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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele! Empty Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele!

    Mensagem por AndreMD Qua 15 Abr - 8:30:36

    Olá amigos foristas,

    Meu opala 74 4cyl anda esquentando as "indeias".

    O mesmo é tomado pelo Osmar (osmar contato em toda parte eletrica), logo, o marcador de temperatura não funciona.

    Até então não me preocupava com isso pois nunca notei nada de estranho rodando com o carro.

    Porém essa semana, passei a ouvir um barulho parecido com uma chaleira vindo do radiador, e a água secando, saindo tudo pelo respiro do radiador.

    Ok, tem merda ai no sistema de arrefecimento como um tudo.
    Mad Mad

    Desde que peguei o carro nunca nem mexi nisso, mas agora que tá ruim, vamo dar uma guaribada no sistema.

    Minha ideia é:

    01 - Termostatica nova
    02 - Bomba D'agua nova
    03 - Instalar um reservatorio de expansão

    gostaria de dar um jeito de rancar a ventoinha ligada direta no virabrequim e adaptar uma eletrica de astra, mas a grana no momento não me permite.

    ai pergunto, alguém ai ja botou reservatorio de expansão no opala?
    se sim, de qual veiculo usou.

    trocar a bomba d'agua requer algum nivel tecnico avançado na arte da gambiarra?

    Abraços e agradeço a ajuda e o compartilhamento de informações sobre arrefecimento!
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    Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele! Empty Re: Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele!

    Mensagem por Sampaio Qua 15 Abr - 10:02:03

    Opa, as vezes a colméia pode estar entupida... esse problema aconteceu comigo também, mandei varetar o radiador e ficou beleza... e o meu carro não tem a válvula termostática... abraço
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    Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele! Empty Re: Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele!

    Mensagem por ALEXBROCCO Qua 15 Abr - 11:14:15

    André, experimenta lavar o radiador, acho q não existe necessidade de ventoinha elétrica, a menos q seu carro esteja preparado, a mecanica dá conta com folga.Pra trocar a bomba d'água é sossegado só soltar a correia e os parafusos dela, esse sintoma q vc falou podem ser 3 coisas, o radiador sujo, a bomba dágua ruim, ou na pior das hipoteses o cabeçote empenado.abs Alexandro
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    Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele! Empty Re: Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele!

    Mensagem por Xann Qua 15 Abr - 13:46:28

    O reservatório se vc quiser mesmo por, vc pode usar de Opala mesmo, dos mais novos, já compra no ferro velho com o suporte.

    Seu carro é a gasolina? percebe algum tipo de gordura na água se olhando dentro do radiador?


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    Mensagem por fastaveira Qua 15 Abr - 15:08:39

    Olá amigo tudo bem,
    Realmente se você está ouvindo um ruído tipo de uma chaleira é porque o sistema
    de arrefecimento do seu carro está com algum problema.
    No caso substitua a bomba d´água, válvula termostática (adequando-a ao tipo de combustível o qual está sendo usado no veículo) e uma boa limpeza interna no radiador.
    Não há necessidade de instalar ventoinha elétrica e expansor de água, a não ser que o seu carro saiu de fábrica equipado com esse tipo de sistema original.
    Em outros casos o superaquecimento dar-se-a também quando o cabeçote está empenado, junta do cabeçote queimada, ponto de ignição atrasado, mistura pobre, etc.
    Abraços.
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    Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele! Empty Re: Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele!

    Mensagem por Sampaio Qua 15 Abr - 15:10:51

    Xann escreveu:O reservatório se vc quiser mesmo por, vc pode usar de Opala mesmo, dos mais novos, já compra no ferro velho com o suporte.

    Seu carro é a gasolina? percebe algum tipo de gordura na água se olhando dentro do radiador?

    Xann, o que seria essa gordura?? Agora que você falou, o Opala de um amigo tá formando essa "gordura", e ele não sabe o que é...

    Abraço
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    Mensagem por fastaveira Qua 15 Abr - 15:28:15

    Descuple-me estar respondendo pelo nosso companheiro Xann, mas essa gordura "óleo" que forma na água do sistema de arrefecimento, pode ser que o cabeçote esteja empenado ou a junta do mesmo pode estar danificada. Verifique através da vareta do óleo se o óleo não está leitoso.

