Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Enchentes no Rio Grande do Sul
diferencial - Diferencial. EmptyHoje à(s) 19:05:49 por RHCESPECIAL1974

» Embreagem 250mm
diferencial - Diferencial. EmptySex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
diferencial - Diferencial. EmptySex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS

» Caixa de ar quente do opala
diferencial - Diferencial. EmptyQui 16 maio - 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
diferencial - Diferencial. EmptyQui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
diferencial - Diferencial. EmptyQua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
diferencial - Diferencial. EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
diferencial - Diferencial. EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
diferencial - Diferencial. EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

Quem está conectado?

74 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 73 visitantes :: 2 motores de busca

edscarpes


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
tabarbosa (16850)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
Rubão6cc (15356)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
BANDIT (13573)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
Xann (10394)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
j ricardo (9376)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
Jean Bida (9320)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
diferencial - Diferencial. Bar_leftdiferencial - Diferencial. Bardiferencial - Diferencial. Bar_right 

+5
ELTON LUIZ
dinartebot
Mirão
FabioM
Andre_SP
9 participantes

    Diferencial.

    Andre_SP
    Andre_SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 358
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/09/2012

    diferencial - Diferencial. Empty Diferencial.

    Mensagem por Andre_SP Qua 11 Abr - 19:35:32

    Meu opala 6cc está com diferencial dana 3,54 e cambio 4 marchas, ré para frente, Gostaria de saber se tem como trocar só a relação para 2,73 ou 3,07 ou tem que trocar o diferencial inteiro ?, Com a 3,07 ficaria muito curto ?.

    Andre_SP

    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1774
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por FabioM Qua 11 Abr - 20:21:26

    Dai velho.
    Consegue colocar a 3,07 sim, só coroa e pinhão.
    A 2,73 é braseixos, ai não vai dar certo, só trocando diferencial todo.
    3,07 é do 6 cilindros mesmo, curto não vai ficar.
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Mirão Qui 12 Abr - 10:04:34

    3,07 seria a ideal e não fica curta de jeito algum.
    dinartebot
    dinartebot
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 238
    Idade : 48
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan 1978

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 08/07/2010

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por dinartebot Qui 12 Abr - 10:26:28

    Eu uso 3.07 na minha Caravan...

    Não fica curto não!

    OKK
    ELTON LUIZ
    ELTON LUIZ
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 175
    Localização : JUARA - MT
    Modelo do carro : Opala Diplomata 89/90, azul.
    Cilindros : 6 cc
    Data de inscrição : 30/03/2016

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por ELTON LUIZ Qui 12 Abr - 13:46:32

    O meu também está com 3,54 e fica curto pra caramba ... estou atrás de um diferencial 3,07 pra trocar.
    Andre_SP
    Andre_SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 358
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/09/2012

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Andre_SP Qui 12 Abr - 14:05:32

    Boa tarde, Gostaria de saber se eu trocar o diferencial dana 3,54 pelo braseixos 2,73 precisa trocar o cardã ?. Sai mais em conta eu trocar a coroa e o pinhão dana 3,54 pela 3,07 ?
    Andre_SP
    Andre_SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 358
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/09/2012

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Andre_SP Qui 12 Abr - 16:38:10

    up
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 12 Abr - 17:30:54

    Andre_SP escreveu:Boa tarde, Gostaria de saber se eu trocar o diferencial dana 3,54 pelo braseixos 2,73 precisa trocar o cardã ?. Sai mais em conta eu trocar a coroa e o pinhão dana 3,54 pela 3,07 ?


    dependendo de como esta seu carda dentro do cambio ate de certo....se tiver muito curto vc tem q aumentar ele....
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 12 Abr - 17:37:58

    Andre_SP escreveu:Meu opala 6cc está com diferencial dana 3,54 e cambio 4 marchas, ré para frente, Gostaria de saber se tem como trocar só a relação para 2,73 ou 3,07 ou tem que trocar o diferencial inteiro ?, Com a 3,07 ficaria muito curto ?.

    Andre_SP



    em comparando 354 com 307 com ctz vai melhorar....2.73 entao nem se fala!!!


    porem em comparacao 307 com 273 eu noto muito diferenca entre ambos.....ja tirei um e coloquei o outro no lugar na mesma hora e sai andando...realmente vc percebe diferença......eu NAO GOSTO do 3.07 com 4m na pista...ja tive por uns 4 meses e cai fora....mil vezes o 273.

    hj estou com o cambio 5m entao dispenso o uso 273....q coincidentemente montei essa semana o 2.73 no lugar do 307 pra testa-lo pra colocar a venda....ia deixar guardado de reserva mas vou mudar e preciso desfazer de algumas peças grandes.....entao vou vender o meu 273....

    mas assim q possivel volto o 307 por causa do cambio 5m......senao 273 sempre!


