Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Fabricando um Rotisserie
Hoje à(s) 10:38:00 por Heitor_Ruschmann

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 10:34:36 por joaoc

» Chevrolet Caravan 1979 2500 - Customização simples e de bom gosto
Hoje à(s) 10:31:29 por Lukaoneves

» RONCO DO 6 CILINDROS
Hoje à(s) 10:20:38 por oXLS

» Caravan comodoro 1988
Hoje à(s) 9:27:15 por Rubão6cc

» Opala 1978 Diplomata
Hoje à(s) 8:05:25 por Caravan88

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 8:03:38 por Caravan88

» Câmbio 6cc
Hoje à(s) 7:34:17 por srorto

» Positivo - Palao75(Caio Cardoso)
Hoje à(s) 6:52:46 por srorto

Quem está conectado

79 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 75 Visitantes :: 2 Motores de busca

:: Wagner ::, Erebango, FERNANDO KOPETSKI, Villas Boas

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7879)

100 (7771)

O que faz o motor Embraralhar/Tropicar alem do lobe

Compartilhe

^Marcos^
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2289

O que faz o motor Embraralhar/Tropicar alem do lobe

Mensagem por ^Marcos^ em Qui 9 Abr - 17:33:13

Srs, alguns aqui já devem saber que pela segunda vez troquei o comando do meu Opala, inclusive recebi diversas dicas para a instalação/regulagem.

Já entendo (pelo menos em partes) a duração, o lift (levante), lobe center que quanto menor mais pressão no cilindro, faixa ideal 104º à 115º, turbos acima de 110º.

O que efetivamente faz um motor tropicar até os 3000rpm, a minha pergunta é porque com os 2 comandos que coloquei o carro ficou muito bom, mas só tropica até os 1000 rpm, tanto o Crower 282, como o Isky 298 depois disso ele fica liso, inclusive dá para dirigir no transito sem problemas.

Já me falaram que é carburador que não alimenta o motor de forma eficiente, como coloquei uma 40 ficou mais liso que se fosse uma 446. e menos que uma 44
Tambem me falaram da baixa qualidade dos comandos nacionais, o que torna dificil a regulagem, chamados de comandos quadrados.

Agora é só uma duvida, pois estou satisfeito com meu 298x298x106, só não entendi porque ele não tropica como alguns carros que vejo por ai

Grato pela ajuda

Marcos

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc

Re: O que faz o motor Embraralhar/Tropicar alem do lobe

Mensagem por felipew em Qui 9 Abr - 20:50:33

mas tropicar é RUIM meu caro Marcos!

quanto mais liso o funcionamento melhor, pelo menos na questão do funcionamento do motor...

alias, parabéns pelo seu opalão, muito inspirador!

^Marcos^
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por ^Marcos^ em Qui 9 Abr - 21:02:45

felipew escreveu:mas tropicar é RUIM meu caro Marcos!

quanto mais liso o funcionamento melhor, pelo menos na questão do funcionamento do motor...

alias, parabéns pelo seu opalão, muito inspirador!

Olá Felipe, beleza? Obrigado pelo elogio

Entendo que deve ser ruim para o motor e para dirigir em baixa, estou bem satisfeito com meu comando, só estou curioso, pois muitos carro preparados que vejo por ai tropica de montão, e até agora não descobri o segredo. rs

[]'s

Marcos

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Sex 10 Abr - 10:14:50

Vc está usando hall meter pra ajudar no acerto??? se não, compre e instale um com sonda de 4 fios, a sonda deve ser instalada na junção de qualquer um dos 3x1...

Na lenta a leitura da sonda deve estar quase no final da escala ideal (amarela, quase na verde que é rica), conseguido isso, vc parte pra rápida, se quando o motor estiver na lenta e vc manda uma pedalada nervosa no acelerador a leitura do hall baixar pro vermelho (pobre) significa que tem pouca rápida e/ou pouco gicle de lenta ainda...
Quando tiver andando com o carro a leitura deve ser a mesma da lenta, porém quando enfiar a bota até o osso, dae veja na escala do teu hall meter em que parte dela vc terá a leitura de 760mV, de pé embaixo não pode baixar dessa leitura, e eu ja notei que as webers se tiver qualquer coisa acima disso o motor embrulha em alta e não vai legal.., se tiver um pouco abaixo o motor ainda responde muito bem, mas pode aquecer demais o cilindro (ainda mais se anda com ponto lá na casa do chapéu...).

