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BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

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Bertin
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BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Bertin em Sex 27 Mar - 18:50:18

Olá, coloquei a bobina do gol m.i. no opala 6cc porém junto troquei os cabo de vela comprei da marca melpis 10.0 mm , testei a faisca nossa vem uma faisca kirida, forte mesmo ,so que ta esquentando demais a bobina, O que pode ser ??? o carro funciona e nao falha , pega facil , rotor e tampa do distribuidor e bobina 2 pinos sao novos tudo bosh , velas novas marca delco ,bom isso é um dos problemas ....
outro problema coloquei a direcao hidraulica nele, roda macio mais ta vazando oleo hidraulico pela tampa do reservatorio, sera que coloquei muito oleo??
valeu, desde já agradeço pela força

100
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por 100 em Sex 27 Mar - 18:55:29

Bertin escreveu:Olá, coloquei a bobina do gol m.i. no opala 6cc porém junto troquei os cabo de vela comprei da marca melpis 10.0 mm , testei a faisca nossa vem uma faisca kirida, forte mesmo ,so que ta esquentando demais a bobina, O que pode ser ??? o carro funciona e nao falha , pega facil , rotor e tampa do distribuidor e bobina 2 pinos sao novos tudo bosh , velas novas marca delco ,bom isso é um dos problemas ....
outro problema coloquei a direcao hidraulica nele, roda macio mais ta vazando oleo hidraulico pela tampa do reservatorio, sera que coloquei muito oleo??
valeu, desde já agradeço pela força

A bobina esquenta mesmo...só não pode ser muito...eu gosto de colocar uma resistência para não esquentar muito...

Sobre o vazamento,provável que seja óleo a mais mesmo...

Bertin
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Bertin em Sab 28 Mar - 3:26:42

mais essa resistencia vai aonde ??? e como ela é ??? compro aonde ela ??

frederico santos
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por frederico santos em Sab 28 Mar - 10:10:37

Tenho o mesmo problema e tambem to com as mesmas duvidas.Poren rodei muito tempo com essa bobina so deu pal pq a ingnção fiou ligada muito tempo c o motor parado ela partiu no meio.

100
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por 100 em Sab 28 Mar - 13:33:46

Coloca a resistência no positivo da bobina...leve a um bom eletrecista que ele saberá como colocar...

Com resistência,pode até deixar a chave ligada que não queima tão fácil...

Até mais

100

Bertin
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Bertin em Sab 28 Mar - 19:06:26

Valeu pela dica , Obrigado

Fabrício
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Fabrício em Qui 7 Maio - 12:24:58

Olá tudo bem, também coloquei a bobina do gol mi, mas a bobina e o modulo estao esquentado muito, nao da nem pra colocar a mao na bobina quando esta ligado, coloquei
os cabos e velas sao NGK o rotor (resistencia 300k) e a tampa Boch o modulo Boch germany n. 0 227 100 010 e a bobina boch F.000.ZS0.105, obs: antes a minha opala era com
platindo, depois passei para a ignição eletronica e agora coloquei essa bobina do mi, se alguem souber por favor me ajudem, obrigado

Fabrício
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Fabrício em Qui 7 Maio - 12:28:12

oi esqueci de falar, o carro nao falha, funcionamento esta normal, pega de primeira, so que esta esquentando muito.

IrGo4100
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por IrGo4100 em Qui 7 Maio - 12:36:29

Eu tambem uso essa bobina, eh normal esquentar um pouco, so não pode deixar a chave ligada com o motor desligado se nao ela derrete mesmo...
Na minha no começo eu coloquei a resistência, ela nao deixa esquentar, porém ela corta um pouco da potência da bobina, baixando o rendimento que ela pde proporcionar, ficando comparavel a original, por isso tirei a resistência, e tem um melhor desempenho assim, e nunca esquentou de mais na minha, e soh derreti uma pois esqueci a chave ligada com o motor parado, no mais eh uma exelente, bobina.....
Tem uma um pouco melhor e um pouco mais caro tambem q eh a do tempra turbo, e da pra colocar no opala tambem.....
OKK

Fabrício
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Fabrício em Qui 7 Maio - 13:04:38

Na instalação da bobina o positivo com chave ligada esta com aquele fio resistivo, e o fio esquenta bastante, no caso é bom deixa-lo ou retirar e colocar um normal. A bobina esquenta bastante ao ponto que voce nao consegue segurar com a mao, e o modulo tambem esquenta quase igual a bobina, será que é normal

