. EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
Problema com elétrica/partida. EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

66 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 65 visitantes :: 2 motores de busca

Marcos Marcos


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
tabarbosa (16850)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
Rubão6cc (15315)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
BANDIT (13573)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
Xann (10394)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
j ricardo (9376)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
Jean Bida (9320)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Problema com elétrica/partida. Bar_leftProblema com elétrica/partida. BarProblema com elétrica/partida. Bar_right 

+3
TUNISI
eleandro kalckmann
henrique509
7 participantes

    Problema com elétrica/partida.

    henrique509
    henrique509
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 37
    Localização : São Paulo, SP
    Modelo do carro : Caravan 2.5 1975
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/04/2018

    Problema com elétrica/partida. Empty Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por henrique509 Seg 9 Abr - 10:54:58

    Caros, bom dia!

    Apesar de ser de São Paulo, me inscrevi aqui pois, desde que comprei minha Caravan, há uns 3 meses, esse forum tem se mostrado o mais completo. Em breve farei um tópico de apresentação, mas, primeiro, gostaria de buscar uma ajuda com um problema que estou tendo - e que me levou a me cadastrar.

    Meu carro é uma caravan 75, 4 cilindros. Logo depois que comprei ela, ela começou a apresentar problema de partida: motor virando bem pesado, e depois de alguns dias, parou de virar de vez, só pegando no tranco. Suspeitei tanto do arranque quanto do alternador, mas conversando com um auto elétrico amigo, ele disse que com certeza era a bateria; dificilmente o arranque ou alternador daria problemas. Pois neste sábado, comprei uma bateria nova.
    O arranque virou como de carro novo, sem problema nenhum, e rodei com ela o final de semana inteiro sem problemas. Aí ontem a noite, saí da casa da minhja mãe normal, com o arranque virando muito bem. Rodei um pouco, parei num posto para abastecer e, na hora de dar partida, nada; arranque quase morrendo e sem força nenhuma, característica de bateria descarregada mesmo. Tive que dar tranco pra voltar pra casa.

    Alguém já passou por problema parecido? o que me deixa intrigado é que o carro não deu sinal nenhum antes de não ligar mesmo: o arranque não foi ficando mais fraco, o farol não diminuiu a intensidade... foi de uma vez. Alguém poderia me dar uma luz? hehe

    Muito obrigado desde já!

    Abraços,
    Paulo.
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 35
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 9 Abr - 11:01:12

    ja testou se o alternador esta carregando,se tem algum cabo mal apertado,se o distribuidor nao esta meio fora do ponto ,se nao tem nada roubando carga ou se é só quando o motor esta quente que faz isso....
    TUNISI
    TUNISI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Idade : 31
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Coupé 1971
    Cilindros : 6 cilindros - 250 Polegadas
    Data de inscrição : 27/12/2017

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por TUNISI Seg 9 Abr - 12:45:37

    Fala Henrique, tudo bem meu?

    Cara você praticamente narrou um problema de alternador. você pôs uma bateria nova (carregada) e ela descarregou com o tempo pois não está sendo carregada de acordo.
    Motor de arranque de opala demora pra dar problema, ainda mais nos 4 cilindros.

    Tem que testar o alternador.

    1) Se tiver um multimetro em casa, ligue o carro (mesmo que for no tranco), coloque na escala de tensão direta "V" ele ponha as pontas de provas nos eletrodos da bateria (tem que estar perto de 14V, mais baixo que isso danifica a bateria e o alternador com o tempo. pois aumenta consideravelmente a corrente).
    2) Se a tensão for menor que 14 V, mantenha o positivo do multimetro no positivo da bateria (com o carro ligado) e coloque o negativo em algum outro metal do carro, pode ser chapa perto do radiador ou outro metal que nú (sem tinta ou cobertura). Se aumentar pra 14V beleza, é um problema simples de aterramento (comum nos gm). Basta ligar um segundo fio negativo, preferencialmente de grande bitola entre o negativo e algum outro ponto de aterramento. Esta é a famigerada ponte de safena.

    Agora cara se vc testar esses passos e estiver tudo normal, tem que testar o alternador com um amperimetro de campo para testar a corrente (lembre de ligar tudo que consumir bateria no carro: Farois, setas, ar condicionado, som, limpador de parabrisa e etc). A corrente medida tem que ser pelo menos pelo menos 15% maior que a corrente nominal da bateria.

    Mas por fim, são testes simples de se fazer e QUALQUER auto-elétrico que se preze sabe fazer e provavelmente nem vai te cobrar.

    Se o alterna aprovar nestes passos, ai talvez tenha que olhar mais a fundo seu sistema de alternador (placa de diodos e regulador de voltagem) e motor arranque.

    Fique em paz cara, é um problema cotidiano e fácil de resolver.

    Abraços e boa sorte!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 10 Abr - 19:01:49

    motor de arranque e alternador é dificil dar problema...realmente....


    mas da sim!!! uma hora tem q dar....

    e eu acho q seu alternador deu problema sim



    se vc nao tiver um multimetro pra testar o alternador é só vc dar partida no carro no tranco ou com chupeta e com o motor em funcionamento tire um dos dois polos da bateria....se o carro morrer seu alternador ja esta morto...kkkkkkkkkk

    mas faça isso com os farois, som e ventoinha eletrica desligados....
    henrique509
    henrique509
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 37
    Localização : São Paulo, SP
    Modelo do carro : Caravan 2.5 1975
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/04/2018

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por henrique509 Qui 12 Abr - 8:04:29

    Caros, muito obrigado pelas respostas!