    Abraços
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    Mensagem por AndreMD Qua 15 Abr - 15:47:35

    rapaz
    desde que peguei o carro e nao ouvia o barulho de chaleira, a agua do radiador sai escura cheia de fuligem de carbonização.

    vou seguir a dica dos amigos e dar uma boa lavada no radiador, algo que nao consome Cr$.
    se nao resolver, ai parto pra bomba d'agua e termostatica.

    galera, rodar com valvula termostatica é muito importante pro bom funcionamento do motor hein! motor muito frio consome mais e anda menos!
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    Mensagem por ALEXBROCCO Qua 15 Abr - 15:50:58

    AndreMD escreveu:rapaz
    desde que peguei o carro e nao ouvia o barulho de chaleira, a agua do radiador sai escura cheia de fuligem de carbonização.

    vou seguir a dica dos amigos e dar uma boa lavada no radiador, algo que nao consome Cr$.
    se nao resolver, ai parto pra bomba d'agua e termostatica.

    galera, rodar com valvula termostatica é muito importante pro bom funcionamento do motor hein! motor muito frio consome mais e anda menos!

    Andre, essa fuligem de carbonização está com sintoma de cabeçote empenado,como o Fastaveira falou, verifique o óleo, senão pode ocorrer outros problemas.abs Alexandro
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    Mensagem por AndreMD Qua 15 Abr - 15:56:06

    o oleo nao foi contaminado por incrivel que pareça!
    eu to achando mesmo eh que a termostatica travou fechada

    pq eu deixei o carro no mecanico pra trocar a caixa de direção, e ficou lá duas semanas, quando peguei de volta, deu isso.

    tenho algumas itaipavas em casa, e esta chovendo, a noite vai ser de mexer nisso ai no opala!

    preciso do carro de apoio rodando 100% pro novo projeto "gonorancia power"
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    Mensagem por AndreMD Qui 16 Abr - 16:54:03

    compro bomba d'agua de opala 4cyl, pago mal!


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    uma mera cachoeira d'agua sai dela. so isso!
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    Mensagem por Xann Sex 17 Abr - 13:25:12

    Valeu Fastaveira! OKK

    AndréMD, mas a junta pode queimar tb ligando o sistema por onde passa água com um dos cilindros(aliás, a junta pode queimar em diversos lugares diferentes), se há gordura ou fuligem de carbonização melhor vc mandar verificar junta e cabeçote. Um ex Opala do nada começou a borbulhar a água do radiador sendo que o ponteiro de temperatura estava no lugar de sempre, a água do radiador com sinais de gordura, então nada mais era que a junta queimada, então tava passando compressão do cilindro pro sistema do radiador, e a gordura era da gasolina, e nesse caso o óleo do motor permanecia intacto.


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    Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele! Empty Re: Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele!

    Mensagem por AndreMD Sex 17 Abr - 14:28:00

    pois é meu rapaiz
    já estou me preparando psicologicamente pra sacar o cabeçote do opalão amanhã.
    literalmente desmontar a po**a toda

    mas saibam que se o cabeçote sair mesmo, ele tomará uma punição severa

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    Mensagem por Eduardo SSa Sex 17 Abr - 15:44:39

    Rapaziada a um tempo notei algo similar no meu 88 parei o carro e ouvi aquela borbulhação no reservatório o carro quente temperadura no meio e a ventuinha parada, deixei quieto quando esfriou fui tentar diagnosticar o que estava acontecendo.
    Primeira coisa que notei, a agua do reservatório no mesmo nível e limpinha como coloquei.

    Segunda coisa a mangueira que leva a agua do cabeçote ao radiador mucha.

    Peguei uma venda e retirei ela, pude notar que não havia fuxo de água, coloquei água por ali mesmo, liguei novamente o carro e com 5 minutos a ventoinha voltou a funcionar e o carro não esquentou mais.

    Ao fazer isso notei que a pouca agua que saiu do radiador saiu suja na cor de ferrugem ou terra manja, lavei até a agua sair limpa.