    307 com 4m seria idela pra quem usa muito o carro na cidade e sai as vezes na pista......eu uso muuuuito meu carro na pista...entao 273 pra mim é o melhor.
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1774
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por FabioM Sex 13 Abr - 9:39:07

    Cara, o cardã muda de dana pra braseixos, vai precisar trocar sim.
    Eu tirei do meu 6 cilindros um dana 3,54 e coloquei um braseixos 2,73, precisei trocar o cardã também.
    Na questão de comparação, acho que nem tem. Na BR é outra vida o 2,73.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 13 Abr - 18:35:18

    [quote="FabioM"]Cara, o cardã muda de dana pra braseixos, vai precisar trocar sim.
    Eu tirei do meu 6 cilindros um dana 3,54 e coloquei um braseixos 2,73, precisei trocar o cardã também.[quote]


    ano passado eu usava um braseixos 307....e estava montando (terminando) o dana 307....quando montei o dana vendi o braseixos e coloquei o dana no carro....foi necessario cortar uns 3cm do carda.....desde entao estou com o dana no meu carro....mas essa semana eu tirei meu dana 307 e montei meu braseixos 273 e nao precisei mexer o carda kkkkk

    acontece q quando cortei o dana nao foi cortado muito....e a luva entrou quase toda no cambio.....agora com o braseixos ela saiu um pouco pra fora...e ainda deu pega certinho nas estrias...ficou beleza....ja ate peguei a pista...ta tudo suave.....



    isso aqui com ctz....sem comparacao!!!!
    Andre_SP
    Andre_SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 358
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/09/2012

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Andre_SP Seg 30 Jul - 13:29:24

    Marcos Adriano escreveu:
    FabioM escreveu:Cara, o cardã muda de dana pra braseixos, vai precisar trocar sim.
    Eu tirei do meu 6 cilindros um dana 3,54 e coloquei um braseixos 2,73, precisei trocar o cardã também.


    Meu opala está com um cardan Bi-partido e o dana 3,54 e, vi que a luva está toda dentro do cardan ( aquela luva após o rolamento do cardan: Rolamento > luva > cardan > diferencial.), se eu colocar o braseixos 2,73 vou precisar trocar o cardan ?
    Rgosilva
    Rgosilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 41
    Localização : Sao Paulo/SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

    e agora, Opala Comodoro 78
    Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
    Data de inscrição : 23/08/2017

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Rgosilva Seg 30 Jul - 14:39:21

    Marcos Adriano escreveu:
    Andre_SP escreveu:Meu opala 6cc está com diferencial dana 3,54 e cambio 4 marchas, ré para frente, Gostaria de saber se tem como trocar só a relação para 2,73 ou 3,07 ou tem que trocar o diferencial inteiro ?, Com a 3,07 ficaria muito curto ?.

    Andre_SP



    em comparando 354 com 307 com ctz vai melhorar....2.73 entao nem se fala!!!


    porem em comparacao 307 com 273 eu noto muito diferenca entre ambos.....ja tirei um e coloquei o outro no lugar na mesma hora e sai andando...realmente vc percebe diferença......eu NAO GOSTO do 3.07 com 4m na pista...ja tive por uns 4 meses e cai fora....mil vezes o 273.

    hj estou com o cambio 5m entao dispenso o uso 273....q coincidentemente montei essa semana o 2.73 no lugar do 307 pra testa-lo pra colocar a venda....ia deixar guardado de reserva mas vou mudar e preciso desfazer de algumas peças grandes.....entao vou vender o meu 273....

    mas assim q possivel volto o 307 por causa do cambio 5m......senao 273 sempre!


    307 com 4m seria idela pra quem usa muito o carro na cidade e sai as vezes na pista......eu uso muuuuito meu carro na pista...entao 273 pra mim é o melhor.