    Ontem chamei um auto elétrico para dar uma olhada nela. Ele disse que de fato o problema é do alternador, mas que o alternador que tá nela não é do opala, e sim de chevette, por isso, além de não conseguir carregar direito mesmo, ele está trabalhando torto (a correia está um pouco torta). Segundo ele não compensa mexer, o certo é trocar mesmo.

    Confere isso? Eu achava que os dois carros compartilhavam o mesmo modelo de alternador.

    Valeu!
    adriano fossatti
    adriano fossatti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 228
    Idade : 51
    Localização : erechim
    Modelo do carro : comodoro 83
    comodoro sl/e 90
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 10/12/2014

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por adriano fossatti Qui 12 Abr - 9:47:01

    Os opalas se nao me engano ate 76 ou 77 o alternador era o mesmo do chevette, ou seja 35 amperes, mas ja q vai trocar coloca um bom, pois o do opala tambem nao e la essas coisas, o problema deles e q nao se acha mais peças boas de reposição, somente ikro ou gauss, sendo que esta nao duram muito, principalmente o regulador de voltagem
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por Mirão Qui 12 Abr - 9:57:11

    Adriano tem razão, eram nessa faixa. Acho que o eletricista deveria informar se o alternador estava funcionando corretamente ou não. Também tem a questão da bateria. No opala 4cc não pode ser inferior a 60Ah. Muita gente resolve o problema instalando alternadores de 120Ah e bateria de 70, como no 6cc. outra observação que passa despercebido é a verificação do miolo da chave de ignição. Quando surgem problemas de partida o dono do carro associa logo ao trio bateria, motor de partida e alternador, se esquecendo que aquela pequena peça também causa pane e pode ser quando menos se espera.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8146
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por adpachec Qui 12 Abr - 10:40:55

    henrique509 escreveu:Caros, muito obrigado pelas respostas!

    Ontem chamei um auto elétrico para dar uma olhada nela. Ele disse que de fato o problema é do alternador, mas que o alternador que tá nela não é do opala, e sim de chevette, por isso, além de não conseguir carregar direito mesmo, ele está trabalhando torto (a correia está um pouco torta). Segundo ele não compensa mexer, o certo é trocar mesmo.

    Confere isso? Eu achava que os dois carros compartilhavam o mesmo modelo de alternador.

    Valeu!


    Mais ou menos isto...

    Os alternadores eram os mesmos no Chevette e Opala.
    Ele são ligeiramente deslocados mesmo.
    E os alternadores antigos carregavam a bateria pelo negativo (B-) e não pelo positivo como os de hoje.

    O carregamento pelo negativo é mais lento porém se utiliza um projeto mais simples de um alternador com menor aquecimento do alternador, mas necessita de maior tempo de recarga.

    Os alternadores modernos carregam pelo positivo, carregam mais rápido porque a carga pelo positivo impede a circulação de carga pela bateria.
    O carregamento pelo negativo faz a bateria fazer parte do circuito, a carga fica circulando constantemente pela bateria, motor e equipamentos.

    A desvantagem do alternador que carrega pelo positivo é o maior aquecimento ( por isto ele possui mais furos de ventilação na carcaça), porém "cortam" a bateria do circuito e mantém sozinhos a alimentação elétrica do veículo.

    Nós alternadores o B- deve ser ligado diretamente a bateria, porém não ao negativo (?) e sim ao positivo, apesar de negativo (-) ele trabalha com um fluxo "invertido" em relação ao positivo.
    Enquanto o positivo da bateria está sendo "puxado" o do alternador (B-) está sendo "empurrado" e opostos se atraem, já o negativo da bateria está também sendo "empurrado" da carcaça a bateria e cargas iguais se repelem.
    henrique509
    henrique509
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 37
    Localização : São Paulo, SP
    Modelo do carro : Caravan 2.5 1975
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/04/2018

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por henrique509 Qui 12 Abr - 11:23:03

    Então na verdade esse autoelétrico tá comendo água? rs
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8146
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por adpachec Qui 12 Abr - 11:31:31

    henrique509 escreveu:Então na verdade esse autoelétrico tá comendo água? rs

    Estes alternadores são da época do regulador de tensão externo que quando o motor está em funcionamento ele (regulador) cria um "resistência" ao uso da bateria, fazendo somente o alternador trabalhar.
    Aquilo ( corrente) que não fosse usada no veículo ia para bateria carregando ela.
    Com o regulador de tensão interno no alternador perdeu este funcionamento.

    Uma "modernização" meia boca da GM.

    Uma forma de resolver é levando a fiação direto do alternador a bateria e reforçando o negativo também.
    henrique509
    henrique509
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 37
    Localização : São Paulo, SP
    Modelo do carro : Caravan 2.5 1975
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/04/2018

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por henrique509 Qui 19 Abr - 8:56:21

    Caros, bom dia!

    Muito obrigado pelas respostas, dicas e informações!

    Quero compartilhar com vocês que ontem, de noite já, fui dar uma outra olhadinha sem compromisso no meu carro, e vi que o cabo negativo do alternador estava completamente solto; dançando no parafuso. Tenho quase, mas quase certeza que esse é o motivo do não carregamento. Sábado vou tirar a prova.

    Grande abraço!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 20 Abr - 20:07:06

    realmente pode ser esse o problema....falta de aterramento


    mas agora q vc jogou um pouco de terra ja vai ficar bem aterrado kkkkkkkk

    Conteúdo patrocinado


    Problema com elétrica/partida. Empty Re: Problema com elétrica/partida.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 6:18:21