    Depois fui ver a mangueira do reservatório, aquela que vai até a tampa lacrada do radiador, ao soprar pela mangueira notei que ela esta entupida.

    Fica a pergunta será que por isso a agua do reservatório não foi ao radiador já que o nível era baixo? presumo que sim. ou a agua que vai pra o radiador vai pela outra mangueirinha fina que meu reservatório está sem?

    Sou totalmente ignorante nesse assunto, se alguem puder explicar agradeço OKK


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    Mensagem por Eduardo SSa Sex 17 Abr - 15:51:32

    Outra coisa qual a diferença da termostática do 4cc e do 6cc?

    No meu SS a termostática estava de cabeça para baixo quando abri para ver hehehe


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    Mensagem por DIPLO 86 Sex 17 Abr - 18:09:58

    Se atampa do radidor ñ esiver vedando a agua ferve e sobe se estiver vasando pelo ladrão e porque ñ esta vedando porque o ladrão fica acima da borracha da tampa.
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    Mensagem por fastaveira Sex 17 Abr - 20:06:52

    Olá Eduardo SSa, tudo bem?

    Então, o correto é fazer uma boa limpeza no sistema de arrefecimento do seu carro, "varetando" o radiador (se necessário), substituindo mangueiras e válvula termostática. Lembrando que qualquer obstrução no sistema de arrefecimento causará esses problemas de má circulação e ocasionando super aquecimento.

    Com relação a válvulas termostáticas não há diferenças entre motores L4 e L6 e sim há diferenças entre termostáticas para motores movido a gasolina e a álcool. Não me recordo agora com precisão, mas a temperatura da válvula termostática para motores a gasolina abre em torno dos 80°C e 95° para os motores a álcool, dê preferência para essas válvulas da marca MTE.

    Um grande abraço.
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    Mensagem por Xann Sáb 18 Abr - 19:58:10

    Eduardo SSa escreveu:

    Depois fui ver a mangueira do reservatório, aquela que vai até a tampa lacrada do radiador, ao soprar pela mangueira notei que ela esta entupida.

    Fica a pergunta será que por isso a agua do reservatório não foi ao radiador já que o nível era baixo? presumo que sim. ou a agua que vai pra o radiador vai pela outra mangueirinha fina que meu reservatório está sem?

    Sou totalmente ignorante nesse assunto, se alguem puder explicar agradeço OKK

    Edú, há algum tempo eu encuquei que a água do reservatório não estava indo pro radiador, assoprei pela mangueira do reservatório e a água não foi, mas isso é normal, pois a mola da tampa a impede de ir, não sei bem como funciona o sistema dessa mola, se quando esquenta ela abre igual a termostática, bom, um dia lí aqui no Forum alguém dizendo que arrancou a mola da tampa selada do radiador juntamente com tudo que era preso nela, não pensei duas vezes e arranquei do meu tb e pus só a tampa e ficou uma maravilha. Meu carro tá sem a ventoinha elétrica, quando funciono muito parado ele ferve e o nível do reservatório sobe até derramar pelo ladrão, depois a água vai voltando toda pro radiador de novo, aí eu completo o reservatório e o radiador suga ela de boa.

    Essa outra saída da tampa do reservatório é o ladrão, pode observar que ao lado do suporte do reservatório que tem um furo que vara pra baixo do paralama, a mangueirinha passa por alí.

    OKK


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    Mensagem por Eduardo SSa Sáb 18 Abr - 22:48:58

    Valeu pessoal OKK

    Xann o meu nem tem a mangueirinha do ladrão, mas vou colocar valeu o tok, da vontade de tirar tudo também mas parece que agora está tudo ok.

    fastaveira a termostática que está nele é de 90° vou trocar pro uma de 85°

    DIPLO 86 Vou comprar uma tampa nova de radiador


    Conversando com um amigo sobre o problema do Andre ele me disse o seguinte:

    Fuligem tipo carbonização na água,NÃO tem nada haver com junta queimada,é puro e simplesmente ferrugem do bloco,dependendo de como está a água,o ferro fundido do bloco oxida numa cor parecendo carvão.