    Marcos, como fica o 2.73 na 5 marcha? longo demais, acaba ficando fraco/manco? a 100 km/h, fica mais ou menos quantos RPM?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 30 Jul - 19:38:16

    Andre_SP escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:

    Meu opala está com um cardan Bi-partido e o dana 3,54 e, vi que a luva está toda dentro do cardan ( aquela luva após o rolamento do cardan: Rolamento > luva > cardan > diferencial.), se eu colocar o braseixos 2,73 vou precisar trocar o cardan ?


    se a luva estiver quase toda pra dentro do cambio na hora de montar o braseixos ela sairá uns 3cm pra fora....

    vc tem q observar se a luva nao vai ficar muito pra fora....dai por haver vazamento de oleo ou ate mesmo ruptura ou estrago nas estrias e fazer com que o eixo entalhado gire em falso.

    se eu fosse vc montaria antes pra ver pra DEPOIS cortar o carda..
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 30 Jul - 19:45:58

    Rgosilva escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    em comparando 354 com 307 com ctz vai melhorar....2.73 entao nem se fala!!!


    porem em comparacao 307 com 273 eu noto muito diferenca entre ambos.....ja tirei um e coloquei o outro no lugar na mesma hora e sai andando...realmente vc percebe diferença......eu NAO GOSTO do 3.07 com 4m na pista...ja tive por uns 4 meses e cai fora....mil vezes o 273.

    hj estou com o cambio 5m entao dispenso o uso 273....q coincidentemente montei essa semana o 2.73 no lugar do 307 pra testa-lo pra colocar a venda....ia deixar guardado de reserva mas vou mudar e preciso desfazer de algumas peças grandes.....entao vou vender o meu 273....

    mas assim q possivel volto o 307 por causa do cambio 5m......senao 273 sempre!


    307 com 4m seria idela pra quem usa muito o carro na cidade e sai as vezes na pista......eu uso muuuuito meu carro na pista...entao 273 pra mim é o melhor.

    Marcos, como fica o 2.73 na 5 marcha? longo demais, acaba ficando fraco/manco? a 100 km/h, fica mais ou menos quantos RPM?

    cara pra ser sincero eu nao gostei mesmo do 273 com 5m nao....realmente ele fica infinito parece q a macha nunka mais vai acabar.........mas ele fica fraco sim na pista em velocidade normal de tráfego....tem q ficar baixando marcha em subida, ultrapassagens e etc.....

    eu uso 3E com segundo estagio a vacuo (ou seja: nao tem tanto torque em baixa como uma 446 q ja estao os dois estagios abertos por exemplo) tbem uso comando de omega q dizem q tem o torque tbem em um giro mais alto.....portanto com isso tive minha decisao.

    100km no 273 com 5m esta com 1600 giros.

    100km no 307 com 5m esta com 2000 giros.

    parece pouco....mas ja e quase o comeco do torque bom do meu comando e da abertura pelo vacuo do segundo estagio do meu carburador....se eu precisar é só pisar.....dos 100 ate os 120 130 é dois palito.

    ainda tenho a intencao de testar do dana 354 pra ver.....estou quase montando um...vamo ve se da tudo certo.
    Rgosilva
    Rgosilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 41
    Localização : Sao Paulo/SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

    e agora, Opala Comodoro 78
    Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
    Data de inscrição : 23/08/2017

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Rgosilva Ter 31 Jul - 9:43:08

    Marcos Adriano escreveu:

    cara pra ser sincero eu nao gostei mesmo do 273 com 5m nao....realmente ele fica infinito parece q a macha nunka mais vai acabar.........mas ele fica fraco sim na pista em velocidade normal de tráfego....tem q ficar baixando marcha em subida, ultrapassagens e etc.....

    eu uso 3E com segundo estagio a vacuo (ou seja: nao tem tanto torque em baixa como uma 446 q ja estao os dois estagios abertos por exemplo) tbem uso comando de omega q dizem q tem o torque tbem em um giro mais alto.....portanto com isso tive minha decisao.

    100km no 273 com 5m esta com 1600 giros.

    100km no 307 com 5m esta com 2000 giros.

    parece pouco....mas ja e quase o comeco do torque bom do meu comando e da abertura pelo vacuo do segundo estagio do meu carburador....se eu precisar é só pisar.....dos 100 ate os 120 130 é dois palito.

    ainda tenho a intencao de testar do dana 354 pra ver.....estou quase montando um...vamo ve se da tudo certo.

    Tendi...