IrGo4100
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por IrGo4100 em Qui 7 Maio - 14:03:08

A minha esquenta, mas nada q nao de pra encostar, digamos q soh da uma Amornada...

andrey
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por andrey em Qui 7 Maio - 15:05:14

eu coloqei a bobina do MI...ela ñ esqenta..só esqentou um pouco um dia q deichei a chave ligada com o motor desligado a bobina com o modolo parecia q ia pegar fogo mas foi só esse dia..
atemas

Fabrício
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Fabrício em Qui 7 Maio - 22:15:14

Mas voce trocou ou modificou alguma coisa ?

andrey
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por andrey em Qui 7 Maio - 22:45:24

Fabrício escreveu:Mas voce trocou ou modificou alguma coisa ?

eu ñ modifiqei nada só troqei tods os fios...e coloqei o plugue original...

uma bobina q da para coloca é a do vecta...é parecida com a original do opala é redonda mas é mas forte..
atemas

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por lauro50 em Sex 8 Maio - 5:28:57

opala tem fio resistivo no positivo bobina no caso de não ter bobina esqenta mesmo colocar resistor resolve problema

Fabrício
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Fabrício em Sex 8 Maio - 10:09:04

como que é esse ristor ?

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por gm_sparco em Sex 8 Maio - 22:17:06

bounce Tambem uso bobina gol mi e não tenho problema,apenas tirei a bosch e coloquei ela

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por lauro50 em Qua 13 Maio - 3:03:48

resistor e vendido lojas auto pesas ligar. enteronper fio positivo.da bobina e liga resistor . tipo. COMO ESTA ( +------- -------------BOBINA)
COMO FICARA ( +-----------RESITOR-------------BOBINA)

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por lauro50 em Sex 15 Maio - 5:44:51

como boto fotos aqui mande pedido de foto lauro50@globo.com

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por thiago.santiago em Seg 10 Ago - 13:33:44

Manda as fotos ae tmsantiago@hotmail.com

dugato
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por dugato em Seg 10 Ago - 19:56:24

Eu coloquei uma bobina bosch dessa do MI no meu opala, e com 3 semanas queimou, eu parei o carro as 7 da manhã, quando fui dar partida as 11, o carro não pegava, fui verificar a bobina, ela tava pegando fogo de quente. Ainda bem que eu tava com a original do carro, voltei ela e ficou blz.
O engraçado é que eu não deixei a chave ligada.

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por gmleo em Ter 11 Ago - 1:56:13

Dizem que essa bobina do MI é mais indicada pro Opala 4 cilindros, procede?

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por lauro50 em Ter 11 Ago - 5:38:13

omeu 6 bocas uso esta bobina a 5 anos e a mesma

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por lauro50 em Ter 11 Ago - 5:44:09

es as fotos

Xann
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Xann em Ter 11 Ago - 13:35:10

gmleo escreveu:Dizem que essa bobina do MI é mais indicada pro Opala 4 cilindros, procede?

Procede sim Leo, pois como ela foi feita pra um motor 4cc, no 6cc ela funciona meio que em "OVER" saca, o ciclo de funcionamento dela vai ser maior pq são dois cilindros a mais. Então acontece muito dela queimar em pouco tempo ou funcionar mais quente que o normal, mas tb acontece que nem o caso do amigo acima que diz usar a dele á 5 anos, então é meio que um risco colocar ela no 6cc, pode funcionar muito tempo ou não, já no 4cc é tranquilo. OKK


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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por gmleo em Qua 12 Ago - 2:41:36

Opa, entendi Xann e valeu pelo esclarecimento, mais planos futuros rs OKK

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bobina do MI

Mensagem por lauro50 em Qua 12 Ago - 4:23:05

ESTAS FOTOS Q. MANDEI PARA O TIAGO . OPALA QUEMA TODAS COMUN.OU MI TODAS EN MINUTOS COLOCAMOS O RESISTOR FICOU JOIA

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Xann em Qua 12 Ago - 9:27:40

gmleo escreveu:Opa, entendi Xann e valeu pelo esclarecimento, mais planos futuros rs OKK

O que que vc ta aprontando ou planejando hein Leo? To vendo vc bem interessado lá no tópico sobre turbo, agora aqui com bobinas, to vendo que o amarelão vai voar baixo hein rsss.