    Outra coisa colocar ventoinha elétrica não tem necessidade,a mecânica dá conta sossegado, não é questão de dar conta ou não,o problema da mecânica é que não se obtem uma precisão no controle de temperatura, a válvula termostática serve para regular a temperatura mas,em conjunto com hélice mecânica,este controle fica prejudicado já que,a água do radiador está sempre sendo esfriada por ela,quando a válvula abre,o motor recebe uma água muito mais fria do que deveria ser...com ventoinha elétrica,quando a válvula term. abrir,aí sim a água será esfriada,quando chegar aos graus corretos,além da válvula voltar a fechar,o "cebolão" também estará desligando a hélice.


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    Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele! Empty Re: Arrefecimento 4 cyl com problemas - Upgrade nele!

    Mensagem por Xann Sáb 18 Abr - 22:58:19

    Eduardo SSa escreveu:

    Outra coisa colocar ventoinha elétrica não tem necessidade,a mecânica dá conta sossegado, não é questão de dar conta ou não,o problema da mecânica é que não se obtem uma precisão no controle de temperatura, a válvula termostática serve para regular a temperatura mas,em conjunto com hélice mecânica,este controle fica prejudicado já que,a água do radiador está sempre sendo esfriada por ela,quando a válvula abre,o motor recebe uma água muito mais fria do que deveria ser...com ventoinha elétrica,quando a válvula term. abrir,aí sim a água será esfriada,quando chegar aos graus corretos,além da válvula voltar a fechar,o "cebolão" também estará desligando a hélice.

    NO meu caso Edú, é que como o original é a elétrica, então colocaram uma mecanica, e ela tá há quase 10CM de distancia do radiador, então quando funciono o carro parado aqui no quintal ferve rapidinho, andando fica normal.


    Última edição por Xann em Seg 20 Abr - 10:07:26, editado 1 vez(es)


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    Mensagem por Pintto Dom 19 Abr - 23:58:51

    Adoro topicos assim! To apredendo bastante e tendo ideias para meu Opala.
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    Mensagem por Eduardo SSa Seg 20 Abr - 18:52:22

    Xann escreveu:
    Eduardo SSa escreveu:

    Outra coisa colocar ventoinha elétrica não tem necessidade,a mecânica dá conta sossegado, não é questão de dar conta ou não,o problema da mecânica é que não se obtem uma precisão no controle de temperatura, a válvula termostática serve para regular a temperatura mas,em conjunto com hélice mecânica,este controle fica prejudicado já que,a água do radiador está sempre sendo esfriada por ela,quando a válvula abre,o motor recebe uma água muito mais fria do que deveria ser...com ventoinha elétrica,quando a válvula term. abrir,aí sim a água será esfriada,quando chegar aos graus corretos,além da válvula voltar a fechar,o "cebolão" também estará desligando a hélice.

    NO meu caso Edú, é que como o original é a elétrica, então colocaram uma mecanica, e ela tá há quase 10CM de distancia do radiador, então quando funciono o carro parado aqui no quintal ferve rapidinho, andando fica normal.

    Sim Xann certeza não tem nem que ver OKK , isso no caso do André


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    Mensagem por AndreMD Qui 23 Abr - 15:33:28

    mar num é que esse tal de arrefecimento é uma historia muito doida!??!

    pois bem, comecei o desmonte.

    primeira coisa a tirar? logico que é a mangueira do radiador pra bomba d'agua.

    tirei a meliante, quando a retirei, a maledeta tava meio que encostando no bloco e o que aconteceu? furou?

    furou dum jeito que a água escorria pro lado da bomba d'agua.

    comprarei uma mangueira lonada agora nervosa e vou por no lugar e funcionar o carro pra ver se era só isso mesmo.

    rezem pra ser só isso! meu bolso agradecerá e as peças pra terminar o carro tb!
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    Mensagem por Xann Qui 23 Abr - 15:38:52

    Ôpa, Sorte aí AndreMD OKK


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    Mensagem por allanfrz Qui 23 Abr - 18:12:49