    É que eu to com a 3,54 no opala 6 cil, e  DFV 446. Cambio 4 marchas com ré pra frente. Pra "brincar", é uma beleza, e na cidade até vai. Mas pra manter acima de 60 km/h, nem Razz . Pegar estrada então, tá fora de cogitação, o que é uma pena Sad

    Tenho a idéia de mais pra frente, trocar a relação para 3,07, e ir atrás de um câmbio fusado (4 marchas do 6c + 5ª marcha do 4c). Mas confesso q batia uma curiosidade do 2,73.

    E fora que não tinha ideia se essa combinação que penso em fazer, ficaria boa no carro.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 1 Ago - 19:50:07

    uma 307 com o cambio 5m com ctz seria uma opcao perfeita!

    pois o 3.07 nao fica tao longo quanto o 273 e ainda da pra brincar de boa....tem força...bom arranque...e da pra usar um dana q é melhor q o bras.

    o 273 fica bom com o cambio 4m....porem ele é mais longo...na cidade fica ligeiramente mais lento....na pista é bom....e nao aconselho brincar com ele....é pra uso normal.....

    muita gente q usa o 273 quando ve q eu falo q ele é mais pesadao e etc mete a boca e fala q nao sente o opala pesado mesmo usando o 273....porem nunka tiraram um 273 e colocaram um 307 logo em seguida na mesma hora sairam andando.....a diferenca com ctz é perceptivel......matematicamente isso ja é explicado....

    o q eu falo q nao existe diferença é entre o 40x13=3.07692 da braseixos e o 43x14=3.07142 da dana...esses dois sim com ctz é impossivel perceber diferença no pé.....agora 273 pra 307 percebe-sim.....

    eu ainda pretendo testar o dana 3.54 com meu cambio 5m pra ver como fica...estou tentando terminar de montar um....tenho as peças....mas falta tempo e grana pros retentores novos...mas vamos indo.

    se vc pretende colocar um cambio 5m ja vai logo de cara num 307 mesmo....agora se pretende manter o cambio 4m pode ate ir num 273....mas se vc nao anda muuuuuuito na pista e só sai de vez em quando ate pode usar um 307 com cambio 4m de boa.....fica legal e bem confiavel....eu nao curti pois ando muito na pista....4m com 307 motor fica com quase 3mil rpm....acho q uns 2800 o 2900.
    Rgosilva
    Rgosilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 41
    Localização : Sao Paulo/SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

    e agora, Opala Comodoro 78
    Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
    Data de inscrição : 23/08/2017

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Rgosilva Qui 2 Ago - 11:36:07

    Marcos, o que voce acha do cambio fusado? Confiável? Ou seu é (fusado)?

    Achar o cambio 5 marchas do 6 cil 92 é quase impossível, e quando acha, é caro demais.

    A 16 tem 3,54 + 5 marchas, mas é uma 4 cil. Acho o escalonamento muito bom, e o carro é bem esperto pro peso todo que tem. Mas ainda sinto que na estrada falta final, acho q ficaria bom se fosse um pouco mais longa.

    Até nela eu penso em como ficaria uma 3,07. Com um tanque de 85 litros, deve ficar legal na estrada. Mas volta ao mesmo problema, de talvez ficar manco, já que é 4 cil. scratch
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 2 Ago - 11:50:53

    se o seu carro é 4cil entao da pra colocar o 5m do 4cil mesmo que acha mais facil....
    mas se tiver preparaçao dai nao aguenta muito ....
    tambem estou curioso sobre o canbio fusado....
    tenho um 6cil 4m ré pra frente e um dana 30 3,54
    na estrada nao da pra passar de 80 que o giro vai la em cima...
    em compensaçao na city subo quase todos os morros em 4 marcha .....
    sem contar que a pegada é bem forte e o giro sobe muito rapido.....
    to estudando sobre montar 5 quinta marcha no meu 4m......
    Rgosilva
    Rgosilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 41
    Localização : Sao Paulo/SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

    e agora, Opala Comodoro 78
    Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
    Data de inscrição : 23/08/2017

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Rgosilva Qui 2 Ago - 13:46:44

    eleandro kalckmann escreveu:se o seu carro é 4cil entao da pra colocar o 5m do 4cil mesmo que acha mais facil....
    mas se tiver preparaçao dai nao aguenta muito ....
    tambem estou curioso sobre o canbio fusado....
    tenho um 6cil 4m ré pra frente e um dana 30   3,54  
    na estrada nao  da pra passar de 80 que o giro vai la em cima...
    em compensaçao na city subo quase todos os morros em 4 marcha .....
    sem contar que a pegada é bem forte e o giro sobe muito rapido.....
    to estudando sobre montar 5 quinta marcha no meu 4m......