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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por gmleo em Qui 13 Ago - 1:51:35

SAHDUIHASIUDAS Éé Xann, como falei no tópico do abafador que você me disse, desencanei de originalidade ao extremo e já que é assim, que é pra brincar, brincar que nem gente grande né rs mas tenho um longo caminho pela frente, essas coisas é só depois que estiver tudo ok mesmo, partir pra essas coisinhas Twisted Evil

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por adi em Qui 13 Ago - 8:44:02

Não entendo nada dessas bobinas do mi ou outras, qual a vantagem de se usar uma bobina por exemplo do mi? O que ela me proporciona de rendimento ou melhora no carro?
Desculpem sou bem leigo ^^
Té mais!!

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por lauro50 em Sab 16 Jan - 1:07:52

sentelha + forte queima melhor gas alco. gasosa. arancadas sem falhas aceleraçao comtinua retomada velosidade + rapida

parra
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por parra em Sab 16 Jan - 4:56:22

falaram ae na pagina 1 sobre a bobina do vectra ser mais forte ... sera ?
Pq se for seria muito mais legal uma da linha gm ... redondinha etc ...
vlw ...

gege
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por gege em Qua 5 Jan - 8:11:10

realmente a da linha gm traria mais confiança a nós

eduardobezera
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esquema de ligação com a resistencia

Mensagem por eduardobezera em Qua 5 Jan - 22:10:45

ai galera uma ilustração para quem tem duvida de onde vai a resistência. ai está uma ilustração da ligação.
marquei com um quadrado preto onde fica a resistência.
qualquer duvida podem perguntar.





a resistencia vai no fio que leva corrente para o positivo da bobina, geralmente o fio vem da parede de fogo bem perto do motor de partida, junto com o fio que vai para o sensor do óleo do carro.

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por frederico santos em Qui 6 Jan - 17:53:01

A ilustração a cima é de um motor a platinado. pois o negativo da bobina vai direto p o distribuidor.... ser´a q tb usa o mesmo procedimento c a inginição eletronica?

eduardobezera
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por eduardobezera em Qui 6 Jan - 22:36:07

no caso de ignição eletronica o negativo da bobina não vai direto para o distribuidor. usei essa ilustração apenas para terem uma ideia de onde colocar a resistencia.
no caso de ignição eletronica, o negativo vem do chicote e vai direto para a bibina apenas.

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por dugato em Sab 8 Jan - 15:44:40

No meu opala tb queimou bobina, primeiro foi a original, dai coloquei uma do MI, esquentou até queimar, isso em 2 semanas, então mandei dar uma revisada geral na elétrica, foi trocado, rotor, tampa do distribuidor e colocado uma resistencia igual da ilustração, nunca mais deu problema.

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por betodacaravan em Sab 8 Jan - 17:39:38

na miha caravan 6 cil, tbm uso uma mi, da marca delphi, baratinha pelo beneficio que proporciona.



nunca esquentou nada, so fica morna, tipo uns 50 graus no max...ja fazem uns 4 meses que coloquei e ta de boa até agora, andando na manha ou acelerando até 4500 nunca esquentou...tbm uso cabos accel 8.8 mm.


pra mim ta fucnionando mais que normal.

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por davidbsb em Seg 10 Jan - 17:34:11


No meu, coloquei uma do corsa, que é bem parecida com a do MI e queimou, um esperto deixou a chave ligada... agora comprei uma do MI e montei novamente, tá rodando filé... uma observação importante, existe um rotor mais grosso que o do opala, o do excort a álcool se não me engano, coloquei ele quando troquei a tampa do distribuidor e as velas, fui dar uma geral e um camarada recomendou...

Rodrigo4100
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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Rodrigo4100 em Seg 10 Jan - 18:45:42

davidbsb escreveu:
No meu, coloquei uma do corsa, que é bem parecida com a do MI e queimou, um esperto deixou a chave ligada... agora comprei uma do MI e montei novamente, tá rodando filé... uma observação importante, existe um rotor mais grosso que o do opala, o do excort a álcool se não me engano, coloquei ele quando troquei a tampa do distribuidor e as velas, fui dar uma geral e um camarada recomendou...