Quanto mais magro deixar teu acerto, mais liso vai ficar (ja tinha te falado isso), essa forma de acertar ae acima eu faço na pista, pq na rua eu deixo mais magro justamente pra não embolar demais nem desperdiçar tanto álcool...

Outra coisa que vc pode testar pra tirar algumas conclusões é canetas, alteram todo o comportamento do motor, existem cantes específicas para cada aplicação, eu to usando F-11 e meu comando é bem mais baixo que o seu e motor não fica totalmente liso, mas limpa bem rápido (só pra comparação), talvez vc devesse experimentar outro modelo de caneta, que engorde mais em baixa (em casa tenho diagrama de canetas das webers, tirei aqui do site mesmo)

Outra dica que pode ajudar a deixar o motor mais 'áspero' é modificar a regulagem de válvulas, o fabricante pede uma determinada folga, mas fazendo pequenas alterações (pouca coisa para cima ou para baixo) vc consegue ganhar mais ou menos levante, o que vai ajudar a deixar o motor mais sujo, ou mais liso (quanto mais folga vc der menos levante tem, consequentemente diminui um pouco o cruzamento das válvulas abertas ao mesmo tempo de um mesmo cilindro, logo o motor fica mais liso, por outro lado, diminuindo a folga vc ganha levante, aumenta o cruzamento, tem de jogar mais comida pra dentro do motor pra compensar e o motor além de respostás mais rápidas fica muito mais ''sujo/quadrado''..., só prescisa ficar esperto pra não fechar totalmente a mola quando o comando estiver em levante máximo..., se não é vareta torta na melhor das hipóteses.... hehehe)

Ponto de ignição também é muito importante, mas não sei se sozinho vai deixar o motor mais liso ou não, acho que não, mas da uma diferença brutal nas respostas ao leve toque no acelerador... 18º inicial e 33º final (pra álcool)... deixa apenas uma mola embaixo na mesa do centrífugo (pro ponto avançar bem rápido), elimina o avanço a vácuo.... se tiver comida na medida certa em alta, e dependendo da taxa de compressão da pra aumentar ainda mais o ponto final, mas é risco de cada um... (eu tenho 13,8:1 de taxa e deixo em 35º o avanço final...)

^Marcos^
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por ^Marcos^ em Sex 10 Abr - 11:38:29

Olá Jefferson,

Muito obrigado pela super aula novamente, o carro já esta muito bom para uso, ele tá muito liso, só embrulha na lenta mesmo, talvez precise ainda alterar alguma coisinha na alta, mas já ando em alta com ele sem tropeço e sem faltas.

Eu só não havia entendido porque porque ele ficou liso mesmo com a instalação de um comando mais forte, mas é só curiosidade, pois como disse acima as vezes aparecem no encontro de Terça no Saambodromo uns Opalas que embrulham de monte e tem uma lenta que parece rapida, acima dos 1000 rpm, mas o meu esta bom para alta e para transito e prentendo deixa-lo assim.

Pelo que entendi o que deixa o carro embrulhando são uma serie de fatores
Lobe do comando (levante)
Carburador com um certo excesso (carro gordo)
Valvulas um pouco fechadas para aumentar ainda mais o levante

Grande abraço e obrigado novamente

PS: como estou pegando gosto, vou adquirir uma sonda e um Hallmeter para afinar ainda mais

Marcos

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc

Mensagem por felipew em Sex 10 Abr - 18:47:48

a sonda diz a verdade do que tá acontecendo hehehhe

de "ouvido" é bem mais dificil de acertar

Conteúdo patrocinado