    Na verdade, eu to com uma caravan 4 cil e mais recentemente, um opala 6 cil geek

    A tal da "opalaterapia" vicia...

    A minha 6 cil tb tá com 3,54 e cambio com re pra frente. Sai de segunda marcha sem forçar. Nessa configuração, dá pra chamar a primeira de "marcha pra borrachao", é muito fácil destracionar diferencial - Diferencial. 562542
    RenanZorzan
    RenanZorzan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 128
    Idade : 31
    Localização : Veranopolis- RS
    Modelo do carro : Diplomata 1984/1985
    Cilindros : 6 250/s
    Data de inscrição : 14/09/2016

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por RenanZorzan Qui 2 Ago - 20:34:45

    Amigos, nenhum de vcs tem dif 3.07 5 marchas e comando 278 ?

    To com o cambio moderno do 6 e vou trocar.Tenho 2 opçoes o 4 marchas do dodge ou 5 marchas da c20 por praticamente o mesmo valor 3.500 o 260f 4000 o 2215
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 2 Ago - 20:48:48

    Rgosilva escreveu:Marcos, o que voce acha do cambio fusado? Confiável? Ou seu é (fusado)?

    cara......

    o fusado na minha opiniao é quase trocar 6 por meia duzia....ele vai diferir apenas ns relacoes de marchas.....pra mim na minha opiniao as peças sao identicas (tenho ambos os cambios aqui em casa desmontados)....dizem q as engrenagens do cambio do 6cil tem os dentes mais grossos bla bla bla....mas isso se deve as relacoes mais longas das marchas do cambio do 6cil...e isso requer q a engrenagem tenha menos dentes....e com menos dentes pra manter o mesmo raio (tamanho da engrenagem) eles tem logicamente q ser mais grossos.....pra uso de boa ambos os cambios vao bem....agora pra usar direto dando pau esticando muito a primeira marcha e a quinta ambos vao dar pau.....

    eu conheco um cara (q esta no grupo de zap nosso daqui da regiao) q o cambio 5m q ele montou pro 6cil dele com 273 ja quebrou duas vezes (duas vezes) em menos de 2 anos.....ele é mecanico...costuma rebocar carros e força bastante o cambio principalmente esticando a primeira.....dai ele acabou desistindo.....jaja vem o bla bla bla de q o cara forçava de mais o cambio rebocando carros.....porem ja faz mais de um ano q ele ta com o 4m rebocando carros e ainda nao deu nada.

    na minha opiniao o grande problema do cambio 5m é o eixo entalhado q no alojamento da 5ª marcha é muito fino e pequeno....e isso quando se tem um giro muito alto em primeira marcha faz com que falte lubrificacao justamente ali no alojamento da quinta.....

    o cambio desse amigo amigo meu a primeira vez roçou o entalhado ali no alojamento da quinta, ré e primeira, e a segunda vez quebrou o entalhado bem no alojamento da quinta...onde o eixo afina bastante.

    eu costumo dizer q fazendo a fusao vc ta "levando o problema do cambio 5m do 4cil para o cambio 4m do 6cil"

    "ahhhhh, mas tem gente q usa faz tempo e ainda ta tranquilo"....tudo bem...nao to falando q quebra todo dia, todo mes e etc....isso depende muito do uso e do estado das peças....

    é semelhante ao pino do diferencial braseixos....dizem q quando ele comeca a ficar marcado onde ficam as satelites pode trocar ele senao ja era....um eixo entalhado ja marcado e riscado onde fica o alojamento da quinta pra mim é um pé na cova....talvez um eixo entalhado novo....e tudo montado bem certinho vc tera cambio fusado por muito tempo....

    mas EU (EEEEEUUU) nao usaria em hipotese alguma......alias esses dois cambios q eu tenho aqui desmontados estao aqui beeeem antes de eu conseguir esse cambio de C20 q eu uso.....incentivos dos amigos nao faltaram pra eu montar um fusado....porem eu to FORA!