O ruim é ficar colocando peças inimigas do opala!!! VW, Ford (escort ainda!!!)rsrsrs

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por davidbsb em Seg 10 Jan - 18:47:29

Rodrigo4100 escreveu:
davidbsb escreveu:
No meu, coloquei uma do corsa, que é bem parecida com a do MI e queimou, um esperto deixou a chave ligada... agora comprei uma do MI e montei novamente, tá rodando filé... uma observação importante, existe um rotor mais grosso que o do opala, o do excort a álcool se não me engano, coloquei ele quando troquei a tampa do distribuidor e as velas, fui dar uma geral e um camarada recomendou...

O ruim é ficar colocando peças inimigas do opala!!! VW, Ford (escort ainda!!!)rsrsrs

kkkkkkkkkkkkkkkk

Boa, a velha rivalidade...

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por Rafael_81 em Seg 17 Jan - 13:33:12

O meu está com bobina da bosch e esquenta tanto que não dá para colocar a mão, ela chegou a vazar...

Quando esquenta começa a falhar, será que trocando pela do MI resolve? Detalhe é a segunda bobina que troco...

Será que tem que trocar a ignição também??

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por davidbsb em Seg 17 Jan - 14:01:33

Rafael_81 escreveu:O meu está com bobina da bosch e esquenta tanto que não dá para colocar a mão, ela chegou a vazar...

Quando esquenta começa a falhar, será que trocando pela do MI resolve? Detalhe é a segunda bobina que troco...

Será que tem que trocar a ignição também??

Não era para esquentar, mas se esta esquentando, é bom dar uma olhada na parte elétrica e quando colocar a nova, faça como a galera falou aí em cima, coloque a resistencia tambem...

Boa sorte!

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por frederico santos em Ter 18 Jan - 18:16:03

Vo colocar uma resistencia tb. o meu tanto orig como mi esquenta e é nitido uma perda de eficiencia...porém q resistencia se usa?numeração , codigo especificação, quantos ohms?

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por dugato em Ter 18 Jan - 20:10:45

Tem kits na internet que vendem bobinas juntos já com a resistência, como é nesse caso: http://www.batistinha.com.br/btsshop/mais_produto.asp?Produto=5895
A minha resistencia é igual a essa.

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por frederico santos em Sex 28 Jan - 7:32:17

Gente achei essa matéria interessante no clube do monza é importante p quem ñ sabe pq a bobina esquentamesmo c tudo em ordem...
Dúvida: depois de algumas verificações, foi constatado que a bobina estava com baixa tensão. Para quebrar um galho, o mecânico puxou de um fio positivo uma ligação para o positivo da bobina, compensando a falta de tensão e melhorando a faisca das velas. Este mecânico disse o defeito poderia ser ou do fio de massa que vem do miolo da ignição até a bobina ou da prória peça em questão. Gostaria de saber qual é a especificação correta da bobina e a provável solução.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Fernando, a bobina correta para o seu carro é a Bosch de nº 9.220.081.067 que é uma KW-12V construída em carcaça de alumínio na cor vermelha e proporciona até 18.000 faíscas por minuto com a potência entre 28.000 a 34.000 volts. Esta bobina possui o enrolamento secundário com maior número de espiras para aumentar a tensão máxima e, para aumentar a oferta de número de faíscas por minuto, foi reduzida a quantidade de espiras do enrolamento primário, fazendo com que o campo magnético seja produzido mais rápido. Esse tempo foi reduzido para 5 ms. Porém, essa modificação no enrolamento primário acarretou a diminuição do valor de resistência desse mesmo enrolamento. Sendo o valor de resistência menor, a corrente no circuito primário será maior. Por exemplo: Tensão da bateria = 12V; Resistência do enrolamento primário = 1,5 ohms; 12V : 1,5ohms = 8A (ampéres). Sendo a corrente de 8A o dobro das demais bobinas de ignição, o enrolamento primário será percorrido por essa corrente mais elevada. A consequência disso será a "queima" prematura dos contatos do platinado quando é o caso e o aquecimento da bobina. Para evitar esses inconvenientes, deve ser instalado um resistor (resistência) para diminuir a corrente de 8A para 4A, cujo procedimento não é necessário no Monza, pois os veículos equipados originalmente com a bobina KW, o sistema de ignição já vem provido do resistor na forma de um fio resistivo. Esse fio resistivo (condutor), geralmente feito de níquel-cromo, está instalado entre a chave de ignição e o borne 15 (positivo) da bobina de ignição. O resistor instalado em série com o primário da bobina de ignição terá o seu valor de resistência adicionado ao valor de resistência do enrolamento primário. Portanto, se temos a bobina KW com o valor de resistência do enrolamento primário em torno de 1,5 ohms mais a resistência do fio resistivo também de 1,5 ohms, temos o valor total de resistência de 3 ohms. 12V : 3ohms = 4A. Com 3 ohms de resistência do primário e a tensão da bateria de 12V, a corrente será novamente de 4A. Para testar o fio resistivo, tomamos os seguintes procedimentos: 1) instalar o voltímetro com o positivo no borne 15 da bobina e o negativo no massa do veículo; 2) com a chave de ignição ligada, medir a tensão de alimentação no borne 15 (positivo) da bobina; 3) se a tensão for igual à da bateria, 12 volts, o veículo não possui o resistor; 4) se a tensão for entre 7... 9 volts, existe resistor no circuito. O que deve estar acontecendo no seu carro é algum problema no fio resistivo e, com os testes acima, com certeza você poderá detectar o defeito. A sua substituição é muito simples e também não é uma peça cara, podendo ser encontrada somente nas concessionárias.