    O Opala tem dois tipos de sistema, o aberto e o fechado.
    O aberto é o que não tem o reservatório. Quando a água esquenta, o sistema é pressurizado, e esta pressão é controlada pela tampa do radiador, que tem uma mola calibrada para abrir a partir de determinada pressão. Quando ela abre, a água sai pelo ladrão, que é aquele tubinho que sai do radiador e termina "no nada". Ou seja, a água vai embora. Quando o carro é desligado, o sistema se resfria gerando uma pressão negativa, que se equaliza pelo ladrão (suga o ar). Com isso o sistema perde água frequentemente.
    O sistema fechado é semelhante, só que ao invés de a água ir embora quando esquenta, ela vai para o reservatório, e consequentemente quando o sistema esfria, a tal depressão suga novamente a água para dentro do radiador, se mantendo portanto com nível constante. Por isso que no reservatório tem um tubo que fica dentro d`água.
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    Mensagem por AndreMD Qui 23 Abr - 22:42:52

    isso ai allan
    por isso que mesmo consertando e sendo so a mangueira, vou por o reservatorio de expansao sim.

    primeiro motivo eh pra parar de ficar abrindo capo e olhando se tem agua no radiador.

    segundo motivo eh poder usar aditivo na agua e evitar mais ferrugem ainda no motor e radiador!
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    Mensagem por Pintto Qui 23 Abr - 23:35:42

    Então é possivel por o reservatorio mesmo no sistema antigo?
    Qualquer reservatório serve, ou tem que ser especifico de Opala?
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    Mensagem por Xann Sex 24 Abr - 22:23:47

    allanfrz escreveu:O Opala tem dois tipos de sistema, o aberto e o fechado.
    O aberto é o que não tem o reservatório. Quando a água esquenta, o sistema é pressurizado, e esta pressão é controlada pela tampa do radiador, que tem uma mola calibrada para abrir a partir de determinada pressão. Quando ela abre, a água sai pelo ladrão, que é aquele tubinho que sai do radiador e termina "no nada". Ou seja, a água vai embora. Quando o carro é desligado, o sistema se resfria gerando uma pressão negativa, que se equaliza pelo ladrão (suga o ar). Com isso o sistema perde água frequentemente.
    O sistema fechado é semelhante, só que ao invés de a água ir embora quando esquenta, ela vai para o reservatório, e consequentemente quando o sistema esfria, a tal depressão suga novamente a água para dentro do radiador, se mantendo portanto com nível constante. Por isso que no reservatório tem um tubo que fica dentro d`água.

    Putz, deu uma aula hein Allan! OKK
    Cara, eu não confiava nessa mola e arranquei a minha deixando somente a tampa, o que vc me diz disso? Tá funcionando tudo ok, pelo menos ao meu ver, a água do reservatório se mantem no nível, á menos que eu fiquei acelerando o carro parado aqui no quintal, aí o bicho ferve e o reservatório enche até derramar tudo pelo ladrão, depois o radiador suga de novo o que tá dentro do botijão.


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    Mensagem por allanfrz Sáb 25 Abr - 1:14:24

    Xann, não sei dizer quais malefícios traria a retirada da mola, o fato é que sem ela o sistema deixa de trabalhar dentro dos limites de pressão de projeto. Talvez, o seu esteja sempre com menor pressão, pois a água sai pelo ladrão ao menor aumento de temperatura. Então, o reservatório deve encher com mais facilidade quando o carro esquenta..... dps vc confirma lá no teu carro se tem mta variação de nível do reservatório entre o carro frio e quente.
    Pensando alto, trabalhando com menos pressão, a água teria maios dificuldade em atingir com eficiência o sistema todo..... aí trocaria menos calor e tals..... E isso as vezes o indicador de temperatura não pega, pois ele só mede a temperatura do ponto onde está instalado.....
    Resumindo, eu compraria uma tampa nova, hehe.
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    Mensagem por Xann Dom 26 Abr - 15:12:36

    allanfrz escreveu:Xann, não sei dizer quais malefícios traria a retirada da mola, o fato é que sem ela o sistema deixa de trabalhar dentro dos limites de pressão de projeto. Talvez, o seu esteja sempre com menor pressão, pois a água sai pelo ladrão ao menor aumento de temperatura. Então, o reservatório deve encher com mais facilidade quando o carro esquenta..... dps vc confirma lá no teu carro se tem mta variação de nível do reservatório entre o carro frio e quente.
    Pensando alto, trabalhando com menos pressão, a água teria maios dificuldade em atingir com eficiência o sistema todo..... aí trocaria menos calor e tals..... E isso as vezes o indicador de temperatura não pega, pois ele só mede a temperatura do ponto onde está instalado.....
    Resumindo, eu compraria uma tampa nova, hehe.