    o kridao esta fazendo um cambio "fusado" usando o eixo entalhado do cl2205b....ele usa as peças do cambio original fresadas e retificadas pra encaixar nesse eixo q é mais grosso com rolamento de colar na primeira e ré (q sao muito importantes)....e a engrenagem da quinta é a mesma do 5m do 6cil juntamente com a extencao do carretel.....esse sim eu ate toparia em usar.....um amigo meu q tem um 74 6cil com motor original apenas com uma w40 comprou um....porem o kirdao demorou de mais pra montar e ainda tiveram um problema na engrenagem motriz do velocimetro...e ate acertar isso levou muito tempo..e nesse tempo meu amigo comprou um cambio de c20 e acabou passando o cambio do kridao pra outro amigo meu q tem um comodoro 76 6cil com uma preparacao bem legal.....deve estar perto dos 250hps......ele ainda nao montou o cambio...esta esperando montar os tuchos e balancins roletados pra colocar o cambio....e tbem vai dar mais uma mexida.....vamos ver se esse cambio do kridao aguenta.....segundo ele vai beirar os 300hps




    Achar o cambio 5 marchas do 6 cil 92 é quase impossível, e quando acha, é caro demais.

    eu estou com um aqui em casa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    é de um amigo meu.....

    alias peguei hj...esta no porta mala da caravan kkkkkkkkkk




    A 16 tem 3,54 + 5 marchas, mas é uma 4 cil. Acho o escalonamento muito bom, e o carro é bem esperto pro peso todo que tem. Mas ainda sinto que na estrada falta final, acho q ficaria bom se fosse um pouco mais longa.

    mesmo com cambio 5m vc acha q falta final na estada??


    Até nela eu penso em como ficaria uma 3,07. Com um tanque de 85 litros, deve ficar legal na estrada. Mas volta ao mesmo problema, de talvez ficar manco, já que é 4 cil. scratch



    um amigo meu q mora aqui na minha cidade tem um ss74 e um tempo atraz ele deu uma mexidinha no motor....taxa, 4x2, valvulas de blazer, msd, 446 e comando da sobe..o carro ficou otimo de saida....muito bom....porem apos dar pau em dois braseixos 354 ele foi atraz de um dana e acabou achando um 307 e montou no carro....na cidade ele disse q ficou meio pesado....nada de grave....ainda tava de boa....mas na pista ele disse q ficou show de mais....eu nao tive a oportunidade de andar no 4cil preparado dele com o dana 307 pq ele precisou de grana e vendeu o 307 antes disso kkkkkkkkkkk

    dai eu acho quem usa um 4cil original deve ficar foda pra andar de 307.....mas se tiver uma preparacao pelo menos leve ai ate q vai....e se andar muuuuito na cidade e pouco na pista tbem nao compensa....354 sempre!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 2 Ago - 20:55:34

    RenanZorzan escreveu:Amigos, nenhum de vcs tem dif 3.07 5 marchas e comando 278 ?

    To com o cambio moderno do 6 e vou trocar.Tenho 2 opçoes o 4 marchas do dodge ou 5 marchas da c20 por praticamente o mesmo valor 3.500 o 260f 4000 o 2215


    o 260f tem a vantagem de quase nao ter q mexer muito no tunel e console (se for um opala automatico nem o suporte da travessa tem q mexer)...a alavanca fica quase a mesma posicao do cambio do opala....ja o 2215 nao.....ela fica muito pra frente....tem q cortar tunel e console e etc.....


    se vc usa muito o carro na pista...aconselho usar 2215....a quinta marcha é tooop


    se vc usa muito o carro na cidade e quase nao sai na pista vai de 260f


    se vc é purista ao extremo e pretende manter o interior todo original tbem teria q optar pelo 260f....oooou fazer um esquema bem louco no 2215 pra afastar a alavanca!

    3500 no 260f é meio salgado...esse cambio é facil de achar......ja vi ate por 2mil.....

    o 2215 é um cambio ja é um cambio mais raro de achar...principalmente peças!
    RenanZorzan
    RenanZorzan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 128
    Idade : 31
    Localização : Veranopolis- RS
    Modelo do carro : Diplomata 1984/1985
    Cilindros : 6 250/s
    Data de inscrição : 14/09/2016

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por RenanZorzan Qui 2 Ago - 23:33:00

    Marcos Adriano escreveu:
    RenanZorzan escreveu:Amigos, nenhum de vcs tem dif 3.07 5 marchas e comando 278 ?