S.O.S. publicado em: 03/05/2001
Enviado por: Marcos Cruz (Rio de Janeiro, RJ)
Características do carro: Monza Club 2.0 EFI, 1994, gasolina

Dúvida: sem nenhuma lógica o carro não pega. O motor de arranque vira muito bem, mas não dá a partida. Observei que quando isto ocorre não sai corrente da bobina. Do mesmo modo que não pega, algumas horas depois pega de primeira, como se nada tivesse ocorrido.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Marcos, na verdade, me falta alguns dados para uma melhor análise. No entanto, posso lhe adiantar que existem duas possibilidades: a primeira de que seja o módulo de ignição. A melhor forma de experimentar seria substituindo-o por outro no momento em que o problema ocorrer, não necessitando ser por outro do Monza. Para efeito de teste, pode ser de qualquer outro veículo que tenha conector elétrico idêntico. A segunda hipótese é quando o carro não pega por falta de centelhamento _quando o motor estiver quente. Nesta situação, existe a possibilidade de a bobina do impulsor, que se aloja no interior do distribuidor, tenha em seu enrolamento algum fio partido. A bobina do impulsor não passa de um eletroimã que, com o aquecimento e a sua consequente dilatação, as pontas do fio partido se afastam, perdendo totalmente o contato e, por consequência, desligando o eletroimã, retornando o contato assim que este esfriar e os fios se juntarem novamente. Para se efetuar o teste, basta medir a resistência elétrica da bobina do impulsor quando este estiver aquecido a uma temperatura superior a 80°C e este não deve ser superior a 1250 ohms.




e mais.......(site eletronica automotiva)
Poque a bobina de ingnição esquenta?
Até certa temperatura é perfeitamente normal o aquecimento da bobina, afinal é um dos efeitos causados pela corrente elétrica. Pressupõe-se que há defeito quando ocorre o excesso de temperatura.

Considerações à parte, vamos ao que interessa. A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primaria primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo.

As possíveis causas são listadas a seguir:


Tensão de alimentação (alternador) alta.
Falta do pré-resistor ou resistência baixa. O borne 15 de algumas bobinas deve ser conectado via pré-resistores que limitam a corrente primária.
Ângulo de permanência/tempo de conexão muito alto
Falhas da conexão à massa da UCM ou do módulo eletrônico de ignição.
Uso de dispositivos de imobilização (pega ladrão) na bobina de ignição.
Módulo de ignição incompatível ou defeituoso.
Bobina de ignição errada, imprópria para o sistema.
Curto circuito nos enrolamentos da bobina.
Uma verificação detalhada nestes itens certamente indicara a causa certa do defeito.

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por imoller em Sex 4 Fev - 9:13:50

Olá amigo, trabalho com eletronica automativa, e vi alguns erros em alguns topicos.

O fato de ela esquentar é por causa do valor de resistencia dos cabos, neste caso, consiga o cabo da bobina até o distribuidor pouco mais resistivo, para evitar a troca de todos os demais cabos.

Lembrando que o aquecimento da bobina diminui em 2/3 a sua vida util. Leve em consideração que a bobina deve só "amornar".

Esqueça a historia de por resistor no positivo da bobina. Se for fazer isto utilize a bobina original que terá melhor resultado.