    Então Allan, muito obrigado pela resposta, é isso mesmo que eu precisava ouvir pra comprar logo uma tampa nova, se foi projetado assim, então algum motivo tem não é mesmo. O negócio é que eu fico grilado achando que a água do radiador ta baixa e eu não to sabendo por causa da tal tampa selada.

    Abraço!


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    Mensagem por betodacaravan Ter 28 Abr - 18:01:59

    AndreMD escreveu:Olá amigos foristas,

    Meu opala 74 4cyl anda esquentando as "indeias".

    O mesmo é tomado pelo Osmar (osmar contato em toda parte eletrica), logo, o marcador de temperatura não funciona.

    Até então não me preocupava com isso pois nunca notei nada de estranho rodando com o carro.

    Porém essa semana, passei a ouvir um barulho parecido com uma chaleira vindo do radiador, e a água secando, saindo tudo pelo respiro do radiador.

    Ok, tem merda ai no sistema de arrefecimento como um tudo.
    Mad Mad

    Desde que peguei o carro nunca nem mexi nisso, mas agora que tá ruim, vamo dar uma guaribada no sistema.

    Minha ideia é:

    01 - Termostatica nova
    02 - Bomba D'agua nova
    03 - Instalar um reservatorio de expansão

    gostaria de dar um jeito de rancar a ventoinha ligada direta no virabrequim e adaptar uma eletrica de astra, mas a grana no momento não me permite.

    ai pergunto, alguém ai ja botou reservatorio de expansão no opala?
    se sim, de qual veiculo usou.

    trocar a bomba d'agua requer algum nivel tecnico avançado na arte da gambiarra?

    Abraços e agradeço a ajuda e o compartilhamento de informações sobre arrefecimento!

    fii vanda varetar e aproveita e faz um teste de pressao pra ver se ta vzando pela caixa ou na bomba.
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    Mensagem por allanfrz Ter 28 Abr - 18:45:03

    O teste de pressão é legal fazer.....
    Quanto ao reservatório, já vi instalados nos 4cil... é só por o do Opala mesmo.
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    Mensagem por AndreMD Sáb 4 Jul - 14:19:37

    Eita que to filiz da vidcha.

    Comprei hoje a mangueira do radiador, marca GATES, com mola interna, um luxo!

    Achei que não ia caber, mas coube certim.

    Tensão total...
    Virei o motor, funcionou beleza (com bateria emprestada, mas isso é outra historia).

    Redondo, sem falhas, deixei uns 20min parado na lenta e fui vendo se tinha algum outro vazamento, nada, nenhum vazamento detectado.

    Bora rodar com a criança.

    Só alegria, funcionando como um relógio. Vou até buscar dona patroa na pos graduação hoje com ele!

    Amanhã tem fotos das mangueiras depois da limpeza geral no carro (quase 3 meses parado, ficar desempregado é uma merda)
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    Mensagem por Xann Seg 6 Jul - 6:37:52

    Beleza hein André, agora é só alegria cheers cheers


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    Mensagem por AndreMD Sex 10 Jul - 19:38:10

    poe alegria nisso
    amanha trocarei as juntas dos coletores e farei o retorno de combustivel do h34 pro tanque.

    tomara que a performance melhore, o barulho diminua e o consumo fique melhor!

    4,5km/l no 4cyl tá duido!
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    Mensagem por RN_Willemann Sáb 11 Jul - 5:59:51

    André
    revise esse carburador hehe, o seu bolso agrande

    250s de 446 fazendo 5 na gasolina andando normal......

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