    To com o cambio moderno do 6 e vou trocar.Tenho 2 opçoes o 4 marchas do dodge ou 5 marchas da c20 por praticamente o mesmo valor 3.500 o 260f 4000 o 2215


    o 260f tem a vantagem de quase nao ter q mexer muito no tunel e console (se for um opala automatico nem o suporte da travessa tem q mexer)...a alavanca fica quase a mesma posicao do cambio do opala....ja o 2215 nao.....ela fica muito pra frente....tem q cortar tunel e console e etc.....


    se vc usa muito o carro na pista...aconselho usar 2215....a quinta marcha é tooop


    se vc usa muito o carro na cidade e quase nao sai na pista vai de 260f


    se vc é purista ao extremo e pretende manter o interior todo original tbem teria q optar pelo 260f....oooou fazer um esquema bem louco no 2215 pra afastar a alavanca!

    3500 no 260f é meio salgado...esse cambio é facil de achar......ja vi ate por 2mil.....

    o 2215 é um cambio ja é um cambio mais raro de achar...principalmente peças!

    Então Marcos realmente acha o 260f mais barato mas ai é sempre com relação de camionete c10,f1000 e outras esse é de dodge e ja vem completo pra opala com capa seca e alavanca seria so montar, esta em um opala da stock na terra de 320cv. Ficaria mais tranquilo uma vez que o meu nao vai chegar em 300 talvez 270 com a tripla. O 2215 teria a 5 marcha mas tmb tem toda a adaptação que vc fez acabaria bem mais caro. Acho que vou abraçar o 260f mesmo se ficar em 2800rpm a 100-110 ainda tem 3mil rpm pra girakkk
    Rgosilva
    Rgosilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 41
    Localização : Sao Paulo/SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

    e agora, Opala Comodoro 78
    Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
    Data de inscrição : 23/08/2017

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Rgosilva Sex 3 Ago - 12:17:53

    Rgosilva escreveu:Marcos, o que voce acha do cambio fusado? Confiável? Ou seu é (fusado)?

    cara......

    o kridao esta fazendo um cambio "fusado" usando o eixo entalhado do cl2205b....ele usa as peças do cambio original fresadas e retificadas pra encaixar nesse eixo q é mais grosso com rolamento de colar na primeira e ré (q sao muito importantes)....e a engrenagem da quinta é a mesma do 5m do 6cil juntamente com a extencao do carretel.....esse sim eu ate toparia em usar.....um amigo meu q tem um 74 6cil com motor original apenas com uma w40 comprou um....porem o kirdao demorou de mais pra montar e ainda tiveram um problema na engrenagem motriz do velocimetro...e ate acertar isso levou muito tempo..e nesse tempo meu amigo comprou um cambio de c20 e acabou passando o cambio do kridao pra outro amigo meu q tem um comodoro 76 6cil com uma preparacao bem legal.....deve estar perto dos 250hps......ele ainda nao montou o cambio...esta esperando montar os tuchos e balancins roletados pra colocar o cambio....e tbem vai dar mais uma mexida.....vamos ver se esse cambio do kridao aguenta.....segundo ele vai beirar os 300hps



    A 16 tem 3,54 + 5 marchas, mas é uma 4 cil. Acho o escalonamento muito bom, e o carro é bem esperto pro peso todo que tem. Mas ainda sinto que na estrada falta final, acho q ficaria bom se fosse um pouco mais longa.

    mesmo com cambio 5m vc acha q falta final na estada??



    Nossa, fiquei meio desanimado com os fusados, depois dessa... pale

    E engraçado de você falar dessa opçao de fusar com o eixo dos 2205b. Tinha achado há um tempo esse anúncio aqui:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1074561190-cambio-5-marchas-opala-6cc-eixo-grosso-_JM

    O que acha?


    O câmbio original 2205b, ele é mais robusto do que esses fusados, entao? Ou também não aceita muita graça?


    Agora quanto a 16, acho que posso estar mal acostumado. Tenho uma Dakota V6, que na estrada, tá muito calma a 100, 120 km/h. Giro baixo mesmo. Aí, eu fico meio incomodado com o giro do 4 cil, quando estou na pista, como você diz.

    Mas como tenhos planos futuros de dar uma mexida leve no 4 cil., então a idéia de colocar uma 3,07 pode ser uma boa. Valeu OKK
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Ago - 14:06:34

    RenanZorzan escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    o 260f tem a vantagem de quase nao ter q mexer muito no tunel e console (se for um opala automatico nem o suporte da travessa tem q mexer)...a alavanca fica quase a mesma posicao do cambio do opala....ja o 2215 nao.....ela fica muito pra frente....tem q cortar tunel e console e etc.....


    se vc usa muito o carro na pista...aconselho usar 2215....a quinta marcha é tooop


    se vc usa muito o carro na cidade e quase nao sai na pista vai de 260f


    se vc é purista ao extremo e pretende manter o interior todo original tbem teria q optar pelo 260f....oooou fazer um esquema bem louco no 2215 pra afastar a alavanca!