O resistor no positivo limitará a corrente exigida no momento da bobina carregar-se para gerar a centelha, consequentemente, gerando uma tensão menor.
DETALHE IMPORTANTÍSSIMO! : O resistor em série no positivo da bobina diminuirá a tensão dependendo do seu valor, portanto a corrente permanece á mesma.

Resultado: Tense-se um valor de tensão baixo com a mesma intensidade de corrente, LOGO: Centelha menor.

PORQUE:
A cada 1000V, a corrente "rompe" a barreira do ar em 1mm até a massa... (A bobina manda no final do cabo 15000V (15mm de faisca))
Isso vale nesta ordem:
1000V - 1mm
10000V 10mm
100000V 100mm

Mude só o cabo da bobina por outro de resistencia maior, mas nada de resistor em positivo..

Abraço

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por agnaldo rocha em Sex 4 Fev - 9:32:15

No meu carro ja usei a do gol CLI, o mecanico me disse que funciona melhor que a do MI e não esquenta, ele me falou uns detalhes tecnicos que não me lembro agora. Quanto ao resistor acho que o amigo imoller falou faz muito sentido

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por eduardobezera em Sex 4 Fev - 16:23:59

no meu uso bobina original da bosch, pro meu carro e uso resistencia no positivo que vai para a bobina, nunca tive problemas pelo contrário carro nunca me deixou na mão. como o amigo falou ai em cima, a resistencia funciona melhor se a bobina for original, no meu caso na caixa da bobina tinha escrito bem grande " recomenda-se uso de resistencia" mas se o fio for resistivo, não precisa usar. os chicotes antigos que vinham de fábrica, ja eram com fio resistivo, parecido com um cabo de aço, já esses novos o fio parece cabelo de boneca hehehehe.

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

Mensagem por imoller em Seg 14 Fev - 8:00:27

Olá pessoal,

È preciso associar dois fatos:

Existem varios modelos e marcas de carros que utilizam resistencia no fio positivo ou maior resistencia na saida da bobina (cabo);

Normanlmente quando se adquire uma bobina, dependente do carro que ela é originalmente, irá vir na embalagem a orientação para utilizar resistor na sua alimentação. Porém, isso varia conforme o modelo de carro que ela foi desenvolvida.

Ex.: Quando se compra uma bobina original de um carro que tem o fio positivo resistivo original de fabrica, não vem dito para por resistor.

No caso de uma bobina de MI os valores de fio positivo e de cabo de saida da bobina são bem diferentes dos nossos Opalas.
Infelizmente não me recordo os valores de resistencia do gol mi e do Opala agora.
Mas de fato, pegue um multiteste selecione a escala de resistencia e meça a resistencia do cabo da bobina do MI e a original do opala, comparando os valores.

Provavelmente a resistencia do cabo do opala será menor, então calcule um valor de resistencia 15% maior que o medido e ache um cabo de bobina de outro carro com este valor que encontrou (não necessariamente igual o valor).

Parece complicado, mas é a maneira correta de adaptar outra ignição.

Detalhe: A bobina de mi não é indicada para o 6cil, pois ela funcionara dois ciclos a mais em um periodo menor. Ao natural irá aquecer um pouco. O ideal é utilizá-la no 4cil.

Mesmo assim, o conselho que dou é deixar o sistema de ignição original do opala, (Bobina Bosch, cabos e velas NGK, tampa do distribuidor e rotor sempre em bom estado)Pois para deixar de utilizar o sistema original é necessario ter um motivo expressivo para valer apena:

-Injetar o motor (necessita mais precisão na ignição);
-Turbo-alimentado(funcionamento mais quente e exige mais corrente elétrica para uma boa combustão).
-Motores com GNV (requer um sistema de ignição de maior potencia, pois com o uso de gnv a centelha elétrica perde força devido ao fato de o gnv ser muito "seco", ao contrário da gasolina ou alcool que mesmo com a alta temperatura umedece a camara de combustão durante a admissão provocando um descarga elétrica mais eficiente)
-Qualquer outra preparação mais esportiva com alto fluxo de combustivel.

Os motores de nossos opalas não exigem muito para funcionarem bem,(originalmente) por tanto, as vezes podemos achar que está tudo certo, mas certamente pode haver algo instalado que poderia ter mais eficiencia de funcionamento.


Abraço á todos!

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Re: BOBINA DO GOL M.I. NO OPALA ESQUENTANDO ??

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