    3500 no 260f é meio salgado...esse cambio é facil de achar......ja vi ate por 2mil.....

    o 2215 é um cambio ja é um cambio mais raro de achar...principalmente peças!

    Então Marcos realmente acha o 260f mais barato mas ai é sempre com relação de camionete c10,f1000 e outras esse é de dodge e ja vem completo pra opala com capa seca e alavanca seria so montar, esta em um opala da stock na terra de 320cv. Ficaria mais tranquilo uma vez que o meu nao vai chegar em 300 talvez 270 com a tripla. O 2215 teria a 5 marcha mas tmb tem toda a adaptação que vc fez acabaria bem mais caro. Acho que vou abraçar o 260f mesmo se ficar em 2800rpm a 100-110 ainda tem 3mil rpm pra girakkk

    qual é a relacao dos 260f da c20 f1000 e as do dodge? muda tanto asssim?

    lembrando q se comprar um de c20 a caixa seca tbem ja vem pronta....só tem q cortar algumas coisas....

    o problema de andar a 3mil rpm é o consumo.....eu ando com 1mil rpm a menos....mas ai é vc q sabe...realmente por questoes de instalacao o 260f é mais facil..
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Ago - 14:53:34

    Rgosilva escreveu:Nossa, fiquei meio desanimado com os fusados, depois dessa... pale

    E engraçado de você falar dessa opçao de fusar com o eixo dos 2205b. Tinha achado há um tempo esse anúncio aqui:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1074561190-cambio-5-marchas-opala-6cc-eixo-grosso-_JM

    O que acha?


    O câmbio original 2205b, ele é mais robusto do que esses fusados, entao? Ou também não aceita muita graça?



    é exatamente esse cambio q o meu amigo comprou e passou pro outro aqui devido a demora pra instalar....aparenta ser um cambio bom...

    eu confiaria muito mais nesse com o eixo do 6cil do q o q é montado com o eixo do 4cil.....sem duvida!


    com ctz o CL2205B original é muito mais robusto e o mais resistente cambio original de opala!!! muito mais do q o 5m do 4cil original ou o fusado ou ate mesmo do q esse do anuncio com o eixo "grosso"

    pois o 2205B é montado com rolamentos conicos, e as engrenagens sao muito mais robustas e maiores do q todos os outros cambios de opala....

    esse do anuncio ainda sao montados com os engrenagens e rolamentos comuns do cambio 4m do 6cil....somente com o eixo entalhado e a engrenagem da 5ª do 2205B


    na quarta foto do anuncio é possivel ver ele montando a engrenagem da 1ª com o rolamento de roletes igual o 2205B porem a engrenagem é do cambio 4m....fresada ou torneada no centro pra caber o colar do rolamento de roletes

    na quinta foto é possivel ver a engrenagem da 1ª no lugar e tbem o calço de encosto do rolamento conico...posteriormente na sexta foto esta sendo colocado o rolamento e a engrenagem da ré juntamente com seu respectivo rolamento de roletes...e etc

    na penultima foto vemos do lado esquerdo a extencao do carretel e a engrenagem da 5ª do cambio 2205B e do lado direito a e extencao do carretel e a engrenagem do cambio 2205C

    veja no meu topico do meu cambio 2215A a diferenca das peças internas dele....nao lembro se fiz alguma foto com alguma comparacao entre elas....da uma olhada la....se eu nao fiz vou fazer....tenho mais peças dele aqui....tiro umas fotos e posto aqui....apesar do meu cambio ser o 2215A as peças internas sao identicas....muda apenas as relacoes de marchas.

    to com um 2205B aqui em casa mas é de um amigo e nao posso desmontar ele....unica coisa q fiz ate hj foi tirar a caixa seca pra ver se nao havia nenhum dente quebrado nas engrenagens e tentar fazer uma caixa seca igual em cima da caixa seca original do cambio 4m.......eu ate queria desmontar pra ver quando fui montar o meu 2215 mas nao houve necessidade! entao deixei queto....ate pq ele nunca usou o cambio....tiver com algum probleminha vou ter certeza q nao foi eu.....né FR1974?? (dono do cambio) kkkkkkkk

    Conteúdo patrocinado


    diferencial - Diferencial. Empty Re: Diferencial.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio - 19:17:03